Avatar
Revista Oeste (RSS Feed)
bf56795ed9f0a73eb67fae7ba6fd6d701120b8685b276403b1d16c614ae1a3b7
Direto ao Ponto https://revistaoeste.com/

Inmet alerta para chuva intensa no Sudeste e no Norte do país e para onda de calor no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao governo federal, emitiu alertas laranja para vários Estados do país. Para o Sudeste e o Norte, a indicação de "perigo" foi para o risco de chuvas intensas entre este domingo, 23, e a manhã desta segunda-feira, 24.

Os Estados mais afetados são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.

Leia mais: https://revistaoeste.com/brasil/nova-onda-de-calor-intenso-atinge-o-brasil-veja-ate-quando/

Segundo o Inmet, os temporais podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores, cortes de energia, alagamentos e descargas elétricas.

A recomendação é evitar se abrigar sob árvores e manter distância de torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Regiões afetadas pela chuva intensa

Em São Paulo, o alerta abrange a Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba, Campinas, Litoral Sul e a capital. No Rio de Janeiro, o Sul Fluminense está entre as áreas sob risco. Em Minas Gerais, a chuva intensa pode atingir a região Sul e Sudoeste do Estado.

Alertas amarelo e laranja do Inmet para as próximas 24 horas | Foto: Captura de tela/Inmet

No Pará, os temporais devem afetar a área nordeste, o Arquipélago do Marajó, a Região Metropolitana de Belém e o Baixo Amazonas, região formada por 13 municípios. Além disso, as chuvas devem atingir o norte do Amapá, o Vale do Acre e as áreas leste de Rondônia, além de praticamente todo o Estado do Amazonas.

Onda de calor no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o único Estado do país com alerta laranja para o risco de onda de calor. Os moradores devem sofrer, entre este domingo, 23, e a quarta-feira 26, com temperaturas até 5°C acima da média.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

As autoridades recomendam que a população se mantenha informada e tome as devidas precauções para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos.

O post https://revistaoeste.com/brasil/inmet-alerta-para-chuva-intensa-no-sudeste-e-no-norte-do-pais-e-para-onda-de-calor-no-rs/

.

https://revistaoeste.com/brasil/inmet-alerta-para-chuva-intensa-no-sudeste-e-no-norte-do-pais-e-para-onda-de-calor-no-rs/

Lula obteve menos da metade do engajamento de Bolsonaro em 2024

Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou um desafio significativo nas redes sociais, registrando um engajamento médio de 29.589 interações. Este número representou menos da metade do volume atingido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alcançou 73,9 mil interações no mesmo período.

A análise do desempenho de Lula nas plataformas foi conduzida pela Bites, uma empresa especializada em dados, que monitorou as atividades no Instagram, Facebook e X. O material foi publicado pelo portal Poder360.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Além de Bolsonaro, o petista também ficou atrás de outros nomes de destaque na política. Michelle Bolsonaro, que lidera o PL Mulher, conseguiu um engajamento de 168,5 mil, quase seis vezes o número de interações de Lula.

Michelle Bolsonaro teve o melhor desempenho nas redes em 2024 | Foto: Divulgação/Poder360

Adversários políticos superam Lula em engajamento

Outros adversários que superaram Lula foram o ex-coach Pablo Marçal, com 70.907, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que registrou 33.334 interações.

Os números foram igualmente desanimadores para outros políticos do PT e aliados que poderiam substituir Lula em uma eventual desistência. Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Camilo Santana (PT), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Helder Barbalho (MDB) todos ficaram com uma média de engajamento abaixo de 10 mil interações.

Lula fica atrás de adversários | Foto: Divulgação/Poder360

Estratégias para reverter o cenário

Com o objetivo de melhorar esse quadro, Lula convocou Sidônio Palmeira para assumir a Secretaria de Comunicação Social em 14 de janeiro. Palmeira, que já havia trabalhado na campanha de Lula em 2022, trouxe consigo a missão de renovar a comunicação do governo e resgatar a popularidade do presidente.

Entre as estratégias adotadas, está o uso de formatos populares na internet, como o Ponto de Vista (POV), amplamente utilizado pelos jovens para apresentar diferentes perspectivas.

