Tanto relays, quanto mastodon servers são propriedade privada de terceiros. A sua liberdade termina nos termos de uso destes terceiros que operam dentro das leis de cada jurisdição.

Se vc não paga pelo acesso ao relay ou servidor e tem um contrato de uso bem claro com o provedor do serviço, vc está apenas sendo um produto como um WhatsApp da vida.

Mas no Nostr é bem mais fácil colocar o seu próprio relay do que no Mastodon. Tem sempre opções. Só não espere que elas sejam baratas (em termos de tempo e dinheiro).

Vc (e qualquer um na web) pode verificar o código dos clientes open source. Já com relays terceirizados e clientes sem código aberto, é quase impossível de verificar se não estão interferindo nos dados. Por isso, um termo de uso é importante.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Entendi. Então vou ficar só por aqui mesmo e no Twitter, enquanto for possível postar o que quero lá.

Postar no Twitter vc sempre pode. Se alguém vai ver as suas mensagens ninguém sabe.

Não é bem assim.

Já tive 3 contas banidas.

Destas recuperei 1.

Então por que continuas por la?

Porque tenho ajudado diariamente pessoas que foram induzidas a vacina, juntamente com a doutora Emília Gadelha e o doutor Flávio Cadegiani, além de mts outros que tem nos auxiliado. Não estou lá por mero entretenimento.

Voce é foda.

Quais são os relays open source mais usados? E quais são os mais eficientes em termos de custo de operação?

People tem falado bem do strfry: https://github.com/hoytech/strfry

Mas não sei, eu não rodo relays para evitar criar uma estrutura que incentiva centralização na Amethyst.

Obrigado mesmo assim.

Vejo muita gente metendo o pau em você hoje em dia. Mesmo que eu concorde com alguns pontos da galera, gostaria de te agradecer pelo esforço!

Não é pq seu projeto é open source que você é escravo da vontade de ninguém. Só de abrir seu código você facilita muita gente a criar forks que eventualmente serão até melhor que o seu.

Parabéns!