O pior é que eu ouvi dizer na web que o WhatsApp bloqueia as contas de quem usa clientes de terceiros (não-oficiais).

Ouvi dizer também que a União Européia ia forçar os aplicativos de mensagens a serem federados uns com os outros no futuro. Mas ainda não ta claro se o Brasil vai seguir o mesmo caminho.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

O WhatsApp proíbe esses forks e até bloqueia. Os desenvolvedores estão bastante avançados em termos de indetectabilidade, mas ainda pode acontecer se a pessoa usar para comportamentos incomuns que uma pessoa com o APP oficial não conseguiria, como encaminhar para mais de 5 pessoas de uma vez.

Sobre a federação, ouvi dizer também. E acho que isso enfraquece a privacidade e segurança dos apps. Espero que isso nunca seja feito.

Como você acha que isso vai enfraquecer os apps?

Não sei bem.

Provavelmente as conversas entre os usuários do mesmo app não mudará, mas entre apps diferentes pode ser menos aprimorado. Se a pessoa não confia no Telegram que pode descriptografar as conversas, se for falar usando a Signal, por exemplo, pode ser que do lado do Telegram, a mensagem possa ser descriptografada pela equipe Telegram. E o Messenger, o Skype, o Discord, que nem tem criptografia por padrão? Uma mensagem enviada para lá ficaria armazenada em texto aberto e arquivos abertos?

Vai depender muito de como a coisa seja implementada. Por exemplo, vai ter suporte a criptografia de ponta-a-ponta?

A verdade é que muita gente no Brasil usa o WhatsApp porque é “obrigada” (por motivos práticos, sociais/familiares, e comerciais/econômicos). İmagino que a federação contribuiria pra dar mais liberdade a essas pessoas.

E só um adendo, tem a questão do Telegram. Você não pode mais iniciar o acesso via clientes não-oficiais. Você precisa usar o cliente oficial pra autorizar o cliente não-oficial.