O ideal seria NUNCA mudar, ao menos não artificialmente, como foi da última reforma ortográfica. Não duvido ter sido ela fator relevante para a queda do QI nacional.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Duvido. O inglês passou por uma redução de elementos por boa parte da historia dele e nem por isso a população emburreceu ou empobreceu.

O emburrecimento das massas vem da mídia, do aumento de impostos, regulações, de auxílios, do excesso de entretenimento ruim e de várias ferramentas paralelas de manipulação das massas.

Coisas diferentes, como sugeri na minha nota.

Eu me desagrado com como são feita as reformas também, mas na maior parte dos casos acaba simplificando e as pessoas em geral desejam isso, pois vivemos em um país onde boa parte da população tem algum nível de analfabetismo.

Mas sempre houve analfabetismo alto...

Se você «desce o nível da régua» para adaptar a língua às dificuldades das pessoas, a consequência inescapável é elas descerem mais baixo ainda. Talvez o problema seja as metodologias pedagógicas ou algo assim.

Considere que abaixar a régua também é um poupador de tempo de aprendizado e um menor seletor de pessoas com dificuldades (como dislexia, parkinson, TDAH e etc...).

Concordo contigo: poupa tempo, de fato. Mas as consequências são terríveis pra todo mundo, seja neurodivergente ou não. 🤝