Me parece que o caminho para a adoção mainstream do Bitcoin/Stablecoins, no mundo regulado, será algo que exigirá KYC mas sem perder a custódia dos ativos. Isso meio que fica claro com os desenvolvimentos da Lightspark, como por exemplo a UMA e esse novo layer2 que eles lançaram ontem, chamado Spark: https://www.lightspark.com/news/introducing-spark

Eu particularmente acho que esse é um caminho interessante, se de fato desejarmos uma adoção ampla. Para mim é uma vitória e tanto ter a possibilidade de possuir um ativo digital escasso e com a possibilidade de fazer a custódia própria. Acho que adoção ampla sem KYC é muito improvável de acontecer.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Win win para o Bitcoin independente do método mesmo.

Sempre vai haver espaço para adoção com ou sem KYC. E ambos são positivos para o sistema. E que seja assim!

O interessante é que o Bitcoin seja usado tanto no mundo regulado como fora dele.

O pessoal da Lightspark são muito bons na entrega de produtos. Muito profissionais, fora que tem uma montanha de dinheiro disponível para contratar desenvolvedores e criar produtos.

Total! E com investidores grandes por trás. Significa muito saber que tem $ indo para o desenvolvimento. Impossível não ficar confiante.

Follow the money.

Se nós queremos que a adoções seja global, necessitamos de produtos para os diferentes públicos alvos. Para este público alvo, poderá ser um produto interessante.

Não serei o público alvo, mas eu estou curioso, para saber como o sistema vai funcionar, porque tenho algumas duvidas se é mesmo auto-custodial ou é uma auto-custódia limitada.

Em spark.info explica os tradeoffs.

Existem sempre tradeoffs, no caso das LN, a maioria das pessoas não vão utilizar carteiras 100% não-custodiais, eu também o faço. São simples, não é necessário hardware e como são valores baixos, compensa o risco.

O que eu questiono, é eles utilizarem o termo "Full self-custody", pelo que eu entendi, para sair ou entrar na L2 é através de swaps, onde eles serão os intermediários. ou eu percebi mal?

Existe swap sem confiança. Por exemplo a https://boltz.exchange/ não pode te roubar. A troca não envolve confiança em intermediários.

E no caso da Spark será assim também.

Eu gosto da Boltz e da carteira AQUA.

Mas no caso da Spark, eles serão o próprio LP, não vão utilizar Boltz.

A entrada e a saída estão sempre dependentes da Spark.

Assim um governo pode intimar a Spark, para congelar os fundos, não será possível tirar os fundos da L2 sem a permissão da Spark.

Onde você viu isso que a entrada e saída será dependente da Spark? Eu vi foi isso aqui:

Olha isso também:

Eu apenas li por alto, mas fiquei com essa ideia, ainda não tive tempo para ler mais ao detalhe. Mas se permitir outros LP, fica uma wallet interessante.

Vamos ver se os reguladores do mundo FIAT não vão cair em cima.

É muita discussão teórica, o melhor é espera que seja lançado, testa-lo e esperar que funcione.

😏

É, parece que o lançamento será no final do ano.

Se você fala da saída dos fundos do layer 2 da spark, tem saída unilateral, conforme o texto aqui:

Usa o DEPIX, o minimo de KYC.