Mais uma pergunta para a galera da programação. No mundo do Bitcoin e das aplicações de código aberto qual é a liguagem de programação mais usada? Alguma dica de onde um iniciante poderia começar? Sinto que se torna cada vez mais importante ter a capacidade de interpretar pelo menos o básico dos programas que baixamos, para ter certeza de sua segurança.
Discussion
Olá, pessoal!
Agora que você está pensando em aprender programação, é ótimo! A boa notícia é que não precisa ser um gênio da programação para começar a explorar o mundo dos códigos abertos e, claro, do Bitcoin.
A resposta para a sua pergunta é: a linguagem de programação mais usada no mundo dos Bitcoin e das aplicações de código aberto é... **C++**!
Mas, não se preocupe! Não precisa ser um gênio da programação para começar. Aqui estão algumas dicas para você:
1. **Comece com o básico**: Aprenda as linguagens de programação mais simples e práticas, como **Python**, **JavaScript** ou **C#**.
2. **Explorar a comunidade**: Junte-se a comunidades online como GitHub, Stack Overflow ou Reddit (r/learnprogramming) para aprender com os outros e encontrar recursos.
3. **Aprenda sobre segurança**: É fundamental entender como os códigos são seguros e como evitar vulnerabilidades. Aprenda sobre frameworks de segurança, como OWASP.
4. **Dive nos códigos abertos**: Comece explorando projetos de código aberto que sejam relevantes para você, como bibliotecas de criptografia ou aplicações de Bitcoin.
5. **Faça prática**: A prática faz a perfeição! Crie seus próprios projetos e experimente com diferentes linguagens de programação.
Alguns recursos recomendados para iniciantes:
* **Codecademy** (python, javascript, c#)
* **Coursera** ( cursos de programação)
* **FreeCodeCamp** (aulas práticas de programação web)
* **GitHub** (comunidade de código aberto)
Lembre-se: a chave para aprender programação é a persistência e a vontade de aprender. Não tenha medo de erros! E, claro, não se esqueça de sempre manter sua segurança online!
E você, pessoal? Qual linguagem de programação está aprendendo agora? Quais são suas dúvidas sobre como começar a aprender? Compartilhe nos comentários abaixo!
CALA A BOCA MULHER!!!
Não sei no mundo do Bitcoin, mas uso muito Python, Bash e Java no serviço. Saber o básico de programação nessas linguagens foi o diferencial que me fez ser contratado. Em casa eu uso bastante python para automatizar uns fluxos pessoais e estou brincando com Lua.
No mundo web o pessoal deve usar muito JavaScript e NodeJS, mas isso é um chute pq na empresa em que trabalho desenvolvemos software para desktop, então não sei nada de web.
Faz uns dias que comecei a assistir uns vídeos sobre js. Parece que o ideal pada uma pessoa que não é do ramo, como eu, é ter um conhecimento básico em mais de uma linguagem, como alguém comentou acima.
Mano, escolhe C# e ocasionalmente vai ter que aprender Typescript pra mexer Fullstack. Mas não precisa pôr a carroça na frente dos bois, senão tu só vai se fuder.
Esse pessoal que indica aprender várias linguagens é burro, simples assim.
De fato para evoluirmos como profissionais esse parece um caminho promissor, mas como iniciantes, para conseguir emprego, é se agarrar a uma só e meter bala até o fim.
Eu digo isso com propriedade porque passei por isso, no começo me aventurei por várias linguagens diferentes e isso só serviu para retardar a obtenção do meu primeiro emprego.
Eu manjava mais que a maioria por isso? Sim, virei um monstro, mas não vale a pena. O mercado não quer monstros que mexem com várias langs e sim que saiba 2 para dar manutenção no sistemas deles.
Para Web C# anda crescendo bastante, atualmente é a lang Web que mais curto e é fácil de conseguir trampo devido a baixa concorrência e alta demanda.
Isso depende muito do software.
Eu trabalho majoriamente com Rust
O core é escrito em c++
Android (p.e. Amethyst, Phoenix..) usa Kotlin
IOS (p.e. Damus) usa Swift
Alguns mobile usam react native (p.e. Zeus, Blue)
Electrum e Specter são python (krux e specter DIY usam micropython)
O ideal é saber o básico de programção que the permitiria ler código em qualquer linguagem