Aliás, vamos deixar os extremos de lado. Nada de ditaduras sanguinárias (nem de direita nem de esquerda).

Direita:

CONTRA a liberdade de gênero

CONTRA a liberdade das mulheres fazerem o aborto (interferem até mesmo na escolha individual de cada mulher!)

CONTRA a união civil (não religiosa) de pessoas do mesmo sexo

CONTRA mulheres em cargo de comando

CONTRA negros, índios e minorias em geral

TOLERANTE e SIMPATIZANTE ao regime nazista

Esquerda:

A favor da LIBERDADE de gênero

A favor da LIBERDADE de escolha individual do direito de cada mulher ao aborto SEGURO!

A favor da LIBERDADE das pessoas se relacionarem com que bem quiserem (não toma conta do cu alheio)

A favor da LIBERDADE e INCLUSÃO das mulheres. "Lugar de mulher é onde ela quiser" (aliás, quer liberdade maior do que isso?)

A favor e em defesa de negros, índios e minorias em geral (não toma conta da vida alheia)

Contra todo e qualquer regime OPRESSOR (sobretudo neonazistas)

Quem preza mais pela LIBERDADE e SOBERANIA individual?

Se você reparar, perceberá que a direita RESTRINGE a liberdade daquilo que não lhe convêm (ou daquilo que simplesmente não concorda). Por outro lado, a esquerda (não radical) preza muito mais pela LIBERDADE e soberania individual. Fato!

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

É claro que eu admito crimes contra a humanidade promovido por governos de direita contra a liberdade das pessoas, mas não acho que tem a ver com a direita. Lembre-se que houveram imperadores e reis, todos de direita, que eram bissexuais. Você acha que os sodomitas e gomorranos eram de esquerda? Não havia nada parecido com estado de bem-estar social ali, eram uma cultura de direita e com essa tradição.

Aí o pessoal diz: os europeus castravam quimicamente e submetiam os homossexuais a medicação forte, no Brasil mesmo, os homossexuais eram internados em hospícios até a morte. Sei que essas coisas são cruéis, mas isso chegou a acontecer na época de governos como de João Goulart, que era esquerdista. Comenta-se que Che Guevara fuzilava homossexuais e ele é o ícone da esquerda. As revoluções esquerdistas matavam mulheres também, não mataram toda a família do czar russo incluindo suas filhas adolescentes? As revoluções esquerdistas na África ceifaram vidas negras.

Esses exemplos só mostram que a crueldade com minorias não era feita por causa do viés político, tinha que ver com o contexto da época que não compreendia muito sobre esses assuntos e também com os interesses dos poderosos.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iJgEARYIAEA5HExlb25hcmRvIEFtYXVyaSAoRWwgTmFyZG8pIDxsZW9uYXJkby5h

YmlkZTI0N0BzbG1haWwubWU+BQJn+9paAAoJEAC6J+uWgtKHyPEA/RoOebUJ/657

4xs97RpTfuFfud2ZgPKKc3dZRu9gszhyAP4hHfPzLXaOaScIKQBxGoByjQPj7fQJ

Lf9EGUV+Nea7DA==

=dbHC

-----END PGP SIGNATURE-----

Eu, particularmente, sou hétero, mas acho que cada um deva viver conforme deseja. Isso sim é LIBERDADE!!!! Agora, a colheita é obrigatória. Deus nos Deu o livre arbítrio. Quem sou eu para tomar conta do cu alheio??

Eu quero é que as pessoas sejam felizes e LIVRES!!! Isso, pra mim, é a base de ser libertário.

Wikipédia: "O termo "libertário" designa pessoas, correntes políticas, movimentos sociais, estruturas, organizações, etc., que propõem a LIBERDADE INDIVIDUAL e coletiva...."

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Eu acho que governos não deveriam perseguir e nem fomentar nenhum dos lados.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iJgEARYIAEA5HExlb25hcmRvIEFtYXVyaSAoRWwgTmFyZG8pIDxsZW9uYXJkby5h

YmlkZTI0N0BzbG1haWwubWU+BQJn/IEjAAoJEAC6J+uWgtKHNvEA/jSkVLVGlvE8

8pEPSI+vM6/sJ3paTJhndCGSEutDGq9+AQC44UDMbKtAhfi8ga9250xS+epwyp3M

w58oB7N8yYKCCA==

=USFD

-----END PGP SIGNATURE-----

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Eu me identifico com a direita.

A esquerda quer fazer acreditar que nenhum direitista se preocupa com as minorias, pobres ou com pautas ambientais. E isso não tem nada a ver.

Eu não sou contra a liberdade de gênero, espécie, de personalidade, etc. Que acreditem ser do sexo oposto, um animal, ter múltiplas personalidades ou identidades, ou pensem ser a Mary Poppins, o Senhor Jesus... Mas por que o Estado tem que se meter nisso para apoiar ou desaprovar?

