Toda relação é transacional. Até nas amizades verdadeiras e gratuitas, a própria amizade é a moeda. A amizade de uma pessoa com valores semelhantes é valiosa.
No relacionamento homem x mulher, o homem valoriza a beleza e fertilidade da mulher, que são ativos efêmeros. Já as mulheres valorizam a segurança, que pode ser física, financeira e emocional, coisa que os homens demoram mais para alcançar.
Na idade ideal de terem filhos há um descompasso muito grande: a mulher jovem possui muito poder de barganha que está no seu máximo, enquanto que o homem jovem possui pouco poder de provisão e proteção, no máximo segurança física.
Chega uma idade lá por volta dos 27 anos que a decadência da beleza da mulher começa a se equiparar à capacidade do homem de prover e proteger. É aí que acontecem os casamentos, pois o jogo se equilibra mais.
Se passar dessa idade solteira a mulher tende a se complicar para conseguir relacionamento. Se o homem passar desta idade solteiro, ele encontrará um mercado mais tranquilo de oportunidades.