Os esforços de Sidônio Palmeira começaram a mostrar resultados. Em um novo levantamento da Bites, observou-se um aumento no engajamento de Lula, que passou de uma média de 29.589 em 2024 para 47.793 no período de primeiro de janeiro a 10 de fevereiro de 2025.

Apesar dessa melhora, Lula ainda permanece atrás de seus principais adversários, como Michelle Bolsonaro, que registrou 271,1 mil interações, Jair Bolsonaro com 84.215, o cantor Gusttavo Lima, que expressou interesse no Planalto em 2026, com 106.541, e Pablo Marçal, que alcançou 49.729.

O post https://revistaoeste.com/politica/lula-obteve-menos-da-metade-do-engajamento-de-bolsonaro-em-2024/

.

https://revistaoeste.com/politica/lula-obteve-menos-da-metade-do-engajamento-de-bolsonaro-em-2024/

Rumble e Trump Media entram com novo processo contra Moraes nos EUA

A plataforma de vídeos Rumble, em parceria com a Trump Media & Technology Group, entrou, neste sábado, 22, com uma nova ação judicial nos Estados Unidos contra o ministro brasileiro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br

(STF).

A ação foi movida em resposta às decisões de Moraes que impactaram as operações do Rumble no Brasil. O ministro do STF havia ordenado o bloqueio da plataforma em território brasileiro e impôs uma multa diária de R$ 50 mil. Moraes exigiu ainda que a empresa designasse um representante legal no país.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo

em Oeste

As empresas, ao buscar resguardar seus interesses, solicitaram uma medida cautelar urgente ao tribunal norte-americano, com o objetivo de não serem obrigadas a cumprir as determinações de Moraes.

As alegações das companhias incluem a previsão de "danos irreparáveis", caso não haja intervenção imediata por parte do Judiciário dos Estados Unidos. Entre as consequências mencionadas estão a perda da liberdade prevista na Primeira Emenda da Constituição norte-americana, a erosão da confiança dos usuários e desafios adicionais nas operações da plataforma.

Rumble e Trump Media fazem acusações contra Moraes

https://www.youtube.com/watch?v=hNcQVcFwZJg

No documento judicial, Rumble e Trump Media acusam Moraes de ignorar os canais legais apropriados e de "deliberadamente contornar a supervisão do governo dos EUA". Essa não é a primeira ação de tal natureza. Em 19 de fevereiro, as empresas já haviam iniciado um processo semelhante contra o ministro brasileiro, ao alegar censura.

A base para a abertura da ação é o bloqueio, ordenado por Moraes, de contas de usuários no Rumble, o que inclui a de Allan dos Santos, um jornalista aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Alexandre de Moraes já havia determinado a prisão de Santos, que atualmente reside nos Estados Unidos e é considerado foragido pela Justiça brasileira.

Além do bloqueio da conta de Allan dos Santos, as exigências de Moraes incluem a interrupção de repasses financeiros ao influenciador e a necessidade de um representante legal do Rumble no Brasil. Redes sociais como YouTube, Facebook, Twitter e Instagram já haviam sido anteriormente notificadas e cumpriram as determinações estabelecidas por Moraes.

O post https://revistaoeste.com/mundo/rumble-e-trump-media-entram-com-novo-processo-contra-moraes-nos-eua/

.

https://revistaoeste.com/mundo/rumble-e-trump-media-entram-com-novo-processo-contra-moraes-nos-eua/

Com Sidônio na Secom, Lula falou ainda mais bobagens em discursos e entrevistas ao vivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao menos 23 declarações controversas nos últimos dois meses. Foi exatamente nessa época, no fim de dezembro, que o marqueteiro Sidônio Pereira começou a exercer sua influência no governo, embora ele só tenha tomado posse como ministro da Secom no dia 14 de janeiro.

Sidônio assumiu a posição prometendo estratégias de comunicação para melhorar a avaliação pública do governo federal. O método, no entanto, parece ter tido efeito adverso. Levantamento feito pelo site Poder360 mostra que Lula nunca falou tanta bobagem em tão pouco tempo, sobretudo em relação à inflação descontrolada e ao aumento do preço da comida no país.

