Tenho pensado em algo muito estranho sobre o Nostr…

A maioria dos clients repete formatos bastante semelhantes aos das redes sociais centralizadas. E o comportamento de muitos usuários parece estar sendo condicionado de forma parecida, mesmo sem a presença de agentes centrais ou influências externas claras que provoquem esse condicionamento.

A busca por interações rápidas (respostas, curtidas e também doações) faz com que alguns, senão todos, se tornem mais ansiosos por postar algo impactante ou chamativo. Quando não recebem o retorno esperado, acabam se sentindo decepcionados, como em um mecanismo de punição e recompensa. Com isso, muitos passam a se moldar ao ritmo dos outros para conseguirem interagir, reafirmando os mesmos pensamentos, ou então criando polêmicas e discussões vazias, apenas para gerar engajamento ou obter atenção.

À primeira vista, pode parecer algo banal. Mas esse padrão pode massificar ou até radicalizar ações e opiniões, muitas vezes sem que os próprios usuários percebam. Além disso, impacta negativamente a atenção e a concentração, gerando uma grande dispersão. Assuntos já discutidos retornam como se fossem novos, porque se perdem em um feed infinito e são logo esquecidos. Com isso, grande parte das interações não gera impacto positivo na vida de ninguém. Tudo se transforma em uma grande perda de tempo, ou pior, em uma dessensibilização com os temas e com os próprios indivíduos.

Isso também parece estar impactando na capacidade de interpretar o que é dito, de buscar informações por conta própria e ter a paciência necessária para compreender o outro antes de o julgar apressadamente.

Vejo esse fenômeno se repetir com notícias, memes, discussões ideológicas e até provocações mais diretas.

Muitos conteúdos são importados de outras redes, da mídia centralizada, de memes ‘channers’ e de conflitos vazios, o que acaba levando a comportamentos massificados e extremamente passageiros. São pautas do momento, muitas vezes impulsionadas pela raiva ou pelo deboche, em relação ao tema ou pessoa, e raramente pautas que buscam a criação real de valor.

Vejo que a atenção, mesmo dentro do Nostr, continua sendo o recurso mais escasso atualmente, e até arrisco dizer que ainda mais escasso que o Bitcoin. Afinal, o Bitcoin não surge do nada. É preciso antes ser, minimamente, produtivo em algum trabalho e na vida para o receber e manter. E isso pode se tornar cada vez mais difícil com o crescimento das distrações, das redes sociais e também incluo a crescente dependência em IAs para realizar praticamente qualquer coisa.

Esse post, é uma somatória de posts anteriores que eu fiz com questões mais atuais. Não estranhem caso achem que estão vendo a mesma coisa, pois é um ponto que acho que está escalonando.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Comportamento de recompensa faz parte de todo ser vivo e não vivo (IAs)

Faz. Mas não estou me referindo ao tipo natural de recompensa, mas a uma recompensa artificial, a sensação de gratificação em fazer algo, ainda que aquilo não beneficie ou até traga prejuízos.

Um jogo de azar, por exemplo, gera uma recompensa artificial que faz o jogador perder tempo e dinheiro com os estímulos que ela cria. E, se observar bem, não é tão diferente dos estímulos de uma rede social.

Toda interação social tem um certo nível de recompensa artificial (artificial no sentido de não trazer um benefício objetivo). Quer ver? Uma jogatina de Baralho ou Uno com os amigos, sem aposta. É algo recreativo. Não há uma recompensa real naquilo a não ser a interação social per se. A maneira que nos arrumamos para encontros sociais, quando recebemos elogios (tá cheiroso, arrumado), é gratificante e uma recompensa, que pode se dizer que é artificial também. Mesmo que seja analógica. A diferença desses estímulos para estímulos de redes sociais, é apenas que o segundo é virtual. Mas continua sendo uma validação social. Mesmo que seja da sua bolha. Da mesma maneira que vicia-se em jogar COD, vicia-se em jogar baralho, bingo ou dominó com os amigos. E o problema é o mesmo, o exagero, o vício. É possível se viciar em qualquer coisa, e vício sempre é prejudicial. Seja analógico ou digital.

Agora convenhamos, jogar com seus amigos têm benefícios claros, quando não se é um vício. Mais networking, uma melhor conexão com os amigos, etc. Da mesma forma também há vantagens em ter engajamento nas redes sociais. Além da validação, isso pode ser bem recompensador financeiramente e aumenta muito a sua rede de contatos e de confiança (gancho para a PLS talvez?). Ambos os meios sociais (analógico e digital) são proveitosos quando não há vício. Acho que no caso não cabe culpar a ferramenta em si, mas justamente a fraqueza mental humana quanto às ferramentas.

