Mostra 'O Brasil de Cacá Diegues' exibe seis filmes do cineasta alagoano com entrada gratuita em Maceió

Programação conta com filmes clássico como "Xica da Silva" e "Bye Bye Brasil". Evento trará ainda convidados para debater sobre as obras de Cacá. Mostra O Brasil de Cacá Diegues
Arte Pajuçara
A mostra "O Brasil de Cacá Diegues" prevê a exibição de seis filmes do cineasta alagoano no Arte Pajuçara, em Maceió. Entre eles estão alguns clássicos do cinema brasileiro, como "Xica da Silva" e "Bye Bye Brasil" (confira a programação completa mais abaixo).
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
A programação acontece de 10 a 14 de março com entrada gratuita para o público. Na sessão de abertura, na próxima segunda-feira, é necessário confirmar presença através desse link.
A mostra trará ainda convidados que vão debater sobre a obra de um dos precursores do Cinema Novo. Edson Bezerra, Carlito Lima e Celso Brandão são os convidados.
🎞️🍿Programação da mostra
"Oito Universitários" (1967)
"Joana Francesa" (1973)
"Xica da Silva" (1976)
"O Maior Amor do Mundo" (2006)
"Chuvas de Verão" (1978)
"Bye Bye Brasil" (1979)
Cacá Diegues morreu no dia 14 de fevereiro no Rio de Janeiro após apresentar complicações cardiocirculatórias. Aos 84 anos, o cineasta acumula filmes de sucesso.
Ao longo da carreira de cineasta, Diegues fez mais de 20 filmes de longa-metragem. Entre os mais premiados estão “Xica da Silva” (1976), “Bye bye Brasil” (1980), "Veja esta canção" (1994), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é brasileiro” (2003).
Cacá Diegues morre aos 84 anos
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL
Agenda Cultural: fim de semana tem teatro e bloquinho de Carnaval no AM

g1 reuniu os eventos que ocorrem nesta sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9). Agenda Cultural: fim de semana tem teatro e bloquinho de Carnaval no AM
A agenda cultural do fim de semana tem teatro e bloquinho de Carnaval no Amazonas. O g1 reuniu os eventos que ocorrem nesta sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9). Confira os detalhes abaixo e no vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
🎥🍿 Estreias no cinema
É Tempo de Amar
Nas praias da Normandia, em 1947, Madeleine, uma mãe e garçonete, conhece François, um estudante rico. A relação dos dois foi muito intensa desde o primeiro momento, como se fosse destino. Mas à medida que os seus caminhos se entrelaçam, torna-se evidente que François está tentando fugir ao envolver o destino de Madeleine com o seu.
Bambi - Uma Aventura na Floresta
Em uma jornada de descoberta e superação, o jovem cervo Bambi explora a vida na floresta ao lado de sua mãe amorosa, aprendendo sobre amizade, natureza e esperança. Ao crescer, ele conhece Faline, sua futura amada, e vive momentos de alegria e tristeza ao perder sua mãe para caçadores. Sob a proteção de seu pai, o Príncipe, Bambi enfrenta os desafios da vida selvagem e aprende a se tornar forte e independente.
📅 Sexta-feira (7)
Espetáculo Maroca Pipoca
O município de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus, recebe a exibição do espetáculo Maroca Pipoca, a partir das 18h. A encenação será realizada na Praça do Mirante.
'Mother Monster: Manifesto of Mayhem'
O Augusta Haus, em Manaus, promove uma festa "Mother Monster: Manifesto of Mayhem" para os fãs da cantora Lady Gaga. O evento terá no repertório músicas do novo álbum da diva pop. A festa começa às 23h. Os ingressos estão à venda on-line.
Lady Gaga é inspiração para festa temática em Manaus
Divulgação
📅 Sábado (8)
Evento 'Ela Toda Bela'
No Studio 5, Zona Sul de Manaus, será realizado o evento "Ela Toda Bela", exclusivo para as mulheres em alusão ao Dia Internacional das Mulheres. Tanto no sábado (8) quanto no domingo (9), o evento tem início às 16h.
Bloco Me Faz Feliz
Para quem curte Carnaval ainda tem bloquinho no fim de semana. O Bloco Me Faz Feliz será realizado no Espaço Via Torres, a partir das 17h, com repertório de axé e forró. Ingressos estão disponíveis on-line.
'CarnaGeek'
Também terá Carnaval para quem gosta de cosplay em Manaus. Com muito K-Pop e Just Dance, o "CarnaGeek" vai ser realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir das 14h. Ingressos estarão a venda no local.
Carnageek reúne fãs de anime em clima de folia neste fim de semana.
Divulgação/AJP
📅 Domingo (9)
Evento 'Ela Toda Bela'
O evento "Ela Toda Bela" continua no Studio 5, Zona Sul de Manaus, às 16h. A programação exclusiva para o público feminino ocorre em alusão ao Dia Internacional das Mulheres.
Passeio em Paricatuba
Um passeio pela vila de Paricatuba, no Amazonas, é uma das alternativas para os amantes da natureza. Com mirante e ruínas que revelam a história da cidade, a vila também oferece restaurantes temáticos para degustar a culinária local.
Ruínas em Paricatuba
Reprodução/TV Amazonas
Desaceleração da atividade é necessária para redução da inflação, diz diretor do Banco Central
As declarações foram dadas pelo diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, durante conferência em Lisboa (Portugal), organizada pelo Banco de Portugal. BC vem subindo o juro há meses para tentar conter as pressões inflacionárias. O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, afirmou nesta sexta-feira (7) que uma desaceleração do nível de atividade é necessária para reduzir a inflação, e trazê-la de volta para as metas.
As declarações foram dadas durante conferência em Lisboa (Portugal), organizada pelo Banco de Portugal.
"Temos que desacelerar um pouco a economia. O PIB veio um pouco mais fraco do que o esperado. Há sinais que estamos vendo sinais de moderação [da atividade econômica]", acrescentou o diretor do BC, Diogo Guillen.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira (7) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,4% em 2024. Foi a maior alta em três anos.
Entretanto, no último trimestre do ano, o PIB brasileiro teve uma leve alta de 0,2%, abaixo dos números observados nos outros trimestres do ano — o que representa uma desaceleração da atividade nos meses entre outubro e dezembro.
No último ano, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), somou 4,83%, acima do teto de 4,5% do sistema de metas de inflação.
A meta para o ano era de 3% e seria considerada formalmente cumprida se ficasse em um intervalo entre 1,5% e 4,5%. Desde o início deste ano, essa meta é contínua.
Para reduzir a inflação, o principal instrumento do Banco Central é a taxa básica de juros, que vem subindo nos últimos meses.
Em janeiro, na quarta alta seguida, a taxa Selic atingiu 13,25% ao ano. É o juro real mais alto do planeta. E o BC sinalizou novo aumento em meados de março, para 14,25% ao ano.
Entre os motivos para a inflação alta, o BC tem listado a resiliência do nível de atividade, o mercado de trabalho aquecido, a alta de gastos públicos e o cenário internacional, que tem pressionado o dólar.
A estratégia de subir os juros para conter a inflação tem sido criticada, entretanto, por autoridades do governo federal.
No fim do mês passado, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que é uma "imbecilidade" subir os juros para tentar frear o crescimento da economia brasileira, e, desse modo, conter as pressões inflacionárias.
"Temos que produzir mais para controlar a inflação. Se inibe crédito e sobe juros, inibe o investimento. Não existe isso de conter a inflação só pela demanda. Essa é a minha visão. Tenho que pedir juízo ao BC. Não podemos sinalizar com aumento de juros", declarou o ministro, na ocasião.
Polícia conclui inquérito que indicia motorista de caminhão por atingir ônibus e causar morte de 12 estudantes em SP