Aborto é um tema mais complexo do que parece. Acho que usar a frase "liberdade das mulheres fazerem aborto" é infeliz. Na minha opinião, o aborto só pode ser feito em circunstância de falta de opção e não de liberdade, quando há risco de morte, por exemplo. E embora ache errado, em caso de estupro, eu compreendo e respeito a decisão da gestante. Você acha que é dever do estado providenciar meios para abortos eletivos serem feitos a belprazer? Isso é ilógica de vários pontos de vista, tanto jurídico, por conta da constituição proteger a vida do nascituro quanto da profissional, pois quebraria o juramento de Hipócrates de proteger a vida. Teriam que mudar a constituição e criar uma nova profissão, à parte da medicina, para tal e não forçar os médicos leais ao juramento e/ou à fé cristã, caso esse absurdo seja sancionado.

Ingenuidade pensar que união civil e religiosa podem acontecer separadamente. O casamento é civil e religioso ao mesmo tempo, fora disso, não existe casamento. Querer levar apenas para a esfera civil é uma distorção que não apenas os homossexuais praticam, mas muitos hereros também. Isso não significa impor a religião, mas respeitar os princípios de vários juizes que não podem se negar assinar um contrato de união entre homossexuais com riscos para sua profissão e liberdade. Honestamente, precisa disso para morar junto?

Há muitos anos as mulheres já vinham tomando lugar de comando em algumas áreas: enfermagem, direção de instituições de ensino, empresarias de vários ramos liderando seus empregados. As empresas e repartições públicas escolheriam mulheres para liderança se quisessem, pois mulheres capazes sempre existiram e em certos lugares eram escolhidas. O estado quer forçar as tomadas de decisão por conta de ideologia sendo que, voluntariamente, uma mesa diretora deve decidir isso sem interferências? Já na parte religiosa, eu me abstenho de falar, porque embora haja cargos de liderança ocupados por mulheres há milênios, sobre presbitério (pastorado), a Bíblia nunca deu exemplo de uma mulher responsável por uma ou mais igrejas.

A defesa e os direitos das minorias devem acontecer na justiça comum. Aí tem gente que fala: a homofobia é problema social, famílias abandonam homossexuais e o estado precisa ajudá-los. Com todo respeito aos homossexuais, não tem porque eles "furarem a fila" de outras pessoas em estado de abandono e rua por outros motivos. Entra na fila normalmente por ordem de chegada. Homos e hereros devem ser iguais perante a lei. Priorização eu só concordo em questões de saúde, por exemplo, em que uma pessoa sangrando e quase entrando em choque tem que passar na frente de quem está com um dedinho quebrado. Sobre os povos originários, sinceramente, eu acho desumano submeter as pessoas a viverem como um nativo pré-descobrimento, se ele teria acesso à uma vida melhor fruindo de todo o bem da civilização, se dependesse de mim a Funai já teria fechado as portas.

Ser contra regimes opressores é questão de bom senso e gente insensata existe qualquer espectro político. Tem esquerdista que diz que Stalin matou pouco, que Coréia do Norte, Nicarágua e Venezuela são democracias livres, alguns até já estão dizendo que eles são extrema direita. É engraçado de ver. Eu sei que não deve ser o teu caso, mas os dois lados podem ter seus opressores de estimação.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iJgEARYIAEA5HExlb25hcmRvIEFtYXVyaSAoRWwgTmFyZG8pIDxsZW9uYXJkby5h

YmlkZTI0N0BzbG1haWwubWU+BQJn++flAAoJEAC6J+uWgtKHjSIA/iqWmEp+mYze

kbbETHhqE+2r7Ihrc5nMsWw33WEhTySRAP45cyGY01LlvNLPZM3IpgFWz/PorPi5

sudjNi0JiShvCg==

=gJyp

-----END PGP SIGNATURE-----

Leia a minha última nota, uma citação aliás. Ela expressa perfeitamente o pensamento da direita Olavista. Eles acreditam piamente que existam grupos "inferiores" e, dizem com todas as letras, que "não veem problema nenhum em exterminá-los."

Quanto a pautas ambientas, Trump deixou o acordo de Paris. Por padrão, a direita nega o aquecimento global historicamente (JÁ COMPROVADO PELA CIÊNCIA, aliás).

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Há vários pontos de vista sobre os assuntos ambientais.

Há negacionismo e há aqueles que acreditam que, assim como o planeta já passou por períodos frios que o homem teve pouca ou nenhuma relação com isso, acreditam que o aquecimento tem pouco ou nada a ver com a ação humana, que é período de esquentar mesmo independente se voltassemos a viver como na idade da pedra, sem indústrias e tecnologias.

