Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Instituto dos Cegos promove ‘Jantar às Cegas’ em Rio Preto para sensibilizar população sobre deficiência visual

Evento, que ocorre no Centro de Reabilitação Visual, vai proporcionar uma experiência sensorial única para que as pessoas enxergam compreendam as dificuldades enfrentadas por deficientes visuais. Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto (SP)

Divulgação

O Centro de Reabilitação Visual - Instituto dos Cegos Rio Pretense realiza na quarta-feira (12) o "Jantar às Cegas", em São José do Rio Preto (SP). Durante o evento, pessoas que enxergam terão a experiência de saborear os pratos sem vê-los. O objetivo é sensibilizá-las sobre desafios enfrentados por deficientes visuais.

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

A atividade, que marca a abertura do Simpósio Caminhos para a Inclusão, ocorrerá em uma sala completamente escura, proporcionando aos participantes a vivência de uma refeição sem o auxílio da visão. Além disso, o jantar será servido por alunos do Instituto, que possuem algum tipo de deficiência visual.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência sensorial para as pessoas que enxergam, tirando-as de sua zona de conforto. Durante o evento, os participantes não poderão ver a comida, o que visa simular a rotina de deficientes visuais ao se alimentar, estimulando outros sentidos.

Essa experiência sensorial não é apenas sobre o ato de saborear a comida, mas também busca despertar sentimentos e quebrar barreiras, convidando os participantes a "enxergar com o coração". A ideia é promover uma reflexão sobre as dificuldades cotidianas enfrentadas por deficientes visuais, além de conscientizar a população sobre a importância da inclusão.

Experiência única

O "Jantar às Cegas", que tem raízes na França e na Suíça, ganhou popularidade no Brasil, e a edição de São José do Rio Preto (SP) teve sua primeira versão em setembro de 2023, realizada pelo Clube dos Amigos Deficientes (CAD). Naquele mesmo ano, o Instituto dos Cegos Rio Pretense também aderiu à iniciativa, realizando sua primeira edição do evento no mês de setembro, com o objetivo de promover mais empatia entre seus colaboradores.

O segundo evento desse tipo promovido pelo Instituto aconteceu em fevereiro de 2024, dessa vez foi aberto ao público em geral. O jantar teve como principal intuito transmitir à comunidade as dificuldades, potencialidades e oportunidades vividas por deficientes visuais.

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/03/09/instituto-dos-cegos-promove-jantar-as-cegas-em-rio-preto-para-sensibilizar-populacao-sobre-deficiencia-visual.ghtml

Mais de 40 cidades do Paraná têm alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h, diz Inmet; veja quais

"/> Alerta é válido até às 10h de segunda-feira (10) e prevê chuva de até 100 milímetros. Mais de 40 cidades do Paraná têm alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h, diz Inmet; veja quais

Luciana Grande/ RPC Curitiba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas para 41 cidades do Paraná neste domingo (9). O alerta é válido até às 10h de segunda-feira (10). Veja cidades abaixo.

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram

As regiões mais atingidas pelas chuvas são a metropolitana de Curitiba, litoral, sudeste e centro-sul.

Há perigo potencial para chuvas de até 100 milímetros e ventos intensos de até 100 quilômetros por hora.

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

LEIA TAMBÉM:

Premiada: conheça a fazenda no Paraná que produz óleos essenciais

Mega-Sena: bolão do Paraná acerta cinco números e fatura R$ 57 mil; veja cidade premiada

Grande Curitiba: Menino de sete anos morre ao ser atropelado por motorista bêbado

Mais de 40 cidades do Paraná têm alerta de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h

Inmet

Confira as cidades com avisos para chuvas intensas

Agudos do Sul

Almirante Tamandaré

Antonina

Antônio Olinto

Araucária

Bituruna

Bocaiúva do Sul

Campina Grande do Sul

Campo do Tenente

Campo Largo

Clevelândia

Colombo

Contenda

Coronel Domingos Soares

Curitiba

Fazenda Rio Grande

General Carneiro

Guaraqueçaba

Guaratuba

Lapa

Mandirituba

Matinhos

Morretes

Palmas

Paranaguá

Paula Freitas

Paulo Frontin

Piên

Pinhais

Piraquara

Pontal do Paraná

Porto Vitória

Quatro Barras

Quitandinha

Rio Branco do Sul

Rio Negro

São José dos Pinhais

São Mateus do Sul

Tijucas do Sul

Tunas do Paraná

União da Vitória

Cuidados

Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados:

Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

Evitar enfrentar o mau tempo;

Observar alteração nas encostas.

Saiba como receber alerta da Defesa Civil

SMS

Para receber os alertas via SMS o usuário deve enviar uma mensagem para o número 40199, com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse.

Telegram

É possível receber alertas pelo canal do Telegram através deste link.

WHATSAPP

Para receber os alertas da Defesa Civil via WhatsApp você deve cadastrar o número (61) 2034-4611 no seu telefone e mandar um "oi"

TV FECHADA

Pela TV fechada não é necessário realizar nenhum tipo de cadastramento. Cabe lembrar ainda que apenas alertas com maior risco vão para a TV por assinatura.

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias em g1 Paraná.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2025/03/09/mais-de-40-cidades-do-parana-tem-alerta-de-chuvas-intensas-com-ventos-de-ate-100-kmh-diz-inmet-veja-quais.ghtml

Irmãos morrem após moto bater em caminhonete na BR-259, em Guanhães

Motocicleta era conduzida por um jovem, de 22 anos, que transportava o irmão, de 17, na garupa. Os dois morreram na hora. Acidente foi na BR-259, em Guanhães

Redes Sociais

Um acidente, envolvendo uma moto e uma caminhonete, matou dois irmãos nesse sábado (8), em uma curva da BR-259, em Guanhães. As vítimas estavam na motocicleta que bateu na lateral do outro veículo, que seguia no sentido contrário da rodovia, e morreram na hora.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista da caminhonete, de 54 anos, disse que foi surpreendido pela moto na contramão e não conseguiu evitar a colisão. Ele não teve ferimentos e não apresentou sinais de embriaguez.

