Avatar
g1 (RSS Feed)
9cb53e080594d6e1eb4c0d84c93baa1964819b6b67c82a36180466d2a9a20efa
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/

VÍDEO: Aluno é suspenso após agredir e derrubar professor em Camanducaia

Aluno ameaça e empurra professor de Geografia em Camanducaia

Um aluno de 16 anos foi suspenso após agredir e derrubar um professor, em Camanducaia (MG), na tarde de terça-feira (5). O caso aconteceu na Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

A agressão foi filmada por testemunhas (veja vídeo acima). Um professor de geografia foi tentar separar uma briga entre alunos dentro da sala de aula e é ameaçado e empurrado por um dos alunos. O aluno é retirado da sal e do lado de fora volta a empurrar o professor que se desequilibrou e caiu. O motivo da briga não foi informado.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou, por meio de nota, que a direção da escola adotou todas as medidas cabíveis e, conforme o regimento escolar, o caso foi registrado em ata, a família do estudante foi acionada para reunião e o aluno foi temporariamente afastado das atividades.

Escola Estadual Virgínia Marcondes Escobar, em Camanducaia

Reprodução redes sociais

Ainda de acordo com a SEE, será feito um boletim de ocorrência e o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar do município, para os devidos encaminhamentos legais.

O profissionais do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre irão visitar a escola para propor um plano de ação voltado à mediação de conflitos e à prevenção da violência no ambiente escolar.

A SEE disse ainda que está prestando todo o apoio e acolhimento ao professor envolvido.

O Sindicato dos Professores de Pouso Alegre fez reunião com a direção da escola. O prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, o Rodrigão (MDB), publicou uma nota de repúdio dizendo que o comportamento do aluno é inaceitável.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/08/06/video-aluno-e-suspenso-apos-agredir-e-derrubar-professor-em-camanducaia.ghtml

Rede de academias de Londrina lança franquia e mira expansão

Na esteira de um mercado fitness que cresce rapidamente, com academias apostando em tecnologia, experiência do cliente e performance, a Drako Academias anuncia sua entrada no franchising e mira uma expansão acelerada pelo país.

Após consolidar três unidades próprias em Londrina, a marca lançou oficialmente seu sistema de franquias, em um evento que reuniu empresários e investidores.

“A demanda por academias de alta performance só cresce, mas o franqueado quer previsibilidade e padrão. A Drako nasce como a resposta a esse novo momento do mercado”, afirma Márcio Gaspar, CEO e fundador da Cimerian e da Drako Academias.

"Após fazermos da Cimerian a maior fabricante de equipamentos de musculação da América Latina, chegou a hora de levarmos o modelo de sucesso da Drako para todo o Brasil”, completa o executivo.

Divulgação

O que coloca a Drako no centro do mapa?

Para se destacar em um cenário com várias redes, a Drako aposta em um pacote de diferenciais operacionais e de produtos exclusivos.

O principal deles é o contrato de upgrade: a cada cinco anos, todo o parque de equipamentos das academias franqueadas é substituído por novos.

“Equipamento é performance e confiança. Se a máquina está nova e calibrada, o aluno treina melhor e de forma sempre segura”, diz Márcio.

“Nós tiramos da equação o medo de obsolescência — o franqueado sabe que a modernização está garantida.”

Divulgação

Outro pilar é o modelo turn-key: a franqueadora assume do início ao fim a implantação do negócio — da escolha estratégica do ponto à arquitetura, passando pela instalação de sistemas e equipamentos.

“É um modelo em que o empresário toma uma decisão hoje e, em pouco tempo, recebe as chaves da academia pronta para inaugurar”, explica o CEO. “Queremos que o franqueado foque no que importa: gente, vendas e experiência do aluno.”

No suporte, a Drako garante treinamentos contínuos, inteligência de dados e assessoria de marketing para tração local.

Além desses diferenciais, a Drako Academia opera com 100% de equipamentos Cimerian — marca de alta performance presente em mais de 5 mil academias no Brasil e no mundo. E o melhor: desenvolvida pelo próprio fundador e CEO da Drako, Márcio Gaspar.

Divulgação

Divulgação

Plano de expansão

A meta do CEO é chegar a 100 academias inauguradas até o fim do próximo ano. “Nossa ambição é grande, mas nosso método é maior. Crescer com padrão é crescer de forma saudável”, diz o executivo.

Após Londrina, a marca prepara eventos de lançamento em Curitiba, Fortaleza, Camboriú e São Paulo. “Entraremos primeiro onde vemos fit entre poder aquisitivo, demanda por performance e disponibilidade de pontos comerciais estratégicos”, detalha Gaspar.

“O aluno quer resultado, não promessa. E o franqueado quer confiança e previsibilidade, não improviso. Nosso papel é unir esses dois mundos”, resume o CEO.

Sobre a Drako Academias — Fundada em 2022, a Drako nasceu em Londrina com o propósito de oferecer experiências de treino de alta performance, unindo equipamentos Cimerian, tecnologia e ambiente premium.

A Cimerian também tem sede em Londrina e atuação nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Oriente Médio, sendo reconhecida como uma das principais marcas de equipamentos de musculação de alta performance.

Divulgação

SAIBA MAIS

Se você é empresário ou investidor e quer saber mais sobre a Drako Franquia, acesse drakoacademias.com.br

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/drako-franquia/noticia/2025/08/06/rede-de-academias-de-londrina-lanca-franquia-e-mira-expansao.ghtml

Vereadores de Toledo são afastados do cargo por suspeita de pedirem propina a empresa para aprovar projeto de lei

Dois vereadores são afastados de cargo em Toledo

Os vereadores Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), de Toledo, no oeste do Paraná, foram afastados dos próprios cargos devido a uma investigação sobre corrupção.

Segundo o Ministério Público (MP-PR), eles são suspeitos de pedirem propina a uma empresa do ramo de energia renovável em troca da aprovação de um projeto de lei relativo à construção de uma central de geração hidrelétrica.

O pedido de afastamento foi feito pelo MP-PR e expedido pela 1ª Vara Criminal de Toledo no sábado (2). A ação foi divulgada nesta terça (5), mesmo dia em que a Câmara de Vereadores da cidade afirmou que cumpriu a determinação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp

Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), de Toledo

Câmara Municipal de Toledo

Os vereadores deverão ficar afastados do cargo por, pelo menos, 180 dias (ou seja, seis meses).

Nas redes sociais, Dudu Barbosa disse que ainda não foi oficialmente notificado sobre o assunto e alegou inocência. O g1 e a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, tentam contato com o outro vereador e com os partidos de ambos para obter posicionamentos sobre o caso.

Edimilson Dias Barbosa, o Dudu Barbosa, e Valdomiro Nunes Ferreira, o Valdomiro Bozó, foram denunciados pelo MP-PR e se tornaram réus na Justiça pelo crime de corrupção passiva.

"No dia 31 de outubro de 2024 os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, localizado na Estrada da Usina. A proposta legislativa objeto das negociações ilícitas garantiria a regularização de servidão administrativa que seria utilizada pela empresa para a passagem de tubulações", explica o MP-PR.

O processo está sob sigilo de Justiça. Informações como o nome da empresa, como o crime foi descoberto e se os vereadores receberam a propina não foram revelados.

LEIA TAMBÉM:

Veja quem era a jovem: Estudante de Odontologia que morreu em acidente no Paraná voltava de viagem onde havia sido premiada

Tarifaço: Fábrica madeireira do Paraná suspende produção e amplia férias coletivas para 720 funcionários

Veja locais: Rodovias federais no Paraná terão 16 novos radares em operação

O que dizem os envolvidos

Veja, abaixo, as notas oficiais da Câmara de Toledo e de Dudu Barbosa sobre o caso. O g1 e a RPC tentam contato com Valdomiro Bozó e com os diretórios estaduais do MDB e do PL.

Dudu Barbosa

A respeito das recentes reportagens veiculadas, informo que ainda não fui oficialmente notificado sobre o assunto mencionado.

Assim que houver a devida notificação, tomarei pleno conhecimento dos autos e prestarei todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.

Reitero, de forma categórica, que não tentei, nem pratiquei os atos mencionados em matérias jornalísticas.

Tenho plena confiança na Justiça e estou à disposição para colaborar com o esclarecimento integral dos fatos.

Certo de que a verdade prevalecerá, coloco-me à disposição para contribuir com a elucidação dos acontecimentos de forma transparente e respeitosa.

Câmara de Vereadores de Toledo

A Câmara Municipal informa que recebeu uma decisão judicial da 1ª Vara Criminal da Comarca de Toledo determinando a suspensão do mandato de dois parlamentares por 180 dias.

A Presidência da Casa tomou as providências legais e regimentais necessárias para o cumprimento da decisão, nesta terça-feira (05), com total respeito às determinações judiciais que tramitam em segredo de justiça.

A Câmara reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade, o devido processo legal e o interesse público, com foco em manter a sua atuação pautada na ética e na responsabilidade institucional.

O Poder Legislativo permanece à disposição da sociedade e do Poder Judiciário para os esclarecimentos necessários.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:

Leia mais notícias em g1 Oeste e Sudoeste

https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2025/08/06/vereadores-de-toledo-sao-afastados-do-cargo-por-suspeita-de-pedirem-propina-a-empresa-para-aprovar-projeto-de-lei.ghtml

Chuvas alagam ruas e provocam danos em veículos em Buíque; VÍDEO

Ruas ficam alagadas após chuvas em Buíque

Ruas e avenidas ficaram alagadas e veículos foram danificados durante as fortes chuvas que atingiram o município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, durante a tarde da terça-feira (5). Vídeos enviados ao g1 Caruaru mostram que diversos pontos do município ficaram com a água cobrindo parte de carros estacionados (veja vídeo acima).

Em um dos registros, um dos moradores chega a brincar com a situação comparando a fachada de uma calçada com uma praia.

"Olha, olha! E é a praia, é?!", brinca o cinegrafista.

Segundo o boletim divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Buíque registrou o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, com 53,3 milímetros (mm). Ao g1 Caruaru, a Defesa Civil do município disse que o evento de maior intensidade aconteceu entre às 15h45 e 16h30, com um aumento brusco de aproximadamente 25 mm em menos de uma hora. Antes das 15h, o acumulado estava praticamente zerado.

Outras cidades do Agreste e Mata Sul de Pernambuco também apareceram na lista: Bonito (42,6 mm), Cortês (39.6 mm), Belém de Maria (26.8 mm) e Barreiros (26.8 mm).

Chuvas alagam ruas e danificam veículos em Buíque

Reprodução

A prefeitura de Buíque informou que nenhum dano em relação a imóveis foi relatado por moradores. Alguns veículos foram atingidos e foi levantado a necessidade de higienização e revisão elétrica dos veículos.

Chuvas devem continuar nos próximos dias

Agosto será o segundo mês mais frio do ano em Pernambuco, ficando atrás apenas de julho, de acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Roberto Pereira. A previsão é de temperaturas baixas no Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul e aumento da frequência de ventos, que podem variar entre 10 km/h e 20 km/h.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para agosto terá rajadas de vento e noites frias no interior de Pernambuco

A intensificação dos ventos ocorre por influência dos ventos alísios, comuns o ano todo, e pela maior diferença de temperatura entre o oceano e o continente neste período. O inverno, que vai até o dia 22 setembro, ainda deve proporcionar clima frio antes da chegada da primavera.

https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2025/08/06/chuvas-alagam-ruas-e-provocam-danos-em-veiculos-em-buique-video.ghtml

Xanddy versus Xandy: Cantor Xanddy Harmonia notifica 'xará' por uso indevido de marca na Bahia

Xanddy Harmonia moveu ação contra 'xará' por uso indevido da marca

Walter Guedes; Redes sociais

O cantor Xanddy Harmonia notificou o cantor Alexsander Lemos de Godoy, que se apresenta como "Xandy", por uso indevido da marca "Samba do Xandy". A notificação foi emitida em julho deste ano, pela empresa que gere as marcas do artista soteropolitano.

A ação foi protocolada depois que Alexsander Lemos de Godoy registrou a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). De acordo com a assessoria de Xanddy Harmonia, o uso confirgura infração, confusão no público e concorrência desleal. (Confira nota completa ao fim da reportagem)

Xand Godoy contou ao g1 que recebeu um prazo de 15 dias para remoção de todo conteúdo associado ao "Samba do Xandy" e a desistência do direito de uso da marca no Inpi.

Xandy Godoy registrou a marca "samba do Xandy" no Inpi

Redes sociais

LEIA TAMBÉM:

Ivete usou marca 'Clareou' de forma indevida? Advogado explica regras de registro no Inpi

Grupo Clareou manifesta repúdio contra Ivete Sangalo por uso 'indevido' de marca em turnê

Entenda os registros das duas marcas

Xanddy Harmonia agita foliões no circuito Barra-Ondina

Manuel Alexandre é conhecido como "Xanddy" desde os anos 90, devido ao sucesso da banda de samba e pagode Harmonia do Samba. Com o fim do grupo em 2022, o cantor seguiu carreira solo com o nome "Xanddy Harmonia".

De acordo com os dados do Inpi, Xanddy Harmonia tem cinco registros de marcas:

Marca "Xanddy" - o pedido foi feito em 2001 e concedido em 2008. Garante o direito para a especificação "músico".

Marca "Xanddy Harmonia" - o pedido foi feito em 2022 e concedido em 2023. Foram feitos pedidos para pelo menos três especificações diferentes:

organização de espetáculos, apresentação de espetáculos ao vivo, aula de samba, composição de canções e mais;

administração comercial, administração de empresa, agenciamento de artistas, publicidade e mais;

aparelho de gravação de video, aparelho para gravação de som e mais.

Xandy Godoy

Redes sociais

O cantor Alexsander Godoy também se apresenta tocando samba. Ele faz shows em Ribeira do Pombal, a 300 km de Salvador, e regiões vizinhas.

Por outro lado, o cantor Xandy Godoy também registrou a marca "Samba do Xandy" no Inpi. O pedido de registro do "Samba do Xandy" foi feito em 2023 e concedido em 2025. A especificação é de apresentação de espetáculos de samba ao vivo.

Everson Sales, advogado de Xand Godoy, defende que não há plágio ou uso impróprio da marca, já que o 'Samba do Xandy' foi aprovada pelo órgão de patentes. Ele explica que os nomes que compõem a marca são nomes genéricos

"O nome de meu cliente [referindo-se ao termo 'Xandy'] é um apelido comumente utilizado para pessoas cujo nome é Alexandre ou Alexander. O nome 'samba' é um nome de um ritmo, de um gênero musical e é de domínio público. Meu cliente até então está amparado pela legislação", afirmou.

Segundo o advogado, a defesa pretende se apoiar em características básicas como a grafia dos nomes e estilo de trabalho do cliente para rebater as alegações de uso impróprio.

Posicionamento Xanddy Harmonia

"A empresa titular da marca XANDDY HARMONIA, devidamente registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vem a público esclarecer que é detentora dos direitos exclusivos de uso da referida marca em todo o território nacional, conforme previsão do artigo 129 da Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96).

Diante da indevida utilização da expressão “Samba do Xandy” por Alexsander Lemos de Godoy, o qual tem se apresentado publicamente com nome artístico que remete diretamente à marca registrada, informamos que não há qualquer vínculo ou autorização para tal uso, configurando clara infração aos direitos marcários da titular.

O uso indevido da marca causa confusão no público consumidor e configura concorrência desleal, sendo passível de medidas administrativas, civis e criminais, a fim de proteger os direitos legítimos da marca e evitar prejuízos à sua reputação e identidade construída ao longo dos anos.

Reforçamos que os titulares da marca XANDDY HARMONIA adotarão todas as providências cabíveis para cessar a infração e responsabilizar os envolvidos, inclusive com notificações e medidas judiciais, se necessárias.

Por fim, destacamos a importância do respeito à propriedade intelectual no cenário artístico e musical brasileiro, essencial para garantir a justiça, a ética e a livre concorrência dentro dos parâmetros legais".

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/08/06/cantor-xanddy-harmonia-notifica-por-uso-indevido-de-marca.ghtml

Menina morre em acidente com van escolar

Menina morre em acidente com van escolar em Ipameri, Goiás

Reprodução/TV Anhanguera

Uma menina de 9 anos morreu em um acidente envolvendo uma van escolar em Ipameri, na região sudeste de Goiás. Segundo a Polícia Civil, a van capotou enquanto estava levando estudantes para escola.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

O capotamento aconteceu ao meio-dia desta terça-feira (5). O delegado Diogo Ferreira contou ao g1 que o acidente aconteceu em uma estrada vicinal, aproximadamente 35km de distância do asfalto.

Em nota, a Prefeitura de Ipameri informou que o acidente ocorreu na região da Mata do Calixto e o veículo é de prestador autônomo do transporte escolar rural. A prefeitura decretou luto de três dias em memória da estudante de 9 anos (veja nota ao final da reportagem).

Segundo o major do Corpo de Bombeiros Rodrigo André, estavam na van cinco crianças e o motorista. O irmão da menina também estava na van e ficou ferido com hematoma no pé. Já o motorista teve uma escoriação na região dorsal, mas ele teria se recusado a ser conduzido para atendimento médico e ficou no local.

LEIA TAMBÉM:

Criança morre após motorista suspeito de dirigir bêbado atingir van em que ela estava

Acidente mata duas pessoas e deixa três feridas na GO-436

Sobe para 6 o número de mortos em acidente com carreta e van na GO-336

O delegado da Polícia Civil relatou que, depois do capotamento, o motorista conseguiu retirar a menina debaixo do veículo. Ainda de acordo com o delegado, o motorista era cadastrado para realizar o transporte escolar na linha em que conduzia a van.

“A investigação ocorre agora por meio de inquérito, que reunirá a oitiva dos suspeitos e de algumas pessoas que chegaram em seguida ao local”, contou o delegado. O investigador disse que ainda não ouviu o motorista, pois ele não estava em condições de dar depoimento nesta quarta-feira (5).

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

https://g1.globo.com/go/goias/transito/noticia/2025/08/06/menina-morre-em-acidente-com-van-escolar.ghtml

Feira de Discos é atração deste final de semana no Pátio Limeira Shopping

Crédito: Divulgação

Os apaixonados por música e colecionadores de discos podem se preparar! A Feira de Discos retorna ao Pátio Limeira Shopping, administrado pelo Grupo AD, nos dias 9 e 10 de agosto, e trará mais de 5 mil itens entre vinis, CDs e DVDs, além de outros artigos colecionáveis como quadrinhos, bottons, adesivos e ímãs.

O acervo que estará à disposição dos visitantes inclui discografias de bandas clássicas de rock, com discos de época, além de novas edições lacradas de nomes icônicos como Beatles, Pink Floyd, Iron Maiden e Metallica, incluindo artistas nacionais.

Os fãs também poderão encontrar lançamentos atuais de grandes nomes como Taylor Swift, Pitty, Lana Del Rey e Imagine Dragons. Além disso, haverá edições especiais japonesas, americanas e europeias, repletas de itens raríssimos, relíquias de diversos estilos musicais e discos em promoção a partir de R$ 10,00.

Crédito: Divulgação

A Feira de Discos também será um ponto de encontro para aqueles que desejarem levar LPs, CDs e aparelhos que têm em casa para negociar com os expositores, que também estarão comprando e trocando materiais.

Essa é a primeira vez que o evento acontecerá durante todo o fim de semana. Entre as novidades desta edição estão expositores que visitam Limeira pela primeira vez. O produtor da Feira e proprietário da Warlock, Rodrigo Marques, está empolgado.

“Cada edição é um misto de emoções. Estamos ansiosos para reencontrar os amigos que fizemos em Limeira que é uma cidade apaixonada por música”, destaca.

A Feira de Discos faz parte da programação do Mês dos Pais do Pátio Limeira Shopping. “Este evento é sucesso em todas as edições e, desta vez, ele vem com um propósito maior que é deixar o Dia dos Pais ainda mais especial”, afirma Sibelly Paganotti, coordenadora de marketing do Pátio Limeira Shopping.

O evento é gratuito e será realizado no piso térreo, próximo ao Outback. No sábado, o público poderá visitar a Feira das 10h às 22h e, no domingo, das 14h às 20h.

Vacinação

No sábado, 9 de agosto, o Pátio Limeira Shopping fará parte da Semana da Vacinação, promovida pela Prefeitura de Limeira. Das 10h às 15h, a equipe da Secretaria de Saúde estará no empreendimento, no piso superior, para aplicar doses contra gripe, meningite (ACWY), HPV e febre amarela. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, com acesso facilitado à imunização.

Sobre o Pátio Limeira Shopping

Com 64 mil m² de área construída, o Pátio Limeira Shopping possui mais de 150 operações, sendo cinco lojas-âncoras (Marisa, C&A, Riachuelo, Lojas Americanas e Renner), seis megalojas (Ri Happy, Centauro, Di Gaspi, Polo Wear, Kalunga e Lojas 1a99), mais de 30 operações de alimentação e quatro restaurantes (Outback, Coco Bambu, Pizza Hut e Sr. Boteco) e o cinema Arcoplex, com cinco salas, sendo uma 3D. Anexo ao Pátio Limeira Shopping está o Pátio Office, torre comercial com dez andares e 160 salas modulares. Localizado na região central de Limeira, o empreendimento é um importante local de compras, lazer e entretenimento para adultos e crianças da cidade e região, oferecendo excelentes opções com segurança e estacionamento coberto para mil veículos, com sinalizadores.

Site: www.patiolimeira.com.br

Instagram: Pátio Limeira Shopping

Facebook: Pátio Limeira Shopping

Sobre o Grupo AD

A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.

Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/especial-publicitario/patio-limeira-shopping/noticia/2025/08/06/feira-de-discos-e-atracao-deste-final-de-semana-no-patio-limeira-shopping.ghtml

Às vésperas de ultimato de Trump, encontro entre Putin e enviado especial foi 'construtivo' e envolveu 'troca de sinais', diz assessor russo

Vladimir Putin com o enviado especial dos EUA Steve Witkoff

Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

O encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o enviado especial do governo Trump, Steve Witkoff, nesta quarta-feira (6) foi "útil e construtivo", e envolveu uma "troca de sinais" entre Moscou e Washington, segundo assessores de Putin.

A reunião ocorreu dois dias antes do fim do ultimato estabelecido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para que a Rússia termine a guerra na Ucrânia, sob ameaças de impor "tarifas severas" de 100% sobre os russos e seus parceiros comerciais.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

O líder russo e o emissário aperaram as mãos, ambos sorridentes, no início do encontro em uma sala suntuosa da sede do governo, segundo as imagens divulgadas pelo serviço de imprensa da presidência russa.

Em sua chegada a Moscou, Witkoff foi recebido pelo representante especial do presidente, Kirill Dmitriev, segundo a agência oficial Tass.

O emissário, braço direito de Trump em missões de paz, já havia se reunido em várias ocasiões com Putin, sem conseguir um acordo para o fim da guerra.

As relações entre Moscou e Washington ficaram ainda mais tensas desde a semana passada, depois que Trump enviou dois submarinos nucleares em resposta a declarações do ex-presidente russo Dmitri Medvedev.

Além disso, o presidente americano concedeu à Rússia um prazo de 10 dias, até sexta-feira (8), para que o país detenha sua ofensiva na Ucrânia ou enfrente novas sanções que não foram especificadas.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, pediu nesta quarta-feira o "reforço de todas as alavancas de que dispõem os Estados Unidos, a Europa e o G7" contra a Rússia, aproveitando a presença de Witkoff em Moscou.

O Kremlin só "buscará acabar com a guerra quando sentir pressão suficiente", disse.

Trump também ameaçou impor tarifas adicionais aos países que fazem comércio com a Rússia, como China e Índia.

O magnata republicano, que iniciou o segundo mandato em janeiro com a promessa de acabar com a guerra na Ucrânia em poucos dias, está cada vez mais frustrado com Putin.

