Eu estava pensando nisso esses dias. A blockchain é uma forma perfeita de registro de tempo por que ela na verdade é exatamente isso, um registro de tempo a prova de adulterações.

O conceito de mega bloco é novo pra mim, gostei de ler sobre. Não acho que a blockchain seja um bom método para previsão temporal por que o tempo de resolução dos blocos não é exatamente fixo. Porém, para marcação de datas e eventos passados é perfeito.

E tenho que dizer novamente que o Timechaincalendar é o melhor visualizador, deixo ele como “relógio” quando meu pc está em stand-by.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sim, a previsão exata do tempo futuro sempre envolve uma margem de erro, mas, considerando um intervalo longo de 19 anos, essa diferença torna-se insignificante para a análise de eventos dentro desse período.

É uma grande janela de tempo previsível, útil como referência histórica.

Precisamos fazer os cálculos com uma amostragem. Eu por acaso fiz uma recentemente sem esse intuito.

Postei antes de terminar. Seguindo:

Em 20/03 as 23:00 estávamos no bloco 888684 e eu calculei que estaríamos no bloco 888888 em 22/03 às 10:18. Ele foi resolvido em 2025-03-22 06:15:51. A data é precisa e a hora não em um volume de quase 200 blocos.

Creio que essa margem de erro escalona numa amostragem maior, algo como 1% do mega bloco. Não vou fazer agora, se alguém puder fazer seria legal.

Entendi o que quis dizer, tava vendo aqui a diferença entre o Bloco 100.000 e o Bloco 800.000.

A diferença entre a previsão e a realidade é de 9 meses adiantado.

É, para marcação de tempo futuro é inviável. Mesmo assim continua sendo a marcação perfeita de tempo passado.

Vou mudar algumas coisas no whitepaper. Obrigado!

Tmj. Quando mudar me avisa que eu quero ler e contribuir.

Fiz as alterações.

Li suas alterações e agora ficou mais claro.

Eu não sei se só eu tive essa sensação, mas o mega bloco como conceito que não seja validado matematicamente me parece vazio. Não quero dizer que com isso a ideia é vazia, na verdade tem muito espaço para elaboração.

Matematicamente na blockchain nós temos o halving e o ajuste de dificuldade se eu me lembro bem, esses dois são definidos por quantidade de blocos e não por tempo. A função do ajuste de dificuldade é a de manter a média de de tempo físico sobre controle em relação a resolução dos blocos. Já o halving corta pela metade os incentivos dos mineradores. A pergunta que fica é, qual seria a função do mega bloco? Não tem, ele é um conceito temporal que usa a matemática do blockchain.

Porque acho que a ideia é relevante? Considero propõe uma nova forma de organizar o tempo. Hoje estruturamos o tempo com base no movimento da Terra em em relação ao Sol, que é fixo e previsível. Já o mega bloco permitiria estruturar nosso tempo em função do motor desse novo mundo que é o #bitcoin. Poderíamos instituir “ano novo”, fechamento de períodos e até de períodos fiscais, tudo estruturado na definição de blocos que constituem um mega blocos, seja de 1 ano, por exemplo, podemos mudar o nome depois.

Gostei da ideia e espero que minhas observações tenham contribuído com novos pontos de vistas e novos conceitos.

Obs.: não é pra pegar o calendário e jogar no lixo, pra deixar claro.

De fato, uma utilidade prática é algo que falta. Talvez surja algo assim no futuro, digo, uma utilidade prática.

Já que começou a proposta começa a pensar em como incrementar.

Eu só trouxe problemas, a solução é com você.

Sim, eu quis dizer "surja da e na minha mente". Preciso pensar.

Obrigado.

A propósito, fico feliz que tenha gostado!