Leia o artigo https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/exposto-e-decomposto/

Em entrevista às rádios baianas Metrópole e Sociedade da Bahia, Lula sugeriu que uma forma de "controlar os preços" dos alimentos é a população evitar comprar produtos caros. "Se você vai ao supermercado em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra".

Lula defende ‘processo educacional’ da população sobre preço dos alimentos e sugere compra de “similares”.

“Eu não posso comprar aquilo que eu acho que está sendo exagerado o preço. Eu compro amanhã, eu compro outra coisa, eu compro similar”, afirmou o presidente em entrevista… https://t.co/EgslWuhILi

— Metrópoles (@Metropoles) https://twitter.com/Metropoles/status/1887480750959653119?ref_src=twsrc%5Etfw

A oposição reagiu rapidamente. Políticos como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e os senadores Sérgio Moro (União Brasil-PR) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usaram o X para criticar o presidente.

A dieta do ovo de ema de Lula

Em 13 de fevereiro, durante evento de entrega de terras da União ao Amapá, Lula afirmou que mudou sua dieta e passou a consumir ovos de pata e ema por terem mais "sustância".

Estou fascinado em como esse discurso do nosso presidente começou em “Inglaterra e França exploram petróleo na América do Sul” passou para “vou comer ovo de jabuti” e terminou com “vou abrir o ovo de ema, colocar açaí dentro e ver que gosto tem”.

Íntegra:

“É a Inglaterra que… https://t.co/QtWDEdnYB2

— Sam Pancher (@SamPancher) https://twitter.com/SamPancher/status/1890204140124463514?ref_src=twsrc%5Etfw

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) anunciou que encaminhou uma representação à Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente, alegando que a ingestão de ovos de ema configura "crime ambiental".

Inflação e medidas fiscais

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Lula declarou que, se depender dele, "não haverá mais nenhuma medida fiscal". No final, elogiou os jornalistas presentes e brincou que eles levariam uma bronca dos editores por terem sido "gentis", acrescentando que gostaria de ser "apertado" em entrevistas.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Outro tema controverso foi a inflação. Em 5 de fevereiro, Lula afirmou que a taxa estava "razoavelmente controlada". Entretanto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) superou a meta de 3% e o teto de 4,5%. O Banco Central indicou que pode descumprir a meta em junho.

No dia seguinte, Lula defendeu a regulamentação da imprensa digital para impedir "canalhice" e a propagação de "mentiras todo santo dia". A Secom enviou nota ao Poder360 afirmando que ele se referia às plataformas digitais, não à imprensa profissional.

https://youtu.be/alY5JnDbolw?si=ywjkdfGY4FlZDI4K

Na mesma ocasião, Lula disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil com um rombo nas contas públicas. No entanto, em 2022, o governo Bolsonaro teve superávit de R$ 54 bilhões (0,5% do PIB), enquanto sob Lula houve déficit de 2,1% em 2023 e de 0,4% em 2024.

Confusões e críticas sobre gestão

Em 12 de fevereiro, em entrevista à Rádio Diário FM, do Amapá, Lula criticou a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em liberar a exploração de petróleo na foz do Amazonas.

https://twitter.com/revistaoeste/status/1889810218235650530

Segundo ele, o órgão não pode atuar contra o governo, já que faz parte da estrutura estatal. No mesmo dia, confundiu-se ao afirmar que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) ocorrerá no Amapá, quando, na realidade, o evento será em Belém (PA) em novembro deste ano.

Mais bobagens de Lula: declarações sobre mulheres e economia geram repercussão

Durante evento no Amapá, em 13 de fevereiro, Lula mencionou os dentes de uma apoiadora, Maria Costa Jane, de 59 anos. Chamou a primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que é dentista, e pediu que ela ajudasse a mulher por meio do programa Brasil Sorridente.

