Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

Polícia registra 101 ataques de cães a ovelhas em um mês no RS

Mortes de ovelhas atacadas por cachorros preocupam produtores no RS

Reprodução/RBS TV

Em menos de um mês, a Polícia Civil do RS recebeu 101 registros de ataques de cães a rebanhos — uma média de três ocorrências por dia. O aumento nos casos foi registrado após a primeira reportagem da RBS TV sobre o problema. Desde então, a pressão por providências cresceu, e 19 tutores de cães já foram indiciados.

Na fronteira com o Uruguai, em Santana do Livramento, o produtor Fernando Marvel Ferreira diz que já perdeu 15 ovelhas só neste ano. Na vizinhança, os prejuízos são ainda maiores: 88 animais mortos em apenas 45 dias, relata.

"Isso representa um desestímulo na própria produção. Muita gente pensa em parar de produzir porque acaba perdendo valores", lamenta o produtor.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

Casos semelhantes se repetem pelo estado. Em Tunas, no Norte, uma propriedade contabiliza 28 ovelhas abatidas desde setembro de 2024. Em Porto Xavier, na fronteira com a Argentina, um produtor perdeu seis animais só este ano — 26 no total desde o ano passado. Já em Canguçu, um vídeo mostra uma ovelha agonizando após ser atacada, enquanto cordeiros ainda tentam mamar no animal ferido.

O diretor da Divisão de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (DICRAB), delegado Heleno dos Santos, afirma que o número de inquéritos vem aumentando e que as prefeituras serão acionadas formalmente.

"Vamos requisitar aos municípios serviços de controle dos animais, que são de responsabilidade deles. Também é fundamental o trabalho de prevenção para evitar esses danos que já somam milhares de reais", disse o delegado.

Além disso, o delegado explica que os tutores podem ser responsabilizados por até cinco crimes, incluindo introdução de animal em propriedade alheia. Desde que a RBS TV abordou o assunto, 19 tutores já foram indiciados.

Cães perdidos acabam atacando, diz associação

Segundo a Associação Brasileira de Ovinocultores, muitos dos ataques têm origem em cães que se perdem durante caçadas. O presidente da entidade, Edmundo Gressler, destaca que o abandono após as incursões nos campos é recorrente.

“Os cães se extraviam e acabam sobrevivendo sozinhos. Eles formam matilhas e passam a atacar rebanhos. Isso independe do tamanho da propriedade”, explica.

A Rede de Proteção Ambiental e aos Animais, com sede em Teutônia, monitora os ataques no estado e prepara uma cartilha com orientações aos produtores. Uma das recomendações é o uso de cercas com pequenos choques elétricos, capazes de manter os predadores afastados à noite.

Enquanto as medidas institucionais não avançam, produtores rurais tentam se proteger por conta própria. Em Santana do Livramento, um criador montou armadilhas no mato para capturar os cães. Em Passo Fundo, o produtor rural Gilberto Simor instalou câmeras de vigilância e contabiliza prejuízos também com outras espécies de animais: mais 100 galinhas e patos foram exterminados de sua propriedade.

"Eles vêm de noite, arrombam os viveiros. A gente não consegue mais dormir", desabafa o produtor.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/07/28/policia-registra-101-ataques-de-caes-a-ovelhas-em-um-mes-no-rs.ghtml

Avó morre após ter bicicleta atingida por carro na GO-070 quando ia à casa da neta

Avó morre após ter bicicleta atingida por carro na GO-070 quando ia à casa da neta

Francisca Barrete de Araújo morreu após ter bicicleta atingida por carro na GO-070 quando ia à casa da neta, em Goianira, Região Metropolitana de Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encontrada em um lote paralelo à rodovia com várias lesões e teve a morte confirmada no local. Um vídeo mostra Francisca saindo de casa sorrindo (assista acima).

O caso aconteceu no domingo (27). Segundo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar foi acionada. O g1 entrou em contato com o Policiamento Rodoviário Estadual, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

Um áudio divulgado pela TV Anhanguera, Francisca disse para a vizinha e amiga, Claurem Dhayane, que ia cuidar das galinhas.

Em entrevista à TV Anhanguera, Claurem disse que estava preocupada porque ainda estava muito quente para Francisca sair de bicicleta.

“Ela colocou o chapéu dela, montou na bicicleta, tem imagens da câmara de segurança com ela toda sorridente, toda feliz,” disse Claurem.

LEIA TAMBÉM:

Jovem morre após fugir de blitz e bater carro contra árvore durante fuga em Anápolis; vídeo

Grávida morre em acidente na GO-174, em Caiapônia

Acidente mata criança e deixa mãe, avó e irmãos feridos na GO-164

Ao g1, a Polícia Civil informou que o caso foi atendido pelo 16º Delegacia de Trindade, Região Metropolitana de Goiânia. O caso será investigado pela Delegacia de Goianira, informou a PC.

Nas redes sociais, Claurem se despediu da amiga que a chamava de "princesa carreteira" ou "princesa da madrugada". "Obrigada por esses anos juntas, a senhora será eterna no meu coração," escreveu Claurem.

Avó morre após ter bicicleta atingida por carro na GO-070 quando ia à casa da neta, Goiás

Reprodução/TV Anhanguera

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/transito/noticia/2025/07/28/avo-morre-apos-ter-bicicleta-atingida-por-carro-na-go-070-quando-ia-a-casa-da-neta.ghtml

Dois anos da Operação Escudo: relatório revela abuso na ação policial e vingança contra jovens negros e pobres

Policiais atuaram durante Operação Escudo em Guarujá (SP)

Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal Santos

Um relatório sobre a Operação Escudo, elaborado pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), em parceria com a Defensoria Pública de São Paulo, apontou o abuso de força policial durante a ação, caracterizada como vingança contra jovens negros e pobres da Baixada Santista.

A Operação Escudo foi deflagrada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo na região em 28 de julho de 2023, completando dois anos nesta segunda-feira (28). A ação, considerada uma das mais letais da história recente do estado, deixou 28 mortos e dois feridos graves em pouco mais de um mês.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

O relatório analisou 29 Procedimentos de Investigação Criminal (PICs) e cinco ações penais. De acordo com o documento, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) optou pelo arquivamento sem denúncia de 24 deles. Apenas quatro mortes resultaram em denúncias criminais, envolvendo oito policiais.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que todas as ocorrências de mortes decorrentes de intervenção policial foram "rigorosamente investigadas pela Polícia Civil, por meio do Deic de Santos, com acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário" (veja o posicionamento completo adiante).

Abuso de poder

O documento apontou a "supervalorização" dos depoimentos de policiais, além de "falhas graves na produção de provas" e um padrão de violência letal contra homens negros e vulneráveis da região.

O estudo considerou que a Operação Escudo ocorreu como forma de "vingança" pela morte de Patrick Reis, PM da Rota que foi baleado em Guarujá (SP). Além disso, foi apontada uma falta de preparo e planejamento dos batalhões envolvidos, devido a jornadas exaustivas de trabalho e à pressão feita por superiores hierárquicos sobre aqueles que estavam "sob forte impacto pela morte do colega".

“As ações foram fruto de precário planejamento e aconteceram sem qualquer ação prévia de inteligência para a definição de objetivos precisos, como indivíduos por quem procurar ou locais específicos a serem vasculhados”, destacou o estudo.

PMs atuaram de 28 de julho a 5 de setembro na Operação Escudo em Guarujá, SP, que resultou em 28 mortes

Divulgação/PM

Perfil das vítimas

O estudo traçou um perfil das vítimas: homens, com média de 30 anos e 66,7% negros. Além disso, a maioria (77,7%) tinha antecedentes criminais, sendo que "houve depoimentos acusando policiais de previamente acessarem a ficha criminal de indivíduos posteriormente mortos". Apesar disso, segundo o relatório, nenhuma diligência "visou apurar se houve consulta aos nomes".

A análise apontou que 52,3% eram moradores das comunidades onde foram mortos, e pelo menos 20% estavam em situação de extrema vulnerabilidade — entre eles, usuários abusivos de drogas (6), pessoas em situação de rua (4) e pessoas com sofrimento mental (2).

“O direcionamento das ocorrências contra pessoas com antecedentes criminais e/ou em condições de extrema vulnerabilidade social sugerem indícios de práticas de extermínio”, pontuou o relatório.

PMs que viraram réus por homicídio durante Operação Escudo vão a júri popular

Falta de perícia

Para os pesquisadores, as investigações dos casos “se desenvolveram com base em uma inversão da lógica processual”.

O documento ressaltou que a palavra dos próprios policiais envolvidos nas ocorrências foi tratada como principal fio condutor das investigações, enquanto provas materiais e testemunhos externos foram desconsiderados ou ignorados.

A análise também apontou os seguintes pontos:

Apenas 14,7% dos casos contam com imagens válidas de Câmeras Operacionais Portáteis (COPs), uma vez que grande parte dos Batalhões envolvidos não possuía câmeras, o equipamento estava descarregado ou as imagens foram obstruídas na incursão.

Em 40% das mortes, não há indícios de que a arma atribuída à vítima tenha sido disparada;

Em dois casos, o MP-SP reconheceu que houve forjamento de provas por parte dos policiais e em um terceiro que os agentes destruíram provas que poderiam incriminá-los;

Em apenas uma ocorrência foi realizada reprodução simulada da cena.

Segundo o relatório, durante a operação os policiais dispararam 61 armas de fogo, sendo 26 fuzis, 34 pistolas e uma espingarda. Em 76,6% dos casos, houve pelo menos um agente que efetuou disparos de fuzil.

"O emprego em grande quantidade de armas com alto poder letal e a não referência à disponibilização ou uso de qualquer instrumento de menor potencial ofensivo ou de letalidade reduzida, sinaliza para o cenário de guerra e terror criado", pontuou o documento.

Operação Escudo acontece em Guarujá após a morte do soldado da Rota

Carlos Abelha/TV Tribuna e Reprodução

Conclusões

O relatório recomendou a adoção de medidas estruturais, como: atenção a casos de vingança institucional; responsabilização da cadeia de comando; revalorização das COPs; obrigatoriedade de perícias independentes; investimento em protocolos forenses alinhados aos direitos humanos; responsabilização de agentes envolvidos em violações.

O documento foi elaborado pelos pesquisadores Cássio Thyone Almeida de Rosa, Renato Dirk, Luciana Fernandes, Carolina Grillo, Flávia Palladino, Matheus Cavalcanti Pestana, Marília Fabbro de Moraes e Thayná Maldonado Marques, sob coordenação do professor Daniel Hirata.

Câmeras corporais mostram PMs da Rota comemorando morte de homem durante a Operação Escudo

O que diz a SSP?

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirmou que a Operação Escudo foi uma ação realizada para combater o crime organizado e o tráfico de drogas na Baixada Santista.

Veja o posicionamento na íntegra:

"A Operação Escudo foi uma ação realizada para combater o crime organizado e o tráfico de drogas na Baixada Santista. A operação resultou em importantes avanços no enfrentamento à criminalidade, com a prisão de 388 foragidos da Justiça, a captura de aproximadamente 600 criminosos, a apreensão de 119 armas de fogo, incluindo fuzis de uso restrito, além da retirada de cerca de uma tonelada de drogas das ruas.

Todas as ocorrências de mortes decorrentes de intervenção policial foram rigorosamente investigadas pela Polícia Civil, por meio do Deic de Santos, com acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar, do Ministério Público e do Poder Judiciário. As investigações contaram com a análise do conjunto probatório, incluindo imagens de câmeras corporais, e os materiais foram devidamente compartilhados com os órgãos de controle e fiscalização competentes.

A Polícia Militar é uma instituição legalista, que atua com base na Constituição e nas leis, e não tolera desvios de conduta. A Corregedoria tem papel ativo e rigoroso na apuração de eventuais irregularidades, com responsabilização dos agentes que descumprirem os protocolos operacionais ou infringirem a lei.

A atual gestão tem investido de forma contínua na formação e qualificação do efetivo, com foco na redução da letalidade, no uso proporcional da força e no combate a todas as formas de discriminação. Todos os policiais recebem formação em Direitos Humanos, com ênfase no enfrentamento ao racismo, à violência de gênero e a crimes de intolerância, além de participar de iniciativas como o Movimento Antirracista – Segurança do Futuro, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares".

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/07/28/dois-anos-da-operacao-escudo-relatorio-revela-abuso-na-acao-policial-e-vinganca-contra-jovens-negros-e-pobres.ghtml

Leilão do governo do Pará oferta 133 veículos com lances a partir de R$ 200

"/> Carros, motos e vans podem ser arrematados em leilão virtual no dia 13 de agost

Divulgação/Detran-AM

Um leilão público promovido pelo Governo do Pará vai disponibilizar 133 veículos, entre carros, motos e vans, com lances a partir de R$ 200. O certame será realizado no dia 13 de agosto, a partir das 10h, exclusivamente em formato virtual, por meio do site www.vipleiloes.com.br.

Os veículos, classificados como recuperáveis ou sucatas, pertencem a diferentes órgãos da administração estadual e estão distribuídos em cinco pátios nos municípios de Marituba, Marabá, Santarém, Altamira e Parauapebas. Interessados poderão visitar os lotes nos dias 11 e 12 de agosto, em horário comercial, para verificar as condições dos bens.

Podem participar do leilão tanto pessoas físicas quanto jurídicas, do Pará ou de outros estados. Os veículos serão vendidos no estado em que se encontram, cabendo ao comprador arcar com custos de reparos, regularizações e transferências junto ao Detran-PA.

A retirada dos itens arrematados deve ser feita em até 15 dias corridos, no caso de lotes na capital, ou em até 20 dias, para unidades no interior. O descumprimento dos prazos está sujeito a multa diária e à perda do bem.

Serviço

Mais informações sobre os veículos e condições de participação podem ser consultadas no site da leiloeira (www.vipleiloes.com.br) ou no portal da Seplad (www.seplad.pa.gov.br).

✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp

Vídeos com as principais notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/07/28/leilao-do-governo-do-para-oferta-133-veiculos-com-lances-a-partir-de-r-200.ghtml

Manutenção da Neoenergia provoca interrupções de energia em bairros de Petrolina a partir desta terça (29)

Neoenergia realiza manutenção preventiva com desligamentos programados em Petrolina

Divulgação/Neoenergia

A Neoenergia Pernambuco inicia, nesta terça-feira (29), uma série de manutenções preventivas na rede elétrica de Petrolina, no Sertão do estado. As ações, que seguem até sexta-feira (1º), visam reforçar a estrutura do sistema elétrico local, com a substituição de equipamentos antigos por modelos mais modernos e eficientes.

Para garantir a segurança das equipes e da população durante a execução dos serviços, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade. Todos os desligamentos são programados e têm horários definidos de início e fim, confira abaixo:

📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça

Locais que passarão por manutenção:

Terça-feira – 29/07

Boa Esperança: Estrada das Pedrinhas, BR 428, Alameda Monza e ruas do condomínio Buona Vita – 08h30 às 14h30

Caititu: Fazenda Mari, Rua dos Milagres e diversos sítios – 10h às 16h

Centro: Sítios KM 45, São Gerônimo, Porteira e Porteiras – entre 09h e 16h

Lotto Vale Dourado: Ruas Graciliano Ramos, Ana das Carrancas, Cid de Almeida Carvalho, entre outras – 09h às 15h

Mandacaru: Ruas Melodia, Parque do Cassimiro, Bernardino, Dracena, entre outras – 09h às 15h

Pau Ferro: Sítio Espereiro, Serafim, Poço Dantas, entre outros – 09h às 14h

Petrolina Rural: Sítio Rio Verde – 10h às 16h

Núcleo 9 (Senador Nilo Coelho): Ruas Antônio Cassimiro, Massangano e avenidas principais – 09h às 15h

Quarta-feira – 30/07

Antônio Cassimiro: Av. Mal. Hermes da Fonseca e ruas Nossa Senhora das Grotas e do Rosário – 09h às 15h

Centro: Projeto Maria Tereza, Vila KM 22, LO Agrícola – 08h30 às 15h

Núcleo 08: Projeto Senador Nilo Coelho – 10h às 16h

Petrolina Rural: Porte da Ilha, Poço da Cruz, Av. Principal – 09h às 15h

Rajada: Sítios Manteiga e Xique-Xique – 10h às 16h

Núcleo 11 (Senador Nilo Coelho): Ruas A, D, do Canal e adjacências – 08h30 às 14h30

Quinta-feira – 31/07

Boa Esperança: Estrada das Pedrinhas, Rua Urucuia – 10h às 16h

Cohab V: Ruas Natan Reis, Rubem Amorim e Martinho Pereira Barros – 09h às 15h

Petrolina Rural: Projeto Pontal Sul – 10h às 16h

Rural (diversas áreas): Projetos Massangano, Senador Nilo Coelho, Fazenda Frutave, BR 407 – 09h às 15h

Vila Eulália: Ruas do Futuro, Galileia, Arimateia e outras – 09h às 15h

Sexta-feira – 01/08

Caititu: Sítios São José, Canudo, Baixa do Manso e outros – 10h às 16h

Gercino Coelho: Av. Senador Nilo Coelho e ruas como Ana das Carrancas, Frei Caneca e Matias de Albuquerque – 09h às 15h

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2025/07/28/manutencao-da-neoenergia-provoca-interrupcoes-de-energia-em-bairros-de-petrolina-a-partir-desta-terca-29.ghtml

É #FAKE vídeo que mostra coelhinhos pulando em cama elástica; cena foi gerada com inteligência artificial

É #FAKE vídeo que mostra coelhinhos pulando em cama elástica; imagens foram geradas com IA

Reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra coelhinhos pulando em uma cama elástica. É #FAKE.

selo fake

g1

🛑 Como é o vídeo falso?

Publicado originalmente no TikTok, o vídeo foi reproduzido no X em 27 de julho e acumulou mais de 10,1 milhões de visualizações. A legenda diz: "Nunca soube o quanto eu precisava ver coelhinhos pulando em um trampolim".

⚠️ Por que a publicação é falsa?

O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a ferramenta de inteligência artificial (IA) da própria empresa. Resultado da análise: "Feito com IA do Google (áudio e vídeo) – SynthID detectado em todo ou parte do conteúdo carregado".

O SynthID é uma tecnologia do Google que insere marcas d'água imperceptíveis em materiais criados com IA — como vídeos, imagens, áudios e textos.

Os usuários não conseguem identificar essas marcas d'água apenas assistindo às cenas ou escutando os áudios gerados sinteticamente.

SynthID Detector aponta que as imagens são sintéticas

Reprodução

É #FAKE vídeo que mostra coelhinhos pulando em cama elástica; imagens foram geradas com IA

Reprodução

Veja também

Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake

Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

A

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2025/07/28/e-fake-video-que-mostra-coelhinhos-pulando-em-cama-elastica-cena-foi-gerada-com-inteligencia-artificial.ghtml

Apreensões de cocaína crescem 19% nas rodovias federais no primeiro semestre

Aumenta a quantidade de cocaína apreendida nas rodovias federais no 1º semestre

Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 24,9 toneladas de cocaína em estradas federais do país. O número é 18,89% maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram recolhidas 21 toneladas. Segundo a PRF, a droga geralmente sai das regiões de fronteira rumo a centros urbanos e portos, onde é distribuída ou exportada.

Mato Grosso do Sul aparece no topo do ranking nacional com 8,3 toneladas de cocaína apreendidas. Segundo a PRF, mais da metade dessas ocorrências aconteceram na BR-262. Em seguida vem Mato Grosso, com 4,2 toneladas – sendo 2,2 toneladas encontradas apenas na BR-364. O Paraná ocupa o terceiro lugar, com 2 toneladas, principalmente na BR-487.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

Segundo a PRF, grande parte da cocaína que circula nas rodovias brasileiras vem da Bolívia e do Paraguai. Os dois países fazem fronteira com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná — principais corredores usados pelo tráfico.

O Brasil tem cerca de 17 mil km de fronteiras terrestres na América do Sul e cerca de 75 mil km de rodovias federais. Para a PRF, essa extensão facilita a ação do narcotráfico.

“O tráfico hoje é internacional. A droga não é destinada apenas ao Brasil, mas também à Europa e Oceania. Como o trajeto marítimo é mais longo e visado pela segurança internacional, muitos optam pelo caminho rodoviário até os portos brasileiros”, explica o diretor de operações da PRF, Marcus Vinícius Silva de Almeida.

Flagrantes em rodovias federais

Na BR-155, em Pau D’Arco (PA), a PRF encontrou 496 kg de cocaína escondidos entre abacaxis em um caminhão. No Mato Grosso do Sul, agentes apreenderam 162 kg da droga escondidos em um caixão transportado por um carro funerário, na BR-262, em Terenos. A carga saiu de Corumbá e iria para Campo Grande.

Na BR-101, em Alhandra (PB), a PRF realizou um dos maiores flagrantes do ano. Um caminhão levava 1,3 mil kg de cocaína — maior apreensão no estado em 2024.

“O crime organizado é volátil, se movimenta muito. Por isso há forte integração entre a inteligência e a operação da PRF, o que permite reforçar o efetivo onde há indícios da passagem desses veículos e aumenta o número de apreensões”, afirmou o diretor da PRF.

Apreensões de cocaína crescem 19% nas rodovias federais

João Carlos Correa/ TV Morena

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/07/28/apreensoes-de-cocaina-crescem-19percent-nas-rodovias-federais-no-primeiro-semestre.ghtml

Ressaca do mar: Família com 6 pessoas é salva após ficar à deriva em Ubatuba

"/> Família é salva após ficar à deriva em meio a ressaca marítima, em Ubatuba

Uma família de seis pessoas foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros após a embarcação em que ela estava ficar à deriva no mar da Praia da Enseada, em Ubatuba (SP), nesta segunda-feira (28), que registrou ressaca marítima.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

O Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência por volta das 5h30. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que seis pessoas estavam na embarcação, sendo três adultos, um adolescente de 15 anos e duas crianças, de 11 e 3 anos.

“Ao chegarem ao local, os militares depararam-se com uma situação de alto risco: a embarcação estava sem ancoragem, com entrada de água e à mercê dos fortes ventos e ondas. Segundo informações do marinheiro, a causa da deriva foi a quebra do bote de apoio da embarcação devido às condições adversas do mar”, narra o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros deram início à operação e se dividiram: metade nadou até a embarcação para avaliar a situação da família, enquanto os outros militares prepararam os materiais necessários para o resgate.

A corporação contou com apoio de um morador da região, que emprestou uma embarcação de alumínio para o resgate. Foi nessa embarcação que os bombeiros fizeram o transporte da família do mar até a areia da praia.

“Graças à agilidade e coordenação da equipe de resgate, todas as vítimas foram resgatadas com segurança e desembarcadas na areia da praia, não sendo necessário atendimento médico emergencial no local.”