Quando os jornalistas perguntaram qual seria a mensagem de Witkoff a Moscou e se a Rússia poderia evitar as sanções, ele respondeu: "Sim, alcançar um acordo para que as pessoas parem de morrer".

Moscou respondeu que considera as ameaças "ilegítimas".

- Compra de armas -Trump afirmou que aguardaria o resultado da reunião em Moscou antes de decidir sobre as sanções. "Vamos ver o que acontece (...) Faremos a determinação neste momento", disse.

Apesar da pressão americana, os combates prosseguem: as autoridades ucranianas relataram que pelo menos duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas nos bombardeios da madrugada de quarta-feira na região de Zaporizhzhia.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a interceptação de 51 drones ucranianos na madrugada de terça para quarta-feira.

O Exército russo lançou 6.297 drones contra a Ucrânia em julho, um recorde desde o início da invasão em 2022, segundo um levantamento da AFP com base em dados divulgados por Kiev.

Para reforçar as defesas da Ucrânia, Suécia, Dinamarca e Noruega anunciaram na terça-feira a intenção de comprar armas americanas.

Estocolmo, Copenhague e Oslo doarão 500 milhões de dólares (2,75 bilhões de reais) em ajuda militar, incluindo sistemas de defesa aérea, armas antitanque, munições e peças de reposição.

"A Ucrânia não luta apenas por sua própria segurança, mas também pela nossa", destacou o ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson.

No mês passado, o presidente americano anunciou um projeto em colaboração com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, para que os aliados europeus e o Canadá adquiram armas americanas, incluindo sistemas avançados Patriot.

Putin afirmou na sexta-feira que deseja a paz, mas se recusa a reduzir suas exigências.

O presidente russo pede que a Ucrânia ceda quatro regiões parcialmente ocupadas (Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson), além da Crimeia, anexada em 2014, e que o país renuncie ao fornecimento de armas ocidentais e ao projeto de adesão à Otan. Kiev considera as condições inaceitáveis.

bur-lb/pno/erl/ag/arm/mas/zm/fp/jc

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/06/encontro-putin-witkoff-tarifas-trump-guerra-ucrania.ghtml

Homem morre ao ser baleado em bar de Tatuí

Central de Flagrantes e Delegacia de Tatuí (SP)

Reprodução/Google Maps

Um homem de 43 anos morreu ao ser baleado enquanto estava em um bar na Vila Esperança, em Tatuí (SP), na noite desta terça-feira (5). Ninguém foi preso.

De acordo com o boletim de ocorrência, Rafael Lopes Dos Santos foi encontrado pela polícia caído no estabelecimento com um ferimento na cabeça. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

O proprietário do bar disse à polícia que estava trabalhando quando ouviu os disparos. Depois, encontrou a vítima caída e um homem com uma máscara preta, que fugiu do local.

A perícia foi acionada. O veículo da vítima foi recolhido e levado para a delegacia. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investiga o caso.

Confira outros destaques do g1:

g1 em 1 minuto: relatório aponta possível causa de acidente que matou paraquedistas

VÍDEO: motorista 'fura' sinal vermelho e arremessa outro veículo contra árvore em colisão

Uso inadequado de alavanca de combustível causou morte de dois paraquedistas no interior de SP, aponta relatório

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/08/06/homem-morre-ao-ser-baleado-em-bar-de-tatui.ghtml

Incêndio em área de mata no Piauí avança; aeronave chega oito dias após início das chamas

Helicóptero faz sobrevoo de reconhecimento em área de incêndio que dura 8 dias no PI

O incêndio florestal que afeta áreas rurais dos municípios de Pavussu e Canto do Buriti há pelo menos oito dias já consumiu cerca de 98 km², segundo a Defesa Civil do Piauí. Um helicóptero do Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer) chegou à região na manhã desta quarta-feira (6) e deve alcançar os pontos de difícil acesso.

"O emprego da aeronave não é só nesse combate direto ao fogo. Ela leva o brigadista, o bombeiro até próximo ao local, ou seja, reduz o tempo e o cansaço físico. E dá uma visão estratégica pra quem tá combatendo montar sua estratégia, de onde o fogo pode estar indo, o que nós podemos fazer para combater, ou seja, um contra-fogo,, explicou o coronel Gomes.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Estado de calamidade

Decreto de emergência de Pavussu

Reprodução

O prefeito de Pavussu, Winicius Miranda (PSD), decretou nesta terça-feira (5) situação de calamidade por causa do incêndio. O novo decreto cita as perdas expressivas na agricultura familiar e o baixo índice de chuvas, que tem provocado aumento ainda maior nas chamas.

A produção de arroz, milho e feijão foram as mais prejudicadas, chegando à casa de 90% de perdas.

O assessor da secretaria de governo da prefeitura de Pavussu, Agenor Santos, disse ao g1 que o município já estava em situação de emergência por conta da estiagem desde março deste ano, mas que o quadro se agravou com o incêndio florestal.

"Nos já tínhamos um decreto anterior a esse em virtude da seca. Aqui nós somos um município que a principal fonte de renda é a pecuária e o plantio, e por conta da seca, tivemos perdas grandes, quase que na totalidade. E agora com esse incêndio veio a calhar uma situação que já era crítica, era caótica e só piorou com o incêndio", citou.

O estado de calamidade é o nível mais grave de atenção possível, em âmbito municipal ou estadual. É um mecanismo usado quando o desastre é grande demais para que o município ou estado resolva por conta própria, pedindo auxílio da União e outros entes.

*A reportagem está em atualização.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/08/06/incendio-em-area-de-mata-no-piaui-avanca-aeronave-chega-oito-dias-apos-inicio-das-chamas.ghtml

Príncipe Harry é absolvido de acusações de assédio em ONG africana

Príncipe Harry

Toby Melville/Reuters

A agência britânica reguladora de organizações de caridade eximiu nesta quarta-feira o príncipe Harry de qualquer responsabilidade, depois que a presidente de uma ONG fundada por ele na África o acusou de assédio, mas destacou que "todas as partes" cometeram erros de gestão.

Em março, Harry renunciou ao seu papel na Sentebale, fundada no Lesoto para combater a aids na África, devido a um conflito com a presidente do conselho administrativo.

A advogada Sophie Chandauka, do Zimbábue, havia sido acusada de má governança pelos membros do conselho.

O caso culminou em um ajuste de contas público quando Chandauka acusou o duque de Sussex de "assédio" e "intimidação", em uma entrevista à rede Sky News.

O príncipe então denunciou uma série de "mentiras" e tanto ele quanto Chandauka recorreram à agência reguladora britânico, a Charity Commission, para resolver o conflito.

Em suas conclusões publicadas nesta quarta-feira, a agência culpou "todas as partes por terem permitido que [o conflito] se desenvolvesse publicamente".

Ainda assim, afirmou que não encontrou "nenhuma prova" de "assédio ou intimidação generalizados ou sistêmicos" nem de "misoginia ou misoginia contra mulheres negras" na ONG.

Por outro lado, apontou que a "incapacidade dos administradores para resolver os conflitos internamente teve graves repercussões na reputação" da Sentebale e também denunciou "fragilidades na governança" da organização.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/06/principe-harry-e-absolvido-de-acusacoes-de-assedio-em-ong-africana.ghtml

Semed entrega nova remessa de produtos da agricultura familiar para escolas e creches em Santarém

Nova remessa de produtos da agricultura familiar chega para escolas e creches da rede municipal de Santarém

Ronaldo Ferreira

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, oeste do Pará, iniciou na terça-feira (5), a entrega de nova remessa de produtos da agricultura familiar para as escolas da rede municipal visando o segundo semestre letivo.

São aproximadamente 5 toneladas de produtos hortifruti diversificados diretamente do planalto santareno sendo entregues, como: melancia, abacaxi, jerimum, banana, pimentinha de cheiro, batata doce além dos folhosos. A ação visa garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, especialmente aqueles que dependem da alimentação escolar como principal ou única fonte de nutrição diária.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

“É importante receber no início desse semestre e no decorrer dele os alimentos da agricultura familiar que fazem parte do cardápio escolar, pois garante às crianças uma alimentação saudável e nutritiva, além de valorizar a cultura regional”, destacou a coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Manoel Pereira Damasceno, no bairro Interventoria, Juliana Bruna Imbiriba.

A entrega dos produtos é feita diretamente nas escolas e creches por meio de cooperativas, associação de produtores e grupos informais devidamente cadastrados e aptos ao fornecimento.

A presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS), Lucilene da Silva, comentou sobre a satisfação em poder participar desse momento de valorização da agricultura local.

“Pra nós é uma satisfação muito grande e uma oportunidade que o governo municipal tá dando pra essas famílias de agricultores onde toda a produção de hoje tá vindo do planalto santareno e a gente tá trazendo uma diversificação de hortifruti. Isso vai fomentar a agricultura, fazer girar a rotatividade da economia de Santarém e vai trazer agregamento de valores pra nossa produção e as crianças vão ter uma alimentação saudável, de qualidade”, afirmou.

Cooperativas cumprem calendário de entrega de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Ronaldo Ferreira

Seis cooperativas, associações e grupos informais contratados pela prefeitura a partir da chamada pública 001/2025 estão responsáveis pela entrega dos produtos, feitas semanalmente direto nas escolas conforme a safra. Até o momento, a produção já chega a 40% do total a ser entregue até o final do ano.

A ação de hoje foi acompanhada pela nutricionista da Semed, Nayara Matos, que ressaltou a importância dos produtos na alimentação dos alunos.

“A educação alimentar é importante e, nesse caso, inclui vitaminas C e E e isso agrega na alimentação das crianças. Vale destacar também que, como tá chegando o verão, incluímos no cardápio produtos como melancia, o abacaxi, ou seja, frutas ricas em águas pensando também na hidratação dos alunos. A gente orienta os coordenadores colocar pra gelar essas frutas e dar geladinho depois do almoço ou no lanche das crianças, principalmente em horários mais quentes”, ressaltou Nayara.

Alunos da rede municipal iniciam segundo semestre com alimentação saudável nas escolas e creches

Ronaldo Ferreira

A Secretaria Municipal de Educação tem conseguido cumprir uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), avançando na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar.

“Santarém tem buscado ofertar na alimentação escolar produtos produzidos em âmbito local, favorecendo a qualidade, a saúde, gerando resultados positivos para o aluno na questão de saúde, desenvolvimento cognitivo e psíquico. Nós temos uma meta estabelecida dentro do nosso município para que todo recurso que vem do governo federal possamos investir o mínimo de 30% na alimentação escolar e o município de Santarém nos últimos anos tem cumprido esse requisito. Para 2025, a nossa meta é ultrapassar o percentual de 40% desses recursos somente na aquisição de produtos da agricultura familiar”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar, Vanda Maia.

Segundo ela, além da melancia e do abacaxi, outros devem compor o cardápio e outros produtos como o melão regional e os cítricos como laranja e tangerina, que devem ser destinados para as unidades de educação infantil e de escolas de tempo integral. Há ainda a possibilidade da inclusão do açaí no cardápio, porém, esse item depende de uma boa safra.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/08/06/semed-entrega-nova-remessa-de-produtos-da-agricultura-familiar-para-escolas-e-creches-em-santarem.ghtml

Nos 80 anos de Hiroshima, armas atômicas estão em alta

Hiroshima após o bombardeio atômico: a cidade foi quase completamente destruída.

DPA/picture alliance via DW

"Naquele momento, vi o clarão branco-azulado na janela. No instante seguinte, senti como se estivesse flutuando no ar. A onda de choque da detonação nos catapultou para o ar." A ativista antinuclear Setsuko Thurlow, agora com 93 anos, descreveu o momento em que a bomba atômica americana batizada como "Little Boy" detonou sobre Hiroshima às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945, em uma entrevista à agência de notícias DW há alguns anos.

De 90 mil a 136 mil pessoas morreram instantaneamente ou sucumbiram mais tarde aos graves ferimentos. Setsuko Thurlow tinha 13 anos e era estudante na época. Ela relatou repetidamente o horror daquele dia, que mudou tudo.

Oitenta anos depois do bombardeio em Hiroshima, o mundo se encontra em meio a uma nova corrida armamentista nuclear global, que teve em 2024 investimento recorde desde o fim da Guerra Fria. (Leia mais abaixo)

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

"Aos poucos, consegui distinguir figuras. Eram pessoas. Mas não pareciam pessoas. Seus cabelos estavam arrepiados. Estavam cobertos de sangue. A pele e a carne estavam penduradas nos ossos. Partes inteiras do corpo estavam faltando. E alguém caminhava por ali com seus olhos nas mãos", continuou Thurlow. Seus pais sobreviveram. Mas sua irmã e uma sobrinha morreram poucos dias após a explosão.

Thurlow dedicou sua vida à luta contra as armas nucleares, tornando-se uma figura de destaque na Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (Ican, na sigla em inglês). A aliança para a abolição de todas as armas nucleares recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2017. Thurlow proferiu um comovente discurso na cerimônia de premiação.

Como o governo japonês não se rendeu incondicionalmente após o bombardeio de Hiroshima, os EUA decidiram lançar uma segunda bomba de um tipo diferente. Inicialmente, o alvo era a cidade portuária de Kokura, mas, devido ao mau tempo, o bombardeiro americano deu meia-volta e lançou a segunda bomba atômica sobre Nagasaki em 9 de agosto. Dezenas de milhares de pessoas morreram imediatamente. Pouco depois, a Segunda Guerra Mundial também terminava na Ásia.

Centenas de milhares de sobreviventes dos dois bombardeios atômicos sofreram sequelas permanentes, como queimaduras, câncer e deformidades causadas pela radiação. O número total de mortos e feridos permanece controverso até hoje.

Desde 1947, o Sino da Paz toca em Hiroshima às 8h15 do dia 6 de agosto. Uma cerimônia é realizada para homenagear os mortos. O prefeito em exercício pede a abolição das armas nucleares e apela pela paz no mundo. Em sua Constituição adotada em 1946, a chamada "Constituição da Paz", o Japão se comprometeu a nunca mais travar guerras. Além disso, em 1967, o país adotou os "Princípios Não Nucleares", segundo os quais rejeita a posse e a importação de armas nucleares.

País duplamente afetado

Em entrevista à DW, o historiador militar e especialista em Japão Takuma Melber, da Universidade de Heidelberg, descreveu as cerimônias em lembrança dos bombardeios como um "evento de memória cultural central" para a nação. "No Japão, a mensagem de paz ainda é mantida nas cerimônias em recordação aos bombardeios atômicos. Esse apelo por 'guerra nunca mais', contra um novo uso de armas nucleares. Esse sentimento de um Japão como um país comprometido com a paz no mundo."

Após a guerra, os antigos adversários Japão e EUA se reaproximaram. No entanto, o lado americano nunca se desculpou pelos bombardeios atômicos. O Japão não é membro de uma aliança militar multilateral como a Otan, mas é um parceiro próximo. Os Estados Unidos são protetores – inclusive nucleares – do Japão, que não possui armas atômicas. Atualmente, aproximadamente 54 mil militares americanos estão alocados no país asiático, com missão de contribuir para sua defesa e segurança.

"O Japão se vê como um Estado na linha de frente", disse o especialista em segurança Nico Lange. "Em relação à China, à Coreia do Norte e a outros vizinhos. Já com a Alemanha, é assim: mesmo que os russos invadam a Ucrânia, muitos na Alemanha ainda sentem que isso ainda está longe. Por isso, acho que podemos aprender algo com a seriedade dos japoneses em relação à sua própria reviravolta", disse Lange. Ambos os países pretendem aumentar massivamente seus gastos militares.

Levantamento de armas nucleares por país, com dados de janeiro de 2025.

Deutsche Welle

Explosão armamentista global

No ano passado, mais dinheiro foi gasto em armamentos em todo o mundo do que em qualquer outro momento desde o fim da Guerra Fria, relata o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri). Analistas preveem um aumento de 9,4% em 2024 na comparação com o ano anterior.

As principais potências nucleares, EUA, Rússia e China, estão investindo principalmente na modernização de seus arsenais nucleares. E cada vez mais países estão considerando desenvolver ou estacionar armas nucleares, alertou recentemente o diretor do Sipri, Dan Smith, em entrevista à DW.

"O mais preocupante em relação aos estoques de armas nucleares é que, após um longo período de redução, estamos começando a ver sinais de que essa tendência está se revertendo. O desarmamento nuclear de longo prazo está chegando ao fim", afirmou Smith.

A Rússia possui o maior arsenal nuclear, com 5.459 ogivas, segundo o Sipri. O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou repetidamente os países que apoiam a Ucrânia com o uso de armas nucleares. Os Estados Unidos são a segunda maior potência nuclear, com 5.177 ogivas. São seguidos de longe por China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.

Historicamente, há muitas semelhanças entre o Japão e a Alemanha em relação ao armamento nuclear. "Ambos os países têm em comum o fato de sermos fortemente contra isso", explica o especialista em segurança Nico Lange. "E também nos manifestamos contra. Mas a questão é: se você não é uma potência nuclear, realmente tem alguma influência?"

No caso de um possível uso de armas nucleares, o Japão a Alemanha não teriam liberdade para agir. Os Estados Unidos teriam a palavra final. Na Alemanha, a palavra-chave é compartilhamento nuclear, por meio do qual a Alemanha, país sem armas nucleares, poderia participar do uso de armas nucleares compartilhadas pelos Estados Unidos. Especialistas acreditam que 20 bombas nucleares americanas estejam armazenadas na cidade de Büchel, no estado alemão de Renânia-Palatinado. A autoridade decisória sobre essas armas é do presidente americano em exercício. No entanto, as armas nucleares seriam lançadas em seus alvos por jatos alemães.

A Europa precisa de mais armas nucleares?

No contexto da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, há constantes apelos para que a Alemanha tenha acesso mais direto a armas nucleares. Essa reivindicação foi feita recentemente por Jens Spahn, líder da bancada parlamentar do bloco conservador composto pelos partidos União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU). "Precisamos discutir a participação alemã ou europeia no arsenal nuclear da França ou do Reino Unido e, possivelmente, também a nossa própria participação com outros Estados europeus", disse ele em entrevista.

No Japão, também, o apelo por armas nucleares deixou de ser tabu há muito tempo. A ameaça representada pelos Estados com armas nucleares como a Coreia do Norte e a China está inquietando a população. A guerra na Ucrânia também levou a uma reconsideração no Japão. Embora os três princípios de não aquisição, não produção e não importação de armas nucleares ainda se apliquem, alguns políticos japoneses afirmam que um arsenal nuclear menor certamente poderia ser considerado. No entanto, há forte resistência a tais considerações.

No 80º aniversário das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, apenas algumas testemunhas – conhecidas como hibakusha – ainda podem relatar suas próprias experiências e alertar, como Setsuko Thurlow: "Ainda temos 16 mil dessas armas. É uma loucura, até mesmo um crime. Não vou parar nunca de explicar às pessoas que estamos vivendo na era nuclear, e é por isso que levantaremos nossas vozes. Porque os políticos ainda estão construindo mais. Em vez de um Estado com armas nucleares, como era o caso na época, agora são nove países. Temos que interromper esse processo!"

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/06/nos-80-anos-de-hiroshima-armas-atomicas-estao-em-alta.ghtml

Trump permitiu que Rússia reativasse Forças Armadas e prolongasse guerra na Ucrânia, afirmam senadores democratas

Donald Trump e Vladimir Putin

AP Photo

A negligência do governo Trump em relação às sanções da era Biden contra a economia russa permitiu que a Rússia reativasse suas Forças Armadas e prolongasse a guerra na Ucrânia, afirmam senadores democratas um relatório publicado nesta terça-feira (5).

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

O documento acusa o presidente dos Estados Unidos de ceder ao presidente russo, Vladimir Putin, ao retirar as sanções estabelecidas durante os três primeiros anos de conflito e o pressiona a cumprir o ultimato imposto: que Moscou e Kiev cheguem a um acordo de cessar-fogo até a próxima sexta (8).

"Se Trump leva a sério o fim da guerra na Ucrânia, ele deveria começar a usar as ferramentas que já tem. Mas cada mês que ele passou no cargo sem ação fortaleceu a posição de Putin, enfraqueceu a nossa e minou os esforços da Ucrânia para pôr fim à guerra", diz o comunicado sobre o relatório.

De acordo com fontes da agência de notícias Reuters, é improvável que o presidente russo ceda a Trump, e Putin mantém o objetivo de capturar quatro regiões da Ucrânia por completo: Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson.

Trump ameaçou a Rússia com tarifas de até 100% - para o país e seus aliados comerciais - caso não haja uma trégua.

A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, contestou o argumento dos democratas, apontando os esforços de Trump neste ano para negociar um cessar-fogo na Ucrânia:

"Este presidente está tomando medidas reais para impedir a matança — levando os dois países a dialogarem pela primeira vez em anos. Ele está vendendo armas de fabricação americana para membros da OTAN e ameaçando Putin com sanções severas se ele não concordar com um cessar-fogo, porque quer trazer a paz a este conflito que já dura tempo demais".

Vladimir Putin com o enviado especial dos EUA Steve Witkoff

Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Nesta quarta-feira (6), o enviado especial dos EUA Steve Witkoff se encontrou com o presidente russo em Moscou em uma tentativa de chegar a um acordo. Os detalhes do encontro, no entanto, não foram divulgados.

Trump assumiu o cargo prometendo encerrar a guerra em um dia e rapidamente cedeu a Putin, alegando, sem fundamento, que a Ucrânia, e não a Rússia, era a responsável por prolongar os combates. Desde então, Trump mudou de posição, cada vez mais frustrado com a recusa de Putin em fechar um acordo, e prometeu continuar vendendo armas para Kiev.

Rússia X EUA

Trump diz que Índia pagará 'multa' por comprar da Rússia

Nesta terça-feira (5), a Rússia endureceu suas declarações contra os Estados Unidos após o presidente americano, Donald Trump, voltar a ameaçar a Índia com tarifas maiores por causa de sua parceria comercial com os russos.

O Kremlin classificou a pressão contra o governo indiano e outros compradores do petróleo do país como "ilegal" e criticou as "ameaças". Disse que todos os países soberanos têm o direito de escolher com quem estabelecer parcerias econômicas.

O porta-voz do governo de Vladimir Putin também reafirmou que a Rússia não tem mais restrições sobre onde posiciona seus mísseis de alcance intermediário.

Na segunda-feira (4), Moscou anunciou que estava abandonando formalmente uma moratória que impedia essa ação, e acusou os Estados Unidos de posicionar armas semelhantes na Europa e na região Ásia-Pacífico.

Míssil intercontinental balístico russo Yars é lançado em exercício de guerra nuclear em Plesetsk, em 2022

Ministério da Defesa da Rússia/AP Photo

LEIA TAMBÉM

Quase impossíveis de detectar: conheça submarinos nucleares dos EUA, usados para ameaçar a Rússia

'Mão Morta': entenda o que é arma nuclear 'apocalíptica' da Rússia que fez EUA movimentar submarinos

EUA anunciam exigência de caução de até US$ 15 mil para alguns vistos em programa piloto

Rússia pede cautela na retórica após troca de ameaças nucleares com Trump

Além de ameaçar Putin com sanções e tarifas de até 100%, Trump também disse que reposicionou submarinos nucleares após declarações de um aliado de Putin.

