Replying to ENSA arcaica

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Agressão pode ser subjetiva, o roubo é realmente a quebra do mandamento divino.

Tem gente que diz que foi agredida com um meme. Conheço a visão da ética libertária sobre isso, diz não ser agressão.

E o que é roubo na ética libertária pode ser diferente do que é roubo na ética cristã e vou explicar porquê.

(1) Para começar, a Lei do Reino é jus positivista, só aí já começa a controvérsia entre as duas filosofias.

(2) A propriedade privada na ética cristã é diferente. Não existe o conceito de propriedade como você está acostumado na teologia judaico-cristã, existe o conceito de mordomia (administração de coisas alheias) e a exclusiva propriedade de tudo é de Deus e nós apenas somos gerentes dEle. Quando Deus manda não furtar ele quer dizer: não se meta com as minhas coisas que estão sob a administração do seu próximo. Isso inclui o corpo também e o mandamento de não matar e todas as leis de dietéticas, sanitárias e demais que protegem a vida.

(3) Deus estabeleceu o Estado em Sua propriedade privada. O Estado brasileiro é estabelecido por Ele porque o Brasil pertence a Ele do mesmo jeito que todo o cosmos e as coisas espirituais que Ele criou. O Estado é uma iniciativa privada tomada pelo legítimo dono da propriedade.

(4) O tributo não é roubo, é direito do Estado, sim, as riquezas de Deus, que você só administra, não são tuas, são as mesmas que Ele colocou uma finalidade para certo percentual dela, dez por cento, seja do Estado. Cargas tributárias maiores são abusos e, no dia do acerto de contas de cada administrador com o Proprietário, Deus vai cobrar essas atitudes erradas deles. Sim, 10,1% de carga tributária é começo de uma agressão à administração das pessoas, mas não há roubo.

Não concorda? É teu direito, mas se a Bíblia estiver certa e você errado, o ladrão será você e administradores infiéis não arrependidos serão serão cobrados por isso.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZrUD1gAKCRCI

VB7Q3hGNRitFAQCM/98ibAwK64dftn4vD4YdVNEZ70J0ECAvqZbZl+odkgD/asG0

6SZMa4IQ0oE0SyB0bDsgMLtD1oggS5wHHBsinwM=

=mh29

-----END PGP SIGNATURE-----

Relativismo³

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Muito pelo contrário: ABSOLUTISMO.

Eu não sou o dono da verdade, mas sou convicto dos dogmas e eles são absolutos e não há brecha para relativização para quem tem fé.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZrUPBgAKCRCI

VB7Q3hGNRrlnAQCvN1i6YPezEs2/ca52bonBgLMpqjygJzDAdnZf+5H0AwEAmxNl

lN888F/DyH5Fmo/mj67W1wBlrOxSpDFH6/WICgI=

=yaNJ

-----END PGP SIGNATURE-----

Po, desculpe, mas 100% do seu texto não fez sentido e se contradiz. Não é dono da verdade, mas é convicto de dogmas e eles são absolutos sem brechas pra relativização a quem tem fé (Acreditar em algo independente de provas)...

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

É que eu escrevo imaginando que quem vai ler vai chegar a mesma conclusão, a mesma ideia que eu tenho em mente no momento em que estou escrevendo.

Ele disse que eu relativizei os termos, mas foi só retórica. Eu tenho uma posição absoluta sobre o que é agressão e o que é roubo, o que eu quis dizer é que alguém que sente dor por causa do escárnio, sarcasmo, zombaria envolvendo-a em um meme se sente realmente agredido, mas os libertários dizem que não houve agressão. Tanto a pessoa do meme, quanto o libertário quanto eu somos absolutamente convictos daquilo que acreditamos, sentimos, experimentamos, etc. Relativização é só a maneira como alguém vê um discurso de quem pensa diferente.

Dogmas podem ser questionados, até mesmo abandonados, eles não são prisões intransponíveis, mas são conceitos profundos que estão integrados em nossas vidas, que nos fazem ser o que somos, para mim é parte da identidade da pessoa. Mas qualquer um pode repudiar seus dogmas e muitos fazem isso em momentos complicados da vida.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZrUhJwAKCRCI

VB7Q3hGNRhtFAQCkk3KuIJo2/tlL5KyGmZ4CZQ9e/N266rRMUpRGgVAk6QEAxb6g

44IYSRxFQut2PdEaP9+saF/CIJh4vFOB4H/KRg4=

=1MnN

-----END PGP SIGNATURE-----

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

É por isso que são dogmas, não há uma prova de que é verídico ao ponto de qualquer um ter que concordar porque além de não haver evidências contrárias, há todas a favor.

Muitos se perguntam porque não temos prova de que Deus existe. Se Deus apresentasse Suas verdades incontestavelmente não deixaria margem para liberdade de ninguém. Para o bem dos que desejam duvidar, Ele até permite compreensões plausíveis, mas errôneas, de coisas no mundo, que podem ser usadas como evidências contraditórias pelo amor a liberdade. E tem gente que acha que Deus é tirano.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iHsEARYIACMcHEVsIE5hcmRvIDxlbG5hcmRvQGR1Y2suY29tPgUCZrUi+QAKCRCI

VB7Q3hGNRrwrAQDvCZsOETBEsOZfW8LHtwbcL96bsAAQ6lP/DwYm5EFjbgEA/a80

u0rkUn8WVbp5/Ns39/wvFD3yeH1XRpDEcXtLjA0=

=gfB+

-----END PGP SIGNATURE-----