Família de seis pessoas é salva após ficar à deriva em meio a ressaca marítima, em Ubatuba

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/07/28/ressaca-do-mar-familia-com-6-pessoas-e-salva-apos-ficar-a-deriva-em-ubatuba.ghtml

VÍDEOS: Bom Dia Tocantins de segunda-feira, 28 de julho de 2025

Assista aos vídeos com as notícias da nossa região.

https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2025/07/28/videos-bom-dia-tocantins-de-segunda-feira-28-de-julho-de-2025.ghtml

Você sabe como é feito um retrato falado? Papiloscopista da Polícia Civil do DF explica; veja VÍDEO

Retrato falado

O retrato falado é um tradicional processo utilizado pela polícia para identificar suspeitos e procurados. Mas afinal, como ele é feito? ✍️🤔

Em entrevista para a TV Globo, o papiloscopista da Polícia Civil (PCDF) responsável por esses retratos, Vitor Zago, conta que o processo é utilizado para ajudar em casos específicos, principalmente em ocorrências de crimes sexuais (veja o vídeo acima).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

🔎 Papiloscopista: técnico que faz análises para identificação de suspeitos ou desaparecidos.

Passo a passo

Vitor Zago explica cada etapa do processo para elaboração de um retrato falado.

👉 Primeiro, é feita uma espécie de entrevista com o declarante, que informa o sexo do suspeito, possível altura e estatura física, média de idade, cor dos olhos, da pele e do cabelo, além de identificar características específicas, como uma cicatriz ou uma pinta, por exemplo.

👉 Com auxílio de um tablet e pré-registros acumulados pela Polícia Civil, a imagem começa a ser feita a partir de um banco de imagens de rostos.

👉 A partir dos dados declarados e das informações do banco de imagens, a face vai ganhando forma.

No banco de dados da polícia estão disponíveis:

mais de 275 tipos diferentes de cabelos;

30 tipos de mandíbula;

20 de olhos;

20 de nariz;

35 de boca.

Auxílio da tecnologia

Papiloscopista da PCDF mostra como é feito um retrato falado.

TV Globo

Segundo o papiloscopista, os formatos "pré-prontos" têm a intenção de facilitar a descrição feita pelo declarante, que pode ter dificuldade de explicar com detalhes as características do suspeito.

É possível criar, em média, mais de 420 mil rostos com essas informações.

Além disso, descrições como formato do queixo, sobrancelhas e tamanho do cabelo, também são levados em consideração.

"Como o retrato tem um viés subjetivo muito grande do declarante, do autor que tá produzindo, do sistema e do meio que é feito, ele apresenta uma margem de erro grande. Então ele é um processo que é utilizado quando a gente não tem muitos outros recursos na identificação de outras pessoas", conta Vitor Zago.

Vitor explica ainda que o rosto que esta sendo descrito pode sofrer diversas transformações ao longo da elaboração.

Devido à grande margem de erro, o papiloscopista conta que o retrato falado, em cerca de 70% dos casos, é utilizado em ocorrências que envolvem crimes sexuais, quando é difícil ter algum registro ou imagem do criminoso investigado.

O especialista pontua ainda que o retrato falado não deve ser imagem fiel do suspeito. O processo é utilizado para "separar e isolar algumas características essenciais para identificação daquela pessoa", com a intenção de reduzir e isolar o número de suspeitos.

LEIA TAMBÉM:

SUPERDOTADO: aos 10 anos, Theo Guedes é o único participante do DF no 'Pequenos Gênios', do Domingão do Huck

AINDA COM GRADES: Praça dos Três Poderes, em Brasília, é reaberta para visitantes e turistas

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/07/28/voce-sabe-como-e-feito-um-retrato-falado-papiloscopista-da-policia-civil-do-df-explica-veja-video.ghtml

Trump diz que 'há fome de verdade' em Gaza e que EUA vão criar 'centros de alimentação' para palestinos

Trump reitera 'decepção' com Putin e diz que irá reduzir prazo dado à Rússia para endurecer sanções em 28 de julho de 2025.

REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (28) que criará "centros de alimentação" na Faixa de Gaza, e que "existe fome de verdade" no território palestino.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

"Vamos trabalhar próximos juntos para criar centros de alimentação em Gaza, onde as pessoas possam entrar [e comer], sem barreiras ou cercas. Hoje em dia elas veem a comida a uma distância, e há cercas e nem conseguem chegar a ela. Está uma loucura por lá", afirmou Trump em encontro com o premiê britânico, Keir Starmer.

Starmer afirmou que as imagens de crianças palestinas passando fome são "revoltantes".

Entrada de ajuda em Gaza

Caminhões carregando comida para palestinos entram em Gaza em pausa humanitária na guerra

Dezenas de caminhões carregando ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza nesta segunda-feira (28), após Israel ter estabelecido uma pausa humanitária na guerra com corredores humanitários em uma tentativa de aliviar a situação de "fome em massa" sofrida pelos palestinos.

Os caminhões carregando alimento aos palestinos entraram em Gaza pelo segundo dia consecutivo nesta segunda-feira a partir do Egito, pelo sul, na passagem de Rafah. Caminhões com sinais da Cruz Vermelha e de outras organizações internacionais foram vistos se deslocando do Egito em direção a Gaza. (Veja no vídeo acima)

A Cruz Vermelha egípcia disse nesta segunda-feira que enviou 135 caminhões com cerca de 1.500 toneladas de ajuda para Gaza, incluindo diversos alimentos e itens de higiene pessoal.

“Mais de 120 caminhões foram recolhidos e distribuídos ontem pela ONU e por organizações internacionais. (...) Outros 180 caminhões entraram em Gaza e agora aguardam recolhimento e distribuição, junto com centenas de outros que ainda estão na fila para serem recolhidos pela ONU”, disse a Cogat, órgão do Ministério da Defesa de Israel responsável por assuntos civis nos territórios palestinos.

Israel anunciou no sábado uma pausa humanitária no conflito que trava com o grupo terrorista Hamas para permitir a distribuição de alimentos por terra após ter sido criticada por apenas liberar lançamentos aéreos de ajuda, considerados ineficazes. Foram criados corredores de ajuda humanitária em regiões no sul de Gaza, onde imagens de palestinos famintos intensificaram as críticas internacionais ao governo israelense. (Leia mais abaixo)

Segundo o Exército israelense, a atividade militar em Gaza será suspensa diariamente das 10h às 20h no horário local (4h às 14h em Brasília), até novo aviso, em Al-Mawasi, no sul, em Deir al-Balah, centro, e na Cidade de Gaza, ao norte. Rotas seguras para comboios que entregam alimentos e remédios estarão ativas durante o dia e fecharão durante a madrugada, segundo a pasta.

Caminhões carregando ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza a partir do Egito pela passagem de Rafah, no sul do território palestino, em 28 de julho de 2025.

REUTERS/Stringer

Israel tem enfrentado críticas crescentes da comunidade internacional devido à crise humanitária em Gaza, que chegou a um nível de "fome em massa", segundo a ONU e ONGs especializadas —o governo Netanyahu rebate críticas e o premiê israelense disse nesta segunda que "não há fome ou política de fome em Gaza". As negociações indiretas por um cessar-fogo, mediadas em Doha entre Israel e o grupo militante palestino Hamas, foram interrompidas e não há previsão de um novo acordo.

A situação em Gaza se tornou "um show de horrores", como descrito pelo secretário-geral da ONU, após Israel ter bloqueado totalmente a entrada de ajuda em Gaza entre março e maio para pressionar o Hamas a libertar os reféns que ainda mantém em cativeiro, e depois tomar controle da distribuição de comida no território —em que é acusada de ajuda a "a conta-gotas" e de matar palestinos que buscam ajuda.

Israel diz que restringiu a distribuição de ajuda humanitária para evitar que caia nas mãos do Hamas, e culpa a ONU pela recente ineficiência na distribuição de alimentos aos palestinos —no entanto, o Exército israelense proibiu a operação da ONU e de ONGs em Gaza. No domingo, Netanyahu reiterou que continuará guerra até "vitória total" sobre o grupo terrorista.

A guerra começou em 7 de outubro de 2023, quando um ataque terrorista do Hamas no sul de Israel matou mais de 1.200 israelenses e 251 foram levados reféns para Gaza. Desde então, a ofensiva israelense em Gaza matou quase 60 mil palestinos —em sua maioria mulheres e crianças, segundo dados de autoridades de saúde locais chancelados pela ONU— e reduziu grande parte do enclave a escombros e deslocou quase toda a população.

Pausa humanitária

Palestinos carregam suprimentos de ajuda que entraram em Gaza através de Israel, em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, em 27 de julho de 2025.

Dawoud Abu Alkas/Reuters

Israel iniciou uma pausa humanitária em corredores e pontos de distribuição de comida de Gaza neste domingo (27).

O anúncio, feito pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel neste sábado (26), foi confirmado em comunicado pelo Exército israelense no começo do dia:

"Para aumentar a escala de ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza, uma pausa tática local na atividade militar ocorrerá para fins humanitários das 10h às 20h, a partir de hoje. (...) Rotas designadas estarão em funcionamento para permitir a passagem segura de comboios da ONU e de organizações de ajuda humanitária que entregam e distribuem alimentos e medicamentos à população em toda a Faixa de Gaza", afirmou o Exército israelense em comunicado.

As Forças de Defesa israelenses também informaram no aviso pelo Telegram que rotas seguras para comboios com alimentos e medicamentos estarão disponíveis das 6h às 23h a partir deste domingo.

Israel divulga imagens de lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza

As medidas vêm em meio à pressão internacional em razão da crise humanitária vivida pelos moradores do enclave, controlado pelo grupo terrorista Hamas (leia mais abaixo).

O chefe humanitário da ONU, Tom Fletcher, disse que as equipes intensificarão os esforços para alimentar os famintos durante as pausas nas áreas designadas. “Nossas equipes no terreno farão tudo o que puderem para alcançar o maior número possível de pessoas famintas nesse intervalo”, disse ele em uma postagem na rede X.

Israel também retomou o envio de alimentos para Gaza por meio de aviões e, na noite deste sábado (26), divulgou um vídeo do primeiro lançamento.

Desde maio, esse apoio está concentrado na Fundação Humanitária de Gaza, entidade controversa apoiada por Israel e criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

ONU diz que situação em Gaza é 'show de horrores'

Vídeo mostra crianças vítimas da fome em Gaza; Israel e ONU trocam acusações

A volta da permissão da ajuda aérea ocorre em um momento de agravamento da crise humanitária em Gaza. Dezenas de moradores do enclave morreram de desnutrição nas últimas semanas, segundo o Ministério da Saúde do território, controlado pelo Hamas. Desde o início da guerra, 127 pessoas morreram por desnutrição, incluindo 85 crianças, informou o ministério.

No sábado, uma bebê de cinco meses, Zainab Abu Haleeb, morreu de desnutrição aguda grave no Hospital Nasser, em Khan Younis, segundo profissionais de saúde.

O Crescente Vermelho Egípcio informou que enviaria neste domingo mais de 100 caminhões com mais de 1.200 toneladas de ajuda alimentar para o sul de Gaza, via passagem de Kerem Shalom.

A ONU descreve a atual situação como um "show de horrores". Mais de 100 ONGs especializadas denunciam "fome em massa" no território.

"'As pessoas em Gaza não estão nem mortas nem vivas, são cadáveres ambulantes': disse-me um colega em Gaza nesta manhã", disse Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, na quinta-feira (24).

Um vídeo divulgado pela agência Reuters na quinta-feira mostrou crianças palestinas atendidas com desnutrição severa em um hospital de Khan Younis, em Gaza. O World Food Program (WFP), braço das Nações Unidas dedicado à alimentação, disse nesta sexta-feira (25) que quase um terço da população palestina "não come durante dias seguidos".

O governo Netanyahu culpa a ONU e o grupo terrorista Hamas por impedir que os alimentos cheguem à população palestina.

Caminhões carregando ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza a partir do Egito pela passagem de Rafah, no sul do território palestino, em 28 de julho de 2025.

Reuters

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/28/eua-vao-criar-centros-de-alimentacao-gaza-diz-trump.ghtml

Forte ventania paralisa travessias de balsas, causa quedas de árvores e estragos na Baixada Santista, SP

Árvore caiu e barracas sofreram danos em Mongaguá, SP

Defesa Civil do Estado de São Paulo

As rajadas de vento de 111 km/h atingiram as cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (28), e provocaram estragos. Houve quedas de árvores e paralisação na travessia de balsas. Em Santos, um portão que se desprendeu de uma garagem chegou a atingir um ônibus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo sobre a ventania no litoral paulista, válido até 12h desta segunda-feira (28). A Defesa Civil do Estado de São Paulo também alertou sobre as rajadas de ventos fortes, que podem ser acompanhadas de pancadas isoladas de chuva.

Segundo o órgão estadual, ainda há previsão de ressaca marítima, com ondas que podem atingir até 3 metros de altura.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

Travessias paralisadas

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) afirmou que as travessias de balsas Guarujá-Santos e Vicente de Carvalho-Santos foram temporariamente interrompidas durante a madrugada, mas voltaram a operar normalmente após aproximadamente uma hora.

Enquanto isso, a travessia Guarujá-Bertioga foi interrompida por volta das 5h50 e permanece suspensa. Segundo a Semil, a operação voltará a funcionar quando as condições climáticas estiverem dentro dos parâmetros de segurança para navegação.

Portão que se desprendeu de garagem atingiu ônibus em Santos, SP

Arquivo Pessoal/Iris Aguiar da Silva

Santos

De acordo com a Prefeitura de Santos, a maior rajada de vento na cidade, de 111,5 km/h, foi registrada por volta de 2h30 na estação meteorológica da Praticagem, no bairro Ponta da Praia.

A equipe da Defesa Civil atendeu uma queda de galho na rede elétrica no bairro Bom Retiro. Ao g1, uma passageira da linha 921 de ônibus intermunicipal informou que o veículo foi atingido por um portão, que se desprendeu de um imóvel na Avenida Pinheiro Machado, no canal 1.

"O barulho foi muito forte, parecia até que um carro havia batido na traseira do ônibus. A maioria dos passageiros se levantou para ver o que tinha acontecido, e o motorista desceu imediatamente para verificar", afirmou Iris Aguiar da Silva.

A mulher, que mora em Praia Grande, estava indo ao trabalho em Santos quando foi surpreendida pelo portão automático da garagem do prédio, que voou e atingiu a traseira do ônibus. "Graças a Deus, ninguém se feriu", disse.

Questionada, a prefeitura e a empresa responsável pelo coletivo não se manifestaram sobre o caso até a publicação desta reportagem.

Praia Grande

Um morador do bairro Caiçara registrou uma queda de árvore na Rua São José. A Prefeitura de Praia Grande não informou se ocorreram outros estragos na cidade até a publicação desta reportagem.

Árvore caiu na Rua São José, no bairro Caiçara, em Praia Grande (SP)

Arquivo Pessoal/José Lima Santos

Mongaguá

Segundo a Defesa Civil Estadual, os ventos provocaram danos estruturais em barracas no Centro de Mongaguá, bem como a queda de uma árvore. Procurada pelo g1, a prefeitura não retornou até a publicação desta reportagem.

Cubatão

Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que a Defesa Civil não foi acionada, mas os técnicos da equipe estão nas ruas para checar a possibilidade de uma ocorrência no Píer do Casqueiro.

Orientações

Em nota, a Defesa Civil Estadual informou que há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. Por isso, a população deve evitar estacionar veículos próximo a postes ou árvores e se abrigar debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas.

Além disso, a orientação é retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim, além de reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas, se possível.

A Defesa Civil também afirmou que é importante manter distância de fiações elétricas caídas. Para a ressaca, a recomendação é atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.

Em caso de emergência, o ideal é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/07/28/forte-ventania-paralisa-travessias-de-balsas-causa-quedas-de-arvores-e-estragos-na-baixada-santista-sp.ghtml

Estudantes resgatam legado do arquiteto do anfiteatro Vitória Régia em podcast: 'Imersão na história de Bauru'

Gabriela Reimberg e Vinicius Magalhães, à esquerda, durante a apresentação do TCC, e o arquiteto Jurandyr Bueno Filho, à direita

Gabriela Reimberg/Arquivo pessoal e Dionizio Ferraz/Arquivo pessoal

Uma curiosidade a respeito da arquitetura acessível e inovadora do Terminal Rodoviário de Bauru (SP) se tornou, três anos depois, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de jornalismo Gabriela Reimberg e Vinicius Magalhães, alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A atenção aos detalhes de um dos projetos assinados pelo arquiteto Jurandyr Bueno Filho e a inquietação diante do apagamento de sua trajetória na memória da cidade motivaram a dupla a mergulhar na história do profissional.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Em entrevista ao g1, os jornalistas revelam os bastidores da produção do podcast e compartilham curiosidades sobre a trajetória do bauruense, destacando as múltiplas facetas do arquiteto responsável pelos maiores símbolos do município.

🏙️✏️ O arquiteto de Bauru

Jurandyr Bueno Filho, responsável pelo projeto do Vitória Régia, da Avenida Nações Unidas e do Terminal Rodoviário de Bauru (SP), morreu em 2009

Dionizio Ferraz/Arquivo pessoal

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Bueno Filho usou sua paixão pela sua profissão como missão para transformar sua cidade natal, Bauru, em 1967.

Ele foi um dos responsáveis pelo Plano Diretor de Bauru, ainda como estudante, e por alguns dos cartões-postais da cidade: o anfiteatro Vitória Régia, a Avenida das Nações Unidas e o Zoológico Municipal. Além disso, outras vias de grande fluxo de carros também foram assinadas por Jurandyr, como as avenidas Nuno de Assis, Getúlio Vargas e Otávio Pinheiro Brisolla.

Além de arquiteto, urbanista e professor, Jurandyr foi vice-prefeito na década de 70, durante a gestão de Edmundo Coube (1972-1976), secretário de Planejamento da cidade e voltou ao cenário político como vereador em 2008.

Jurandyr Bueno Filho, responsável pelo projeto do Vitória Régia, da Avenida Nações Unidas e do Terminal Rodoviário de Bauru (SP), morreu em 2009

Dionizio Ferraz/Arquivo pessoal

Pela sua influência e contatos na capital, onde se formou, Jurandyr se tornou uma grande figura no município e se cercou, até o final de sua vida, de artistas, jornalistas, políticos e amigos pertencentes à elite política e intelectual em sua casa no Jardim Panorama, em Bauru.

A casa onde o arquiteto morou passou por algumas fases após a sua morte, sendo residência de outras famílias, escritório e até mesmo loja de roupas. No entanto, em 2024, foi vendida e teve como destino final a demolição.

"Ao entrarmos em contato com um amigo e ex-funcionário do escritório de arquitetura de Jurandyr, tomamos conhecimento da venda do imóvel e do interesse em preservar o acervo do arquiteto, que ainda se encontrava no local, sem que um novo proprietário tivesse sido definido", disse Vinícius.

Felizmente, o acervo foi preservado pela Unisagrado, o que permitiu que todo o trabalho de vida de Jurandyr e os seus feitos emblemáticos para a cidade de Bauru permanecessem vivos para novas gerações de arquitetos.

"Quando a gente fala de arquitetura, as pessoas acham que é um assunto muito técnico, mas não: a arquitetura está presente na nossa vida todos os dias, só não percebemos isso. É essa provocação que a gente quer instigar nas pessoas, sabe? Você sabe como nasceu a avenida que você anda todo dia, o parque que você visita todo final de semana?", provoca Gabriela.

Casa de Jurandyr Bueno Filho, em Bauru (SP), foi vendida e demolida em 2024

Dionizio Ferraz/Arquivo pessoal

⭐ 'O Arquiteto Sem Limites'

"Como alguém tão relevante para uma cidade pode ter tão pouca visibilidade pública?". Foi a partir desta interrogação que, ao buscarem pauta para o projeto do TCC, Gabriela Reimberg e Vinicius Magalhães escolheram Jurandyr como figura principal.

A dupla, responsável pelo roteiro, concepção e produção do podcast "O Arquiteto Sem Limites", organizou a trajetória de Jurandyr em três episódios, denominados "O Plano", "O Escritório" e "A Casa". Neles, narram os principais momentos da carreira e da vida pessoal do arquiteto (confira um teaser do podcast no vídeo abaixo).

Estudantes de Bauru resgatam legado do arquiteto do anfiteatro Vitória Régia em podcast

O desafio do projeto, de acordo com a dupla, foi contar e reconstruir a história do arquiteto sem ter a possibilidade de conversar diretamente com ele, a partir de muitos relatos de amigos, entrevistas e ex-colegas do bauruense.

Para Vinicius, o podcast também contribuiu com a valorização da produção local e abriu espaço para novas narrativas sobre o desenvolvimento das cidades do interior. "A sensação após defender o trabalho foi de ter alcançado os principais objetivos do projeto, como preservar a história de Jurandir Bueno Filho e seu legado para a cidade de Bauru", comenta.

"É uma imersão na história de Bauru porque a história do Jurandyr é a história da cidade", finaliza Gabriela.

*Colaborou sob supervisão de Eric Mantuan

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

VÍDEOS: assista às reportagens da região

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/07/28/estudantes-resgatam-legado-do-arquiteto-do-anfiteatro-vitoria-regia-em-podcast-imersao-na-historia-de-bauru.ghtml

Homem armado faz motorista de ônibus refém e causa pânico entre passageiros no Tapanã, em Belém

Assaltante faz motorista de ônibus refém em Belém.

Reprodução / TV Liberal

Um homem armado causou pânico entre passageiros de um ônibus reféns na manhã de domingo (27) no bairro do Tapanã, em Belém. Ele entrou no coletivo e tentou realizar um assalto, mas foi surpreendido pela chegada de uma viatura da Polícia Militar.

Com a aproximação dos policiais e os gritos dos passageiros, o suspeito reagiu e fez o motorista do ônibus refém. O crime foi nas proximidades da feira do conjunto Cordeiro de Farias.

O local foi isolado por equipes da polícia para garantir a segurança da situação. Durante as negociações, o criminoso fez diversas exigências, incluindo um colete à prova de balas e garantias de que não seria ferido.

Ainda durante a ação, o homem chegou a iniciar uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Após cerca de três horas de negociações, ele se entregou à polícia.

De acordo com a Polícia Civil, o assaltante foi levado para a Seccional de Icoaraci e já está à disposição da Justiça.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/07/28/homem-armado-faz-motorista-de-onibus-refem-e-causa-panico-entre-passageiros-no-tapana-em-belem.ghtml

Passagem de frente fria em SP traz chuva e vento forte, que pode chegar a 90 km/h; Defesa Civil emite alerta

Passagem de frente fria traz chuva e ventania para SP; Defesa Civil emite alerta

A passagem de uma frente fria na madrugada desta segunda-feira (28) trouxe chuva e ventania para o estado de São Paulo.