“Como você é uma senhora de 50 anos, você não tem vergonha, você abre a boca, fala, não tem vergonha, mas não é correto", disse à apoiadora. "Então deixa eu falar aqui com o governador. A senhora vai acertar com a primeira-dama, a senhora vai no Brasil Sorridente, vai tratar seus dentes, vai colocar uma prótese de qualidade para ficar mais bonita, poder sorrir e comer o que você quiser."

Leia mais: https://revistaoeste.com/politica/lula-para-mulher-sem-dentes-voce-ja-nao-tem-vergonha/

Na sequência, afirmou que as mulheres estão "ficando inteligentes e deixando de ser escravas de maridos". Segundo ele, a maior inserção no mercado de trabalho permitiu que escolhessem suas carreiras.

Em Belém, em 14 de fevereiro, o presidente declarou que não se importaria em "dormir uma noite olhando para as estrelas" durante a COP30. A capital paraense, contudo, enfrenta dificuldades para acomodar as delegações internacionais que participarão do evento.

No evento de lançamento do Programa de Renovação da Frota Naval da Petrobras, Lula disse que não bebe gasolina, mas "outro álcool", sugerindo o consumo de bebidas alcoólicas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta segunda-feira, 17, que não bebe gasolina, mas sim "outro álcool". “Não como petróleo, não bebo gasolina, bebo outro álcool”, disse o petista. https://t.co/9jkJrTc7Fz

— Revista Oeste (@revistaoeste) https://twitter.com/revistaoeste/status/1891600740243710441?ref_src=twsrc%5Etfw

Ele também cobrou que a estatal tome uma "atitude" para evitar que a população seja "assaltada" por intermediários da cadeia de produção de combustíveis. Como solução, defendeu a venda direta de diesel ao consumidor.

O post https://revistaoeste.com/politica/com-sidonio-na-secom-lula-falou-ainda-mais-bobagens-em-discursos-e-entrevistas-ao-vivo/

.

https://revistaoeste.com/politica/com-sidonio-na-secom-lula-falou-ainda-mais-bobagens-em-discursos-e-entrevistas-ao-vivo/

Gilmar Mendes descarta anistia para envolvidos no 8 de janeiro

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), descartou qualquer possibilidade de aprovação de um projeto de anistia para os envolvidos nos atos do 8 de janeiro. “Entendo o debate como um debate político, mas não vejo nenhuma perspectiva disto frutificar”, afirmou.

Em entrevista ao Estado de S. Paulo neste domingo, 23, Mendes criticou o que considera uma tentativa de minimizar a gravidade dos atos e ressaltou que muitos dos crimes cometidos são “muito próximos do terrorismo” e, portanto, não deveriam ser contemplados por anistia.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

“Não podemos nunca esquecer esses fatos e seus contextos”, disse, ao citar episódios anteriores à invasão dos Três Poderes, como as manifestações de dezembro de 2022, a tentativa de atentado com um caminhão-tanque em Brasília e os pedidos explícitos por intervenção militar nos acampamentos.

Ele destacou que a legislação brasileira prevê punição para atos que envolvem a cogitação e preparação de crimes contra a ordem democrática. “A cogitação e a preparação de atos no sentido de tumultuar a cena política, inverter a cena política, já são puníveis.”

Críticas ao Exército pelo 8 de janeiro

Um dos principais pontos da entrevista foi a crítica de Mendes ao papel das Forças Armadas, especialmente no que diz respeito aos acampamentos organizados em frente aos quartéis depois da derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas urnas.

Segundo o ministro, os militares não apenas toleraram a presença dos manifestantes como ofereceram suporte para a manutenção dos protestos. “Foram eles que deram assentimento, forneceram luz, forneceram água para essas pessoas", declarou. "Bens que são públicos, quando todos nós sabemos que não se deve fazer manifestação em frente ao quartel.”

Mendes reforçou que não há justificativa para a permanência desses acampamentos. “Não pode haver liberdade de reunião em frente a quartéis, como não pode haver liberdade de reunião em frente a hospitais, por razões diferentes”, explicou.