Os jovens foram identificados como Wirys Gonçalves Dias, de 22 anos, e Wiverson Renato Gonçalves Dias, de 17. Eles eram naturais de Peçanha.

Acidente foi no trecho da rodovia que passa por Guanhães (MG)

Geraldo Wagner de Oliveira

A perícia foi acionada para as avaliações técnicas e liberou os corpos para o Instituto Médico Legal.

Os aparelhos celulares das vítimas foram recolhidos pelos militares e encaminhados para a delegacia de Guanhães.

Caminhão pega fogo depois de bater em carro na BR-259

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2025/03/09/irmaos-morrem-apos-moto-bater-em-caminhonete-na-br-259-em-guanhaes.ghtml

PAT de Caraguatatuba oferece cursos gratuitos de inglês para mercado de trabalho; veja como se inscrever

Cursos são destinados para moradores da cidade, com idade mínima de 16 anos. Curso de inglês em Caraguatatuba

Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

O PAT de Caraguatatuba oferecerá cursos gratuitos de qualificação em inglês voltados para o mercado de trabalho. As inscrições abrem nesta segunda-feira (10) e podem ser feitas presencialmente no PAT de Caraguatatuba ou no Centro de Apoio ao Trabalhador e ao Empreendedor (CATE) - veja abaixo mais informações sobre a inscrição.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

Os cursos são destinados para moradores de Caraguatatuba, com idade mínima de 16 anos. São 79 vagas no total, sendo 23 presenciais e 56 on-line. As aulas presenciais ocorrerão no PAT de Caraguatatuba, enquanto quem optou pelo curso on-line deverá ter acesso a um aparelho com acesso à internet.

Segundo o PAT, o objetivo é capacitar profissionais que atuam ou pretendem atuar em áreas como recepção, turismo e comércio. As vagas serão distribuídas conforme o nível de conhecimento em inglês da pessoa interessada. O nível pode variar desde o zero, para quem nunca teve contato com a língua, até o nível 8, para quem possui bom domínio da conversação básica.

A Secretaria de Governo de Caraguatatuba fornecerá todo o material didático necessário para os participantes. Os cursos não têm caráter acadêmico e são voltados para o mercado de trabalho.

Serviço

Inglês Presencial: PAT Sumaré, com turmas as segundas e quartas-feiras.

Inglês On-line: No período noturno, com encontros semanais e atividades complementares.

Duração: De março a maio, totalizando 30 horas de curso.

Carga horária: 1h30 por aula, uma vez por semana, mais atividades extras.

Vagas: 79 no total, sendo 23 presenciais e 56 on-line.

Critérios de participação: Exclusivo para moradores de Caraguatatuba, com idade mínima de 16 anos. Cada turma terá, no máximo, 15 alunos nas turmas presenciais.

Inscrição: Presencialmente no PAT (Rua Taubaté, 520 – Sumaré) ou no CATE (Avenida José Herculano, 7.495 – Travessão). Também há a opção de inscrição on-line (clique aqui), apenas para turmas iniciantes.

Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/03/09/pat-de-caraguatatuba-oferece-cursos-gratuitos-de-ingles-para-mercado-de-trabalho-veja-como-se-inscrever.ghtml

Idoso é morto a facadas na zona rural de Avaré

"/> De acordo com a Polícia Civil, o autor chegou a procurar a delegacia pedindo socorro, sem que os policiais tivessem conhecimento do crime. Fotos e filmagens também devem auxiliar nas investigações para esclarecer as circunstâncias do crime.

Imagem cedida/Polícia Civil

Um homem foi morto a facadas na manhã deste sábado (8) em Avaré (SP). De acordo com a Polícia Civil, o autor chegou a procurar a delegacia pedindo socorro, dizendo que tinha sido agredido. Ele estava com ferimentos em uma das mãos.

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

O suspeito estava ferido e foi encaminhado ao pronto-socorro. No hospital, os policiais identificaram que a vítima de homicídio também havia sido levada para atendimento. O homem identificado como Benedito Machado de Oliveira Filho, tinha 80 anos, não resistiu aos ferimentos.

As autoridades apreenderam um caderno de capa dura encontrado no carro da vítima, que continha informações sobre ameaças que ele estaria recebendo do suspeito. O veículo também foi apreendido e passará por perícia. A arma do crime ainda não foi localizada.

O autor do homicídio segue internado e deve passar por cirurgia devido a um ferimento na mão, mas não corre risco de vida. Assim que receber alta, será ouvido e encaminhado ao sistema prisional. Fotos e filmagens também devem auxiliar nas investigações para esclarecer as circunstâncias do crime.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/03/09/idoso-e-morto-a-facadas-na-zona-rural-de-avare.ghtml

Criança de 1 ano é baleada na cabeça durante ataque de criminosos em Rio Branco

Ataques foram registrados nos bairros Belo Jardim I e Santa Inês, região do Segundo Distrito da capital, nesse sábado (8). Na manhã deste domingo (9), polícia apreendeu o carro usado nos crimes e prendeu um dos suspeitos. Vítimas estão internadas no Pronto-Socorro de Rio Branco

Neto Lucena/Secom

Uma criança de um ano está entre as vítimas de dois ataques de criminosos que ocorreram na noite desse sábado nos bairros Belo Jardim I e Santa Inês, em Rio Branco. A criança estaria com a mãe em um carrinho quando os criminosos passaram e atiraram na Travessa Pescador, bairro Belo Jardim I.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, no bairro Santa Inês foram ouvidos disparos de arma de fogo logo após o ataque no bairro Belo Jardim I. A informação é de que duas pessoas teriam ficado feridas, sendo um adolescente de 17 anos.

