Liberalismo é uma utopia tecnicamente impossível.

Isso é essencial, o liberalismo clássico está condenado a morrer. Do ponto de vista científico é impossível. Do ponto de vista ético é profundamente imoral. E o único sistema de cooperação social teoricamente possível e compatível com a natureza do ser humano, é o capitalismo libertário, a anarquia de propriedade privada, ou como preferem, o anarcocapitalismo.

Não tem pior inimigo para a liberdade do que o liberal clássico. O liberalismo clássico é teoricamente impossível porque vive dentro de si mesmo a semente da sua própria destruição, porque não é só que eles aceitam, eles acreditam que a existência do estado é necessária, mesmo que seja mínimo, para organizar a cooperação social, e isto senhores é um problema essencial, porque uma vez que se aceita a existência do estado, uma vez que se da entrada ao vírus ebola no organismo, estamos perdidos.

Porque o estado, primeiro, não é necessário, segundo, é teoricamente impossível organizar a sociedade com base no estatismo, e terceiro lugar e também o mais importante, uma vez que da entrada em seu organismo o vírus destruidor, que é o estado, seja mínimo ou não, é impossível colocar freios ao seu crescimento sem limites, é impossível limitar o estado.

Se algo está claro é que o programa político do liberalismo clássico fracassou, o estado não tem deixado de crescer.

Eu prefiro um estatista assumido do que um liberal clássico. Porque pelo menos sabemos que esses são inimigos. Mas os liberais clássicos vivem entre nós, é muito mais perigoso e ardiloso.

#grownostr #nostrbrasil #ancap

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Tem uma frase que diz que só se dá valor quando perde. Não sei se ela se aplicaria ao Estado ou não, mas fato é que por milênios só sabemos o que é viver sob um Estado e só teorizamos sua ausência.

Esses dias vi um vídeo libertário dizendo que o Estado nem sempre existiu, e que, na visão de mundo do autor do vídeo, houve em tempo que havia só um individuo e que o indivíduo precede o Estado e seu modo de governo coletivista, etc.

Mas será mesmo que a primeira organização humana era ancap? Se havia um só indivíduo no mundo, ele não seria o "dominador supremo"? Sei que muitos ancaps são cristãos e não sei o que eles pensam quando lêem, por exemplo, que foi ordenado ao casal dominar e sujeitar a terra, embora o texto se refira apenas a dominar sobre a terra e aos animais e peixes, os primeiros não acabariam tendo uma posição de comando nas primeiras sociedades? Num contexto pós queda, o homem já havia sido posto sobre uma condição dominante sobre as mulheres. Imaginando que havia uma primeira família, além do domínio do homem sobre a mulher, os primeiros pais exerciam autoridade sobre os primeiros filhos?

Mas ainda que se considere uma cosmovisão diferente, não bíblica, será que os primeiros humanos definitivamente não tinham posição de autoridade sobre os outros? Não havia uma hierarquia e leis de convivência onde todos estavam sujeitos e quem tinha autoridade para legislar, executar e julgar?

Sobre o Estado, eu não acredito que ele tenha uma função parasitária e de entrave na produção de riqueza e boa qualidade de vida, acontece que o positivismo moderno mesclado com o marxismo têm gerado esses efeitos terríveis.

Bastaria reformar a constituição e a legislação tributária de uma forma que tivéssemos menor intervenção e mais liberdade. A mudança seria lenta, mas conservadores não tem pressa.

Eu não vejo problema algum com o liberalismo, pelo contrário. Se não fosse a intervenção/influência liberal no cenário político mundial, os ditadores teriam avançado mais suas pautas opressoras. Deveria ser mais grato e reconhecer. Creio que o liberalismo é uma ponte para chegar até o ancapistão que vocês querem, sem ele, quem iria conseguir voar saltar sob o abismo deixado pelo autoritarismo?

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZmsYRgAKCRBY6yqXEQ+hxa45AP0f5p7+wtvEWOpcrrbIK9ztMFOq

VWH4gc+rNs+WYIygNgD/etIxuVW2DTxRUgvRgorh8BowPGj8N5S2rs/YAZmEGw0=

=cXxt

-----END PGP SIGNATURE-----

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

nostr:npub1993fqzsar7lydy6lc8sztj5pxzeckttsf7m7dzjpcfvuu44uavksdks9p7 , achei que tinha te marcado também.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZmsZggAKCRBY6yqXEQ+hxc9RAQCwzHRrIL28W/kQ7ypKgN9DsvbJ

XYqZRqgiHVRLAKqjbgD8DIi+hSwq7dfr4slv3aCx0/ISZHpm9BKDelFndw0DFAg=

=bLYR

-----END PGP SIGNATURE-----

Liberalismo é o quente principalmente liberal nos costumes, aí é tudo nosso.

Como o ancapistão lida com os projetos de bomba H de código aberto nas impressoras 3d opensourced autoreproduzíveis, 100 dólares e água na era das inteligências artificiais opensourced?