Para ele, os atos de 8 de janeiro não foram eventos isolados, mas sim parte de uma série de movimentações organizadas ao longo de meses. “Essas pessoas ficaram assentadas desde novembro até 8 de janeiro em frente a quartéis e depois desceram para tomar a Praça dos Três Poderes", recorda. "Não são fatos desconexos, tudo isso guarda uma conexão.”

Gilmar Mendes e a suposta tentativa de golpe

Para Mendes, o relatório da Polícia Federal que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro revela uma “proximidade, inclusive, de execução” na tentativa de golpe de Estado.

Para o ministro, a organização da tentativa de ruptura institucional foi além de meras discussões ou intenções. “Vimos o relatório da https://www.gov.br/pf/pt-br

, vocês todos leram, e conhecemos os dados que falam em uma articulação, em uma coordenação, numa preparação muito intensa, proximidade, inclusive, de execução”, afirmou Mendes.

Ministro Gilmar Mendes durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro também rebateu a tese de perseguição política levantada por Bolsonaro e seus aliados. “O presidente foi eleito, disputou uma segunda eleição, a reeleição, e perdeu dentro de um ambiente absolutamente democrático”, afirmou.

Para ele, não há espaço para um discurso que tente transformar "os atos golpistas" em um suposto abuso do Judiciário. “Seu partido [o PL] fez uma grande bancada no Congresso Nacional, no Senado e na Câmara, valendo-se de todos os meios e modos disponíveis", justificou.

O protagonismo do STF e os embates com o Congresso

Mendes também comentou sobre a relação do Supremo com os demais poderes e as críticas recorrentes de que a Corte extrapola suas funções. Ele rejeitou a ideia de que o tribunal tenha ampliado seus poderes e ressaltou que a atuação da Corte ocorre, muitas vezes, por causa da omissão de outros órgãos.

“A competência do tribunal é muito ampla e, na falha que haja de funcionamento ou disfuncionalidade nas relações entre os Poderes, o próprio tribunal pode atuar”, justificou o decano do Supremo.

Sobre os projetos que tramitam no Congresso para restringir os poderes do STF, como a https://revistaoeste.com/politica/deputados-debatem-reativacao-da-pec-da-blindagem/

e a proposta de criação de novas hipóteses de crime de responsabilidade para ministros, Mendes afirmou que essas discussões fazem parte do processo democrático e que qualquer medida desse tipo será analisada pelo próprio tribunal.

https://www.youtube.com/watch?v=NgQwpK-A76A

“Se houver alguma medida que, de alguma forma, restrinja a independência do Judiciário ou a independência do Supremo Tribunal Federal, muito provavelmente essa questão será submetida ao próprio Supremo Tribunal Federal, que a apreciará”, disse.

"Não me parece crível que alguma autoridade internacional acredite que, no Brasil, há um modelo autoritário, um autoritarismo judicial ou mesmo uma ditadura judicial.”

O ministro também abordou as críticas de que o STF interfere em políticas públicas, ao citar como exemplo a decisão que restringiu operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. “O verdadeiro estado de coisa inconstitucional é ter território ocupado", defendeu. "O Estado não pode tolerar isso, e é preciso que haja medidas.”

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-237/a-civilizacao-do-ministro-barroso/

, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 237 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/gilmar-mendes-descarta-anistia-para-envolvidos-no-8-de-janeiro/

.

https://revistaoeste.com/politica/gilmar-mendes-descarta-anistia-para-envolvidos-no-8-de-janeiro/

Fundador da XP diz que Brasil vive um cenário pior do que quando Dilma sofreu impeachment

O fundador da https://www.google.com.br/aclk?sa=l&ai=DChcSEwi8spas8teLAxXAaEgAHYFXJA8YABAAGgJjZQ&ae=2&aspm=1&co=1&ase=5&gclid=CjwKCAiAiOa9BhBqEiwABCdG8yrlWAIgEJh0E87xai7-IqWQninOtt_bMYuERe8H9kMZgmU3gXZ4-hoCDrsQAvD_BwE&sig=AOD64_14tJGB9O_q_KOhgotDF9tT6Wq5_g&q&adurl&ved=2ahUKEwjxzJCs8teLAxVhu5UCHUZRHTsQ0Qx6BAgIEAE

sofreu impeachment, em 2016. Benchimol esteve presente no evento de investimentos Journey, realizado pelo escritório Blue3, em Ribeirão Preto.

