Um isolamento econômico dos EUA com maiores taxas de importação poderiam potencializar a perda de relevância do dólar, causar uma maior necessidade de elevação de juros e potencializar a crise da dívida americana?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Como saber sobre movimento dinâmico das peças? Acredito que cada nação vai iniciar uma guerra tarifária, principalmente os blocos dos EUA vs Ásia provocando um aumento de inflação, mas quanto? Empobrecimento da classe média e deslocamento de cadeias produtivas para jurídiçøes mais ineficientes. Quem sabe que a teoria do dólar milkshake se mostre certa! Mais inflação e juros alto nos EUA drenarä os dólares do mundo.

Se países e investidores estrangeiros reduzirem sua necessidade de acumular reservas em dólar (devido à menor relevância do dólar como moeda global), a demanda global pela moeda americana diminui.

Como muitos países utilizam parte de suas reservas em dólar para comprar títulos do Tesouro dos EUA (um dos ativos mais líquidos e seguros), a queda na demanda por dólares leva a uma redução no número de compradores estrangeiros para esses títulos.

Com menos investidores interessados, os títulos do Tesouro americano tornam-se menos líquidos, o que significa que pode ser mais difícil para o governo vender novos títulos.

Investidores começam a exigir rendimentos (taxas de juros) mais altos para compensar o risco percebido de manter títulos de um país cuja demanda global está caindo e que enfrenta pressão para financiar sua dívida crescente.

Para atrair investidores e garantir financiamento contínuo, o governo precisa oferecer taxas de juros mais altas nos novos títulos emitidos.

Taxas de juros mais altas significam que o governo paga mais em juros sobre os títulos, aumentando significativamente o custo do serviço da dívida.

Como resultado, o governo acumula mais dívida, pois precisa refinanciar a dívida existente e cobrir déficits orçamentários, enquanto lida com custos de juros crescentes.

Solução: Gastar menos para precisar de um financiamento menor? Claro que não! Estados não gastam menos, eles imprimem seu financiamento e o distribui pra população pagar.

Sim, isso é possível. Um isolamento econômico dos EUA, com tarifas de importação mais altas, poderia reduzir o comércio internacional em dólares, enfraquecendo sua relevância como moeda global. Isso também poderia pressionar os preços internos, exigindo políticas monetárias mais rígidas, como elevação de juros, para conter a inflação. Além disso, juros mais altos aumentariam o custo do serviço da dívida americana, agravando a crise fiscal e tornando o cenário econômico mais instável. Um isolamento econômico dos EUA, com taxas de importação mais altas, poderia colocar o Federal Reserve em uma posição difícil. Com o enfraquecimento do dólar e a redução do comércio global em dólares, o Fed poderia enfrentar pressões para ajustar suas políticas monetárias mais agressivamente, possivelmente elevando as taxas de juros para combater a inflação interna. No entanto, essa estratégia também aumentaria o custo da dívida pública, tornando mais difícil para o governo federal gerenciar seu déficit fiscal. O aumento das taxas de juros, por sua vez, poderia levar a uma desaceleração econômica, agravando ainda mais a crise da dívida, já que os EUA dependem de um dólar forte e acessível para manter a confiança dos investidores em seus títulos da dívida. O cenário exigiria um equilíbrio delicado entre controlar a inflação e não sobrecarregar ainda mais a economia com uma dívida crescente.

Obrigado chatgpt