Evandro Leite, de 51 anos, está preso preventivamente e responde por homicídio culposo agravado por omissão de socorro. Em 20 de fevereiro, estudantes de São Joaquim da Barra voltavam da faculdade quando ônibus em que estavam foi atingido por caminhão em Nuporanga (SP). Ônibus que colidiu com caminhão entre Nuporanga (SP) e São José da Bela Vista (SP) ficou destruído
Samuel Santos/CBN Ribeirão
A Polícia Civil confirmou ter concluído e relatado à Justiça o inquérito policial sobre o acidente que causou a morte de 12 estudantes de São Joaquim da Barra (SP) que voltavam da faculdade na noite de 20 de fevereiro e tiveram o ônibus atingido por um caminhão.
O documento mantém o indiciamento do motorista da carreta, Evandro Rogério Leite, de 51 anos, que teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e responde por 12 homicídios culposos, ou seja, cometidos sem intenção de matar, agravados por omissão de socorro, afastamento do local do acidente, além de lesões corporais culposas, pelos passageiros do ônibus sobreviventes, mas que se feriram.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
"As evidências de culpabilidade do motorista Evandro foram destacadas no dia em que ele foi preso. Duas testemunhas oculares, que viajavam num veículo que seguia imediatamente atrás do caminhão, presenciaram ele invadir a faixa da pista de rolamento contrária por três vezes antes de colidir lateralmente contra o ônibus", informou o delegado Clodoaldo Vieira, de Nuporanga (SP).
O g1 procurou o advogado de defesa de Evandro nesta sexta-feira (7), mas não obteve um posicionamento até a publicação desta reportagem. Anteriormente, à polícia, o motorista negou ter bebido antes de dirigir. Sua defesa também negou que Evandro estivesse cansado ou fazendo uma viagem exaustiva.
Durante o inquérito, a Polícia Civil ouviu 21 pessoas, entre elas 15 vítimas que estavam no ônibus, outras cinco testemunhas e o indiciado. "Presidi o inquérito policial, que já foi concluído e remetido no prazo legal", afirmou o delegado, que tinha dez dias, a partir da prisão do suspeito, para encaminhar os documentos ao poder judiciário.
Segundo Vieira, a investigação também teve acesso aos laudos necroscópicos dos 12 estudantes que morreram.
Ainda estão pendentes, para posterior envio à Justiça, laudos periciais do local do acidente e dos veículos envolvidos na colisão, bem como o resultado da perícia realizada sobre as lesões sofridas pelos passageiros que sobreviveram.
"Qualquer elemento de informação produzido durante o inquérito policial e também na instrução do processo podem, eventualmente, alterar os enquadramentos legais iniciais de indiciamento e da denúncia do Ministério Público até a sentença final", explicou.
Motorista Evandro Rogério Leite, que dirigia caminhão que bateu em ônibus e matou 12 estudantes, está internado sob escolta policial
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
'Perdas muito sentidas': luto pela morte de 12 estudantes em acidente de ônibus mobiliza cidade paulista
Cidade do interior de SP amanhece de luto após acidente de ônibus com 12 estudantes mortos
Motorista suspeito de causar acidente com ônibus é preso após receber alta de hospital
Saiba quem são as vítimas de acidente entre carreta e ônibus com universitários
Estrada onde ocorreu acidente era rota alternativa para rodovia interditada por rachaduras
Tragédia em Nuporanga
O acidente aconteceu por volta das 23h de 20 de fevereiro na Rodovia Waldir Canevari (SP-355/330) entre Nuporanga e São José da Bela Vista, em um trecho de pista simples. Os estudantes da Unifran saíram de Franca com destino a São Joaquim da Barra, cidade onde moravam.
O ônibus, com 29 estudantes e o motorista, bateu com um caminhão que vinha no sentido oposto na pista, invadindo a faixa em que estavam. O impacto deixou lateral do ônibus completamente destruída.
A Rodovia Prefeito Fábio Talarico (SP-345), mais usual para o trecho entre as cidades, está interditada desde novembro de 2024 após ser constatada uma trinca em um dos pilares de sustentação da ponte, que fica sobre o rio Salgado. A rodovia utilizada é de pista simples, não tem acostamento e possui um desnível que pode prejudicar o controle dos veículos.
Ao todo, 12 mortes foram confirmadas e outras 19 pessoas feridas. Elas foram levadas para hospitais da região. A maioria delas foi encaminhada à Santa Casa de São Joaquim da Barra e recebeu alta ainda na sexta-feira (21). A última vítima que estava internada, na UTI da Santa Casa de Franca, recebeu alta no dia 25.
O caso não só deixou em luto toda a população de São Joaquim da Barra como ganhou repercussão nacional. Em seu programa, a apresentadora Ana Maria Braga se solidarizou com as vítimas. Após o acidente, a Prefeitura de São Joaquim da Barra alterou o itinerário da viagem dos estudantes para Franca.
Veja reportagem da EPTV sobre o enterro das vítimas e o luto em São Joaquim da Barra
Corpos dos estudantes mortos em acidente de ônibus são enterrados em São Joaquim da Barra
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Queda de preços pode não acontecer 'na velocidade que desejamos', diz ministro da Agricultura
Carlos Fávaro explicou as medidas anunciadas pelo governo federal na quinta-feira (6). Para ministro, Plano Safra e "super safra" deste ano deve aliviar os preços. Ministro da Agricultura fala sobre plano para baixar preço dos alimentos
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que as medidas do governo Lula (PT) para reduzir o preço dos alimentos, anunciadas na quinta-feira (6), podem não acontecer "na velocidade que desejamos".
"É possível que não seja na velocidade que a gente deseja na parte dos preços dos alimentos", disse o ministro em entrevista ao Estudio i.
Fávaro disse que o entendimento do presidente Lula que, se o país abrir outros mercados para exportar, é necessário que esteja aberto para receber esses outros produtos. "Massas, óleos, azeites, [aumentamos] cota para óleo de palma, que a indústria usa muito, e todas essas cotas já foram consumidas."
O conjunto de ações anunciadas na quinta-feira, junto com o Plano Safra e também com o que Fávaro definiu como uma "super safra" chegando, darão boas respostas para a população, que deverá ver o preço dos alimentos caindo.
'Toda hora fico ouvindo os tiros', diz jovem baleada em tiroteio durante carnaval em MG