A previsão é de chuva em todo o estado ao longo do dia, especialmente no Sul, na divisa com o Paraná, mas ela deve chegar no fim do dia mais como uma garoa. No litoral paulista, no entanto, ela deve ficar mais forte só no litoral paulista.

A Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes no Centro-Leste do estado, com ventanias de até 70 km/h na região de Campinas, no Vale do Paraíba e litoral norte.

Os ventos podem chegar a 90 km/h na Baixada Santista e no litoral sul e até em trechos da Grande São Paulo.

Também foi emitido alerta para ressaca marítima, a partir de terça-feira (29), com ondas de até 3 metros em todo o litoral.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias na capital, segundo a Climatempo:

Segunda-feira (28)

🌤️ Sol com nuvens pela manhã; pancadas de chuva à tarde e à noite

🌡️ Mínima: 14°C | Máxima: 25°C

💧 Umidade mínima: 51%

🌧️ Chuva: 71%

Terça-feira (29)

☁️ Céu encoberto, com possibilidade de chuva leve à noite

🌡️ Mínima: 10°C | Máxima: 16°C

💧 Umidade mínima: 57%

🌧️ Chuva: 67%

Quarta-feira (30)

🌤️ Sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva

🌡️ Mínima: 8°C | Máxima: 17°C

💧 Umidade mínima: sem dado atualizado

🌧️ Chuva: 0%

Previsão de chuva para todo o estado de SP nesta segunda-feira (28)

Reprodução/TV Globo

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/07/28/passagem-de-frente-fria-em-sp-traz-chuva-e-vento-forte-que-pode-chegar-a-90-kmh-defesa-civil-emite-alerta.ghtml

Airfryer frita mesmo sem óleo? Como limpa? Tire essas e outras dúvidas sobre o eletrodoméstico

Airfryer

Divulgação

A airfryer é um eletrodoméstico projetado para fritar alimentos de forma rápida e saudável, usando pouco ou nenhum óleo.

Também assa, tosta, grelha e reaquece a comida. No entanto, a airfryer não é uma fritadeira sem óleo no sentido literal.

🍟 A fritura normalmente acontece em óleo quente, e o que torna as airfryers especiais é que elas precisam de pouca ou nenhuma gordura para cozinhar.

✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp

O conceito de fritura permanece na mente das pessoas porque, ao cozinharem certos alimentos na airfryer, elas produzem uma textura crocante que lembra fritura.

Fabricantes como Arno, Electrolux e Philips Walita citam que é possível reduzir até 99% da necessidade de óleo na receita na comparação às fritadeiras tradicionais.

O Guia de Compras separou algumas dúvidas sobre o aparelho e responde a seguir.

Como a airfryer funciona?

O sabor fica igual ao da fritura?

Quanto tempo demora para preparar os alimentos?

Preciso descongelar os alimentos antes de colocar na airfryer?

O que dá para fazer na airfryer?

O que não dá para fazer na airfryer?

Consome muita energia?

Como limpar a airfryer?

Qual é o modelo ideal de airfryer para você?

Leia os testes de airfryers feitos pelo Guia de Compras

Como a airfryer funciona?

O princípio básico de funcionamento das airfryers, de acordo com os fabricantes, é a circulação rápida de ar quente dentro do cesto.

É um sistema similar ao dos fornos de convecção, usados em restaurantes.

O sistema da airfryer combina uma resistência elétrica (que gera calor) e uma hélice ou ventilador de alta velocidade, quase sempre protegido por uma grade ou grelha.

Nas airfryers, a resistência gera calor e o ventilador circula e aquece o ar para cozinhar os alimentos.

Henrique Martin/g1

O ar é aquecido pela resistência e, com auxílio do ventilador, circula rapidamente ao redor dos alimentos, promovendo cozimento uniforme.

Desse modo, a comida fica crocante por fora (com a aparência de “frita”) e macia por dentro.

Os controles da airfryer podem ser manuais, com botões para ajuste de tempo e temperatura, ou digitais.

Os modelos com comandos digitais permitem usar funções e receitas pré-programadas para as receitas mais comuns.

O sabor fica igual ao da fritura?

Não exatamente. As receitas saem crocantes e saborosas.

Mas, pela falta de gordura, o gosto e a textura podem ser diferentes do tradicional. A batata frita, por exemplo, fica mais seca que a feita em óleo.

Quanto tempo demora para preparar os alimentos?

Depende do ingrediente – leia o manual do produto e siga as instruções do fabricante. Por exemplo:

Batata congelada: 15–20 minutos

Pão de queijo: 12-15 minutos

Filé de frango: 20–25 minutos

Bifes de picanha: 12-15 minutos

Legumes: 10–15 minutos

Preciso descongelar os alimentos antes de colocar na airfryer?

Não precisa. Alimentos como batata frita, nuggets, frango e hambúrguer podem ir direto para a fritadeira sem descongelar.

O que dá para fazer na airfryer?

Batata doce cozinhando na airfryer da Philips Walita

Henrique Martin/g1

As receitas mais comuns para airfryer são batatas, frango, legumes, peixes, carnes, assados, bolos, pães, entre outros.

O que é indicado para fazer na airfryer

Vale a pena fazer picanha na airfryer?

Como fazer pudim na airfryer (e se compensa o esforço)

Cozinhar na airfryer com forma de papel ou silicone: g1 testa 4 pratos para ver se dá certo

O que não dá para fazer na airfryer?

Saiba quais alimentos não devem ir à airfryer

Receitas com líquidos ou ingredientes muito leves, como pipoca ou folhas, que podem estragar o equipamento. Veja abaixo a lista completa.

O que não deve ser feito na airfryer

Piores ideias para fazer na airfryer: usar carvão, esquentar sopa e cozinhar latas

Saiba quais são as comidas que não podem entrar na fritadeira sem óleo

Por que tentar limpar a airfryer com água dentro pode quebrar o aparelho?

Consome muita energia?

Depende da frequência e do tempo de uso. Em geral, a potência dos modelos varia entre 1400W e 2000W.

Veja na sua conta de luz o valor do kilowatt/hora. Em julho de 2025, o valor em São Paulo (Enel) variava de R$ 0,64 a R$ 0,75.

Se a potência é de 1.500W, a airfryer gasta 1,5 kW/h – ou entre R$ 0,96 e R$ 1,12 por hora de uso.

O consumo de energia é comparável ou menor ao de um micro-ondas.

Como limpar a airfryer?

Airfryer com queijo derretendo

Henrique Martin/g1

A limpeza nem sempre é uma tarefa agradável, mas tem um jeito simples de ser feito e que não vai estragar o produto.

Como limpar a airfryer da forma correta

Nas airfryers convencionais, a recomendação é utilizar apenas detergente neutro e esfregar com uma esponja macia (amarela ou azul), para não estragar o revestimento antiaderente.

Também é indicado deixar essa parte de molho de 5 a 10 minutos com água quente.

O processo de secagem deve ser feito no escorredor de louças, com um pano limpo ou papel toalha.

Alguns fabricantes, como a Mondial, ressaltam que a gaveta não deve ser guardada molhada no equipamento, para ajudar a preservar o revestimento.

Para os fornos com airfryer, a recomendação é a mesma da fritadeira sem óleo convencional para as bandejas: lavar com detergente neutro e esponja macia.

Caso seja necessário, também usar água quente e deixar as bandejas de molho por 5 a 10 minutos.

Uma escovinha macia também ajuda a remover os resíduos.

Vale ressaltar que alguns modelos permitem a retirada da porta do forninho. Essa parte pode ser lavada com detergente e esponja macia ou ir à lava-louças.

Qual é o modelo ideal para você?

Infográfico Qual a airfryer ideal para você?

Vitória Romero e Bianca Batista/g1

Os testes mais recentes de airfryers do Guia de Compras

Galeto, Pudim, Batata Doce feitos na airfryer

g1

Airfryers 'XL': 3 modelos de grande capacidade

Airfryer com duas gavetas e modelos de entrada

3 modelos de forno com airfryer

4 forninhos com airfryer comparados

Veja a seguir uma lista com seis airfryers, que custavam entre R$ 380 e R$ 850 nas lojas consultadas no final de julho.

Britânia BFR31 Air Flow

Air Fryer Oven Electrolux EAF90

Mondial AFON-12L

Philco PFR15PG

Philips Walita Série 3000 XL

Oster OFRT510

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.

https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/casa/airfryer-frita-mesmo-sem-oleo-como-limpa-tire-essas-e-outras-duvidas-sobre-o-eletrodomestico.ghtml

Capital Moto Week: Samuel Rosa fecha domingo de shows no DF; g1 transmite

Capital Moto Week: Samuel Rosa fecha domingo de shows no DF; g1 transmite Maior festival de rock e motos do país vai até o próximo dia 2 em Brasília; g1 transmite principais shows Maior festival de rock e motos da América Latina e o terceiro maior do mundo, o Capital Moto Week vai até o próximo dia 2. 🎶🏍️🤘🏽. Durante o evento, a Granja do Torto em Brasília recebe motoclubes de todo o país e do exterior, apaixonados pelos motores e pelo rock. . No palco principal, se apresentam bandas como Biquini, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Detonautas, Cidade Negra, Angra e o grupo canadense Magic!.. g1 e Globoplay transmitem os principais shows.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/ao-vivo/capital-moto-week-g1-transmite-shows-ao-vivo.ghtml

Oficina gratuita de marketing será ofertada a pequenos empreendedores; veja como se inscrever

"/> Oficina de marketing gratuita será ofertada a pequenos empreendedores pela Prefeitura de Palmas

Tainara Saraiva/Prefeitura de Palmas

Feirantes, comerciantes, micro e pequenos empreendedores de Palmas terão a oportunidade de aprender estratégias de marketing em uma oficina gratuita. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Palmas (Sedeem) em parceria com o Sebrae.

A oficina ‘Comece a planejar o marketing de sua empresa’ será ministrada no dia 5 de agosto e faz parte do projeto Terça Empreendedora. Para se inscrever basta preencher o formulário disponibilizado pela Prefeitura de Palmas.

Clique aqui e confira o formulário

Entre os temas que serão abordados na capacitação estão a identificação do público-alvo, definição de produtos ou serviços, segmentação de mercado, processo de decisão do consumidor e a influência dos grupos de referência.

LEIA TAMBÉM

Atestado de antecedentes criminais passa a ser gratuito no Tocantins; veja como acessar

Escola estadual abre inscrições para curso técnico em Enfermagem integrado ao ensino médio de jovens e adultos

Conforme a Sedeem, o conteúdo é destinado a quem busca aprimorar a comunicação com seus clientes e fortalecer a presença da própria marca no mercado.

A oficina acontecerá na Casa do Empreendedor, localizada na quadra 104 Norte Rua NE 6, 292 – Plano Diretor Norte, a partir das 18h.

Veja também: Tocantins registra crescimento de startups e impulsiona nova geração de empreendedores

Tocantins registra crescimento de startups e impulsiona nova geração de empreendedores

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/07/27/oficina-gratuita-de-marketing-sera-ofertada-a-pequenos-empreendedores-veja-como-se-inscrever.ghtml

Festival de música católica reúne mais de 1 milhão de pessoas em Fortaleza até domingo

Festival católico reúne mais de um milhão de pessoas

Em Fortaleza, um festival de música católica reúne mais de um milhão de pessoas até domingo (27). Momentos de fé vividos individualmente ou compartilhados entre amigos e famílias.

"É uma sintonia de fé com Deus, porque, na verdade, todos nós necessitamos dele, né? E ele se faz presente nessa necessidade, sabe?", diz o policial penal Francisco Sales.

Cada um se acomoda como dá para passar a noite. A entrada é de graça. Um milhão e duzentas mil pessoas devem participar do festival Halleluya até este domingo. Gabriel Moraes e a família vieram do sul de Minas:

"Vale muito a pena porque é aconchegante chegar aqui. O povo de Deus quando está unido sempre faz a diferença", conta.

O padre Eric Pozzopom trouxe um grupo da paróquia dele, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

"É uma alegria, né, estar aqui e com toda essa espiritualidade, com todas essas pessoas rezando é uma maravilha."

Para aproveitar a reunião de tanta gente, o festival também tem ações de solidariedade. O Hemocentro do Ceará montou uma tenda de atendimento.

Quem vem para momentos de oração e louvor também tem a oportunidade de doar sangue. Foi aqui que Lívia Macedo decidiu doar pela primeira vez.

"Eu estou aqui desde os meus 16 anos e todo ano eu venho para cá", relembra a estudante. A média é de duzentas doações a cada noite.

Além de compartilhar esperança, o público assiste a shows de grandes nomes da música católica, como a irmã Kelly Patrícia e o padre Fábio de Melo.

"A presença de Deus é isso, é algo que não consigo descrever, eu fico até emocionada, porque Deus é tudo na nossa vida, né? E como vale a pena estar aqui", diz Sandra Martins.

Festival de música católica reúne mais de 1 milhão de pessoas em Fortaleza até domingo

Jornal Nacional

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/26/festival-de-musica-catolica-reune-mais-de-1-milhao-de-pessoas-em-fortaleza-ate-domingo.ghtml

VÍDEO: Jornal Anhanguera 1ª Edição - TO de sábado, 26 de julho de 2025

Reveja os vídeos do telejornal.

https://g1.globo.com/to/tocantins/edicao/2025/07/26/video-jornal-anhanguera-1-edicao-to-de-sabado-26-de-julho-de-2025.ghtml

Produtores de mel do Piauí buscam novos mercados em meio ao tarifaço de Trump

Produtores deixam de vender 152 toneladas de mel em 15 dias para EUA

Diante da decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, produtores de mel do Piauí intensificam esforços para garantir a continuidade das exportações. O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa e na Ásia.

Com a sinalização de entraves no principal mercado consumidor, o Grupo Sama tem se articulando para ampliar a presença em outros destinos. Países como Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca, na Europa; além de Canadá, Japão, China e Emirados Árabes, estão no radar.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

“Temos um produto com demanda global superior à oferta, produzido com práticas sustentáveis e qualidade reconhecida internacionalmente. Por isso, estamos ampliando nosso alcance internacional e avaliando alternativas estratégicas à suspensão temporária de pedidos por parte de clientes norte-americanos”, declarou Samuel Araujo, CEO do Grupo Sama.

Segundo o representante do setor, o momento é de reorganização da logística e fortalecimento das relações com países que oferecem estabilidade regulatória e preços competitivos. O mercado europeu, por exemplo, tem se mostrado receptivo a ampliar as importações.

O Piauí tem se destacado pelo volume e pela qualidade do mel produzido, especialmente o mel orgânico certificado, que é altamente valorizado no exterior. Nos últimos 15 dias, 152 toneladas do produto deixaram de ser exportadas para os Estados Unidos. Apesar do impasse relacionado às datas de embarque, os contratos com os clientes não foram cancelados.

Para o CEO do Grupo Sama, o setor tem potencial para manter a competitividade global mesmo diante de instabilidades no comércio com os EUA.

“Temos uma posição consolidada nos Estados Unidos, atendendo grandes distribuidores do setor alimentício. Mas estamos igualmente preparados para ampliar nossa atuação internacional, garantir o fluxo de caixa dos apicultores parceiros e sustentar a operação”, explicou Samuel Araújo.

“O mundo busca por alimentos saudáveis, com origem rastreável e impacto ambiental e social positivo. O mel brasileiro — especialmente o orgânico — está perfeitamente posicionado para esse mercado”, concluiu.

LEIA TAMBÉM: Tarifaço de Trump ameaça exportação de mel orgânico do PI; conheça diferenças para mel convencional

Fundado há 28 anos em Oeiras, a 282 km de Teresina, o Grupo Sama é responsável pela compra da produção de mais de 12 mil micro e pequenos produtores de mel do Nordeste, principalmente do Piauí, Ceará, Maranhão e Bahia.

Como a tarifa de Trump impacta o mel brasileiro

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/07/26/produtores-de-mel-do-piaui-buscam-novos-mercados-em-meio-ao-tarifaco-de-trump.ghtml

Investidor perde criptomoedas em ataque hacker e será indenizado em R$ 77 mil por empresa

Criptomoedas / Bitcoin / Ethereum

Reuters

A Justiça condenou a empresa Binance a pagar R$ 77 mil a um investidor amador de criptomoedas que teve bitcoins furtados na plataforma. A decisão ocorreu em 2ª instância, após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) manter a sentença.

Em nota, a empresa de investimentos afirmou que não comenta processos em andamento, mas ressaltou que possui um dos programas de compliance e segurança mais robustos do setor (veja o posicionamento completo adiante).

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

O caso ocorreu em 21 de agosto de 2024. A Justiça de Santos, no litoral de São Paulo, condenou a empresa em fevereiro deste ano, e a sentença foi mantida pelo TJ-SP no último dia 16 de julho. Conforme apurado pelo g1, a decisão pontuou o pagamento de R$ 72 mil em indenização pela perda de 0,19501600 BTC (Bitcoin) no saldo do investidor e mais R$ 5 mil por danos morais.

No documento, obtido pelo g1, o relator do TJ-SP frisou que a invasão fraudulenta na plataforma ocorreu com o uso do e-mail de cadastro da vítima, que teve a senha e fatores de identificação modificados.

Ainda de acordo com ele, foram realizados saques de pequenos valores até a conta da vítima ser zerada. O investidor entrou em contato com a empresa após perceber a invasão, mas não teve o problema solucionado, segundo a decisão judicial.

"Dessa forma, inarredável que o sistema de segurança da ré falhou ao não perceber as movimentações financeiras atípicas na conta do autor, envolvendo transferência de valores para contas que não eram de titularidade do aplicador", defendeu o relator.

O relator acrescentou que o esperado de uma empresa gestora de investimentos é "um mínimo de segurança em sua plataforma digital e respectivas transações comerciais". Diante disso, ele considerou que a invasão hacker é uma "falha grave de segurança".

Advogado da vítima

O advogado criminalista Jonathan Santos Pontes, que representa o investidor, afirmou que a decisão do TJ-SP reconhece, de forma clara, a responsabilidade objetiva das plataformas de investimento frente às falhas em seus sistemas de segurança.

"A sentença que obtivemos, confirmada em grau recursal, reafirma o direito do consumidor à reparação integral, tanto material quanto moral, quando exposto a riscos não informados e inerentes à atividade da fornecedora", acrescentou o advogado.

Segundo ele, a restituição dos valores em criptomoeda, de acordo com a cotação atual, e a indenização por danos morais reforçam a importância da segurança digital no setor financeiro. "Trata-se de uma vitória relevante não apenas para o autor, mas para todos os usuários dessas plataformas".

O que diz a empresa?

Em nota, a Binance informou que não comenta processos em andamento, mas disse que segurança é prioridade e que possui um dos programas de compliance e segurança mais robustos do setor, além de fazer investimentos contínuos para fortalecer a proteção dos usuários e seus recursos, com adoção de tecnologia de ponta e parcerias com empresas de segurança cibernética.

"Entre dezembro de 2022 e maio de 2025, nossos sistemas de risco e segurança ajudaram 7,5 milhões de usuários a evitar um total de US$ 10 bilhões em perdas potenciais por fraudes", declarou a companhia.

A Binance afirmou que dedica esforços constantes na educação dos usuários, em todos os canais de comunicação, disseminando boas práticas e disponibilizando ferramentas avançadas para proteção de contas.

Além disso, a empresa disse que atua em colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal-intencionadas utilizem a plataforma.

'Hacker do bem' dá 5 dicas contra golpes na internet

'Hacker do bem' dá 5 dicas para proteger seus dados na internet

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/07/26/investidor-perde-criptomoedas-em-ataque-hacker-e-sera-indenizado-em-r-77-mil-por-empresa.ghtml

Após morango do amor viralizar nas redes sociais, preço da fruta aumenta em Salvador

Busca por morangos aumenta na Bahia após "morango do amor" viralizar

Arquivo pessoal

O doce "morango do amor" viralizou nas redes sociais nos últimos dias e instigou empreendedores a introduzirem a guloseima, que combina a fruta com brigadeiro e calda crocante, no cardápio de confeitarias. Na Bahia, a popularidade do doce gerou consequências no bolso do consumidor: o morango ficou mais caro em alguns estabelecimentos.

Ana Flávia Correia trabalha no ramo da confeitaria há 10 anos. Na sexta-feira (18), após perceber que o "morango do amor" estava repercutindo muito nas redes sociais, ela decidiu começar a produzir e vender o doce. Em menos de uma semana, a empreendedora viu o preço do morango subir R$ 18.

"Na sexta-feira, comprei uma caixa com quatro placas de morango por R$ 30. Hoje o mesmo produto e com o mesmo fornecedor custou R$ 48", disse.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Segundo Ana Flávia, o aumento do preço do morango ocorreu da seguinte forma:

sexta-feira (18) - R$ 30

quarta-feira (23) - R$ 38

quinta-feira (24) - R$ 48

O hortifrúti onde a confeiteira compra os morangos, Marques Frutti, confirmou que houve crescimento nas buscas. O g1 questionou o aumento do preço, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Baianos se atrapalharam ao tentar fazer doce e o apelidou de "morango do ódio"

Brasileira produz morangos do amor nos Estados Unidos, fatura mais de US$ 5 mil e tem lista de espera para pedidos

De acordo com a última pesquisa feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE-BA), em 22 de julho, o preço médio do morango ainda não aumentou de forma geral no estado, mas já dá sinais. Os últimos dados mostram que o valor máximo subiu para R$ 40, quando o divulgado em 21 de julho era de R$ 30.

O produtor de frutas vermelhas, Uvilson Santos Oliveira, também notou um aumento na procura pelo morango. Dono de um sítio em Mucugê, na região da Chapada Diamantina, ele costuma focar mais na produção de amoras, framboesas e mirtilos, que são vendidos para Salvador e outras cidades do interior da Bahia.

"Acredito que seja por causa desse doce da internet, a procura aumentou nessa semana", contou.

Produção alta e lista de espera

Empresária baiana produz morango do amor e vende mais de US$ 5 mil

'Morango do ódio': receita do doce do momento desafia quem tenta fazer em casa

De onde vem o que eu como: g1 vai à 'capital do morango' e explica por que ele não é fruta

A confeiteira Ana Flávia, que vende bolos e doces em Salvador, produziu 400 morangos em menos de uma semana. Os doces são vendidos por R$ 14,90, o que corresponde a quase R$ 6 mil em vendas.

Antes do morango do amor viralizar nas redes sociais, ela usava apenas o morango congelado nas produções de geleias e caldas para doces, bolos e tortas. Apesar de ter implementado o guloseima, a empresária ainda não sabe ela seguirá no cardápio.

"Estamos acostumados a ver que algumas tendências vêm para ficar e outras nem tanto. Ao longo dos dias, vamos avaliar se os clientes vão continuar interessados no produto ou não", explicou.

