Replying to Avatar Otavio

Desconsiderando todo o seu ressentimento, você praticamente concorda comigo quando afirma que a Ortodoxia Protestante categoriza Mormons, Adventistas do Sétimo Dia e Testemunhas de Jeová como Seita por causa das Doutrinas não Ortodoxas que esses grupos defendem, como Restauracionismo, Aniquilacionismo e outras.

O mais bizarro é você apelar para a autoridade de não-cristãos e "cristãos secularizados" que não consideram Adventistas como Seita. Eu realmente não sei se isso te ajuda. Não vejo base para ouvir a opinião de um Erudito que nega a Inerrância das Escrituras, por exemplo, seja ele quem for.

Enfim, você basicamente está dizendo que não gosta quando Adventistas são chamados de Seita, sendo que Adventistas Mestres em Teologia como Leandro Quadros, já disse no Na Mira da Verdade que são chamados de Seita por causa dessas Doutrinas. Ou seja, enquanto Adventistas defenderem essas Doutrinas, serão chamados de Seita. Essa é questão. E você sabe muito bem que a IASD é Restauracionista por defender que é a Igreja Remanescente, não tem lógica você dizer que procurou no Wikipedia o significado, eu defini o significado e você não negou o significado apresentado por mim.

Como você não negou que a IASD é Seita por defender essas Doutrinas, e não respondeu diretamente nenhuma das objeções levantadas, há claramente desonestidade intelectual de sua parte.

Todo mundo sabe que para um Católico Romano, todas as Igrejas Evangélicas são Seita.

Mas as Igrejas Reformadas não são meras Igrejas Evangélicas. São Igrejas históricas (sugiram nos Séculos XVI e XVII). Então, basicamente foram os Calvinistas e Luteranos os primeiros a se opor a Roma Papal. E como Papistas não tinham Argumento falavam qualquer coisa das Igrejas Reformadas.

A IASD surgiu no Século XIX no meio evangélico. E foi rapidamente identificada como Seita pelos Evangélicos em geral, Reformados e não Reformados. Essa é a parte amarga da Teologia Histórica que você não quer aceitar de jeito nenhum e é uma pena.

Seria mais virtuoso da sua parte assumir claramente a sua crença e a sua tradição sem rodeios.

Eu até agradeço você ter citado a ICAR, porque não haviam seguidores de Ellen White na Inglaterra do Século XVII quando os Puritanos Calvinistas enfrentavam sozinhos a perseguição dos Católicos na Inglaterra, na Holanda e na Espanha.

Não considero desrespeito chamá-los de Seita, porque em nenhum momento os chamei de criminosos ou terroristas. E em nenhum momento eu citei o termo com o teor que a mídia dá ao termo Seita ou senso comum (o que as pessoas em geral entendem como Seita).

Então basicamente você está afirmando que não concorda mas sem postular qualquer argumentação inteligível. E afirmar por afirmar, qualquer um faz. Qualquer um sai por aí afirmando coisas desconexas.

Mas eu não estou simplesmente afirmando. Estou expondo algo que é notório em Teologia. Inclusive há uma boa quantidade de livros publicados sobre Seitas e Heresias que incluem Adventistas. Eu acredito que você não saiba disso já que aparentemente só conhece Literatura Adventista e pelo fato de você apelar a Ignorância e afirmar que acreditava que Teologia Reformada se reduzia as Institutas da Religião Cristã de Calvino.

Quanto as semelhanças, creio que Reformados e Adventistas criticam de forma parecida o Dispensacionalismo. Mas de resto, há mais diferenças do que semelhanças.

Ao meu ver os Adventistas falham por não defenderem suas Doutrinas sectarias de forma clara. Por não afirmarem publicamente que a IASD é a Igreja Verdadeira como afirma o Nisto Cremos, por esconderem a crença de que os cristãos genuínos no futuro guardarão o Sábado como Dia do Senhor e por esconderem outras Doutrinas Estranhas à Ortodoxia como o Ministério de Cristo no Santuário Celestial, O Remanescente e Sua Missão, O Dom de Profecia etc..

"Ressentimento" seria melhor entendido como defesa por ser injuriado por questões de fé e expor isso apelando para a incoerência do pensamento de quem está acusando passa essa impressão de estar ressentido.

Acho que você sabe que os adventistas têm uma consideração especial com os reformados que obviamente não é recíproco. Atacam as pessoas junto com as crenças delas.

Você também não quis falar sobre a impopularidade das crenças no monergismo, da abolição do dízimo, do batismo por aspersão que são crenças muito combatidas por mais de 80% da cristandade e se acham ortodoxos, onde está a ortodoxia aqui? Obviamente você deve saber que até no catolicismo esse termo ortodoxo é usado, o que não constitui argumento a seu favor, obviamente e não é a favor dos reformados. A custas da liberdade de crença na Palavra de Deus eu relativizo e até mesmo me oponho a qualquer abuso de liberdade consciência e distorção das escrituras que seja considerada ortodoxa, se todos se apegassem à isso não haveria reforma protestante eestaríamos agora todos na cartilha do catolicismo.

