Obrigado pelos sats, nostr:nprofile1qqsdc47glaz2z599a7utq9gk2xyf6z70t7ddyryrnweyt32z4sdarfsppemhxue69uhkummn9ekx7mp00ex584 🫂

Estou atualmente contribuindo mais com traduções de softwares de código aberto para o português, fiz algumas contribuições para o Amethyst e para jogos de voxel similares ao Minecraft.

Mas pretendo contribuir mais, tanto no código deles, como no desenvolvendo produtos físicos úteis para a privacidade, mas ainda tenho tido poucas respostas de como efetivamente agir nestes últimos.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Algo que sinto que faz falta são mais grupos ativos para conversa. Ter mais pessoas no nostr e em outras plataformas livres teria um efeito positivo em aumentar a adoção. Um dos problemas de largar redes mainstream é que não tem ninguém pra conversar quando você muda.

Tem ao menos milhares de libertários pelo Brasil, mas, mesmo entre eles, pouquíssimos usam o Nostr...

Vejo quase sempre as mesmas pessoas por aqui e não passa de uns 30 brasileiros 😂

Mas não conheço outra forma de fazer isso bombar no Brasil, a não ser que alguém grande recomende ou que a coisa piore muito...

A tendência é que só iria bombar mesmo em caso de piora.

O melhor que você faz é recomendar para um amigo ou outro que você conhece e que tem interesse.

Eu já conhecia redes alternativas há um tempo, mas enquanto eu podia fazer contas com e-mail qualquer e sem muitos dados pessoais eu ainda tolerava usar redes mainstream já que tinha mais gente pra conversar, mas depois disso de ter que vincular identidade e biometria facial eu prefiro não falar com ninguém do que aceitar isso.

O nostr eu comecei a usar hoje, já é mais ativo do que as alternativas que eu via antigamente, tipo zeronet e yggdrasil. XMPP é ótimo pra conversa, mas ninguém usa também. Matrix.org é um deserto. Revolt é mais usado, só que provavelmente vão cobrar identidade facial já que o server principal fica no reino unido.

A Zeronet parece esta bem parada hoje em dia mesmo. O Matrix eu já usei, mas creio que muitos passaram a usar o SimpleX.

A questão do Nostr hoje é que é bem complicado citar ele nas redes sociais mainstream, pois todas ou quase todas boicotam o nome Nostr e termos relacionados a ele.

Não cheguei a usar o simplex.

Lembro que uma vez usei a yggdrasil para hostear um servidor de mumble e bater papo com um pessoal daqui do Brasil, mas não durou muito.

Não conheço o yggdrasil, mas o simplex é bem usado entre o pessoal aqui do Nostr.

Antes, tinham testado os apps mensageiros do próprio Nostr, mas a falta de alguns recursos incomodou a maioria, então muitos preferiram mudar para o simplex.

Vou instalar o Simplex pelo fdroid pra dar uma olhada

O yggdrasil funciona mais como um sistema paralelo de IP. Dá uns IPv6 virtuais que te permitem hostear coisas do seu pc usando esse IPv6, então eu usei para hostear um servidor de mumble (murmur) e transmiti pelo ipv6 virtual. Só quem instala o programa da yggdrasil pode acessar.

Acho que até lá é mais fácil montar uma pequena comunidade onde a conversa pode ser livre, do que realmente ter uma alternativa igual e direta ao mainstream.

Normal, demora um tempo mesmo. No bitchat nunca tinha gente e agora sempre tem alguns no #6g. O pessoal vai aprendendo a usar.

A questão é que a maioria das pessoas, inclusive muito que se dizem libertários, adoram ser pautados pelo mainstream.

Eles querem mudar pessoas ao invés de se associarem com quem tem os mesmos ideais.

O Vitor é BR?

Sim.

Sim. Ao que deu a entender, é nascido no Brasil, mas vive nos EUA.

Nascido e crescido.