Nos Estados Unidos, a baiana Verônica Oliveira implementou o doce em seu restaurante em Massachusetts. Em menos de uma semana, 800 unidades já foram vendidas, o que corresponde a mais de US$ em vendas. Além disso, 500 pessoas aguardam na lista de espera.

"Se pudesse, haveria mil pessoas na lista de espera. Se conseguíssemos produzir em grande escala, venderíamos tudo, porque a procura é muita grande", disse ao g1.

Brasileira produz morangos do amor nos EUA, fatura mais de US$ 5 mil e tem lista de espera

Brasileira já produziu 800 unidades de morangos do amor nos Estados Unidos

Redes sociais

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/26/apos-morango-do-amor-viralizar-nas-redes-sociais-preco-aumenta-em-salvador.ghtml

Homem que agrediu ex-namorada com socos, chutes e puxões de cabelo na Bahia se apresenta em delegacia, é ouvido e liberado

Homem flagrado agredindo ex-namorada se apresenta na delegacia, mas é liberado

O homem que foi flagrado agredindo a ex-namorada com socos, chutes e puxões de cabelo no meio da rua, se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado, na quinta-feira (25), foi ouvido e liberado. O caso aconteceu na segunda-feira (22), no bairro Urbis 4, e foi registrado por câmeras de segurança.

Segundo a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, a advogada do suspeito informou que José Eduardo de Souza Filho não ficou preso porque não havia mandado de prisão preventiva ou temporária e ele não estava em estado de flagrante. Disse ainda que ele não deseja se pronunciar fora dos autos.

A vítima e José Eduardo namoraram por três anos e o agressor não aceitava o fim do relacionamento. Ele se aproximou dela sob a justificativa de que queria conversar, no entanto, ele passou a perseguir e agredir a ex-companheira.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Câmeras de segurança registram momento em que mulher é agredida por ex na Bahia

A vítima relatou ter sofrido sofreu diversas lesões e precisou buscar atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabuna. Apesar dos ferimentos, ela passa bem.

José Eduardo era assistente administrativo da Secretaria de Saúde de Itabuna desde 2021 e teve contrato rescindido pela gestão municipal na quarta-feira (23). Por meio de nota, a Prefeitura de Itabuna manifestou repúdio e indignação diante da conduta do homem.

Em áudio enviado à TV Santa Cruz, a mulher relatou que não teve forças para tentar revidar e só tentou proteger o rosto das agressões.

"Ele só queria bater no meu rosto. Como eu 'tava' gritando muito na rua, os vizinhos da vizinhança apareceram e alguém gritou para ele me largar, que ia chamar a polícia. Aí foi quando ele me soltou e saiu correndo na rua", relatou a mulher, que preferiu não se identificar.

Vítima está com manchas roxas pelo corpo por conta das agressões

Arquivo pessoal

As imagens mostram a vítima correndo pela rua e depois sendo alcançada pelo homem. Em seguida ele dá socos, chutes e chega a arrancar a blusa dela, enquanto tentava fugir dele. As imagens são fortes e o g1 optou por não exibi-las.

A Polícia Civil informou que a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam/Itabuna) instaurou um inquérito e investiga o caso como lesão corporal e ameaça. A medida protetiva de urgência pedida em favor da vítima foi deferida na quarta-feira.

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Porteiro de condomínio denuncia ter sido agredido e ameaçado de morte por ex-PM na BA

Enfermeira é agredida com socos e arranhões por acompanhante de paciente em hospital de Salvador

Homem é preso após tentar bater na companheira e agredir enteado de 11 anos; suspeito entrou em luta corporal com policiais

José Eduardo é assistente administrativo na Secretaria de Saúde de Itabuna

Reprodução/Redes Sociais

Nota da Prefeitura de Itabuna

"A Prefeitura de Itabuna, por meio do prefeito Augusto Castro, vem a público manifestar total repúdio e indignação diante dos atos de violência cometidos contra uma mulher envolvendo o servidor José Eduardo de Souza Filho, lotado na Secretaria Municipal de Saúde. A vítima também recebeu a solidariedade da primeira-dama Andrea Castro, que repudia o grave episódio. Tão logo teve conhecimento dos fatos — amplamente divulgados por meio de vídeos nas redes sociais e na imprensa — a gestão municipal adotou, de forma imediata, todas as medidas cabíveis, incluindo o afastamento e o processo de desligamento do servidor, que, desde 2021, exercia a função de assistente administrativo. A Prefeitura de Itabuna reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, especialmente no combate à violência contra a mulher, e destaca que não compactua, em hipótese alguma, com condutas que atentem contra a integridade física, emocional ou moral de qualquer pessoa. Por fim, esperamos que as autoridades competentes conduzam a devida apuração dos fatos e a responsabilização legal e penal do agressor, nos termos da legislação vigente."

Caso aconteceu em Itabuna, no sul da Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/25/suspeito-de-agredir-ex-namorada-na-bahia-se-apresenta-em-delegacia.ghtml

Tarifas de pedágio sobem neste sábado em três rodovias no Sul de Minas; veja onde e novos valores

Taxa de pedágio aumenta nas rodovias administradas pela EPR Vias do Café neste sábado (26)

A partir da 0h deste sábado (26), passam a valer os novos valores das tarifas de pedágio nas rodovias administradas pela EPR Vias do Café, no Sul de Minas. A mudança foi autorizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 12 de julho.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

O valor do pedágio irá aumentar 4,89% nas seis praças da concessionária. Com o reajuste, o valor pago por motos passa de R$ 7,15 para R$ 7,50. O valor pago pelos carros passa de R$ 14,30 para R$ 15. O preço para caminhões e ônibus é cobrado de acordo com o número de eixos.

A EPR Vias do Café administra 432,8 km de rodovias que passam por 22 municípios do Sul de Minas. De acordo com a concessionária, o reajuste está em linha com o índice de inflação acumulado nos últimos 12 meses e é previsto no contrato de concessão a cada aniversário dos serviços operacionais.

Novas tarifas de pedágio entram em vigor neste sábado (26) nas rodovias da EPR Vias do Café

Divulgação / EPR

As novas tarifas valem para as seguintes praças de pedágio:

BR-265 - Nepomuceno

BR-265 - Boa Esperança

BR-146 - Muzambinho

MGC-491 - Monte Santo de Minas

MGC-491 - Alfenas

MGC-491 - Três Corações

Usuários que utilizam pagamento automático por meio de TAGs podem ter descontos progressivos com o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que chega a até 92% dentro do mesmo mês. Ainda assim, apenas 60% dos veículos cadastrados aproveitam o benefício. A instalação da TAG é gratuita.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/25/tarifas-de-pedagio-sobem-neste-sabado-em-tres-rodovias-no-sul-de-minas-veja-onde-e-novos-valores.ghtml

VÍDEOS: NE2 de quinta-feira, 24 de julho de 2025

Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/ne2/playlist/videos-ne2-de-quinta-feira-24-de-julho-de-2025.ghtml

Universidade de Columbia vai pagar mais de R$ 1 bilhão para encerrar investigações de Trump

Universidade de Columbia cede a demandas de Trump após ter verba cortada

A Universidade de Columbia, em Nova York, anunciou nesta quarta-feira (23) que vai pagar mais de US$ 200 milhões — cerca de R$ 1.1 bilhão — ao governo dos Estados Unidos a fim de encerrar investigações federais e restaurar a maioria de seus financiamentos federais suspensos. Segundo a agência de notícias Reuters, a medida é parte de um acordo com a administração do presidente Donald Trump.

“Segundo o acordo de hoje, a vasta maioria das verbas federais que foram encerradas ou suspensas em março de 2025 será restabelecida, e o acesso da Columbia a bilhões de dólares em financiamentos atuais e futuros será restaurado”, afirmou a universidade em nota.

A Columbia também disse que o acordo com Trump preserva sua “autonomia e autoridade sobre contratações de professores, admissões e decisões acadêmicas”.

Desde seu retorno à presidência, o republicano tem mirado várias universidades devido ao movimento estudantil pró-Palestina que tomou os campi no ano passado.

Em março, o governo retirou US$ 400 milhões — cerca de R$ 2.2 bilhão — em financiamento federal da Columbia por conta de protestos realizados no ano anterior. A administração alegou que a resposta da universidade a episódios de suposto antissemitismo e assédio a membros judeus e israelenses da comunidade acadêmica foi insuficiente.

Após o corte de recursos, a universidade cedeu, ainda em março, a uma série de exigências, incluindo uma revisão dos departamentos que oferecem cursos sobre o Oriente Médio, além de outras concessões que foram amplamente criticadas por acadêmicos dos EUA.

Segundo a Reuters, a universidade também anunciou que deixará de se relacionar com o grupo pró-Palestina Columbia University Apartheid Divest.

“Imagine vender seus estudantes só para poder pagar US$ 221 milhões ao Trump e manter o financiamento do genocídio”, disse o grupo na quarta-feira, chamando o acordo de suborno.

A secretária de Educação, Linda McMahon, afirmou que a Columbia concordou em “punir estudantes que causaram graves interrupções nas operações do campus, promover mudanças estruturais em seu Senado Acadêmico, garantir diversidade de opiniões em seus programas de estudos do Oriente Médio, eliminar preferências raciais nas contratações e admissões, e encerrar programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI)”.

O governo tem classificado manifestantes pró-Palestina como antissemitas. Os grupos dizem que o governo tem confundido injustamente críticas às ações de Israel com antissemitismo, e a defesa dos direitos palestinos com apoio ao extremismo.

O anúncio de quarta-feira veio um dia após a Columbia punir dezenas de estudantes envolvidos em um protesto pró-Palestina em maio, no qual os manifestantes ocuparam a biblioteca principal da universidade. A universidade deve designar, em até 30 dias, um administrador subordinado diretamente ao reitor para supervisionar o cumprimento do acordo.

O acordo exige que a Columbia “realize uma revisão abrangente de seus processos e políticas de admissão internacional”, segundo os termos.

Outro administrador deverá ser nomeado para examinar alegações de antissemitismo e propor recomendações.

Nesse mandato, Trump tentou usar o financiamento federal como forma de pressão sobre outras instituições, como a Universidade Harvard. Seu governo tentou deportar estudantes estrangeiros pró-Palestina, inclusive na Columbia, mas enfrentou obstáculos judiciais. Defensores de direitos destacam questões de devido processo legal, liberdade acadêmica e liberdade de expressão.

Columbia University, nos Estados Unidos

Estudar Fora/Reprodução

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/24/universidade-de-columbia-vai-pagar-mais-de-r-1-bilhao-para-encerrar-investigacoes-de-trump.ghtml

Mais alta corte da ONU discute deveres e responsabilidades dos países sobre mudanças climáticas

A mais alta corte das Nações Unidas deu um passo, nesta quarta-feira (23), para decidir quais são os deveres e as responsabilidades dos países em relação às mudanças climáticas.

Os efeitos do aquecimento global nós já estamos sentindo.

A discussão nesta quarta, na Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda, foi sobre responsabilidades. O tribunal determinou que os Estados têm obrigação de cumprir os tratados dos quais fazem parte. E que mesmo os países que não são signatários precisam proteger o meio ambiente.

Que as nações mais industrializadas e mais poluidoras têm responsabilidade no combate às mudanças do clima. E sobre as ações das empresas sob sua jurisdição.

Mais alta corte da ONU discute deveres e responsabilidades dos países sobre mudanças climáticas

Reprodução/TV Globo

O presidente do tribunal, o japonês Yuji Iwasawa, destacou que as mudanças climáticas representam "uma ameaça existencial à humanidade".

O parecer da Corte Internacional de Justiça não tem um efeito prático imediato, mas tem um peso jurídico muito forte.

Os especialistas avaliam que essa manifestação da corte pode ser usada em disputas judiciais internacionais. Pode servir de jurisprudência, quando um país se considerar prejudicado por outro que não esteja fazendo o suficiente para reduzir as emissões de gases poluentes e quiser exigir reparação.

Mas o juiz fez uma ressalva: pode ser difícil estabelecer exatamente quem provocou determinado efeito.

Joie Chowdhury, especialista em direito ambiental, avalia que "esse é um dos julgamentos mais importantes dos nossos tempos". Segundo ela, "isso pode representar a salvação de comunidades e nações inteiras afetadas pelas mudanças do clima".

O caso chegou até à ONU pelas mãos de um grupo de estudantes de arquipélagos do Pacífico. São os mais ameaçados pelo aquecimento global.

É o caso de Vanuatu, onde vivem mais de 300 mil pessoas.

Um ministro do país, Ralph Regenvanu, comemorou: "Essa decisão, unânime”, disse ele, “é um marco e vai inspirar outros casos ao redor do mundo."

Mais alta corte da ONU discute deveres e responsabilidades dos países sobre mudanças climáticas

Reprodução/TV Globo

Organizações de direitos humanos denunciam condições degradantes em prisões para imigrantes ilegais nos EUA

ONU e União Europeia pedem a Israel maior facilidade para distribuição de ajuda humanitária em Gaza

Trump retira novamente os EUA da Unesco; entidade lamenta decisão

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/23/mais-alta-corte-da-onu-discute-deveres-e-responsabilidades-dos-paises-sobre-mudancas-climaticas.ghtml

Energisa investe em economia e conforto para a Zona da Mata mineira

A Energisa Minas Rio tem se destacado por seus investimentos em eficiência energética, abrangendo diversas áreas como saúde, iluminação pública e apoio a comunidades em vulnerabilidade social. Esses projetos não só promovem economia na conta de luz, mas também aumentam a segurança, a sustentabilidade e a qualidade de vida das localidades área de concessão da distribuidora. Desde 2023, a Energisa destinou aproximadamente R$ 3 milhões para essas iniciativas.

No setor de saúde, a Energisa Minas Rio está aplicando mais de R$ 1,4 milhão na instalação e ampliação de sistemas fotovoltaicos, além da substituição de equipamentos antigos por modelos mais econômicos. Essas melhorias não apenas reduzem os custos operacionais, mas também aprimoram o ambiente para pacientes e colaboradores. Nos últimos dois anos, sete hospitais e instituições filantrópicas foram beneficiados com a troca de 52 lâmpadas por modelos LED, 35 aparelhos de ar-condicionado, um frigobar e seis sistemas fotovoltaicos.

Embora a responsabilidade pela iluminação pública seja dos municípios, a Energisa Minas Rio tem desempenhado um papel essencial ao investir nesse segmento. Em dez cidades, mais de 1.200 luminárias foram substituídas por modelos de LED, proporcionando ruas mais bem iluminadas e seguras. A modernização desses equipamentos não apenas melhora a visibilidade nas vias públicas, mas também aumenta a segurança de pedestres e motoristas.

Santana de Cataguases: uma das cidades beneficiadas com novas luminárias LED

Energisa

Outro destaque é o projeto Nossa Energia, que leva benefícios às famílias de baixa renda nas cidades atendidas pela Energisa. A iniciativa promove a troca de equipamentos usados por modelos mais eficientes, como lâmpadas, ventiladores e geladeiras. Além disso, conta com uma Unidade Móvel que oferece palestras sobre como utilizar a energia de forma eficiente. Nos últimos dois anos, mais de seis mil clientes beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica, conhecida como Baixa Renda, foram atendidos pelo projeto, que visitou 31 cidades, substituiu 25 mil lâmpadas por modelos LED, 238 geladeiras e 261 ventiladores, e alcançou aproximadamente 14 mil pessoas com palestras sobre uso consciente e seguro de energia elétrica. Além disso, foram realizados 38 eventos culturais com sessões de cinema e teatro.

Unidade Móvel do Nossa Energia

Energisa

Esses projetos, executados pela Energisa e regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar das comunidades atendidas. Além de reduzir os custos operacionais das instituições, a utilização de energia limpa e renovável contribui para a preservação ambiental. Essas iniciativas não só diminuem significativamente as emissões de CO2, mas também geram economia para os cofres das instituições e municípios, permitindo que esses recursos sejam direcionados a outras demandas importantes. É mais energia limpa e sustentável para todos.

Mais investimentos para a região em 2025

Muriaé será a próxima cidade a receber o projeto de eficientização energética da Energisa Minas Rio. Com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil no Hospital São Paulo, a distribuidora fará a instalação de um sistema fotovoltaico composto por 400 módulos de 550Wp, com capacidade de geração prevista de 280,91MWh/ano.

E o programa continua em expansão. Novos projetos de instalação dos sistemas fotovoltaicos em unidades de saúde foram iniciados no Núcleo Regional de Voluntários de Combate ao Câncer, em Ubá, e no Hospital César Leite, em Manhuaçu. A previsão de conclusão das obras é ainda em 2025.

E não para por aí: recentemente o Posto da Polícia Militar Rodoviária em Dona Euzébia ganhou uma iluminação moderna, tanto nas instalações internas quanto na estrada ao redor, trazendo mais segurança e economia na conta de luz. As melhorias devem reduzir a emissão de CO2 em 3,11 toneladas por ano, o que é equivalente ao plantio de 22 árvores, minimizando o impacto ambiental.

Posto da Polícia Rodoviária em Dona Euzébia ganha nova iluminação

Energisa

“A nova iluminação não só oferece mais sustentabilidade, mas proporcionará maior segurança para os motoristas que trafegam pela via, além de reduzir os gastos com iluminação pública. Essa economia permite que o Estado direcione esses recursos a outras demandas importantes da região", comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio. Para comemorar os 250 anos da Polícia Militar, a Energisa Minas Rio anunciou um investimento de R$250 mil para o 68º Batalhão da Polícia Militar, que beneficiará postos de policiamento nas cidades de Leopoldina, Cataguases, Itamarati, Além Paraíba e Astolfo Dutra.

Acesse os canais de atendimento da Energisa de forma ágil e sem sair de casa:

📱 Site: energisa.com.br

🌐 Gisa: http://www.energisa.com.br/gisa

💬 App: energisa.com.br/energisaon

📞 Agência digital: energisa.com.br/servicos

📞 Call Center: 0800 032 0196.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/especial-publicitario/energisa-minas-rio/noticia/2025/07/23/energisa-investe-em-economia-e-conforto-para-a-zona-da-mata-mineira.ghtml

Cresce procura para avaliação de autismo na rede pública do Rio, mas maioria dos pais recebe outro diagnóstico

"/> Procura por diagnóstico de autismo quase triplica no Rio, mas maioria dos casos não se confirma

A busca por avaliação para diagnóstico de autismo cresceu significativamente na rede municipal de saúde do Rio. Mas um levantamento inédito, ao qual o RJ2 teve acesso, mostra que a maioria das crianças que passam pelo protocolo completo de avaliação termina com outro diagnóstico.

Andrea Cardoso Fernandes procurou um dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (Capsi) da prefeitura com a suspeita de que a filha, Isabela, pudesse ter transtorno do espectro autista (TEA). A menina passou por atendimentos com diferentes profissionais.

“Ela não conseguia falar, não conseguia se desenvolver. Ela teve muitas questões que levavam, sim, a pensar que era autismo, mas que aqui conseguiram desbravar esse mundo e aqui concluíram que não era autismo”, contou Andrea.

Assim como Andrea, muitas famílias chegam aos Capsis com suspeitas semelhantes. É nesses centros que são feitos os atendimentos de crianças e adolescentes com possíveis transtornos mentais.

No ano passado, a rede municipal de saúde recebeu quase 14 mil pedidos de avaliação de autismo (13.803) — um número quase três vezes maior do que em 2023, quando foram 4.809 solicitações.

Com o aumento na demanda, a Superintendência de Saúde Mental decidiu investigar o perfil dos atendimentos, com base em dados de dez centros especializados.

Dados sobre diagnósticos de autismo na Rede Municipal de Saúde do Rio

Reprodução

Entre janeiro e maio deste ano, 1.679 crianças e adolescentes concluíram o protocolo completo de avaliação. No entanto, apenas 33,7% deles tiveram o diagnóstico de TEA confirmado. Os dados são de janeiro de 2024 a maio deste ano.

“É um percentual pequeno comparado ao que chega pra avaliação. Há, sim, uma demanda muito expressiva. Qualquer dificuldade no desenvolvimento já gera uma suspeita, e muitas vezes se desconsidera o contexto familiar, a convivência na escola. Isso tem que ser considerado”, explica Alice Peçanha Oliveira, assessora técnica em saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo os técnicos, são necessários pelo menos cinco encontros com diferentes especialistas para concluir o diagnóstico.

“Ficou muito claro que qualquer discrepância no desenvolvimento infantil é apontada como um aspecto dentro do espectro do autismo. Então, vem um número muito grande de crianças de certa maneira já pré-diagnosticadas na escola ou pelo conhecimento do senso comum”, afirmou Hugo Fagundes, superintendente de saúde mental da secretaria.

“E, bem avaliadas, essas crianças vão ter o suporte que elas precisam para desenvolver aquilo que é de fato preponderante”, completou.

O aumento nas suspeitas e diagnósticos motivou a Secretaria Municipal de Saúde a organizar um evento para debater o desenvolvimento infantil. A professora da Unicamp, Maria Aparecida Affonso Moysés, que participou das discussões, destacou que o número crescente de diagnósticos pode estar relacionado a fatores sociais e educacionais.

“A gente não tem uma epidemia de transtornos, a gente tem uma epidemia de diagnósticos. Temos uma sociedade que é fundada na desigualdade, que não respeita as diferenças. E as diferenças e desigualdades são varridas para baixo do tapete. Todos os problemas coletivos, políticos, econômicos e sociais são tratados como se fossem problemas individuais, biológicos”, afirmou.

“É duplamente cruel. Porque você coloca o rótulo de um transtorno — seja TEA, seja TDAH — numa criança que só é diferente, só não se adequa, não aceita os padrões e questiona. Você coloca o rótulo nela e também é cruel com aquele que realmente tem um problema, que precisa de uma atenção especializada e que não consegue chegar lá.”

O diagnóstico correto, porém, pode fazer toda a diferença. Miguel, por exemplo, tinha três anos quando a escola orientou a mãe, Ana Monteiro, a buscar um atendimento especializado. A suspeita se confirmou: ele é autista. Com o acompanhamento adequado, o desenvolvimento dele melhorou muito.

"Ele agora tá muito mais autônomo, consegue fazer mais as coisas, independente, está falando bem mais. Antes eram só palavras soltas. A forma de brincar era mais isolada”, contou Ana.

Hoje, Cleidiane Souza se dedica a ajudar outras famílias que estão recebendo o diagnóstico. Mãe de Artur, de seis anos, ela lembra como o apoio de outras mães fez diferença na época em que passou pelo mesmo processo.

“A sociedade tem um preconceito e quando as pessoas não têm essa vivência, fica mais difícil. Quando você está em um ambiente que você pessoas junto com você, fica mais fácil”, contou. “Hoje, Artur tem bastante autonomia, não tem mais seletividade alimentar. Eu tenho mais força pra levar ele para os lugares, eu tinha vergonha porque ele tinha muita estereotipia, era muito agitado... Hoje ele faz futebol, faz natação. Hoje eu estudo, trabalho e tenho mais força pra viver.”