Ana Júlia de Mendonça Barros, de 20 anos, moradora de Santos Dumont, teve duas perfurações na perna. Caso aconteceu na noite da segunda-feira (3), em Rio Pomba, e dois homens foram presos. Uma bala atravessou a perna de Ana Júlia de Mendonça Barros, de 20 anos, durante o tiroteio em Rio Pomba
Arquivo pessoal
“Toda hora fico ouvindo os tiros na minha cabeça”. O relato é de Ana Júlia de Mendonça Barros, de 20 anos, moradora de Santos Dumont, uma das vítimas do tiroteio no carnaval de Rio Pomba que deixou uma jovem de 25 anos morta e pelo menos 14 feridos. O caso aconteceu na segunda-feira (3).
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
“Tenho pesadelos horríveis, parece que toda vez que eu fecho os olhos voltam naquele momento e revivo tudo”, contou.
Confusão no carnaval em Rio Pomba deixa jovem morta e pelo menos 14 feridos
Redes Sociais/Reprodução
Ela lembra que, quando a confusão começou, correu com o namorado.
"Quando a bala me acertou, não percebi que era um tiro, achei que fosse um caco de vidro devido à correria e ao barulho dos lança-perfumes sendo quebrados. Mesmo com dor, continuei correndo, mas chegou um momento em que perdi a força na perna, e meu namorado me pegou no colo".
A jovem contou que perdeu muito sangue, desmaiou e, quando acordou, já estava dentro da ambulância a caminho do hospital de Rio Pomba. Durante o atendimento médico, os profissionais de saúde informaram que a bala havia atravessado a perna, sem ficar alojada.
Primos morrem durante tiroteio em carnaval e acidente de trânsito na mesma cidade em MG
Jovem morre e 14 ficam feridos em tiroteio no carnaval no interior de MG
Filho de ex-vereador de Ubá morre em acidente entre moto e caminhonete na MGC-265
Prefeituras cancelam último dia de carnaval após mortes de jovens de Ubá em Rio Pomba
Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos do tiroteio durante carnaval no interior de MG
“Estou com dois furos na perna, um de entrada e outro de saída da bala. Estou tomando medicamentos, e a ferida permanece aberta, pois os médicos optaram por não realizar a sutura devido ao risco de infecção pela pólvora”.
Vídeo mostra momento de tiroteio em Rio Pomba que deixou jovem morta e feridos
'Não tinha percebido'
Um jovem de 17 anos, que também foi baleado no tiroteio e preferiu não ser identificado, contou que estava com um grupo de amigos no momento da confusão.
"Estávamos nos divertindo quando escutamos o barulho e saímos correndo. Nem percebi que tinha sido atingido por conta da adrenalina. Depois que me avisaram que minha perna estava toda cheia de sangue", contou a vítima.
O menino foi socorrido por amigos e levado até o hospital da cidade. “A bala não entrou muito na minha coxa e, na correria, ela acabou saindo sozinha”, finalizou.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que investiga possíveis falhas na segurança durante a festa e acompanha as investigações da Polícia Civil, que ouviu diversas vítimas e apura o caso.
Relembre o caso
Uma jovem de 25 anos morreu e outras 14 pessoas foram baleadas durante o tiroteio no carnaval no Centro de Rio Pomba, na noite de segunda-feira.
De acordo com a polícia, a troca de tiros envolveu dois homens, de 24 e 26 anos, por causa de uma rivalidade entre eles.
Ambos foram presos após buscas às margens da rodovia MG-265, que liga Rio Pomba a Ubá.
A vítima fatal é Luciane dos Santos Marques, que era estudante e morava em Ubá.
O Ministério Público de Minas Gerais informou que está investigando possíveis falhas na segurança do local e acompanha as investigações sobre o crime.
O caso também é investigado pela Polícia Civil.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Helicóptero pousa nas Dunas do Jalapão e Naturatins investiga 'crime ambiental'

