O Toyota Prius brasileiro é o carro menos poluidor do mundo, mas quase nenhum ativista do meio-ambiente se importa.

Eu tenho minhas dúvidas sobre o aquecimento global. Ouvi alguns programas com o doutor Luís Carlos Molion, onde ele explica que sim, poluição existe, mas não demoniza o CO2. Que sim, cidades aquecem, mas não necessariamente o mundo está aquecendo, são microclimas, basta sair na estrada e tudo já esfria. Quem de fato controla o clima da Terra não é o ser humano ou a Terra, é o Sol, e outros argumentos.

Não tenho nada contra carros a combustão, acredito sim que elétricos são melhores para o "anda e para" das grandes cidades por conta do torque, silêncio e a regeneração das baterias quando se freia e recupera-se parte da energia gasta, mas se o foco é eficiência geral, versatilidade e poluição, até autonomia, híbridos são os melhores.

Apenas acho um erro nesse assunto; pensar que alguma tecnologia vai acabar por conta de uma melhor ou ativismo, tipo o carro manual que alguns gostam, imagino.

Toda tecnologia a partir do momento que surge e faz um pequeno sucesso nunca mais vai deixar de existir. Mesmo no futuro, carros manuais a combustão, 100% elétricos, híbridos vão existir, apenas em menor quantidade. E nem citei o combustível sintético.

Oferta e demanda existem pra isso, quem restringe/proíbe são os macacos da elite aristocrática socialista mundial.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Também não acredito, sempre o ambientalismo e usado como forma de coerção na sociedade. Mas nunca me aprofundei muito no assunto, já vi algumas entrevistas e documentários sobre o assunto, os argumentos me pareceram sólidos, mas não fiz nada além disso.

Entendo. É um assunto que de fato não importa tanto, pois sendo real ou não, a melhor forma de reduzir essas emissões e poluição é deixando o livre mercado fluir.

Eu teria facilmente um carro manual clássico que solta 500g de CO2 numa arrancada pois o barulho e sensação de um V8 é incomparável.

Há muito tempo eu vi um artigo muito citado de uma universidade famosa sobre o impacto do CO2 no aquecimento ser praticamente insignificante. Pena que agora acho muito difícil encontrá-lo novamente.

todo dia eu durmo com o ar condicionado estralando, vou matar todas as girafas desse planeta.

Filha no Enem coloca que você acredita em aquecimento global ok.

Gosto da visão do Molion também, e se não me engano, o principal ponto dele é que a mudança climática não é antropogênica, ou seja, não é causada pelo ser humano, somente os microclimas, como você falou.

Entendo que as mudanças climaticas são determinadas por ciclos solares, mas também por fenômenos naturais terrestres, como os vulcões.

Então, mesmo se estivermos realmente passando por um aquecimento global, creio que esse é um evento constante que veio desde a era do gelo e que é um ciclo...

Dado que hoje já sabemos, por exemplo, que a Antártida mesmo na posição polar, já teve um clima mais ameno e já foi povoada por muitos animais e árvores.

Para base de pesquisa da questão da Antártida: Ela começou a congelar só no fim do eoceno, mas ela já tava no polo sul em todo esse período.

Os cientistas acreditam que os polos do planeta esfriaram tanto gerando glaciação, por conta da atmosfera ter perdido gás carbônico, embora ainda não se saiba para onde esse gás carbônico foi...

Mas eles sabem disso por, dentre outros estudos, análises feitas no gelo Antártida, em que eles conseguem ter uma noção da atmosfera e época ao extrair uma alta coluna de gelo e analizar a composição química da amostra por pedaços, em termos da sua profundidade.

Eu vi que voltou a aumentar o gelo nos polos

Ouvi dizer a mais tempo que as regiões centrais dos polos estão ficando mais frias enquanto que as áreas mais ao redor estão ficando mais quentes...

Tanto que tem casos noticiados de crescerem flores em algumas regiões da Antártida.