Eu sou adventista, creio nas 28 crenças e poderia comentar contigo sobre qualquer uma delas e defendê-las biblicamente sem apelar para autoridades humanas. Sobre ser restauracionista, adventistas e reformados o são. Pelo que eu vejo, você tem visão curta e faz questão de ignorar a abrangência dos termos que usa, como faz com o termo seita também faz com o restauracionismo, foi movido por um ideal restauracionista que os reformadores se opuseram ao que entendiam ser a grande apostasia do fé, e isso consta na definição de restauracionismo que eu li.

Mas é mais fácil resignificar ou limitar termos para acusar outras pessoas de ser exatamente o que você é, como um animal diante do espelho atacando o próprio reflexo. No fundo você fala de ortodoxia sem ser ortodoxo, de seita sendo sectário e de crenças condenadas no santo tribunal da ortodoxia cristã sendo você um crente em idéias condenadas pelo mesmíssimo tribunal. Acho só que seus esforços deveriam estar sendo voltados mais para consertar a si mesmo do que aos outros.

O que você quer mesmo é usar a falácia do ad hominem porque não pode combater o extensa teologia por trás das doutrinas da lei moral, do sábado, dom profético, leis dietéticas, santuário e juízo investigativo, aniquilacionismo, entre outros.

Mas não nos diga o que devemos fazer: "vocês não crêem que o domingo é o dia do Senhor". Quem está implicitamente querendo controlar o comportamento alheio somos nós, adventistas?

Há um apelo que nós, adventistas, fazemos para o estudo bíblico sério e para uma obediência racional e voluntária dos mandamentos de Deus. Se você não compreendeu esse tema, nem o próprio Deus vai querer uma obediência forçada e sem fé em Sua Palavra. Viva sua religião da forma que você crer, Deus vai te requerer o que Ele te revelou e não o que os homens impuseram que você creia. Nós não queremos obrigar você ou nenhuma outra pessoa a deixar sua fé, a questão de mudar visão é com Deus, mas no Dia de Deus, não falo do sábado, mas do Último Dia, Deus vai julgar não só os que não creram, mas muito mais os que creram e não viveram à altura da revelação, pode até ser que você esteja numa posição até muito mais vantajosa que muitos adventistas e até mesmo em relação a mim.

Todos somos pecadores e estamos aqui para nos ajudarmos mutuamente por um objetivo em comum, a promessa em comum. A ideia de superioridade e discriminação não condiz conosco.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Mais uma vez você não tocou no assunto. Adventistas são sectarios por se considerarem a única igreja verdadeira, O Remanescente fiel.

Estão mais próximos dos Mormons e Testemunhas de Jeová do que dos Reformados.

Fora o Arminianismo que vocês defendem na Soteriologia. O mesmo Arminianismo defendido por Pentecostais e Neopentecostais.

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Quando falei das 28 crenças também me referia à do remanescente e sua missão. Você conhece a interpretação de Apocalipse 11 sobre o desapontamento de 1844, mostrando a origem profética da igreja, mas o adjetivo "verdadeira" não é aplicado coletivamente, mas individualmente. Só existem dois grupo no mundo: Igreja do Senhor e opositores - "quem não é por Mim é contra Mim". Assim há adventistas nominais que vivem em oposição e há evangélicos, pentecostais, reformados que são igreja de Cristo. Até Ellen White escreveu sobre isso.

Obviamente há denominações mais parecidas que outras. Você nos compara aos Mórmons e Testemunhas de Jeová esperando com isso que soe pejorativo. Mas por que você não citou a Igreja Batista do Sétimo Dia, que já guardava o sábado antes da igreja adventista existir, ou a Igreja Metodista Wesleyana que não só é o principal movimento religioso arminiano antes do pentecostalismo existir, mas também reforçava a doutrina de obediência aos mandamentos de Deus.

Mas temos pontos em comuns com várias denominações, inclusive os católicos.

Queria que você comentasse o que Jesus disse à mulher samaritana. Os samaritanos até hoje são discípulos de Moisés, Jesus disse que eles não sabiam o que adoravam e que a salvação vinha dos judeus. Se entendermos as tribos como denominações diferentes da mesma fé, Jesus não estava sendo sectário em dizer que o judaísmo era superior ao samaritanismo (se assim posso dizer)? Falo como alguém que já conversou com líderes samaritanos, a doutrina samaritana é uma das mais lógicas e racionais que já vi.

Sobre os judeus, você percebe o conceito de individualismo na religiosidade, nem todos os judeus serão salvos e nem todos os gentios também. Existe um coletivo composto por indivíduos comprometidos com Deus e não há um coletivo rotulado por nenhuma nome, muito menos Adventista do Sétimo Dia, que torne cem por cento dos membros verdadeiros cristãos só por estarem lá.

Jesus disse quando viu Natanel que ele era um verdadeiro israelita, isso pressupõe que existem israelitas falsos, e ele falou muito sobre a hipocrisia da liderança e de membros do judaísmo.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZmwwWQAKCRBY6yqXEQ+hxeApAP9PtUhCs3K9AzVZH6olLbxsx02v

Cdf41KWZ6iR7/NzFRwEAiyquE0Ko8RAhJxKOLvA9AYLfd42FT6y2bTMBAbQfaw0=

=5wwF

-----END PGP SIGNATURE-----