Caso foi registrado na Polícia Civil, segundo o Naturatins. Os responsáveis podem pegar até cinco anos de prisão, além de multas que podem chegar a R$ 100 mil. Avião é visto pousando ilegalmente nas Dunas do Jalapão, no Tocanitns
Divulgação/Naturatins
Um helicóptero foi flagrado pousando nas Dunas do Jalapão, um dos mais conhecidos pontos turísticos do estado. Segundo o Instituto Natureza do Tocantins, a aeronave não tinha autorização e por isso vai investigar os responsáveis, que podem responder por crime ambiental.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A aeronave pousou nas Dunas na segunda-feira (3), por volta das 16h53. O ponto turístico faz parte da Unidade de Conservação de Proteção Integral, gerenciada pelo Naturatins. O local tem o acesso controlado pelo órgão ambiental para evitar danos ao ecossistema da região.
Segundo o Naturatins, a pena pelos crimes causados às unidades de conservação pode chegar a cinco anos de prisão, além de multas que podem variar de R$ 2 mil a R$ 100 mil. O g1 ainda tenta contato com os responsáveis pela aeronave.
LEIA TAMBÉM
Ciclista morre após ser atropelado e arrastado por ônibus escolar em rodovia
Carreta fica 'presa' em serra e deixa trânsito bloqueado por aproximadamente 12h na TO-080
Aumento de salários do prefeito, vice e secretários de São Salvador do Tocantins são suspensos pela Justiça
Segundo a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Ribeiro, o local possui regras rígidas para preservação e a legislação brasileira proíbe pousos e decolagens de aeronaves nas regiões de preservação, sem autorização.
Para receber liberação de pouso em áreas não cadastradas é necessário que o piloto atenda requisitos de segurança da aeronave e seus ocupantes, conforme o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica.
Veja outras instruções necessárias para fazer o pouso:
A Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 100-4 define “área de pouso eventual” como um local demarcado e compatível com as normas da ANAC, podendo ser utilizado esporadicamente em condições de voo visual (VMC);
O pouso não é permitido em qualquer lugar e deve seguir as diretrizes das autoridades competentes;
O pouso em áreas com grande concentração de pessoas é restrito, pois representa risco à segurança;
A ICA 100-4 determina que as operações devem evitar áreas densamente povoadas, salvo em casos de emergência ou operações autorizadas;
O regulamento exige a apresentação de plano de voo para a maioria das operações aéreas, com algumas exceções específicas;
Voos sem plano de voo podem ser permitidos em áreas designadas ou mediante autorização prévia das autoridades de tráfego aéreo.
O Naturatins informou que o caso será registrado na Polícia Civil.
Segundo o Instituto, a população pode fazer denúncias sobre irregularidades por meio do número 0800 063 11 55 ou pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Polícia prende suspeitos de esfaquearem e incendiarem corpo de jovem em Juvenília
Segundo a Polícia Militar, a corporação foi acionada após populares afirmarem que a vítima estava caída com sangramento no pescoço e com o corpo parcialmente queimado, no povoado de Porto Agrário. Ao chegarem no local, os militares confirmaram a morte. Homem é assassinado em Juvenília
Dois homens foram presos suspeitos de matar e atear fogo no corpo de um jovem, de 22 anos, nessa quinta-feira (6), na zona rural de Juvenília.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Segundo informações da Polícia Militar, a corporação foi acionada após populares afirmarem que a vítima estava caída com sangramento no pescoço e com o corpo parcialmente queimado, no povoado de Porto Agrário. Ao chegarem no local, os militares confirmaram a morte.
A perícia esteve no local e constatou dois cortes no pescoço.
Após os primeiros levantamentos sobre o crime, a polícia iniciou o rastreamento pelos suspeitos, de 20 e 21 anos, e conseguiu prendê-los.
À PM, um dos rapazes contou que eles se aproximaram da vítima e desferiram os golpes. No entanto, não revelou a motivação do crime.
Depois de terem esfaqueado a vítima, eles teriam ido até um barco as margens do rio São Francisco, pegaram combustível e atearam fogo no corpo. Ainda segundo o relato, a intenção era apagar as digitais do corpo da vítima. Eles fugiram em seguida.
Eles foram levados para a delegacia de Montalvânia. A faca usada no crime não foi localizada.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.
Gestão de quatro parques do Recife passa à iniciativa privada; pista de bicicross na Jaqueira dá espaço a dois restaurantes

