Não fará, mas mesmo que fizesse, deixo que faça, eu não posso me preocupar com coisas que eu não tenho poder de mudar sozinho, isso me faria mal
Discussion
Apesar de não poder, por conta própria, alterar o destino da sociedade, ao ter consciência da degradação moral da civilização, você poderá se preparar física e financeiramente para seu colapso.
E não se engane, depravação e hedonismo sempre precedem colapsos societais (vide Império Romano e suas orgias).
Se o colapso da civilização não irá te afetar, então realmente, bato palmas pois você está muito bem preparado.
Seja lá o que você queira dizer com estar bem preparado
O ocidente de hoje não é o mesmo ocidente das cidades-estado gregas. O ocidente de hoje é caracterizado pela centralização do controle territorial de larguissimas porçoes de terra em uma entidade, centralização do complexo militar e indistrial, centralização e estatização do assistencialismo e criminalização do assistencialismo privado, estratificação de funcionários estatais dentro de uma burocracia vitalicia que intervem unilateralmente na vida privada e publica das pessoas, estelionato monetario e favorecimento regulatório para grandes corporações em detrimento dos pequenos empreendedores e indivíduos. Se esse ocidente cair para que uma coisa melhor venha no lugar, é óbvio que eu vou ser defensor da queda do ocidente.
O Ocidente que me referi no título é em relação aos valores tradicionais cristãos que ergueram a civilização ocidental. E não, com o colapso da sociedade, com certeza será tudo bem pior (para quem não está preparado). Mas o meu ponto é o seguinte, eu e você somos judeus em 1933 na Alemanha. Eu assisti o discurso de Hitler e estou alertando sobre o que virá, e você está dizendo para não se preocupar com isso pois não tem como tirar ele do poder sozinho.
A sociedade está microcolapsando e se reerguendo todos os dias, a todo instante, é muita prepotencia achar que existe uma quantidade limitada de principios que as pessoas acreditam e que as pessoas vão gostar desses principios para sempre.
Se o ocidente continuasse descentralizado não haveria a primeira guerra, que dirá a segunda. Falar que deveria se defender depois que o tiroteio já começou é muito fácil, tem que ver o que foi que fizeram pra o tiroteio ter começado. É que nem agora, o tiroteio já começou, muita gente já vai morrer e se fuder por conta das mudanças naturais que ocorrem entre as pessoas. Se tivessem vigiado para o tiroteio não começar nós não precisariamos estar juntando os cacos agora.
Eu entendi o que você quis dizer. Mas meu ponto é que, não vou nem entrar mais no mérito dos valores tradicionais mais, o que eu estou dizendo é o seguinte:
Depravação moral generalizada precede colapso estrutural da sociedade, como exemplo no Império Romano durante seu fim. Realmente, a sociedade evoluiu após o colapso romano, mas muitas, MUITAS, pessoas morreram no processo. E isso numa época que as pessoas tinham relativa autossuficiência, já hoje em dia até para comer, as pessoas dependem de um supermercado.
As pessoas quiseram isso, e muitas ate lutaram por essa posição. Agora para reverter demanda sacrificios. Tudo certo. Se tivessem vigiado e preferido outras coisas, o imperio romano estaria em pe ate hoje.