O que penso? Não sou ambientalista. Sei que há muito discurso político travestido de ciência.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iJgEARYIAEA5HExlb25hcmRvIEFtYXVyaSAoRWwgTmFyZG8pIDxsZW9uYXJkby5h

YmlkZTI0N0BzbG1haWwubWU+BQJn/PmUAAoJEAC6J+uWgtKHUSMBANz9YGEba13L

IuP59p+NLSAl2l8LA7UcXCgADqs3btKAAQCU+8KXMMiw5Xw8W1SmVISh6dlDHOWT

T7j5jLC2cKYyDw==

=nK+z

-----END PGP SIGNATURE-----

Se prendeu apenas à pauta ambiental? E quanto ao EXTERMÍNIO de grupos inteiros, considerados "inferiores", nenhuma palavrinha? Você viu a nota?

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

"Grupos inferiores" foram exterminados? Olavo foi o líder do direitismo?

Eu vejo os "grupos inferiores" todos aí e o Olavo como um filósofo decadente radical que era, praticamente um fascista.

Se de fato ele disse isso mesmo, ele não é o único representante da direita e não representa o meu pensamento, em boa parte, e possivelmente o pensamento dos direitistas brasileiros e do mundo.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iJgEARYIAEA5HExlb25hcmRvIEFtYXVyaSAoRWwgTmFyZG8pIDxsZW9uYXJkby5h

YmlkZTI0N0BzbG1haWwubWU+BQJn/RwxAAoJEAC6J+uWgtKHALkA/2N5z/SkBYE1

ItbvUVxi9VDGpc+Ci9cNUi8udgQUfo0PAP0TUMaUTWA/8ABvxhlEaNSDyxUHw2zt

9b4X+Wav5j1GDg==

=dZo4

-----END PGP SIGNATURE-----

Com todo respeito, xará, mas já vi que você faltou às aulas de História.... Vamos lá, em resumo:

"Grupos 'inferiores' foram exterminados?" Sim. O holocausto foi exatamente isso. Grupos inteiros de minorias (não apenas judeus) foram absolutamente exterminados pelos Nazistas, que os consideravam justamente "grupos inferiores". Esse é apenas um exemplo, mas há vários outros registros históricos (não vou abordá-los para o texto não ficar muito extenso).

"Olavo foi o líder do direitismo?" Sim! Foi (um deles). A saber, um guru fascista, o "guru" do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. Pelo amor de Deus, amigão, pesquise, dê um Google, jogue na Wikipédia, leia os livros dele (ops, não, é melhor não lê-los).

Aliás, mudando de assunto, hoje um estagiário lá do trabalho (obviamente de direita e dito "libertário") disse a seguinte frase: "Eu acho que pobre não deveria andar de avião". Isso resume muito bem o pensamento da direita "libertária": eles não querem que o Estado cerceie suas próprias liberdades, mas eles mesmos querem cercear a liberdade de minorias. Em outras palavras, se dependesse da vontade dele, seria proibido aos pobres viajarem de avião apenas pelo simples fato de serem pobres.

E não pense você que esse é um raciocínio isolado. Por mais que você, por ventura, não concorde com esse tipo de lógica fascista, esse é o pensamento padrão da direita, a saber.

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Estava me referindo ao contexto brasileiro dos últimos dez anos, digamos, que foi a ascenção da direita no Brasil.

Olavo não respondia por todos os direitistas. Por ter vivido a época de conflito com a esquerda, ele escolhia uma postura de intolerância.

Cada um tem sua opinião. Se ele fosse dono de companhia aérea te garanto que ele iria gostar.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iJgEARYIAEA5HExlb25hcmRvIEFtYXVyaSAoRWwgTmFyZG8pIDxsZW9uYXJkby5h

YmlkZTI0N0BzbG1haWwubWU+BQJn/lIJAAoJEAC6J+uWgtKHX1cBANnwZ5Aw11mH

ULSownEGMv+imdi11/FMhNZ/lcx9Ncf7AQCxvX2UntKiwrOv6ljHqGrESibyBtYn

1mkE551/CFufBA==

=8+Wu

-----END PGP SIGNATURE-----

Que linda essa esquerda, parece até libertária.

Sabemos que isso é perfumaria de político que não tem mais voto e pra entrar no poder fala qualquer coisa, principalmente coisas que idiotas gostam de ouvir achando que tem “liberdade”. Na verdade são todos proto ditadores com uma pauta liberal de fachada.

A favor da LIBERDADE de gênero: Não faço ideia do que você quis dizer, ser a favor a que? A pessoa se identificar como quer? Concordo, pode se identificar como quer, só não pode ameaçar quem não compactua com sua psicose. Primeira liberdade morreu.