Concessão vale por 30 anos e começa na segunda-feira (10). Além da Jaqueira, parques Santana, Apipucos e Dona Lindu ficarão sob administração da empresa vencedora do leilão. Daniel Tavares é diretor comercial da empresa que venceu o leilão para administrar quatro parques do Recife
Jorge Cavalcanti/g1
A gestão de quatro parques públicos do Recife passa para a iniciativa privada a partir da segunda-feira (10): Jaqueira, Santana e de Apipucos, na Zona Norte da cidade; e o Dona Lindu, na Zona Sul. A empresa vencedora do leilão em julho de 2024, na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, vai administrá-los por 30 anos. Na Jaqueira, a maior mudança é a construção de dois restaurantes no lugar da pista de bicicross.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A empresa Viva Parques investiu cerca de R$ 340 milhões para ter o direito de administrar os quatro parques por três décadas. Em entrevista ao g1, o sócio e diretor comercial da empresa, Daniel Tavares, disse que as intervenções serão feitas por etapas e trechos, para reduzir o transtorno para quem frequenta esses locais. A previsão é que as obras sejam realizadas em dois anos.
Segundo a gestão municipal, os quatro parques, juntos, possuem uma área total de 172,6 mil metros quadrados, o que equivale a 42 campos de futebol. Todas as áreas estão localizadas em pontos valorizados pelo mercado imobiliário e comercial (veja vídeo abaixo).
Consórcio Viva Parques Brasil lança projeto para equipamentos do Recife
Quando o assunto é concessão de áreas ou serviços públicos à iniciativa privada, uma dúvida da população é sobre a possível exigência de pagamento para a realização de atividades, como piqueniques, aniversários e práticas de atividades coletivas.
Daniel Tavares garantiu que nada nesse sentido será implantado. "Algumas pessoas dizem que a concessão torna os parques 'goumertizados'. Mas posso dizer que os parques terão, sim, esse tipo de serviço, mas continuarão a ter a pipoca e outros produtos a preço popular", declarou.
Ainda de acordo com o diretor comercial da empresa vencedora do leilão, um processo de diálogo será realizado com os barraqueiros do comércio popular. "Muitos já são permissionados pela prefeitura e poderão continuar trabalhando", contou.
Confira, a seguir, as principais alterações programadas nos quatro parques:
Parque da Jaqueira
A maior mudança será a implantação de dois restaurantes no lugar onde hoje é a pista de bicicross, que existe desde a inauguração do parque, em 1985. Outra pista, menor, será construída em outro ponto, onde hoje é o circuito de escadas, na parte voltada para a Avenida Rui Barbosa. "Os praticantes poderão se dirigir à pista do Parque Santana, que é próximo", disse Daniel Tavares.
O professor de bicicross Gilmar Batista, que ensina jovens e organiza a realização de competições, lamentou a decisão. "Bateram o martelo, é muito dinheiro". Ele acrescentou que a pista de bike do Parque da Macaxeira está desativada.
Os quiosques da Rua do Futuro serão requalificados e passarão a ter abertura também para dentro do parque.
Parque Santana
Imagem de arquivo mostra o Parque Santana, na Zona Norte do Recife
Hesíodo Góes/Divulgação
Será construído um campo de futebol de dimensões oficiais;
A pista de skate será ampliada;
Será instalado um "pump track", que é um circuito para práticas sobre rodas (bicicleta, patinete e patins);
O parque passará a ter duas quadras de tênis e duas poliesportivas;
A Academia Recife será mantida, mas mudará de local;
Um "play molhado", semelhante à fonte do Parque da Tamarineira, também está programado.
"A ideia é ampliar a vocação esportiva do parque", afirmou Daniel Tavares.
Parque de Apipucos
É a menor das quatro áreas concedidas à iniciativa privada;
A novidade será um cinema a céu aberto, com exibições diárias e gratuitas. O telão ficará flutuante, montado numa estrutura na água. A intenção, segundo o diretor da Viva do Brasil, é aproveitar a "janela para o rio";
Um barco fará um trajeto integrado pelos parques da Jaqueira, Santana e de Apipucos.
Parque Dona Lindu
Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em imagem de arquivo
Reprodução/TV Globo
Árvores serão plantadas no local, pois o excesso de concreto é uma das principais críticas ao Parque Dona Lindu desde a inauguração do espaço, em 2011;
A caixa d'água receberá uma parede de escalada;
Uma quadra de tênis e um "play molhado" serão construídos;
A pista de skate bowl cederá espaço a um skate park, menos radical e mais acessível.
"Dos quatro [parques], é o que tem a maior vocação cultural. Nossa intenção é potencializar esse ativo", declarou o sócio e diretor comercial da empresa vencedora do leilão.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Acipi promove palestra gratuita sobre os impactos da PEC da Reforma Tributária

Entenda os impactos da PEC da Reforma Tributária em palestra gratuita da Acipi Crédito: Divulgação
A Reforma Tributária, sancionada em janeiro deste ano, trouxe uma série de mudanças que afetam diretamente empresas e consumidores. Para esclarecer os principais pontos dessa transformação e seus impactos na rotina empresarial, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) promove, no dia 21 de março, às 8h30, uma palestra gratuita com Wagner Xavier, especialista com mais de 25 anos de experiência na área de gestão e sistemas de informação.
A proposta da palestra é oferecer um panorama sobre as alterações decorrentes da PEC da Reforma Tributária, abordando quais mudanças exigem maior atenção, os desafios para o setor empresarial e as orientações prioritárias para um planejamento eficiente. Com um tema complexo e de grande relevância, a apresentação visa ajudar empresários interessados a se prepararem para esse novo cenário.
A PEC sancionada prevê uma reformulação no sistema de impostos brasileiro, substituindo tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido entre CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços, de competência federal) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços, gerenciado por estados e municípios). A proposta busca simplificar a tributação, reduzir a cumulatividade e garantir maior transparência para empresas e consumidores.
Entre os principais impactos da reforma estão a nova forma de apuração de impostos, mudanças na carga tributária para diferentes setores e a transição para o novo modelo, que será realizada ao longo de alguns anos. Dessa forma, compreender essas alterações é essencial para um planejamento tributário eficiente e para evitar riscos fiscais.
SOBRE O PALESTRANTE
Executivo da Omie desde 2018, Wagner Xavier acumula vasta experiência em gestão e sistemas de informação, tendo atuado em empresas como TOTVS, Prosoft e Questor. Com formação em Ciências da Computação e Administração de Empresas, possui mestrado em Sistemas de Informação e MBA em Gestão Estratégica de TI. Além disso, foi professor do SENAC e FMU, lecionando nos cursos de Análises de Sistemas.
SERVIÇO:
Palestra sobre os impactos da PEC da Reforma Tributária
Palestrante: Wagner Xavier
Data: 21/03/2025
Horário: 8h30
Local: Rua Prudente de Moraes, 459
Inscrição: Gratuita
Como se inscrever:
- https://conteudo.acipi.com.br/acipi-palestra-reforma-tributaria
- Link na bio do Instagram - @acipipiracicaba
Resumão diário #1394: Frente fria deve pôr fim à onda de calor nos próximos dias; Despedida do Carnaval no fim de semana têm blocos e Desfile das Campeãs

As notícias mais importantes desta manhã. Você pode ouvir o Resumão Diário no g1, no Globoplay, na playlist Caminho Diário, do Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Siga o Resumão Diário no seu agregador de áudio favorito para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Frente fria deve pôr fim à onda de calor nos próximos dias. Despedida do Carnaval no fim de semana têm blocos e Desfile das Campeãs. Alckmin anuncia medidas para baixar preço de alimentos; tarifas de importação para carne, café, açúcar, milho e azeite serão zeradas. Denúncia do golpe: Bolsonaro nega crime, pede julgamento no plenário e reclama de falta de acesso a provas. Fragmentos de nave da SpaceX rasgam os céus e causam atrasos em voos e paralisações em aeroportos da Flórida, nos EUA.
Resumão diário do g1.
Comunicação/Globo
Produzido pelas equipes de vídeos e podcasts do g1, o Resumão é apresentado pela jornalista Carol Simões.
Em um tributo às vozes femininas da Música Popular Brasileira, Thaissa Queiroz apresenta show gratuito em Presidente Prudente

