-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Eu concordo plenamente com o PNA. Mas a própria maneira como ele está codificado "agressão física" não pressupõe que pode haver outros tipos de agressão, mas que essas podem ser iniciadas impunemente? Porque eu teria de especificar que a agressão é física se, no meu conceito, agressão só se faz fisicamente mesmo?

Você realmente querendo que meu lado evangelista se manifeste. E por quê não?

Realmente não se mistura religião com Estado. A monarquia judaica que Deus estabeleceu era uma das poucas, senão a única do mundo antigo, onde o rei não exercia poder religioso, para isso havia o sumo sacerdote e seu grupo de sacerdotes. Nas demais nações o rei também era a figura máxima da religião, quando não era um sumo sacerdote era declarado como a própria divindade. Essa é a lição para os pastores da atualidade que buscam impor suas convicções pela lei. Inclusive as profecias dizem que serão os lideres religiosos exercendo poder político que vão derramar o sangue dos escolhidos de Deus, eles vão ser a pedra de tropeço para afastar as pessoas de Deus.

Eu não espero lidar com milhões de pessoas, mas com as centenas de vidas que eu tiver a oportunidade de tocar eu vou tratar com o amor de Deus e o amor de Deus é o que os bilhões precisam hoje, ainda que tentem fingir que não.

E quem disse que a fé é o oposto da razão? Não vou citar de cor aqueles versículos que falam que o culto é racional ou aqueles que ensinam os cristãos a serem céticos, pois seria como citar regras vazias. Infelizmente muitos cristãos desconhecem ou, pior, já leram esses ensinos e continuam a levar uma fé irracional. Ao invés disso vou tirar um exemplo histórico da Bíblia, que dizia que os cristãos bereanos ouviam o discurso dos líderes e, céticos, chegavam em casa e faziam um estudo profundo por si mesmos para ver se realmente era assim, e Paulo os chamou de mais nobres, obviamente dizendo chamando os que não questionam de pobres (contrário de nobres).

Se eu escrevi sobre Deus estar certo, desculpe. Eu quis dizer que se a Bíblia estiver certa. Para crer em Deus não precisamos da Bíblia, muitas pessoas creram nele antes da Bíblia ser escrita, inclusive é dito que os demônios também crêem e tremem. Quando falo de Deus, tenho minha própria concepção sobre divindade, você não? Ou tudo é divino? Ou nada é? Pense nas características que você acredita que algo ou alguém deveria ter para ser considerado divino. Obviamente, uma das primeiras coisas é a vida, (1) Deus é vivo, um deus inanimado ou mortal, sujeito a morte, não é Deus [claro que o corpo de Jesus não é divino, mas sua essência, só para esclarecer, porque para ser considerado divino é preciso ser (2) eterno e o corpo de Jesus teve um começo, mas Sua essência, não], a questão ídolos não têm vida, são feitos de material inanimado e não interagem, não tem poder. Aqui tem outra questão, ter poder, mas não qualquer poder, (3) onipotência, isso significa que toda poder é dEle, até o poder biológico que nós e os animais temos de pensar, respirar, a força, etc, e o poder que todo átomo tem, que é enorme. Imagine o poder desse Deus, alguém que tem menor poder [energia] do que o universo conhecido têm não pode ser considerado divino, porque Ele é maior do que Sua criação e aqui o outro ponto, (4) Deus é Criador, e inclusive nos criou, um dos motivos pelo qual o adoramos, pois é (5) adorável, ou seja, merece amor e fidelidade supremos. Vai tomar tempo dizer sobre (6) onipresença, (7) onisciência, (8) imortal, (9) bom, (10) amor, (11) soberano, (12) Legislador, (13) Juiz, (14) autoridade máxima, (16) Salvador, capaz de resolver qualquer coisa.

Algo mais que você acrescentaria?

Não vejo em nenhuma outra filosofia, algo para chamar de divindade, senão o Deus de Abraão.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZrUd0AAKCRCI

VB7Q3hGNRtY9APwJHUcV2A47yJIzdf+zdocGUSt6bhiOIudCpKVx+oxNkAD/d3RK

Ntq//tAuWMfs4jYqs7km7e86fBz7TerkmrAA3AQ=

=KMuf

-----END PGP SIGNATURE-----

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu não entendi quase nada, e toda a mistura de religião no meio de algo básico, não quis que você "soltasse o lado evangelista", visto que seria inútil pro argumento principal, então só vou responder o início sobre o PNA e agressão, o assunto que estamos falando:

Sim, tem que ser agressão física, um tiro, uma pancada, um tapa proposital em alguém que não agrediu ninguém.

