Agenda Cultural: fim de semana tem teatro, dança e boi-bumbá em Manaus
"/> g1 reuniu os eventos que ocorrem nesta sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16). Confira a agenda cultural do fim de semana em Manaus
A agenda cultural do fim de semana tem teatro, dança e boi-bumbá em Manaus. O g1 reuniu os eventos que ocorrem nesta sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16). Confira os detalhes abaixo.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
🎥🍿 Estreias no cinema
A Menina dos Meus Olhos
A história acompanha um grupo de amigos que frequentam um colégio particular e são apaixonados pela mesma colega de classe, a graciosa Seon-ah (Da-hyun). Jinwoo (Jin-young) é o único entre os quatro que não parece muito impressionado pela bonita e exemplar garota, nem entende o motivo de tanta comoção e fascinação.
Código Preto
A esposa do agente George Woodhouse é suspeita de trair a nação. Ele precisa enfrentar um teste definitivo: lealdade ao seu casamento ou ao seu país.
Vitória
No filme, Vitória é uma senhora solitária que, aflita com a violência que passa a tomar conta da sua vizinhança, começa a filmar da janela de seu apartamento. A idosa registra a movimentação de traficantes de drogas da região durante meses, com a intenção de cooperar com o trabalho da polícia.
📅 Sexta-feira (14)
Exposição 'Souedo Reflexos da Vida: Origens Amazônicas'
A exposição fotográfica "Souedo Reflexos da Vida: Origens Amazônicas", assinada pelo artista Daniel Azevedo, ficará amostra no térreo do Manaus Plaza Shopping até o dia 24 de março. A entrada é gratuita.
'Infecta: Baile de Máscaras II
O Mercado de Origem da Amazônia, no Centro de Manaus, recebe a festa "Infecta: Baile de Máscaras II". O repertório tecno será comandado por um coletivo de música eletrônica do Amazonas, que promete uma tour com 9h de festa. O evento tem início às 20h e os ingressos estão à venda on-line.
Show da banda 'O Grilo'
A banda de rock 'O Grilo' faz uma parada em Manaus e se apresenta no Teatro Manauara, na Zona Centro-Sul de Manaus, a partir das 19h. Os ingressos estão à venda pela internet.
Banda paulistana O Grilo une ritmos brasileiros ao rock
Bis/Reprodução
📅 Sábado (15)
Espetáculo 'Ninho'
O espetáculo de dança "Ninho" será apresentado no Teatro da Instalação, no Centro Histórico de Manaus. A encenação ocorre às 18h.
Espetáculo 'Brinco de Ouro'
O espetáculo "Brinco de Ouro", interpretado por sete artistas, que carregam elementos afro-diaspóricos vivenciados pelos intérpretes criadores, será apresentado no Teatro Amazonas, às 20h. A apresentação, gratuita e aberta ao público por ordem de chegada, faz parte de um projeto da Favelinha.
📅 Domingo (16)
Espetáculo Sebastião
O espetáculo Sebastião será apresentado pela primeira vez no Teatro Amazonas. A peça, um sucesso do Ateliê 23, tem início às 18h.
Ensaio da Batucada 2025
O Boi Garantido promove um ensaio aberto ao público no Complexo Boothline, no Centro de Manaus, a partir das 17h. O evento contará com a presença do pajé do bumbá, Adriano Paketá.
Ensaio Batucada do Garantido em Manaus
Eduardo Cavalcante/Arquivo
Experiências nas Cataratas: Amanhecer, Pôr do Sol e Noite

Trilhas exclusivas, paisagens deslumbrantes e passeios únicos no principal cartão postal de Foz do Iguaçu esperam por você. Localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Agora, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), oferece novas experiências que vão além da tradicional visita diurna.
Experiências Amanhecer, Pôr do Sol e Noite
Com atividades como o Amanhecer nas Cataratas, o Pôr do Sol nas Cataratas e a Noite nas Cataratas – disponíveis em datas específicas durante a semana –, o parque busca proporcionar aos visitantes uma conexão mais profunda com a natureza. As iniciativas são uma maneira diferente de vivenciar esse Patrimônio Natural da Humanidade.
O Amanhecer nas Cataratas
Divulgação - Nilmar Fernando
Que tal começar o seu dia caminhando às margens de uma das maiores maravilhas naturais do mundo? Às quintas e sábados, o Parque Nacional do Iguaçu oferece a experiência chamada Amanhecer nas Cataratas.
Antes mesmo de o parque abrir ao público, às 5h30, um pequeno grupo de visitantes pode explorar a Trilha das Cataratas, em um momento de total conexão com a natureza. A luz suave do amanhecer reflete nas águas, criando um cenário digno de cartão postal — mas sem as multidões de turistas ao redor.
O passeio termina com café da manhã no restaurante Porto Canoas com vista para o Rio Iguaçu. O bufê é servido das 7h às 9h. Um croissant aqui, um cafezinho ali, e pronto: você já está renovado para encarar o dia com outro olhar.
O Pôr do Sol
Divulgação - Urbia Cataratas
Se o amanhecer é para quem gosta de momentos introspectivos, o Pôr do Sol nas Cataratas é para quem busca um pouco mais de glamour na viagem. Às terças, sextas e sábados, às 17 horas, este passeio guiado revela um espetáculo de cores douradas que transformam as quedas d’água em uma pintura viva. O céu se funde com a espuma das cataratas, e, para tornar o momento ainda mais especial, espumantes e sucos são servidos enquanto uma trilha sonora suave preenche o ambiente.
O que torna essa experiência ainda mais encantadora é o toque de exclusividade: enquanto a maioria dos turistas já deixou o parque, você está ali, brindando com um espumante gelado, emoldurado por uma das vistas mais bonitas do país. Tudo cuidadosamente pensado para que cada visitante sinta que está vivendo um momento único — um privilégio que, sem dúvida, fica guardado na memória.
Noite nas Cataratas
Divulgação
Divulgação - Urbia Cataratas
Para quem busca algo ainda mais incomum e misterioso, há a Noite nas Cataratas. Uma aventura para contemplar a força pulsante das águas em contraste com o brilho estelar do céu. A experiência nas Cataratas do Iguaçu se intensifica durante a noite, ganhando novos cenários, como o maravilhoso arco-íris prateado e o céu estrelado.
A experiência sensorial é ainda maior na caminhada pela Passarela das Cataratas, ponto alto da visita. Realizado todos os sábados, o passeio inclui queijos e massas no Restaurante das Cataratas, o Porto Canoas, além de música ao vivo.