Apresentação ocorre neste sábado (8), no Jardim das Rosas. Thaissa Queiroz apresenta show gratuito em Presidente Prudente (SP)
MazzaroClick
Com interpretações de ícones da Música Popular Brasileira (MPB), a cantora prudentina Thaissa Queiroz se apresenta neste sábado (8), às 16h, na Área de Convivência do Sesc Thermas, em Presidente Prudente (SP). A entrada é gratuita.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Com um repertório selecionado, a artista presta homenagem a grandes intérpretes nacionais como Marisa Monte, Maria Bethânia e Gal Costa, em clima de nostalgia e com canções que marcaram gerações.
Ela promete uma viagem pela rica sonoridade da música brasileira, evidenciando a potência e as emoções dessas vozes femininas que influenciaram a cultura nacional.
Serviço 🎶
O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone é (18) 3226-0400.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Capa do álbum ‘Clube da Esquina’ gera curta-metragem de ficção ‘Como antes’

Capa do álbum 'Clube da Esquina' (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges
Cafi
♫ NOTÍCIA
♪ Uma das mais belas, expressivas e controvertidas capas da discografia brasileira, a capa do álbum Clube da Esquina – assinado por Milton Nascimento com Lô Borges – ainda rende notícia 53 anos após o lançamento do disco em 1972 na forma de LP duplo editado pela gravadora Odeon.
A emblemática imagem feita em 1971 pelo fotógrafo Cafi (1950 – 2019) gera em Belo Horizonte (MG) o projeto de um curta-metragem de ficção.
Intitulado Como antes, nome que alude à canção Nada será como antes (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1971), o filme de ficção é baseado na foto que foca os então garotos Antônio Carlos Rosa de Oliveira, o Cacau, e José Antônio Rimes, o Tonho, em área rural de Nova Friburgo (RJ).
O projeto cinematográfico do curta Como antes é de José Lucas Magalhães Aleixo Filho, que cursou bacharelado em cinema no Centro Universitário Una de Belo Horizonte (MG).
Erva daninha: Operação desmonta 'escambo' de drogas e apreende pés de maconha em Monte Alegre

A operação foi realizada em duas frentes, sendo uma na área rural e outra na zona urbana do município, onde estavam os suspeitos que já vinham sendo monitorados pela Inteligência da polícia. Pés de maconha apreendidos na zona rural de Monte Alegre na operação Erva Daninha
Polícia Militar / Divulgação
Operação "Erva daninha" deflagrada pela Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil na quinta-feira (06), em Monte Alegre, oeste do Pará, com o objetivo combater o cultivo e a comercialização de maconha (Cannabis Sativa) no município, resultou na prisão de três pessoas suspeitas de um esquema de "escambo do tráfico" (troca de drogas) e apreendeu pedras de crack e quase 200 pés de maconha.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A operação foi realizada em duas frentes, sendo uma na área rural e outra na zona urbana do município, onde estavam os suspeitos que já vinham sendo monitorados pela Inteligência da polícia.
Em uma região de difícil acesso, na localidade Serra Azul, as equipes localizaram e erradicaram quase 200 pés de maconha já em processo de secagem para serem preparados para comercialização. Um homem foi preso no local, acusado de cultivar a droga.
Já na área urbana, após trabalho de inteligência e investigações, a polícia identificou que a maconha cultivada na zona rural era utilizada em um esquema de troca por crack. Em um dos pontos de comercialização, um casal foi preso com 200 gramas de entorpecente aparentando ser crack. O produto seria trocado por maconha na zona rural.
Crack apreendido com casal na zona urbana de Monte Alegre
Polícia Militar / Divulgação
Os materiais apreendidos e os três suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Monte Alegre para as devidas providências.
"A Força de Segurança reafirma seu compromisso com a ordem pública, a segurança da população e o combate ao crime, contando sempre com a colaboração da sociedade para manter a paz e o bem-estar coletivo", declarou o Major Eduardo Carvalho, comandante do Batalhão Gurupatuba.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
VÍDEO: Testemunha flagra casal incendiando carro estacionado no Bairro Jardim das Palmeiras

Bombeiros foram acionados para apagar o incêndio na tarde de quinta-feira (6) em Uberlândia. Testemunha filmou a ação criminosa. Casal é flagrado incendiando carro estacionado no Bairro Jardim das Palmeiras
Um casal foi flagrado colocando fogo em um carro estacionado no Bairro Jardim das Palmeiras, em Uberlândia, na tarde de quinta-feira (7). As imagens foram feitas por uma testemunha que passava pelo local no momento. Veja o vídeo acima.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Ponto a ponto do vídeo
No vídeo, é possível ver uma mulher jogando um líquido no veículo - possivelmente gasolina, segundo a Polícia Militar;
Um homem em uma moto esperava por ela mais à frente;
Ela então pegou uma pedra e arremessou no vidro traseiro do carro. Em seguida, ateou fogo;
Segundos depois, fumaça e chamas tomaram o carro;
O casal fogiu na motocicleta.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater as chamas.
"Quando chegamos ao local, fizemos o isolamento e começamos a combater as chamas. Fizemos também uma varredura e não localizamos ninguém no local. Infelizmente, o veículo ficou totalmente destruído pelas chamas", disse o sargento do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Mourão, à TV Integração.
A Polícia Militar também foi chamada e registrou a ocorrência de dano. Os policiais apuraram com uma testemunha detalhes da ação do casal, que fugiu sentido Bairro Jardim das Palmeiras e ainda não foi identificado.
VÍDEO: Cerca de 80 veículos são queimados durante incêndio criminoso em pátio de Uberaba
Casa em condomínio fechado pega fogo e é interditada pela Defesa Civil em Uberlândia
Incêndio criminoso em veículo Bairro Jardim das Palmeiras, Uberlândia
Redes Sociais/Reprodução
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Dom Julio Akamine é anunciado como novo arcebispo coadjutor de Belém do Pará e deixará Sorocaba
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou mudança nesta sexta-feira (7). Arcebispo ocupa posto em Sorocaba (SP) desde 2016. Dom Julio Akamine deixará a Arquidiocese de Sorocaba (SP)
Divulgação
O Papa Francisco nomeou o arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Julio Akamine, como coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará. A nomeação foi anunciada nesta sexta-feira (7) no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A Santa Sé acatou o pedido de Dom Alberto Taveira Corrêa, de 75 anos, na necessidade de um bispo coadjutor para administração da arquidiocese.
Dom Julio nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP), foi ordenado padre pela ordem dos Sacerdotes da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) e sacerdote em 24 de janeiro de 1988.
Foi ordenado bispo auxiliar de São Paulo em 2011 e em 2016 foi anunciado como novo arcebispo de Sorocaba (SP), sendo o quinto bispo da cidade e o terceiro arcebispo.
Veja mais notícias no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Laudo sobre causas de acidente com ônibus que caiu em ribanceira na Dutra deve sair em um mês

