"Eis que eu vos envio como ovelhas entre lobos. Por isso, sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas."
Matheus 10:16
Sempre é importante medir forças e estudar o inimigo primeiro, e não agir por impulso.
A efetividade das ações é tão importante quanto a coragem para toma-las. Isso porqur o inimigo age na base dialética, ajustando narrativas e ações quando aparentemente ganham ou perdem, para sempre extrairem uma vitória.
Na fase atual, só vejo a possibilidade, na cultura, de atuar com psedônimos, pois atualmente o que temos é uma guerra assimétrica dissimulada de política, vide o próprio Kirk que debatia com pessoas que não queriam buscar a verdade, mas vê-lo morto. Não existe política de fato. Não existe uma praça pública de debate de idéias, nem física e nem digital.
Antes de decidir ser um mártir, lembre da esposa que você vai deixar de ter, dos filhos e netos que você vai deixar de ver crescer, e reflita se essa é realmente a vocação que Deus lhe deu, ou se é apenas um "impulso". Uma família forte, bem educada, em um país mais "normal" pode ser algo muito bom, até porque um dia a Terra de Santa Cruz pode ter que ser povoada novamente.