A combinação de natureza, boa comida e música fecha com chave de ouro uma experiência que poderia facilmente ser confundida com um cenário de filme.
Dicas para Desfrutar ao Máximo
Divulgação - Urbia Cataratas
Em dúvida do que levar na mala? Nós temos algumas dicas para você.
Prepare-se para o clima: o tempo em Foz do Iguaçu pode ser imprevisível, então fique de olho na previsão. Uma chuva leve pode adicionar um charme extra à visita, mas esteja preparado com uma capa de chuva para não ser pego de surpresa.
Calçado adequado: as trilhas no parque exigem sapatos confortáveis. Deixe o salto alto de lado e invista em um bom par de tênis para explorar a natureza sem preocupações.
Leve água: mantenha-se hidratado, especialmente nos meses de verão. A caminhada pode ser longa, e nada melhor do que uma garrafa de água gelada para acompanhar.
Foz do Iguaçu Além das Cataratas: Um Destino Completo
Se você acha que Foz do Iguaçu se resume às suas famosas quedas, está enganado. A cidade oferece uma infinidade de atrações que vão muito além do Parque Nacional do Iguaçu, com atrações imperdíveis como a Usina Itaipu Binacional; o Parque das Aves, o Iguassu Secret Falls, o Casino Acaray, o Dreams Park Show, o Blue Park, o Marco das Três Fronteiras, o Wonder Park Foz, o Madero Tango Iguazú e a Yup Star Foz.
Um Destino Para Todos os Sentidos
O Parque Nacional do Iguaçu é o tipo de lugar que nos lembra o quanto somos pequenos diante da grandiosidade da natureza. As Cataratas, com suas imponentes quedas e cenários de tirar o fôlego, são uma lembrança constante de que, em meio à correria da vida, ainda existem momentos que nos convidam a desacelerar e simplesmente contemplar.
Então, que tal sair da sua rotina e embarcar nessa aventura? Porque, às vezes, tudo o que precisamos é de uma nova perspectiva – e as Cataratas estão ali, prontas para nos lembrar disso.
Na E Dias, seu negócio sempre sai na frente com assessorias e seguros

A mais nova modalidade de Seguro Garantia, permite a substituição dos depósitos judiciais, nos recursos da justiça do trabalho, por uma apólice de seguros Sempre pensando no varejo e atacado, E Dias traz para você um pouco sobre Seguro Garantia. Esse seguro bem é interessante e bastante desconhecido no meio dos supermercadistas, o Seguro de Deposito Recursal.
E Dias - Consultoria em Seguros Corporativos
Freepik
O seguro garantia judicial, conhecido como depósito recursal, é uma alternativa ao depósito recursal em dinheiro para empresas que recorrem de decisões na Justiça do Trabalho. Ele permite substituir o valor do depósito recursal por uma apólice de seguro garantia, reduzindo o impacto financeiro da empresa.
E Dias - Consultoria em Seguros Corporativos
Freepik
Veja os principais pontos sobre o seguro garantia judicial para depósito recursal:
1. Finalidade: Garante o pagamento da dívida em caso de condenação definitiva, funcionando como garantia para o juízo.
2. Base legal: Regulamentado pelo artigo 899, § 11, da CLT, introduzido pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017).
3. Vantagens:
• Reduz a necessidade de desembolso imediato de valores elevados.
• Libera o capital de giro da empresa.
• Evita o bloqueio de recursos em contas judiciais.
4. Requisitos:
• Deve ser emitido por seguradora idônea e devidamente registrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
• O valor segurado deve cobrir o montante exigido para o depósito recursal.
• Deve ter cláusula de vigência mínima compatível com o prazo do processo.
5. Validade: Deve permanecer ativo até o trânsito em julgado da decisão ou substituição por outro meio de garantia.
Quais os principais benefícios?
1. Preservação do capital de giro
• A empresa não precisa imobilizar recursos em depósitos judiciais, podendo usar o dinheiro para investimentos ou fluxo de caixa.
2. Redução do impacto financeiro
• O custo do seguro é menor do que o valor do depósito recursal em dinheiro, pois envolve apenas o pagamento do prêmio à seguradora.
3. Maior liquidez para a empresa
• Permite que a empresa mantenha sua liquidez, pois evita a necessidade de desembolsar valores elevados para recorrer de decisões judiciais.
4. Alternativa ao bloqueio de bens
• Em casos onde a empresa não tem dinheiro disponível para o depósito recursal, o seguro evita a penhora de bens ou bloqueios judiciais.
5. Rapidez na contratação
• A apólice de seguro garantia pode ser obtida rapidamente, sem burocracia excessiva, agilizando o cumprimento das exigências processuais.
6. Segurança jurídica
• O seguro garantia é regulamentado pela legislação trabalhista (artigo 899, § 11, da CLT) e aceito pelo Judiciário como meio válido de garantia recursal.
Quem pode utilizar?
1. Empresas de qualquer porte – Desde pequenas até grandes corporações que estejam envolvidas em processos trabalhistas e precisem apresentar garantia para recorrer.
2. Empregadores individuais – Pessoas físicas que empregam trabalhadores e precisem recorrer de decisões judiciais.
3. Instituições financeiras, industriais e comerciais – Setores que frequentemente enfrentam ações trabalhistas e buscam alternativas para preservar o capital de giro.
Requisitos principais:
• A empresa ou empregador deve contratar o seguro por meio de uma seguradora registrada na SUSEP.
• O valor segurado deve cobrir o montante exigido para o depósito recursal.
• A apólice deve conter cláusulas compatíveis com as exigências do processo judicial, garantindo que a obrigação será cumprida caso haja condenação definitiva.
A apólice de seguro garantia judicial para depósito recursal deve ter validade compatível com o tempo do processo. Em geral, ela deve permanecer vigente até o trânsito em julgado da ação ou até que a garantia seja substituída por outra forma de pagamento.
Prazos e Renovação
1. Validade mínima:
• A apólice deve cobrir todo o período em que o recurso estiver em andamento.
• Normalmente, as seguradoras oferecem apólices com prazo inicial de 2 a 5 anos, renováveis conforme a necessidade.
2. Renovação:
• Se o processo ainda não tiver sido finalizado e a apólice estiver perto do vencimento, a empresa deve providenciar a renovação ou a substituição da garantia.
• O seguro deve ser mantido ativo até que o caso seja definitivamente julgado.
3. Possível substituição:
• Caso a empresa decida quitar a obrigação ou oferecer outra garantia aceita pelo juízo, a apólice pode ser substituída antes do prazo final.