Acidente aconteceu no trecho de Pindamonhangaba, nesta quinta-feira (6). Um adolescente morreu e 27 pessoas ficaram feridas. Perícia vai determinar causa de tombamento de ônibus na Dutra
Reprodução/TV Vanguarda
O laudo para esclarecer as causas do acidente com um ônibus que caiu em uma ribanceira de 7 metros na rodovia Presidente Dutra, nesta quinta-feira (6), deve ficar pronto em cerca de um mês, de acordo com a Polícia Civil.
O acidente aconteceu no trecho de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Um adolescente de 13 anos morreu e outras 27 pessoas ficaram feridas - leia os detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Depois do acidente, peritos da Polícia Civil foram até o local para fotografar e analisar o ônibus tombado. Um drone foi usado para fazer imagens aéreas do veículo.
Todas as imagens e análises vão integrar o inquérito policial, um documento de investigação usado para apurar os detalhes do caso e entender o que aconteceu.
“Várias pessoas ficaram machucadas, algumas com lesões graves. Então nesse primeiro momento elas estão recebendo atendimento médico, e posteriormente serão ouvidas para o inquérito policial, que já foi instaurado pela Polícia Civil para apuração das causas do acidente e também apuração de uma eventual responsabilização, se isso aconteceu”, afirma o delegado Rubens Garcia Neto.
O acidente com o ônibus, que saiu do Rio de Janeiro e seguia para São Paulo, aconteceu por volta das 3h30 de quinta-feira. Às 14h, o veículo foi tirado do local onde caiu e levado para o pátio da Polícia Civil de Taubaté, sob escolta. No local, o ônibus vai passar por perícia mecânica.
Perícia vai determinar causa de tombamento de ônibus na Dutra
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus estava em estado de choque após o acidente e não souber explicar o que aconteceu. De qualquer forma, a documentação do veículo está regular, e o motorista não estava alcoolizado.
“Toda a documentação e parte de equipamentos de segurança se encontram ok. O motorista teve condições de realizar o teste do etilômetro no hospital, o que resultou negativo para a ingestão de bebida alcóolica”, diz Eron Ribeiro, inspetor da PRF.
LEIA TAMBÉM:
Um resumo completo sobre o acidente
VÍDEO mostra resgate de passageiros
'Renascimento', diz passageira
Adolescente morto voltava de viagem com o pai após visitar avós
Polícia investiga acidente com ônibus em Pindamonhangaba
O caso
Um ônibus da Viação 1001 tombou em uma ribanceira de 7 metros de altura na Rodovia Presidente Dutra, na madrugada desta quinta-feira (6), em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O acidente deixou um morto e 27 feridos.
O acidente aconteceu por volta das 3h30 desta quinta-feira (6), na altura do km 98 da Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido São Paulo. O ônibus levava ao menos 45 passageiros
Ônibus cai em ribanceira em acidente grave na Dutra, em Pindamonhangaba
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Primeira da família a concluir ensino médio, estudante baiana representa Brasil em festival de inovação e criatividade nos EUA
"/> Lara Borges, de 18 anos, nasceu em Alcobaça, no extremo sul do estado. Atualmente, ela cursa o primeiro semestre do curso de Odontologia na faculdade. Lara Borges, de 18 anos, nasceu em Alcobaça, no extremo sul da Bahia
Arquivo Pessoal
Primeira da família a concluir o ensino médio e a entrar na faculdade, a baiana Lara Borges, de 18 anos, vai representar o Brasil no South by Southwest (SXSW EDU), um dos mais renomados festivais de inovação e criatividade do mundo, que começa nesta sexta-feira (7), em Austin, no Texas, Estados Unidos, e segue até o dia 15 de março.
“É algo que vai ficar marcado para sempre na minha história, tanto no âmbito social, quanto emocional, porque eu sou neta de marisqueira e filha de um agricultor com uma cabeleireira", disse ao g1.
Natural de Alcobaça, no extremo sul do estado, a jovem conquistou a possibilidade de participar do evento por meio do Projeto Empatia, iniciativa da Edify Education, uma edtech que oferece soluções educacionais em inglês para mais de 500 escolas no Brasil.
Durante participação no SXSW EDU, Lara vai debater sobre temas relevantes como os desafios climáticos, Inteligência Artificial (IA) e o futuro do planeta. Ela revelou que está empolgada e ansiosa para este momento.
"Quero mostrar como uma menina que veio de uma família de pescadores, onde a sua bisavó era analfabeta, conseguiu transmitir a importância da educação para gerações da sua família. Quero mostrar como a educação pode te mover de uma camada social e conseguir conquistar espaços", explicou.
Estudantes desenvolvem pesquisa para transformar resíduos de pescados em ração animal e gerar renda extra para trabalhadores
Lara Borges considera a educação a única ferramenta capaz de fazer um indivíduo invisível na sociedade conseguir o seu espaço
Reprodução/Redes Sociais
Para Lara Borges, a educação é a única ferramenta capaz de fazer um indivíduo invisível na sociedade conseguir o seu espaço. E ela fala com propriedade.
"Isso ocorreu comigo. Jamais uma neta de um pescador e filha de agricultor conseguiria viajar para Texas para simplesmente falar da sua história em um evento tão importante como o SXSWEDU. E a educação fez isso comigo".
A baiana também lamentou o fato da educação estar sendo, segundo ela, muito banalizada pela sociedade contemporânea, já que os jovens não valorizam os estudos.
Mas o que faz Lara gostar tanto de estudar? A família, claro, e seus objetivos de vida. O sonho dela é dar uma vida melhor para os pais e a avó.
"O que mais me motivou a concluir o ensino médio foi a minha família, porque eu quero proporcionar à minha família aquilo que eles nunca puderam ter. Eu quero proporcionar à minha família uma qualidade de vida melhor e isso a educação nos proporciona", comentou.
Atualmente, a jovem cursa o primeiro semestre de Odontologia na faculdade e suas raízes a motivaram a escolher esse curso. Como cresceu em um meio de pescadores, Lara percebia que esses profissionais não cuidavam da saúde bucal por conta das condições financeiras.
"Infelizmente demanda de muito capital [cuidar da saúde bucal] e eu quero disponibilizar isso aqui na minha cidade, Alcobaça, porque a principal fonte econômica é a pesca. Então, quero disponibilizar isso para a população", relatou.
COP 28 em Dubai
Lara Borges participou da COP 28 em Dubai
Reprodução/Redes Sociais
Essa não é a primeira vez que Lara Borges viaja para fora do Brasil para falar sobre temas tão importantes como os citados no início da reportagem. Isso porque a jovem fez uma apresentação sobre eles em 2023, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Na época, a baiana participou de uma competição criada pela Edify Education. A edtech criou uma plataforma de inteligência artificial capaz de gerar imagens a partir de frases dos usuários sobre como eles imaginavam o futuro do planeta. A imagem mais votada renderia um convite para o evento, em Dubai. Lara Borges foi escolhida entre mais de 2 mil alunos, que participaram do projeto.
Para a jovem, não há palavras que consigam descrever tudo o que ela sentiu quando descobriu que foi selecionada para a COP 28.
"Eu realmente não tenho palavras para descrever o que eu senti no momento, porque foi um misto de emoções: foi alegria, foi um susto... porque foram muitos alunos que participaram, foram dois mil estudantes e eu fui a única selecionada", disse.
O susto citado por Lara se deu porque ela ficou um ano sem estudar durante o período da pandemia da Covid-19. "Tive que retomar meus estudos do zero e eu pensava que eu não era digna de conseguir isso. Quando eu recebi a notícia, eu fiquei em choque e depois, sim, que veio alegria, euforia, mas eu realmente fico sem palavras para descrever o que eu senti no momento", complementou.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Veja também:
Filha de pedreiro e confeiteira emociona os pais com aprovação em medicina na USP
Estudante de escola pública faz surpresa e emociona pais após aprovação em medicina na USP
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 📺
Ex-gerente suspeito de golpes que causaram prejuízos de R$ 2 milhões no Ceará é preso em Santa Catarina