+ Leia mais notícias de https://www.revistaoeste.com/economia/

em Oeste

"É verdade que as contas públicas hoje estão piores do que estavam lá atrás", disse o empresário. "É verdade que hoje talvez a direção não esteja tão clara a longo prazo. A gente tem que fazer mexidas estruturantes nas contas públicas do governo."

O investidor afirmou que a melhor maneira de atrair investidores estrangeiros é reduzir os juros de forma estrutural. Segundo ele, o dinheiro fica "preguiço" com taxa de 15% ao ano.

SelicSegundo os especialistas, um dos fatores que justificam uma perspectiva de juros mais elevados é o controle da inflação | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Benchimol, no entanto, acredita que as curvas longas de juros vão começar a ceder. Para o investidor, a inflação vai começar a "arrefecer" e o fluxo de capital vai voltar de maneira mais estruturante.

Em 2025, a meta de inflação é de 3% com variação de 1,5% — isto é, pode chegar a 1,5% ou 4,5%. Em relatório divulgado em dezembro, o Banco Central afirmou que a chance de ocorrer um estouro dessa meta passou de 28% para 50%. Além disso, especialistas projetam aumento da inflação para 2025, 2026, 2027 e 2028.

Fundador da XP fala sobre estabilidade cambial no Brasil

Para Guilherme Benchimol, o retorno do investimento estrangeiro depende de uma estabilidade cambial. Trata-se de uma medida que o governo federal pode executar por meio da responsabilidade fiscal e com um plano econômico robusto.

"Nesses últimos tempos, talvez esse cenário tenha ficado um pouco mais volátil e isso, evidentemente, deixa o estrangeiro mais assustado", afirmou o fundador da XP. "Mas eu acho que cada vez mais o governo fazendo o dever de casa, a gente vai convergir para a direção certa."

Leia mais: https://www.revistaoeste.com/economia/azul-deixa-de-voar-em-14-cidades-brasileiras-veja-a-lista/

Sobre a taxa de câmbio, Benchimol afirmou que é muito difícil afirmar se o dólar vai ficar na casa dos R$ 5,70. Apesar disso, afirmou que hoje o Brasil é um país muito barato.

"A forma de ver que o Brasil está barato hoje é viajar", explicou o investidor. "Experimenta almoçar em algum lugar dos Estados Unidos e compara quanto custa um almoço lá versus quanto custa aqui. O Brasil hoje é um país barato. Dizer se o câmbio vai melhorar ou piorar, isso é sempre muito incerto. Hoje quando você viaja você percebe que o Brasil é um país barato. Em algum momento, isso tende a corrigir."

O post https://revistaoeste.com/economia/fundador-da-xp-diz-que-brasil-vive-um-cenario-pior-do-que-quando-a-dilma-sofreu-impeachment/

.

https://revistaoeste.com/economia/fundador-da-xp-diz-que-brasil-vive-um-cenario-pior-do-que-quando-a-dilma-sofreu-impeachment/

Suspensão do Plano Safra é culpa da ‘inabilidade política’ do governo, diz Lupion

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e rejeitou a ideia de que o Congresso seja o principal responsável pela suspensão do Plano Safra. Em entrevista à CNN, Lupion afirmou que "é muito raso" atribuir ao Parlamento a paralisação das linhas de crédito.

“A inabilidade total [do governo] de ter alguma saída, alguma alternativa pra isso", disse o deputado. "É muito rasa a fala de que o Congresso Nacional não votou o Orçamento, e o problema é esse. Não é isso. É falta de articulação política, irresponsabilidade fiscal, gasto excessivo do governo.”

Deixei clara nossa total indignação por mais esse desrespeito com os produtores rurais. https://t.co/7yjsWL603x

— Pedro Lupion (@pedro_lupion) https://twitter.com/pedro_lupion/status/1892927358878826879?ref_src=twsrc%5Etfw

Na quinta-feira 20, o Tesouro Nacional suspendeu as linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025. A justificativa oficial foi a falta de aprovação do Orçamento e o impacto das altas na taxa básica de juros (Selic).

