Uma vez, estudando sobre as 12 camadas da personalidade, eu me deparei com alguns conceitos transcendentaus que mudaram a forma como eu enxergo a vida.
Por exemplo. Quando pessoas muito próximas de nós, que amamos muito, se vão... sofremos muito, choramos muito, e à medida que o tempo passa, a dor vai diminuindo, até que o tempo cure as feridas, e após uns 10 ou 20 anos, quase nem pensamos mais no assunto, e estamos plenamente conformados.
Então, podemos pensar: Qual o propósito de uma vida composta em nascer, comer beber, dormir, ..., e morrer?
Como diria 38tao, até bactérias respondem a estímulos. A força vital que nos move é muito superior à energia que absorvemos nos alimentos. Este algo a mais estaria também presente nos animais? Uma reflexão sincera vai apontar que não.
O acaso acaba sendo o "deus" de muita gente que se recusam veementemente a reconhecer o óbvio: Não existe o acaso.
Na verdade, o conceito de acaso existe para uso semântico para explicar o exato oposto.
Quando batalhamos muito para conseguir algo, assim que obtemos, vivemos um momento inicial de gratificação, para no momento seguinte entrarmos em momento gradualmente letárgico em busca de querer mais, traçar novas metas e objetivos, num ciclo infindável.
Mal entendemos que temos dentro de nós o TRANSCENDENTAL. Apenas estamos treinando o que fazemos com os limões que a vida nos dá. Como uma grande entrevista de emprego. Estamos sob avaliação. Quando terminar o teste, a maioria vai tentar se explicar: "Não recebi uma faca pra cortar o limão", "Era pra beber ou pra plantar?", "É muito azedo. Eu odeio limões"... Poucos farão limonada, outros farão chá com a casca, outros farão caipirinha, e todos estes que tiveram atitude (não se conformaram com o senso comum de reclamação da maioria) estarão trabalhando em definitivo no empreendimento feito para vendedores.
Na adversidade eles se concentraram na solução, e não no problema.
Um dos maiores brasileiros da atualidade, o Dr. Lair Ribeiro, explica muito bem como funciona a dinâmica de inter influência entre as 3 essências na nossa composição, da qual certamente não é composta somente da mais densa e "visível ".