Não funciona. Mesmo com tradução, mal há comunicação com pessoas de outras línguas, pois cada um fica majoritariamente retido em sua própria bolha.

Eu raramente recebo mensagem de alguém nativo de outras linguas, por exemplo.

E o inglês também não funciona bem como língua neutra, pois tem sua própria cultura e vieses próprios associados. Muita gente sente algum nível de aversão a essa dominância, por exemplo.

Já uma língua feita para ser neutra ganha o status de algo especial e naturalmente desperta curiosidade e alguma intenção de colaboração para a desenvolver.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Fiz um teste de lingua experimental em desenvolvimento que estou chamando de Lato (de Lato Sensu - Sentido amplo)

Tomei como base um texto bem conhecido em várias linguas ocidentais que é a oração do Pai Nosso (é muito usado para isso):

PA NOR

Pa nor in celes,

ur nom se santificat,

ur reigne venire,

ur vole se fati,

in celes as in e terre.

Da nus hodie nor pan diare,

i pardona nor debites,

al ce nus perdona nor debitores.

I no permite nus in tentation,

ma libera nus de mal.

Amen.

esperanto nao foi feito com a mesma ideia?

O esperanto se fixa muito em linguas eslavas e foge muito do ingles.

Recomendo tentar traduzir qualquer frase do ingles pra esperanto, inclusive.

Não há qualquer língua criada hoje que tente misturar apenas ingles, francês, espanhol e português. Pois quem cria normalmente tem outras intenções.

Nem na concepção a língua seria neutra, pois ela seria criada por pessoas já influenciadas em sua própria língua. Problemas de comunicação sempre existirão, línguas são amplamente mutáveis pois elas são feitas por pessoas e para pessoas. O próprio mundo, em vários aspectos, está em constante mutação, e os símbolos linguísticos assumem outros significado conforme a necessidade.

Me refiro a ser "neutra" em ser mutuamente inteligível, ou seja, estando bem entre os pontos em comum das linguas selecionadas, dando para entender sem ter que estudar cada uma.

Sei bem que as línguas são mutáveis, mas são são tambem restritas as próprias bolhas, inclusive a das convenções e restrições políticas, em cada idioma e região geográfica.

O propósito dessa ideia não é substituir nada, mas ser uma forma a mais que as pessoas podem usar para se comunicarem e compreenderem as coisas, assim como há também diferentes programas para resolver questões computacionais específicas.