A PM-AC confirmou havia uma aglomeração de pessoas quando a equipe chegou na Travessa Pescador. Os feridos no ataque, uma mulher, um homem, a criança de 1 ano e um adolescente, de 14, já havia sido levados em carros particulares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito.

De lá, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou os feridos para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Ainda segundo a PM-AC, os criminosos envolvidos nos ataques estavam em um carro de cor vermelha. Na manhã deste domingo (9), a polícia prendeu, no Ramal Itucumã, região do bairro Vila Acre, um dos suspeitos dos crimes.

O carro também foi encontrado e apreendido. O preso foi levado para a Delegacia de Flagrantes (Defla).

A reportagem tentou contato com o coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Alcino Souza, mas não obteve retorno.

O g1 também não conseguiu o estado de saúde dos feridos nos ataques.

Reveja os telejornais do Acre

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/03/09/crianca-de-1-ano-e-baleada-na-cabeca-durante-ataque-de-criminosos-em-bairros-de-rio-branco.ghtml

Mulher é assassinada a facadas em São João

Segundo a Polícia Civil, a principal suspeita de ter praticado o crime tem 36 anos e fugiu. Mulher é morta a golpes de faca em São João.

Agreset Violento

Uma mulher foi assassinada a facadas no último sábado (8) no município de São João, Agreste de Pernambuco. A principal suspeita de ter praticado o crime é uma outra mulher de 36 anos que fugiu e ainda não foi localizada pela Polícia Civil.

✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp

Ao g1 a polícia disse que o crime foi registrado no loteamento Village, zona rural do município. Joelma da Silva Lima, de 35 anos, foi atingida por golpes de faca. A vítima chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O crime foi registrado como homicídio no Dia Internacional da Mulher. A polícia segue realizando buscas para tentar localizar a suspeita.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/03/09/mulher-e-assassinada-a-facadas-em-sao-joao.ghtml

Homem é detido após furtar supermercado em Barra Mansa

Suspeito foi encontrado às margens da Via Dutra, no bairro Abelhas. Homem é detido após furtar mangueiras de incêndio de supermercado em Barra Mansa

Divulgação/Polícia Militar

Um homem, de 44 anos, em situação de rua foi detido na manhã deste domingo (9) após furtar mangueiras de incêndio de um supermercado, em Barra Mansa (RJ). A prisão aconteceu por volta das 9h55, no Centro.

✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp

Segundo a Polícia Militar, um funcionário do estabelecimento acionou os agentes e relatou que o suspeito teria fugido em fugido em direção à Via Dutra. Ele seguiu o homem após perceber o furto.

Ainda de acordo com a PM, durante a perseguição, o suspeito ameaçou o funcionário com uma faca antes de escapar.

Os policiais do programa Bairro Presente iniciaram buscas e localizaram o suspeito nas margens da rodovia, no bairro Abelhas.

A Polícia Militar informou ainda que ao ser abordado, com ele foi encontrada uma parte do material furtado e que o restante estava escondido em uma esquina no bairro Cotiara.

Entre os objetos recuperados estavam uma mangueira de incêndio, um carrinho de supermercado, uma tesoura, um alicate e a faca usada na ameaça.

O homem foi conduzido a delegacia de Barra Mansa, onde a ocorrência foi registrada.

Veja também

Homem é preso após furtar supermercado em Volta Redonda

g1 no RJ1: Homem é preso após furtar supermercado em Volta Redonda

Um homem, de 34 anos, foi preso após furtar alimentos e materiais de um supermercado no dia 10 de fevereiro em Volta Redonda (RJ). O furto aconteceu por volta das 2h, na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, no bairro Niterói.

Siga a TV Rio Sul no Instagram

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2025/03/09/homem-e-detido-apos-furtar-supermercado-em-barra-mansa.ghtml

Lavrador confessa que matou homem a pauladas após receber convite para ter relações sexuais, em MG

"/> Crime foi na reserva indígena Xakriabá, em São João das Missões. A vítima, de 44 anos, chegou a ser levada para um hospital em Manga, mas já chegou sem vida à unidade de saúde. São João das Missões (MG)

Prefeitura de São João das Missões

Um homem, de 44 anos, foi assassinado a pauladas, na noite desse sábado (8), na reserva indígena Xakriabá, em São João das Missões. Edi Rodrigues de Oliveira, foi encontrado ferido e levado para um hospital em Manga, onde já chegou sem vida. O suspeito do crime fugiu do local, mas depois foi localizado pela polícia e preso.

Quando a Polícia Militar chegou ao povoado conhecido como 'Brejo Mata Fome', o homem já havia sido socorrido e, logo depois, teve a morte confirmada pela equipe médica.

Durante o levantamento das informações, as equipes policiais conseguiram a foto do principal do suspeito do assassinato e foram até o endereço dele, no povoado de Olhos D’água, também localizado na reserva indígena.

De acordo com a PM, o homem, de 33 anos, não esboçou nenhuma reação ao perceber a chegada dos militares e confessou o crime.

Ele contou que estava em um bar quando a vítima começou a chamá-lo para manter relação sexual. Mesmo após recusar o convite, alegando que não gostava de se relacionar com homens, ela teria insistido mais vezes. Em um certo momento, se enfureceu, pegou um pedaço de madeira e a agrediu, fugindo em seguida.

O homem foi preso em flagrante por homicídio e encaminhado para a delegacia de Januária.

A perícia esteve no local e, após os trabalhos técnicos, recolheu a madeira utilizada no crime e liberou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros.

