Do jeito que é nóos EUA...você so é responsabilizado se o seu discurso fornuma fofoca que causar prejuízo financeiro ou físico a outra pessoa ou empresa. Tipo no caso de você falar que alguém é esfluflador ( e nao for verdade ) e a população da vizinhança dessa pessoa pegar paus, tochas e garfo de carregar feno e matar essa pessoa. Outro caso é se você falar que a Coca Cola usa cocaína pra viciar crianças e as vendas da Coca despertarem. Nesses casos você vai ser responsabilizado.

No caso de simplesmente emitir sua opinião, mesmo que seja a mais vil e preconceituosa de todas, você não deve sofrer nenhum tipo de responsabilização seja ela Civil ou Criminal. O discurso de ódio está contido dentro do conceito de liberdade de expressão. É importante deixar os idiotas falarem para você saber o que não se deve fazer.

Quando você censura um discurso você aumenta a relevância dele pelo efeito straisser e as pessoas vão passar a busca-lo, primeiro por curiosidade e depois por representar ser algo contra o stabilishment, tornando uma ideia estúpida forte e "revolucionária".

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Tnc desse corretor desse telefone novo...está impedindo minha liberdade de expressão. Fica aqui o registro.

O discurso também de "tem que matar" não deve ser livre. Weintraub recentemente lembrou bem que na sociedade tem uma pequena porcentagem de esquizofrênicos. A chance de instigar um maluco a cometer um crime é muito grande quando vc faz um "broadcast" desumanizando alguém.

O caso do Kirk provavelmente foi isso.

Daí vc responsabiliza a pessoa que fez esse discurso e dá exemplo pra sociedade. Bota ela tambem numa perpétua ou pena de morte junto com quem cometeu o crime.

Mas esta estratégia custa vidas!

Não é melhor impedir um assassinato ao invés de apenas reagir a ele ?

Isso funciona como estratégia complementar para crimes envolvendo pessoas "comuns", mas esquizos geralmente não reagem a esta logica de "punição pelo exemplo", que aliás vai acontecer agora nesse caso dos EUA.

Não tem que ser ser um estado de vigilância chinês/corrano, mas nos EUA eles deixam o negócio tão solto que no começo dos anos 2000 eles eram cheios de células terroristas dentro do seu próprio território, justamente por deixar livre o discurso dos caras de turbante. "Aí não pode ser preconceituoso" e um monte de gente sendo literalmente explodida.

Então, no caso de doença mental o diagnóstico precoce é fundamental, agora vou te contar uma história bíblica:

Deus sabia que Caim tinha a intenção de matar Abel. Deus visitou Caim um dia antes e disse pra ele algo assim: Olha Caim, eu sei o que você tá pensando em fazer, é melhor que não faça!

No outro dia Caim foi lá e matou Abel.

Imagina, nem o Deus todo poderoso quis interferir no livre arbítrio de Caim, de quem Deus já conhecia o coração, quem somos nós pra dizer o que uma pessoa pode ou não dizer, pode ou não fazer. Liberdade é isso, você é livre para fazer o que quiser, mas é obrigado a arcar com as consequências.

No momento em que se dá brecha para censurar fulano, por causa disso ou daquilo, isso vai prevenir mortes ou isso e aquilo, você abre precedente para o estado dizer: "Poxa, não gostei da opinião dele, ele fala verdades inconvenientes sobre mim, vou censurar o discurso dele".

Começa assim, com uma boa causa e termina sempre muito mal. Você pode usar esse mesmo argumento da esquizofrenia para dizer quem pode ou não beber, ter armas, dirigir, se reproduzir...vainpor mim, não é bom, mas não quero de forma alguma lhe convencer, só estou trazendo meus argumentos.

Pegando no gancho em outro exemplo que você deu, terroristas muçulmanos, até onde sei lá no país de origem deles não tem liberdade de expressão e isso não coibir, de maneira alguma, que eles se organizassem em grupos e células terroristas e se espalharem pelo mundo. Ao contrário, é a censura que gera intolerância, uma opinião padrão, mais streaming. O debate de ideias antagônicas leva à tolerância e ao entendimento, porque se pode conhecer um ponto de vista diferente do seu.

Entendo seu ponto de vista, já tive uma fase na adolescencia/vida adulta em que lia muito Mises, um pouco de Popper e outros autores desse tipo.

Como católico, tenho uma compreenção bem diferente do que o liberal acredita ter sobre liberdade. A liberdade total sempre termina na escravidão do sujeito, e isso é um conhecimento antigo cujos detalhes deveriam ser resgatados e compreendidos.

Censurar parece legal no começo, mas vira um monstro no final. Por isso estamos aqui.

Alimente um monstro e seja devorado por ele.

Se for analisar melhor, é justamente o contrário: alimente a liberdade total e obtenha a tirania! Desde Aristóteles e Platão se sabia que democracias, pelos seus vícios inerentes e excessos de liberdades sem limites, se tornavam tiranias. Não sei por que os autores mais libertários, neste ponto, ignoram a causa ou colocam como causa a própria consequência. Algum dia vou estudar mais o judaismo para entender melhor, pois me parece que a chave está aí.

Então você não é a favor da liberdade de expressão irrestrita, correto?

Nenhuma liberdade incondicional e irrestrita.

Eu sei que é difícil conceber isso na atualidade "binária": ou vc é totalmente a favor de liberdade ou comunista. E tem um monte de tirano tentando moldar o mundo a seu modo que corroboraria a visão mais libertária. Mas foi justamente essa "total liberdade de pensamento" e de sua expressão que gerou o pensamento revolucionário, que vem causando tanta tirania e destrução, vide a revolução francesa e seus reflexos até hj.

Mas eles não estão querendo demitir do governo quem celebrar a morte do Charlie Kirk? Isso não seria uma punição civil?

Isso é lindo e moral. Se não está de acordo com os princípios da empresa e dos consumidores essas listas de exclusão são o mais belo tipo de justiça.

A pessoa pode procurar emprego numa empresa esquerdista e que tem consumidores esquerdistas e que comemoraram a morte dele.