Sendo a circularidade virtuosa, o ponto de partida é indiferente.
A verdade transparece no turbilhão da dúvida.
⚡

O tempo não é uma medida de desordem, mas de coerência.
Quem busca o mais claro dos pensamentos encontra o vazio.
Dirigir nossa fala a todos, ou a esta ou àquela pessoa. Nunca a grupos.

Which of these is a candidate to add nostr?
cc nostr:npub18ams6ewn5aj2n3wt2qawzglx9mr4nzksxhvrdc4gzrecw7n5tvjqctp424 nostr:npub1njst6azswskk5gp3ns8r6nr8nj0qg65acu8gaa2u9yz7yszjxs9s6k7fqx nostr:npub1wmr34t36fy03m8hvgl96zl3znndyzyaqhwmwdtshwmtkg03fetaqhjg240 nostr:npub180cvv07tjdrrgpa0j7j7tmnyl2yr6yr7l8j4s3evf6u64th6gkwsyjh6w6
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_services
Academia.edu
As nostriadas vão subindo ao Mapa do Projeto de Sistema.
?w=886
Fragmentos sobre ciência, até agora:
✍️
Não mergulhar em nenhuma filosofia sem os críticos à mão.
Não se pode abandonar a filosofia pela via do pensamento. Só se pode ocultá-la.
Ao deparar com vendedores de verdades "baseadas em evidência", lembra:
teorias não podem ser provadas verdadeiras empiricamente, só refutadas.
As ciências são filosofias adormecidas.
O que o fisicalismo vê como o encontro privilegiado com a verdadeira inteligência não é senão o encontro com a sua própria versão da inteligência.
A consciência fisicalista vê na IA apenas o seu próprio reflexo.
O monismo do jovem Schelling é um monismo diferenciado, porque o recurso a graus distintos de presença da subjetividade (como os graus distintos de percepção nas mônadas leibnizianas), em níveis distintos da natureza, permite pensar em camadas ontológicas irredutíveis (e suas respectivas ciências: a biologia sendo irredutível à física, por exemplo, ou a sociologia à biologia).
É, a meu ver, ainda a resposta mais consistente ao monismo indiferenciado próprio à abordagem fisicalista que domina o cenário da ciência contemporânea (a física ainda é, para nós, a rainha das ciências). Uma resposta que ganha mais plausibilidade à medida que avançam as pesquisas em teoria da complexidade (sistemas adaptativos complexos).
"Nada há fora da razão".
A suma de todo o monismo espinosista do jovem Schelling, em um fragmento.
"Ausser der Vernunft ist Nichts" (Schelling).
📜
Boa parte do pensamento contemporâneo tem certa aversão ao conhecimento do todo, ou mesmo à possibilidade do conhecimento do todo.
É como se isto acarretasse um pretenso conhecimento exaustivo do real e implicasse dogmatismo ou, pior, conduzisse a uma certa abordagem metafísica que nos faria novamente reféns das filosofias da identidade ou do Uno, o que os filósofos contemporâneos querem combater com as filosofias da diferença, da alteridade, as variadas formas do ceticismo.
Como se conhecer a totalidade implicasse totalitarismo.
Pois esta a resposta dialética: conhecer o todo não é conhecer tudo; os limites do conhecimento racional não vêm de fora da razão, mas de dentro: a razão se abre a possibilidades não antecipáveis, a modos não antecipáveis de manifestação da coerência.
Conhecer os limites da razão não é conhecer o que está do lado de lá da linha que demarca o cognoscível do incognoscível, não é nada parecido com esta demanda contraditória.
A metáfora aplicável aqui não é a da linha demarcatória, como em Kant e Schopenhauer e sua “coisa-em-si” desconhecida. O melhor é pensar o limite em analogia com o limite de potência de um carro: tendo acesso apenas aos dados sobre o funcionamento do motor, sabemos o que se pode ou não extrair do carro em velocidade máxima, antes do colapso.
O mesmo dá-se com a razão: conhecendo a restrição originária imposta pela demanda minimalista por coerência, sabemos que “só o coerente permanece determinado”, mas não sabemos, nem podemos conhecer antecipadamente, todas as possibilidades compatíveis com tal restrição.
O todo não é incognoscível.
O todo é cognoscível em sua inesgotabilidade.
Podemos conhecer o todo, mas não podemos conhecer tudo.
Esperança, não. Confiança.
A verdade ética e a verdade metafísica são uma e a mesma.
Um bom momento para revisitar a visão popperiana da democracia.
nostr:note1kgzfjgyfnk3eqzcwjhgt4rk04w7em04gdyn93veala8ll0evw99s63jhf9