Foi fraco, não teve punho firme e atacou quem não deveria. Foi avisado pelo próprio Leão XIII e não deu ouvidos. Flertou com a maçonaria e perseguiu a religião que fundou o seu próprio império.

Sinceramente, falam que D. Pedro II foi o maior do brasileiros. Pra mim, tá mais pra um covarde. Intelectual? Sim, claro, mas covarde.

O almirante Joaquim Marques Lisboa ofereceu ajuda e ele recusou. Com a ajuda da marinha, o golpe seria facilmente impedido.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu acho engraçado o paralelo q ele tem com Bolsonaro. Os intelectuais e historiadores que admiram um, geralmente também admiram o outro.

Esses historiadores didireita reclamam dos diesquerda, mas também se deixam mover pelas opiniões.

Nunca pensei nesta ponte, mas faz sim bastante sentido. Tirando o fato óbvio que um era culto enquanto o outro é boçal e as circunstâncias de cada época, ambos trataram o poder com descaso. E, quando o governante não usa o poder que detém contra seus inimigos, seus inimigos o usam contra o governante em exercício.

Sofria de depressão, minha dúvida é se a depressão gerou a apatia que se traduziu em covardia, ou se foi o contrário.

Com certeza o Bonifácio e outros maçons o distrairam e "torraram" a mente dele com bobagens e coisas menos importantes desde a infância.