Se precisar de mais detalhes sobre como contratar esse seguro ou aplicá-lo no seu caso específico, entra em contato com a E Dias Corretora que te ajudamos.
http://www.ediasconsultoria.com.br/checklist-depositorecursal
Saiba mais:
www.ediasconsultoria.com.br
Telefone: 81 3105-7588.
Instagram: @oemmanueldias
Instagram: @edias_seguros
São Roque realiza mutirão de saúde com diversas especialidades neste sábado

Serão ofertados vários serviços médicos, como exames e vacinações, em diversos pontos da cidade, das 8h às 15h. São Roque (SP) organiza mutirão de saúde com diversas especialidades neste sábado (15)
Prefeitura de São Roque/Divulgação
Um mutirão de saúde vai ofertar diversos serviços médicos, como exames e vacinações, à população de São Roque (SP) neste sábado (15).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, serão oferecidos mais de 15 tipos de atendimentos gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Centros de Especialidades e pontos itinerantes.
Os serviços serão ofertados sem agendamento prévio, permitindo que a população possa ter acesso a diversos cuidados sem a necessidade de marcação antecipada. Basta comparecer aos locais de atendimento portando documentos e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
🩺Confira os serviços disponíveis
Nas Unidades de Saúde (8h às 15h)
Coleta de citopatológico (mulheres de 25 a 64 anos);
Atendimento para hipertensos e diabéticos;
Pesagem do Bolsa Família;
Vacinação (atualização de carteirinhas);
Ação contra a dengue: agentes comunitários visitarão os domicílios.
Atendimentos especializados (8h às 15h)
Ginecologista: UBSs de Mailasqui e Taboão
Telemedicina (8h às 15h)
Cardiovascular – São João Novo;
Urologista – Taboão;
Dermatologista – Villagio Emília.
Consultas presenciais (8h às 15h)
Nutricionistas: UBSs do Taboão e Guaçu;
Cardiovascular e Eletrocardiograma: Centro de Especialidades de Maylasky;
Atendimento odontológico.
Centro de Especialidades Odontológicas (8h às 15h)
Campininha – 08h às 10h (ao lado da escola);
Pavão – 10h30 às 12h (ao lado do Bar do Palmeirense);
Vila Lino – 14h às 15h30 (Rua Maria Eulina da Cruz, 91).
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Quando é o carnaval 2026?

Evento acontece entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Saiba como é calculada a data do carnaval
O carnaval de 2026 será entre os dias 14 e 18 de fevereiro. O evento, que segue o calendário lunar e a tradição católica, não tem data fixa. Por isso, cada ano a folia começa em um dia diferente.
Tudo foi definido com base no calendário padronizado pela Igreja Católica, a partir das datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
A contagem de dias para definir a data do carnaval a cada ano começa com a Páscoa. Para calcular essa data, é preciso saber o que é equinócio. Assista no vídeo acima.
Ingressos 'sambista' e 'Passaporte Rio Carnaval' para os desfiles de 2026 já estão esgotados
Entenda o cálculo da data
Desfile da Portela na Sapucaí
Fernando Maia/Riotur
Com nome complicado, equinócio ocorre duas vezes ao ano, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. E ele acontece, primeiro, por volta do dia 20 de março de cada ano. No Hemisfério Sul, é o equinócio de outono, e no Hemisfério Norte, o de primavera. Em setembro, ocorre novamente entre os dias 22 e 23, invertendo a estação em cada hemisfério.
A Igreja Católica determinou que todo ano a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março.
Sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de carnaval. Ou seja: o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.
https://g1.globo.com/carnaval/2025/noticia/2025/03/14/quando-e-o-carnaval-2026.ghtml
Guarda-vidas são afastados após convidarem mulher para 'programa' no posto da praia em SC
"/> Informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. No vídeo, um dos agentes diz: 'a galera está a fim de fazer um programa aqui no posto (de guarda-vidas)'. Guarda-vidas são afastados após convidarem mulher para 'programa' em posto em praia de SC
Quatro guarda-vidas foram afastados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina após a repercussão de um vídeo onde aparecem convidando uma mulher para um "programa" dentro do posto dos socorristas na Praia do Rosa, em Imbituba, no Litoral Norte. A informação foi confirmada pela corporação nesta sexta-feira (14).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O caso veio à tona no domingo (9), quando a vítima, que se descreve como profissional sexual, publicou o vídeo recebido em uma rede social. Os rostos foram borrados por ela (assista acima).
"Oi Amanda, bom dia. Tenho te visto caminhar aqui no Rosa. A galera está a fim de fazer um programa no posto. Tu topa?", diz um deles. Quatro homens vestindo uniformes de guarda-vidas aparecem no vídeo.
Guarda-vidas gravaram vídeos convidando mulher para fazer programa no posto em que atuam
Redes sociais/Divulgação
A publicação de Amanda Smell, como se identifica profissionalmente, passa de 2,1 milhões de visualizações nesta sexta-feira (14).
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que instaurou procedimentos administrativos para a apuração de condutas e responsabilidades (veja mais abaixo).
Relato
A mulher usou as redes sociais para desabafar sobre o caso. Com mais de 21 mil seguidores, a conta é compartilhada com o marido dela, onde se descrevem como "empresários do prazer".
"Não é porque eu sou do job que eu mereço ser desrespeitada. Eu moro aqui na Praia do Rosa e eu acabei de me sentir coagida pelas únicas pessoas que deveriam cuidar da minha segurança na praia", narrou no vídeo.
Em outros vídeos, publicados após a repercussão, disse que merece "poder andar em paz sem ser coagida".
"Eu sei que muita gente vai me dizer: 'Ah, mas tu trabalhas com conteúdo, já deve tá acostumada'. Eu quero dizer que não. O meu trabalho não anula o meu direito de ser respeitada, e o fato de eu ser uma trabalhadora sexual não é um convite para o abuso".
O g1 tentou contato com ela, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Afastados
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou destacou que "repudia o ato e desaprova qualquer conduta dessa natureza, que não reproduz os valores institucionais da corporação e fere a dignidade de bombeiros militares, comunitários e guarda-vidas civis".
Os quatro guarda-vidas que aparecem no vídeo foram identificados e afastados no próprio domingo, segundo os bombeiros.