São João das Missões é a cidade com maior número de índios do Estado

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2025/03/09/lavrador-confessa-que-matou-homem-a-pauladas-apos-receber-convite-para-ter-relacoes-sexuais-em-mg.ghtml

Onda de calor dá lugar a temporais e vento Sul em Santa Catarina

Chuva pode ser pontualmente intensa, alerta Defesa Civil. Massa de ar mais frio põe fim a onda de calor. Confira a previsão do tempo para domingo e início da semana em SC

A onda de calor que deixou as temperaturas altas em Santa Catarina nos últimos dias deve chegar ao fim neste domingo (9). Ela dará lugar a temporais e vento Sul, de acordo com a Defesa Civil. As temperaturas devem diminuir.

Há chance de chuva pontualmente intensa e risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de galhos e árvores, alertou o órgão.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

Chance de estragos com temporais é menor na região Oeste de SC

Defesa Civil/Divulgação

A chance de temporais ocorre por causa da chegada de uma frente fria. A chuva pontualmente intensa pode vir acompanhada por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões. No Oeste, porém, a chance de estragos é menor.

A frente fria chega ao estado nas áreas mais próximas do Rio Grande do Sul e se desloca ao longo da tarde e noite, atingindo as demais regiões de Santa Catarina. Junto com ela, deve vir uma massa de ar mais frio, que deve reduzir as temperaturas, especialmente ao longo da segunda (10).

O vento Sul deve ser registrado ao longo da costa e também em outras áreas da Grande Florianópolis e do Sul do estado. Os ventos devem ser mais intensos até a tarde de segunda. Podem ocorrer destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, conforme a Defesa Civil.

A velocidade média do vento varia de 25 a 35 km/h, mas são esperadas rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas costeiras.

Ciclistas na Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis

Lucas Amorelli/NSC

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil divulgou recomendações do que fazer em caso de mau tempo. Os telefones de emergência são 193, para o Corpo de Bombeiros, e 199, para a própria Defesa Civil.

durante os temporais busque um local abrigado;

o local abrigado deve ser longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados;

jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;

fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes, que podem indicar risco de deslizamento.

✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/03/09/onda-calor-temporais-vento-sul-sc.ghtml

Adolescente é baleada durante passeio em dunas no litoral do RN

Caso aconteceu neste sábado (8) nas dunas da praia de Jacumã, em Ceará-Mirim. Adolescente foi atingida por pelo menos três disparos - estado de saúde dela era desconhecido. Tiros foram registrados em dunas na praia de Jacumã, na Grande Natal

Reprodução/Redes sociais

Uma adolescente foi baleada durante um passeio nas dunas do litoral do Rio Grande do Norte neste sábado (8). O caso aconteceu na praia de Jacumã, no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal.

A adolescente foi socorrida e levada para um hospital, que não teve o nome divulgado. O estado de saúde dela era desconhecido até a atualização mais recente desta reportagem.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida por pelo menos três disparos - um na perna, outro no pé e um na perna.

O caso aconteceu durante um passeio feito por veículos 4x4 no litoral do estado. À polícia, os trilheiros, como são chamados, relataram que foram alvos de disparos de arma de fogo durante o passeio, no meio das dunas.

Após os disparos, cápsulas de armas de fogo foram recolhidas. Em uma imagem que circulou nas redes sociais, um homem mostra pelo menos sete cápsulas na mão.

O comandante da 7ª Companhia Independente da PM de Ceará-Mirim, Major Peixoto, informou que o policiamento na região foi reforçado após o caso, mas que os suspeitos não haviam sido encontrados.

A PM acionou ainda a Polícia Civil da cidade para iniciar a investigação e orientou as vítimas a registrarem o boletim de ocorrência do caso. A tendência, segundo a PM, é que o caso seja investigado como tentativa de homicídio.

O grupo de trilheiros marcou um prosteto para a tarde deste domingo no litoral Norte.

Vídeos mais assistidos do g1 RN

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2025/03/09/tiros-passeio-dunas-litoral-rn.ghtml

Mais de 7 mil cartões da 'Tarifa Zero' aguardam retirada nos terminais de ônibus em Uberlândia

Estudantes que não retirarem o cartão até nesta segunda (10), no terminal de ônibus escolhido para a entrega, poderão perder o benefício. Terminal Central de Uberlândia é um dos pontos de entrega do cartão Tarifa Zero

Google Street View/Reprodução

Mais de 7 mil cartões do programa Tarifa Zero, que garante gratuidade no transporte público para estudantes, ainda aguardam retirada nos terminais de ônibus de Uberlândia. A lei que concede o benefício foi sancionada pela Prefeitura no dia 9 de janeiro.

Segundo a Prefeitura de Uberlândia, quem não retirar a carteirinha até segunda-feira (10) perderá o benefício da gratuidade e precisará pagar meia passagem.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

Segundo a Secretaria Municipal do Trânsito e Transportes (Settran), 2.017 cartões já foram entregues, enquanto 7.368 estão prontos para retirada. Outros 21.637 ainda estão em fase produção. Os dados das entregas das carteirinhas são referentes à última quinta-feira (6).

Disponibilidade de carteirinhas

A Tarifa Zero é voltada aos estudantes regularmente matriculados no ensino médio, superior ou curso profissionalizante desde que estejam cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Os beneficiários podem escolher em qual terminal desejam retirar o cartão, quando realizam o cadastro no aplicativo.

Tarifa Zero começa a funcionar em Uberlândia; veja como se cadastrar

Tarifa Zero será regulamentada até a próxima semana, garante Prefeitura de Uberlândia

Paulo Sérgio sanciona lei da Tarifa Zero para estudantes em Uberlândia

As carteirinhas ficam disponíveis para retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e podem ser solicitadas com os atendentes da Ubertrans.

Com a iniciativa, a Prefeitura prevê um investimento anual de R$ 13 milhões para manter a gratuidade no transporte coletivo.

