Avatar
Fabricio
1c77e5384c82cc42ac165631ac478a5e5fdec030f9e49654e209c04588acb243
An apprentice

Finalmente meu canal do ZAP aqui está aberto. Não conhecia esse mundo interno das criptos. Isso só existe com BTC ou tem com outras moedas também?

Replying to Avatar Eduardo Vieira

Venho dizendo há muito tempo que não estamos numa democracia. Curiosamente isso causa tanto desconforto que eu seria colocado para escanteio se tivesse tamanho para isso.

Essa relutância ao encarar a verdade é de dar medo e deriva de algumas motivações, todas ruins:

1. Um analista político que tenha feito carreira nessa tarefa precisa fingir (ainda que para si mesmo) que estamos num jogo democrático aceitável. A alternativa acaba com seu trabalho.

2. Uma liderança política precisa mostrar que pode ser útil. Se declarar que não pode fazer nada (fato) acredita que seu eleitorado vai se sentir traído ou achar que ele está desistindo.

3. Comunicadores populares dependem de assunto todos os dias para sobreviver. Ficar falando que as articulações no Congresso são um ridículo e inútil teatro que só ajuda aos políticos também não angaria interesse da audiência. Nosso povo também tem culpa pois ama uma mentira agradável em detrimento de uma verdade dura.

E o negócio segue por aí, com todo esse ecossistema lutando para sobreviver. É compreensível. Não estou chamando ninguém de safado, apesar de vários o serem, especialmente entre os políticos.

O problema disso tudo é que a verdade se perde e o povo vai acompanhando, calmo e esperançoso, sua própria descida ao inferno.

É muito triste assistir a esse espetáculo cruel. Ao menos posso, ainda, falar a verdade neste espacinho minúsculo. Essa é a recompensa da real e total independência.

Só presto contas a Deus e mais ninguém. Que Ele me permita enxergar a Verdade.

(Eduardo Vieira 16/mai/2023)

A verdade é mesmo uma busca extremamente necessária. Ela incide na minha realidade e identidade como também na realidade externa. E tano num mundo quanto noutro há inúmeras formas de se perder em ilusões.

Replying to Avatar ish4k

pois é, é complicado isso. tô achando bem produtivas as conversas que venho tendo com a direita nos últimos dois anos. não que antes não existisse, pelo contrário. eu venho de uma família ultra católica, conservadora ao extremo, agro-capitalista de goiás (daí tu tira). e sempre tentei conversar com eles, sem êxito. daí meu espírito livre desde bem pequeno mesmo, me descobri um libertário aos 11. e sempre foi esse dilema na família (só de primos, são trinta), nos natais a gente até criou a brincadeira dos opressores e oprimidos, eu sempre do lado dos oprimidos. aí, de repente, de dois anos pra cá, eu comecei a concordar com meu primo que era o mais antagonista de todos. e a gente chegou à conclusão de que não tinha sido eu quem tinha mudado, mas ele e a direita, assim como a esquerda tinha mudado também, uns cooptando os princípios dos outros. palavras de ordem como “meu corpo, minhas regras” de repente foram abandonadas pela esquerda e adotadas pela direita, mas a certa altura destrocavam de novo dependendo da conveniência, de cada situação. eu acho, como escrevi dia desses aqui, que essa

divisão entre esquerda e direita tá chegando ao fim. antes da revolução francesa, éramos todos contra o absolutismo centralizado e totalitário do monarca. acho que a gente tá bem perto disso voltar a ser realidade de novo. independente disso, acho muito produtivo esse intercâmbio que rolou durante a pandemia, essa inversão de valores, pra que ambos os lados aprendam várias e várias lições. que os oprimidos de hoje (nas filas da vacina, por exemplo) não se tornem os opressores das festas de natal de ontem. a gente precisa acabar com isso. a gente precisa aceitar que nem todo mundo acredita no que a gente acredita e tá tudo bem porque, no fim, a gente vai morrer sozinho mesmo e, se for o caso, se salvar sozinho também. e único caminho pra essa salvação, seja o paraíso ou a entropia quântica, é o respeito, o amor, a aceitação do outro. a gente tá lutando por liberdade aqui. liberdade, igualdade, respeito. ou a gente para de brigar entre si ou eles vão passar com um trator por cima da gente. não tem outra opção. que seja o respeito, a união 🤝

É o respeito e convivência com os diferentes é a base. Na verdade me considero cristão. Minha família é de origem afro e portuguesa ao que parece.

Mas não me identifico muito nem de um lado nem do outro em relação a direita e esquerda.

O que me identifica mais é a questão de ser contra a injustiça e opressão. A favor da liberdade. Dos direitos iguais. Do respeito.