Criança em consulta com equipe de atenção psicossocial da Prefeitura do Rio

Reprodução/RJ2

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/07/23/cresce-procura-para-avaliacao-de-autismo-na-rede-publica-do-rio-mas-maioria-dos-pais-recebe-outro-diagnostico.ghtml

Extremos nos rios da Amazônia acendem alerta para impactos das mudanças climáticas

Rio Negro bate recordes extremos

Fenômenos extremos têm sido cada vez mais frequentes na maior bacia hidrográfica do planeta. A região amazônica enfrenta secas severas, grandes cheias e recordes de calor, em um cenário que especialistas associam às mudanças climáticas.

​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Um dos principais símbolos dessa transformação é o Rio Negro, que banha a capital do estado, Manaus. Monitorado há 123 anos, o rio registrou sete das dez maiores cheias da série histórica apenas nos últimos 17 anos. A maior delas ocorreu em 2021, quando o nível das águas chegou a 30,02 metros.

Nos anos seguintes, o contraste foi ainda mais evidente. Após duas das maiores enchentes já registradas, o Rio Negro atingiu, em 2023 e 2024, os níveis mais baixos já medidos para o período de seca.

A paisagem do Porto de Manaus também mudou. Uma faixa extensa de areia, visível durante a estiagem, desapareceu em poucos meses. Em 2025, o rio voltou a subir rapidamente e ultrapassou a cota de inundação severa.

De acordo com o pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil, André Martinelli, esse comportamento extremo não se limita ao Rio Negro.

"O que a gente observa é que, mesmo com as diferenças de tempo entre as bacias, você vê recordes sendo batidos. Isso acontece em todas: Japurá, Juruá, Purus, Solimões, Negro, isso em épocas diferentes, mas com o mesmo padrão", afirmou.

Pesquisadores também identificam que os intervalos entre esses recordes vêm diminuindo. Ao mesmo tempo, cresce a diferença entre os níveis máximos e mínimos dos rios, uma tendência que pode se intensificar nos próximos anos e causar ainda mais impacto nas populações ribeirinhas e urbanas da região.

O meteorologista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Renato Senna, com quase quatro décadas de atuação, explica que os efeitos no regime de chuvas já são perceptíveis.

"É uma mudança climática clara. E esse processo, seja causado por fenômenos naturais ou por ação humana, pode levar décadas, talvez séculos, para que volte ao padrão anterior", alertou.

Para André Martinelli, o momento exige mais do que observação. "É algo que ainda precisa de estudo, de mais evidências. Mas, acima de tudo, é hora de investir em pesquisa e em ações que ajudem a minimizar os impactos", concluiu.

Situação atual no estado

Cheia dos rios no AM coloca 40 dos 62 minucípios do estado em situação de emergência

De acordo com o último boletim do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, 133.711 famílias foram atingidas, sendo cerca de 534 mil pessoas afetadas diretamente. As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variando entre março e julho.

Segundo os decretos municipais:

42 cidades estão em Situação de Emergência

13 em Alerta

6 em Normalidade

Comparativo mostra Manaus na seca de 2024 e na cheia de 2025

Rede Amazônica

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/07/22/extremos-nos-rios-da-amazonia-acendem-alerta-para-impactos-das-mudancas-climaticas.ghtml

Após histórico de ameaças, mulher é morta com múltiplas lesões e marido é preso, em Paragominas

Mulher é morta com sinais de agressão na zona rural de Paragominas

Ascom/PC

Um homem foi preso suspeito de matar a companheira na zona rural de Paragominas, sudeste do Pará. A vítima foi encontrada já sem vida dentro da residência do casal, com sinais de agressão e múltiplas lesões pelo corpo. A Polícia Civil investiga o caso como feminicídio, motivado por violência de gênero.

De acordo com a delegada Amanda Costa, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Paragominas, o suspeito foi localizado nas proximidades do local do crime logo após a denúncia. “Enquanto realizávamos os primeiros procedimentos de investigação, ele foi encontrado e preso pela Polícia Militar, perto da casa onde a vítima foi encontrada. A equipe da Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia e remover o corpo da mulher, que apresentava fraturas e hematomas”, relatou.

Testemunhas relataram que o casal tinha um histórico de agressões físicas e ameaças, o que reforça a hipótese de feminicídio. O suspeito foi autuado em flagrante com base no artigo 121 do Código Penal. A Polícia Civil representou pela conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, diante da gravidade do crime e do risco à ordem pública.

A vítima, cujo nome não foi divulgado, é mais uma entre as mulheres mortas em contexto de violência doméstica no Pará. O estado mantém canais permanentes de denúncia e atendimento especializado, como a Deam e a Deam Virtual, que funciona 24 horas por meio do site da Polícia Civil (www.pc.pa.gov.br) e permite, inclusive, solicitar medidas protetivas.

✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp

Vídeos com as principais notícias do Pará

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/07/21/mulher-e-morta-com-multiplas-lesoes-e-marido-e-preso-como-principal-suspeito-do-crime-em-paragominas.ghtml

Câmara de Aracaju aprova projeto que institui programa de promoção às parcerias público-privadas

Câmara realiza votação sobre projeto que trata de parceria público-privada

Durante a sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira (21), a Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Promoção às Parcerias e Investimentos do Município de Aracaju (PPI/AJU).

Após discussões, os vereadores apresentaram 35 emendas ao projeto, mas somente 15 foram aprovadas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Entre elas, a que obriga autorização da Câmara para concessões consideradas gravosas ao patrimônio público - como PPPs com contratos acima de R$ 15 milhões ou nas quais mais de 70% do pagamento venha do poder público. Além da que proíbe a cobrança de ingresso para acesso a parques e praças concedidos, mantendo a gratuidade, salvo para atrações específicas.

Também foi aprovada a emenda proíbe que exigências legais sejam flexibilizadas ou simplificadas em temas sensíveis, como questões ambientais, urbanísticas, sanitárias e patrimoniais, garantindo maior proteção e segurança jurídica.

Câmara de Vereadores de Aracaju

Luanna Pinheiro

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/07/21/camara-de-aracaju-aprova-projeto-que-institui-programa-de-promocao-as-parcerias-publico-privadas.ghtml

Globoplay chega ao Mercado Livre e oferece desconto para assinantes Meli+

Raul Seixas ganha série inédita no Globoplay

O Globoplay agora faz parte do Meli+, o programa de benefícios do Mercado Livre. A plataforma será oferecida com desconto aos clientes.

Assinantes do plano Meli+ Total poderão adquirir o Globoplay Premium com 30% de desconto. Já os assinantes Meli+ Essencial e clientes do Mercado Livre terão desconto de 15%.

O acesso ao Globoplay Premium para assinantes Meli+ pode ser feito de forma integrada ao sistema de pagamento da plataforma do Mercado Livre, fazendo com que os clientes acessem os benefícios em um único local.

Leia também:

Globoplay passa a ter PIX Automático como opção de pagamento

“A parceria com o Mercado Livre é um passo importante na nossa estratégia de levar nossos conteúdos para ainda mais brasileiros, com praticidade e condições especiais, com um parceiro que, assim como o Globoplay, está comprometido com o melhor da experiência para o usuário”, diz Julia Rueff, diretora executiva do Globoplay.

'Guerreiros do Sol', atração do Globoplay

Divulgação

Oscar: Reconhecimento ao filme "Ainda Estou Aqui" começou há seis meses

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/07/21/globoplay-chega-ao-mercado-livre-e-oferece-desconto-para-assinantes-meli.ghtml

VÍDEO: câmera de segurança registra momento em que mulher é esfaqueada pelo ex-marido durante festa na Zona Leste de SP

Câmera de segurança registra momento em que mulher é atacada a facada por ex em festa

Uma câmera de segurança registrou o momento em que Maria Gerlene Barbosa de França, de 51 anos, foi atacada com uma facada no peito pelo ex-marido Dagmar Souza Lima, de 54, durante uma festa em São Mateus, Zona Leste de São Paulo.

Maria foi levada ao Hospital Estadual de Sapopemba, mas não resistiu aos ferimentos. Dagmar fugiu do local e, até a última atualização desta reportagem, não havia sido localizado pela polícia.

No vídeo, é possível ver que a vítima estava atrás de um balcão em um bar lotado, quando passou a conversar com o ex-marido. Em determinado momento, o homem foi até onde ela estava e a atacou com uma faca. Maria se afasta do ex e fica perto de outras mulheres (veja acima).

Mulher foi morta a facada pelo ex-marido em festa na frente de outras pessoas na Zona Leste de SP

Reprodução/Câmera de segurança

Maria e Dagmar viveram juntos por cerca de três anos e estavam separados havia dois meses. O ex-marido não aceitava o fim do relacionamento, segundo o boletim de ocorrência. A defesa dele não foi localizada pela reportagem.

A vítima trabalhava vendendo marmitas preparadas na cozinha da própria casa com a ajuda de uma amiga. No domingo, Maria foi com essa amiga até uma festa que acontecia em um bar e Dagmar também estava lá.

Feminicídio

Mulher é morta a facada pelo ex-marido em festa na frente de outras pessoas na Zona Leste

Em depoimento à polícia, a amiga contou que o homem se aproximou de Maria e a ameaçou, exigindo que ela deixasse a festa. Em seguida, ele a abordou mais uma vez e perguntou: "Você não vai embora daqui?"

Diante da recusa, o criminoso pegou uma faca e deu um golpe no peito da ex-esposa. Dagmar tentou atacá-la uma segunda vez, mas foi impedido por outra pessoa e fugiu do local.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem já havia sido condenado anteriormente por tentativa de homicídio por motivo fútil.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que "o caso foi registrado como feminicídio na 8ª DDM (São Mateus), que realiza diligências para localizar o autor".

Mulher é morta pelo ex-marido na Zona Leste de SP

Montagem g1/Reprodução

O que é feminicídio?

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/07/21/video-camera-de-seguranca-registra-momento-em-que-mulher-e-esfaqueada-pelo-ex-marido-durante-festa-na-zona-leste-de-sp.ghtml

A força da agropecuária faz o Sertão de Crateús crescer e se desenvolver

Município de Crateús

Sebrae Ceará

No coração do semiárido cearense, entre solos desafiadores e um povo movido pela persistência, o Sertão de Crateús reafirma sua vocação produtiva com cada rebanho que cresce, cada mel que é colhido e cada peça artesanal que ganha forma. A região, composta por 13 municípios, é um verdadeiro celeiro de oportunidades sustentadas por cadeias produtivas estratégicas como a bovinocultura, ovinocaprinocultura, apicultura e o artesanato. Setores estes que geram renda, movimentam a economia e fortalecem o sentimento de pertencimento a um território resiliente e fértil.

A pecuária é uma das colunas vertebrais da economia do Sertão de Crateús. Funciona como motor do desenvolvimento gerando uma identidade econômica para a região. Com rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos, o setor não apenas abastece o mercado local como também impulsiona empreendimentos familiares e cooperativas organizadas em torno da produção e da comercialização de derivados.

No campo, a força do sertão ainda em desenvolvimento, se transforma em produtividade. Nem as adversidades do clima impedem os avanços da região. Para Luiz Gonçalves, articulador do Sebrae Regional, a ausência da cultura do espírito coletivo e a visão empreendedora limitada ainda são os principais desafios enfrentados no dia a dia. “Pouco a pouco estamos avançando. Nosso foco está na agregação de valor aos produtos e na conexão com novos canais de mercado”, destaca.

Um outro eixo estruturante que também se destaca na economia local é a bovinocultura leiteira que tem presença expressiva em municípios como Nova Russas, Ipueiras e Santa Quitéria. A cadeia movimenta dezenas de pequenos produtores que encontram no Sebrae apoio técnico e gerencial para ampliar produtividade, reduzir custos e acessar novos mercados. Por meio de parcerias com secretarias municipais e entidades de classe, o Sebrae vem promovendo soluções que vão do manejo alimentar ao uso de tecnologias para gestão de produção.

“Através da nossa rede de atendimento e parceiros locais conseguimos elaborar ações alinhadas com a realidade de cada produtor. A bovinocultura é uma grande oportunidade para fortalecer a economia familiar e regional”, reforça Luiz.

A agroindústria como transformadora da produção

Em terras áridas, entre chuvas incertas e longos períodos de estiagem, a criação de caprinos e ovinos se impõe como símbolo de resistência e maleabilidade produtiva. Os rebanhos adaptados ao semiárido sustentam as cooperativas locais, alimentam famílias e geram negócios.

A cadeia ganha um novo fôlego com a implantação do Frigorífico Terra Conquistada, fruto da parceria entre o Sebrae Regional e a COOPERAMUNS. A nova agroindústria, instalada com suporte técnico e estratégico do Programa AgroNordeste, atende cerca de 50 produtores da região e já nasceu orientada para certificações, rotulagem, design de rótulo e boas práticas.

“A agroindustrialização é uma alternativa estratégica para transformar a produção da agricultura familiar. Com ela, agregamos valor à matéria-prima, diminuímos a dependência do setor primário e ampliamos o alcance da produção”, ressalta Luiz Gonçalves.

Rebanhos de caprinos sustentam a região.

adobe stock

A saborosa carne de carneiro tempera a economia regional

Na mesa sertaneja é a carne de carneiro que alimenta e impulsiona a economia local. Preparada em receitas tradicionalmente cearenses como o cozido, a buchada, a panelada e o tão famoso sarapatel, essa iguaria regional move não somente a culinária local, mas uma cadeia inteira que vai da produção à comercialização.

Com o apoio do Sebrae e da nova agroindústria regional, a carne de ovinos e caprinos de Crateús tem ganhado certificação, identidade visual, acesso a feiras e abertura para mercados fora da região. O alimento que antes era priorizado para o consumo local, hoje é oportunidade de negócio com valor agregado.

No Sertão de Crateús a presença do Sebrae é a certeza de resultados reais

O Escritório Regional do Sebrae em Crateús atua de forma descentralizada sempre presente nos 13 territórios atendidos. Por meio de uma rede de analistas, agentes de campo e com o suporte das Salas do Empreendedor, o Sebrae executa ações em eixos como agropecuária familiar, agroindústria rural e artesanato.

Com educação empreendedora e inovação, a atuação do Sebrae no Sertão de Crateús vai além do atendimento técnico. É uma presença ativa que escuta, entende e projeta a valorização de quem trabalha com a terra e dela retira o seu sustento.

“Os produtores que ainda não tiveram contato com o Sebrae podem procurar o Escritório Regional em Crateús, as Salas do Empreendedor de cada município ou os nossos parceiros institucionais. Estamos prontos para apoiar, orientar e impulsionar o que o Sertão tem de melhor: sua gente e sua força produtiva”, finaliza Luiz Gonçalves.

Sede do Sebrae Regional Sertão de Crateús

Sebrae Ceará

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/sebrae-ceara/inovacao-e-negocios/noticia/2025/07/17/a-forca-da-agropecuaria-faz-o-sertao-de-crateus-crescer-e-se-desenvolver.ghtml

Polícia prende chefe de grupo criminoso responsável por comandar ataques a provedores de internet em Fortaleza

Ataques de facção a provedores de internet no Ceará geram prejuízo de R$ 1 milhão

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (16) o chefe de um grupo criminoso responsável por comandar ataques a provedores de internet no Bairro Pirambu, em Fortaleza.

Entre fevereiro e março, empresas de diferentes cidades tiveram carros e prédios incendiados por se negarem a pagar taxas para grupos criminosos. Com esse caso, sobe para 78 o número de presos envolvidos nesse tipo de crime, no estado.

Ainda na manhã desta quinta-feira (17), às 11h30, a Polícia Civil vai realizar uma coletiva de imprensa para apresentar detalhes do caso.

LEIA TAMBÉM:

Ceará tem 24 casos de feminicídio no primeiro semestre de 2025; conheça ações de combate

Empresários são presos por suspeita de lavagem de dinheiro e associação criminosa

Ataques coordenados a empresas de internet no Ceará

Polícia prende criminosos por ataques a provedores de internet no Ceará

Em fevereiro e março deste ano, criminosos realizaram ataques contra provedores de internet e deixaram diversas cidades sem acesso. A facção criminosa Comando Vermelho foi a principal responsável. Ela fez pelo menos oito ataques, como corte de cabos de internet, incêndio de veículos e tiros contra as sedes das empresas, desde 22 de fevereiro em Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.

Nem as empresas e nem a Secretaria da Segurança Pública do estado divulgaram o número de pessoas afetadas pelos ataques e consequentes falhas no serviço.

O objetivo dos ataques era forçar as empresas a repassarem à facção parte da mensalidade paga pelos clientes pelo serviço de internet. As ações eram direcionadas àquelas que não obedecem aos criminosos, segundo o titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, delegado Alisson Gomes.

Os provedores de internet no Ceará chegaram a suspender as atividades em algumas regiões depois de ataques promovidos por uma facção criminosa, que incluem desde o corte de cabos de internet até o incêndio de veículos e tiros contra as sedes das empresas.

Arte mostra mapa com locais que ficaram sem internet após ataques de facções no Ceará

Arte/g1

Cronologia dos ataques

Desde fevereiro, os provedores de internet do Ceará estão sendo alvos de uma série de ataques promovidos por uma facção criminosa, que está cobrando das empresas parte do valor dos serviços prestados.

Reprodução

11 de março: criminosos jogaram pedras contra um veículo da empresa Brisanet na cidade de Caucaia.

10 de março: a fachada da empresa Acnet, na cidade de Caucaia, foi alvo de vários tiros.

10 de março: membros de facção destruíram fiação de uma empresa de internet em Caucaia.

9 de março: um dia após o governador anunciar combate a esse tipo de crime, uma empresa foi atacada na madrugada no Bairro Sítios Novos, em Caucaia.

8 de março: o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anuncia criação de grupo para combater a facção que ataca as provedoras de internet no estado.

7 de março: criminosos destruíram várias fiações de uma operadora na cidade de Caridade; 90% dos clientes do município ficaram sem internet.

6 de março: um carro de serviço da Brisanet foi completamente destruído pelas chamas no Conjunto Metropolitano, em Caucaia.

27 de fevereiro: no distrito do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, onde está localizado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), criminosos invadiram e vandalizaram uma empresa.

22 de fevereiro: no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza, dois veículos da empresa Brisanet foram destruídos em incêndio.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/07/17/policia-prende-chefe-de-grupo-criminoso-responsavel-por-comandar-ataques-a-provedores-de-internet-em-fortaleza.ghtml

O que fazer em Campinas e região: agenda tem Naiara Azevedo, Inimigos da HP, Ney Matogrosso, Roupa Nova e mais

Já sabe como vai curtir o fim de semana? A região de Campinas (SP) está recheada de eventos culturais e artísticos para quem ainda não preencheu os espaços da agenda. Os eventos selecionados pelo g1 começam a partir desta quinta-feira (17).

📲 Siga o g1 Campinas no Instagram

A programação reúne atrações para todas as idades, pagas e gratuitas. Confira os destaques da semana ⬇️.

🎵 'Eu perguntava "do you wanna dance?"' A banda Roupa Nova se apresenta em Campinas (SP) com a turnê Simplemente Roupa Nova neste sábado (19).

🎤 Ney Matogrosso desembarca em Campinas para o show "Bloco na Rua", que celebra a carreira do cantor, que atravessa décadas e gerações.

🤠 Para quem é fã de sertanejo, o Festival de Inverno de Amparo (SP) tem como atração Naiara Azevedo, nesta sexta-feira (18).

🥁 Os amantes de pagode não ficam de fora, o Festival de Inverno de Amparo também tem apresentação do grupo Inimigos da HP neste sábado (19).

🎉 Férias! Em Santo Antônio de Posse (SP) tem atração gratuita para as crianças: a peça teatral "O Diário de Mika" na Praça da Matriz neste domingo (20).

📌 Clique na cidade desejada e confira as atrações:

Amparo

Campinas

Indaiatuba

Mogi Mirim

Santo Antônio de Posse

Amparo

Festival de Inverno de Amparo

Naiara Azevedo, Inimigos da HP e Renato Teixeira

Neto Lucena/redes sociais/Fábio Gomes

O que: festival reúne música, gastronomia e lazer em Amparo, com destaque para os shows de Naiara Azevedo, Inimigos da HP e Renato Teixeira

Data: até 27 de julho

Local: Largo do Mercado

Endereço: Praça Dr. Araújo - Centro, Amparo

Quanto: gratuito

📆 Programação:

Sexta-feira, 18 de julho, às 21h: Naiara Azevedo

Sábado, 19 de julho, às 21h: Inimigos da HP

Domingo, 20 de julho, às 19h30: Luana Marques e De Lukka

Domingo, 20 de julho, às 21h: Renato Teixeira

Campinas

Espetáculo "A História Sem Fim"

Espetáculo "A História Sem Fim"

Sesi Campinas/Divulgação

O que: a peça apresenta uma adaptação do clássico literário de Michael Ende e conta a história de Bastian Balthasar Bux, um menino que adora ler, pois encontra nos livros uma forma de escapar de sua vida realidade, após a morte de sua mãe, o menino descobre um livro que o leva a mergulhar em uma fantasia

Data: 17 a 20 de julho

Horário: quinta-feira, 17 de julho e sexta-feira, 18 de julho, das 15h às 16h20; sábado, 19 de julho e domingo, 20 de julho, das 16h às 17h20

Local: Sesi Campinas

Endereço: Avenida das Amoreiras, 450 - Campinas

Quanto: gratuito, com reservas de ingressos pelo site

“Fora da plateia" com Gio Lisboa

Gio Lisboa

Felipe Lara

O que: com participação ativa do público, gravação ao vivo de uma série e um "after show" exclusivo em algumas cidades selecionadas, Gio Lisboa leva sua comédia para outro nível, criando uma conexão única com os espectadores em cada cidade

Data: quinta-feira, 17 de julho, a partir das 21h

Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas

Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas

Quanto: a partir de R$ 36 via site

Espetáculo “Penélope, Helena e outras mulheres”

O que: a atriz Susana Cecílio, da companhia teatral Algures, de Portugal, encena o espetáculo adulto “Penélope, Helena e outras mulheres” que propõe uma releitura feminista dos mitos tradicionais.

