O monteiro Lobato era um proto-libertario?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Ansiava pela libertação de São Paulo e foi brutalmente perseguido pelo Estado e governo brasileiro, ao ponto de por questões políticas e opinião, ficar preso por anos e anos ao lado de toda espécie e tipo que iria parar no sistema carcerário, celado, somente por ter fortes e direitas opiniões e afirmações. Eis o Brasil.

“Depois que me vi condenado a seis meses de prisão, e posto numa cadeia de assassinos e ladrões só porque teimei demais em dar petróleo à minha terra, morri um bom pedaço na alma.”

“Chega. Não quero nunca mais tocar neste assunto de petróleo. Amargurou-me doze anos de vida, levou-me à cadeia – mas isso não foi o pior. O pior foi a incoercível sensação de repugnância que desde então passei a sentir sempre que leio ou ouço a expressão ‘Governo Brasileiro’…”

"O petróleo é nosso." (Autoria de jargão real, roubado o mote por estatizeiros esquerdistas hoje, nachinalistas e patriotários do patriotismo verde-louro com o nacionalismo cívico também, e na época, o próprio déspota, tirano e populista Getúlio Vargas adotou-o como frase de propaganda – O Brasil lhe prende, te rouba e até usa intelectualidade deturpada de autores para reciclar políticas ao contrário do pretendido por tais)

– Monteiro Lobato.

Esse país é uma tortura.

Para a indústria paulista – O peso.

Para o agronegócio oligarca de quem está em Brasília "representando" população além da dívida, os varejistas bilionários endividados e similares etc – O alívio

Justo? Nunca. Jamais.

Fun fact: E no Brasil, justamente o Estado atrasou o desenvolvimento da indústria petrolífera, na época do Getúlio, infame Era Vargas. Deixou o natural de Santos-SP Guinle correr o risco e colocar dinheiro dele para investigar o petróleo de Lobato apontado na Bahia. Depois que Getúlio Vargas viu que havia petróleo, embargou tudo e trancou a exploração por anos. Futuramente, quando os gringos passaram a explorar é que veio com a historia do mote roubado e deturpado "petróleo é nosso" e a idéia de criar uma ESTATAL para puxar petróleo.

Não há garantias e empreendedorismo magnata real no Brasil. Nunca houve.

O boicote ao país é sobretudo interno. O poder do burocrata e do empresário local e suas relações promíscuas com o governo federal fecham o progresso na base.

São estes os mantenedores e amantes da União que se deitam e deleitam com o governo federal. Nem digito o que desejo a eles... Impedem a secessão e se caso atentada e vencidos quem almeja sair desse barco afundando, novamente, eles são os legalistas amantes da capital tirana que vão pedir e querer o espólio da "lealdade"... Oligarcas