A fala do presidente americano fizeram a Rússia pedir “grande prudência” nas declarações sobre armas nucleares. O porta-voz russo, Dmitry Peskov, porém, minimizou a ação americana, dizendo que esses submarinos “já estão em serviço” de forma permanente e que a Rússia não vê isso como uma escalada na tensão nuclear.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/06/trump-permitiu-russia-prolongasse-guerra-ucrania-democratas.ghtml

'Nem herói intocável, nem vilão': quem foi Plácido de Castro, o homem por trás da Revolução Acreana

Plácido de Castro, gaúcho que liderou fase final da guerra pelo Acre

Acervo Digital: Deptº de Patrimônio Histórico e Cultural - FEM

Nesta quarta-feira (6), o Acre celebra a Revolução Acreana, marco histórico que consolidou a luta pela anexação do território ao Brasil no início do século XX. No centro deste episódio, está a figura de Plácido de Castro, exaltado como herói acreano, mas que segundo historiadores, era, acima de tudo, um homem comum, com virtudes e um temperamento forte.

👉 Contexto: No dia 6 de agosto de 1902, há exatos 122 anos, iniciaram-se os confrontos da Revolução Acreana. Os conflitos entre brasileiros que ocupavam a região desde meados de 1870 e o governo boliviano a quem o território pertencia legalmente pelos direitos de exploração da terra já duravam pouco mais de três anos. O principal interesse dos dois grupos era a exploração do látex. Os confrontos só acabaram em 1903 com a anexação do Acre ao Brasil.

📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça

Plácido de Castro foi o principal líder militar da chamada última fase da Revolução Acreana. Gaúcho, nascido em São Gabriel (RS), seguiu a carreira militar influenciado pela tradição da família, mas abandonou o Exército após se decepcionar com a derrota de seu lado na Revolução Federalista (1893-1895), conflito que opôs forças estaduais ao governo central.

Desiludido, ele veio para a Amazônia em busca de oportunidades na economia da borracha, como tantos outros brasileiros no final do século XIX. Por volta de 1895, já estava no território que viria a se tornar o Acre, atuando como agrimensor e demarcador de terras, graças à formação técnica que havia recebido na vida militar.

Em entrevista ao g1, o historiador Marcus Vinícius Neves explicou que Plácido de Castro foi por muito tempo “endeusado” pela historiografia local, muito em função do simbolismo da Revolução como ato de resistência da sociedade acreana frente à dominação boliviana, e, indiretamente, ao próprio governo federal brasileiro, que nomeava governantes sem conexão com a realidade regional.

“Ele foi superestimado em vários momentos, e seus defeitos muitas vezes foram deixados de lado em prol dessa imagem de herói. Mas ele era um homem do seu tempo: uma época marcada por forte autoritarismo, militarismo, patriotismo com outro sentido do que conhecemos hoje e uma sociedade extremamente masculinizada", falou.

LEIA MAIS:

A guerra pelo Acre: como imigrantes nordestinos enfrentaram norte-americanos, ingleses e bolivianos e anexaram território ao Brasil

'O Acre existe?' g1 explica surgimento de piada sobre a existência do estado

QUIZ: No aniversário de 61 anos do Acre, quanto você sabe sobre a história do estado?

Acre já abasteceu 60% do mercado mundial de borracha

MEDEIROS, Avelino Chaves. Exploração da Hevea / Acervo: Edunyra Assef / Acervo Digital: Dept° de Patrimônio Histórico e Cultural - FEM

Antes da liderança

Mesmo já vivendo na região, Plácido de Castro não participou da primeira insurreição acreana, em 1899, nem da criação do Estado Independente do Acre, liderado por Luís Galvez.

Ainda assim, acompanhava de perto os acontecimentos. Em 1900, teria recusado convite para participar da chamada “expedição dos poetas”, uma tentativa fracassada de retomada do controle da região.

''Imperador' Galvez, jornalista espanhol, declarou independência do Acre

Giselle Lucena/Arquivo pessoal

Foi só em 1902, com o avanço do contrato entre Bolívia e Bolívia Syndicate, consórcio com participação dos EUA e Inglaterra, que Plácido aceitou liderar o movimento armado. Com uma condição: teria total autonomia, inclusive com autoridade para punir com morte qualquer desobediência.

A luta armada contra o exército boliviano foi o ápice de um conflito que se desenhava desde 1870, quando os primeiros brasileiros, vindos na maioria da região Nordeste do Brasil, começaram a ocupar a região do "Aquiry", nome indígena que significa 'rio dos jacarés' e acabou dando nome ao estado.

Conflito

A chegada de Plácido de Castro ao Acre finalmente mudou a sorte dos brasileiros que desejavam se estabelecer no território.

"Quando Plácido de Castro, à frente de um exército de seringueiros, invade a cidade de Xapuri e a toma das autoridades, dá início a última fase da Revolução Acreana. A fase mais sangrenta, que levou os seringueiros a pegar em armas e ir a luta contra os bolivianos", ressaltou Marcus Vinícius.

Segundo o historiador, até hoje não é possível saber com clareza quantas pessoas morreram no conflito e qual lado teve mais perdas, já que as histórias são divergentes.

Com apoio de seringueiros e financiadores do Amazonas, Plácido liderou um ousado movimento militar contra o domínio boliviano. Com estratégias e avanços arriscados, saiu vitorioso e consolidou o território como parte do Brasil.

Mapa mostra locais onde os revolucionários enfrentaram o exército boliviano

Acervo Digital: Dept° de Patrimônio Histórico e Cultural - FEM

Da glória à emboscada

O sucesso nas batalhas lhe deu grande prestígio político. Após a Revolução, ganhou reconhecimento do Barão do Rio Branco e se tornou uma figura central na política local.

Mas o Acre, transformado em território federal, passou a ser governado por prefeitos nomeados, o que levou Plácido a frequentes embates com as autoridades.

A tensão culminou em 1908, quando Plácido foi morto numa emboscada a caminho de seu seringal, o Capatará.

O crime teria sido encomendado pelo então prefeito departamental Gabino Besouro. O executor, segundo os relatos históricos, foi Alexandrino José da Silva, ex-comandado de Plácido na Revolução.

Legado

Plácido de Castro é, até hoje, lembrado como símbolo de coragem e determinação. Mas, segundo Marcus Vinícius Neves, é essencial compreendê-lo em sua totalidade.

Para o historiador, mais que anexação do território acreano ao Brasil, a Revolução deixou marcas culturais que podem ser notadas ao longo dos últimos 123 anos.

“Nem herói intocável, nem vilão. Apenas um homem complexo, produto do seu tempo e das contradições da história do Acre", falou.

ORGULHO DE SER ACREANO | Estado celebra 62 anos de história

VÍDEOS: g1

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/08/06/nem-heroi-intocavel-nem-vilao-quem-foi-placido-de-castro-o-homem-por-tras-da-revolucao-acreana.ghtml

VÍDEO: Onça-pintada é flagrada com filhote em safari no Pantanal em MS

Onça-pintada é flagrada com filhote no pantanal

Uma onça-pintada fêmea e o filhote de 4 meses foram vistos passeando juntos, durante um safari realizado na última semana na fazenda Caiman, localizada na região de Miranda (MS) . Veja o vídeo acima.

A onça, chamada Aracy, é monitorada pela Organização Não Governamental (ONG) Onçafari desde o nascimento, em 2019.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

O registro foi divulgado nas redes sociais da bióloga Carol Prange, que informou que ainda é cedo para dizer se o filhote é fêmea ou macho. "Por enquanto, o pequeno ainda é bastante tímido", brincou.

Segundo a bióloga, a mãe começou a vocalizar pelo filhote e chamou várias vezes, até que ele respondeu dentro da mata. A onça levantou, foi buscar o filhote e trouxe ele para uma área aberta, bem perto do carro que fazia o passeio.

"A mãe atenciosa seguiu acompanhando e oferecendo 'lambeijos' para ele se sentir seguro", finalizou Prange.

Onça foi flagrada com o filhote na fazenda Caiman, em Miranda.

Carol Prange/ONG OnçaFari

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/08/06/video-onca-pintada-e-flagrada-com-filhote-em-safari-no-pantanal-em-ms.ghtml

Prefeitura instala redutores de velocidade em avenida de Montes Claros após engavetamento com cinco feridos e um morto

Redutores de velocidade foram instalados na Avenida Governador Magalhães Pinto

Rafael Nasta/ Inter TV

Dois redutores de velocidade foram instalados na Avenida Governador Magalhães Pinto, em Montes Claros, nessa terça-feira (5). A medida foi adotada após um grave acidente envolvendo sete veículos que deixou cinco feridos e um morto. (Relembre o caso abaixo)

Em entrevista à Inter TV, o presidente da MCTrans, Vinícius Pereira Santos, destacou que apesar da via ser bem sinalizada, há motoristas que trafegam em velocidade incompatível com a via.

📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

“Os redutores é uma medida emergencial que vem no sentido de impor mesmo essa redução de velocidade aos veículos que transitam por aqui e ao mesmo tempo também ajudar aqueles veículos mais pesados que transitam pela via”.

Também foram colocadas placas maiores e as pinturas no pavimento foram revitalizadas.

O acidente

Acidente entre veículos deixa 1 morto e 5 feridos em Montes Claros

O engavetamento ocorreu no início da manhã do dia 26 de julho. Segundo a PM, um caminhoneiro perdeu o controle e atingiu quatro carros, duas motos e um outro caminhão. Cinco pessoas ficaram feridas e um motociclista, de 42 anos, morreu no local.

As autoridades não explicaram o que levou o condutor a perder o controle da direção.

Caminhoneiro que provocou engavetamento com cinco feridos e um morto é autuado por homicídio culposo

Quando os socorristas chegaram, um motociclista, que teve vários traumas, já havia morrido. A moto estava embaixo do caminhão que causou o acidente.

O caminhoneiro foi preso em flagrante pela PM e conduzido à delegacia. De acordo com a Polícia Civil, ele foi ouvido e teve a prisão ratificada por praticar homicídio culposo na direção de veículo. O condutor passou por audiência de custódia e foi concedida liberdade provisória. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2025/08/06/prefeitura-instala-redutores-de-velocidade-em-avenida-de-montes-claros-apos-engavetamento-com-cinco-feridos-e-um-morto.ghtml

Tarifaço: China diz que apoia o Brasil em resistência à 'intimidação' tarifária e na proteção de seus direitos

Lula e Xi Jinping durante encontro em Pequim, em maio deste ano. O líder chinês não participará da cúpula dos Brics, no Rio. Será a primeira vez que ele falta a uma cúpula do bloco desde que assumiu o poder, em 2013.

Ricardo Stuckert/Presidência da República via BBC

A China apoia o Brasil na resistência ao "comportamento de intimidação" de impor tarifas excessivas, disse nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, ao assessor especial da Presidência brasileira, embaixador Celso Amorim, em uma ligação telefônica.

A China apoia o Brasil na proteção de seus direitos e se opõe à interferência externa "irracional" nos assuntos internos do Brasil, disse Wang, sem citar diretamente os Estados Unidos, de acordo com um comunicado divulgado por seu ministério.

*Esta reportagem está em atualização

https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/08/06/tarifaco-eua-china-brasil.ghtml

Apostador do ES fatura R$ 99,5 milhões sozinho na Mega-Sena com um único jogo de 6 dezenas

G1 | Loterias - Mega-Sena 2897

O prêmio de R$ 99,5 milhões sorteados nesta terça-feira (5) na Mega-Sena saiu para um único apostador de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. A aposta ganhadora acertou sozinha as seis dezenas sorteadas no Espaço da Sorte, em São Paulo.

Os número sorteados foram 01 - 06 - 24 - 27 - 28 - 57, no concurso 2897. O sortudo capixaba fez uma aposta física simples, de seis dezenas, numa casa lotérica do centro da cidade. A loja se chama Loteria Mapa da Mina.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

O valor exato do prêmio é de R$ 99.592.255,98. Além dessa aposta que acertou seis dezenas, outros dois apostadores do Espírito Santo também faturaram a quina no mesmo sorteio. Uma aposta é de Viana, que ganhou R$ 36.347,56. O jogo foi feito no Point da Sorte Loteriais.

Loteria Mapa da Mina, em Barra da São Francisco, Noroeste do Espírito Santo

Google Maps/Reprodução

Já outra aposta de Vitória também acertou cinco dezenas e faturou R$ 109.042,68. O jogo foi feito na Casa Lotérica Jardim Camburi. Ao todo, 117 apostas fizeram a quina. Outras 7.644 apostas fizeram a quadra e ganharam R$ 917,04.

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/norte-noroeste-es/noticia/2025/08/06/apostador-do-es-fatura-r-995-milhoes-sozinho-na-mega-sena-com-um-unico-jogo-de-6-dezenas.ghtml

Tarifaço de Trump: entenda o impacto para o agro do Brasil (e para os EUA) em 5 pontos

Tarifaço do Trump e agronegócio

Reprodução/redes sociais

Produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos passam a pagar uma tarifa de 50% a partir desta quarta-feira (6).

A medida atinge itens de peso no agronegócio, como café, carne bovina e pescados, e deve gerar prejuízos bilionários para o Brasil — além de encarecer produtos no mercado norte-americano.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

Entenda os impactos em 5 pontos:

Poucos itens do agro na lista de exceções

O peso dos EUA para o agro

Brasil perde, mas EUA também

Como ficam os preço no Brasil

É fácil remanejar produtos para outros países?

1. Poucos itens do agro na lista de exceções

Dos principais produtos que o Brasil exporta para os EUA, somente o suco de laranja entrou na lista de quase 700 exceções à taxa de 50% sobre o que for comprado pelo mercado norte-americano.

A relação cita ainda castanha-do-pará, madeira, polpa de celulose e sisal (veja lista completa).

Quando um produto está nesta lista, o importador americano paga 10% de sobretaxa sobre o que já é usual. Produtos que não foram contemplados passam a ter mais 40% de taxa, somando os 50%.

Entre itens abarcados na lista de exceções, os produtos florestais são os mais exportados para o país de Trump, tanto em volume quanto em valor. No ranking das vendas do agro para os EUA, eles são seguidos pelo café e as carnes, que são alvos do tarifaço de 50%.

2. O peso dos EUA para o agro

Os EUA são o terceiro maior parceiro comercial do agro brasileiro, atrás da China e da União Europeia.

Produtores estimam uma perda de até US$ 5,8 bilhões caso as vendas para o país diminuam por causa do tarifaço.

EUA são o 3º maior cliente do agronegócio brasileiro

g1/Otavio Camargo

O café é o principal alimento que o agro brasileiro vende para os EUA. E o mercado norte-americano é o maior para o café nacional no exterior.

Isso coloca o produto numa situação bastante complexa com a taxação de 50%: as perdas do café com o tarifaço podem chegar a US$ 481 milhões neste ano, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“A gente sempre diz que, assim como o Brasil é insubstituível para os Estados Unidos, os Estados Unidos são insubstituíveis para o Brasil”, resume Marcos Matos, do conselho dos exportadores, o Cecafé.

A China, maior cliente das exportações brasileiras, compra pouco café comparada aos EUA, por exemplo. Só a Alemanha importa um volume semelhante (veja abaixo).

Isso já não acontece com a carne bovina. Segundo maior mercado para o Brasil nesse setor, os EUA foram destino de 12% das exportações neste ano — muito atrás da China, que absorveu quase metade do que foi vendido.

Mesmo assim, uma redução nas vendas para os EUA representaria uma perda de US$ 1 bilhão em 2025, de acordo com a associação dos exportadores, a Abiec.

Outros setores menos volumosos, como o dos pescados, do mel e das frutas, especialmente a manga, são bastante dependentes do mercado americano.

Raio X da exportação

arte g1

3. Brasil perde, mas EUA também

O café e a carne bovina são os produtos brasileiros atingidos pela tarifa de 50% que mais devem fazer falta para os EUA.

O país de Trump é o maior consumidor de café do mundo, mas praticamente não tem produção própria. Os EUA importam 99% do café que consomem, e o Brasil é responde por cerca de 30% desse volume. Então, é difícil achar rapidamente quem possa suprir essa quantidade.

O Brasil também é o principal fornecedor de carne bovina para indústrias nos EUA, que a transformam em hambúrguer, por exemplo. O país norte-americano até compra mais carne da Austrália, mas são os cortes que vão direto para os mercados.

A situação se agrava porque os EUA não são autossuficientes em carne bovina e estão com falta de bois para o abate, o que já tem causado uma inflação da carne.

4. Como ficam os preços no Brasil?

O tarifaço poderia significar menos vendas para os EUA e o repasse dessess para o mercado brasileiro. Com mais oferta, os preços baixariam no supermercado, certo? Não será bem assim, segundo economistas ouvidos pelo g1.

Tarifaço pode encarecer ou baratear o preço dos alimentos no Brasil?

Para a carne bovina, a expectativa é de que pode acontecer uma queda inicial nos preços, mas ela não se sustentaria por muito tempo, dizem os especialistas.

Isso porque o tarifaço já está fazendo os produtores diminuírem ainda mais os abates. A medida de Trump só reforça uma tendência que ocorreria com ou sem a medida do governo americano. Assim, a oferta de carne tende a ficar menor nos próximos meses e o preço, a subir.

Os valores do café, que começaram a cair depois de mais de um ano de alta, não devem ser afetados em um primeiro momento.

O setor acredita que as vendas aos EUA não serão paralisadas e que existe espaço e tempo para negociar um alívio. Os grãos colhidos na safra atual podem aguardar até 2026 para serem embarcados.

Veja mais sobre os preços de outros alimentos

5. É fácil remanejar produtos para outros países?

Não seria fácil redirecionar para outros mercados os principais produtos do agro que iriam para os EUA, segundo especialistas ouvidos pelo g1.

Para o café, essa mudança seria complexa, já que cada destino tem exigências próprias de qualidade, tipo e normas fitossanitárias. É uma questão semelhante à enfrentada pelos exportadores de mel.

Café bom do Brasil vai todo para fora?

No caso da carne bovina, nenhum outro destino conseguiria substituir os EUA de imediato, em rentabilidade, segundo os exportadores.

Também tem a questão das preferências, que podem variar conforme o país. Os americanos compram mais a dianteira do boi, usada em hambúrgueres. O consumo no Brasil, por exemplo, se volta mais para a parte traseira, de onde saem cortes como a picanha e a alcatra.

Entenda mais sobre como funciona a exportação

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/08/06/tarifaco-de-trump-entenda-o-impacto-para-o-agro-do-brasil-e-para-os-eua-em-5-pontos.ghtml

Empresas antecipam exportações na véspera do tarifaço; cargueiro com produtos do RS, SP e MG decola rumo aos EUA

Na véspera do Tarifaço, empresas correm para enviar produtos aos EUA

Empresas brasileiras anteciparam embarques para os Estados Unidos na véspera da entrada em vigor da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano. A nova tarifa passa a valer nesta quarta-feira (6) e deve impactar diversos setores da indústria nacional, como calçados, vestuário, móveis e couro.

No Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, um cargueiro modelo 767-300 decolou às 13h52 desta terça-feira (5) com destino a Miami. O avião transportava 51 toneladas de produtos fabricados por empresas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp

A Fraport, concessionária que administra o terminal, mobilizou equipes para acelerar o embarque.

"Essa operação foi feita em tempo recorde. Mobilizou efetivo de 40 pessoas. Foram 51 toneladas de carga operadas em menos de 24 horas", afirmou André Ogg, gerente de Logística do Terminal Logístico.

A previsão de empresários e especialistas é de redução nas exportações brasileiras para os Estados Unidos já nos próximos dias. Fabiane Dietrich, gerente de Comércio Exterior da Premium International Freight Agency, reforça que o impacto será imediato nos preços e nas negociações.

"Vai haver um declínio nas exportações para os Estados Unidos até que as empresas consigam se alinhar ou haja algum tipo de adaptação", afirmou. "O produto brasileiro nos Estados Unidos vai aumentar de valor com certeza, porque eles estão pagando imposto bem maior do que pagavam antes", completou.

Segundo ela, embarques futuros já estão sendo cancelados por conta da mudança.

Já a empresária Lucianna Martinez, CEO da Lybethras Swimwear, afirmou que seguirá enviando pequenas remessas até o fim da isenção para cargas de até 800 dólares, válida até 29 de agosto.

"Nós embarcamos tudo que deu até hoje. E agora vamos seguir embarcando com um percentual menor da exportação e ainda vai valer até o dia 29 de agosto. Até lá, vamos fracionar todas as cargas e pagar um frete maior", explicou.

"Depois vamos ter que avaliar as consequências. Temos feiras pagas nos Estados Unidos e nosso maior mercado é lá. Vamos ter que rever os preços para ver como vai ficar", completou.

Reuniões entre governo e setor industrial foram realizadas nesta terça-feira (5). O governo estadual liberou uma linha de crédito de R$ 100 milhões pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com juros abaixo dos praticados no mercado. O governo federal deve anunciar medidas nos próximos dias.

Exportadores também pedem a antecipação de créditos de ICMS: "Essas empresas precisam de uma medida especial, que nós temos que estudar junto com os dois governos. Mas, na nossa visão, essas empresas precisam de um socorro urgente", declarou Cláudio Bier, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

"Neste momento, precisamos da ajuda deles, principalmente para essas empresas que são dependentes das exportações para os Estados Unidos. Para você ter uma ideia, 99% das exportações gaúchas para os Estados Unidos são da indústria", completou.

Exportações do RS devem ser impactadas por tarifas dos Estados Unidos contra o Brasil

Reprodução/RBS TV

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/08/06/empresas-antecipam-exportacoes-na-vespera-do-tarifaco-cargueiro-com-produtos-do-rs-sp-e-mg-decola-rumoaos-eua.ghtml

Bolsonaro cumpre 1º dia de prisão domiciliar com visita de Ciro Nogueira e sob rígidas regras

"/> Bolsonaro cumpre 1º dia de prisão domiciliar com visita de Ciro Nogueira e sob rígidas regras

Reprodução/TV Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro cumpriu as primeiras 24 horas da prisão domiciliar e das outras restrições impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na casa de Jair Bolsonaro, em Brasília, não há policiamento. Os passos do ex-presidente são monitorados pela tornozeleira eletrônica. As redes sociais dele estão sob vigilância da Polícia Federal.

Nesta terça-feira (5), no meio da tarde, o ex-presidente recebeu a visita do senador Ciro Nogueira, do Progressistas.

"Fui autorizado pelo relator, ministro Alexandre, a visitá-lo, seguindo todas as normas e como a imprensa acabou de ver saindo", disse o senador.

O relator, Alexandre de Moraes, vai analisar outros pedidos de autorização de visitas a Bolsonaro, dos deputados Marcelo Moraes, Sóstenes Cavalcante, Eros Ferreira Biondini, Luciano Zucco e Junio Amaral, todos do PL, além do empresário e amigo pessoal Renato de Araújo Corrêa.

Na decisão que determinou a prisão domiciliar, Moraes afirmou que apenas advogados e pessoas autorizadas pelo Supremo podem visitar o ex-presidente e não podem usar celular, tirar fotos ou gravar imagens. Bolsonaro também está proibido de usar celular dele ou de qualquer outra pessoa.

Moraes também manteve a proibição de Bolsonaro de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e usar redes sociais, a deles e a de terceiros.

As restrições impostas pelo Supremo não atingem os outros moradores da casa – a mulher, Michelle, a filha e os empregados de Bolsonaro. Todos podem entrar e sair quando quiserem, usar celular e as redes sociais.

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que vai recorrer contra a ordem de prisão domiciliar, mas ainda não informou quando.

Desde março, Bolsonaro é réu no STF, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado. Ele responde por cinco crimes:

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

Golpe de Estado;

Participação em organização criminosa armada;

Dano qualificado;

E deterioração de patrimônio tombado.

O processo está na fase das alegações finais da defesa, a última etapa antes do julgamento, que deve ocorrer em setembro.

LEIA MAIS

Após protestos e obstrução da oposição, Alcolumbre e Motta cancelam sessões no Congresso

Prisão domiciliar de Bolsonaro domina o ambiente no Congresso Nacional na volta dos trabalhos

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/08/05/bolsonaro-cumpre-1o-dia-de-prisao-domiciliar-com-visita-de-ciro-nogueira-e-sob-rigidas-regras.ghtml

Mulher simula pedido de pizza para denunciar violência doméstica e homem é preso na Bahia

Mulher finge pedido de pizza para denunciar violência doméstica e homem é preso na Bahia.