Data: sexta-feira, 18 de julho, a partir das 20h

Local: Teatro Barracão

Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128 - Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas

Quanto: ingressos no chapéu (contribuição espontânea da plateia)

Paulo Vita Show

O que: Paulo Vita apresenta o show "Furou o balão, trocou o date", a dinâmica é simples, se o participante não gostou do pretendente, ele fura o balão e espere o próximo, caso o balão continue cheio, os solteiros poderão conversar e decidir se vai rolar o match ou não, sem cortes e totalmente ao vivo, o público terá a oportunidade de reagir, junto com os apresentadores Paulo Vita e Antonio

Data: sexta-feira, 18 de julho, a partir das 21h

Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas

Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas

Quanto: a partir de R$ 50 via site

Pinóquio

O que: inspirado n​​a obra clássica italiana, a obra conta a trajetória de Gepeto e seu boneco em diversas fases

Data: sexta-feira, 18 de julho, a partir das 15h

Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas

Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas

Quanto: a partir de R$ 30 via site

Ney Matogrosso traz a turnê "Bloco na Rua"

Ney Matogrosso no show 'Bloco na rua'

Rafael Strabelli/Divulgação

O que: com uma carreira que atravessa décadas e um repertório repleto de sucessos, Ney Matogrosso promete uma performance vibrante e emocionante. O show "Bloco na Rua" é uma celebração da diversidade musical e da trajetória única deste artista que continua a encantar gerações.

Data: sexta-feira, 18 de julho, a partir das 20h

Local: Royal Palm Hall

Endereço: Av Monsenhor Luis Fernandes de Abreu, 311 - Jardim do Lago (continuação), Campinas

Quanto: ingressos esgotados

Anete Ring expõe "De Ruínas e Sonhos"

O que: exposição reúne trabalhos da artista plástica, arquiteta e designer Anete Ring, são 62 obras, além de experiências imersivas

Data: até 19 de julho

Horário: terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 11h às 15h

Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC)

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas

Quanto: gratuito

Oficina de Desenho - O Reflexo no Auto Retrato

O que: a partir de fragmentos de espelhos, cedidos pela a artista Debora Muszkat, haverá uma experiência de desenho em auto retrato, buscando um olhar para representar a si mesmo.

Data: até 19 de julho

Horário: a partir das 14h

Local: Sesi Campinas I - Unidade: Amoreiras

Endereço: Av. das Amoreiras, 450 - Parque Italia, Campinas

Quanto: gratuito, mas precisa reservar o ingresso via site

Espetáculo “A Rainha Procura”

O que: o renomado Grupo Trampulim, de Belo Horizonte (MG), apresenta o espetáculo infantil A Rainha Procura. A montagem, baseada na linguagem do palhaço, narra a história de uma Rainha que perdeu seu reinado, restando apenas a companhia de seu fiel escudeiro, o Peão.

Data: 19 e 20 de julho

Horário: sábado, 19 de julho, às 17h; domingo, 20 de julho, às 15h e às 17h

Local: Teatro Barracão

Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128 - Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas

Quanto: gratuito

Roupa Nova

Roupa Nova

Giu Pera/Divulgação

O que: banda se reinventa mais uma vez com a “Tour – Simplesmente Roupa Nova” trazendo um novo cenário e um repertório ainda mais emocionante, prometendo encantar diferentes gerações de fãs

Data: sábado, 19 de julho, às 20h

Local: Royal Palm Hall

Endereço: R. Mns Luís Fernandes de Abreu, 311 - Jardim do Lago Continuacao, Campinas

Quanto: a partir de R$ 165 no site

Festival Palco Delas

O que: festival Palco Delas ocupa a Concha Acústica. A 8ª edição conta com shows gratuitos, feira criativa e line-up formado totalmente por mulheres

Data: sábado, 19 de julho e domingo, 20 de julho

Local: Concha Acústica do Parque Portugal

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 - Parque Taquaral, Campinas

Quanto: gratuito

📆 Programação:

19 de julho

14h - Banda Canacut

15h - Carina Mennitto

16h30 - Trio Turbilhão

18h - Vih Mendes

19h30 - Mahmundi

20 de julho

14h - Banda Sereia Cativa

15h - Vanessa Oliveira

16h30 - Maíra Guedes

18h - Flávia Stella

19h30 - Ana Canãs

Crie Suas Asas – Oficina de Fantasia em Tecido

O que: com materiais leves e coloridos, como tecidos, muitos brilhos, cada participante construirá a estrutura, dará forma ao tecido e, finalmente, decorar suas asas com lantejoulas, fitas e muito glitter.

Data: domingo, 20 de julho

Local: Sesi Campinas I - Unidade: Amoreiras

Endereço: Av. das Amoreiras, 450 - Parque Italia, Campinas

Quanto: gratuito, mas precisa reservar vaga no site

Mostra Cine SESI-SP de Curtas Brasileiros

O que: a Mostra Cine SESI-SP de Curtas-metragens Brasileiros apresenta uma seleção de filmes nacionais que exploram a diversidade estética, temática e cultural do país, com curtas de diferentes regiões do Brasil, ficções, documentários e animações

Data: até 23 de julho

Local: Centro Cultural Sesi Campinas

Endereço: Avenida das Amoreiras, 450 - Parque Italia, Campinas

Quanto: gratuito com reservas de ingressos pelo site

"Repertório Aberto" - comemoração dos 60 anos do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC)

O que: a iniciativa coloca o visitante no centro da experiência artística, convidando o público a participar do espaço do museu

Data: até 26 de julho

Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC)

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas

Quanto: gratuito

Exposição "Tecendo o Sertão de Guimarães"

Obra exposta na mostra "Tecendo o Sertão de Guimarães"

Firmino Piton/Prefeitura de Campinas

O que: mostra reúne obras texteis de mais de 100 artistas do Brasil e de Portugal em homenagem ao escritor Guimarães Rosa

Data: até 26 de agosto

Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas

Quanto: gratuito

38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus

O que: exposição reúne obras de 22 artistas que integram a edição bienal do Panorama no Museu de Arte Moderna de São Paulo

Data: até 31 de agosto

Horário: terça a sexta-feira, das 9h30 às 21h30, sábados e domingos das 10h às 18h

Local: Galpão Sesc Campinas

Endereço: Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas

Quanto: gratuito

Indaiatuba

Férias na Biblioteca

O que: uma programação especial foi organizada para as crianças aproveitarem as férias de forma divertida, criativa e cheia de descobertas.

Data: 18 e 19 de julho

Horário: oficinais com turmas às 14h, 15h e 16h.

Local: Biblioteca Pública Antônio Modanesi

Endereço: R. das Primaveras, 450 - Vila Bergamo, Indaiatuba

Quanto: gratuito, mas necessário fazer a inscrição para garantir vaga via link

📆 Programação:

Sexta-feira, 18 de julho: Oficina de pitura em aquarela

Sábado, 19 de julho, às 11h: Roda de histórias com Tati Mendes

Pontos Mis traz Turma do Folclore

O que: Pontos Mis irá apresentar em 4 sessões, a série de animação, Turma do Folclore, compilado em dois episódios, terá duração de 45 minutos.

Data: 19 de julho

Horário: sessões às 08h30, 09h30, 13h30 e 14h30

Local: Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss

Endereço: R. Pedro Gonçalves, 477 - Centro, Indaiatuba

Quanto: gratuito

6ª edição do Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn)

O que: a edição reúne pela sexta vez o melhor da música clássica. Na programação, concertos com profissionais renomados nos mais diversos instrumentos, entre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trompete e percussão

Data: de 20 de julho até 23 de julho

Local: Sala Acrísio de Camargo (Ciaei)

Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina,

Indaiatuba (SP)

Quanto: gratuito

📆 Programação:

Domingo, 20 de julho, às 19h: Orquesta Sinfônica de Indaiatuba

Segunda-feira, 21 de julho, às 20h: Orquestra Sinfônica da Unicamp

Terça-feira, 22 de julho, às 20h: Recital dos Professores

Quarta-feira, 23 e julho, às 20h: Concerto de encerramento

Mogi Mirim

9ª edição do festival Internacional de Inverno de Mogi Mirim "Arte , Dança e Entretenimento"

O que: o Festival Internacional de Inverno de Mogi Mirim está em sua 9ª edição e traz grupos, academias e escolas de dança de todo o Estado de São Paulo e também Minas Gerais, que irão se apresentar com as 221 coreografias inscritas em 3 dias de evento.

Data: sexta-feira, 18 de julho, sabádo 19 de julho e domingo, 20 e julho

Horário: a partir das 17h

Local: Ginásio de Esportes Alexandre Augusto Zaniboni – Colégio Objetivo, Mogi Mirim - SP

Endereço: R. Curitiba, 270 - Lot. Nova Mogi, Mogi Mirim

Quanto: a partir de R$ 30 via site

Especial Rita Lee

O que: o show percorre diferentes fases da carreira de Rita Lee, desde Mutantes, Tutti Frutti e as canções em parceria com Roberto de Carvalho, destacando músicas que marcaram gerações e convidam o público a cantar junto.

Data: sábado 19 de julho

Horário: a partir das 18h30

Local: SESI Mogi Guaçu

Endereço: R. Eduardo Figueiredo, 300 - Jardim Zaniboni I, Mogi Guaçu

Quanto: gratuito com reservas de ingressos pelo site

Santo Antônio de Posse

Espetáculo teatral "O Diário de Mika"

Espetáculo teatral "O Diário de Mika"

Divulgação/D'color

O que: a peça é baseada na série que narra as descobertas de Mika, uma garotinha de 4 anos de idade que, ao lado de seus amigos imaginários Puquê, Blablá, Bru, Javô, Abelhuda e Lilá, vivencia diversas aventuras, que abordam temas educativos de forma lúdica e criativa, interagindo com o público por meio de canções na peça cultural que tem como proposta levar informações sobre amor e respeito aos pais e aos familiares familiares.

Data: domingo, 20 de julho, às 17h

Local: Praça da Matriz

Endereço: Praça Cel. David Batista, 14 - Santo Antônio de Posse

Quanto: gratuito, com classificação livre

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

'

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/em-cena/noticia/2025/07/17/o-que-fazer-em-campinas-e-regiao-agenda-tem-naiara-azevedo-inimigos-da-hp-ney-matogrosso-roupa-nova-e-mais.ghtml

Como política anti-imigração impacta comércios em região com forte presença de brasileiros: 'tem semana que some todo mundo'

Anti-imigração nos EUA - Edição de 15/07/2025

A mineira Priscila Sousa tinha apenas 7 anos quando imigrou com os pais para os Estados Unidos. Hoje, aos 37, ela é cidadã americana e deputada estadual em Massachusetts, onde cumpre seu segundo mandato. Em entrevista ao Profissão Repórter, Priscila leva a reportagem para conhecer Framingham, cidade a 35 quilômetros de Boston, que abriga cerca de 8 mil brasileiros — uma das maiores comunidades do país na região.

Ao caminhar pelas ruas do centro de Framingham, é impossível não notar a forte presença brasileira: padarias, mercados, salões de beleza e lojas com nomes em português. Mas, por trás das vitrines, o clima é de apreensão. Comerciantes relatam queda no movimento e medo crescente entre os imigrantes, reflexo direto das políticas anti-imigração que voltaram a ganhar força nos Estados Unidos.

“A clientela de muitos desses comércios é brasileira. O povo está com medo de sair de casa. O comércio caiu, está difícil. Tem sido uma luta para os donos de empresas”, conta Priscila.

Em uma das lojas visitadas pela reportagem, a queda nas vendas chega a 40%.

“Tem semana que some todo mundo. Muitos não estão trabalhando, estão guardando dinheiro, com medo”, diz um comerciante.

Novas leis anti-imigração em Portugal afetam amplamente os brasileiros

Reprodução

Outro relata dias inteiros sem clientes:

“Parecia que o centro estava abandonado”.

Além do impacto econômico, os efeitos emocionais também são visíveis.

“Muitos clientes aqui na loja relatam ansiedade, depressão. A gente percebe uma grande aflição”, afirma uma empresária local.

Durante a visita, Priscila relembra sua própria história. Ela mostra o prédio onde morou com a família, ainda quando era indocumentada. Em frente ao local, uma abordagem policial recente envolvendo um brasileiro foi registrada em vídeo.

“Aquilo partiu meu coração. Me coloquei no lugar daquela pessoa. Quando morávamos aqui, também éramos indocumentados. Foi difícil olhar para a situação como deputada e não como imigrante”, desabafa.

Desde 2022, Priscila defende os direitos dos imigrantes na Câmara dos Deputados de Massachusetts. Em abril de 2025, ela discursou contra as políticas do ex-presidente Donald Trump, que voltou a adotar medidas mais rígidas contra imigrantes.

“Existe essa narrativa de que é uma questão de segurança pública. Mas quando pegam pessoas sem antecedentes criminais, que pagam impostos, que estão com os documentos em dia, isso não é segurança pública. O povo está sendo caçado”, afirmou em plenário.

Para Priscila, sua trajetória como imigrante é o que dá sentido ao seu trabalho na política.

“Ser imigrante é um espaço que eu posso ocupar com propriedade. As regras parlamentares eu posso aprender, mas ninguém vai me ensinar a ser imigrante.”

Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter:

https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2025/07/17/como-politica-anti-imigracao-impacta-comercios-em-regiao-com-forte-presenca-de-brasileiros-tem-semana-que-some-todo-mundo.ghtml

Peça encenada dentro de ônibus no Centro de SP discute invisibilidade de mulheres negras com deficiência

A atriz Ma Dêvi Murti dá vida a Rosa no espetáculo A (Ré)tomada da Palavra ou A Mulher que Não se Vê

Reprodução

Quem são as pessoas que a cidade escolhe não ver? E o que acontece quando uma delas resolve falar? É essa a provocação que move o espetáculo "A (ré)tomada da palavra ou a mulher que não se vê", encenado dentro de um ônibus parado na Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, com sessões gratuitas até 28 de setembro.

A peça é um monólogo encenado pela atriz Ma Devi Murti, que interpreta Rosa, uma faxineira indignada com o silêncio e a invisibilidade cotidiana.

Durante uma hora, o público acompanha suas reflexões enquanto ela atravessa uma jornada simbólica no transporte público — lugar de espera, empurra-empurra e, acima de tudo, resistência.

“Ela é uma mulher atenta ao que está acontecendo na cidade. Fica indignada diante do silenciamento, da invisibilidade das pessoas — não só dela”, afirma a atriz.

Uma mulher que vê o que ninguém mais enxerga

No centro do ônibus, uma cadeira de rodas permanece vazia durante todo o espetáculo. Rosa é a única personagem que reconhece quem ali está sentada: uma mulher preta com deficiência física. A ausência de olhar e de escuta em relação a ela é o ponto de partida para discutir temas como gênero, raça, capacitismo e políticas públicas.

“Na realidade, você só vê aquilo que coloca atenção. Quando a gente enxerga o outro, a gente ama. Dar voz é também um ato de amor”, reflete Ma Devi Murti.

O cenário é simbólico e impactante: velas no teto do ônibus remetem aos navios negreiros, fazendo um paralelo com os “ventos modernos” que sopram em direção ao retrocesso social.

A própria escolha de manter o veículo estacionado — ao contrário de outros espetáculos da companhia que acontecem com o ônibus em movimento — representa uma sociedade empacada, que não avança.

Inspirado por Rosa Parks e Flavia Diniz

Com 18 anos de história, a Zózima Trupe é conhecida por transformar o transporte público em palco. Para este espetáculo, o texto se inspirou em duas figuras femininas potentes: a americana Rosa Parks, ícone da luta antirracista que se recusou a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco em 1955, e a brasileira Flavia Diniz, mulher preta em cadeira de rodas, mãe solo e ativista, que morreu em 2024.

“A ‘rétomada’ é essa busca de dar ré, de voltar porque é justo e direito. A mulher que não se vê é a mulher preta em cadeira de rodas: se a mulher preta é invisível, a mulher preta com deficiência ao menos existe?”, questiona o diretor Andersson Maurício.

Serviço:

🗓️ Quando? Praça Franklin Roosevelt – Centro de São Paulo

📍 Onde? Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

💲 Quanto? De graça

➡️Mais informações

https://g1.globo.com/guia/guia-sp/noticia/2025/07/17/peca-encenada-dentro-de-onibus-no-centro-de-sp-discute-invisibilidade-de-mulheres-negras-com-deficiencia.ghtml

Atendimentos em centros de saúde no Bairro Siqueira Campos em Aracaju serão suspensos temporariamente

Médico de braços cruzados segurando estetoscópio

Unsplash/Reprodução/Arquivo

Os atendimentos no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR), Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (CEMCA) e Centro Especializado de Reabilitação (CER II), no Bairro Siqueira Campos, vão ser temporariamente suspensos nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o motivo é a conclusão da instalação da nova subestação de energia elétrica da unidade.

Ainda de acordo com a SMS, consultas, exames e procedimentos agendados para esses dias já estão sendo reagendados pela equipe da Rede de Atenção Especializada.

Caso o paciente ainda não tenha sido informado, deve entrar em contato pelo telefone (79) 3711-0900 para remarcar o atendimento.

Mais informações de Sergipe

Com cobertura vacinal em baixa, Aracaju amplia imunização contra HPV

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/07/17/atendimentos-em-centros-de-saude-no-bairro-siqueira-campos-em-aracaju-serao-suspensos-temporariamente.ghtml

Home office do crime: apontado como chefe da milícia de Belford Roxo operava esquema à distância

Apontado como chefe da milícia de Belford Roxo controlava grupo da Região dos Lagos

O homem apontado como chefe da milícia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, controlava os negócios ilegais à distância, em uma casa de luxo em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Jefferson Damazio Luqueti, conhecido como Kim, foi preso nesta na quarta-feira (16). Segundo a polícia, ele transferiu a base para a região, onde mantinha um home office do crime.

A milícia controlada por Kim, ainda segundo a polícia, extorquia dinheiro de moradores e comerciantes de Belford Roxo de forma violenta.

A investigação continua para tentar encontrar outros integrantes do grupo.

As equipes da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) localizaram o criminoso em São Pedro da Aldeia depois de trocar informações com o 39º BPM (Belford Roxo).

efferson Damazio Luqueti, conhecido como KIM, chefiava a milícia de Belford Roxo

Reprodução

✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/07/17/home-office-do-crime-apontado-como-chefe-da-milicia-de-belford-roxo-operava-esquema-a-distancia.ghtml

Exército da Síria se retira de cidade com minoria étnica protegida por Israel; ONG fala em mais de 350 mortos

Noticiário de TV sírio transmite ao vivo ataque de Israel a Damasco

As forças governamentais sírias se retiraram de toda província de Sweida, de maioria drusa, informaram nesta quinta-feira (17) a agências de notícias o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) e testemunhas.

A retirada ocorreu após um acordo de cessar-fogo proclamado na quarta-feira. O presidente recém-empossado da Síria, Ahmed al Sharaa, anunciou durante a madrugada que delegaria a segurança em Sweida para "facções locais" drusas.

"As autoridades sírias retiraram suas forças militares da cidade de Sweida e de toda a província. Os combatentes drusos foram mobilizados", declarou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A retirada coloca panos quentes sobre uma nova frente de conflito que Israel iniciou no Oriente Médio nesta semana. Após denúncias de combates entre o Exército sírio e integrantes da minoria drusa em Sweida, as Forças Armadas israelenses atacaram a capital Damasco na quarta-feira, e atingiram alvos como o Ministério da Defesa, o quartel-general e as redondezas do Palácio Presidencial.

A região foi cenário de confrontos entre esta minoria, beduínos e forças de segurança, com um balanço de mais de 350 mortos desde domingo.

Membros das forças do governo afirmaram a um correspondente da AFP nas imediações da província de Sweida que receberam a ordem de abandonar a região pouco antes da meia-noite e que completaram a retirada durante a madrugada.

Israel já havia atacado o país vizinho depois que o regime do ex-ditador Bashar Al-Assad caiu na Síria, no fim do ano passado, alvejando lideranças de grupos jihadistas. Mas esta foi a primeira vez em que o Exército israelense afirmou estar atacando em defesa de uma causa alheia.

A ofensiva é uma resposta, segundo as forças israelenses, a combates que soldados sírios têm travado com drusos, minoria étnica que vive em regiões tanto de Israel quanto da Síria.

Entenda, abaixo, o que é a nova frente de conflito no Oriente Médio e por que o governo de Benjamin Netanyahu tem interesse em defender um grupo com origem no Islã:

Quem são os drusos

O conflito se originou quando drusos e beduínos -- dois dos vários grupos minoritários que vivem na Síria -- começaram a se enfrentar na cidade de Sweida, no oeste do país. O Exército sírio interveio, mas acabou abrindo um novo conflito contra a população drusa, durante o fim de semana.

Os drusos são um grupo minoritário formado a partir de um desdobramento do ismaelismo, um ramo do islamismo xiita, no século X. Hoje, eles são cerca de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, e mais da metade vive na Síria.

A parte restante está majoritariamente no Líbano e em Israel, incluindo as Colinas de Golã -- a região que as forças israelenses capturaram da Síria na Guerra de 1967 e anexaram em 1981.

Na Síria, os drusos vivem principalmente em Sweida -- onde ocorreram os confrontos -- e em alguns subúrbios de Damasco, como Jaramana e Ashrafiyat Sahnaya, ao sul da capital síria.

A situação já era tensa para esse grupo desde a chegada ao poder de um novo governo, formado pelo Hayat Tahrir al-Sham, ou HTS, o grupo jihadista que já foi afiliado ao Estado Islâmico e era o principal rival de Bashar al-Asad.

Embora rígido, o governo da família Assad garantia liberdade religiosa.

Durante os 14 anos de conflito na Síria, os drusos tinham suas próprias milícias, em parte para se defenderem de militantes muçulmanos que os consideram hereges. Em 2018, membros do grupo Estado Islâmico atacaram os drusos na província de Sweida, matando mais de 200 pessoas e fazendo mais de duas dezenas de reféns.

O novo governo sírio, ao assumir, prometeu incluir as minorias, mas desde então há diversos relatos de perseguição a grupos minoritários protegidos sob a dinastia Asad. Apesar de o Ministro da Agricultura da Síria, Amjad Badr, ser druso, relatos de ataques a civis drusos por forças afiliadas ao governo vinham se alastrando.

Como o conflito começou?

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, grupo de monitoramento da guerra síria sediado no Reino Unido, afirmou que os confrontos começaram depois que membros de uma tribo beduína na província de Sweida montaram um posto de controle onde atacaram e roubaram um homem druso, levando a ataques retaliatórios e sequestros entre as tribos e grupos armados drusos.

As tropas do governo sírio foram então enviadas para a região na segunda-feira (14) para controlar os combates entre combatentes drusos e homens armados beduínos, mas acabaram entrando em conflito com as próprias milícias drusas.

Os drusos e beduínos acabaram chegando a um cessar-fogo, mas o combate entre soldados sírios e drusos seguiu, e a trégua ruiu. Nesta quarta, após os ataques israelenses, o líder religioso druso Sheikh Yousef anunciou ter alcançado um novo acordo de cessar-fogo com o governo sírio e disse que o trato entrou em vigor imediatamente.

Nova ofensiva

O ataque a Damasco ocorre no terceiro dia de ofensivas de Israel na Síria. Nesta quarta, o Exército de Israel disse ter atingido a entrada do Ministério da Defesa do país e o quartel-general das Forças Armadas da Síria.