Leia também: https://revistaoeste.com/agronegocio/governo-suspende-linhas-de-credito-do-plano-safra/

Para Lupion, o problema não está no Congresso. “Existe um cerne principal, um problema principal na economia, que é a falta de credibilidade fiscal desse governo, que gera todos esses problemas”, avaliou.

Com a suspensão do Plano Safra, Haddad anuncia crédito extraordinário

Diante da pressão do setor agropecuário, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira, 21, um https://revistaoeste.com/economia/plano-safra-haddad-anuncia-mp-e-reclama-do-congresso/

.

https://youtu.be/vAuh4U_DIQA?si=XFDYrVCUQHuTRThk

No comunicado, Haddad voltou a responsabilizar o Parlamento pela situação. "Lamentavelmente, o Congresso ainda não apreciou o Orçamento", disse o ministro. "A informação que tenho é que sequer o relatório foi apreciado ainda, ou será apreciado no curto prazo."

Deputado diz que falta de articulação política atrasa votações

Lupion admite que o Congresso já deveria ter votado o Orçamento, mas diz que o empecilho está no próprio governo federal.

“Um dos grandes problemas que nós temos hoje dentro do Congresso é a falta de articulação política do próprio Executivo", explicou. "A gente não consegue encontrar dentro das lideranças do Congresso Nacional qualquer tipo de razoabilidade, de proximidade ao governo, ou uma base forte do governo para conduzir uma votação de orçamento, por exemplo.”

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Os parlamentares apontam que três questões travam o avanço da proposta. São as emendas parlamentares, que ainda dependem de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF); a inclusão do programa social Pé-de-Meia; e a previsão de recursos para o Auxílio Gás.

A expectativa é de que a votação do Orçamento fique para depois do feriado de Carnaval, em março.

Se existia alguma dúvida da incompetência desse desgoverno, agora temos plena certeza. Lula corta o crédito do plano Safra para o agro por falta de recursos. Não conseguem cortar gastos desnecessários, mas cortam do setor que mais produz no Brasil. Agora o preço dos alimentos… https://t.co/sH5kdTEziR

— Carlos Jordy (@carlosjordy) https://twitter.com/carlosjordy/status/1892920849713205516?ref_src=twsrc%5Etfw

Enquanto isso, Lupion alerta para os prejuízos ao setor produtivo. "A população é quem paga a conta, principalmente os produtores rurais, por causa de uma falta de articulação política total", afirmou.

O post https://revistaoeste.com/politica/suspensao-do-plano-safra-e-culpa-da-inabilidade-politica-do-governo-diz-lupion/

.

https://revistaoeste.com/politica/suspensao-do-plano-safra-e-culpa-da-inabilidade-politica-do-governo-diz-lupion/

Bolsonaro diz que ‘falou demais’ ao declarar que ‘cagou’ para prisão

Um dia depois de diminuir a gravidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente Jair Bolsonaro alterou seu discurso e disse que "falou demais" ao usar a expressão "caguei" ao se referir a uma possível prisão por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

"Ontem eu falei demais sobre a prisão, https://revistaoeste.com/politica/caguei-para-prisao-diz-bolsonaro-em-1o-discurso-depois-de-denuncia/

, e depois vi que não poderia ter falado aquilo", desabafou o ex-presidente em entrevista exclusiva ao Oeste sem Filtro nesta sexta-feira, 21. "É o tempo todo falando de prisão, qual foi o crime que cometi?"

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Esta foi a primeira entrevista de Bolsonaro depois da apresentação da denúncia da PGR contra ele. O órgão denunciou Bolsonaro e mais 33 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Para Bolsonaro, a ofensiva jurídica contra ele representa uma tentativa de inviabilizar os conservadores nas próximas eleições presidenciais, em 2026. “Querem tirar a direita da disputa eleitoral do ano que vem”, acredita. “Apesar de todos os ataques que sofro, o Paraná Pesquisas me coloca cinco pontos à frente do Lula.”

https://www.youtube.com/watch?v=ryeAsqXXEZc

STF deve julgar Bolsonaro ainda em 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) planeja julgar Bolsonaro ainda em 2025, em virtude da denúncia feita pela PGR. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, já recebeu a denúncia. Ele abrirá um prazo de 15 dias para que os denunciados apresentem suas defesas.