Márcia Santana/ SSP

Uma mulher simulou pedir uma pizza para conseguir socorro durante uma ligação para o Centro Integrado de Comunicações da Segurança Pública (Cicom), ferramenta da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

A vítima discou o número 190 e usou a estratégia para alertar os policiais sobre as ameaças que estava sofrendo do ex-companheiro. Graças à ligação, o suspeito foi preso e encaminhado para uma delegacia especializada da cidade.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Conforme informações da SSP-BA, o caso aconteceu na última quarta-feira (30) e o atendente do Cicom percebeu a situação. No áudio do atendimento, disponibilizado pela Polícia Militar, é possível ouvir que a vítima aproveita uma oportunidade para revelar, discretamente, o que estava acontecendo.

"Gostaria de fazer um pedido de uma pizza", solicita a mulher. "Está passando trote para a Polícia Militar?", questiona o atendente. "Não, gostaria de fazer um pedido de uma pizza", insiste a mulher. "A senhora está sendo ameaçada?", questiona o funcionário. "Sim, sim", confirma a vítima. (Escute o áudio no início da reportagem).

Após perceber a situação, o atendente do Cicom acionou uma viatura, que se dirigiu até o endereço da vítima. Conforme o coordenador do órgão, major Valmari Nogueira Júnior, detalhou que a ocorrência durou apenas 1 minuto e 12 segundos.

O suspeito de agredir a vítima tentou resistir à prisão e precisou ser contido com balas de borracha. Ele não aceitava o fim do relacionamento e ameaçava a ex-companheira. Ainda conforme a SSP-BA, ele foi conduzido para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade.

LEIA MAIS:

Integrantes do MST desocupam estação de zootecnia na Bahia que faz pesquisas internacionais

Padrasto é preso suspeito de estupro de vulnerável contra duas enteadas na BA

Feto é encontrado dentro de sacola em banheiro de escola municipal na Bahia

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/08/05/mulher-simula-pedido-de-pizza-para-denunciar-violencia-na-bahia.ghtml

Procurado pela Interpol pelo assassinato do pai, argentino é preso por denunciação caluniosa no Rio

Agentes da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (4), um argentino por falsa comunicação de crime. Segundo a polícia, ele acusou o gerente do hotel onde estava hospedado, em Copacabana, de manter sua irmã em cárcere privado. O homem foi autuado por denunciação caluniosa. A ação contou com apoio de policiais militares.

Segundo os agentes, o detido procurou a Deat para denunciar que a sua irmã estava sendo mantida em cárcere privado pelo funcionário do hotel. Logo, a especializada deu início às investigações e foi descoberto que a informação não era verídica.

Ao levantar os dados dele, os policiais constataram, ainda, se tratar de um procurado pela Interpol por ter matado o próprio pai queimado, em Buenos Aires, na Argentina. O crime ocorreu em julho deste ano.

"Verificou-se que na verdade não existia crime nenhum [contra a irmã dele]. A delegacia precisou se deslocar, fazer toda uma investigação e aí ele foi preso por denunciação caluniosa. No meio da investigação verificamos que ele tinha um mandado de prisão pela Justiça Argentina em razão de ter matado o próprio pai queimado, mandado que está sendo validado pela Justiça Brasileira", explicou a delegada Patricia Alemany.

O detido contou com a assistência do Consulado da Argentina e está custodiado à disposição da Justiça.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/08/05/procurado-pela-interpol-pelo-assassinato-do-pai-argentino-e-preso-por-denunciacao-caluniosa-no-rio.ghtml

Vagas em plataforma foram gatilho de cobrança por hospedagem na COP30: site agora tem casas e motéis com diárias a partir de R$ 1,1 mil

Plataforma do governo federal promete estadias mais baratas

Reprodução

A qualidade e o preço das vagas oferecidas pelo Brasil na plataforma de hospedagens para a COP 30 foram o gatilho para as cobranças apresentadas em uma reunião de emergência na Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada. Os quartos de motéis ou casas com camas de casais compartilhados mostrados na plataforma foram o estopim da reclamação das delegações.

Segundo a Secretaria Executiva da COP30, a plataforma foi divulgada no início de julho com 2,5 mil leitos para os 196 países signatários para poderem fazer reservas. É comum nas COPs haver uma plataforma oficial, mas no Brasil ela se tornou ainda mais aguardada diante da dificuldade que se tinha com hospedagens, com poucos hotéis na cidade.

Mais de um mês após ser divulgada reservadamente para países membros, o site agora aberto para o público geral tem casas e motéis com diárias a partir de R$ 1,1 mil. O valor ainda está acima do orçamento de alguns países. Apesar dos esforços em nível federal, a própria organização admite os desafios e já admitiu pedir que a ONU aumente os subsídios para garantir a participação de países em desenvolvimento.

A plataforma é defendida pelo governo brasileiro como a melhor opção para preços mais baixos. Além dela, a maioria das vagas segue em sites privados. O governo brasileiro tornou pública a existência da plataforma após a cobrança pública realizada por Richard Muyungi, presidente do Grupo Africano de Negociadores (em entrevista à Reuters em 31 de julho). Ao anunciar o site, a Secretaria Executiva da COP30 divulgou que ele teria vagas a partir de US$ 200 e garantiu que Belém terá 53 mil leitos para uma expectativa de 50 mil visitantes.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

Entretanto, o tipo e o preço das acomodações disponíveis na plataforma são exemplo do que delegações, consultores e mesmo representantes de entidades brasileiras não esperavam a menos de 100 dias do evento:

leitos compartilhados em um mesmo quarto (seja em casas ou motéis);

exigência de tempo mínimo de 15 dias, sendo que nem todos os delegados precisam ficar o evento todo;

valores acima dos US$ 70 dólares que era o orçamento de países em desenvolvimento para cada diária;

localização afastada do Parque da Cidade, onde será o evento.

Países pediram retirada da COP30 de Belém por preços dos hotéis

O alto número de casas ofertadas na plataforma não surpreende a organização, que já contava que mais de 60% dos quartos disponíveis fossem em residências familiares esvaziadas para serem alugadas no evento. Dos 53 mil leitos prometidos pelo governo federal, 32 mil estão nesse tipo de acomodação. (Leia mais abaixo)

➡️ Nesta terça-feira (5), havia pouco mais de 700 acomodações disponíveis. O menor preço encontrado era de US$ 200 por diária. Este valor mais baixo era cobrado por motéis que foram transformados em hospedagens para o evento.

Existe hospedagem suficiente?

A proposta do governo federal ao anunciar a COP30 no Pará era realizar o evento entre os amazônidas, próximo à floresta. A iniciativa, no entanto, enfrentava um desafio: infraestrutura.

A expectativa é que Belém receba mais de 50 mil pessoas ao longo dos 15 dias de conferência. Vale lembrar que a última COP contou com mais de 60 mil participantes.

➡️ No entanto, a cidade não tem rede hoteleira para atender nem 10% da demanda. Segundo o sindicato de hotéis e pousadas, há 4 mil quartos em Belém. Na região metropolitana, o número é superior (18 mil), mas a distância até o local do evento é maior.

➡️ Para o governo federal, Belém tem hospedagem suficiente. Ao todo, seriam 53 mil leitos disponíveis, divididos em:

Hotéis na capital e região metropolitana: 14.547

Navios: 6 mil

Residências de temporada via imobiliárias: 10.004

Airbnb: 22.452

Ou seja, mais de 32 mil acomodações são casas. Isso representa 60% da oferta total.

Como funciona a plataforma

O governo havia prometido uma plataforma com acomodações desde o início do ano. Com atraso, a plataforma está no ar para o público geral desde 1° de agosto, mas esteve aberta aos países desde 1° de julho.

Ela foi liberada em duas etapas:

Na primeira etapa, a empresa cadastrou 2,5 mil quartos e encaminhou as propostas para os países signatários, com tarifas fixadas entre 100 e 600 dólares. Isso começou no dia 1° de julho e se seguiu ao longo do mês.

A medida, no entanto, não foi o bastante. No dia 30 de julho, depois de terem visto as possibilidades de acomodações, 25 países acionaram a ONU para uma reunião de emergência questionando o preço, tipo de acomodação e até se o país teria acomodações suficientes.

A segunda etapa, aberta ao público, com 2,7 mil quatros (o que representa cerca de mil imóveis) disponíveis na cidade. Nessa, não há uma limitação de valor. Nesta categoria, há imóveis sendo cadastrados todos os dias, segundo o governo.

Na plataforma, a maior parte dos quartos está em casas de famílias e motéis, que fizeram adaptações. No site, o governo justifica:

“Para complementar a limitada capacidade hoteleira em Belém, grande parte da oferta de acomodações consiste em apartamentos privativos disponibilizados especificamente para a COP30. Trata-se principalmente de residências familiares, temporariamente desocupadas pelos seus proprietários durante a conferência”.

Para alugar um quarto, ainda é preciso estar atento a algumas exigências, como a de locação por períodos mínimos que variam de 5 a 15 dias. Algumas organizações reclamam que isso é um impeditivo, já que não há outra opção além de ficar o evento todo.

O g1 conversou com pessoas que usaram a plataforma para locação. Apesar de ter uma fila de espera em alguns momentos do dia, eles dizem que ela funciona e há quem tenha conseguido acomodação. No entanto, o preço alto segue sendo uma reclamação.

No lançamento, o presidente da COP, André Corrêa do Lago, disse que o site reúne os menores valores que se foi possível encontrar.

Altos preços

No site, o menor preço encontrado é de US$ 200 por diária em apartamentos que acomodam apenas uma pessoa, que foram incluídos no início da tarde desta terça-feira. O tempo mínimo de hospedagem é de cinco dias. Com isso, o valor para o evento é de US$ 1 mil (cerca de R$ 5,2 mil).

Depois, os preços mais acessíveis estão com os motéis. Neles, a diária custa US$ 410, mas o tempo mínimo de contratação é de 15 dias. Com isso, o valor total para a COP chega a R$ 33,9 mil.

O quarto até acomoda duas pessoas, mas o que as organizações dizem é que eles não vão em casal, mas em pares. Assim, esse tipo de acomodação como dupla não é funcional.

Para Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, a plataforma não resolveu o problema. Ao estabelecer acomodações com apoio federal (como os navios) a preços elevados, o governo, segundo ele, ajudou a consolidar um padrão caro na cidade.

“Está impossível. Em dez anos indo para conferências nunca vi algo parecido com relação a preços. A plataforma, os navios, nada disso oferece acomodações que sejam acessíveis. O governo criou um padrão a US$ 600 e é isso o que as pessoas acham que podem cobrar. Isso está colocando em risco o evento”, explica.

Uma consultora internacional que tem ajudado delegações estrangeiras a encontrar hospedagem diz que a plataforma não tem sido útil, já que os preços continuam altos.

Vanessa Robinson conta que tem encontrado casas fora da plataforma, mas apenas após muito diálogo com os proprietários sobre o evento e sua importância.

“Faltou um diálogo com a comunidade, se o governo precisava tanto dessas casas, sobre o que o evento significa. A importância dele para a população depois. Eu estou fazendo um trabalho de educação para conseguir diárias de US$ 200”, explica.

Na próxima semana, o governo terá nova reunião na ONU para responder aos questionamentos dos países.

O que diz a organização

Segundo a organização, o plano de acomodação para a COP30 em Belém conta com múltiplas soluções para garantir o compromisso com a realização de uma conferência climática ampla, inclusiva e acessível.

No total, há 53 mil leitos mapeados em Belém e região metropolitana. Na última sexta-feira, 1/8, o governo brasileiro disponibilizou uma plataforma com 2.700 quartos para o público que vai participar da COP 30, por meio da plataforma: cop30.bnetwork.com.

A expectativa é que novos apartamentos sejam adicionados diariamente. Outros 2.500 quartos individuais já haviam sido disponibilizados aos países membros da UNFCCC, resguardando as necessidades de um grupo composto, em sua maioria, por Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEIDs).

Outra medida importante do governo brasileiro foi a contratação de dois navios de cruzeiro. Com isso, foram asseguradas. aproximadamente, 3.900 cabines com capacidade de até 6 mil leitos.

A plataforma está sendo atualizada diariamente, à medida que novas ofertas são cadastradas. O processo de inclusão envolve uma etapa de avaliação e capacitação — uma espécie de verificação para confirmar a existência e as condições do imóvel — antes da publicação na plataforma. Por isso, os números de ofertas disponíveis podem variar todos os dias.

O que é a COP e por que ela importa?

https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-30/noticia/2025/08/05/vagas-plataforma-crise-hospedagem-cop30-casas-moteis-diarias.ghtml

Jovem forçou entrada quando morreu prensado em porta: o que se sabe sobre o acidente em MS

Maestro homenageia João Pedro Barbosa, jovem que morreu em Ribas do Rio Pardo.

João Pedro Barbosa, de 24 anos, morreu no sábado (24) após ficar preso na porta de casa, em Ribas do Rio Pardo (MS). Segundo o pai, o jovem costumava bater na janela para que ele abrisse a porta.

O delegado Felipe Braga explicou como o acidente aconteceu: “A parte de cima da porta estava no trinco, a parte debaixo estava meio aberta. Ele agachou e colocou o braço esquerdo e a cabeça. Aí forçou para entrar e não conseguiu. Possivelmente ele estava embriagado”, disse.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

À polícia, o pai de João contou que o filho sempre batia na janela para acordá-lo, mas, naquela madrugada, isso não aconteceu.

João era conhecido por seu talento na música e pelo sorriso contagiante. É assim que o descreve, o maestro Jehú Lucas, da Banda Marcial Gilberto Fogaça, onde João Pedro era percussionista há mais de sete anos.

“Ele era um rapaz que amava a música e, com o fortalecimento do elo entre os alunos, ele se sentia em casa estando na banda. Tinha uma dedicação incrível, até faltava ao trabalho para nos ajudar em apresentações. Pegou uma moto emprestada uma vez para chegar até o posto da Polícia Rodoviária Federal [que ia inaugurar] só para apresentar conosco, mesmo com a roupa do trabalho”, relembra o maestro.

'Alegria contagiante'

O regente conviveu com João Pedro por cerca de dois anos e contou que além da dedicação à música, o jovem era conhecido por ter um sorriso contagiante, que chamava a atenção das pessoas nos locais que frequentava.

“Sem muito esforço, tomava conta da atenção da criançada. Lembro que na penúltima noite do pijama que fizemos no projeto todos queriam ser do time dele. Todo ensaio noturno, mesmo cansado do dia de trabalho, lá estava ele, firme e forte, sem perder o sorriso que nos contagiava”, diz o maestro.

As viagens da banda contavam com a presença imprescindível de João Pedro, que garantia a alegria do grupo, conforme relata Jehú Lucas.

“Tinha um olhar de admiração por aqueles que ainda estavam aprendendo e, mesmo nos dias de viagem, quando ele perdia a hora, esperávamos ele, pois sem ele, não seria tão engraçado e com certeza faria falta em nossa apresentação”.

O sorriso e a alegria contagiante também ficaram na memória da amiga Vittória Brum, que conheceu João Pedro na banda, em 2023.

“Ele era uma pessoa incrível, mesmo com suas dificuldades ele sempre fazia as pessoa rirem. Ele me disse q ficava feliz em ver os outros rindo dele ou junto com ele. Tinha planos de arrumar uma família e ser feliz. Eu amava muito ele e ele sabia disso.. Muitos o amavam, ele não fazia mal a ninguém e a vida foi tão injusta com ele”, desabafa Vittória.

Entenda o caso

Segundo a Polícia Civil, a suspeita é que João Pedro tentou passar por um vão entre a porta e o batente quando acabou ficando preso e foi esmagado pela estrutura. Ele foi encontrado já sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e confirmou a morte no local.

A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil, que investiga o caso para entender o que causou a morte do jovem.

O velório do jovem ocorreu no domingo (25), na Capela Municipal de Ribas do Rio Pardo. O sepultamento será no Cemitério Municipal da cidade.

João Pedro Barbosa, de 24 anos, foi encontrado morto asfixiado na porta de casa na manhã deste sábado (2)

Redes sociais

João Pedro Barbosa era percussionista na banda Marçal Gilberto Fogaça, em Ribas do Rio Pardo (MS).

Redes sociais

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/08/05/jovem-forcou-entrada-quando-morreu-prensado-em-porta-o-que-se-sabe-sobre-o-acidente-em-ms.ghtml

UFMS abre inscrições para segundo semestre da Escola de Música

UFMS abre processo seletivo para docentes do ensino superior

UFMS/Reprodução

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas até 17 de agosto para o segundo semestre da Escola de Música. A aula inaugural será realizada no dia 23.

A programação inclui aulas de violino, violão, canto em grupo, instrumentos de sopro e outros. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa única de R$ 250. Quem comprovar situação de vulnerabilidade financeira pode solicitar isenção.

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) têm direito a 20% de desconto. Já alunos da UFMS que comprovarem vulnerabilidade econômica recebem 10%. Clique aqui e confira o edital.

Mais detalhes podem ser solicitados pelo e-mail: emusica.faalc@ufms.br.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2025/08/05/ufms-abre-inscricoes-para-segundo-semestre-da-escola-de-musica.ghtml

Carmen Miranda: como estrela portuguesa virou maior símbolo internacional do Brasil

Carmen Miranda, em filme de 1953

Arquivo Nacional via BBC

A morte de Carmen Miranda há 70 anos, na madrugada de 5 de agosto de de 1955, precipitou um solene Carnaval fora de época no Rio de Janeiro que ela tanto amava.

Nem bem a notícia chegou ao Brasil e, pelo Repórter Esso, a Rádio Nacional a transmitiu ao país, todas as emissoras brasileiras passaram a tocar hits eternizados pela cantora e atriz conhecida como "A Pequena Notável". Taí, Disseram que voltei americanizada, O que é que a bahiana tem?, tão alegres e carnavalescas, comunicavam a tristeza que permeava a nação.

Quem conta a história é o jornalista Ruy Castro, na mais completa e detalhada biografia a respeito dessa mulher que, nascida em Portugal e alçada ao estrelato internacional nos Estados Unidos, onde morreu, acabou se tornando o maior símbolo mundial da cultura brasileira, a Brazilian Bombshell.

Em Carmen — A Vida de Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século XX (Companhia das Letras, 2005), Castro afirma que as músicas de Carmen, trazidas novamente à tona naquele mês, funcionaram como "uma espécie de senha para um carnaval em agosto".

Segundo desejo de Carmen Miranda, ela foi enterrada no Rio, no cemitério São João Batista. De acordo com Carmen Miranda foi a Washington (Record, 1999), escrito pela jornalista Ana Rita Mendonça, 12 igrejas do Rio celebraram missa de sétimo dia em memória da artista.

O caixão chegou ao país apenas na semana seguinte e, na noite do dia 12 para o 13 de agosto, houve um velório aberto na Câmara dos Vereadores.

"Alguns se chocaram com o fato de Carmen estar vestida de vermelho, penteada e maquiada; outros se encantaram com isso — em Hollywood, até a morte era em Technicolor!", escreve Castro.

"Por toda a noite de 12 para 13 de agosto, o Rio desfilou em silêncio diante de Carmen. E gente de outras cidades, usando todos os transportes disponíveis, veio se despedir dela."

"Nem o frio da madrugada afugentou seus adoradores", ressalta o escritor.

Membros da Velha Guarda, como Pixinguinha, Donga, João da Baiana e outros companheiros, tentaram tocar Taí para saudá-la pela última vez, postados nas escadarias da Câmara. Não conseguiram.

"As gargantas se fechavam, o saxofone e a flauta não produziam som, a emoção era muita", descreve Castro. A marchinha acabou sendo entoada por um coro de mais de 50 mil vozes.

Em dado momento, o cortejo rumo ao cemitério, em carro de bombeiros, foi seguido por um caminhão de som que tocava os discos de Carmen. O último percurso da estrela, assim, foi como os fãs gostavam de vê-la: com música, muita música.

Uma carreira ascendente

Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Marco de Canaveses, em Portugal, em fevereiro de 1909. Sua família já havia decidido emigrar para o Brasil. Carmen Miranda chegou ao Rio de Janeiro com menos de 1 ano de idade.

Irmã de outros cinco, a garota estudou em uma escola de freiras e, aos 14 anos, teve seu primeiro emprego. Trabalhou em uma loja de gravatas e, depois, em uma chapelaria.

Era uma menina que já gostava de cantar e era elogiada por isso. Em 1928, foi apresentada à Rádio Sociedade Professor Roquete Pinto e passou a se apresentar lá. No ano seguinte, gravou sua primeira música, o samba Não Vá Sim'bora, composição de Josué de Barros.

Dali por diante, foi só ascensão. Em 1930, Carmen Miranda gravou a marcha-canção Pra Você Gostar de Mim, também chamada de Taí. O disco vendeu 35 mil cópias apenas no ano de lançamento — um recorde que fez com que a jovem cantora fosse aclamada como "a melhor do Brasil".

Carmen se tornou uma das estrelas da chamada "era de ouro" do rádio no Brasil e, ao mesmo tempo, passou a emprestar corpo e voz ao início da indústria cinematográfica no Brasil — especialmente, nos musicais.

Depois de aparições tímidas em produções anteriores, como o longa musical Alô, Alô, Brasil, de 1935, ela teve o espaço de um estrela popular de primeira grandeza.

Carmen Miranda, em foto dos anos 1940

Arquivo Nacional via BBC

Carmen Miranda viveu anos enfileirando um projeto atrás do outro. Era uma fase de filmes que tinham enredo feito apenas como pretexto para encadear números musicais.

Autora de um estudo acadêmico sobre Carmen Miranda, a pesquisadora Renata Couto, professora da Universidade Unigranrio Afya, acredita que paire um preconceito sobre a relevância da artista. "Boa parte das pessoas faz um julgamento muito apressado sobre ela", diz à BBC News Brasil.

"Parte disso, por ela ser uma mulher. A outra parte é pela figura que ficou consagrada da Carmen, que incorpora essa baiana estilizada, quase uma caricatura do que seria o Brasil."

A baiana estilizada conquista os EUA

Em 1939, o filme Banana da Terra apresentou a versão mais icônica de Carmen Miranda: ela vestindo uma versão estilizada de um figurino que representava uma baiana tradicional.

No número, ela interpretava O que é que a bahiana tem?, de Dorival Caymmi — e muitos apontam que o sucesso desse filme acabou impulsionando a carreira e o prestígio do compositor e cantor.

Fato é que Carmen, uma portuguesa criada no Rio de Janeiro, incorporou essa imagem caricaturada da baiana em suas apresentações dali por diante. Era este seu figurino quando, um pouco antes do Carnaval de 1939, ela se apresentou no badalado Cassino da Urca e chamou a atenção do produtor americano Lee Shubert, que estava na plateia.

Shubert era dono da empresa que geria metade dos teatros da Broadway. Um magnata do entretenimento americano, portanto. Ele contratou a artista para se apresentar lá, e, em maio daquele ano, ela embarcou rumo a Nova York.

Nos Estados Unidos, Carmen Miranda fez sucesso com suas vestes estilizadas e o arranjo de frutas sobre a cabeça. Intelectuais brasileiros torceram o nariz: para eles, aquilo era uma visão estereotipada e errônea do Brasil.

"Carmen foi uma das primeiras artistas a representar o Brasil no exterior de forma icônica, antes mesmo de Pelé ou da bossa nova", diz à BBC News Brasil Gisele Jordão, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

"A imagem do Brasil como país alegre, exótico e musical tem muito da marca que ela deixou. Essa projeção foi absorvida pela publicidade, pelo turismo e pela diplomacia cultural, criando um 'Brasil tipo exportação' que ainda hoje molda o imaginário internacional."

