Qual é a melhor forma de financiar um game em desenvolvimento sem depender de doações e sem viciar o jogador em gastar dinheiro, principalmente com coisas que não contribuem em nada para ele?

Pela minha experiência, as pessoas vão evitar pagar pelo jogo e piratear, se for colocado a venda, e se abrirem um servidor pago, as pessoas nem sequer vão entrar...

Pagam por qualquer outro serviço de grandes empresas, que até mesmo não usam, mas não financiam de nenhuma forma um jogo ou app que gostam, e até que poderia contribuir positivamente na vida delas (ou de fato contribui).

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sob esses critérios, não se financia. Mesmo com pirataria, deixar o jogo pago é a melhor forma de obter lucro. A única maneira seria cobrar por novas features, personalização, capítulos, continuações, porém isso só seria viável em uma plataforma que fosse pensada para que isso fosse possível.

Então o criador teria que inserir o jogo/aplicativo já pronto em uma plataforma em que já seja comum pagar para ter acesso ao jogo ou a coisas adicionais (além de já o ter pronto)? Ou seja, dependendo novamente de uma grande empresa?

Uma coisa que vejo pessoas monetizando um jogo em execução é no criador dele sendo também youtuber e monetizando o vídeo da criação do jogo, mas redobraria o trabalho e ainda seria depender de uma grande empresa...

Nesse sentido, a forma mais simples de monetizar me parece encher o jogo de propaganda, como muitos fazem 😅

Sim, é isso que fazem e é isso que geralmente retorna algum lucro. Desenvolvedores vão olhar para a forma mais segura de continuar desenvolvendo jogos e ganhar dinheiro, não se importarão de depender de empresas se acharem que é a opção mais segura de financiar o jogo e ter alguma renda.

Se depender de grandes empresas é um problema - e concordo que seja em alguma medida - seria interessante que surgisse uma maneira de que a interação dos desenvolvedores com jogadores fosse maior, e creio que nostr, git e bitcoin poderia resolver isso. Se patches e features pudessem ser negociadas diretamente entre devs e usuários, no caso aqui, jogadores, de forma que um não pudesse enganar o outro (nem o dev não desenvolver nem o user não zapear) em uma plataforma git sobre nostr, os desenvolveres seriam muito mais independentes e usuários muito mais satisfeitos.

Sim, faz sentido, mas o gamer em geral (principalmente os pagantes) não usam Nostr e não sabem usar/verificar o git...

Eu tenho um jogo de voxel sendo desenvolvido, abri o código pra receber principalmente atenção e colaboração (nem pedi nenhum dinheiro), mas acho que quase ninguém teve nem a curiosidade de baixar o zip do github e testar, então só vejo como aprimorar o jogo (mais nas partes que não sei resolver) se cobrar por ele pra pagar alguém pra me ajudar 🙃

Creio que conforme o ecossistema Nostr cresça de modo geral e cada vez as pessoas se cansem das Big Techs, isso tenda a melhorar. Não há muito que fazer, escolha o caminho mais viável que você achar. Talvez gravar vídeos para o YouTube aumente a visibilidade do seu projeto.

Esqueci de também poderem vender merchandise do seus jogos, pelúcias, brinquedos, camisas, etc.

Com dinheiro do própio bolso como nos velhos tempos, e o jogo não precisa ser online.

Aí não é rentável, é duplamente prejuízo, de tempo, dinheiro, esforço... Coisa que todo mundo precisa pra sobreviver.

Se produzir arte, tecnologia ou invenção (boa e útil) é um trabalho, e é, deveria ser financiado, não? Qualquer outro trabalho recebe pelo que entrega, porque esse caso seria diferente?

Acho que CrowdFund....

Mas eu já pensei em:

criar um sistema aonde você vende por encomenda.

Ex.

Coloca o produto a venda.

Na hora que alcançar a quantidade total de vendas estipuladas, você começa a produzir.

No caso do jogo, digamos que você precise realizar 1000 vendas de R$20.

Na hora que alcançar, você recebe os 20.000 e começa a produção.

Claro, este é um exemplo com valores fictícios.

Mas teria que criar o sistema.

vendasporencomenda.com.br