'Tarifa Zero' tem baixa procura por carteirinha em Uberlândia

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/03/09/mais-de-7-mil-cartoes-da-tarifa-zero-aguardam-retirada-nos-terminais-de-onibus-em-uberlandia.ghtml

GWM Ora 03 GT: como o elétrico pode brigar com o BYD Dolphin, que vende duas vezes mais? g1 testou

Hatch tem pegada mais esportiva, visual com personalidade e inspiração em clássicos automotivos, mas ainda está distante de desbancar o rival chinês. O g1 testou para entender onde ele acerta e onde erra. GWM Ora 03 GT: veja o teste do g1, com pontos positivos e negativos do carro

O Ora 03 faz parte da primeira leva de compactos chineses e 100% elétricos a chegar ao Brasil. Ele foi o primeiro modelo que a GWM trouxe ao país, em agosto de 2023.

Apenas um mês antes, quem desembarcava por aqui era o BYD Dolphin. Surgiu, então, um duelo entre as marcas que já brigavam na Ásia.

Em terras latinas, quem vence com folga é o Dolphin e o Dolphin Plus, que venderam 2,4 vezes mais unidades em 2024, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Foram 15.201 unidades dos BYD contra 6.326 carros dos modelos da GWM. Será possível virar o jogo?

O g1 passou uma semana a bordo do Ora 03 GT, versão topo de linha do compacto, para explorar suas vantagens e desvantagens. A seguir, saiba que pontos podem ameaçar o rival da BYD e em quais aspectos ele fica para trás.

Pouco tempo após o teste, a GWM lançou a versão 2025 do Ora 03 GT. O carro não recebeu melhorias internas e nem mesmo no motor. A lista de novidades inclui dois itens:

Inclusão do estepe;

Controle remoto de funções do carro, por aplicativo. Com ele é possível, por exemplo, conferir nível de bateria, temperatura e pressão dos pneus, tocar a buzina, além de encontrar o veículo.

GWM Ora 03 GT tem visual com personalidade

Fabio Tito/g1

Visual que divide opiniões

O visual do Ora 03 tem personalidade, e mostra forte inspiração em modelos “vintage” europeus, como Mini Cooper, Fusca e Porsche. É o que se vê especialmente nos faróis redondos e no formato do capô.

Neste ponto, todas as versões do GWM são quase iguais, com apenas alguns apliques em vermelho para dar ar de esportividade à topo de linha GT.

São detalhes que aparecem em locais como a roda, difusores traseiros, entrada de ar frontal e no aerofólio. No interior, também existem pontos em vermelho, como no estofamento dos bancos e no volante.

Traseira do GWM Ora 03 GT

g1

O design da traseira é onde a GWM mostra mais criatividade e traz uma assinatura própria para o Ora 03.

Quem chama atenção é a iluminação na área do vidro traseiro. Trata-se de um detalhe pouco comum, e que dá ao Ora 03 um visual único, além de servir para reforço da luz de freio.

O mix de dianteira familiar com traseira peculiar faz o Ora 03 chamar atenção no dia a dia, mas seu visual exótico também pode afastar os clientes mais conservadores.

Ao rodar pelas ruas de São Paulo, há quem elogie o visual, enquanto outros comentam que os traços mais reconhecidos do Ora mostram alguma falta de criatividade.

GWM Ora 03 GT

Diferenças nas versões

O Ora 03 GT é uma versão melhorada do compacto da GWM, exceto pelo motor, que é o mesmo nas duas versões: com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

Além dos detalhes visuais mais esportivos, o principal ganho da GT é uma autonomia 37,5% maior que a versão de entrada Skin.

Com a carga cheia, são 319 quilômetros de autonomia total da GT contra 232 quilômetros da Skin. São necessários 35 minutos em carregador rápido para sair de 20% e chegar aos 80% de bateria.

Apesar de ganhar 11 quilos com a bateria maior, ele continua esperto em arrancadas e ultrapassagens, como um bom elétrico deve ser.

O pacote tecnológico e de conforto também são melhores, como assentos dianteiros com massagem e ventilação, retrovisor capaz de ofuscar a luz de outros veículos, sistema de baliza autônoma e carregador de celular por indução, por exemplo.

GWM Ora 03 GT

g1

As melhorias da versão GT servem para colocá-lo em patamar de competição com o BYD Dolphin Plus, um extrato acima do Dolphin tradicional.

O motor do Ora Skin tem 45% mais potência e 27% mais torque que a versão de entrada do Dolphin, mas não tem o refino de acabamento para bater de frente com o Plus.

No comparativo, o Ora 03 tem um apelo visual mais interessante e um acerto que agrada bastante. O bom motor e a distância menor entre o assoalho e o solo transmitem uma sensação de um pequeno esportivo, algo que o Dolphin Plus não possui.

Por dentro, o Ora também tem mais partes emborrachadas que são mais confortáveis ao toque. A tela de instrumentos atrás do volante é muito maior e o retrovisor ofusca automaticamente a luz dos carros.

GWM Ora 03 GT

g1

Mas aí começam os problemas. O motor do Ora 03 impressiona em um primeiro contato, em especial quem tem menos experiência com elétricos. Mas os números ficam bem atrás aos do Dolphin Plus.

O modelo da BYD tem 204 cv de potência, contra 171 cv do Ora 03 GT. Já o torque é de 31,2 kfgm, contra 25,5 kgfm. Na rua ou estrada, estes números maiores para o Dolphin Plus garantem ultrapassagens mais seguras, por exemplo.

A autonomia do Dolphin Plus é 3,4% maior. Com bateria cheia, ele entrega 330 km, enquanto o GWM faz 319 km.

Ainda que não seja a prioridade de quem compra um hatch, a diferença de espaço entre eles também chama atenção.

O Ora 03 tem 228 litros de espaço no porta-malas, menos que um Chevrolet Onix, por exemplo, que oferece 275 litros. O bagageiro do Dolphin Plus é 51% maior, com 345 litros.

Além disso, o espaço entre-eixos, que define o conforto interno dos passageiros no banco de trás, é cinco centímetros menor no Ora 03 GT. São 2,70m no Dolphin Plus, contra 2,65m para o modelo da GWM.