Soft power

Com a Segunda Guerra Mundial, a chamada política de boa vizinhança entre os Estados Unidos e a América Latina acabou favorecendo uma artista como Carmen Miranda.

Ou pode ter sido o contrário. Como documenta Ruy Castro, ela já era um sucesso inquestionável antes de a política de aproximação ser implementada.

"Ela já tinha uns dez anos de sucesso aqui no Brasil quando foi aos Estados Unidos. Evidentemente, conquistou o mundo com a verve artística, a comunicabilidade, a extroversão. Era uma mulher notável quanto à expressão", ressalta à BBC News Brasil o musicólogo Alberto Tsuyoshi Ikeda, professor aposentado da Universidade Estadual Paulista e ex-professor colaborador da ECA-USP.

Tão logo a estrela começou a se apresentar nos Estados Unidos, projetos cinematográficos foram surgindo para ela, que logo ganharia projeção internacional.

Cartaz do filme Banana da Terra, de 1939

domínio público

"Não há como negar a onipresença da Carmen Miranda nos anos 1930 e, sobretudo, 1940. Seu gigantismo e sua exuberância marcaram e marcam até hoje o mundo teatral, musical e cinematográfico", diz Ikeda.

Nesse sentido, Castro explica que a política da boa vizinhança pode até ter se aproveitado do brilho de Carmen — e da sua conveniente caracterização como brasileira, ainda que uma caracterização estereotipada.

Gisele Jordão vê um alinhamento "total" entre Carmen Miranda e o projeto de soft power do governo americano. "A presença dela em Hollywood não é fruto apenas de seu talento, mas também de um projeto geopolítico", ressalta a professora.

"Durante a Segunda Guerra, os Estados Unidos buscavam estreitar laços com a América Latina para conter influências europeias e garantir apoio hemisférico. Carmen se encaixou perfeitamente nessa estratégia: era latina, mas controlável; exótica, mas divertida; uma embaixadora cultural informal", destaca.

"Seu corpo e sua voz foram mobilizados como instrumentos simbólicos de um Brasil amigo e cooperativo."

Mas para Ikeda, entretanto, "o que não se pode é atribuir à Carmen Miranda [a intenção] de ser ela um instrumento dessa projeção política e artística dos Estados Unidos no mundo".

Seu auge no cinema foi durante os anos da Segunda Guerra — ela estrelou 8 de seus 14 filmes nessa primeira metade dos anos 1940. Suas personagens não eram identificadas como brasileiras, mas sim latino-americanas, de modo genérico e indefinido.

A essa altura ela já havia se instalado nos Estados Unidos. Como convinha a uma estrela, morava em Beverly Hills, na Califórnia. Foram 14 anos sem pisar no Brasil, para onde voltou, em férias, em dezembro de 1954.

Em uma consulta, seu médico a diagnosticou como dependente química — ela abusava de barbitúricos e álcool — e submeteu-a a um tratamento de quatro meses em uma suíte do hotel Copacabana Palace. Ela voltou aos Estados Unidos somente em abril de 1955.

Ainda faria uma turnê em Las Vegas e em Cuba e receberia uma proposta do canal CBS para ter um programa semanal na TV. No dia 4 de agosto de 1955, participou do programa de Jimmy Durante, na NBC. Foi encontrada morta no corredor da sua casa na manhã seguinte, vítima de um ataque cardíaco.

Carmen Miranda fotografada por Annemarie Heinrich em 1935

Domínio público

Símbolo de brasilidade?

Para Jordão, Carmen se tornou símbolo de brasilidade porque encarnou, de forma "performática e midiática", um Brasil "que o próprio Brasil estava tentando entender e vender".

Renata Couto ressalta que não se pode ignorar o papel de Carmen Miranda como uma "mulher extremamente revolucionária, que tinha um comportamento pioneiro" em seu tempo: "Ela não se encaixava nos padrões tradicionais e esperados do que era ser mulher nas décadas de 1920 e 1930 no Brasil".

Jordão ressalta que, embora tivesse nascido em Portugal, a artista cresceu no Brasil e teve sua identidade artística forjada no rádio, nos teatros de revista e no início da indústria fonográfica nacional.

"Ao assumir elementos da cultura popular, especialmente a música afro-brasileira e os trajes das baianas, ela se tornou uma tradução possível, ainda que estilizada, do que se queria projetar como 'alma brasileira'. É um caso clássico de uma brasilidade construída mais pela forma como é vista do que pela realidade que representa."

"Essa imagem foi construída a muitas mãos. Envolve o rádio, a indústria cultural, o Estado Novo, o cinema hollywoodiano e também o contexto da política de Boa Vizinhança com os Estados Unidos", diz Jordão.

"Carmen foi moldando sua persona a partir de códigos reconhecíveis: a tropicalidade, a sensualidade, o ritmo do samba, mas sempre com uma estética amplificada, quase caricatural."

Era um Brasil do teatro de revista. Lúdico, alto astral, popular e festivo. "Não era uma representação direta do Brasil real, mas sim de um Brasil performado, que pudesse circular internacionalmente", afirma Jordão.

"Sua imagem visual, com turbantes, frutas e tecidos exuberantes, é resultado de escolhas estéticas que dialogavam tanto com o imaginário externo quanto com a cultura visual interna", prossegue.

Para Couto, no entanto, Carmen Miranda vendia não uma ideia de Brasil, mas de América Latina: "Foi uma mulher latina, representou a latinidade. Essa imagem da Carmen como Brasil tipo exportação, eu diria que é uma coisa muito recente".

Os elementos da criação da personagem Carmen Miranda também são creditados a Dorival Caymmi. O autor de O que é que a bahiana tem?' orientou a cantora até no gestual para o filme de 1939. Para Jordão, a relação de ambos foi de uma "dinâmica de tradução performática".

"Ela potencializou a letra, exagerando nas cores. Mas a música já descrevia esse Brasil tropical, essa baiana que requebra bem, essas coisas", pontua Ikeda.

Jordão concorda. "Enquanto Caymmi construía uma Bahia musicalizada com traços de melancolia, espiritualidade e identidade negra, Carmen devolvia essa imagem sob a lente do espetáculo: colorida, exagerada, teatral", comenta.

"Ela não era exatamente um alter ego, mas uma amplificação estilizada do universo que Caymmi evocava. Nessa amplificação, ganha-se potência midiática, mas perde-se parte da densidade simbólica."

Para a especialista, este é mais um exemplo da ambiguidade de sua trajetória. Afinal, Carmen foi o que se diz de "uma mulher à frente do seu tempo, carismática, irreverente e pioneira".

"Mas também um corpo a serviço de estereótipos e interesses geopolíticos. Ao performar a baiana em Hollywood, ela transformou um símbolo de resistência negra em emblema de uma brasilidade exportável, palatável ao gosto estrangeiro, mas distanciada de suas raízes afrobrasileiras."

Quanto vale Carmen Miranda? Leilão com raridades da estrela tem lances baixos e domínio de estrangeiros

A história do 'maior ladrão de livros raros do Brasil'

O Brasil do olhar estrangeiro: parte 4, Brasil chega a Hollywood

Carmen Miranda é tema da coluna de Nelson Motta

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2025/08/05/carmen-miranda-como-estrela-portuguesa-virou-maior-simbolo-internacional-do-brasil.ghtml

Confira mais de 540 vagas de emprego em Sergipe disponíveis nesta terça-feira

Carteira de trabalho

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), está ofertando mais de 549 vagas de emprego na plataforma digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

Para se cadastrar no site ‘GO Sergipe – Geração de Oportunidade’, é necessário ter senha do portal gov.br do governo federal, por meio do aplicativo para celular.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp

Quem precisar de apoio para fazer o cadastro ou para atualizar o currículo, pode buscar atendimento presencial no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), localizado na rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

É necessário levar documentos pessoais, comprovante de residência e, se tiver, currículo e certificados de qualificação. O atendimento é gratuito.

Confira algumas das vagas disponíveis por município:

Aracaju

Atendente barista (2 vagas)

Confeiteiro (1 vaga)

Assistente jurídico (1 vaga)

Eletrotécnico (1 vaga)

Promotor de vendas (1 vaga)

Marceneiro (1 vaga)

Barra dos Coqueiros

Pedreiro (3 vagas)

Pintor de obras (7 vagas)

Instalador-reparador de redes e cabos telefônicos (4 vagas)

Cristinápolis

Servente - construção civil (2 vagas)

Nossa Senhora do Socorro

Auxiliar de logística - exclusiva para PcD (1 vaga)

Consultor de vendas (1 vaga)

São Cristóvão

Gerente comercial (1 vaga)

Gerente industrial (1 vaga)

Ajudante de engarrafamento (1 vaga)

Mais informações de Sergipe

Pelo segundo mês seguido inflação do aluguel teve queda em Sergipe

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2025/08/05/confira-mais-de-540-vagas-de-emprego-em-sergipe-disponiveis-nesta-terca-feira.ghtml

Homem que ameaçou juiz é preso em hospital durante operação que capturou outros 8 foragidos em MG

viatura giroflex PM Polícia Militar Divinópolis

Polícia Militar/ Divulgação

Um homem de 26 anos foi preso dentro do Hospital Santa Casa, em Cláudio, durante uma operação da Polícia Militar (PM). Segundo a PM, ele já havia sido denunciado por violência doméstica e, mesmo após ser alvo de uma medida protetiva de afastamento do lar, foi ao fórum de Itaguara armado com uma faca, onde ameaçou o juiz e servidores. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp

A prisão ocorreu na última sexta-feira (1º) durante a Operação Nexus, realizada pelo 23º Batalhão da PM para capturar foragidos da Justiça. Ao todo, nove pessoas foram detidas em Divinópolis, Cláudio e Carmo do Cajuru — sete na sexta e duas no sábado (2).

Entre os detidos, estão três menores de idade, todos apreendidos em Divinópolis por envolvimento com o tráfico de drogas. Um deles, de 15 anos, foi localizado no bairro Itaí e tinha um mandado de busca e apreensão. Outro, de 14 anos, foi apreendido no Alto São João de Deus, e o terceiro, também de 15 anos, no mesmo bairro do primeiro.

Em outro ponto da cidade, um homem de 34 anos foi preso em um motel às margens da MG-050 com 21 pinos de cocaína e R$ 205 em dinheiro trocado. Ele já tinha passagens por tráfico, agressão, lesão corporal e abandono de local de acidente.

Também em Divinópolis, um homem de 26 anos foi preso no Terminal Rodoviário; um homem de 38 anos foi capturado no bairro Belvedere II por ameaça, e o nono foragido, de 54 anos, foi localizado no bairro Liberdade com histórico de furtos, ameaças, tráfico e uso de drogas.

Já em Carmo do Cajuru, foi preso um homem de 30 anos com registros por ameaça e cumprimento de prisões anteriores.

LEIA TAMBÉM:

Frigobar com formato de cubo mágico é furtado por adolescente para pagar dívida de cigarro eletrônico

Preso trio suspeito de matar homem em situação de rua com pedrada na cabeça em São Gonçalo do Pará

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/08/05/homem-que-ameacou-juiz-e-preso-em-hospital-durante-operacao-que-capturou-outros-8-foragidos-em-mg.ghtml

Funcionário que quebrou obra com marreta após demissão tem direito à rescisão, mas pode responder por danos materiais, diz advogada

Ex-funcionário quebra parede de obra na UFT após alegar que construtora atrasou pagamento

Fernando Rodrigues, ex-funcionário de uma construtora que destruiu parte de uma obra na UFT em Gurupi, afirma que permanece sem receber os valores da rescisão. Por falta de pagamento o trabalhador quebrou parte de uma parede da obra onde trabalhava com uma marreta na última quinta-feira (31).

Conforme a advogada Beatriz da Silva Leite, independente das ações do ex-funcionário, ele ainda tem o direito de receber a rescisão, mas pode ter que pagar pelo dano.

"Então, uma conduta, ela não retira o direito da outra, não anula. Se ela [empresa] não quitou as verbas rescisórias devidas, ela permanece sim responsável pelo pagamento de todos os direitos trabalhistas. Inclusive eles podem até pagar multa da rescisão trabalhista. Ele não vai perder o direito das obras de rescisão, mas o que pode ocorrer é uma compensação parcial, caso a empresa ela entre com uma ação civil pedindo, por exemplo, o ressarcimento do dano", explicou.

📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp

O momento em que o ex-funcionário derruba parte de uma parede foi filmado e divulgado nas redes sociais. No vídeo, cedido pelo jornalista Clifton Morais, o homem aparece quebrando com uma marreta parte da construção que está sendo realizada no campus de Gurupi. A Polícia Militar foi acionada e retirou o homem do local.

Segundo a advogada, nesses casos o trabalhador pode responder na esfera criminal e cível, pelo danos materiais e crime de dano.

"A depender da avaliação do caso concreto, ele pode responder por crime de dano. Se ficar configurado que ele agiu com a intenção de causar prejuízo à empresa, ela pode registrar um boletim de ocorrência e pleitear a responsabilização penal dele. Civilmente, pode ser pleiteado por danos materiais, caso fique comprovado que houve um prejuízo econômico efetivo e que o dano ele foi causado intencionalmente pelo ex-funcionário", disse.

Ex-funcionário quebra parede de obra da UFT após alegar que construtora o demitiu e não pagou os valores devidos

Reprodução/Clifton Morais

LEIA TAMBÉM

Vídeo mostra ex-funcionário de construtora quebrando parte de obra com marreta após ser demitido: 'Pagamento nunca saiu'

Menino de 5 anos é internado com queimaduras no rosto e no corpo após explosão de churrasqueira na casa do vizinho; VÍDEO

Relembre o caso

Segundo Fernando, ele atuava como mestre de obras e os pagamentos eram feitos de acordo com as medições dos serviços realizados, que eram descritos em um cronograma.

"São R$ 4.575 da primeira e R$ 12.857 dessa última medição. Eles só chegaram e me mandaram embora, e falaram que iam pagar a gente só que nunca mais deu resposta. Eu fiquei sem dinheiro e sem nada até minha água está cortada, energia, estou comendo na casa da minha noiva por que tive que desfazer das minhas coisas para poder não acontecer nada comigo", contou.

A obra é feita pela Vanconcelos Engenharia LTDA, contratada pela UFT, que está responsável pela execução do serviço e despesas com os funcionários. O g1 tentou contato com a empresa, mas não teve resposta até a publicação da reportagem.

Segundo a Polícia Militar, no dia em que o caso aconteceu um engenheiro disse que o trabalhador alegou ter sido demitido sem receber os valores devidos e por causa disso teria quebrado uma parede. Fernando Rodrigues contou ao g1 que está com contas atrasadas devido à falta de pagamento da empresa.

"Até agora estou com minhas contas todas atrasadas, pensão, aluguel, mercado, tudo. Mandou a gente embora no dia do pagamento que nunca saiu".

No dia, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do ex-funcionário. A polícia informou que o trabalhador se comprometeu a comparecer perante a Justiça quando intimado, assinando o termo de compromisso de comparecimento.

A UFT informou que a empresa foi licitada no final de 2024 e que não possui vínculo direto com os trabalhadores contratados pela construtora. A universidade ainda disse que entrou em contato com a empresa, solicitando providências imediatas quanto à resolução da situação (veja nota completa abaixo).

Íntegra da nota da Universidade Federal do Tocantins

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tomou conhecimento, por meio de reportagem veiculada recentemente, da ocorrência de um incidente nas obras da Clínica Veterinária em construção no Câmpus de Gurupi, no qual um trabalhador aparece em vídeo danificando parte dos serviços, alegando não ter recebido pagamento pelos serviços prestados.

Esclarecemos que a referida obra foi regularmente licitada no final do ano de 2024, tendo como vencedora a empresa Vasconcelos Engenharia Ltda, responsável por toda a execução, incluindo a contratação e gestão da mão de obra envolvida. Conforme a legislação vigente e o contrato firmado, a UFT não possui vínculo direto com os trabalhadores contratados pela empresa, sendo esta integralmente responsável pelas obrigações trabalhistas decorrentes.

Tão logo teve ciência do ocorrido, a UFT entrou em contato com a empresa, solicitando providências imediatas quanto à resolução da situação e à garantia da segurança e continuidade da obra.

Importante destacar, por fim, que a UFT não possui nenhuma pendência de pagamento com a Contratada relacionada a este contrato de obra.

A Universidade segue acompanhando o caso com atenção e cobrando da empresa as devidas providências.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/08/05/funcionario-que-quebrou-obra-com-marreta-apos-demissao-tem-direito-a-rescisao-mas-pode-responder-por-danos-materiais-diz-advogada.ghtml

Israel afirma que vai permitir a entrada gradual e controlada de mercadorias em Gaza por meio de comerciantes locais

Gaza

Reprodução/TV Globo

Israel vai permitir a entrada gradual e controlada de mercadorias em Gaza por meio de comerciantes locais. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) por meio da Cogat — agência militar israelense que coordena a ajuda humanitária.

“O objetivo é aumentar o volume de ajuda que entra na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo em que se reduz a dependência da coleta de assistência por parte da ONU e de organizações internacionais”, declarou a agência.

Autoridades palestinas e da ONU afirmam que Gaza precisa da entrada de cerca de 600 caminhões de ajuda por dia para atender às necessidades humanitárias — número que Israel permitia antes da guerra.

No último domingo (3), o grupo terrorista Hamas afirmou estar disposto a coordenar com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha a entrega de ajuda a reféns que mantém em Gaza, caso Israel atenda a certas condições. A informação é da agência de notícias Reuters.

A declaração foi feita após a divulgação de um vídeo que mostrava um refém israelense extremamente desnutrido, o que gerou fortes críticas por parte de potências ocidentais. (Veja abaixo).

'Cavando minha própria cova' em túnel de Gaza - refém israelense é visto em novo vídeo

Segundo autoridades israelenses, 50 reféns ainda permanecem em Gaza, dos quais apenas 20 são considerados vivos. O Hamas, até o momento, impediu organizações humanitárias de terem qualquer tipo de acesso aos reféns, e os familiares têm poucas ou nenhuma informação sobre suas condições.

Em busca de um cessar-fogo

As negociações indiretas entre Hamas e Israel, visando garantir um cessar-fogo de 60 dias na guerra de Gaza e um acordo para a libertação de metade dos reféns, terminaram em impasse na semana passada.

No sábado (2), o enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse às famílias dos reféns mantidos pelo grupo terrorista que estava trabalhando com o governo israelense em um plano que efetivamente encerraria a guerra em Gaza.

Trump fez do fim do conflito uma das principais prioridades de seu governo, embora as negociações tenham fracassado. Steve Witkoff está visitando Israel enquanto seu governo enfrenta crescente pressão devido à deterioração das condições humanitárias no enclave.

Em uma gravação da reunião, vista pela Reuters, Witkoff é ouvido dizendo: "Temos um plano muito, muito bom no qual estamos trabalhando coletivamente com o governo israelense, com o primeiro-ministro Netanyahu... para a reconstrução de Gaza. Isso significa efetivamente o fim da guerra."

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre seus comentários.

Witkoff também disse que o Hamas estava preparado para se desarmar para acabar com a guerra, embora o grupo tenha dito repetidamente que não iria depor suas armas.

Em resposta, o Hamas , que domina Gaza desde 2007, mas foi militarmente derrotado por Israel na guerra, disse que não abandonaria a "resistência armada" a menos que um "estado palestino independente e totalmente soberano, com Jerusalém como sua capital" fosse estabelecido.

Fome em Gaza

A crise humanitária em Gaza tem preocupado o resto do mundo. Neste domingo, pelo menos mais seis pessoas morreram de fome na região, segundo uma autoridade israelense.

Na última terça-feira, o Catar e o Egito, que estão mediando os esforços de cessar-fogo, endossaram uma declaração da França e da Arábia Saudita delineando medidas para uma solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino.

Israel culpa o Hamas pelo sofrimento em Gaza e diz que está tomando medidas para que mais ajuda chegue à sua população, incluindo a interrupção dos combates por parte do dia em algumas áreas, lançamentos aéreos e o anúncio de rotas protegidas para comboios de ajuda.

As agências da ONU disseram que os lançamentos aéreos de alimentos são insuficientes e que Israel deve permitir a entrada de muito mais ajuda por terra e facilitar rapidamente o acesso a ela.

A guerra em Gaza começou quando o Hamas matou mais de 1.200 pessoas e fez 251 reféns em um ataque ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, segundo dados israelenses. Desde então, a ofensiva israelense matou mais de 60.000 palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza.

De acordo com autoridades israelenses, 50 reféns permanecem em Gaza, dos quais acredita-se que apenas 20 estejam vivos.

Neste domingo (3), o braço armado do Hamas afirmou que está pronto para entregar ajuda da Cruz Vermelha aos reféns mantidos em Gaza se Israel abrir corredores humanitários permanentemente e interromper "todas as formas de tráfego aéreo" durante a entrega de pacotes aos reféns.

*Com informações da agência de notícias Reuters

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/05/israel-entrada-mercadorias-gaza.ghtml

Lançamento de livro de pesquisadores da UFRJ detalha impacto da desinformação entre os consumidores

Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio

Divulgação

O Laboratório de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetLab UFRJ) lança, nesta terça-feira (5), o livro “Atingidos pelas Redes Sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros” no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

A obra reúne análises e dados inéditos sobre desinformação no ambiente digital, com contribuições de mais de 20 pesquisadores. Os estudos são baseados em pesquisas realizadas pelo "Observatório da Indústria da Desinformação", criado em 2023 em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O lançamento contará com uma mesa de debate, das 15h às 16h30, com a professora Marie Santini, diretora do NetLab UFRJ; o pesquisador Márcio Borges, que é diretor-geral da WMcCann RJ; e Nicolo Zingales, professor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O debate também contará com participações em vídeo do médico Drauzio Varella e da atriz Paolla Oliveira, que relatarão suas experiências pessoais com o uso indevido de suas imagens em golpes e fraudes nas redes sociais.

Após as discussões, das 16h30 às 17h30, haverá uma sessão de autógrafos com os autores da obra e a distribuição gratuita de exemplares para os participantes. A quantidade de livros é limitada.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça

Serviço

Evento: lançamento do livro “Atingidos pelas Redes Sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros”

Data: terça-feira (5)

Horário: a partir das 14h30

Local: auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro

A entrada é gratuita, e a distribuição de exemplares está sujeita à disponibilidade no local.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/08/05/lancamento-de-livro-de-pesquisadores-da-ufrj-detalha-impacto-da-desinformacao-entre-os-consumidores.ghtml

Festa das Neves: veja programação religiosa no dia da padroeira de João Pessoa

Imagem de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa

Ewerton Correia/TV Cabo Branco

A programação religiosa da Festa das Neves termina nesta terça-feira (5), dia de Nossa Senhora das Neves, considerada padroeira de João Pessoa e também da Paraíba. Uma série de eventos acontecem na Catedral Basílica (confira programação completa abaixo). O 5 de agosto também marca o aniversário de João Pessoa, que completa 440 anos, e a fundação da Paraíba.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do PB em tempo real e de graça

Um dos momentos da programação é a bênção sobre a cidade de João Pessoa e todo o estado da Paraíba, com a imagem de Nossa Senhora das Neves, que acontecerá às 8h45, no mezanino da Catedral Basílica.

Logo após a missa das 16h, acontece a grande procissão com a imagem de Nossa Senhora das Neves, momento culminante da festa, que reúne milhares de devotos pelas ruas do centro histórico da capital.

Programação religiosa da Festa de Nossa Senhora das Neves

8h45 – Bênção da cidade e do estado com a imagem de Nossa Senhora das Neves, no adro da Catedral.

9h – Missa Solene, presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba, com a participação do clero arquidiocesano.

12h – Celebração com o rito da Unção dos Enfermos, presidida pelo padre Sandro Santos.

