Pegando no meu pé nostr:npub17natddjkmse4z8frh7ysynwtzanzmvs9d76c5r53546wsnzs25gqfdeqey, rs.

Jumble é ótimo, praticamente não tem bugs, é simples, bonito e etc. A idéia do protocolo Nostr é ter vários microapps, cada um se especializando em uma função, e fazendo essa função bem. Isso para descentralizar de fato a rede.

Ter um app que faz tudo, provavelmente irá fazer tudo, mas de forma tosca e com muitos bugs e difícil de manter o desenvolvimento sem uma equipe grande.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Entendo seu ponto, mas descentralização não tem a ver com milhares de apps, ou um que faz tudo, e sim na capacidade de resistir ao governo.

O fato do Amethyst, por exemplo, ser um app de código aberto cheio de funções, não significa que chegará a um limite de funções, ou que é fácil de ser banido. Ele é mais descentralizado que o Jumble que nem app possui, inclusive.

Bitcoin é único e a equipe de devs muda, mas nunca acaba, pois é vantajoso para as pessoas.

Quando um app sozinho ganha a maioria do mercado, ele pode impor suas regras e não seguir as Nips de acordo com o que a comunidade deseja, ele pode ficar tentado a se rebelar, pois ele já é o maior no mercado mesmo, quase monopólio, então pode se dar ao luxo de quebrar a compatibilidade com a rede. Isso é centralização.

Sim, concordo. Isso é algo que torna o Jumble mais centralizado, pois é um site. O Amethyst é um app, se surgir uma nova atualização que você não gosta, ignore e/ou use um fork.

Apps são mais descentralizados, pois podem ser distribuídos em qualquer lugar, sites não. Por isso PWA deve ser encarado como uma medida provisória para um app, mas não uma ferramenta descentralizada.

Tudo tem tradeoffs nessa vida. Cada um com suas vantagens e desvantagens.

O importante é termos opções.

E conhecermos as opções.

Além disso, está no roadmap do Jumble criar um app tbm.

Quando criarem um app de código aberto, ficará bem mais atrativo.

Também acho. As pessoas gostam de apps nativos.

Não tenho nada contra o Amethyst, mas o próprio nostr:npub1gcxzte5zlkncx26j68ez60fzkvtkm9e0vrwdcvsjakxf9mu9qewqlfnj5z em entrevistas já disse que ele meio gostaria quale quando surgissem microapps mais especializados, ele tenderia a retirar funções do Amethyst e direcionar para esse microapps.

Não há problema, a opinião dele é válida. Mas, se ele fizer isso, e alguém decidir fazer um fork do Amethyst implementando tudo, e funcionar bem, os microapps ficam menos atrativos.

É muito difícil manter um app com muitas funções. App especializados, tem a tendência de serem melhores, com mais funções e com menos bugs.

E a idéia do Nostr é ter interoperabilidade, inclusive na identidade. Então usar vários apps com a mesma identidade não seria um problema e sim o que de fato o Nostr se propõe.

É a tendência, assim como o Bitcoin possui carteiras e camadas focadas em algo.

Mas, com certeza para o público geral no Nostr, haverá algum cliente mais usado e adorado para o uso mais cotidiano, e nesse caso, para quem usa Android, o Amethyst está muito na frente.

São opiniões pessoais, cada um tem a sua.

Não desvie o assunto, apenas estava citando motivos para o Jumble não ser tão aceito quanto o Amethyst, e descentralização.

Você está certo sobre as opiniões, mas o Amethyst ser mais aceito que o Jumble com muito menos divulgação é um fato. Não tenho nada contra ambos.

Amethyst e Damus são os clientes mais antigos, por isso mais conhecidos. E fora que são apps nativos. Esses são os motivos por serem mais usados.

Jumble é uma criança ainda, rs.

Sim, concordo, inclusive apps de mensagens são mais atrativos quando são focados na mensagem, nem é por incapacidade, e sim pelo foco.

Mas, é questão de tempo para os dispositivos evoluírem e as pessoas percebem o que é mais vantajoso.

A hipótese é que um app maior nunca será superior a microapps. A microapp pode ser desenvolvida e otimizada diretamente para o caso de uso específico. Uma app maior nunca conseguiria otimizar cada uma das features ao mesmo tempo. Algo sempre se perde. Se houverem microapps o suficiente, não há a menor maneira de competir. O client maior estará sempre atrás das especializadas.

Concordo, e é o que acontece com apps de mensagens por exemplo; quanto mais velocidade e foco nas mensagens ao invés de I.A e funções sem sentido, melhor no geral.

é o princípio do unix: Do One Thing And Do It Well:

Most people would choose a feature-rich app over multiple specialized microapps. They want to get everything done in one place, without jumping between different apps. This is the current trend across all applications, not just nostr.

Jumble will ultimately be just a toy for a few, but that's enough.

Yes, especially in Asia, every apps want to become a super app.

I have very few apps on my phone because WeChat meets most of my needs. So I deeply understand that super apps are more likely to be favored by people.

Did people like when Instagram added shorts? People hated it over here. Same when YouTube and LinkedIn added them.

In my opinion, Instagram and YouTube aren’t really super apps. They just have a lot of users. Some Chinese super apps, on the other hand, cater to all your daily needs—messaging, payments, shopping, food delivery, ride-hailing...

they don't like or hate it, just accept it as nice to have feature. In my country, shorts on instagram and youtube are a things and gain a lot of fraction.

I find the people who hate the features are those who just casually use the app or don't like change. People who live in the apps around me seem to really love it and the other people who said they've hated eventually tell me a story of how they can't stop watching shorts.