Para fechar, o Dolphin Plus ainda é mais barato que o Ora 03 GT.

GWM Ora 03 GT: R$ 187 mil

BYD Dolphin Plus: R$ 184,8 mil

Quem vale mais?

O GWM Ora 03 GT é um carro divertido, tem atrativos importantes para quem gosta de carros modernos, e traz tudo o que é necessário para desfrutar da direção de um elétrico.

Mas, quem pensa em uma compra mais racional, não deve perder de vista que ele fica atrás de um rival importante em questões centrais: tem menor potência, menor autonomia, menos espaço e maior preço que o BYD Dolphin Plus.

Para um carro perto dos R$ 200 mil, alguns itens precisam de refino maior. Para os sistemas de auxílio ao motorista, o assistente de manutenção em faixa é mais intrusivo do que deveria e não permite que seja desativado.

GWM Ora 03 GT

g1

O alerta não parou de soar mesmo enquanto o piloto automático adaptativo estava ativado. Teoricamente, o carro deveria seguir centralizado, sem necessidade de ação do motorista. Auxilia, mas acaba incomodando.

Outra besteira que poderia ser mais polida é a seta. A alavanca do Ora tem dificuldades de voltar sozinha ao ponto de desligar quando a curva acaba. Uma mecânica que funciona mal em um carro com tanta tecnologia vira um contraste claro.

Por fim, há apenas uma porta USB para quem está no banco de trás. Não é raro encontrar duas ou mais em carros mais baratos, como no Volkswagen Nivus, Peugeot 2008 e, claro, o rival BYD Dolphin Plus.

É no detalhe que o BYD Dolphin Plus tem conseguido maior sucesso no mercado nacional, mesmo com um rival com mais personalidade e vontade de ser esportivo.

GWM Ora 03 GT

g1

https://g1.globo.com/carros/noticia/2025/03/09/gwm-ora-03.ghtml

Com mais de 115kg de maconha escondidos em porta-malas e assoalho de carro, motorista é preso em Rancharia

"/> Ocorrência foi registrada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Ocorrência foi registrada no sábado (8), em Rancharia (SP)

Polícia Rodoviária

Um homem, de 26 anos, foi preso em flagrante ao esconder mais de 115 quilos de maconha no porta-malas e no assoalho de um carro na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no sábado (8), em Rancharia (SP).

📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp

Conforme a Polícia Militar Rodoviária, uma equipe abordou no km 494 um veículo com placas de São Paulo (SP) e, durante a abordagem, o motorista apresentou nervosismo.

Na vistoria veicular, os agentes encontraram 175 tabletes de maconha escondidos no porta-malas e assoalho traseiro do carro, totalizando 115,340 quilos.

O motorista, morador de São Paulo, foi preso em flagrante.

O veículo, a droga e três aparelhos celulares foram apreendidos.

Ocorrência foi registrada no sábado (8), em Rancharia (SP)

Polícia Rodoviária

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente

Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2025/03/09/com-mais-de-115kg-de-maconha-escondidos-em-porta-malas-e-assoalho-de-carro-motorista-e-preso-em-rancharia.ghtml

Torcedores criam camisa de 'campeã' para vice Grande Rio

"/> Escola perdeu o título por um décimo no quesito bateria. Mestre de bateria da Grande Rio disse que "não entendeu" a nota. Camisa criada para o desfile das campeãs da Grande Rio

Thaís Espírito santo/g1

Torcedores e alguns membros que desfilam pela Grande Rio entre as campeãs da Carnaval do Rio neste domingo (9) vestem uma camisa que diz que a escola, segunda colocada na competição, foi a "verdadeira campeã" da série Especial em 2025.

A Grande Rio perdeu o título por um décimo, depois de duas notas 9.9 para a bateria. Com isso, encerrou a competição com uma nota de 269,9 pontos, atrás dos 270 obtidos pela vencedora Beija-Flor.

Camisa criada para o desfile das campeãs da Grande Rio

Thaís Espírito santo/g1

Mais cedo, em entrevista ao g1, o mestre de bateria da Grande Rio comentou que ficou frustrado ao ver o décimo perdido pela escola no quesito bateria.

“Quando analisamos as justificativas eu confesso que não entendi, mas respeito a opinião dos julgadores. A presidência vai tomar as medidas que julgar necessárias”, afirma Fafá.

“A única coisa que eu quero hoje é presentear o público com um grande espetáculo, agradecer o carinho de todo e seguir”, destaca ele.

https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/09/torcedores-criam-camisa-de-campea-para-vice-grande-rio.ghtml

Rebaixada, diretora da Unidos de Padre Miguel vai desfilar com a Imperatriz entre as Campeãs do Carnaval do Rio

"/> Escola voltou à série Ouro, de onde saiu no ano passado, mas rebaixamento veio cheio de polêmicas, com acusações de preconceito por parte dos jurados. Lara mara, diretora de carnaval da Unidos de Padre Miguel

g1

A diretora de carnaval da Unidos de Padre Miguel, Lara Mara, confirmou ao g1 que desfilará junto com a presidência da Imperatriz Leopoldinense no Desfile das Campeãs na madrugada deste domingo (9).

A agremiação da diretora foi rebaixada para a Série Ouro, de onde tinha saído no carnaval anterior. Porém, o rebaixamento gerou muita polêmica no Grupo Especial — já que muitas escolas saíram em defesa da UPM, como a Imperatriz.

Uma das juradas que descontou pontos da escola justificou que o samba-enredo teria cometido um “excesso” de termos em yorubá. A justificativa foi entendida como preconceituosa até mesmo pelo presidente da Liesa, Gabriel David, que disse que a jurada não será renovada para 2026.

A Imperatriz é a quarta escola da noite, com um enredo de temática afro.