15h – Santo Terço, com a participação do grupo Terço dos Homens.

16h – Missa de encerramento, presidida por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

Procissão de encerramento - logo após a missa das 16h.

Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2025/08/05/festa-das-neves-veja-programacao-religiosa-no-dia-da-padroeira-de-joao-pessoa.ghtml

Reciclagem não será solução para crise global gerada pelo lixo plástico, aponta estudo

Material é encontrado no sêmen dos homens, diz pesquisa

A produção global de plástico aumentou de 2 milhões de toneladas em 1950 para 475 milhões de toneladas em 2022, segundo um relatório publicado na revista científica "The Lancet" nesta segunda-feira (4). A projeção dos estudiosos é que o número triplique até 2060.

Outros especialistas afirmam que isso poderia acontecer até 2050, usando cerca de um quarto do orçamento de carbono restante — ou seja, a quantidade de gases de efeito estufa que ainda pode ser emitida até que a atmosfera do planeta aqueça de forma descontrolada.

E o estudo adverte que "está claro que o mundo não conseguirá sair da crise da poluição plástica por meio da reciclagem". Hoje, apenas cerca de 9% dos plásticos, entretanto, são reciclados.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

Os novos dados foram publicados um dia antes da retomada de negociações em Genebra entre 180 países para chegar a um tratado sobre como lidar com a poluição causada pelo plástico, depois de outras tentativas já terem falhado. Interesses de governos e corporações na indústria, entretanto, desafiam o andamento das conversas.

O plástico foi inventado no fim da década de 1940. Embora alguns dos seus produtos sejam hoje essenciais, grande parte é destinada a itens descartáveis, que não apenas causam poluição plástica direta, como também têm impacto prolongado no meio ambiente e no clima. Mas especialistas enxergam poucos sinais de uma mudança na tendência de crescimento da produção.

Microplástico que chega com a correnteza é encontrado em área de preservação ambiental em Fernando de Noronha

Fábio Tito/G1

Mais produção fora da Europa

Cerca de 99% dos plásticos são derivados de combustíveis fósseis. O refino e transformação dos combustíveis fósseis em produtos plásticos, como embalagens, têxteis, eletrônicos e materiais de construção, liberam bilhões de toneladas de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Em 2019, esse processo respondeu por mais de 5% das emissões globais.

Um número crescente de países já limita produtos plásticos de uso único, com pelo menos 140 nações tendo implementado proibições ou restrições a algum tipo de produto plástico.

"O único lugar onde a capacidade está diminuindo um pouco é na União Europeia," diz Joan Marc Simon, fundador da Europa Sem Lixo (Zero Waste Europe, em inglês), rede dedicada à redução do lixo plástico. "O resto do mundo está aumentando."

No entanto, isso acontece porque os altos custos de produção levaram os fabricantes a produzir fora da Europa ou importar plástico de outras regiões, explica.

China e Brasil são focos

A China é a maior fabricante de plástico do mundo, respondendo por cerca de um terço da produção global.

"O que sabemos com certeza é que todos os principais produtores estão aumentando sua capacidade: EUA, China, África do Sul, Brasil, Irã, Arábia Saudita," prossegue Simon, acrescentando que mais plástico virgem também está sendo produzido em países como Malásia, Vietnã, Tailândia, Indonésia, em grande parte por empresas chinesas.

Em 2019, um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apontou o Brasil como o quarto maior produtor de plástico no mundo, com 11 milhões de novas toneladas então produzidas ao ano.

Já em 2022, a produção chegou a 13,7 milhões de toneladas, uma média de 64 quilos por pessoa no ano, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

No Brasil, segundo a Abrelpe, mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol.

Risco à saúde

A poluição por plásticos é "um perigo grave, crescente e pouco reconhecido à saúde", custando pelo menos 1,5 trilhão de dólares por ano globalmente, de acordo com o estudo na The Lancet.

Outra pesquisa deste ano, conduzida por cientistas da NYU Langone Health, nos Estados Unidos (EUA), já sugeriu que cerca de 10% das mortes por doenças cardíacas entre adultos de 55 a 64 anos naquele ano podem ser atribuídas aos ftalatos — compostos químicos usados para aumentar a durabilidade e a flexibilidade dos plásticos.

"Não há como subestimar a magnitude da crise climática e da crise do plástico", diz Philip Landrigan, pesquisador na Universidade de Boston, dos EUA. "Ambas estão causando doenças, mortes e incapacidades em dezenas de milhares de pessoas hoje, e esses danos se tornarão mais graves nos próximos anos, à medida que o planeta continua a aquecer e a produção de plástico continua a aumentar."

Ativistas defendem há muito tempo que a solução para o excesso de plástico é reduzir a produção desde o início. Mas, por anos, discussões públicas e negociações internacionais focaram em lidar com o lixo gerado, com iniciativas como limpeza de praias e reciclagem.

Apenas cerca de 9% dos plásticos, entretanto, são reciclados, e muitos tipos não podem ser transformados em novos produtos. Como resultado, a grande maioria acaba em aterros sanitários ou é incinerada.

Muito plástico vaza ainda para o ambiente em forma de microplásticos, encontrados nas regiões mais remotas do planeta, no ar e dentro dos corpos humanos.

"Ao contrário do papel, vidro, aço e alumínio, plásticos quimicamente complexos não podem ser facilmente reciclados”, alerta o relatório. "Agora está claro que o mundo não conseguirá sair da crise da poluição plástica por meio da reciclagem. O controle da crise dos plásticos exigirá pesquisas contínuas, aliadas a intervenções baseadas na ciência — leis, políticas, monitoramento, fiscalização, incentivos e inovações."

Ponto de atrito

A redução da produção foi o principal ponto de divergência nas negociações globais inconclusivas sobre plástico que aconteceram em dezembro na Coreia do Sul. Embora limitar a produção levante muitas questões — incluindo se isso significaria impedir a abertura de novas fábricas —, o principal obstáculo é simplesmente alcançar consenso sobre a redução.

No ano passado, enquanto mais de 100 governos apoiavam limitar a produção, outros países bloquearam a medida. Dentre eles, Rússia, Arábia Saudita, Irã e China.

"Este pequeno grupo de países, que são predominantemente economias petroleiras, está dizendo que esta é um claro limite a não ser cruzado," diz Christina Dixon, da ONG britânica Agência de Investigações Ambientais.

Já a advogada Giulia Carlini, do Centro para Legislação Internacional Ambiental (CIEL, na sigla em inglês), diz que um dos obstáculos para reduzir a produção é a forte influência que poderosos atores corporativos estabeleceram nas negociações internacionais.

Segundo análise do CIEL, lobistas do setor de combustíveis fósseis e químicos formaram a maior delegação nas negociações da Coreia, maior que a da União Europeia e seus Estados-membros juntos. Carlini acrescenta que, em alguns casos, esses lobistas estão inclusive registrados como parte das delegações nacionais.

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/08/05/reciclagem-nao-sera-solucao-para-crise-global-gerada-pelo-lixo-plastico-aponta-estudo.ghtml

Conexão ODS incentiva imersão em comunidades que mudam o Rio Grande do Norte

Encontro com comunidades

Setima Filmes

No Conexão ODS 2025, um dos pontos altos da programação será o "Encontro com Comunidades", uma atividade planejada para conectar os participantes a uma rica tapeçaria de conhecimentos, desafios e soluções desenvolvidas localmente.

Realizado em Natal (RN), de 07 a 09 de agosto, o Conexão ODS, evento promovido pela Somos Um, Pacto Global - Rede Brasil, Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade, propõe uma vivência que transcende a teoria, permitindo um aprendizado direto das experiências de quem se dedica a resolver questões socioambientais naquela região.

A importância desta ação reside na sua capacidade de amplificar as vozes das comunidades, reconhecendo e valorizando seus saberes, sejam eles ancestrais ou contemporâneos, na busca por superar adversidades.

"Ao promover essa conexão, pretendemos gerar maior visibilidade para os projetos locais, incentivando o reconhecimento e o apoio às suas iniciativas. Além disso, a interação com os participantes pode abrir portas para novas parcerias e recursos, fortalecendo a resiliência e a sustentabilidade dessas comunidades", explica Ticiana Rolim, presidente da Somos Um e idealizadora do evento.

Imersão em realidades transformadoras

Cada comunidade se engaja e utiliza de estratégias únicas para enfrentar os desafios socioambientais encontrados, assim os participantes do Conexão ODS poderão observar e absorver diversos conhecimentos através destas abordagens.

Associação Casa do Bem: No bairro Mãe Luiza, essa instituição impacta diretamente milhares de pessoas com cerca de 30 projetos em áreas como cultura, esporte, educação e ação social, conduzidos por voluntários locais.

Projeto ReforAMAR: Uma visita ao Lar da Vovozinha revelará a obra da ONG ReforAMAR, que transforma vidas por meio da reforma de casas e apoio a organizações em vulnerabilidade.

Instituto Navegar: Essa iniciativa combina esporte, educação ambiental e limpeza de mangues, beneficiando crianças e jovens das comunidades do Paço da Pátria e da Redinha através de vivências náuticas.

Katu Experiência: Um roteiro imersivo na cultura, história e espiritualidade do povo Potiguara Katu, um negócio de turismo de base comunitária que busca valorizar a identidade e a economia local.

Associação Quilombola dos Moradores de Capoeiras: A maior comunidade quilombola do RN, um território que pulsa histórias de resistência e preserva suas tradições por meio de projetos sociais e culturais, abrigando o Ponto de Cultura Quilombola Baobá.

Essa imersão tem como propósito fomentar o pensamento crítico e a empatia, inspirando os participantes a se tornarem agentes de mudança ao aprenderem diretamente com a experiência local.

"Participar deste encontro a experiência tem por finalidade estimular a reflexão crítica e a sensibilidade humana, encorajando os que participam a se tornarem catalisadores de progresso ao absorverem conhecimentos diretamente das vivências comunitárias", pontua João Hélio, diretor técnico do Sebrae RN.

A proposta do "Encontro com Comunidades" no Conexão ODS 2025 transcende as discussões teóricas. Esta atividade configura-se como um vetor estratégico para a conexão entre o setor empresarial e as realidades locais, promovendo um intercâmbio de conhecimentos que impulsiona a Agenda 2030 da ONU.

"Essa vivência singular permite estreitar o relacionamento e o conhecimento direto com as realidades locais, mostrando como problemas são convertidos em oportunidades de negócios sustentáveis. É um momento crucial de escuta e aprendizado, que capacitará as empresas a planejar e implementar ações mais eficazes, construindo um futuro verdadeiramente justo e sustentável", finaliza Guilherme Xavier, co-diretor executivo do Pacto Global - Rede Brasil.

Conexão ODS

Quando: 07 a 09 de agosto de 2025

Onde: Hotel Senac Barreira Roxa – Natal–RN

Realização: Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae-RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade. Mais informações no site www.conexaoods.com.br e instagram @conexaoods

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/especial-publicitario/conexao-ods-rio-grande-do-norte/noticia/2025/08/05/conexao-ods-incentiva-imersao-em-comunidades-que-mudam-o-rio-grande-do-norte.ghtml

Com apenas 8 mm de chuvas em julho, Rio Acre está a 30 centímetros da cota histórica na capital

Sem chuvas, Rio Acre está prestes a alcançar a menor cota histórica em menos de 1 ano

Durante o mês de julho, a capital Rio Branco registrou apenas 8 milímetros de chuvas. Com a seca aumentando, o nível do Rio Acre está a apenas 30 centímetros do menor nível já registrado: 1,23 metro.

A pior cota da história foi alcançada em setembro do ano passado. Nesta segunda-feira (4), o manancial marcou 1,53 centímetros. Segundo a Defesa Civil Municipal, há risco de o rio voltar a esse nível ou até ficar mais baixo em menos de um ano.

Desde 3 de junho, o Rio Acre está com menos de 3 metros de profundidade e quase não teve variações.

📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça

Com a situação se agravando, a prefeitura deve decretar situação de emergência. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.

''Mesmo sem faltar água de forma grave na cidade, estamos cientes de que isso pode acontecer. Por isso decidimos antecipar o decreto para esta terça-feira (5). Na zona rural a situação já é crítica'', explicou o coronel.

Rio Acre está a 30 centímetros da menor cota já registrada

Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Ainda conforme a Defesa Civil, o volume registtado em julho é equivalente a um único dia de chuva. Isso representa menos de 30% da média histórica para o mês, que é de 29,3 milímetros.

''O cenário é de agravamento. Não trabalhamos mais com estiagem, já é seca. A situação está crítica e o decreto vai abranger todos os bairros de Rio Branco e 72 comunidades dazona Rural'', disse o coordenador da Defesa Civil.

A Defesa Civil considera chuvas significativas aquelas com mais de 30 milímetros. Isso é ainda mais importante nesta época do ano, quando o solo seco absorve pouca água.

''Temos fatores suficientes [para nos preocupar]: muitos dias sem chuvas, altas temperaturas, umidade do ar em queda e qualidade do ar ruim. Produtores rurais, piscicultores e toda a cadeia da bacia leiteira estão no prejuízo. Precisamos agir rápido'', destacou.

LEIA MAIS:

Sem chuvas em Rio Branco, moradores de comunidades rurais recebem água em caminhões-pipa

Com mais de 64% do território em situação de seca, autoridades do AC avaliam estratégia para amenizar prejuízos

Por falta de chuvas, produtores rurais enfrentam dificuldades para escoar a produção de bananas em Rio Branco: 'Muito prejuízo'

Prevenção e queimadas

O coronel informou que dois planos de contigência estão em andamento. Um é para lidar com a falta de água. O outro é para controlar as queimadas.

Ele disse também que a qualidade do ar já piorou. Mas, segundo o coordenadro, ainda não está como em 2024, quando a fumaça tomou conta da cidade por semanas.

''Estamos fazendo todos os esforços para que não aconteça o que tivemos anos passado'', concluiu.

Rio Acre alcançou 15,88 metros em março deste ano; quatro meses depois, manancial está a apenas 30 centímetros da menor cota da história

Initial plugin text

Seca

Saulo Aires de Souza, especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), explicou que a atmosfera funciona como um reservatório.

Por conta do aquecimento global, que eleva a temperatura na Terra, esses "reservatórios" aumentam a capacidade de armazenar vapor d'água e quando enchem, ocorre o fenômeno da chuva que, nesse caso, costuma ser mais intensa na forma de tempestades. Foi isto que aconteceu na última segunda (28), única chuva do mês.

"A água não infiltra e, em um determinado momento, começa a diminuir a alimentação do lençol freático, e o rio vai ficar mais vulnerável quando ficar submetido a períodos mais secos, porque a parcela da água que deveria infiltrar e, nos períodos secos, alimentar os rios, não infiltra, vai embora escoando", destacou.

Esta irregularidade na quantidade de chuvas faz com que aumente a frequência de secas e de cheias.

Abastecimento

O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco(Saerb) já estão atuando nas comunidades mais distantes da cidade. Esses locais são abastecidos por poços artesianos.

O Saneacre atende 21 municípios do Acre, e o Saerb é responsável por Rio Branco.

Operação Estiagem iniciou em julho em Rio Branco

Arquivo/Defesa Civil de Rio Branco

Em Rio Branco, está em andamento a Operação Estiagem, que leva água para comunidades rurais. Com a seca, algumas famílias precisam contratar caminhões-pipa, mas o serviço é caro e pode demorar.

A operação começou em 7 de julho e deve continuar até dezembro. Além de levar água, a Defesa Civil também avalia os prejuízos na agricultura, piscicultura e produção de leite.

Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, o objetivo é pedir ajuda humanitária para os produtores rurais, principalmente os da agricultura familiar, que estão tendo grandes perdas.

VÍDEOS: g1

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/08/04/com-apenas-8-mm-de-chuvas-em-julho-rio-acre-esta-a-30-centimetros-da-cota-historica-na-capital.ghtml

Assista ao Bom Dia Rio Grande

Assista ao Bom Dia Rio Grande O g1 transmite ao vivo, de segunda a sexta, os telejornais da RBS TV: Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias. . Aos sábados, temos transmissão ao vivo também do Jornal do Almoço e do RBS Notícias.. Acompanhe o canal do g1 RS no WhatsApp

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/ao-vivo/assista-ao-vivo-aos-telejornais-da-rbs-tv.ghtml

Ceratocone: conheça causas, sintomas e tratamentos da doença na córnea que pode afetar adolescentes e ser motivo de transplante

Córnea que se projeta para fora é um sinal do ceratocone.

TV Globo/Reprodução

Visão embaçada ou distorcida, coceira forte nos olhos, dor de cabeça e, às vezes, aumento no astigmatismo. Os sintomas, quando separados, são geralmente considerados comuns à população, mas, quando combinados, existe a chance de ser um diagnóstico positivo para o ceratocone.

A doença, que atinge uma pequena parcela da população - cerca de 54 a cada 100 mil pessoas - afeta a córnea, conhecida como a estrutura transparente do olho, de forma direta. Com o passar do tempo, o órgão vai ficando cada vez mais fino e, consequentemente, adquirindo um formato de cone.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

O oftalmologista Diógenes Caldeira, de Sorocaba (SP), explica que, na maioria das vezes, os primeiros sintomas da doença surgem ainda na adolescência, sendo também comum o diagnóstico no início da vida adulta.

"A doença é relacionada à córnea, que recobre a parte da frente dos olhos. Ela não é contagiosa, e sim genética com predisposições causadas por fatores externos e ambientais, como o hábito frequente de coçar os olhos, geralmente associado a alergias oculares", diz.

Ao g1, o profissional, que é especialista em cirurgia plástica ocular, afirma que, dependendo do caso, a intensidade do ceratocone pode variar e, consequentemente, o seu tratamento também.

"A gravidade do ceratocone depende do grau de afinamento e deformação da córnea. Nos casos leves, muitas vezes é possível corrigir a visão apenas com óculos ou lentes de contato especiais. Nos casos moderados a graves, a distorção é maior e pode ser necessária intervenção cirúrgica ou até mesmo um transplante", conta.

Diógenes é coordenador do pronto-socorro oftalmológico do BOS

Banco de Olhos de Sorocaba/Divulgação

"Me lembro de um adolescente que chegou com ceratocone avançado nos dois olhos, com muita dificuldade de enxergar e com a rotina escolar comprometida. Conseguimos estabilizar a doença com crosslinking - procedimento que fortalece as fibras de colágeno da córnea - e um transplante de espessura parcial, que permite menores taxas de rejeição. Foi um sucesso, a diferença no dia a dia é nítida", complementa.

Além da especialidade, Diógenes é coordenador do pronto-socorro oftalmológico do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). O local é considerado referência nacional para tratamentos de problemas envolvendo a visão e, de acordo com ele, isso se deve ao êxito na captação de córneas.

"O banco fez com que a distribuição desse tecido para todo o interior do estado fosse maior. Isso ajudou na rapidez dos transplantes e, com essa evolução, conseguimos desenvolver tecnologias que ajudassem no tratamento de doenças diversas envolvendo a córnea, como o crosslinking e o transplante com a técnica mais atual possível", comenta.

O médico ainda pontua que, mesmo com a predisposição genética, há métodos de prevenção. Entre elas, está o diagnóstico precoce e a realização de exames oculares com uma certa frequência, impedindo que o ceratocone atinja estágios mais avançados.

"A principal forma de prevenção é controlar alergias, evitar coçar os olhos e realizar consultas oftalmológicas periódicas, especialmente se houver histórico familiar da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento adequado e impedir a progressão do ceratocone", destaca.

"O ceratocone é uma doença que pode ser controlada se diagnosticada a tempo. A conscientização sobre a doença é essencial para garantir um futuro visual saudável para muitas pessoas. No BOS, discutiremos em breve as novidades no tratamento das doenças da córnea em um simpósio", completa.

Dependendo do caso, ceratocone pode ser motivo de transplante

Divulgação

Tratamento desde 2010

Rosana Rozendo é de Salto (SP) e, desde 2010, leva o filho para tratar o ceratocone no BOS. Ela conta que, antes do diagnóstico, o então adolescente sentiu uma forte coceira nos olhos por meses.

"Na época, ele sentia muita coceira no olho. Ele praticava natação e, por conta disso, nós achávamos que o sintoma era causado pelo ozônio que usavam para tratar a piscina. O olho ficava extremamente vermelho e o Guilherme coçava os olhos até quando dormia", lembra.

Ao levar o filho no hospital, Rosana revela que passou por três unidades diferentes. Em uma das consultas, o médico disse apenas que "o menino sentia vontade de usar óculos".

"Diziam que era manha e que ele só queria usar óculos. Só depois de um tempo veio o diagnóstico do ceratocone e disseram que ele precisava de uma lente de contato rígida, mas não conseguia usar de jeito nenhum porque machucava. Em um período de seis meses, encaminharam ele ao BOS", relata.

Guilherme foi diagnosticado com ceratocone em 2010

Arquivo pessoal

"Era muito difícil conseguir tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na época. Era um tratamento caro e meu marido dizia que teríamos que vender até a casa para conseguirmos algo para o Guilherme. Os médicos também não conseguiam entender muito bem, já que uma hora o exame dele tinha resultados ruins, outra hora eram bons", complementa.

A mãe diz que, apesar da doença já estar relativamente avançada, Guilherme enxergava bem em comparação aos demais. Como continuidade do tratamento, os médicos decidiram pelo crosslinking em ambos os olhos - e o resultado foi positivo.

"O ceratocone dele era tão avançado que não dava nem para saber o motivo dele conseguir enxergar. O procedimento fez com que melhorasse ainda mais e a necessidade de transplante foi descartada e ele se trata até hoje no mesmo local. Nós devemos muito a eles", celebra.

Confira outros destaques do g1

g1 em 1 minuto: suspeito confessa ter matado estudante trans da Unesp

*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/08/04/ceratocone-conheca-causas-sintomas-e-tratamentos-da-doenca-na-cornea-que-pode-afetar-adolescentes-e-ser-motivo-de-transplante.ghtml

Museu Nova Friburgo inaugura sala dedicada à história e cultura negra com apresentações culturais

Sala 'Luzes de África' é inaugurada em Nova Friburgo

Foi inaugurada na noite deste sábado (2), no Museu Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a sala Luzes de África, novo espaço permanente dedicado à história e à cultura do povo negro na cidade. A iniciativa é da Fundação Dom João VI, em parceria com coletivos negros de Nova Friburgo.

A cerimônia contou com a apresentação da Orquestra Ouro Negro e de um espetáculo de dança afro, marcando a abertura do espaço que reúne documentos históricos, pesquisas e curadoria compartilhada entre os coletivos e o museu.

“Desde o seu princípio, a história de Nova Friburgo tem sido escrita por mãos negras. Por muito tempo, no entanto, tentou-se esconder ou até mesmo apagar essa memória”, diz um dos trechos da exposição.

A sala é fruto de meses de reuniões e articulações iniciadas no fim de 2024 e desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2025. O projeto envolveu coletivos como Ysun-Okê, Lélia Gonzalez, Povos Formadores Pan-Africanos e Império das Negas.

O espaço assume um papel inédito de valorização do protagonismo negro em uma cidade que, segundo o texto da própria sala, era vista como a “Suíça brasileira”, mas que teve parte significativa de sua economia construída com base na escravidão.

"É um instrumento educacional que dá visibilidade a uma ‘história que tentaram apagar, mas que estaremos resgatando de forma uníssona", disse Ilma Santos, presidente do Centro Cultural Afro-brasileiro Ysun-Okê.

A Fundação Dom João VI afirma que o espaço será usado não apenas como exposição, mas como local de debate sobre racismo estrutural, equidade e preservação da cultura afro-brasileira.

“Foi emocionante testemunhar o processo de organização, compromisso de cada coletivo em fazer dessa aliança um espaço de memória real", declarou Michelly Felício, também do Império das Negas.

