8e
Nina
8e3095c6113db3afbd0917198f4152c34df42c2167dd65850460fd46d13c89d4
Replying to Avatar Tiago G

O homem moderno fala de “amor” a toda a hora na televisão, em filmes, nas séries e em livros. São frequentemente organizadas paradas sobre o tema , contudo e paradoxalmente, temos as taxas mais elevadas de divórcio de sempre, famílias completamente dilaceradas e uma natalidade reduzidíssima quando comparada com as gerações precedentes. Algo parece não estar certo pois o discurso que tanto louva o “amor” parece não condizer com a atitude. Talvez um dos problemas comece desde logo pela definição da palavra, bem sabemos que cada vez mais no mundo relativista as palavras perdem o seu sentido próprio. Então vejamos, o que quer “amor” dizer concretamente para o homem moderno.

Para muitos amor quer dizer utilidade , no sentido em que o “amor” que têm pelo outro varia em função da utilidade que este tem para a vida daquela pessoa. Enquanto a pessoa satisfaz uma necessidade, seja esta emocional ou uma utilidade hedónica ( que se refere ao prazer) o “amor” existe, quando isto cessa o “amor” também deixa de existir. Nesta aceção de “amor” este não passa de um sentimento que pode ser “intenso” mas será sempre passageiro, passará com o tempo sem a base da constância e da decisão.

Outra confusão com o termo diz respeito a um sentimentalismo bacoco que é para muitos “amor”, aqui vemos o domínio da sensualidade e das paixões ser confundido com algo muito mais elevado. Sentir o fulgor da atração não é amar alguém e para quem “ama” com base exclusiva nesse pressuposto impõe-se que se lhe diga: “sic transit gloria mundi - assim passa a glória do mundo”. Quer isto dizer que as coisas mundanas são passageiras, todos envelheceremos e esse fulgor da atração também passará.

Há também casos de pessoas para as quais “amar” é efetuar uma troca comercial, como celebrar um contrato de troca de bens. No entanto, o amor não foi feito para ser mercadejado e a sua existência não depende sequer da reciprocidade como nos diz C.S Lewis. Quem ama doa-se e a generosidade e genuinidade da doação é também assegurada pela aceitação de poder não ser correspondido em todos os momentos.

> Love is never wasted for its value does not rest upon reciprocity.

>

> C.S Lewis

**Então fica a pergunta, qual é o verdadeiro conceito de amor?**

Hoje quer-se pensar o amor sem a cruz que lhe está associada mas nada poderia estar mais longe da verdade. A essência do amor é o sacrifício pelo outro, para amarmos temos de possuir a capacidade de deixar o egoísmo e ver além de nós e dos nossos desejos mais imediatos. Isto implica entrega e disposição para sofrer e padecer várias dores, contudo sempre em função de um bem maior. O parto ilustra bem esta realidade, é um momento de ansiedade, dúvida e sofrimento para muitas grávidas mas é também um momento de júbilo no qual a mulher participa intimamente no projeto de criação divino.

![Se não queres sofrer não ames. Porém, se não amas para que...]()

Santo agostinho diz-nos palavras muito importante sobre o sofrimento e o amor, os dois estão intimamente ligados e negar-se a amar é negar ter apreço pela própria vida.

">

> Nossa Senhora das Dores demonstra perfeitamente o amor materno que sofre e se compadece das dores do filho.

O amor requer a nossa dedicação e compromisso de vida diário, a isto chamamos também de fidelidade. O amor é algo que nos aproxima de Deus, sendo Deus a fonte de todo o amor, o nosso amor é tanto mais perfeito quanto mais se assemelhar ao de Deus, e este como sabemos é um amor que padeceu muitas dores.

O amor conjugal verdadeiro adere há ordem natural, não pode estar fundado em ilusões que atentam contra a natureza do homem ou da mulher. Digamos que o homem e a mulher se podem cumprir de forma plena nesse amor conjugal que se quer aberto à vida. Aberto à vida porque sendo a vida um dom de Deus é algo bom e desejável, não devendo ser limitado por uma mentalidade contracetiva que vê os filhos como um encargo e não uma bênção.

O amor é sempre voluntário e fundado na liberdade de decisão da pessoa. Não se ama alguém sob coação e não se obriga alguém a amar outro. Para o bem e para o mal temos vontade e capacidade de decisão para escolher amar. Frequentemente vemos o sentido de domínio sobre a pessoa a apoderar-se de nós e a limitar a nossa capacidade de amar precisamente por ignorarmos este princípio.

Amar alguém é ter disponibilidade para o perdão pois sabemos da fragilidade humana e entendendo esta condição entenderemos que o perdão é uma necessidade e que vai ser empregue sucessivas vezes ao longo do nosso percurso de vida.

Amar é também desejar o bem do outro como nos diz S. Tomás Aquino. Amar o próximo como a si mesmo é mais um sinal de um amor genuíno. Nesta decisão que tomamos devemos fazê-lo apesar dos problemas e defeitos da outra pessoa.

Quem ama o outro ama também a verdade e não quer que o seu amor seja redil de mentiras e enganos, portanto a sinceridade estará sempre presente nesse amor. No amor genuíno está também a vocação para a eternidade pois este amor não se quer meramente circunscrito a um tempo ou uma circunstância.

Neste tempo de grande desnorte em relação a este assunto queiramos pautar o nosso amor por estes princípios e dar testemunho de um amor que está além dos preceitos mundanos. Um amor que nos una em todas as dificuldades e graças da vida, pois assim será sempre mais fácil viver mesmo que com dor.

Cada vez mais se torna evidente para nós como sociedade que precisamos destas referências pois só assim teremos capacidade para corresponder de forma correta aos vários papéis que iremos desempenhar ao longo da nossa vida.

![]()

Tiago, muito obrigado por este magnífico texto.

Replying to Avatar Tiago G

Fiz um following para os portugueses no nostr. Deixem mais npubs para adicionar.

https://following.space/d/390j7to12k5v

Obrigado pelo projecto nostr:nprofile1qyt8wumn8ghj7etyv4hzumn0wd68ytnvv9hxgtcpzemhxue69uhks6tnwshxummnw3ezumrpdejz7qpq2rv5lskctqxxs2c8rf2zlzc7xx3qpvzs3w4etgemauy9thegr43sugh36r

Olá Tiago. Por favor adiciona o meu. Obrigado

nostr:npub13ccft3s38ke6l0gfzuvc7s2jcdxlgtppvlwktpgyvr75d5fu382qlhvpkv

Replying to Avatar Gigi

Isto é tão verdade!

Olá

O meu nome é Nina e sou viciado em Twitter. 😌

Estou na Nostr para me juntar à revolução!

#introductions