Imagens registradas por TVs locais mostraram o ataque ao ministério ao vivo (veja no vídeo acima). Segundo o Ministério da Defesa sírio, uma pessoa morreu e 28 ficaram feridas no ataque.

Os militares israelenses disseram que "atingiram o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio" em Damasco e que continuavam "a monitorar os acontecimentos e as ações tomadas contra os civis drusos no sul da Síria".

Segundo a mídia estatal síria, os ataques também atingiram Sweida.

A agência de notícias local Sweida24 afirmou que a cidade e os vilarejos próximos estavam sendo alvo de artilharia pesada e disparos de morteiros no início da quarta-feira. O Ministério da Defesa da Síria, em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal SANA, culpou os grupos fora da lei em Sweida pela violação da trégua.

O Ministério da Defesa pediu aos moradores da cidade que permanecessem em casa. Alguns moradores que a Reuters conseguiu contatar por telefone disseram que estavam escondidos em casa com medo, sem eletricidade.

Israel diz defender drusos

Soldados sírios celebram após combate com minoria drusa, apoiada por Israel, na cidade de Sweida, no oeste da Síria, em 16 de julho de 2025.

Karam al-Masri/ Reuters

Desde que o regime do ex-ditador sírio Bashar al-Asad foi derrubado, Israel tem atuado em favor da população drusa na Síria, que é um dos alvos do novo governo de maioria islâmica.

Mas os Estados Unidos, aliados de Israel, não estão contentes com a nova ofensiva israelense e pediram nesta quarta que o governo de Benjamin Netanyahu suspenda os ataques à Síria, segundo uma reportagem do site de notícias norte-americano Axios.

De acordo com o site, o enviado especial do governo dos EUA à Síria, Tom Barrack, fez o pedido diretamente ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. A avaliação, diz a reportagem, é que Washington não quer interromper conversas que vem travando com o novo governo sírio para tentar normalizar as relações entre Israel em Síria.

Em maio, em um indicativo de aproximação com o novo governo sírio, o presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com o presidente recém-empossado da Síria, Ahmed al-Sharaa, um líder islâmico que, até o fim do ano passado, era buscado pelo serviço secreto dos EUA por atividades terroristas.

Apesar da reprimenda dos EUA, as Forças Armadas de Israel indicaram que seguirão com a ofensiva na Síria em um comunicado emitido nesta quarta.

"As Forças de Israel continuam monitorando os acontecimentos e as ações do regime contra civis drusos no sul da Síria. Seguindo as diretrizes da cúpula política, as estão realizando ataques na área e permanecem preparadas para diversos cenários", diz a nota.

O ataque desta quarta é o primeiro de Israel a Damasco desde março, quando forças israelenses alvejaram centro da Jihad Islâmica na cidade (veja vídeo abaixo).

Israel faz ataque a Damasco, capital da Síria

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/17/exercito-siria-se-retira-cidade-minoria-etnica-protegida-por-israel-centenas-mortos-diz-ong.ghtml

Lotofácil hoje: resultado do concurso 3444 e números sorteados

Volantes da Lotofácil

Marcelo Brandt/G1

Veja abaixo os números do sorteio do concurso 3444 da Lotofácil realizado nesta quarta-feira (16):

2 - 3 - 6 - 7 - 9 - 11 - 12 - 13 - 16 - 17 - 19 - 21 - 22 - 24 - 25

Veja quantas apostas foram premiadas no concurso 3444:

15 acertos: 4 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 386.605,69;

14 acertos: 319 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 1.452,08;

13 acertos: 9.454 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 35;

12 acertos: 103.675 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 14;

11 acertos: 511.377 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 7.

Isso significa que a Lotofácil não acumulou após o concurso 3444.

O próximo sorteio acontece na quinta-feira (17).

Receba no WhatsApp os resultados de loterias publicados pelo g1

Encontrou algum erro nessas informações? Escreva para o g1.

Como jogar na Lotofácil

Na Lotofácil, é preciso marcar entre 15 e 20 números dentre os 25 disponíveis no volante. Também é possível optar pela Surpresinha: nessa modalidade, os números são escolhidos pela Caixa Econômica Federal, que administra a loteria.

São premiadas as apostas que acertarem 11, 12, 13, 14 ou 15 números.

O valor da aposta e a chance de acerto variam de acordo com a quantidade de números escolhidos:

Chances de acerto e valor da aposta

A divisão do prêmio é a seguinte:

R$ 6 para as apostas com 11 números;

R$ 12 para as apostas com 12 números;

R$ 30 para as apostas com 13 números.

O restante é dividido da seguinte forma:

13% entre os acertadores de 14 números;

62% entre os acertadores de 15 números;

10% acumulados para os acertadores dos 15 números nos concursos de final 0;

15% ficam acumulados para os acertadores dos 15 números nos concursos especiais, realizados em setembro de cada ano.

Nos concursos de final 0, o restante é dividido da seguinte forma:

72% entre os acertadores de 15 números;

13% entre os acertadores de 14 números;

15% ficam acumulados para os acertadores dos 15 números nos concursos especiais, realizados em setembro de cada ano.

O que é a Teimosinha da Lotofácil

Na Teimosinha da Lotofácil, o apostador concorre com a mesma aposta por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos consecutivos.

Sorteio da Lotofácil

A Lotofácil tem seis sorteios semanais, que ocorrem de segunda-feira a sábado, às 20h.

Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pela Caixa Econômica Federal. Clique aqui para saber mais. Se houver novas informações relevantes, a reportagem pode ser atualizada.

https://g1.globo.com/loterias/lotofacil/noticia/2025/07/16/lotofacil-hoje-resultado-do-concurso-3444-e-numeros-sorteados.ghtml

Dupla Sena hoje: resultado do concurso 2834 e números sorteados

Volantes da Dupla Sena

G1

Veja abaixo os números do sorteio do concurso 2834 da Dupla Sena realizado nesta quarta-feira (16):

1º sorteio: 2 - 11 - 12 - 25 - 43 - 45

2º sorteio: 7 - 17 - 24 - 35 - 43 - 44

Veja quantas apostas foram premiadas no concurso 2834:

1º sorteio:

Ninguém conseguiu os 6 acertos, e a premiação acumulou para R$ 700 mil;

5 acertos: 4 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 9.601,58;

4 acertos: 373 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 117,67;

3 acertos: 7.267 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 3,02.

2º sorteio:

Ninguém conseguiu os 6 acertos;

5 acertos: 8 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 4.320,71;

4 acertos: 487 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 90,12;

3 acertos: 7.920 apostas ganhadoras, cada uma vai receber R$ 2,77;

O próximo sorteio acontece na sexta-feira (18).

Receba no WhatsApp os resultados de loterias publicados pelo g1

Encontrou algum erro nessas informações? Escreva para o g1.

Como jogar na Dupla Sena

Na Dupla Sena, o jogador participa de dois sorteios com um volante, escolhendo entre 6 e 15 números dentre os 50 disponíveis em cada sorteio. Vence o prêmio as apostas que acertarem 3, 4, 5 e 6 números no primeiro sorteio, no segundo sorteio ou nos dois.

Também é possível optar pela Surpresinha: nessa modalidade, os números são escolhidos pela Caixa Econômica Federal, que administra a loteria. Outra opção é repetir seu jogo da sorte por 2, 3, 4, 6, 8, 9 ou 12 concursos consecutivos com a Teimosinha.

O valor mínimo da aposta é de R$ 3,00.

O valor da aposta e a chance de acerto variam conforme a quantidade de números escolhidos e de trevos escolhidos:

Chances de acerto e valor da aposta

A divisão do prêmio é a seguinte:

Para o 1º sorteio:

30% entre os acertadores de 6 números;

10% entre os acertadores de 5 números;

8% entre os acertadores de 4 números;

4% entre os acertadores de 3 números.

Para o 2º sorteio:

11% entre os acertadores de 6 números;

9% entre os acertadores de 5 números;

8% entre os acertadores de 4 números;

4% entre os acertadores de 3 números.

Sorteio da Dupla Sena

A Dupla Sena tem três sorteios semanais, que ocorrem de segunda-feira a sábado, às 20h.

Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pela Caixa Econômica Federal. Clique aqui para saber mais. Se houver novas informações relevantes, a reportagem pode ser atualizada.

https://g1.globo.com/loterias/dupla-sena/noticia/2025/07/16/dupla-sena-hoje-resultado-do-concurso-2834-e-numeros-sorteados.ghtml

Air India: detalhes em investigação indicam que comandante cortou fornecimento de combustível, diz jornal

Air India: Botão que corta combustível tem 'trava' que impede acionamento acidental

Uma gravação da caixa-preta com o diálogo entre os dois pilotos do voo da Air India indica que foi o comandante quem desligou os interruptores que controlavam o fluxo de combustível para os dois motores do avião. A informação foi publicada no Wall Street Journal (WSJ) nesta quarta-feira (6).

A reportagem cita fontes familiarizadas com a avaliação inicial das autoridades norte-americanas sobre as evidências encontradas na investigação do acidente. Ainda não está claro se a ação foi intencional ou resultado de um erro.

Segundo o WSJ, o copiloto, que estava pilotando o Boeing 787 Dreamliner, questionou o comandante sobre o motivo de ele ter colocado os interruptores na posição de "corte" após a decolagem. Segundo as fontes, o copilto entrou em pânico segundo relatos, enquanto o comandante parecia permanecer calmo.

A gravação da cabine já havia sido divulgada em um relatório sobre o acidente na última semana, mas não havia distinção entre as falas dos pilotos.

Segundo a investigação, pouco antes da queda, um dos pilotos foi ouvido no gravador de voz da cabine perguntando ao outro por que ele havia cortado o combustível. “O outro piloto respondeu que não havia feito isso”.

Ainda segundo as fontes do WSJ, o comandante Sumeet Sabharwal era um piloto veterano, com décadas de experiência, enquanto o primeiro oficial, Clive Kunder, tinha pouco mais de 30 anos e demonstrava grande entusiasmo em progredir na carreira, segundo relatos de amigos e familiares.

No momento do voo, Kunder era o responsável pelo comando ativo da aeronave e, conforme apontam pilotos norte-americanos que analisaram o relatório das autoridades indianas, ele provavelmente estava com as mãos ocupadas controlando o Boeing 787 Dreamliner durante aquela etapa crítica. Já Sabharwal, na função de piloto monitor, teria maior liberdade para manusear outros sistemas do avião.

De acordo com o relatório, os interruptores foram desligados um após o outro, com um intervalo de um segundo. Cerca de dez segundos depois, ambos foram religados. A aeronave caiu nas proximidades do aeroporto de Ahmedabad, resultando na morte de 241 das 242 pessoas a bordo.

Relatório preliminar

Divulgado na última sexta (11), o relatório preliminar sobre a queda do avião da Air India aponta que o fornecimento de combustível para os motores da aeronave foi cortado 29 segundos antes do impacto, com os botões mudando quase ao mesmo tempo da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) logo após a decolagem.

Esses botões ficam no painel do avião e são protegidos por uma trava, justamente para evitar acionamentos acidentais — é preciso puxá-los para trás e levantá-los antes de mudar a posição.

🛫 Colocar o botão em “cutoff” corta quase imediatamente os motores, sendo que:

Isso normalmente é feito após o pouso, quando o avião já está no portão do aeroporto.

No ar, o procedimento só é usado em situações raras, como incêndio ou pane no motor.

O relatório não indicou ter havido qualquer emergência que exigisse o corte dos motores.

Nenhuma recomendação tampouco foi feita para a fabricante do motor, o que indica que eles funcionavam normalmente até então.

O documento não explicou como os botões poderiam ter sido movidos para a posição de corte durante o voo. Especialistas em segurança da aviação dos EUA afirmaram que não seria possível um piloto acionar esses botões acidentalmente.

Segundo a investigação, os dois botões foram religados instantes antes da queda — ambos estavam na posição “run” quando foram encontrados pelos peritos no local do acidente.

🔍 Embora não diga isso explicitamente, o relatório joga luz sobre a possibilidade de um dos pilotos ter desligado propositalmente o fornecimento de combustível.

O comandante Sabharwal tinha 15.638 horas de voo e também era instrutor da Air India.

Já o copiloto Kunder somava 3.403 horas de experiência.

A Air India opera 33 aeronaves do modelo Boeing 787-8 Dreamliner. Após a tragédia, as autoridades indianas determinaram a inspeção de todos esses aviões para evitar novos acidente.

Não há prazo para a divulgação do relatório final sobre a investigação.

O avião caiu segundos após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia, com destino a Londres. Apenas um passageiro sobreviveu. A tragédia deixou 260 mortos no total, incluindo 29 pessoas que estavam em solo.

Destroços do avião da Air India que caiu nesta quinta-feira (12)

Reuters/Amit Dave

Segundo a segundo

A investigação reconstruiu os momentos finais do voo 171 da Air India, com base nos dados da caixa-preta. Abaixo, veja a cronologia dos acontecimentos segundo o horário local da Índia:

13h38:39 – O avião decola do aeroporto de Ahmedabad.

13h38:42 – Os dois botões que controlam o fornecimento de combustível para os motores são colocados na posição “cutoff”. Os motores começam a perder potência.

Em determinado momento um dos pilotos pergunta ao outro por que ele havia cortado os motores. O colega responde que não fez isso.

13h38:47 – Uma turbina de emergência (chamada de RAT) é acionada.

13h38:52 – O botão de distribuição de combustível do motor 1 é religado.

13h38:56 – O botão do motor 2 também é religado.

13h39:05 – Um dos pilotos declara emergência, dizendo: “Mayday, Mayday, Mayday”.

13h39:11 – Os gravadores de dados e de voz param de funcionar, o que é compatível com o momento do impacto no solo.

Após a queda aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial, por volta do horário do almoço.

VERSÃO FINAL - USAR ESSA - Infográfico mostra detalhes da queda do avião Boeing 787-8 da Air India ocorrida em 12 de junho — Foto: g1

Editoria de Arte

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/16/air-india-comandante-corte-fornecimento-combustivel.ghtml

EUA afirmam que PIX prejudica meios eletrônicos de pagamento de gigantes americanas de tecnologia

EUA afirmam que PIX prejudica meios eletrônicos de pagamento de gigantes americanas de tecnologia

Reprodução

Na terça-feira (15), o governo americano começou uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil. O comunicado de abertura do inquérito faz críticas até ao PIX.

O documento apresenta uma lista de políticas e atividades que, segundo as autoridades dos Estados Unidos, seriam injustas e prejudicariam empresas americanas. O Escritório do Representante do Comércio dos Estados Unidos destaca práticas de comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; tarifas do Brasil para outros países; a falta de iniciativas de combate à corrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e problemas no combate ao desmatamento ilegal.

No tópico sobre comércio digital, o documento cita a decisão do STF - Supremo Tribunal Federal do Brasil de responsabilizar as redes sociais pelas publicações dos usuários, e afirma que “esse regime poderia desencadear a remoção preventiva de conteúdo e restrições a uma ampla gama de discursos, além de aumentar significativamente o risco de danos econômicos para as empresas de redes sociais dos Estados Unidos”.

O Brasil também é acusado pelo governo americano de aplicar tarifas menores para importações da Índia e do México na comparação com produtos dos Estados Unidos.

Na parte sobre propriedade intelectual, o texto diz que “o Brasil não conseguiu lidar efetivamente com a importação, distribuição, venda e uso generalizados de produtos falsificados”, e cita a Rua 25 de Março, em São Paulo, que o governo americano descreve como “um dos maiores mercados de produtos falsificados, apesar das batidas policiais".

O texto critica o PIX ao afirmar que “o Brasil parece estar envolvido em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando ao favorecimento de serviços desenvolvidos pelo governo”. Empresas americanas de tecnologia - como Google, Apple e Meta - também oferecem serviços digitais de pagamento e competem por esse mercado.

O Escritório do Representante Comercial Americano é o responsável pela investigação e é subordinado ao presidente dos Estados Unidos, que foi quem pediu a abertura do inquérito. Se, ao final, as acusações forem confirmadas, o escritório poderá impor restrições como tarifas e sanções aos produtos brasileiros, além da sobretaxa de 50% já anunciada por Donald Trump.

O Brasil terá até o dia 18 de agosto para responder por escrito às acusações. Em setembro, haverá uma audiência em Washington entre as partes. Esse tipo de investigação está previsto na Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos, de 1974.

Em 2018, no primeiro governo Trump, uma investigação concluiu que houve roubo de propriedade intelectual pela China, e os Estados Unidos impuseram tarifas de 7,5% a 25% sobre importações de produtos chineses. Em dezembro de 2024, o governo Biden usou a lei para iniciar uma investigação sobre práticas trabalhistas na Nicarágua, que ainda está em andamento. No passado, Japão e União Europeia também foram alvos de investigações.

Jennifer Hillman foi representante na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos por nove anos e acompanhou várias dessas apurações. Ela chama atenção para o escopo do inquérito contra o Brasil:

“Normalmente, a Seção 301 focaria apenas no comércio digital e pagamentos eletrônicos. Mas esta está cobrindo muito mais. E, se ficar provado que os Estados Unidos estão sendo prejudicados, será calculado um valor compensatório”, diz.

Na tarde desta quarta-feira (16), o vice-presidente Geraldo Alckmin rebateu as críticas ao PIX ao se manifestar sobre a investigação:

“Não é a primeira vez que é feita a abertura de uma investigação, isso já foi feito anteriormente, o Brasil respondeu, e o assunto foi encerrado. Dessa vez, o Brasil vai explicar. O PIX é um modelo, um sucesso”.

LEIA TAMBÉM

Após pedido de Trump, governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil

PIX é investigado nos EUA a pedido de Trump por configurar possível 'prática desleal'

Por que a Rua 25 de Março entrou na mira de investigação de Trump após anúncio do tarifaço

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/07/16/eua-afirmam-que-pix-prejudica-meios-eletronicos-de-pagamento-de-gigantes-americanas-de-tecnologia.ghtml

Saúde do Acre investiga quatro casos suspeitos de sarampo

Quatro casos de sarampo estão em investigação no Acre

Getty Images via BBC

Quatro casos de sarampo estão em investigação no Acre. Este número foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que notificou 11 casos suspeitos da doença entre janeiro a julho deste ano. Desse total, sete já foram descartados.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

No dia 8, o estado emitiu um alerta reforçando medidas de prevenção para evitar casos de sarampo no estado, após o aumento de registros da doença na Bolívia.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis do Acre, Renata Meireles, quando há suspeita da doença, são coletados materiais para analise epidemiológica e laboratorial no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

“São coletadas três amostras, tanto de sangue, swab e urina, do paciente encaminhadas ao Lacen que é o nosso laboratório de referência para análise laboratorial, depois dessa análise laboratorial são emitidos os resultados e nós liberamos aos municípios”, explicou.

LEIA MAIS:

Surto de sarampo na Bolívia: capacitação de servidores do AC pelo Ministério da Saúde chega à região de fronteira

Dia 'D': mutirão de vacinação contra o sarampo é antecipado em Cruzeiro do Sul após alerta de surto na Bolívia

Caso de sarampo em menina de 4 anos no interior do Acre é descartado pela Saúde

Dentre os casos notificados no estado está de um paciente da cidade de Cobija, na Bolívia. “Ele faz tratamento em Rio Branco e o caso foi notificado na Fundação Hospitalar [Fundhacre]. Foram coletadas swab, urina e soro, encaminhadas ao Lacen e teve como resultado não reagente, por isso esse caso está entre os descartados”, detalhou.

Meireles pontuou ainda que a notificação de casos suspeitos é um procedimento normal dentro das unidades de saúde do estado. “Isso mostra um sensibilidade dos profissionais de saúde dentro dos municípios e dentro das unidades de saúde do estado, e mostra que aquele profissional de saúde está preparado na conduta frente a um caso suspeito ou confirmado de sarampo”, concluiu.

Dia D de vacinação em Assis Brasil

Assessoria Sesacre

Alerta na fronteira

Os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, no interior, que ficam na fronteira da Bolívia, intensificaram a vacinação contra o sarampo com mutirões nessa terça-feira (15). A mobilização tem como objetivo reforçar a imunização da população em áreas consideradas estratégicas e impedir a reintrodução da doença no Brasil.

Também na terça, servidores da Saúde do Acre iniciaram uma capacitação com a equipe do Ministério da Saúde (MS) que chegou ao estado para apoiar estratégias de prevenção ao sarampo. O novo boletim aponta que há mais de 100 casos confirmados da doença no país vizinho.

As cidades de Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil estão em região de fronteira com a Bolívia.

A campanha é parte de uma estratégia nacional do Ministério da Saúde, que intensificou ações nas regiões de fronteira para conter o risco de transmissão. A orientação é vacinar todas as pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos.

Para se vacinar, é necessário apresentar cartão de vacina, cartão do SUS, CPF e documento com foto.

Profissionais reforça vacinação em Epitaciolândia

Assessoria Sesacre

Capacitação e monitoramento

Além da mobilização nos postos de saúde, o estado também realiza nesta semana um seminário de “Imersão sobre Sarampo: aspectos clínicos, epidemiológicos, imunização e diagnóstico”.

Segundo Renata Quiles, coordenadora do Núcleo de Imunizações da Sesacre (PNI-AC), até o momento, o Acre não tem casos confirmados da doença, mas há casos suspeitos sendo monitorados.

A fronteira é considerada uma área sensível devido ao constante fluxo de turistas vindos de países com circulação ativa do vírus.

“Esse seminário prevê um dia inteiro de programação, com sensibilização da vigilância epidemiológica, treinamento das equipes de imunização para ações de atualização vacinal, bloqueio e preparo de outras áreas que possam atuar caso ocorram confirmações”, destacou Renata

As secretarias municipais também apostam em campanhas de conscientização nas redes sociais e em locais públicos.

Vacinação contra o sarampo na região norte está abaixo da meta do Ministério da Saúde

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e pode levar a complicações, principalmente em crianças e pessoas com imunidade baixa. A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde dos municípios envolvidos na campanha.

Sinais e sintomas:

Febre alta;

manchas vermelhas;

tosse seca;

irritação nos olhos (conjuntivite);

nariz escorrendo (coriza) ou entupido.

Reveja os telejornais do Acre

O

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/07/16/saude-do-acre-investiga-quatro-casos-suspeitos-de-sarampo.ghtml

Justiça suspende prazo de 45 dias para transferência de elefante Sandro por alto custo e falta de previsão orçamentária

Justiça determinou que o elefante Sandro, do Zoológico de Sorocaba (SP), seja transferido para um santuário no MT

Thiago Ariosi/TV TEM

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu, nesta quarta-feira (16), a determinação que exigia a transferência do elefante Sandro do Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", em Sorocaba (SP) para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), no Mato Grosso (MT). Com a nova decisão, o animal poderá permanecer no zoológico enquanto o processo segue em tramitação.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

A decisão, assinada pelo desembargador Paulo Ayrosa, considerou curto o prazo de 45 dias estabelecido para o cumprimento da ordem judicial que determinava a transferência, além do elevado custo da operação de transporter, analisando que isso poderia comprometer as finanças do município.