Desfile da Unidos de Padre Miguel, no Rio de Janeiro.

Stephanie Rodrigues/g1

Presidente da Liesa diz que escola sofreu preconceito

O presidente da Liesa afirmou, no início do desfile das Campeãs do Rio neste sábado (8), que acredita que a Unidos de Padre Miguel (UPM) foi subestimada por ser uma escola recém-chegada no Grupo Especial.

Para Gabriel David, a escola sofreu preconceito e foi mal julgada. Em relação à jurada que afirmou que a escola usou muitos termos em iorubá (língua proveniente do continente africano e muito reverenciada nas religiões de matrizes africanas no Brasil), ele disse que a jurada não será renovada e que as escolas precisam ter liberdade ao montar seus carnavais.

“A UPM apresentou um requerimento que foi aceito. Isso é, será feita uma plenária com todas as 12 escolas e a UPM para discutir essa questão. O prazo é de 15 dias para isso acontecer e lá a UPM vai apresentar seus argumentos e os presidentes das escolas decidirão o que vai acontecer”, explica Gabriel David.

Questionado se a escola poderia, então, retornar ao Grupo Especial, David explicou que desde 2019 há um TAC assinado entre a Liesa e o Ministério Público reafirmando que a liga não pode interferir no resultado depois da Quarta-Feira de Cinzas.

“Por conta disso, teremos que sentar com o Ministério Público para entender o que pode ser feito dependendo da decisão dos presidentes das escolas”, destaca.

“O próprio presidente reconheceu que foi preconceito e eu fico muito triste, sabe? Nós fizemos o glossário, explicamos e justificamos nosso enredo com tudo explicado. Aqui a gente fala pretuguês, com origem no yorubá e no bantu, então não cabe ela dizer que foi excesso de yorubá porque estava no nosso glossário. Foi despreparo e desrespeito, além de preconceito dessa jurada”, justifica a diretora de carnaval da UPM, Lara Mara.

Segundo Lara, a escola vai levar esses argumentos para a plenária para justificar uma permanência no Grupo Especial.

Integrantes da Unidos de Padre Miguel se levantam e deixam a Cidade do Samba

Entenda a polêmica

O enredo da UPM esse ano contou a trajetória da africana Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, conhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda em funcionamento.

“Isso não é só um erro de julgamento, é um desrespeito à nossa ancestralidade. O samba nasceu da resistência! Todo apoio à Unidos de Padre Miguel e a todas as escolas que levam a cultura afro-brasileira para a avenida com orgulho!”, afirmou Margareth.

Segundo o argumento da escola, "as palavras em iorubá do samba e do enredo são fundamentais primeiro como vivência do Axé da Casa Branca, e, segundo, como forma de resistência do Axé de Iyá Nassô, iorubá de Oyó, contextualizando sua vida e sua trajetória", justificou a escola na apresentação do enredo desse ano.

Unidos de Padre Miguel perde ponto por excesso de termos em Iorubá

Reprodução

Após tomar conhecimento da nota 9,9, a UPM classificou a situação como "inaceitável".

"A penalização da Unidos de Padre Miguel por “excesso de termos em iorubá” escancara o racismo religioso que ainda persiste no Brasil. Nossa oralidade sagrada não é erro, não é excesso e muito menos pode ser silenciada”, disse em rede social.

A Vermelha e Branca da Zona Oeste terminou em último lugar entre as 12 do Grupo Especial do Rio de Janeiro, 1.1 ponto atrás da “vizinha” Mocidade Independente de Padre Miguel. E desceu para a Série Ouro do carnaval do Rio.

Em meio à polêmica, a ministra da Cultura criticou, através de suas redes sociais, a perda de ponto da UPM por utilizar “excesso de termos em Iorubá”.

“Inaceitável! A Unidos de Padre Miguel perdeu pontos no Carnaval porque usou “excesso de termos em Iorubá” no seu samba-enredo. Como assim? O Iorubá é uma das línguas que formam nossa cultura, está na raiz do samba, das religiões de matriz africana, na história do Brasil!”, criticou Margareth Menezes.

Ministra Margareth Menezes critica argumento de juiz da Liesa que tirou ponto da UPM por excesso de termos em Iorubá

Reprodução

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, criticou, através de suas redes sociais, a perda de ponto da Unidos de Padre Miguel por utilizar “excesso de termos em iorubá”.

Recurso

A Unidos de Padre Miguel (UPM) informou nesta sexta-feira (7) que entrará com um recurso na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) contra o resultado do carnaval 2025, que a rebaixou à Série Ouro.

Integrantes da Unidos de Padre Miguel se levantam e deixam a Cidade do Samba

“A escola está reunindo todos os elementos necessários para apresentar um pedido formal, baseado em uma análise criteriosa das justificativas divulgadas”, declarou a UPM.

“Durante a revisão das justificativas, foram identificadas inconsistências graves, incluindo penalizações em quesitos específicos devido a uma falha técnica no caminhão de som — um problema alheio à responsabilidade da Unidos de Padre Miguel e que, portanto, não deveria ter resultado em perda de pontos”, explicou.

“Diante dessas e outras irregularidades, a escola buscará os meios adequados para contestar a decisão, sempre pautada no respeito, na isonomia e na valorização do trabalho de toda a sua comunidade.”

Alegoria da Unidos de Padre Miguel na Sapucaí, na primeira noite de desfiles no RJ.

Leo Franco / AgNews

https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/09/rebaixada-unidos-de-padre-miguel-vai-desfilar-com-a-imperatriz-entre-as-campeas-do-carnaval-do-rio.ghtml

FOTOS: veja a galeria de imagens da segunda noite de Carnaboi 2025 em Manaus

Evento, promovido pelo Governo do Amazonas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, é realizado no Studio 5. A emoção e o alto astral deram o tom na segunda e última noite do Carnaboi 2025, realizado no Studio 5, em Manaus. A festa reuniu milhares de brincantes, embalados por dez apresentações que puseram lado a lado os bois Caprichoso e Garantido em um verdadeiro 'esquenta' para o Festival de Parintins deste ano. Veja abaixo uma galeria de fotos da primeira noite.