O procedimentos administrativo aberto vai apurar as condutas e responsabilidades dos envolvidos. Caso seja comprovada a participação deles no episódio, segundo a corporação, as seguintes consequências podem ocorrer:
se guarda-vidas civis, serão banidos definitivamente do serviço voluntário da corporação;
se guarda-vidas militares, serão submetidos ao regulamento disciplinar competente, com o rigor e a disciplina que o caso requer.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
VÍDEOS: AB1 de sexta-feira, 14 de março de 2025
Matérias exibidas no AB1, telejornal do Grupo Asa Branca. Matérias exibidas no AB1, telejornal do Grupo Asa Branca.
Homem é flagrado transportando casal de iguanas em carro na Dutra, em Jacareí
"/> Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista, que tem 30 anos, vai ser processado por crime ambiental. As iguanas foram resgatadas e levadas ao Ibama. Homem é flagrado transportando casal de iguanas em carro na Dutra, em Jacareí
Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Um homem de 30 anos foi flagrado transportando um casal de iguanas em um carro na rodovia Presidente Dutra, no trecho de Jacareí (SP), na noite desta quinta-feira (13). A prática é considerada crime ambiental.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O flagrante foi feito após abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal por volta das 20h, no Km165 da rodovia.
O motorista, de 30 anos, informou que estava transportando um pacote de São Paulo para São José dos Campos, mas não soube informar o que havia dentro da encomenda. Ao abrir o pacote, os policiais encontraram duas iguanas verdes em condições de maus tratos.
Os animais foram levados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de São José dos Campos e, depois, encaminhados ao Ibama de Lorena. Segundo a PRF, o motorista do carro vai responder por crime ambiental.
Homem é flagrado transportando casal de iguanas em carro na Dutra, em Jacareí
Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Servidores da prefeitura são suspeitos de fraudar o ponto, em Goiânia

Segundo a polícia, funcionários usavam o código 'mexer o doce' para pedir a um colega para bater o ponto. De acordo com delegado, ao menos 11 pessoas estão envolvidas no esquema. Operação mira servidores da prefeitura que forjavam o ponto em Goiânia
Uma operação da Polícia Civil cumpriu seis mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (14), contra servidores da Prefeitura de Goiânia suspeitos de fraude o ponto eletrônico com a ajuda de outros funcionários. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rômulo Figueredo, ao menos 11 pessoas estariam envolvidas no esquema.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Como os nomes dos servidores não foi divulgado, o g1 não conseguiu contato com a defesa dos envolvidos.
As fraudes teriam ocorrido, pelo menos, de junho de 2023 a novembro de 2024. Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que apoia todas as investigações da Polícia Civil do Estado de Goiás e que o compromisso da administração do município é com a "transparência, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos". Além disso, a prefeitura também se declarou à disposição da polícia para colaborar com as investigações.
Segundo Rômulo, a operação desta sexta-feira focou em apreender os celulares dos servidores, pois o objetivo da corporação é descobrir qual era a proporção da fraude, que ele acredita ser usada para outros objetivos além de para cobrir atrasos. De acordo com ele, os pontos eram forjados em diversos dias seguidos, o que levanta a suspeita da existência de funcionários fantasmas.
Início da investigação
O delegado contou que a "Operação Le Grande", como foi intitulada pelos policiais em homenagem ao inventor do ponto eletrônico, ocorreu após os desdobramentos de duas investigações anteriores realizadas no final do ano passado.
Segundo o delegado, a primeira operação investigava uma associação criminosa que vendia imóveis em Goiânia e lesava compradores. Entre os envolvidos, estaria um servidor público da prefeitura que vendia facilidades para os criminosos.
LEIA TAMBÉM:
Operação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de corrupção em contrato de R$ 27 milhões para reforma de prédios públicos em Goiás
Trabalhador da limpeza urbana da Comurg com pagamento base de R$ 1,5 mil recebe salário bruto de R$ 50 mil
Operação cumpre mandados contra ex- secretário de Saúde e outros suspeitos de desvio de R$ 10 milhões em Goiânia
Rômulo contou que, por conta disso, a Polícia Civil realizou uma segunda operação, na qual eles cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do servidor envolvido e no local de trabalho dele, onde computadores e um celular foram apreendidos.
"Ao analisar o aparelho celular desse servidor público com autorização judicial, nós constatamos que ele e outros colegas criaram um sistema para fraudar a necessidade de bater o ponto eletrônico de modo que, pelo menos, 11 pessoas se utilizavam dessa troca de favores para não trabalhar", declarou.
"Mexer o doce"
O delegado também falou sobre o código "mexer o doce", que era usado entre os servidores em um aplicativo de troca de mensagens para pedir que assinassem o ponto por eles.
"Nós verificamos que alguns colegas tinham que avisar até quando iam tirar férias, para não correr o risco de ninguém bater o ponto por eles", afirmou.
Como os crimes não são relacionados à violência ou grave ameaça, Rômulo declarou que nenhum dos envolvidos foi preso até o momento. Os servidores envolvidos vão responder por falsidade ideológica e estelionato majorado.
Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em casa de servidor público de Goiânia, Goiás
Divulgação/Polícia Civil
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Djonga sacia o apetite de afirmação na jornada reflexiva de grande álbum que traz Milton Nascimento e Samuel Rosa

Em ‘Quanto mais eu como, mais fome eu sinto’, rapper ‘sampleia’ Los Hermanos, busca autoconhecimento e recupera a força atenuada no disco anterior. Capa do álbum ‘Quanto mais eu como, mais fome eu sinto’, de Djonga
Coniiin / Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Quanto mais eu como, mais fome eu sinto
Artista: Djonga
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♬ Fez bem a Djonga ter atravessado 2024 sem lançar um álbum, fato então inédito na discografia iniciada pelo rapper mineiro em 2017 com Heresia. Com o oitavo álbum, Quanto mais eu como, mais fome eu sinto, o artista recupera a força que pareceu levemente atenuada no disco anterior, Inocente “demotape” (2023), pautado por certa intencional suavidade.
Lançado às 18h13 de ontem, 13 de março, o álbum Quanto mais eu como, mais fome eu sinto flagra Djonga saciado, mas inquieto, ao expressar angústias, conquistas, dúvidas e frustrações na jornada reflexiva de disco em que o rapper busca o alimento espiritual. Se o corpo já está alimentado, a alma consciente permanece faminta de autoconhecimento e justiça social.
Com beats e arranjos criados por Coyote Beatz e Rapaz do Dread em sintonia com as inquietações do rapper, o álbum reflete a visão atual de Djonga após a superação da fome (que já foi real, e não somente metafórica) e da conquista da fama que gera dinheiro e poder, mas também vampiros que sugam o sucesso alheio.