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2025/08/03/museu-nova-friburgo-inaugura-sala-dedicada-a-historia-e-cultura-negra-com-apresentacoes-culturais.ghtml

Amigos e familiares de ciclista que morreu após ser atropelada por juiz aposentado fazem manifestação pedindo justiça

Amigos e familiares da ciclista que morreu após se atropelada por um juiz aposentado, no dia 24 de julho, em Araçatuba (SP), fizeram uma manifestação pedindo justiça nesta sexta-feira (1º).

Eles se reuniram no bairro Vila Mendonça, em frente ao prédio onde o juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, mora.

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

Na manhã desta sexta-feira, a defesa do juiz aposentado pediu à justiça o sigilo absoluto do caso. O Ministério Público (MP) se manifestou contrário. À tarde, a Justiça negou o sigilo.

Thais Bonatti, de 30 anos, foi atropelada por Fernando depois que ele saiu de uma boate com uma mulher nua no banco do motorista e atingiu a ciclista nas proximidades de um supermercado, na rotatória da avenida Waldemar Alves, em Araçatuba.

Família de Thais Bonatti faz protesto em frente ao prédio do juiz aposentado em Araçatuba (SP)

TV TEM / Daiana Felix

O acidente

O atropelamento ocorreu na manhã de 24 de julho. Segundo o registro policial, a passageira tentou se sentar no colo do juiz aposentado, quando a caminhonete foi acelerada de forma abrupta na contramão e atingiu a ciclista.

De acordo com o boletim de ocorrência, Fernando apresentava fala desconexa, falta de coordenação motora e forte odor etílico quando foi abordado pelos policiais.

Imagem que foi registrada da mulher nua de costas para o para-brisa do carro que o juiz aposentado dirigia enquanto ela estava no colo dele

Arquivo pessoal

Da prisão à liberação do juiz

Após o atropelamento, o juiz aposentado foi levado para a Delegacia Seccional da cidade, onde foi autuado por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Devido à gravidade do crime, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva e a fiança foi arbitrada.

Em 25 de julho, Fernando Augusto pagou a fiança de R$ 40 mil e foi solto. Após a confirmação da morte de Thais, o juiz aposentado passou a responder por homicídio culposo na direção do veículo automotor.

Depois de ter a liberdade concedida pela Justiça, o juiz teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ele também está proibido de sair da cidade sem aviso e autorização prévios. Além disso, não pode frequentar casas noturnas.

O advogado da família de Thais havia pedido para o Ministério Público recorrer da decisão que estabelecia o cumprimento da pena em liberdade ao juiz. O MP, por sua vez, negou o recurso.

Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior foi preso em Araçatuba (SP) e pagou fiança

Reprodução / Arquivo Pessoal

LEIA MAIS

Juiz aposentado que atropelou e matou ciclista em Araçatuba diz à polícia que tomou duas cervejas

Garota de programa que estava no colo de juiz aposentado em acidente que matou ciclista diz que tentou assumir direção

Juiz que atropelou ciclista em Araçatuba passa a ser investigado por homicídio culposo; entenda

Morte da ciclista

Thais Bonatti morreu em 26 de julho após ficar dois dias internada em estado grave na Santa Casa de Araçatuba. O corpo foi sepultado no mesmo dia. A família da ciclista pede justiça.

Ela não resistiu aos ferimentos graves após passar por duas cirurgias. Conforme os familiares, a auxiliar de cozinha trabalhava em mais de um emprego para contribuir com as despesas de casa e também para realizar seus próprios sonhos.

Thais Bonatti estava indo para o trabalho de bicicleta, quando foi atingida pelo carro na contramão

Reprodução

Defesa do juiz lamenta

Em nota enviada à TV TEM pela defesa, o juiz Fernando Rodrigues Junior lamentou a morte da ciclista e informou que oferece apoio as familiares. Leia abaixo a íntegra da manifestação:

"A família de Dr. Fernando manifesta profundo pesar e solidariedade à família da vítima, reafirmando o respeito absoluto à dor e ao luto. Desde o ocorrido, está oferecendo apoio à família da vítima. Em razão do sigilo decretado no inquérito, ele está legalmente impedido de conceder entrevistas ou se manifestar publicamente. A defesa reforça que esse silêncio é um dever jurídico, mas também um gesto de respeito."

Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, foi solto após pagar fiança

Reprodução/TV TEM

Histórico do juiz

Fernando é advogado inscrito na OAB de São Paulo. É juiz de direito aposentado e, atualmente, está habilitado para atuar como advogado em todo o território nacional, com exceção da comarca de Araçatuba, onde atuava na 1ª Vara Cível.

Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/08/01/amigos-e-familiares-de-ciclista-que-morreu-apos-ser-atropelada-por-juiz-aposentado-fazem-manifestacao-pedindo-justica.ghtml

Frentista vítima de assédio sexual obrigada a usar calça legging será indenizada em R$ 23 mil em Santos

Posto de combustíveis foi condenado a indenizar frentista por assédio sexual, abuso de poder diretivo e coação (imagem ilustrativa)

Arquivo/Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

A Justiça de Santos, no litoral de São Paulo, condenou um posto de combustíveis a indenizar uma frentista em R$ 23.240,00 por assédio sexual, abuso de poder diretivo e coação. De acordo com a sentença, a vítima foi obrigada a trabalhar usando calça legging e lidar com "cantadas" e ofensas por parte dos clientes.

Segundo a 2ª Vara do Trabalho de Santos, houve grave constrangimento, atingindo a honra e a privacidade da profissional, pois a vestimenta foi determinada com o intuito de ressaltar atributos físicos e explorar a sensualidade da mulher perante o público masculino.

A condenação envolveu danos extrapatrimoniais, de ordem moral e existencial. O processo tramita em segredo de Justiça e, segundo o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), cabe recurso da decisão. O g1 não localizou a defesa do posto de combustíveis até a publicação desta reportagem.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp

Conforme apurado pelo g1, uma testemunha convidada pela vítima disse à Justiça que o empregador só contratava "mulheres bonitas", e que não era permitido usar outro traje. Segundo ela, havia ameaça de multa e ordem para que "voltassem para suas casas" caso optassem por outras roupas.

Ainda de acordo com a testemunha, as frentistas eram vítimas de "cantadas" e olhares intimidatórios por parte de alguns clientes. Além disso, segundo o relato, o próprio empregador praticava assédio sexual contra as funcionárias. A mulher afirmou ter recebido um vídeo pornográfico do chefe.

De acordo com a Justiça do Trabalho, o depoimento prestado pela testemunha apresentada pelo empregador, por sua vez, foi desconsiderado pelo juiz diante da ausência de credibilidade e isenção.

Decisão

A sentença, proferida pelo juiz Gustavo Deitos, considerou o Protocolo do Conselho Nacional de Justiça para Julgamento sob Perspectiva de Gênero, a Constituição Federal, o Código Civil e convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

O magistrado afirmou que o assédio sexual representa "sério obstáculo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas: igualdade de gênero e empoderamento feminino".

Diante disso, a condenação quanto ao dano extrapatrimonial foi fixada em R$ 23.240,00, de acordo com o pedido da vítima, "embora este magistrado, em seu convencimento, tivesse aptidão para condenar em valor superior", disse o juiz em um trecho da decisão.

Deitos determinou, ainda, o envio de ofício ao Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e à Delegacia de Santos para que tomem as medidas que entenderem cabíveis no caso.

Veja mais sobre direitos trabalhistas

O tema é direitos trabalhistas

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/08/01/frentista-vitima-de-assedio-sexual-obrigada-a-usar-calca-legging-sera-indenizada-em-r-23-mil-em-santos.ghtml

Golpe do 'morango do amor': criminosos aplicam promoções falsas do doce viral no litoral de SP

Criminosos aproveitam sucesso do 'morango do amor' para enganar internautas de todo o Brasil

Reprodução/Instagram

O desejo de experimentar o 'morango do amor' foi transformado em frustração para uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo. A mulher, de 56 anos, fez um pagamento via Pix para uma suposta doceria que apareceu em uma rede social. Ela acreditava ter comprado três unidades do doce 'viral', mas não imaginava que se tratava de um golpe e os produtos nunca chegariam.

Segundo o filho da vítima, arquiteto Thiago Romero, de 27 anos, tudo começou quando a mãe viu um conteúdo patrocinado sobre o doce por meio do Instagram. Um 'morango do amor' costuma ser vendido por aproximadamente R$ 20,00, mas este perfil prometia três unidades por esse preço.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.

"O valor é muito chamativo, então acho que isso faz as pessoas ficarem encantadas", explicou Thiago. Ele acrescentou que a mãe não desconfiou de golpe porque a suposta doceria tinha mais de 80 mil seguidores.

Por meio de nota, a Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, afirmou que ações que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas nas plataformas. "Estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas", destacou a empresa.

O g1 não localizou a defesa do responsável pela página 'Encanto Doces' até a publicação desta reportagem.

Moradora de Santos (SP) caiu no golpe do 'morango do amor'

Reprodução/Instagram

Como descobriu o golpe?

Ainda de acordo com Thiago, a mãe fez o pedido de R$ 19,99 por volta das 18h de sábado (26) e a única opção era o pagamento via Pix. O site da suposta doceria não aceitava cartão de crédito.

Duas horas depois de fazer o pedido, a mulher relatou para o filho sobre a demora para os doces chegarem. Foi neste momento que o arquiteto entrou no perfil e confirmou que a mãe havia caído em um golpe.

Apesar do suposto estabelecimento publicar que faz doces desde 2019, Thiago percebeu que o perfil havia sido criado há menos de uma semana e os comentários nas publicações estavam desativados. O arquiteto também reparou que a doceria dizia ter mais de 68 filiais, mas era possível selecionar qualquer cidade do Brasil na hora da compra.

"Para ela, foi uma completa frustração. Imagina você estar com uma vontade aguada de comer aquele doce e aí chega no momento ele não aparece, não chega. Foi triste", contou Thiago. "Eu fiquei com tanta pena que eu pedi [...] um 'morango do amor' para ela comer. Ela amou e ficou bem feliz".

Outras vítimas

Golpe do 'Morango do Amor': febre das redes sociais entra na mira de criminosos

O arquiteto contou que tem entrado constantemente no perfil e viu que as publicações marcadas são relatos de outras dezenas de pessoas que caíram no mesmo golpe. Veja alguns comentários abaixo:

👤"Acabei de cair no golpe desse delivery. Fiquei desconfiada, mas caí no golpe. Confirmei quando vi que não tinha como rastrear o pedido ☹️", afirmou uma internauta.

👤"Vamos todos denunciar esses pilantras", acrescentou outra.

👤"Acabei de cair no golpe. Aff, já vou denunciar e fazer um boletim", disse uma vítima.

Criminosos aproveitam sucesso do 'morango do amor' para enganar internautas de todo o Brasil

Reprodução/Instagram

"A minha mãe não é uma pessoa de idade. Ela não é uma pessoa que não é lúcida com esse meio digital, ela entende. Então, se ela tomou um golpe de uma maneira tão fácil, outras pessoas vão tomar também", afirmou o arquiteto.

Thiago disse não pensar em registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. "Me tranquilizou não ter os dados do cartão dela. Então, é só o valor do Pix mesmo [...]. Querendo ou não, foi um valor baixo. Não é um valor significante que vai mudar as nossas vidas hoje".

Ainda por meio de nota, a Meta recomendou que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos.

Criminosos aproveitam sucesso do 'morango do amor' para enganar internautas de todo o Brasil

Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/08/01/golpe-do-morango-do-amor-criminosos-aplicam-promocoes-falsas-do-doce-viral-no-litoral-de-sp.ghtml

Morador de comunidade, flautista de escola pública do Rio ganha bolsa integral em universidade dos EUA

O flautista Matheus Santos de Moura, de 19 anos

Divulgação

Um morador do Morro do Céu, no bairro São Bento, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está prestes a realizar o maior sonho da sua vida: estudar música em uma universidade americana.

Nesta sexta-feira (1º), Matheus Santos de Moura, de 19 anos, embarca para os Estados Unidos, onde vai cursar bacharelado em flauta transversal na Escola de Música da Universidade do Missouri pelos próximos 2 anos.

📌 A Escola de Música é uma divisão acadêmica da Universidade do Missouri em Columbia. Seu foco é o estudo da música, concedendo bacharelado, mestrado e doutorado. Os programas da instituição abrangem composição, performance, regência, educação musical, história da música, teatro musical e musicologia.

Filho caçula de uma família humilde da comunidade, Matheus foi um dos 3 brasileiros selecionados para estudar nos EUA.

“Representar muitos jovens da minha comunidade e do Rio de Janeiro é uma honra”, conta o rapaz.

Com um excelente desempenho no curso técnico de música, que fez na Faetec de Marechal Hermes, ele conseguiu eliminar 2 anos da graduação norte-americana e deve se formar aos 22 anos.

“Com as notas de um ano e meio do curso técnico na Faetec, eliminei 2 anos de estudos lá na Universidade do Missouri. O curso seria realizado em 4 anos, mas só precisarei estudar 2 para me formar”, relata.

Bolsa integral

Matheus conquistou a bolsa de estudos integral após participar de uma masterclass e ser selecionado para um programa de mentoria.

Na bagagem, além dos sonhos e planos para uma carreira promissora, ele leva as camisas dos projetos sociais dos quais participou e um casaco da mãe, como forma de manter vivas suas raízes.

Matheus durante uma apresentação

Divulgação

“A ficha ainda não caiu. Estou realizando um sonho. Ainda não estou acreditando”, diz Matheus.

O jovem conta que o interesse pela música começou cedo. Aos 4 anos, ele se encantou com a bateria da igreja evangélica frequentada pela família. Aos 7, iniciou os estudos com flauta doce, passou pelo pífano [uma pequena flauta] e, mais tarde, se dedicou à flauta transversal, até chegar à Faetec.

Matheus acredita que a formação em uma universidade americana vai valorizar seu currículo e abrir portas no Brasil — mas não descarta a possibilidade de seguir carreira no exterior.

Sua maior inspiração vem de dentro de casa. E ele faz questão de pontuar quem foi seu ídolo.

“Tudo isso começou com o meu falecido pai. Me inspirei no meu pai, que tocava violão. Comecei a estudar música e, desde então, tenho evoluído. Acredito que a semente que eu plantei germinou e virou uma árvore. Sempre disse para minha mãe que um dia iria para os Estados Unidos. Agora é real”, comemora.

O flautista Matheus Santos de Moura, de 19 anos

Divulgação

A passagem foi integralmente custeada pela própria Faetec, e Matheus já está cheio de planos. “Quero fazer história e representar a música brasileira no exterior”, afirma.

Para o presidente da Faetec, Alexandre Valle, a conquista de Matheus reforça o valor da educação pública de excelência para a formação de crianças e jovens.

“É uma alegria ver que um ensino técnico de qualidade e gratuito, como é oferecido pela Faetec, pode transformar a vida de muitas famílias e ajudar a realizar sonhos de tantos jovens como o Matheus.”

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/08/01/morador-de-comunidade-flautista-de-escola-publica-do-rio-ganha-bolsa-integral-em-universidade-dos-eua.ghtml

Mais dois policiais militares são presos por receber propina para facilitar tráfico de drogas em Fortaleza

Operação do MPCE: dois PMs foragidos são presos

Mais dois policiais militares foram presos por suspeita de integrar um grupo criminoso envolvido na prática de corrupção, extorsão e facilitação do tráfico de drogas em bairros da Grande Messejana, em Fortaleza.

✅ Clique para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

Com essas prisões, sobe para 16 agentes capturados na "Operação Kleptonomos", deflagrada pelo Ministério Público na terça-feira (29). Durante a operação foram apreendidas armas, drogas e dezenas de munições de diversos calibres.

Um dos PMs que estava foragido foi preso ao se apresentar no Comando da Polícia Militar, em Fortaleza. O outro também foi localizado na capital cearense.

Armas e munições foram apreendidas durante operação contra policiais investigados por facilitar o tráfico de drogas em Fortaleza.

MPCE/ Divulgação

A ação, realizada por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cumpriu 34 mandados, sendo 16 de prisão preventiva e outros de busca e apreensão, nas cidades cearenses de Fortaleza, Itaitinga, Maracanaú e Russas, além de Maceió, em Alagoas.

A Justiça autorizou ainda a quebra do sigilo das informações contidas nos aparelhos telefônicos e equipamentos de armazenamento portátil e a suspensão do exercício de função pública dos agentes investigados.

Com base nas provas coletadas, o MPCE denunciou os policiais investigados por integrar organização criminosa, corrupção passiva com causa de aumento, extorsão qualificada e facilitação do tráfico de drogas.

'Consórcio do crime'

14 policiais militares são presos por receber propina para facilitar tráfico de drogas

Segundo o Ministério Público, o caso começou a ser investigado no final de 2022, a partir de denúncias anônimas encaminhadas ao Gaeco.

Na ocasião, os denunciantes relataram sobre um esquema criminoso envolvendo policiais militares nos bairros Paupina e Coaçu, especificamente na comunidade Pôr do Sol e no condomínio Residencial dos Escritores.

Conforme a denúncia, os policiais militares estariam recebendo propina de traficantes da região para evitarem a ação policial naquela área, permitindo o livre comércio de drogas na área.

Operação prende 14 PMs suspeitos de receberem propina para facilitar o tráfico de drogas em Fortaleza

João Victor/TV Verdes Mares

"Era um verdadeiro consórcio do crime de policiais que atuavam na região da Grande Messejana com traficantes de uma determinada organização criminosa praticando crimes de corrupção, extorsão, facilitação do comércio de drogas, inclusive, comunicando quando haveria ação de repressão da polícia naquela localidade, para permitir que os traficantes continuassem o comércio livremente", disse o promotor Adriano Saraiva, coordenador do Gaeco.

De acordo com o promotor, os policiais investigados agiam no momento que estavam em serviço.

"Ele atuavam com todo aparato da polícia. Estavam no exercício das funções, utilizando as viaturas, utilizando pesquisas nos sistemas policiais. Com essas informações, eles passavam isso para os traficantes e aí ocorria todo tipo de crime", falou o promotor.

O nome da operação, "Kleptonomos", tem origem no grego e significa “aquele que rouba a lei”, representando a ideia de servidores que usurpam a autoridade legal para impor regras próprias em afronta ao sistema de justiça.

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/07/31/mais-dois-policiais-militares-sao-presos-por-receber-propina-para-facilitar-trafico-de-drogas-em-fortaleza.ghtml

Ciclista morre atropelado e corpo vai parar no teto do carro, na Bomba do Gonzaga, em Maceió

Ciclista é atropelado, morre e corpo vai parar em cima do carro, em Maceió

Arquivo pessoal

Um homem morreu após ser atropelado na noite desta quarta-feira (30), em um dos trechos mais movimentados do Tabuleiro do Martins, próximo à região da Bomba do Gonzaga, parte alta de Maceió. O impacto foi tão forte que a vítima foi arremessada e o corpo ficou sobre o carro envolvido no acidente.

Testemunhas que estavam no local contaram à polícia que o motorista teria avançado o sinal vermelho no momento em que o homem atravessava a pista de bicicleta. Já o condutor do veículo disse à equipe da Polícia Militar que o semáforo estava verde para ele.

A cena foi registrada por pessoas que passavam pelo local. As imagens mostram o corpo da vítima em cima do carro, já sem vida. A Polícia Científica foi acionada para os primeiros levantamentos e o Instituto Médico Legal (IML) recolheu o corpo.

A identidade da vítima ainda não foi divulgada. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/07/31/ciclista-morre-atropelado-e-corpo-vai-parar-no-teto-do-carro-na-bomba-do-gonzaga-em-maceio.ghtml

Programação da NSC TV AO VIVO

Programação da NSC TV AO VIVO Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ao-vivo/assista-ao-vivo-aos-telejornais-da-nsc.ghtml

VÍDEO flagra colisão de aviões da Esquadrilha da Fumaça no interior de SP; um deles caiu

Vídeo mostra momento exato de colisão de aviões da Esquadrilha da Fumaça; um deles caiu

Um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o exato momento da colisão entre dois aviões A-29 Super Tucano durante um treinamento entre Descalvado e Porto Ferreira (SP), na manhã desta quarta-feira (30). (Veja o vídeo acima).

Um deles caiu em um terreno na zona rural, mas o piloto conseguiu se ejetar. A outra aeronave conseguiu pousar em segurança. Ninguém ficou ferido.

PILOTO SE SALVA: VÍDEO mostra piloto da FAB em paraquedas logo após se ejetar de avião que caiu no interior de SP

TRAJETO: VÍDEO: radar mostra trajeto de avião da Esquadrilha da Fumaça até a queda no interior de SP

TRAGÉDIA EM VINHEDO: '81 segundos': documentário no g1 com entrevistas e áudios inéditos

Vídeo mostra colisão de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça entre Descalvado e Porto Ferreira, no interior de São Paulo

Arquivo pessoal

Nas imagens, é possível ver quando quatro aeronaves sobrevoam juntas. Uma fonte ouvida pela EPTV explicou que, em determinado momento, os pilotos fazem a manobra chamada 'Giro de Asas', que é um giro em torno das asas da aeronave.

Logo em seguida duas colidem e todas se afastam. Uma aeronave desce em direção ao solo e o vídeo é interrompido.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp

Não é possível ver o momento da ejeção do piloto e da queda do avião. Um outro vídeo mostra o piloto de paraquedas e a fumaça causada pela destruição da aeronave. (Veja aqui).

O Comando da Aeronáutica informou que as duas aeronaves pertencentes ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tiveram um acidente durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para essas atividades.

Piloto aparece em paraquedas logo após se ejetar de avião que caiu entre Descalvado e Porto Ferreira, no interior de SP

Arquivo pessoal

Ainda de acordo com o Comando da Aeronáutica, o piloto que se ejetou passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

A plataforma FlightRadar registrou o trajeto da aeronave até a queda. (Clique aqui para assistir ao vídeo do trajeto)

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) se deslocaram até o local para iniciar os procedimentos de ação inicial da ocorrência.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira também foram acionadas.

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai após colisão no ar durante treino no interior de SP

Aviões da Esquadrilha da Fumaça batem no ar durante treinamento entre Descalvado e Porto Ferreira

Redes sociais

Veja reportagem completa do EPTV1:

Aviões da Esquadrilha da Fumaça colidem durante treinamento no interior de SP

Mais notícias da região:

FEMINICÍDIO: Homem que matou ex-esposa era viciado em drogas e teve alta de clínica 2 dias antes do crime

MEGA-SENA: duas apostas da região ganham mais de R$ 134 mil; prêmio acumula em R$ 76 milhões

ATIVIDADES GRATUITAS: Jornada do Patrimônio traz ações educativas a São Carlos e mais 5 cidades

Super Tucano A-29

O A-29 é usado para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil.

Em março de 2013, os pilotos da FAB iniciaram os treinamentos com o modelo, que substituiu o Tucano T-27, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.

Esquadrilha da Fumaça durante apresentação no Domingo Aéreo em Pirassununga

Fabio Rodrigues/g1

O Super Tucano tem praticamente o dobro do peso do T-27 e quase o dobro de potência. A velocidade máxima chega a 690 quilômetros por hora.

A esquadrilha foi reconhecida como unidade da FAB em 1963. Treze anos depois foi desativada e só voltou em 1983. Em seguida recebeu o Tucano T-27, fabricado no país.

A história da esquadrilha começou no Rio de Janeiro, quando instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em grupo nas horas de folga. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio de 1952. Três anos mais tarde, a Esquadrilha ganhou os próprios aviões.