Como minha visão de mundo está muito arraigada ao meu conhecimento de Bíblia, pra mim o problema principal é o homem em si.

A jornalista Cláudia que descobri esses dias e que é quem me trouxe aqui na verdade me levou a um doutor que publicou aí uma reflexão bem pertinente a esse respeito.

Ele diz que a nossa injustiça reside no fato de que a depender do nível de burrice a pessoa vai apresentar soluções melhores ou piores. E isso tem a ver com o lado negro dentro de nós.

Na minha visão o pecado é essa coisa odiosa que existe no homem e tende ao caos. Isso é a ideia da Bíblia. Vejo um paralelo com essa ideia do doutor onde as pessoas estabelecem algum tipo de padrão que determina o que é bom ou mal ou belo.

Sobre essa base se fazem julgamentos. Pra mim o padrão é uma pessoa: Cristo. E a medida que alguém está mais distante desse padrão se torna mais opressora e egocêntrica.

Agora em termos gerais a humanidade tem uma noção do que é justo e correto. Isso tem a ver com o respeito que você fala.

E essa questão do conhecimento também entra no mérito de quanto mais você conhece ou desenvolve inteligência vai ter maior compreensão e daí mais capacidade de propor soluções melhores.

No quesito da inteligência porém entra o caráter. Onde uma pessoa pode ser muito inteligente e ao mesmo tempo um tirano egoísta e opressor. E aqui voltamos ao padrão moral (ética, respeito, compaixão, humildade, solidariedade e etc.) estabelecido por Cristo.

O conhecimento proporciona poder, inteligência também. Mas tudo isso é nada sem amor, parafraseando o apóstolo Paulo.

"Eu vim para que tenham vida, vida abundante!" "No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem, eu venci o mundo!"

Jesus Cristo

"Está é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."

"Ora, a fé é a certeza das coisas que esperamos e a prova daquilo que não vemos."

Hebreus

"Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Não como o mundo a dá."

Jesus Cristo

Tenho para mim que, este homem, Jesus Cristo, o Filho do Homem, também descrito como Deus entre nós, aquele que "se humilhou e, assumindo a forma de servo", ocultou sua divindade na humanidade para revelar Deus a nós, a fim de elevar-nos ao mais alto padrão moral e humano, é o modelo perfeito a ser seguido.

"Porque nele reside toda plenitude da divindade"

Esse é o mesmo que, ressurreto, prometeu:

"Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos".

"Se vocês me amam, guardem meus mandamentos", disse, "porque vocês estarão em mim e eu em vocês", "assim como eu e o Pai somos um". "E sem mim, vocês não podem fazer nada."

Ele ensinou a buscar força nele, em seu exemplo e na ligação espiritual com ele. Disse ainda que virá novamente e levará consigo aqueles que com ele tiverem essa ligação. Porque "a vida eterna é está: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".

E também: "eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim (esse crer vai além de conhecimento de estudar, aqui crer significa viver o que crê), ainda que morra, viverá".

"Hoje, o mundo carece de homens, homens que não se comprem, não se vendam. Homens que sejam tão firmes pelo que é certo como a bússola é ao polo."

Ellen White

Não me coloco como modelo mas vejo nele, o Cristo, um modelo incrível e perfeito, cujo evangelho e exemplo mudou a vida de milhões de pessoas ao longo dos séculos.

Inspirou grandes feitos como as modernas leis que garantem a liberdade de expressão e hoje estão em cheque.

Por isso acredito firmemente que ele merece crédito.

Tenho carteira já mas ainda não configurei. Criei há um tempo mas escondi a senha e tenho que resgatar pra poder fazer a conexão aqui. Irei cuidar disso em breve

Acredito no poder do evangelho. No Cristo que veio para salvar. De nós mesmos. Nossas limitações autoimpostas, nossos "demônios" internos que tendem ao caos.

Já vi o poder desse evangelho transformar vidas.

Há que se fazer ressalva quanto aos enganos inclusive no meio cristão.

Mas em minha própria experiência com o divino tenho comprovado que Deus se agrada e está até ansioso a se revelar àqueles que o buscam com sinceridade.

Porque de fato não está longe de cada um de nós!

O mundo hoje está indo na contramão de tudo isso. E portanto, quem não tiver o princípio firme e inabalável, em uma busca profunda para conhecê-lo, e se relacionar com ele, será tragado pela onda avassaladora que está vindo.

O mundo, a meu ver, está sendo varrido por essa onda, e se houve um tempo quando as pessoas deveriam meditar e se inteirar dessas coisas, é hoje.

Acredito, ainda, que existe uma revolução a ser travada. O caráter individual, a honestidade, a honra, o respeito a vida, a veracidade, a humanidade (pra resumir), deve ser primeiro, defendida e mantida aqui em minha vida.