“Não confio nem no espelho, é que ele é ao contrário / A imagem que me dá não é o que eu represento / Que eu não vou trocar o moleque que só pensa em dançar / Por um adulto covarde que só pensa em sustento”, dispara Djonga nos versos de Fome.
Djonga canta versos afiados sobre os beats de Coiote Beatz e Rapaz do Dread, produtores musicais do álbum ‘Quanto mais eu como, mais fome eu sinto’,
Coniiin / Divulgação
Na narrativa composta pelas letras das 12 músicas (bem) mixadas e masterizadas pelo engenheiro de som Arthur Luna, Djonga se permite acessar dores e desconfortos sem deixar de ostentar resiliências e vitórias.
“Eu penso em Deus quando vejo um mano da cor formado / Eu penso em Deus quando vejo um mano da cor roubando / Eu vejo Deus até naquele que tá conformado / Não penso em Deus quando vejo o dedo branco apontando”, ressalta o rapper nos versos de PPRT!, apontando o dedo para o racismo embutido na estrutura social do Brasil.
Em Real demais, o canto é nervoso, talvez porque Djonga toque ali nas próprias feridas. “Ainda só penso em tudo que passei / Tipo a certeza que o demônio mora ao lado / Da polícia a parte ruim é tudo que eu sei”, reflete Djonga sobre o beat de Rapaz do Dread, também responsável pela batida de Melhor que ontem, faixa aberta com sample de Último romance (Rodrigo Amarante, 2003), sucesso da banda carioca Los Hermanos.
Com força mais espiritual do que física, a voz de Milton Nascimento enobrece o refrão melódico do rap Demoro a dormir. “Eu ando pensando sobre nós / E toda noite demoro a dormir / Vivo no presente, Deus se encaminha do após / E sei que o que foi, morreu atrás ficou ali”, canta Milton, enfatizando o tom reflexivo e espiritual do álbum editado por Djonga pelo selo A Quadrilha e distribuído no mercado digital via ONErpm.
“Tentaram me fazer surtar que nem Chorão, mas trago guias no pescoço que valem mais que um cordão / Te põe no topo pelo prazer de tirar de lá, perguntam se tu quer o doce só pra dizer não”, acusa o rapper nos versos de João e Maria.
O incessante questionamento de Djonga no álbum se estende à esfera privada dos relacionamentos afetivos. “O que que cê quer aqui? Essas bolsas? Esses carros? / Ou o que eu sou quando me tiram tudo isso, um cara comum e sensível / Diz, o que que cê quer aqui? / Eu sou o cara que seus pais te disseram pra tomar cuidado”, questiona o rapper em QQ cê quer aqui? em diálogo com a parceira de cama e mesa. Em Te espero lá, o convite à menina é feito na voz de Samuel Rosa em refrão que acena para a leveza pop em conexão sutil com o disco anterior de Djonga.
Sem perder o pique em músicas como Ainda (gravada com Dora Morelenbaum), Livre (“Ouça o grito de um negro livre”) e Ponto de vista (faixa que traz o emergente rapper mineiro RT Mallone), o álbum Quanto mais eu como, mais fome eu sinto é o retrato (aparentemente sem retoques) de Djonga após o rapper ter entrado para a linha de frente do hip hop brasileiro.
“E eu me mostro por inteiro, é mask off, vocês são fãs de coach, bando de fantoche / Uns nascem com dom pra dono, outros pra mascote, quando passar, só sobram os originais, se vão os xerox”, projeta o rapper com virulência nos versos de Selvagem.
Enfim, ao contar histórias da própria área sob a perspectiva e a ótica de quem transcendeu o gueto através das rimas sempre afiadas, Djonga se eleva ao se olhar no espelho no álbum Quanto mais eu como, mais fome eu sinto com apetite voraz pelo autoconhecimento e pela gana de escancarar as regras nem sempre limpas do jogo social.
Djonga canta com Dora Morelenbaum e RT Mallone no oitavo álbum, ‘Quanto mais eu como, mais fome eu sinto’, no mundo desde ontem, 13 de março
Coniiin / Divulgação
Casa do Trabalhador oferece cursos de qualificação profissional em Feira de Santana; saiba como se inscrever
Treinamentos acontecem entre os dias 17 e 21 de março. Casa do trabalhador anuncia vagas em Feira de Santana
Divulgação/Preitura Municipal de Feira de Santana
A Casa do Trabalhador de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador oferece 80 vagas para cursos gratuitos voltados para a qualificação profissional.
Os treinamentos acontecem entre os dias 17 e 21 de março e abrangem as áreas de informática, uso de programas Excel e PowerPoint e método de avaliação do idoso.
A qualificação tem o objetivo de proporcionar oportunidades para quem deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.
Os interessados devem fazer a inscrição presencialmente na Casa do Trabalhador, na Rua Desembargador Felinto Bastos, 527A (antiga Rua de Aurora).
Confira a programação dos cursos:
Curso de nivelamento de informática: (17/03) às 16h
Curso método de avaliação do idoso: (18/03) às 9h
Curso prático de Excel: (19/03) às 10h30
Curso prático de PowerPoint: (21/03) às 16h
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser enviadas para casadotrabalhador@pmfs.ba.gov.br ou através dos telefones (75) 3614-2551 / 2550.
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Rede varejista abre 381 vagas temporárias de empregos para a Páscoa na Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé
Rodovia Anchieta é totalmente liberada após carreta derrubar passarela; veja reflexos no trânsito

Passarela caiu no quilômetro 52 da rodovia, na altura de Cubatão (SP). A pista norte foi liberada às 6h27 e, a sul, às 9h desta sexta-feira (14). Ecovias libera pista sul da Rodovia Anchieta após acidente
A Rodovia Anchieta, que ficou quase 12 horas totalmente bloqueada após uma carreta bater e derrubar uma passarela de pedestres na altura de Cubatão (SP), foi liberada por completo na manhã desta sexta-feira (14). Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a pista norte [sentido capital] foi liberada às 6h27 e, a sul [sentido litoral], às 9h.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Centenas de motoristas com destino ao litoral de São Paulo ficaram presos no trânsito e ainda enfrentam congestionamento devido ao acidente que aconteceu na Rodovia Anchieta.
Segundo a Ecovias, o SAI está em Operação Descida (7x3). Assim, o motorista pode utilizar as pistas Norte e Sul da via Anchieta, além da pista Sul da Rodovia dos Imigrantes, para descer em direção ao litoral. Já a subida é realizada somente pela pista Norte da Imigrantes.