Eu entendo isso. Mas o que quis expor é que tem coisas que são feitas para serem viciosas, são estudadas e aperfeiçoadas para serem.

É aí onde está o meu ponto de crítica. As redes sociais centralizadas são pensadas para prender o usuários, fazer eles se viciarem na plataforma e criar bolhas internas com base em assuntos superficiais que quase sempre geram engajamento. E isso, mesmo sem os famosos algorítimos.

A própria interface das redes sociais leva elas a serem usadas como um amontoado contínuo de interações que nunca para. Assuntos levam a outros e a maioria não se desenvolve. E não é como um jogo de uno ou dominó, em que a experiência é pontual, tem começo e fim definido. É como uma roleta sendo girada (feed), uma expectativa de recompensa (resposta/ganho financeiro) e não tem um fim (objetivo concreto).

Eu não saberia dizer exatamente como corrigir isso, mas sei que há algo de errado na formatação atual da maioria dos clients, senão todos.

Acredito que o ganho financeiro em #bitcoin é mais alinhado com o que as pessoas querem do que em FIAT. Então acho recomendável focar mais em ganho financeiro em #bitcoin do que em FIAT.

Quando as pessoas gastam #bitcoin, geralmente gastam com mais consciência. Porque o poder de compra do bitcoin tende a aumentar no longo prazo.

Mas quando as pessoas gastam FIAT, geralmente gastam com menos consciência. Porque o poder de compra de moedas FIAT tende a diminuir no longo prazo.

Não estou criticando o Bitcoin, nem ao protocolo Nostr, estou falando do formato dos clients.

Estou aqui bem no início do Nostr e também estou ciente de tudo o que você disse, defendo o Bitcoin mesmo antes do Nostr aparecer.

Eu tinha entendido que você estava criticando a expectativa de ganhos financeiros (principalmente em FIAT). Obrigado por esclarecer.

Tenho percebido isso. Ultimamente tô realmente percebendo certos gatilhos no Nostr que são parecidos com os gatilhos de redes sociais como X ou Instagram, e vez ou outra acabo me pegando sendo capturado por esses gatilhos. Tenho que me manter vigilante quanto a isso. A ferramenta deve nos servir, e não nós servirmos à ferramenta

Exatamente. Acontece comigo também.

E isso considerando que eu já filtrei bastante coisa...

Pois é. Concordo com alguns pontos aí.

Quanto a um dos pontos: Tenho dito após uns meses frequentando aqui que os assuntos raramente se diferenciam dos de outras redes (e ainda arrogam superioridade?! Calma lá, calebresos... 😅)

Já conheço ele, uso para os relays de pesquisa.

Usava para outras áreas antes, mas me avisaram que causava problemas. Os meus posts não eram vistos.

Bora IRC?

É a primeira vez que sei desse termo. Busquei brevemente, mas não entendi bem. Como funciona?

Chat das antigas, pelo terminal, ao vivo, sem curtidas, compartilhamento, logs e se você fechar o aplicativo você não consegue ler nenhuma mensagem que foi escrita durante o tempo que você ficou fora porque ele não guarda as mensagens em lugar nenhum.

Então funciona quase como a DM do Amethyst no modo anônimo. As mensagens somem sozinhas depois de um tempo.

Mas tem curtidas 🤔

Não exatamente, Amethyst é muito moderno pro IRC. A diferença no IRC é que você participa de salas, então não é direct. Você tem que usar pra entender...rsrsrs...Nesse feriado não, mas de segunda a sexta de 8:30h as 09h eu tô na sala nostrianos no servidor freenode.

Vou ver se faço um mini guia aqui pro pessoal do Nostr

Sou completamente ignorante sobre isso. Onde acho informação sobre esse servidor e sala?

Inclusive as comunidades são baseadas no Reddit

Realmente... Eu nem tinha percebido isso kk

Será que causam comportamentos semelhantes a dessas redes sociais pelos usuários associarem? Ou pelo proprio formato e funcionamento? 🤔

Se for pelo segundo, seria interessante ver o que causa isso...

Só sei que nunca usei Reddit kkkk mas me pareceu um pouco o mesmo formato. Mas fazer o que, o Nostr é uma rede social descentralizada, consequentemente irá ter comportamentos parecidos, exceto pelo fato de que não há algoritmo. Os próprios usuários são seus algoritmos