Avatar
idsera
619af6a60b3fe4c733aaca061c522cc9c7cf1d87ef4c908facc5ed936d3bdf23
Testando

O estado sempre pode impor regras até para meios de pagamentos que não sejam deles, mas acho improvável nessa questão. Além disso, a UMA também funciona entre diferentes moedas e países, então uma reversão de transação nesses casos seria bem mais complicada.

Tem uma diferença entre ser regrada pelo estado e ser algo criado e mantido pelo estado. A uma.me será uma opção.

Estou falando de algo que de fato pode concorrer com o PIX nas instituições reguladas e grandes.

Transações entre usuários da mesma plataforma pode ser uma opção, mas 90% dos bancos não tem isso. E mesmo que funcionasse, os usuários que fossem negociar precisariam ter conta na mesma instituição.

O que é necessário é um protocolo aberto, neutro e que todas as instituições possam implementar. Algo sem dono.

Não faço, haha. Mas é aquela coisa, é torcer para que o comprador seja honesto.

O interessante da uma.me é que acho que tem grandes chances de se popularizar. Nubank já está integrando, mas só para remessas internacionais por enquanto. E o Revolut também está integrando.

Para que haja trocas seguras, é preciso colocar um valor de seguro (Robosats tem) e as transações de fiat serem irreversíveis.

Por isso quero que exista um concorrente para o PIX, e estou apostando na uma.me para isso.

Ué, escrevi no post original. Um meio de pagamento em que ambos na negociação pudessem optar não permitir a reversão da transação em hipótese nenhuma.

Tá bem claro. Se vc deseja vender Bitcoin por P2P tipo em uma nostr:npub1gdfr0r0an32jalqryqlvpn3gsef2hu832wv6kp5p2gt2aqa2n8yqd42ffw, o comprador pode alegar fraude, usar o mecanismo de devolução do PIX e o vendedor ficar no prejuízo.

Algo péssimo no PIX, além do óbvio de ser estatal, é que não existe uma opção onde ambos em uma transação possam escolher por livre iniciativa não aceitarem a reversão da transação no recebimento de um valor.

Espero que sistemas alternativos ao PIX como a https://www.uma.me/ implementem esse tipo de função.

O ideal é comprar e sacar pela rede lightning. A carteira nostr:npub1hcwcj72tlyk7thtyc8nq763vwrq5p2avnyeyrrlwxrzuvdl7j3usj4h9rq está prestes a lançar uma versão que terá autocustódia usando o esquema da https://www.spark.money/. Será ideal para o seu caso, que compra pouco mas ainda sim quer ter a custódia própria dos fundos, sem depender de terceiros.

Vi que você é iniciante no Nostr. Se for usar um cliente no PC, sugiro o https://jumble.social/

Servidores onde você lê eventos e escreve eventos.

Essa é a ideia, para a maioria das pessoas não há necessidade de entender como funciona. Mas se o usuário decidir fazer configurações e as configurações serem inadequadas, o cliente deveria guiar o usuário para as melhores práticas.

Por ser o melhor na minha opinião.

Não sei se existe outra plataforma. Mas se não existir, faz sentido mesmo com a Bipa, já que a pessoa provavelmente está comprando para o longo prazo.

Eu acho que a tal da Bipa tem uma chave Pix que ao enviar para ela, eles compram Bitcoin automaticamente. Você pode deixar um dinheiro em uma conta que renda, como sei lá, Nubank, e usar a função Pix recorrente para transferir automaticamente de tempos e tempos para essa chave da Bipa que irá comprar Bitcoin automaticamente quando receber Pix nela. A única coisa chata é que as taxas e o spread da Bipa são um roubo.

Você parou de usar o Amethyst né? pois agora vejo suas notas no feed.

Mas teremos mais opções, a Bluewallet por exemplo, que é opensource, também está integrando a Spark.