"Para a descida, recomenda-se postergar a viagem até a liberação das pistas e a normalização do tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)", disse a Ecovias.
O acidente aconteceu na altura do quilômetro 52 na noite de quinta-feira (13). Imagens, obtidas pelo g1, mostram trabalhadores da concessionária retirando os escombros e limpando a pista sul no trecho em que a passarela caiu para viabilizar a liberação na manhã desta sexta-feira (assista acima).
Leia também
SANTOS: Vídeo mostra navio petroleiro batendo no maior porto do Brasil e tripulantes saltando de embarcações;
SÃO VICENTE: Cachorro parceiro de guarda morto com tiro na cabeça se despede em velório;
OFENSA: Aluno acusa professor de cometer racismo após macaco entrar em sala de aula
Presos no trânsito
Cida Coelho está presa em congestionamento na Rodovia Anchieta desde a noite de quinta-feira (13)
Reprodução/TV Globo e Arquivo Pessoal
A fonoaudióloga Cida Coelho mora em Santos, mas participou de um evento em São Paulo e, desde 19h de quinta-feira (13), tenta chegar em casa. Ela está presa no trânsito dentro de um ônibus com dezenas de passageiros. “Estamos aqui sem água, sem comida, sem nada", desabafou a mulher.
A servidora federal Vivian Farkas Sodré Gonçalves, de 42 anos, não conseguiu dormir porque o marido está preso no congestionamento em um ônibus fretado. Ele trabalha em uma fábrica de São Bernardo e saiu do serviço às 17h10 de quinta. Desde então, está sem comer nem beber.
“Não dormi nada. Muita angústia. Ele toma remédio para pressão e anticoagulante por conta de uma válvula no coração. Estou extremamente preocupada, pois além de tudo tem a situação de estresse para ele”, lamentou Vivian.
Rodovia Anchieta soma mais de 20 km de congestionamento no sentido litoral
Reprodução/TV Globo
Ecovias
Em nota, a Ecovias informou que a pista norte da Anchieta foi liberada às 06h27, na altura do km 52, local do acidente, operando com duas faixas no sentido litoral para permitir a saída dos veículos retidos entre os kms 47 e 52 e iniciar a liberação gradual do tráfego em direção ao litoral.
De acordo com a última atualização da concessionária, às 9h, mesmo com a liberação o trânsito na pista Sul da Rodovia Anchieta no sentido litoral segue com tráfego parado do km 27 km ao 40, e represado do km 48 ao 51. A pista Norte operacional da Anchieta, no mesmo sentido, tem tráfego lento do km 40 ao km 54.
Na Interligação Planalto, o tráfego também está parado no sentido Anchieta do km 8 ao 1, como reflexo do acidente. Ainda segundo a Ecovias, a Anchieta tem tráfego congestionado no sentido capital do km 13 ao 10 pelo alto fluxo de veículos.
A Rodovia dos Imigrantes, por sua vez, tem tráfego congestionado no sentido litoral, do km 26 ao km 40.
Por conta da baixa visibilidade, estão bloqueadas a alça da Anchieta no km 40 Norte com acesso à Interligação Planalto, sentido Imigrantes, a alça da Imigrantes para a Interligação no km 42, sentido Anchieta, e a alça de retorno no km 40+200, sentido litoral.
Acidente
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a via foi interditada sentido litoral e capital paulista quando a carreta derrubou a passarela. Ninguém se feriu.
Carreta colide contra passarela, que cede e bloqueia rodovia que liga o litoral a capital
A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal e a Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (SP).
De acordo com a Prefeitura de Cubatão, a Secretaria de Assistência Social também esteve presente no local para acompanhar a situação das famílias que vivem nas proximidades.
Carreta derruba passarela de pedestres na Via Anchieta, na altura de Cubatão (SP)
Diego Bertozi/TV Tribuna
Fotos
Carreta derruba passarela de pedestres e interdita Via Anchieta em SP
Diego Bertozi/TV Tribuna
Carreta colide contra passarela, que cede e bloqueia rodovia que liga o litoral a capital paulista
Artesp CCI
Carreta derruba passarela de pedestres e interdita Via Anchieta em SP
Diego Bertozi/TV Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Informações adicionais das reportagens do dia 16/03/2025
Veja dicas de como criar abelhas. A Erica, de Bom Jesus dos Perdões (SP), escreveu ao Globo Rural pedindo dicas sobre apicultura. Ela cria abelhas em duas caixas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem uma cartilha com informações sobre a instalação do apiário, como povoar as colmeias, capturar as abelhas, entre outras instruções.
>>>Acesse aqui<<<
AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura
"/> Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC - 2ª edição a partir de 19h30.
https://g1.globo.com/ac/acre/ao-vivo/ao-vivo-assista-ao-bdac-com-melicia-moura.ghtml
VÍDEO: procurado pela Justiça por tráfico de drogas é preso pela PM após perseguição em Pinhalzinho
"/> Foram encontrados uma bolsa com drogas, além de um celular danificado no carro do suspeito. Procurado pela Justiça por tráfico de drogas é preso em Pinhalzinho
Um homem de 30 anos, procurado pela Justiça por tráfico de drogas, foi preso após uma perseguição policial em Pinhalzinho (SP), na tarde de quinta-feira (13) .
Moradores da cidade, que tem 15,2 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registraram imagens da perseguição e enviaram à EPTV, afiliada da TV Globo - assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar, a perseguição começou na Rodovia Capitão Barduíno (SP-008), logo após o carro ser identificado pelo sistema de radar do local. O homem chegou a receber voz de parada, mas não respeitou e fugiu.
Nas imagens, é possível ver um carro preto passando por espaços para fugir dos policiais. Uma pessoa que atravessava a rua quase foi atropelada pelo veículo.
Ainda durante a perseguição, o suspeito chegou a tentar cortar o caminho por um posto de combustíveis, mas não conseguiu e acabou sendo cercado pelas viaturas.
Segundo a PM, o homem descartou objetos pela janela do carro durante a fuga. Apesar disso, no carro foram encontrados uma bolsa com drogas, além de um celular danificado.
O homem foi levado para o Plantão Policial de Bragança Paulista (SP), onde foi registrado um boletim de ocorrência por captura de procurado, tráfico de drogas e direção perigosa. Ele segue preso.