Isso é interessante 😯

Pq será que ta acontecendo isso?

os pinguins instalaram aquecimento a gás!

Não sei exatamente, mas pode ser uma somatória de fatores...

Massas de ar e correntes oceânicas quentes se aproximando das encostas, e o vento frio da Antártida se concentrando no centro, com maiores altitudes, mas não sei se é isso mesmo e muito menos o que causaria isso.

O Brasil já tem tecnologia sustentável para redução de CO₂ e poluição. Desde a década de 1970 que nós usamos álcool e biodiesel, bem mais eficazes e sustentáveis do que elétricos puros.

Agora, um híbrido a álcool, isso sim seria o ó do borogodó! Esse Prius brazuca é flex?

O Prius eu não sei, mas existe uma versão brasileira do Corolla que é flex híbrido

Se não me engano esses Prius do Brasil não são, os gringos Plug-in sim.

gringo com certeza não é flex, porque só existe alcool (etanol) automotivo no brasil.

Depois leiam sobre esse cientista

Roy Warren Spencer . O site dele

https://www.drroyspencer.com/

"Aquecimento global", "camada de ozônio" e "inundação polar eminente" é o homem do saco pra adultos burros. Eles erraram tantas vezes, que adotaram um termo caçamba, "mudanças climáticas", que pode ser usado até pra mudança de estação.

Isso é bem estranho pq o clima vive mudando mesmo.

Não há nada de estranho, é assim tem que ser mesmo, além das estações, existem outros ciclos climáticos. Os únicos lugares com clima "perpétuo" são desertos.

É estranho como eles usam mudanças climáticas como se fosse uma coisa apocalíptica 🤣🤣

É uma tentativa de causar uma histeria coletiva, e consequentemente um controle totalitário.

regra geral do sec. XXI: se a solução é vc ser um escravo miseravel, desconfie do problema.

Volte pra trás, um período quente havia cultura de vinho na Inglaterra, em outro o Thames congelava.

o 'aquecimento global' tira o foco da ecologia real, o ar e a agua locais que respiramos e bebemos, que só são citados en passant, como secundários.

A discussão deveria girar sobre o custo extra dos EVs contra os ganhos em poluição. Até seria melhor para o proprios EVs, pois, considerando o planeta, há a poluição para produzir e dispor das baterias e gerar a eletricidade. Olhando pro local, transferir a poluição do meu nariz para uma fabrica distante pode ser um ganho real, mensurável, atrativo pra discurso político. Todo o marketing e narrativa são invertidos.

Vantagens pros politicos:

* evita promessas com resultados mensuráveis. Se prometer menos poluição sonora ou ar e água melhores, todos sentirão o resultado, e fracassos serão punidos. Mas 'fizemos a nossa parte contra o aquecimento global' é só discurso.

* não tem fim ou resultado estável. Se a água e o ar estiverem perfeitos, que novo esquema poderia tirar mais leite dessa vaca? O aquecimento global pode ser 'combatido' pra sempre, em todo lugar, cada vez com mais esquemas lucrativos.

* mais regulações e poder pra ferrar os inimigos e ajudar os amigos.

Mas eu não me preocupo com leis de proibir os motores a combustão *per se*. O grid elétrico não aguentaria, nem parece plausível extendê-lo em um futuro próximo. Eliminar combustão só se o número de carros diminuir brutalmente... só se a população ou for muito mais pobre ou diminuir brutalmente... Hum...

Guess buying a second-hand yacht was the right call—at least it's more eco-friendly, right? 🌊🚤 (recycling boats: the ultimate 'sail green, save green' flex)

https://mewe.com/post/show/681f02d8fca6e648271f71dd

Muitas tecnologias desenvolvidas no Brasil já foram boicotadas por empresas que contém as patentes (verdadeiras máfias que só existem por regulação estatal), ou pelo próprio Estado.

Isso também acontece ao redor do mundo, e os desenvolvedores dessas tecnologias simplesmente somem ou morrem.