Suspeito desviava para uso próprio os valores recebidos das vítimas a título de compra e venda de veículos. Ex-gerente suspeito de golpes que causaram prejuízos de R$ 2 milhões no CE é preso em SC
O ex-gerente de uma concessionária suspeito de aplicar golpes que causaram prejuízos de R$ 2 milhões no Ceará foi preso nesta quinta-feira (6), na cidade de São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. Ele estava foragido há dois anos.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A captura do homem, realizada por agentes da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE/Joinville), foi em cumprimento a um mandado de prisão preventiva autorizado a partir de uma investigação da Delegacia de Regional de Juazeiro do Norte, pelo crime de estelionato.
Segundo a polícia, à época dos fatos, além de gerente de uma concessionária, o homem de 50 anos também atuava como representante de uma grande fabricante de automóveis. Aproveitando das funções que desempenhava, o suspeito desviava para uso próprio os valores recebidos das vítimas a título de compra e venda de veículos.
Foragido após aplicar golpes em Juazeiro do Norte (CE) é preso em São Francisco do Sul (SC).
Polícia Civil/ Divulgação
Assim que as fraudes foram descobertas, o ex-gerente fugiu do Estado. Ele ficou escondido em um apartamento duplex de alto padrão, próximo a uma das praias mais movimentadas do município catarinense.
Ainda conforme a polícia, o homem montou no imóvel uma verdadeira “fortaleza”, preparada com o intuito de impedir qualquer tentativa de ação policial no local.
"A DCE/Joinville passa a agora a verificar se o preso também é o autor ou partícipe de outros crimes da mesma natureza em território catarinense", disse a Polícia Civil de Santa Catarina.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Iniciativa seleciona projetos para fortalecer organizações de base comunitária em Barcarena, no PA

Projetos aprovados terão de 8 a 10 meses para desenvolverem suas atividades. Chamada de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável de Barcarena.
Divulgação
A Plataforma Conexões Sustentáveis lançou nesta quinta-feira (6) uma nova chamada de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do município de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.
Até o dia 6 de abril, a iniciativa recebe inscrições de projetos que busquem fortalecer a importância das organizações de base comunitária, em Barcarena.
A Chamada de Projetos 2025 financiará, ao longo de 10 meses, propostas que serão selecionadas e se enquadrem em quatro eixos de atuação:
Valorização da cultura local
Meio ambiente
Geração de renda através do incentivo ao empreendedorismo local
Fortalecimento das organizações comunitárias.
Inscrições
O cadastro dos projetos deve ser realizado por meio do site da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). Ao todo, 16 projetos serão selecionados.
Podem se inscrever entidades com pessoa jurídica estruturada, como ONGS, Associações, Fundações e Sindicatos que tenham atuação em Barcarena e que comprovem pelo menos um ano de experiência na atuação em projetos sociais.
Para auxiliar as instituições na elaboração e submissão de propostas, a IBS promove atividades de apoio, incluindo encontros de ideação, workshops explicativos sobre o edital, oficinas para elaboração de projetos e plantões de atendimento individualizado.
Os projetos aprovados terão de 8 a 10 meses para desenvolverem suas atividades. A IBS conta com apoio financeiro do Fundo Hydro para apoiar atividades e promover ações de formação visando qualificar o diálogo e a participação junto à comunidade.
Serviço
Inscrições até 6 de abril de 2025, no site da IBS.
Workshop “Desvendando o edital”: 11, 12 e 13 de março (Inscrições no site da IBS)
Oficinas de inscrição no edital: 14, 18, 20, 25 e 27 de março
Plantões individualizados: todas as terças e quartas entre 11 de março e 04 de abril, das 9h às 18h.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA