Só um cristão fundamentalista diria que isso é uma heresia.
"Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira de dos homens. Para bem 8interpretar a Escritura é preciso, portanto, estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar pelas palavras deles.
Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições de sua época e de sua cultura, os 'gêneros literários' em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir falar e narrar. 'Pois a verdade é apresentada e expressa de maneiras diferentes nos textos que são, de vários modos, históricos ou proféticos ou poéticos ou, nos demais, de outros gêneros de expressão'." CIC, parág 109, 110
A Igreja Católica ensina 2 sentidos, o literal, que descreve realidades históricas - como fatos, ensinamentos e eventos - e o espiritual, que é a interpretação figurativa. Dentro do sentido espiritual, desmembram-se outros 3 tipos: sentido alegórico, sentido moral e sentido anagógico.
O alegórico faz conexão dos eventos do Antigo Testamento ao Novo, mostrando como aquelas coisas se revelam em Cristo; o moral mostra como os cristãos devem buscar a virtude e se afastarem dos vícios; o anagógico faz conexão do texto bíblico com as realidades celestes, nossa união final com Deus.
Nenhum desses sentidos me obrigam a interpretar a bíblia de forma que não seja religiosa, procurar bases científicas em um livro religioso é algo ridículo.
Deixo claro que **não estou lhe tentando convencer de que Deus exista ou que minha religião seja verdadeira***, estou mostrando que não é heresia coisíssima nenhuma da perspectiva da minha religião, se outra denominação pensa diferente problema é dela, eu não posso responder por aquilo em que não acredito.