Avatar
Dante
a5ee447568a2372226d647013a55251eac7dd37ab40804a5121a63ce2ca75401
@Dante - @Descentralismo Buscando propagar a liberdade 🙂👍 - Useful Lists on Nostr: nostr:naddr1qqgrwdnp893xgwrzxqek2err8psnxq3q5hhygatg5gmjyfkkguqn54f9r6k8m5m6ksyqffgjrf3uut982sqsxpqqqp65wvj9ksh - Listas Úteis no Nostr: nostr:naddr1qqgxyd34xdnrzvrx8yukgd3kxg6nxq2ywaen5te0vahx7um5wgex5mnpwp4nwvnddeskwufnvd6hj6mxdahrwvm5v4kh5uphxa5xxcnwvdhrgumfd3nhgdehvfhhyatfvshx7mnfdahz7q3q5hhygatg5gmjyfkkguqn54f9r6k8m5m6ksyqffgjrf3uut982sqsxpqqqp65wa3fxmc Programas e sites explicativos: https://newrizen.github.io/me/

Não necessariamente... Tem outras figuras que financiam eles.

O surgimento de novos países por separatismo é uma otima solução e é o que decorre de quando há muito autoritarismo e corrupção.

Vemos o caso da extinta União Sovietica, que depois de se dividir continuou se dividindo em ainda mais países (e muito mais livres que antes), dos países mais recentes na África que se dividiram justamente pelo autoritarismo e pela formação de governo paralelo, fora outros casos na Ásia também.

Hoje, a maioria desses povos que se separaram estão muito melhores que no passado e a corrupção (pagar para funcionários públicos não seguirem o autoritarismo, ou mesmo convencê-los a descumprirem) é sempre essencial para que um povo inteiro não seja roubado ou exterminado.

Você está considerando apenas a corrupção do alto escalão, mas essas pessoas já são autoritárias, com ou sem corrupção.

Significa muito mais que a população pode pagar para não ser agredida ou para ter direitos.

Muitos fugiram da picada por conta da "corrupção".

Replying to Avatar idsera

Será? Olha os países mais corruptos: https://valor.globo.com/politica/noticia/2024/01/30/corrupcao-ranking-paises.ghtml

Maduro e a turma em sua volta está tendo algum problema na Venezuela? ou é o povo que está se lascando?

O Maduro está tendo muitos problemas, está perdendo população e várias facções paralelas estão crescendo...

A corrupção enfraquece o Estado e gera descentralização, se não enfraquecesse os Estados não buscariam combater, como o caso da China, no comentário anterior.

O povo se lasca não necessariamente pela corrupção (já que podem se safar corrompendo funcionários públicos), mas pelo autoritarismo em si, o autoritarismo é que é a causa da corrupção.

Sim. O desincentivo ao trabalho é grande pela dificuldade de conseguir emprego e pelo baixo salário, enquanto que os incentivos para ter filhos sem trabalhar é grande, já que as pessoas recebem por filho e sem fazer nada.

Retirando o governo federal desse processo, isso tudo acaba e muitas pessoas voltam a ser mais produtivas.

Na verdade, não considero o retorno e nem as contas publicas, considero a dificuldade que passa a existir em o estado retirar maiores montantes da população.

Vamos imaginar que no modelo atual o governo federal fique com 30% dos impostos, então, caso o governo passasse para o estadual, sendo os estados países independentes, cada governo provavelmente ainda conseguiria uma maior porcentagem, mas, pela maior proximidade com a população local e a maior facilidade da população reagir, não chegaria a obter todo os 30% restante. Ou seja, uma boa parte permaneceria com a população.

A corrupção por si só realmente beneficia mais aos membros do Estado e os permitem ter mais poder frente a população, mas, se observarmos bem, se o nível de corrupção é muito alto o Estado passa a se rachar em interesses e um ente passa a não querer mais obedecer a outro. O que todos eles querem no fundo é serem donos de tudo e isso não é divisível, a não ser que a divisão seja forçada.

A África é um excelente exemplo disso, essa elevada corrupção e conflito de interesses é o que tem levado historicamente ao surgimento de novos países e a muito menos problemas internos.

O déficit dos estados do Nordeste é financiado pelo Sul e Suldeste, pois os políticos captam os recursos vindos dessas regiões para eles próprios e assim se preocupam ainda menos com a produtividade interna.

O governo federal é um dos principais responsáveis pela falta de produtividade dos estados nordestinos, principalmente pelos impostos sobre o consumo e pelo salário mínimo, que impede as classes mais baixas e menos alfabetizadas, de ter acesso a emprego.

Quis dizer que não aparece nada de diferente. Já corrigi o texto anterior.

Eu também vi que não aparece nada na conta dela, mas a informação é essa:

Pessoal, bloquearam temporariamente a Elisa Cardoso no X / Twitter. Quem se interessar por nutrição e religião, ela está por aqui:

nostr:npub1gcs7jnt7vpfll07h0dm69c5earlcgd23qzvak30arvkxdau2ze7s0p97pv

Na verdade não... O governo estadual se submete ao governo federal, e boa parte dos recursos vão para o governo federal ao invés de se manter no estado.

Mas a federação pode ser descentralizada em confederação, onde todas as unidades políticas são países autônomos sem um comando central.

As pessoas já acessam mais coisas por aplicativos / programas nativos do que em sites.

Muitos sites quebraram depois do surgimento das redes sociais justamente por isso...

As pessoas recebem tantas notícias, entretenimento, discussões, ensino e etc, sem precisar sair da aplicação que muitos até sentem resistência em ir para o site.

Bem que poderiamos descobrir uma forma de usar a corrupção do governo contra a própria centralização do Estado...

Os políticos amam duas coisas: Dinheiro e poder, se cada estado for independente, tanto os políticos locais ganham poder, como a população local também.

Se houvesse uma forma de unir esse interesse comum, seríamos bem mais livres que hoje e nem se precisaria acabar com o mercado comum interno.

Faz sentido? 🤔