Acrobacias da Esquadrilha da Fumaça na AFA em Pirassununga durante o Domingo Aéreo

Fabio Rodrigues/ g1

REVEJA VÍDEOS DA EPTV:

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/30/video-flagra-colisao-de-avioes-da-esquadrilha-da-fumaca-no-interior-de-sp-um-deles-caiu.ghtml

Operação desmonta rede criminosa de furto e revenda de veículos em AL e outros estados

"/> Rede criminosa tinha acesso aos veículos que ficavam nos pátios do DMTT e Detran

Ascom/ PC-AL

A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (30), uma operação que desarticulou uma rede criminosa com atuação nacional voltada ao furto, falsificação e revenda de veículos.

Até o momento, 27 veículos foram recuperados e parte deles foi levada para o pátio da Delegacia Geral, em Jacarecica. Pelo menos duas pessoas foram presas.

A quadrilha utilizava documentação fraudada para retirar automóveis retidos nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, além de desviar carros alugados para desmanches e revendas clandestinas em vários estados do país.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), constatou que os criminosos operavam não apenas em Alagoas, mas também em estados vizinhos como Pernambuco, Sergipe e Bahia.

A Polícia Civil descobriu a rede criminosa a partir do cruzamento de boletins de ocorrência e informações obtidas pela equipe da DRFV.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/07/30/operacao-desmonta-rede-criminosa-de-furto-e-revenda-de-veiculos-em-al-e-outros-estados.ghtml

Quem era o escritor mineiro encontrado morto em praia na Bahia

Leandro foi encontrado morto após funcionários do chalé em que ele estava se preocuparem com sua ausência

Reprodução/Redes Sociais

O escritor Leandro Cesar Ferreira, de 33 anos, e morador de Patrocínio, foi o turista encontrado morto no domingo (27), em uma praia de Maraú, no baixo sul da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, Leandro estava hospedado em um chalé em Piracanga. De acordo com funcionários do chalé onde o homem estava hospedado, o corpo foi localizado na areia da praia de Aibim após ele sair e não retornar.

Autor do livro "Propósito – Leis da vida que irão fazer com que você descubra e viva o seu" , o escritor foi velado e sepultado na terça-feira (29) na Funerária Frederico Ozanam, em Patrocínio.

✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp

Causa da morte é investigada

A causa da morte de Leandro ainda é investigada. Guias periciais e de remoção foram expedidas. Análises de necropsias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) poderão auxiliar no esclarecimento do fato e na causa da morte, até então sem indício de crime.

O caso é investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT/ Ilhéus).

O g1 entrou em contato com a DT para saber sobre o andamento das investigações e aguarda retorno.

Leia também:

Homem é encontrado morto na MGC-497 em Uberlândia

Corpo de homem é encontrado após dois meses desaparecido

Morador em situação de rua é encontrado morto às margens de ri

Assista: Jovem é encontrado morto em João Pinheiro e suspeitos são os próprios amigos

Jovem é encontrado morto em João Pinheiro e suspeitos são os próprios amigos

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/07/30/quem-era-o-escritor-mineiro-encontrado-morto-em-praia-na-bahia.ghtml

Polícia vai investigar vídeo de homem espetando arraia em praia de Palmas e levando para lixeira

Vídeo de arraia sendo espetada em praia de Palmas será investigado

A Polícia Civil abriu investigação para apurar o possível crime de maus-tratos praticado contra uma arraia, em uma praia de Palmas. O caso chamou atenção da polícia depois que um vídeo foi publicado nas redes sociais e viralizou.

As imagens começaram a circular durante o fim de semana. O vídeo, gravado na Praia do Prata, mostra um homem utilizando um tipo de lança para espetar o animal, que estava às margens do lago, próximo aos banhistas.

📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp

Ele carrega a arraia por vários metros até as lixeiras da praia. Durante o trajeto, o animal tenta se defender, utilizando o ferrão, enquanto se debate e tenta fugir.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG - Palmas) está ciente, registrou a ocorrência e iniciou as diligências para verificar as circunstâncias da ocorrência e os procedimentos para identificação da autoria.

LEIA MAIS

Quatro cães morrem no mesmo dia após ataque de abelhas: 'Tem dias que amanhecemos chorando', diz tutora

Suspeito de desmatar área de reserva legal é multado em R$ 690 mil

Helicóptero e transmissores via rádio são usados para monitorar arraia ameaçada de extinção no Tocantins; entenda

As arraias de água doce são peixes encontrados nos rios do Tocantins, especialmente durante os períodos de seca, quando o nível da água diminui. O principal perigo é a ferroada.

"Quando a arraia se sente ameaçada, principalmente quando é pisada, esse ferrão vem para cima e ferroa. Isso é uma forma de defesa. Pode apresentar riscos e tem uma toxina e causa ferimentos graves", comentou o biólogo Gabriel Samora Chacra.

Em 2025, o Corpo de Bombeiros registrou oito chamados de acidentes envolvendo o animal, mas o número pode ser maior. "A maioria desses ataques não é registrada. O pessoal sofre o ataque e desloca rapidamente para o hospital sem passar pela corporação", comentou o subtenente Wesley Sousa.

Arraia foi espetada com um tipo de lança e levada perto de lixeiras

Redes Sociais/Reprodução TV Anhanguera

Maus-tratos é crime ambiental

A arraia é um animal silvestre protegido por legislação federal. Para o advogado Marcelo Dealtry, o caso configura pelo menos dois crimes ambientais. "Essa conduta configura ao menos dois crimes ambientais, o crime de retirada indevida de animal silvestre e maus-tratos ou abuso", explicou.

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) informou que não foi acionada, mas orientou que a população, ao se deparar com animais silvestres, evite qualquer tipo de contato ou remoção. Nestes casos, o correto é acionar imediatamente a Guarda Metropolitana pelo telefone 153.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também afirmou que irá averiguar a situação e adotar as providências cabíveis. “De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), é crime a captura, perseguição, maus-tratos, ferimentos ou qualquer forma de interferência não autorizada com animais silvestres”, informou em nota.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas ao Naturatins pelo número 0800 063 1155 ou pela Linha Verde Zap, no (63) 99106-7787.

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/07/29/policia-vai-investigar-video-de-homem-espetando-arraia-em-praia-de-palmas-e-levando-para-lixeira.ghtml

Mulher trans é presa em flagrante por agredir namorado até a morte na Bahia

Vítima morreu após sofrer diversas agressões

Redes sociais

Uma mulher trans foi presa em flagrante no bairro de Periperi, em Salvador, por matar o namorado na noite de segunda-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi agredida até a morte.

Manoel Messias dos Santos foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme apuração da TV Bahia, as agressões começaram durante uma briga entre o casal, mas ainda não há informações sobre o motivo da discussão.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

A mulher foi levada ao Departamento de Homicídio e Proteção á Pessoa (DHPP) e passou por exames de corpo delito. Ela segue à disposição da Justiça nesta terça-feira (29).

LEIA TAMBÉM:

Salvador foi capital mais violenta do Brasil em 2024

Bahia tem cinco cidades entre as 10 mais violentas do Brasil

Feminicídios e mortes de crianças crescem no Brasil em meio a queda de assassinatos

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/29/prisao-agressao-morte-bahia.ghtml

Pesquisadores da USP Ribeirão criam ferramenta com Inteligência Artificial capaz de prever agressividade do câncer

Pesquisadores da USP criam ferramenta com IA capaz de prever agressividade do câncer

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (FMRP-USP), em parceria com cientistas da Poznan University of Medical Sciences, na Polônia, desenvolveram uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) capaz de prever a agressividade de diferentes tipos de câncer com base na expressão de proteínas (veja vídeo acima).

Chamada de DeepProtGO, a plataforma foi criada para ajudar na análise de risco em pacientes com câncer. Ela analisa os dados das proteínas dos tumores e gera um índice que indica o quanto a doença pode crescer e resistir aos tratamentos.

Ao g1, Renan Santos Simões, doutorando da USP e primeiro autor do estudo, explicou que a novidade é vista como promissora para ajudar no diagnóstico do câncer e no planejamento de tratamentos personalizados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Além disso, ele afirma que ela pode abrir caminho para o uso de remédios que já existem, a partir da identificação de proteínas ligadas aos tumores mais agressivos.

"Essa plataforma permite uma visão mais precisa do comportamento do tumor, e isso pode influenciar diretamente na forma como os médicos escolhem o tratamento. Estamos falando de um possível impacto direto na vida dos pacientes".

A pesquisa foi publicada recentemente na revista científica Cell Genomics e contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Análise de 11 tipos de câncer

Para desenvolver o modelo, os pesquisadores analisaram proteínas de 1.134 amostras referentes a 11 tipos de câncer, com base em dados do Consórcio de Análise Proteômica Clínica de Tumores (CPTAC), um banco internacional de dados científicos. Entre os tumores analisados estão os de cabeça e pescoço, útero, mama, ovário, pulmão, rim, cérebro, cólon e pâncreas.

A partir da integração destes dados, a plataforma identificou padrões nas proteínas que tinham relação direta com a agressividade tumoral. O índice PROTsi, criado a partir da análise, apresentou grande desempenho na diferenciação entre células tumorais e não tumorais.

Entre os tumores analisados, a plataforma teve desempenho positivo em todos, mas os melhores resultados foram observados nos tumores de endométrio (útero) e cabeça e pescoço.

Representação gráfica dos tipos de câncer e dos dados analisados no estudo da USP de Ribeirão Preto em parceria com cientistas da Polônia

Renan Simões

Como funciona a ferramenta

A DeepProtGO usa inteligência artificial para analisar proteínas de tumores e calcular um índice chamado grau de stemness, índice que mostra o quanto a célula cancerígena se parece com uma célula-tronco, que tem capacidade de se transformar em diferentes tipos de células do corpo.

O valor vai de zero (baixo) a um (alto): quanto mais próximo de um, mais agressivo tende a ser o câncer. Tumores com alto grau de stemness costumam resistir aos tratamentos e têm maior chance de recidiva, ou seja, são mais agressivos.

LEIA TAMBÉM:

Braço robótico da USP vira aliado em terapias contra Parkinson, esquizofrenia e até depressão

Pesquisa da USP desenvolve inteligência artificial para diagnóstico do câncer de mama

Estudo da USP em Ribeirão sugere mudanças em teste usado para predizer risco de queda em idosos

Segundo Simões, a escolha por usar dados de proteômica, e não só de DNA ou RNA, foi estratégica. Isso porque o DNA mostra o que a célula pode fazer, enquanto as proteínas revelam o que, de fato, está acontecendo no organismo naquele momento.

“O DNA é como um manual de instruções. O RNA mostra quais instruções estão sendo copiadas. Mas as proteínas são o que está sendo realmente produzido e usado pela célula. É como ver a fábrica funcionando, não só o projeto. Em outras palavras, a proteína é a molécula que executa as funções dentro da célula, então dá uma visão mais direta e funcional do que está acontecendo ali".

Para a professora Tathiane Malta, orientadora do projeto e coordenadora do Laboratório de Multiômica e Oncologia Molecular da FMRP-USP, a escolha por usar dados de proteômica representa uma atualização importante do modelo.

“Em 2018, publicamos na Cell Genomics [revista científica] um modelo baseado em dados de RNA e DNA. Agora, usamos proteínas. Como as proteínas são moléculas funcionais, conseguimos associá-las diretamente à biologia tumoral e ao potencial terapêutico”.

Renan Simões e Emerson de Souza Santos, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, durante análise de dados e sequenciamento genético em laboratório, voltados ao estudo de tumores

Renan Simões

Inteligência artificial na oncologia

Para os pesquisadores, a combinação entre ciência, medicina e inteligência artificial é um caminho sem volta. A integração de dados genéticos, de proteínas e algoritmos de IA deve se tornar cada vez mais comum no desenvolvimento de terapias personalizadas.

"São milhares de proteínas por amostra. É impossível para um ser humano analisar isso sozinho com precisão. A inteligência artificial consegue lidar com esse volume e ainda identificar padrões que a gente não vê. Isso não substitui o médico, mas potencializa muito o que a ciência pode entregar para o paciente", afirma Simões.

Ainda segundo Tathiane, a inteligência artificial já é usada na oncologia há mais de dez anos.

"Já usamos IA na oncologia há mais de uma década, mesmo antes de se falar tanto no tema. Agora, com o avanço das tecnologias, ela se torna cada vez mais indispensável. Não é o futuro, é o presente".

Destaque para o câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço chamou a atenção dos pesquisadores pelo desempenho da ferramenta e também pela relevância epidemiológica.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o terceiro tipo mais incidente no Brasil, com mais de 40 mil casos anuais. Por se desenvolver de forma silenciosa, muitas vezes, é diagnosticado em estágios avançados.

“Quanto mais cedo soubermos se um tumor tem alto potencial de agressividade, melhor podemos definir o tratamento ideal, seja ele cirúrgico, quimioterápico ou uma combinação”, diz Tathiane.

Figura mostra resultados obtidos para tumores de cabeça e pescoço. Estão representadas proteínas associadas ao grau de stemness (PROTsi), além de genes, alterações cromossômicas e microRNAs relacionados à agressividade dos tumores

Renan Simões

Diagnóstico e tratamentos

Além de mostrar o quanto o tumor é agressivo, a ferramenta DeepProtGO também encontrou proteínas que só aparecem nos tipos mais graves da doença. Algumas delas já são alvo de remédios usados em outros tratamentos e, agora, podem ser estudadas como possíveis opções contra o câncer.

"Muitas dessas proteínas já são alvos de medicamentos disponíveis no mercado para pacientes de câncer e outras doenças. E agora podem ser testadas em trabalhos futuros a partir dessa identificação. Isso abre uma frente promissora de reposicionamento de drogas, o que pode acelerar o desenvolvimento de terapias", afirma a coordenadora.

Próximos passos

A plataforma já passou por testes de validação com diferentes bases de dados, mostrando consistência em distinguir entre células tumorais, células-tronco e células diferenciadas.

Agora, o desafio é aplicar esse modelo em novos grupos de pacientes especialmente no Brasil, para confirmar os resultados em diferentes populações.

“O objetivo final é que isso chegue ao paciente. Mas, antes, a gente precisa passar por etapas importantes de validação clínica e testes laboratoriais. Ainda estamos em fase experimental, mas os resultados têm sido muito animadores”, explica Tathiane.

Além disso, o grupo já iniciou testes com tumores renais e, em seguida, pretende avançar na aplicação prática para os casos de cabeça e pescoço. A expectativa é que, em alguns anos, ferramentas como o DeepProtGO estejam disponíveis em hospitais e centros de diagnóstico oncológico.

*Sob a supervisão de Flávia Santucci

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/07/29/pesquisadores-da-usp-ribeirao-criam-ferramenta-com-inteligencia-artificial-capaz-de-prever-agressividade-do-cancer.ghtml

Praticante de highline que morreu após cair na Chapada dos Veadeiros tinha recorde de Goiás, diz comunidade

Amigo conta que praticante de highline que morreu tinha recorde de Goiás

O praticante de highline, Gustavo Guimarães, 29 anos, chegou a ser o recordista da região Centro-Oeste por atravessar 800m na fita do esporte sem cair, de acordo com a Comunidade de Highline Brasil. O recorde foi registrado em Cocalzinho de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O atleta Matheus Waeny contou que esteve com Gustavo durante o registro (veja acima).

"Estamos aqui em uma via de 1km, seria o novo recorde do Gusta. Com certeza, todo mundo tinha fé no talento dele, que ele tinha, e a gente sabia que ele ia quebrar mais esse recorde, assim como ele quebrou junto comigo no ano passado", afirmou Matheus.

Gusta, como era conhecido pela comunidade e amigos, morreu após cair de cerca de 50 metros de uma fita do highline enquanto praticava o esporte na Cachoeira da Usina, na Chapada dos Veadeiros, na sexta-feira (25). O recorde dos 800m foi alcançado por ele em junho de 2024. Na data, Matheus contou ao g1 que a fita usada era a 3ª maior do Brasil e que o amigo alcançou a marca logo na primeira tentativa.

"Nós montamos o maior highline do centro oeste, a 3ª maior fita do Brasil na epoca, e o Gusta quebrou esse recorde na primeira tentativa", afirmou.

✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp

A comunidade explicou que é uma tradição de quem realiza a primeira travessia na fita nomear a linha que foi utilizada, que foi intitulada por Gustavo de "King Kong Baiano", em homenagem ao atleta baiano Matheus Vidal.

Segundo Waeny, Gustavo estava se preparando para quebrar novamente seu recorde em uma fita de 1,1km, distância que o praticante sonhava em atravessar e faria novamente junto com o amigo.

LEIA TAMBÉM:

Praticante morre após cair de altura de cerca de 50 metros durante highline

Praticante de highline que morreu não estava preso ao equipamento, diz associação

Morte de praticante de highline causa comoção nas redes sociais

Matheus também explicou que Gustavo era profundo conhecedor do esporte e trabalhava como alpinista industrial em uma empresa especializada. Ele também lamentou a perda do amigo.

"É muito importante que as pessoas saibam que Gusta não era um simples aventureiro que não sabia o que estava fazendo e, infelizmente, sofreu esse acidente. Não. Ele era um profissional que trazia muito orgulho para a comunidade do highline, era uma personalidade um ícone conhecido e respeitado, que fará muita falta", afirmou Matheus.

Foto tirada de Gustavo com amigos no dia do recorde, em Goiás

Reprodução/Arquivo pessoal de Matheus Waeny

Acidente

Gustavo morreu após cair de uma altura de 50 metros na Cachoeira da Usina, localizada na Chapada dos Veadeiros, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a Associação Internacional de Slackline (ISA, na sigla em inglês), ele usava a cadeirinha de segurança no momento da queda, mas o equipamento não estava preso.

Ao g1, o delegado Rafael Rossi explicou que a polícia acredita que o equipamento tenha se soltado ou que o praticante tenha esquecido de conectar a corda de segurança. O delegado afirmou que, como não houve indícios de crime, o caso não será investigado pela Polícia Civil e as circunstâncias do acidente só poderão ser comprovadas por meio da perícia Polícia Científica.

A Associação Internacional destacou que esquecer de prender o equipamento de segurança é o maior causador de mortes no esporte.

Gustavo foi sepultado no domingo (27), em Ouro Branco (MG).

Comoção

Praticante de highline morreu ao cair de uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros

Segundo a associação, Gustavo era um praticante amado pela comunidade brasileira do slackline, tendo trabalhado em grandes projetos, sendo um membro ativo que promovia acesso e incentivava muitas pessoas a praticarem o highline.

Gustavo praticava o highline desde 2020, que é uma modalidade do slackline, que consiste em atravessar uma fita especial esticadas. No caso do highline, isso é feito em grandes alturas.

A irmã de Gustavo disse que está em pedaços com a partida do irmão e que praticante morreu fazendo o que ama.

“Gustavo morreu fazendo o que ama, ainda que a poesia disso paire sobre nossas cabeças como fantasmas”, declarou Ana Letícia em sua rede social.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/07/29/praticante-de-highline-que-morreu-apos-cair-na-chapada-dos-veadeiros-tinha-recorde-de-goias-diz-comunidade.ghtml

Dono de moto roubada há 8 anos e achada intacta quer voltar a usar o veículo: 'É um milagre'

Moto roubada em 2016 foi encontrada por trabalhador rural em área de mata em São Sebastião do Oeste

PM/Divulgação

Um autônomo de 55 anos — que teve o nome preservado por segurança — viveu uma surpresa que chamou de “milagre”. O motivo: ele reencontrou a moto que havia sido roubada à mão armada há oito anos. O veículo foi achado em perfeito estado em uma área de mata fechada na zona rural São Sebastião do Oeste, a cerca de 40 km do local do crime.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp

Era dezembro de 2016 quando ele seguia para o trabalho por uma estrada na comunidade rural de Amadeu Lacerda, em Divinópolis, e foi abordado por dois homens de moto.

“Eles me enquadraram na estrada. Era 7h da manhã. Primeira vez que fui assaltado. Fiquei sem reação. Entreguei a moto e só pedi a Deus pra que me deixassem ir”, contou.

Sem seguro, a moto era o principal instrumento de trabalho dele.

“Paguei R$ 8 mil nela. E depois de tudo, ainda tive que me virar sem transporte. Mas Deus é tão bom comigo que, três meses depois do roubo, ganhei outra moto num sorteio de uma distribuidora de eletrônicos da qual sou cliente”, contou.

Reencontro inesperado

O reencontro aconteceu depois que um trabalhador rural, de 52 anos, encontrou a moto abandonada em uma área de mata em São Sebastião do Oeste e acionou a Polícia Militar (PM). Os militares conseguiram acessar o local, de difícil acesso, e confirmaram que se tratava da mesma motocicleta roubada em 2016.

A maior surpresa dos militares foi o estado de conservação do veículo. Mesmo após tanto tempo desaparecida, a moto estava praticamente intacta. A partir da identificação da moto, a PM localizou o dono.

“Quando me ligaram eu nem acreditei. Uns dias antes eu tinha tirado uma folga para organizar meus papéis e, por sorte, estava com a ocorrência em mãos. Deus foi muito bom comigo", afirmou.

A moto foi levada para um pátio credenciado da Polícia Civil e deverá ser devolvida para o dono após os trâmites legais.

Ele já faz planos: quer levar o veículo ao mecânico para uma revisão, atualizar a documentação de 2025 e voltar a usá-lo. Segundo ele, o modelo pode valer cerca de R$ 13 mil atualmente.

“Nunca perdi a fé. Sempre acreditei que Deus não ia me deixar na mão. E aí está a prova: depois de oito anos, a moto voltou para mim. Isso é um milagre", finalizou.

LEIA TAMBÉM:

Motorista ferido recusa ajuda e abandona carro após bater em árvore na Avenida Paraná em Divinópolis

Vídeo mostra caminhonete pegando fogo em avenida de Itaúna

Carreta atinge casa e interdita rua após motorista errar manobra em ladeira em Pará de Minas

VEJA TAMBÉM: Carreta carregada de milho atinge casa em Pará de Minas

Carreta carregada de milho atinge casa em Pará de Minas

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

,

https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/07/29/dono-de-moto-roubada-ha-8-anos-e-achada-intacta-quer-voltar-a-usar-o-veiculo-e-um-milagre.ghtml

Doze ficam feridos em acidente com caminhão e três carros na BR-262, em Sacramento

"/> Até o momento não se sabe as causas iniciais do acidente

PRF/Divulgação

Um acidente envolvendo quatro veículos deixou 12 pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (27), na BR-262, em Sacramento, no Triângulo Mineiro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu por volta das 17h e interditou parcialmente a rodovia por cerca de 1h30.

✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp

De acordo com a PRF, um carro, que seguia no sentido Uberaba-Araxá, tentou ultrapassar um caminhão carregado de minério de ferro e bateu de frente com outro carro que vinha no sentido contrário.

Na sequência, o carro ainda atingiu um veículo que seguia atrás e o motorista tentava desviar para o acostamento. O carro atingido capotou.

O caminhoneiro saiu ileso. Já os motoristas dos carros sofreram ferimentos graves.

Duas passageiras tiveram fraturas. Os demais ocupantes dos veículos tiveram lesões leves.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Sacramento, da concessionária Way e do Samu atuaram no resgate. Segundo a PRF, duas vítimas foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento. Outra duas foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá e as demais foram levadas para o Hospital Regional de Uberaba.

O trecho da rodovia no sentido Uberaba ficou interditado até as 18h31. A PRF informou que a causa do acidente ainda será investigada e um laudo pericial será elaborado.

LEIA TAMBÉM:

Homem atropela ex após discussão sobre guarda do filho

Venezuelanos que ficaram presos em veículo submerso reencontram bombeiros que salvaram suas vidas

Motorista morre após batida entre carro e caminhão

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/07/28/doze-ficam-feridos-em-acidente-com-caminhao-e-tres-carros-na-br-262-em-sacramento.ghtml

Programação da NSC TV AO VIVO

"/> Programação da NSC TV AO VIVO Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/ao-vivo/assista-ao-vivo-aos-telejornais-da-nsc.ghtml