A favor da LIBERDADE de escolha individual do direito de cada mulher ao aborto SEGURO!: Essa eu considero assassinato quando o feto já tem coração, posso mudar meu entendimento mas nunca vou deixar de considerar agressão a uma pessoa o aborto de um feto inocente. Liberdade da mulher já o feto sofrerá a tirania. Segunda liberdade é pêro no mucho.

A favor da LIBERDADE das pessoas se relacionarem com que bem quiserem (não toma conta do cu alheio): Essa aí só cai no escrutino de religioso e até onde sei qualquer um pode se relacionar com bem entender desde que seja consensual. Terceira liberdade já tá em vigor sem que seja pauta de virtudes da esquerda limpinha.

A favor da LIBERDADE e INCLUSÃO das mulheres. "Lugar de mulher é onde ela quiser" (aliás, quer liberdade maior do que isso?): Isso já me faz imaginar quem você é. Me cheira a playboy ou riquinho que vive no mundo dos problemas da convenção socialista dos riquinhos preocupados. Mulher da periferia já é ata onde ela quiser, ela tem que trabalhar, tem que criar filho e colocar comida em casa. Maioria das pessoas aqui tem uma vó ou mãe são muito livres sem ninguém pra dizer o que devem ou não fazer. Quarta liberdade, mais uma pautinha que a esquerda tenta colocar como virtude. Já é assim na vida real.

A favor e em defesa de negros, índios e minorias em geral (não toma conta da vida alheia): Desde que esses grupo esteja sob o controle da esquerda, se pensar em liberdade que não seja a liberdade da esquerda que tem sempre um ditador pra ditar o sagrado e o profano, aí não faz parte desses grupos é traidor, capitão do mato ou coisa pior. “Quem o negro acha que é pra não se colocar no lugar de negro dele e defender a esquerda?”. Quinta liberdade, livre desde que seja o que eu acho que seja liberdade, pensar por si mesmo, nunca.

Contra todo e qualquer regime OPRESSOR (sobretudo neonazistas): Ainda bem que fechou com essa a lista de pérolas e perfumarias de virtudes da esquerda. Contra qualquer regime opressor, menos os regimes comunistas/socialistas. Esses são os que os de esquerda querem instituir, como você bem disse nessa lista, tem um regramento a ser seguido e fora disso tudo é profano.

Você não sabe o que é liberdade assim como os conservadores e “di direita” também não. Todos esses querem ditar o que é liberdade para seu próprio grupo. De um lado os moralistas conservadores, do outro os moralistas liberais.

Pra mim o pior é a Esquerda que se finge de boazinha pra dominar a mente dos idiotas e manter eles dentro das rédeas do que ela define como sagrado. Muitas instituições de direita também fazem isso, a diferença é que eles não vão tirar minhas liberdades por discordar, no máximo vão dizer que eu vou para o inferno e não vão querer ter contato comigo. Isso é liberdade.

Sem comentários. A sua ignorância fala por si só. Seria indubitável perca de tempo respondê-lo. Parei de ler em: "Mulher da periferia (...) tem que trabalhar, tem que criar filho e colocar comida em casa".

Minha intolerância de querer liberdade plena. O esquerdista odeia gente que pensa por si mesmo.

Parou cedo, perdeu a melhor parte.

A saber, "lugar de negro" TAMBÉM é onde ele quiser. Isto é, LIVRE, fora de senzalas, longe de censores de direita. Pelo seu comentário, percebe-se o seu viés escravagista. Isso é querer a "liberdade plena"??? Dizer que mulheres de periferia (por que de periferia?) devem ficar em casa, sustentar a casa etc.?

As pessoas (TODOS) devem ser plenamente LIVRES para fazerem das suas vidas o que bem quiserem. Sem governos, sem Estados, sem DIREITISTAS censurando e interferindo na liberdade individual de minorias. Isso sim é prezar pela LIBERDADE de TODOS.

Sem mais, amigão. Já perdi tempo demais com você e seu cérebro de ameba.

Você não leu o que eu escrevi. Normal de quem acha que pode definir o que os outros tem que ser pra satisfazer sua pauta política. De gente como você eu quero distância, proto ditador.

O seu segundo parágrafo foi exatamente o que eu escrevi, diferente do que você propôs pela esquerda. Você como pessoa de esquerda não quer isso. Você quer que as pessoas sejam livres, desde que sobre os mandos e desmandos de ditadores que definem o sagrado e o profano.

Aqui você não engana ninguém, vai para o X ou Bluesky que lá você tem aplauso de playboy igual a você. Pagando de virtuoso falando querendo delimitar o que é liberdade.

E aprende a ler sem emoção, que te deixar abalado afetou sua leitura.

Sem comentários. Suas palavras e suas contradições gritantes falam por si sós. Basta reler as asneiras que escreveu.

Abraço, censor da liberdade alheia! Tenho de trabalhar.