Procurado preso em Pinhalzinho (SP) estava com drogas dentro de uma bolsa e um celular danificado
Polícia Militar
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Alerta laranja: Inmet publica aviso de perigo por chuvas intensas em cidades do RN

Alerta é válido até às 10h do sábado (14) e abrange principalmente municípios da faixa litorânea potiguar. Alerta de perigo por chuvas intensas no Rio Grande do Norte, emitido pelo Inmet
Reproduçao
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de chuvas intensas para 51 municípios do Rio Grande do Norte - principalmente da faixa litorânea, na manhã desta sexta-feira (14). A previsão é de precipitações que podem acumular 60 mm por hora ou até 100 mm por dia e vale até às 10h deste sábado (15).
O aviso é da cor laranja, de perigo, o segundo nível no grau de severidade do órgão, que conta ainda com o nível amarelo (perigo potencial) e o vermelho (grande perigo).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo o Inmet, as cidades potiguares poderão ter chuvas com volume variando de 30 a 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km por hora.
Ainda há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra dica é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, a população também deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Cidades sob alerta laranja
Areia Branca
Arês
Baía Formosa
Baraúna
Bento Fernandes
Brejinho
Caiçara do Norte
Canguaretama
Carnaubais
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Galinhos
Goianinha
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Jandaíra
João Câmara
Jundiá
Lagoa de Pedras
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Parazinho
Parnamirim
Pedra Grande
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
Santa Maria
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
Senador Georgino Avelino
Serra do Mel
Taipu
Tibau
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor
Chuvas
Fortes chuvas que caíram durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (14) causaram alagamento e transbordamento de pelo menos quatro lagoas de captação em Natal. Com isso, a população teve suas casas invadidas pela água.
Água invade casas no loteamento José Sarney em Natal
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Corpo de homem é encontrado no Rio Paranapanema, em Euclides da Cunha Paulista
Polícia Civil aguarda resultado dos exames do IML para determinar as causas da morte. O corpo de um rapaz foi encontrado, nesta quinta-feira (13), boiando no Rio Paranapanema, em Euclides da Cunha Paulista (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, o corpo da vítima estava desaparecido desde o último domingo, dia 10 de março.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o rapaz foi encontrado há aproximadamente 20 quilômetros do Balneário Municipal em um local de difícil acesso.
Conforme a corporação, o corpo foi encontrado por um pescador e retirado pela equipe de bombeiros, que se encontrava à margem do rio.
Ainda segundo A Polícia Civil, o caso foi registrado como morte suspeita.
A perícia técnica foi acionada e o corpo passará por exames necroscópicos do Intituto Médico Legal (IML) para averiguar as causas da morte.
Ainda conforme a Polícia Civil, o caso está em investigação.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Veja registros do eclipse lunar na Paraíba

Fenômeno que ficou conhecido como 'Lua de Sangue' aconteceu na madrugada desta sexta-feira (14). Registro do eclipse lunar feito em Matureia, na Paraíba
Marcelo Zurita/Arquivo pessoal
Um eclipse total lunar, o primeiro de 2025, aconteceu na madrugada desta sexta-feira (14). O fenômeno pode ser visto em toda a América do Sul e paraibanos registraram momentos do fenômeno conhecido como 'Lua de Sangue'.
Imagem do eclipse lunar em João Pessoa
Raíssa Tamilles/Arquivo pessoal
O evento recebe este apelido porque a lua ficou avermelhada por causa da ausência de luz solar direta. O eclipse atingiu a sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília) da sexta-feira (14), quando a sombra da Terra cobriu completamente a lua.
Na capital João Pessoa, os amantes da astronomia madrugaram para conseguir observar o eclipse.
Imagem do eclipse lunar em Campina Grande
André e Julia Andrade/Arquivo pessoal
Em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, André e Júlia Andrade observaram e fizeram registros do eclipse lunar.
Eclipse Lunar aconteceu na madrugada desta sexta-fera (14)
André e Julia Andrade/Arquivo pessoal
No Sertão da Paraíba, o fenômeno também pode ser observado. Em Matureia, que abriga o Pico do Jabre, observadores aproveitaram a altitude para registrar o evento, mas, em outras cidades sertanejas, o eclipse também foi visto e fotografado, como em São José de Piranhas.
Imagem do eclipse lunar em São José de Piranhas, no Sertão
Nyêrdson Ferreira/Arquivo pessoal
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/03/14/veja-registros-do-eclipse-lunar-na-paraiba.ghtml
Pequi, cacau e cupuaçu resistem à extinção da megafauna
"/> Frutos são alguns dos que evoluíram para serem consumidos por grandes animais que viveram no período Pleistoceno. Preguiça-gigante fez parte da megafauna que existiu no Período Pleistoceno
Min Zhou/ilustração
No Período Pleistoceno, que se estendeu de aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás até cerca de 11,7 mil anos, a América do Sul era o verdadeiro continente dos grandes mamíferos. Preguiças-gigantes, tatus, mastodontes, toxodontes e tigres-dentes-de-sabre percorriam paisagens que, hoje, pouco lembram aquele ecossistema pulsante.
Enquanto a África é hoje conhecida por sua fauna icônica, com leões, elefantes e girafas, no passado era o solo sul-americano que abrigava a maior diversidade e densidade de gigantes.
No Período Pleistoceno, a América do Sul era o verdadeiro continente dos grandes mamíferos
Getty
Esses animais tinham um papel essencial na manutenção da vegetação, sendo os principais dispersores de sementes de muitas plantas que ainda existem nos biomas brasileiros.
O desaparecimento dessas criaturas, provocado pela mudança climática e pela chegada dos primeiros seres humanos ao continente, alterou radicalmente os processos ecológicos e a distribuição das plantas que dependiam desses animais
O Cerrado, que no passado abrigava uma das faunas mais espetaculares do planeta, hoje é um bioma ameaçado pelo desmatamento e pela expansão agropecuária. A falta de grandes herbívoros impacta diretamente a composição vegetal, aumentando a biomassa de plantas e tornando o bioma mais vulnerável a incêndios.
“A relação entre mamíferos e fogo é bem conhecida na África, mas no Brasil ainda estamos começando a entender esses impactos”, explica o professor Mauro Galetti, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças no Clima (CBioClima) em Rio Claro.
Estudos recentes mostram que a ausência de grandes herbívoros pode estar tornando o Cerrado mais inflamável, já que sem os grandes dispersores, muitas árvores ficam sem regeneração adequada.