Porque o exemplo vale mais que mil palavras.

A Bíblia profetizou isso antes de Cristo: que um homem (leia-se um homem íntegro), se tornaria raro.

Por fim, acredito que o Cristo que viveu entre nós voltará, para encontrar com esses, de todos os povos, multidões, nações e línguas, seu povo.

Agora, em termos práticos, hoje, creio que a barreira contra corrupção e tudo de injusto que tanto nos traz indignação, primeiro deve começar comigo, em uma vida digna e incorruptível.

Replying to Avatar EretzIsrael

Pois é isso não se aplica mais aos dias de hoje, nossa ouvi falar nisso de Khazarianos somente quando moleque, nem recordava mais.

E mesmo assim nunca vi qualquer grupo "vivo" que apliquem tais praticas.

Isso lembra mais algumas leis muçulmanas que Judaicas.

Agora essa história de superioridade nostr:npub1r3m72wzvstxy9tqk2cc6c3u2te0aaspsl8jfv48zp8qytz9vkfps4aa575 não condiz com a realidade mesmo.

Quando puder vá a Israel e presencie você mesmo.

Claro não confunda superioridade com religiosidade e nossos mandamentos,

Há diferença na cultura entre nossos povos, Judeus Sefaraditas, Askenazitas, Hassídicos, dentro desses grupos tempos liberais, Ortodoxos, Ultra Ortodoxos.

Então o que para você é superioridade para nós são apenas regras que seguimos.

Olha realmente eu não falo da atualidade. Só comentei sobre a citação aí. Mas o que eu falei sim foi sobre o passado. O mundo mudou muito.

Falei sobre sim um princípio religioso arraigado entre o povo desde antes de Cristo onde o mandamento de não casar com pessoas de outras nações para não se contaminar com a idolatria e práticas semelhantes foi levado ao extremo de fazer divisão entre as pessoas onde os israelitas se consideravam superiores no sentido de acharem, por exemplo, que os outros povos não eram tão dignos quanto eles de pertencer ao povo de Deus e ter os participar dos privilégios da aliança.

Pelo conhecimento limitado que tenho entendo que na Lei de Moisés e nos Profetas existem revelações de Deus onde ele deixa claro que Israel deveria ser uma benção para as nações. Deus os escolheu para espalhar o conhecimento dele para o mundo.

E efetivamente o seu povo detém um vasto conhecimento do divino. Vocês são, como Paulo disse, a videira original. Nós outros viemos depois e fomos enxertados lá. Assim que para um judeu é muito mais fácil do que para um não judeu.

Jesus chegou dizendo que os filhos de Abraão não eram somente o povo de Israel.

Depois dele, os discípulos tiveram dificuldade em pregar o evangelho a outras nações e integrar Judeus e gentios porque havia essas ideias ainda dentro daquelas comunidades de que os privilégios da aliança de Abraão com Deus eram exclusivos aos judeus.

O que eu digo é apenas relativamente ao passado e aos registros históricos bíblicos.

Seria um grande privilégio visitar Israel. E outra coisa maravilhosa desse app é ter essa oportunidade de interagir com pessoas do mundo todo sem muita barreira.

O que uma solução de tradução não faz?

Isso era muito presente em Israel. Eles se tornaram orgulhosos em relação a revelação dos profetas e levaram algumas coisas para o lado do preconceito.

No tempo de Cristo isso era muito forte. Ele teve que desfazer esse tipo de coisa entre os próprios apóstolos.

A interação dele com uma mulher cananéia cuja história está nos evangelhos é um exemplo claro.

Finalmente os discípulos entenderam que Deus não faz distinção entre as pessoas e ama todos por igual.

Mas entre os judeus continuou essa ideia de superioridade com uma linha de mestres

Olha pior que bloqueei mas não sei onde vê os bloqueados lá. Tentei achar mas não achei nada depois de bloquear

Está ficando complicado mesmo lá. Identifiquei um mecanismo de interferência com uma conta lá sempre que um comentário incomoda em alguma publicação. Bloqueei a conta em questão mas se estiver certo, ela é só uma das muitas perninhas

Replying to Avatar Claudia

Há aquela ideia que as pessoas do passado eram menos evoluídas e menos inteligentes. E portanto não poderiam ter construído essas coisas. Tem a ver com essa ideia de evolução. É sempre sobre algum ponto de vista

Muito bom. Conheço uma lista com 8 itens que ajudam a manter a saúde. Alimentação saudável, que inclui esse estudo aí, é um deles. Depois vem:

Água pura

Luz solar

Atividade física

Ar puro

Sono adequado

Temperança

Confiança em Deus

Talvez dependa de por onde a pessoa entra no app ou da versão do celular. Também não sei o motivo