Segundo a argumentação acolhida pelo Judiciário, o valor necessário para o transporte do animal não está previsto no orçamento vigente, nem no planejamento financeiro do próximo Plano Plurianual.

"Deste modo, tem-se que o requerente trouxe relevante fundamentação capaz de justificar a excepcional concessão do efeito suspensivo ao seu apelo [...] a fim de determinar a suspensão da determinação de transferência do elefante Sandro do zoológico de Sorocaba ao Santuário de Elefantes Brasil (SAB), ao menos por ora", escreveu o desembargador na decisão.

A decisão judicial de transferir o animal saiu no dia 23 de abril e determinou que a prefeitura tinha um prazo de 45 dias para fazer o transporte do elefangte. Caso a ordem judicial fosse descumprida, haveria uma multa fixa e diária de R$ 2 mil, podendo chegar até a R$ 300 mil. Com a determinação da Justiça, o prazo fica suspenso até nova decisão.

Prefeitura de Sorocaba vai recorrer contra decisão de transferir elefante Sandro para o MT

Morador mais antigo do zoo

Sandro é o morador mais antigo do zoo de Sorocaba, tem 53 anos e vive no recinto há 43 anos. Ele é o único elefante macho asiático no Brasil.

Desde que a possível transferência do animal virou alvo de disputa judicial, o assunto gera opiniões divergentes. Em 2022, a Justiça negou uma liminar para a transferência. Segundo o Ministério Público, na época, mesmo sendo idoso, o animal encontrava-se em situação adequada no zoológico municipal.

Elefante Sandro, do Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", em Sorocaba (SP)

TV TEM/Reprodução

Santuário de Elefantes do Brasil

Em abril, o presidente do Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), Scott Blais, destacou à TV TEM que o espaço no Mato Grosso pode fornecer, além de um espaço maior, cuidados específicos para a espécie.

"Temos um nível de experiência que é muito superior ao que o zoológico de Sorocaba pode fornecer. Temos o cuidado, temos o profissionalismo, temos a capacidade, temos a experiência para oferecer um nível de cuidado incomparável em toda a América do Sul", conta.

O SEB é uma reserva ecológica com aproximadamente 1.200 hectares. A ONG acolhe animais que viviam em circos ou zoológicos. Atualmente, cinco fêmeas vivem no local e Sandro, se fosse transferido, não teria contato com elas, pois a lei proíbe reprodução da espécie em santuários.

Também à TV TEM, André Costa, veterinário do zoológico de Sorocaba, explica que Sandro está com uma saúde boa, ele caminha com disposição e está com a saúde articular em dia, porém, possui um desgaste dentário por causa da idade.

"Quem não conhece a rotina do Sandro aqui, a gente tem muitos visitantes que ate vem com a ideia de que o santuário seja melhor pra ele, quando conhece a nossa realidade, vem aqui e sabe como é tratado, muda de ideia. Ele recebe todos os cuidados para que ele continue com essa saúde plena que ele tem desde que chegou", diz o especialista.

Um especialista em animais selvagens, André Sena Maia, também fala sobre a permanência de Sandro em Sorocaba.

"Ele está acostumado com aquele local, ele tem a sua rotina, já está no finzinho da vida, ele é um ancião. Trocar ele é como trocar um idoso. Pegar um idoso que está acostumado com a casinha, com o sofá, com tudo o quê ele tem de rotina e simplesmente colocar num lugar amplo para que ele possa desfrutar, por exemplo, de um ambiente espaçoso. Isso atrapalha muito um animal que tem idade avançada", finaliza.

Santuário de Elefantes Brasil (SEB) disputa na Justiça transferência de elefante Sandro, que atualmente vive no zoológico de Sorocaba (SP)

Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/07/16/justica-suspende-prazo-de-45-dias-para-transferencia-de-elefante-sandro-por-alto-custo-e-falta-de-previsao-orcamentaria.ghtml

Minha Paraíba: novo programa das TVs Cabo Branco e Paraíba estreia com foco em histórias reais; veja como participar

Minha Paraíba estreia dia 2 de agosto com foco em histórias reais

Reprodução / Rede Paraíba de Comunicação

O novo programa da Rede Paraíba de Comunicação, o "Minha Paraíba" estreia no dia 2 de agosto, às 14h30, nas TV Cabo Branco e Paraíba. Com apresentação de Beatriz Freire, a atração vai ao ar aos sábados e tem como proposta valorizar a cultura local, por meio de histórias, pessoas e lugares que mostram o que é ser paraibano.

A produção é a primeira de linha de entretenimento da Rede Paraíba e foi pensada para destacar conteúdos autorais e a identidade cultural do estado. A ideia é mostrar o cotidiano de quem vive e constrói a Paraíba, seja no litoral, no sertão, na capital ou no interior.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp

Produção é a primeira de linha de entretenimento da Rede Paraíba

Reprodução / Rede Paraíba de Comunicação

Como você pode enviar uma sugestão para o programa

O público pode participar do Minha Paraíba. A produção está aberta para receber sugestões de histórias que mostrem pessoas, tradições e espaços que têm significado para quem vive no estado.

O processo é simples: qualquer pessoa pode indicar uma pauta pelo site da Rede Paraíba, preenchendo um formulário com informações básicas e a descrição da história ou personagem.

👉 Clique aqui para enviar sua sugestão

Segundo a equipe do programa, a intenção é que o conteúdo seja construído junto com quem assiste. “Queremos que cada paraibano se veja na tela. Que se sinta parte do programa. Essa participação é essencial para isso acontecer”, destacou a produção.

O que pode ser sugerido ao Minha Paraíba

Na hora de preencher o formulário, o público pode indicar diferentes tipos de conteúdo. A produção aceita:

Pessoas que fazem a diferença em suas comunidades;

Lugares com valor histórico, cultural ou afetivo;

Talentos locais da música, culinária, artes ou artesanato;

Festas, práticas e tradições que fazem parte da cultura paraibana.

Essas sugestões serão avaliadas e podem se transformar em reportagens, quadros ou até episódios inteiros, a depender do conteúdo enviado.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/07/16/minha-paraiba-novo-programa-das-tvs-cabo-branco-e-paraiba-estreia-com-foco-em-historias-reais-veja-como-participar.ghtml

Parques, Relógio das Flores, vinícola e mais: conheça os 10 melhores pontos turísticos em Garanhuns

Garanhuns, localizada no Agreste de Pernambuco, é um dos destinos turísticos mais procurados do estado. Situada a mais de 840 metros de altitude e cercada por sete colinas, a cidade se destaca pelo clima agradável e pela paisagem verde durante todo o ano. A temperatura média gira em torno de 21 °C, podendo chegar a 14 °C nos meses mais frios.

Veja tudo sobre o Festival de Inverno de Garanhuns

Com população estimada em mais de 140 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2022, o município atrai visitantes ao longo de todo o ano. Em julho, recebe o Festival de Inverno de Garanhuns, considerado o maior festival multicultural da América Latina. O FIG reúne milhares de pessoas em diversos polos culturais com atrações de música, teatro, circo, literatura e gastronomia.

Mesmo fora da temporada do festival, os atrativos turísticos da cidade permanecem abertos à visitação e são ótimas opções para quem busca lazer, cultura, espiritualidade e contato com a natureza.

Conheça 10 destinos turísticos para visitar em Garanhuns

1. Relógio das Flores

Relógio das Flores

Ailton Vieira

Cartão-postal da cidade, o Relógio das Flores foi inaugurado em 1979 na Praça Tavares Correia, no bairro Heliópolis. Com quatro metros de diâmetro, funciona com cristal de quartzo e tem os números formados por flores naturais. É o único relógio desse tipo no Norte e Nordeste.

2. Cristo do Magano

Cristo do Magano

Ailton Vieira

Localizado a 1.030 metros de altitude, o mirante do Cristo do Magano oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade. A escultura tem quatro metros de altura e foi construída em 1954, em uma das sete colinas que dão origem à geografia montanhosa de Garanhuns.

3. Parque Euclides Dourado

Parque Euclides Dourado

Ailton Vieira

Conhecido como Parque dos Eucaliptos, é o maior parque da cidade. Oferece pista de cooper, quadras esportivas, parque infantil, pista de skate e academia ao ar livre. É um espaço arborizado, ideal para atividades ao ar livre e convivência com a família. Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, o parque atrai milhares de turísticas e oferece diversas opções gastronômicas e culturais.

4. Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo)

Parque Ruber Van der Linden

Ailton Vieira

Localizado no centro da cidade, é uma reserva ambiental com trilhas leves, área de piquenique e vegetação preservada. Um dos pontos favoritos para caminhadas, sessões de fotos e contato com a natureza em meio urbano.

Parque Ruber Van der Linden

Ailton Vieira

5. Castelo de João Capão

Castelo de João Capão

Wikipedia

Inspirado na arquitetura medieval europeia, o castelo foi construído por um morador local a partir de 1981. Com torres, pedras e uma estrutura única, é aberto ao público de terça-feira a domingo. Fica no bairro Heliópolis e chama atenção pela criatividade e originalidade.

6. Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns

Google Street View

Instalado na antiga estação ferroviária da cidade, o centro cultural preserva a história ferroviária de Garanhuns e abriga o Teatro Luiz Souto Dourado. A estrutura do século XIX mantém o estilo inglês da época e recebe eventos culturais e exposições.

7. Santuário Mãe Rainha

Santuário Mãe Rainha

Ailton Vieira

Ponto de peregrinação religiosa, o santuário é um dos locais mais visitados por fiéis na cidade. Localizado no bairro Massaranduba, funciona diariamente e celebra missas aos domingos e todo dia 18 de cada mês.

8. Fonte Luminosa

Fonte Luminosa

Garanhuns Tour

Ponto de encontro em Heliópolis, a Fonte Luminosa fica na Praça Souto Filho. À noite, o local se transforma com iluminação colorida, criando um ambiente romântico e tranquilo. É ideal para passeios e registros fotográficos.

9. Seminário São José

Seminário São José

Ailton Vieira

Construído em 1944, é um centro de espiritualidade em Garanhuns. O espaço serve de abrigo para seminaristas da Congregação Diocesana, e possui uma capela onde missas são realizadas. O Seminário São José fica no centro de Garanhuns e também conta com quartos para hospedagens de turistas.

10. Vinícola Vale das Colinas

Vinícula Vale das Colinas

Ailton Vieira

Primeira vinícola do Agreste pernambucano, está localizada na zona rural de Garanhuns. Oferece degustações, visitas guiadas, passeios técnicos e até ensaios fotográficos em meio aos vinhedos. Os rótulos são produzidos com uvas cultivadas no município.

Vinícula Vale das Colinas

Ailton Vieira

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/fig/2025/noticia/2025/07/16/parques-relogio-das-flores-vinicola-e-mais-conheca-os-10-melhores-pontos-turisticos-em-garanhuns.ghtml

Sancor recebe parceiros em Maringá (PR) para o lançamento do Ganha Mais.

Nesta semana, a cidade de Maringá (PR) se transforma no epicentro de um dos momentos mais aguardados pelos corretores parceiras da Sancor Seguros. No dia 17 de julho, a sede da companhia no País recebe profissionais de diversas regiões para uma nova edição do programa de relacionamento Ganha Mais, iniciativa que reconhece e celebra quem impulsiona os resultados da seguradora no mercado brasileiro.

A programação tem início na noite de quinta-feira (17), com o Evento Ganha Mais, marcado para às 19h.

Nesta ocasião especial, serão premiados e reconhecidos os corretores que se destacaram no Ciclo 24/25, além da apresentação das novidades e melhorias previstas para o próximo ciclo do programa. Mais do que celebrar resultados, o encontro será uma oportunidade para fortalecer parcerias, aprofundar conexões comerciais e reafirmar o compromisso da Sancor Seguros com quem trilha essa jornada ao seu lado.

“O Ganha Mais é mais do que um programa de incentivo. É um reconhecimento genuíno do papel essencial que nossos parceiros desempenham na nossa trajetória. Estar com eles, recebê-los na nossa casa e proporcionar essa troca de experiências é parte do nosso compromisso com relações duradouras e transparentes”, afirma Paulo Dawibida, CCO da Sancor Seguros.

O programa Ganha Mais oferece vantagens e benefícios crescentes conforme a categoria da corretora, incentivando o desenvolvimento dos parceiros e fortalecendo o relacionamento com a companhia.

Confira nossas soluções em seguros em https://www.sancorseguros.com.br/

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sancor-seguros/sancor-seguros/noticia/2025/07/16/sancor-recebe-parceiros-em-maringa-pr-para-o-lancamento-do-ganha-mais.ghtml

Jovem entregue à polícia pelo pai matou a ex com 54 facadas por não aceitar o fim da relação, diz polícia

Jovem entregue à polícia pelo pai matou a ex com 54 facadas por não aceitar o fim

O jovem entregue à polícia pelo pai matou a ex-companheira Thaís Thealdo Silva, de 24 anos, com 54 facadas, por não aceitar o fim do relacionamento, segundo a Polícia Civil. O crime aconteceu no início de julho deste ano, em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Cristian Batista foi indiciado por feminicídio na terça-feira (15). O caso segue em segredo de justiça (assista o vídeo acima).

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no Instagram

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Cristian para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.

Relembre o caso

O crime aconteceu no dia 3 de julho deste ano. Segundo a polícia, o casal estava junto há sete anos e havia se separado a poucas semanas. Imagens das câmeras de segurança, divulgadas pela PC, mostram os dois saindo do condomínio com a filha de 4 anos horas antes do crime.

LEIA TAMBÉM:

Pai entrega filho em delegacia após jovem confessar ter matado a companheira com série de facadas, diz delegado

Jovem que foi preso após pai entregá-lo à polícia matou companheira por não aceitar o fim da relação, diz delegado

Preso após pai entregá-lo à polícia matou a ex-companheira dias antes do aniversário de 4 anos da filha, diz irmã da vítima

Mãe desabafa sobre jovem ser morta pelo ex, que foi entregue pelo pai à delegacia: ‘Ele sabia o quanto eu amava ela'

Segundo o delegado responsável pelo caso, André Barbosa, a criança foi levada para casa de parentes do casal. Cerca de 40 minutos depois, as imagens registram o casal entrando juntos no apartamento. Passados, 10 minutos as câmeras mostram o suspeito saindo de dentro do apartamento.

Após a saída do edifício, o jovem teria procurado o pai, confessado o crime e afirmado que pretendia matar o homem com quem supostamente sua companheira estaria se relacionando. De acordo com a polícia, o jovem disse ainda ao pai que em seguida tiraria a própria vida. Diante da situação, o pai do suspeito o levou imediatamente à delegacia. O jovem foi preso e flagrante.

Cristian Batista e Thaís Thealdo Silva ficaram juntos por sete anos e tiveram uma filha

Reprodução/TV Anhanguera

‘Extrema violência’

A perícia também identificou lesões de defesa, todas produzidas enquanto ela ainda estava viva. Segundo a PC, o laudo reforça a “extrema violência e a crueldade empregadas na execução do crime”. A polícia informou ainda que a investigação confirmou a autoria e a dinâmica dos fatos com base na confissão de Cristian, registros de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e análises técnicas. O Inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

Thaís Thealdo Silva, assassinada pelo ex

Reprodução/TV Anhanguera

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/07/16/jovem-entregue-a-policia-pelo-pai-matou-a-ex-com-54-facadas-por-nao-aceitar-o-fim-da-relacao-diz-policia.ghtml

CNU: baixe agora seu edital verticalizado

Crédito: Divulgação

O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 já está publicado, e os concurseiros podem acelerar a preparação com o edital verticalizado, material gratuito e completo produzido pelo Direção Concursos. O documento traz o conteúdo programático detalhado para os níveis médio e superior, facilitando o planejamento dos estudos para as 3.652 vagas ofertadas com a banca da FGV.

O que é o edital verticalizado?

O edital verticalizado organiza o conteúdo do concurso bloco por bloco, permitindo que o candidato tenha uma visão clara das disciplinas, cargos e número de vagas para cada área. Com ele, é possível marcar os tópicos já estudados e identificar os pontos que ainda precisam de atenção, otimizando o tempo e o foco na preparação.

Como usar o edital verticalizado do CNU 2025?

Estude de forma estruturada, seguindo o cronograma e a divisão por blocos temáticos

Priorize as disciplinas e cargos de acordo com sua escolha no concurso

Utilize o material para acompanhar seu progresso, anotando o que já foi revisado

Aproveite que o conteúdo é totalmente gratuito e acessível para todos os candidatos

Distribuição das vagas por blocos temáticos

O CNU 2025 está dividido em nove blocos, abrangendo diferentes áreas e níveis de escolaridade:

Por que baixar o edital verticalizado?

O material facilita a organização dos estudos, ajuda a evitar dispersão e garante que o candidato foque no que realmente será cobrado nas provas. Além disso, o Direção Concursos oferece o documento gratuitamente, tornando o acesso à preparação de qualidade mais democrático.

Como baixar o edital verticalizado?

O candidato pode acessar o site do Direção Concursos e fazer o download gratuito do edital verticalizado completo ou por blocos temáticos, conforme sua área de interesse. O material está disponível em formato PDF para facilitar a consulta e o estudo.

Prepare-se para o CNU 2025 com o melhor material e aumente suas chances de aprovação! O concurso oferece oportunidades em diversos órgãos federais, com salários iniciais que podem chegar a R$ 17 mil. As provas estão previstas para outubro de 2025, e o prazo para inscrições vai até 20 de julho.

Para se inscrever, é necessário pagar a taxa de R$ 70,00 tanto para nível médio, quanto para nível superior de formação.

Não perca tempo: organize seus estudos com o edital verticalizado e esteja pronto para conquistar sua vaga no “Enem dos Concursos”.

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/especial-publicitario/direcao-concursos/noticia/2025/07/16/cnu-baixe-agora-seu-edital-verticalizado.ghtml

Criança tem 33 paradas cardíacas e morre após ser picada por escorpião escondido dentro de tênis, no Paraná

Pais de menino que morreu após picada de escorpião conversam com a RPC

Bernardo Gomes de Oliveira, de 3 anos, morreu após ser picado por um escorpião-amarelo, em Cambará, no norte do Paraná. Ele teve 33 paradas cardíacas, de acordo com a família, e a morte foi confirmada nesta segunda-feira (15).

✅ Siga o g1 PR no Instagram

✅ Siga o canal do g1 Londrina no WhatsApp

Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, Márcio Oliveira e Bianca Gomes, pais da criança, explicara que o acidente aconteceu na manhã de domingo (13), quando a família estava se preparando para ir à casa da avó do menino.

Sozinho, Bernardo pegou para calçar o par de sapatos que estava secando em uma mureta enquanto esperava o pai pegar as roupas.

"Ele [Bernardo] era uma criança muito esperta. Ele foi procurar o sapatinho dele que estava lá fora, que a minha esposa tinha lavado. Daí, ele pegou e vestiu um e veio mostrar pra mim. Pegou o outro e vestiu. Nesse outro estava o escorpião", explicou o pai.

Bernardo tinha 3 anos e morava em Cambará.

Cedidas pela família

Em seguida, o menino saiu correndo e gritando por conta da dor. O animal foi encontrado, depois, embaixo de um tapete dentro da casa.

O bairro em que a família mora, segundo os pais, é novo e possui diversos terrenos vazios. Márcio disse que encontrou dois escorpiões no quintal, em junho.

Escorpião que picou Bernardo e foi encontrado dentro de casa.

Cedidas pela família

Leia também:

Ortigueira: Criança tenta atravessar BR-376 para buscar pipa e é atropelada por caminhão

Entenda: Indústria anuncia férias coletivas para 700 funcionários devido ao tarifaço de Trump

Vizinho ajudou: Mãe e filha mantidas em cárcere jogaram bilhetes pedindo ajuda pela sacada

Como foi o atendimento, segundo a família

Bernado deu entrada no Hospital Municipal de Cambará às 8h45. Na unidade, ele foi medicado e os pais foram avisados que seria necessária transferência à Santa Casa de Jacarezinho para que fosse aplicado o antiescorpiônico.

Na espera pela ambulância para esta transferência, Bernando começou a vomitar e apresentou piora no estado de saúde. A saída foi permitida às 10h17, conforme o município, porque foi solicitado outro veículo com mais equipamentos.

Ao chegar à Santa Casa de Jacarezinho, em um trajeto de 20 quilômetros, a família relata que não havia a quantidade necessária de antídoto.

"O meu menino precisava de seis ampolas, pelo que eu escutei lá. E lá só tinha cinco. Ele tomou o que tinha lá", Bianca contou à RPC.

A morte de Bernardo foi confirmada na segunda-feira (14).

Cedidas pela família

Bernardo foi intubado e levado por um helicóptero ao Hospital Universitário (HU) de Londrina. Não foi permitido que os pais acompanhassem o menino, neste momento.

"Demorou [a chegada do helicóptero]. Eu creio que às vezes deve ter acontecido alguma coisa. Ninguém contou", a mãe relatou.

Bianca explicou que conseguiu viajar a Londrina com uma ambulância do município de Cambará. Ela chegou às 17h ao HU de Londrina, e foi informada pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que havia meia hora desde a entrada do filho.

A morte de Bernardo foi confirmada durante a tarde de segunda-feira.

"Ele era um menino saudável. Sabe aquela criança que corre, cai, levanta e dá risada? Ele era uma criança independente. [...] Para você ter uma noção, o tênis que ele pegou estava muito no alto, mais de um metro e meio de altura. Eu não sei falar para você como é que ele conseguiu pegar aquele tênis", a mãe lembra.

O que dizem os envolvidos

Ronaldo Guardiano, secretário municipal de Saúde de Cambará, informou à RPC que a demora para a chegada da ambulância ocorreu porque o veículo atende outras cidades e, antes, estava em Jacarezinho.

O secretário também disse que foi orientado pela 19ª Regional de Saúde, no dia 26 de junho, que a distribuição de soros contra picadas de animais venenosos é feita somente para hospitais referência.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA-PR) disse que "quando é registrado um caso que necessite do insumo [soro], o município deve acionar a Regional de Saúde para atendimento imediato".

"Nesse caso específico a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho não foi acionada pelo Hospital Municipal de Cambará e nem pela Santa Casa de Jacarezinho. A sede da regional fica a apenas 20 minutos de carro do hospital de Cambará", diz a nota.

A SESA-PR também destacou que abriu um processo de investigação sobre o caso.

O g1 fez contato com o Hospital Santa Casa de Jacarezinho, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste.

https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2025/07/16/crianca-morre-apos-ser-picada-por-escorpiao-escondido-dentro-de-tenis-no-parana.ghtml