A tendência é que só iria bombar mesmo em caso de piora.
O melhor que você faz é recomendar para um amigo ou outro que você conhece e que tem interesse.
Eu já conhecia redes alternativas há um tempo, mas enquanto eu podia fazer contas com e-mail qualquer e sem muitos dados pessoais eu ainda tolerava usar redes mainstream já que tinha mais gente pra conversar, mas depois disso de ter que vincular identidade e biometria facial eu prefiro não falar com ninguém do que aceitar isso.
O nostr eu comecei a usar hoje, já é mais ativo do que as alternativas que eu via antigamente, tipo zeronet e yggdrasil. XMPP é ótimo pra conversa, mas ninguém usa também. Matrix.org é um deserto. Revolt é mais usado, só que provavelmente vão cobrar identidade facial já que o server principal fica no reino unido.
A Zeronet parece esta bem parada hoje em dia mesmo. O Matrix eu já usei, mas creio que muitos passaram a usar o SimpleX.
A questão do Nostr hoje é que é bem complicado citar ele nas redes sociais mainstream, pois todas ou quase todas boicotam o nome Nostr e termos relacionados a ele.
Não cheguei a usar o simplex.
Lembro que uma vez usei a yggdrasil para hostear um servidor de mumble e bater papo com um pessoal daqui do Brasil, mas não durou muito.
Não conheço o yggdrasil, mas o simplex é bem usado entre o pessoal aqui do Nostr.
Antes, tinham testado os apps mensageiros do próprio Nostr, mas a falta de alguns recursos incomodou a maioria, então muitos preferiram mudar para o simplex.
Vou instalar o Simplex pelo fdroid pra dar uma olhada
Thread collapsed
O yggdrasil funciona mais como um sistema paralelo de IP. Dá uns IPv6 virtuais que te permitem hostear coisas do seu pc usando esse IPv6, então eu usei para hostear um servidor de mumble (murmur) e transmiti pelo ipv6 virtual. Só quem instala o programa da yggdrasil pode acessar.
Thread collapsed
Thread collapsed
Thread collapsed
Thread collapsed