- "Mas e se for verbal", não.

- "Mas e se for uma ofensa?", não.

- "Então falar não é agressão?", não, a menos que você dê um grito altíssimo em volume ao ponto de poder causar dano físico na outra pessoa.

- "Mas e se eu agredir um bandido que tentou me atacar?" É uma agressão física, justificada. "Não inicie agressão física contra pessoas pacíficas".

Alguém te atacou e você retrucou, não foi sua culpa. Foi defesa.

- "Mas eu acho que agressão também é verbal", o resultado está no Brasil e pessoas pagando por injúria, ofensa e danos morais.

Qualquer outro tipo de agressão vai causar problemas, brechas, e muita margem pra injustiças na resolução do conflito.

Se você quer refutar a Ética Libertária, é simples: Mostre que é possível ter leis mais lógicas do que o PNA e a propriedade privada.

A Ética Libertária é a ética mais moral e lógica existente dentro do conceito de "leis". Se você tiver um argumento contra, seja o primeiro a refutar. É muito mais fácil quebrar meu argumento, basta quebrar isso.

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Eu escrevo tudo amontoado, parece que quero economizar linhas e o Nostr é ilimitado. Fica estranho de ler.

Foi você que perguntou sobre qual deus ou religião estão corretos. Só quis mostrar que eu não tenho dificuldade de reconhecer o único Deus no meio de tudo o que se adora no mundo.

O libertarianismo é uma ideia legal, mas baseada em meias verdades, claro, porque, se não fosse assim, ninguém iria seguir.

Começa com a necessidade de usar lentes antropocêntricas e materialistas para enxergar a lógica por trás dele. E, realmente, nesse ponto de vista, é uma das melhores filosofias de vida, senão a melhor.

Para constar, não jugo os libertários, a ideia é fruto de muita indignação com os abusos do Estado, mas só entendem Estado e tributo como ilegítimas quem desconhece a revelação de Deus.

Eu concordo com o PNA e, mesmo que a noção de propriedade privada entre nós seja diferente, na prática a violação da propriedade privada é crime no Ancapistão e é pecado no Reino de Deus.

Só quero fazer um comentário adicionou sobre o PNA. A Bíblia chama de maneiras diferentes, mas faz parte DP contexto aqui: blasfêmia e maldição contra os pais. Os dois atos são tipificados no código penal do Reino e punidos com pena capital. Exemplo: você poderia espancar uma pessoa e deixá-la toda quebrada, mas viva, e ter uma pena mais suave que se blasfemasse contra Deus (ofendê-lo com palavras) ou amaldiçoasse seus pais com suas palavras.

Mas para constar, não havia lei de injúria, difamação, só calúnia. Imputar falsamente crime contra alguma pessoa era punido severamente.

Depois vou te falar sobre o que penso sobre o Estado cobrar impostos de forma agressiva.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZrVCKgAKCRCI

VB7Q3hGNRi2fAQChXUtK0xQTj2AEHVjfn8/7jS/Cg0srCY1SB6lgXj9TrAEA/feV

yZR7Pm6wpnLIZmjwqFOjAi8FTNAV8ROqZwBbHAk=

=uIB3

-----END PGP SIGNATURE-----

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Eu acredito que o Estado tem legitimidade para existir e receber impostos não por causa do contrato social, mas porque "a prata e o ouro", o dinheiro e todas as riquezas são de Deus e Ele decide que o imposto é do Estado e reter é errado.

Mas o Estado é abusado e é imoral cobrar mais de 10%, isso é maldade e pecados contra Deus. Por isso sonegar tudo o que é possível atualmente é lícito, porque mesmo assim você já cumpriu mais do que o seu dever de cidadão pagando percentual superior ao que devia.

Não concordo que ele agrida pessoas porque não querem pagar suas alíquota abusiva.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHYEARYIAB4XHE5hcmRvIDxuYXJkb0BkdWNrLmNvbT4FAma1YzgACgkQgAb6AxZT

moWPbgEA7Qzi8Icz1xQRAo9o1S4FSiXfRROyLU+/IICJKPycVJ0A/1TCOANc6JL3

Y2yMZSVBus35h1p0o2SU8xrntdR0h1sA

=LSlr

-----END PGP SIGNATURE-----