A 24ª edição do Carnaboi é promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Fundação Rede Amazônica. Pelo segundo ano consecutivo, o evento terá transmissão ao vivo pela Rede Amazônica e pelo g1.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Veja fotos da segunda noite do Carnaboi 2025 em Manaus

https://g1.globo.com/am/amazonas/carnaval/2025/noticia/2025/03/09/fotos-veja-a-galeria-de-imagens-da-segunda-noite-de-carnaboi-2025-em-manaus.ghtml

Carnaboi 2025: assista ao vivo

"/> Evento, promovido pelo Governo do Amazonas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, será realizado no Studio 5. Carnaboi 2025: assista ao vivo Evento, promovido pelo Governo do Amazonas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, será realizado no Studio 5.

https://g1.globo.com/am/amazonas/carnaval/2025/ao-vivo/carnaboi-2025-assista-ao-vivo.ghtml

Érika Januza se despede como rainha de bateria da Viradouro: ‘Coração apertado, mas queria que fosse assim mais caloroso’

"/> A atriz anunciou nesta sexta que estava saindo do cargo a pedido da presidência. ‘Nunca quiseram um reinado longo’. Erika Januza se despede do cargo de rainha de bateria da Viradouro

g1

A atriz Erika Januza se despede neste sábado (8) de Campeãs do posto de rainha de bateria da Viradouro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira nas redes sociais da artista.

Segundo Januza, ela desejou anunciar no dia anterior para que pudesse se despedir com mais carinho da comunidade.

“Se não fosse assim, fica aquela coisa de ‘obrigada fulana’, e eu queria me despedir mais de pertinho, de forma mais calorosa, como está sendo. Tô com o coração apertado, mas feliz”, afirma, emocionada.

'A Viradouro me pediu o cargo'

Erika Januza deixa posto de rainha de bateria da Viradouro

Erika Januza anunciou a saída do posto no começo da tarde desta sexta-feira (7).

"A Viradouro me pediu o cargo. O cargo não é meu. Eu sou só um instrumento. Eu vou sentir muita saudade. Eu fui muito feliz aqui", disse Erika na despedida do posto.

Era agradeceu aos integrantes da Viradouro, especialmente aos ritmistas e ao mestre Ciça, responsável pela bateria. Ela também agradeceu a Marcelo Calil, presidente da escola, e ao carnavalesco Tarcísio Zanon.

Ela estava no posto há quatro anos. Mineira de Contagem, é fã do carnaval do Rio de Janeiro desde criança, quando se reunia com a família para virar a noite vendo o espetáculo das escolas de samba na Marquês de Sapucaí pela TV.

Aprendeu a sambar vendo Valéria Valenssa, a eterna Globeleza.

Erika Januza desfila na Vidarouro

Leo Franco/AgNews

A Viradouro ficou em quarto lugar no desfile das escolas de samba do Grupo Especial. A escola contou a história de Malunguinho, líder do Quilombo do Catucá, no norte de Pernambuco, no século XIX.

A escola divulgou uma nota, assinada pelo presidente Marcelo Calil, falando sobre a saída de Erika e agradecendo os serviços prestados à escola.

"Na função de reinar à frente dos ritmistas de mestre Ciça, a atriz deu show de dedicação nessas quatro temporadas, sendo extremamente participativa quando não estava envolvida em seus projetos artísticos, e muito carinhosa com nossos percussionistas, algo que valorizamos muito e sempre soubemos aplaudir e reverenciar", afirmou um trecho do texto.

A Viradouro afirmou ainda que a próxima ocupante do posto ainda será decidida.

"Erika, em nome de toda a comunidade da Unidos do Viradouro, obrigado por tudo. Você foi uma rainha diferenciada. A honra foi toda nossa por ter você nessa apaixonante jornada", disse o texto.

Erika Januza desfila na Vidarouro

Leo Franco/AgNews

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/noticia/2025/03/09/erika-januza-se-despede-como-rainha-de-bateria-da-viradouro-coracao-apertado-mas-queria-que-fosse-assim-mais-caloroso.ghtml

Lore Improta diz que aceitaria cargo de rainha de bateria, mas que ‘está feliz no cargo que ocupa’

"/> A rainha de bateria Érika Januza faz seu último desfile à frente da escola neste sábado de Campeãs. Lore Improta, musa da Viradouro, se preparando para o desfile das campeãs do Carnaval do Rio

g1

Com a despedida de Erika Januza como rainha de bateria da Viradouro no desfile das campeãs do Carnaval do Rio neste sábado (8), a musa da escola, a dançarina e empresária Lore Improta, afirmou que pensaria na possibilidade de ser rainha caso a presidência oferecesse o cargo a ela.

“É um desejo que todas nós musas temos, mas eu tô muito feliz no cargo que eu ocupo e ocupo com muita maestria no sentido de me fazer presente", diz Lore.

Eu fico muito feliz de estar aqui, mas é questão de entender qual desejo da comunidade, principalmente para quem vem a ocupar esse cargo”, afirma a musa, que é casada com o cantor Léo Santana.

Ela explicou que precisaria entender se a rotina de trabalho dela se encaixaria com a de demandas da rainha.

“Mas eu fico feliz com a comunidade vibrar com essa possibilidade. Não teve nenhuma conversa comigo nesse sentido. Tem muitas musas incríveis que merecem esse cargo também”, conclui.

Destaque Lore Improta na Unidos do Viradouro

https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/09/lore-improta-diz-que-aceitaria-cargo-de-rainha-de-bateria-mas-que-esta-feliz-no-cargo-que-ocupa.ghtml