Pequi: o Big Mac da preguiça-gigante
O pequi (Caryocar brasiliense) é um dos frutos mais emblemáticos do Cerrado, sendo amplamente utilizado na culinária regional. Sua polpa amarela e macia é altamente calórica e rica em óleos, tornando-se uma fonte de energia essencial tanto para animais quanto para humanos. Seu aroma marcante e sabor característico fazem dele um ingrediente apreciado em diversos pratos típicos.
“Um único fruto de pequi tem cerca de 550 quilocalorias, o equivalente a um Big Mac”, diz Galetti. Ele explica que uma preguiça-gigante, pesando cerca de cinco toneladas, para suprir sua demanda energética diária de aproximadamente 34 mil calorias, precisaria consumir cerca de 280 frutos de pequi todos os dias.
Um único fruto de pequi tem cerca de 550 quilocalorias, o equivalente a um Big Mac
Nina Wenóli/Arte TG
O pequizeiro é uma árvore de copa frondosa que pode atingir até 12 metros de altura. Suas folhas são grandes e compostas por três folíolos cobertos por uma leve penugem, com as pontas entrecortadas.
O fruto tem aproximadamente o tamanho de uma maçã, com casca verde e um caroço interno revestido por uma polpa nutritiva. Em anos de boa produtividade, o pequizeiro pode chegar a gerar até dois mil frutos por árvores.
O pequizeiro é uma árvore de copa frondosa que pode atingir até 12 metros de altura
Francisco V. Bezerra Neto/iNaturalist
No entanto, abaixo dessa camada comestível, há minúsculos espinhos, exigindo cuidado ao consumir o pequi cozido.
Enquanto os humanos precisam se atentar a esses espinhos, para os gigantes do passado, como as preguiças-gigantes, isso não era um problema. Esses animais desempenhavam um papel crucial na dispersão das sementes do pequi.
“Se pensarmos que essas preguiças percorriam grandes áreas do Cerrado, elas espalhavam milhares de sementes ao longo da vida, garantindo a regeneração dessas árvores”, afirma Galetti.
O pequi tem aproximadamente o tamanho de uma maçã, com casca verde e um caroço interno revestido por uma polpa nutritiva
Leandro Moura MTur/Wikimedia Commons
Mesmo após a extinção da megafauna, o pequi resistiu no Cerrado, graças a novos dispersores e à relação com os povos indígenas, que há séculos utilizam o fruto para alimentação e medicina.
“Se o pequi sobreviveu até hoje, em parte é porque os humanos passaram a cultivá-lo e a dispersar suas sementes, desde os paleo-indígenas até hoje”, explica o pesquisador.
Outros frutos anacrônicos
Além do pequi, outros frutos como cacau, caju, buriti, babaçu, bacuri e jatobá, fazem parte de um grupo curioso de plantas cujas sementes parecem ter sido projetadas para um mundo que já não existe.
Esses frutos, chamados de anacrônicos, evoluíram para serem dispersos por animais gigantes da megafauna extinta e que hoje são órfãos dos brutamontes.
Além do pequi, frutos como cacau, caju, buriti, babaçu, bacuri e jatobá, fazem parte de um grupo de frutos chamados anacrônicos, que significa que evoluíram para serem dispersos por animais gigantes da megafauna extinta
Reprodução/Globo Repórter
O conceito de frutos anacrônicos foi descrito na década de 1970 pelo ecólogo Daniel Janzen, que observou que algumas árvores produziam frutos grandes, pesados e resistentes, mas poucas espécies animais os consumiam e espalhavam suas sementes.
No Brasil, o pesquisador Mauro Galetti aprofundou esses estudos e mostrou como diversas plantas ainda carregam marcas dessa relação perdida.
“O pequi, o jatobá e o cacau são alguns exemplos de frutos que evoluíram para serem consumidos por animais gigantes, mas que hoje não têm dispersores naturais equivalentes”, explica.
Abertura do pequi para extração da amêndoa (chamada também de castanha), de modo a exibir a camada com espinho, razão pela qual nunca se pode morder o fruto
André Koehne/Wikimedia Commons
Quem herdou o trabalho dos gigantes?
Com o desaparecimento da megafauna, novos protagonistas emergiram para preencher a lacuna ecológica. Hoje, a anta – o maior mamífero terrestre brasileiro, pesando cerca de 300 kg – é o principal dispersor de sementes de grande porte.
“A anta é a última gigante da América do Sul. Sem ela, muitas espécies de árvores perderiam sua capacidade de se espalhar”, destaca Galetti.
Com o desaparecimento da megafauna, novos protagonistas emergiram para preencher a lacuna ecológica de dispersão de sementes, como a anta, o maior mamífero terrestre brasileiro
Aguinaldo Matos
Além da anta, roedores como as cutias, que antes faziam apenas a dispersão secundária, desempenham um papel essencial ao enterrar sementes para consumo futuro, contribuindo involuntariamente para a germinação de novas plantas.
A interferência humana também teve um papel crucial na preservação dessas espécies vegetais.
Do Pleistoceno ao presente
A história da megafauna brasileira não é apenas uma relíquia do passado, mas um capítulo fundamental para entendermos os desafios ecológicos do presente.
Estudar o impacto dos dispersores desaparecidos nos ajuda a projetar estratégias para conservar a biodiversidade e restaurar funções ecológicas que foram interrompidas há milênios.
O Chibano é uma das quatro idades do Pleistoceno, uma época de muitas glaciações
Istock via BBC
Para quem deseja se aprofundar nesse tema, o livro “Um Naturalista no Antropoceno: um biólogo em busca do selvagem”, do professor Mauro Galetti, publicado pela Editora UNESP, oferece uma abordagem detalhada sobre as implicações das transformações causadas pelos humanos no planeta.
A obra recebeu o Prêmio Jabuti Acadêmico e o Prêmio ABEU 2024, reconhecendo sua relevância para a compreensão das dinâmicas ambientais.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Anchieta tem congestionamento mais de 15 horas após carreta derrubar passarela
Anchieta tem congestionamento mais de 15 horas após carreta derrubar passarela Uma carreta bateu e derrubou uma passarela na Rodovia Anchieta, na altura de Cubatão (SP), na quinta-feira (13). . O impacto na rodovia e nas cidades próximas, principalmente da Grande São Paulo, seguem na manhã desta sexta (14).. A saída dos ônibus e a venda de passagens no Terminal Jabaquara, na capital, também sofreram queda em razão do acidente.. Dezenas de motoristas estão presos na estrada sem comer e sem conseguir sair do lugar desde ontem.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/ao-vivo/carreta-derruba-passarela-na-anchieta.ghtml