Uma perquisa indica que o glifosato, o principal agrotóxico utilizado no Brasil e um dos principais do mundo, age de forma acumulativa no cérebro, causando inflamações e danos cerebrais permanentes, assim como o seu subproduto, o ácido aminometilfosfônico. Uma das principais empresas vendedoras desse produto é a Monsanto.

O estudo foi publicado em 2022, feito com base em testes em camudongos, pela Universidade Estadual do Arizona (ASU) e pelo Instituto de Pesquisa Genômica Translacional (TGen), no Arizona - EUA, para a revista cientifica Neuroinflammation.

Embora, por alguma razão, esse assunto foi amplamente divulgado pela mídia brasileira no fim do ano passado, o que pode indicar a interferência de algum grupo na disseminação desse assunto.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Existe alguma alternativa ao agrotóxico que seja eficiente em produção em larga escala?

Não sei quase nada dessa área, mas sei que existem pesticidas/herbicidas naturais...

E também tem a agricultura de precisão, que apesar de cara em equipamentos e custo profissional, usa ferramentas precisas de medição pra reduzir custos de materiais, de agir mais diretamente sobre as pragas, prover irrigação e nutrientes, e afetar o mínimo possível os vegetais.

https://stephanieseneff.net/ <- MIT researcher, wrote the book.