Depois dessa etapa, o caso será submetido a julgamento na Primeira Turma do STF. Para acelerar o processo, os ministros podem adotar estratégias utilizadas no https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/522686/noticia.html?sequence=1&isAllowed=y

, como permitir que as testemunhas sejam ouvidas por juízes federais.

A Primeira Turma é formada por Moraes e quatro ministros indicados pelo Partido dos Trabalhadores: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. Os dois magistrados nomeados por Bolsonaro, Nunes Marques e André Mendonça, integram a Segunda Turma.

O ex-presidente considera que o foro adequado para julgá-lo é a primeira instância. Caso seja no STF, sua defesa apela para que todos os ministros tenham direito a voto. "Eu sendo julgado, tem que ser o Plenário [do Supremo], o pessoal do 8 de janeiro está sendo julgado pelo Plenário”, disse.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-255/a-anistia-inevitavel/

, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-diz-que-falou-demais-ao-declarar-que-cagou-para-prisao/

.

https://revistaoeste.com/politica/bolsonaro-diz-que-falou-demais-ao-declarar-que-cagou-para-prisao/

Papa Francisco apresenta piora na condição de saúde

O Papa Francisco, de 88 anos, apresentou uma piora em sua condição de saúde, neste sábado, 22. Segundo o comunicado do Vaticano, o pontífice "está mais indisposto do que ontem" e sofreu uma "crise respiratória prolongada semelhante à asma" no começo do dia.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/

em Oeste

O Vaticano informou que o papa está internado no hospital com pneumonia bilateral. O prognóstico para ele "permanece reservado".

*Reportagem em atualização.

O post https://revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-apresenta-piora-na-condicao-de-saude/

.

https://revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-apresenta-piora-na-condicao-de-saude/

Allan dos Santos tem dados removidos de sistema da Interpol

Depois de mais de três anos de sigilo, a PET 9935, processo judicial instaurado no Supremo Tribunal Federal (STF) que decretou a prisão preventiva do jornalista Allan dos Santos, teve seus autos abertos ao público nesta sexta-feira, 21.

A petição, que tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, revelou detalhes de uma investigação conduzida pela Polícia Federal que acusou Allan de incitar a desestabilização do Estado Democrático de Direito no Brasil. A PET 9935 foi instaurada em apenso ao inquérito 4874, o chamado inquérito das "milícias digitais".

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Ainda que o ministro tenha solicitado a inclusão do nome do jornalista na Lista Vermelha da Interpol, o pedido não foi atendido pela organização por temer que a ordem tivesse base em perseguição política e restrição à liberdade de imprensa.

Em outubro de 2024, a Comissão de Controle dos Arquivos da https://revistaoeste.com/tag/interpol

atendeu ao pedido da defesa do jornalista e excluiu definitivamente as informações de Allan que estavam em seu sistema. A informação só foi divulgada neste sábado, 22, depois do levantamento do sigilo da PET 9935, pela defesa de Allan.

Embora o processo seja público agora, a consulta aos autos não é uma tarefa fácil, porque muitos documentos aparecem em duplicidade e sem uma ordem evidente. As folhas digitalizadas não aparecem em ordem em vários trechos dos autos.

Allan dos Santos na mira de Moraes

A petição, que também oficia a plataforma de vídeos https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-determina-suspensao-da-plataforma-rumble-em-todo-o-pais/

, detalha as acusações contra o jornalista. Segundo o documento, ele “produz e difunde conteúdos que demonstram aderência voluntária ao mesmo modo de agir da associação especializada ora investigada”.

A PF afirma que tais conteúdos tinham como objetivos “atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização, gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da república, além de outros crimes”.

Alexandre de Moraes é o relator da Petição 9935 | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Entre os crimes atribuídos a Allan, estão os de organização criminosa, calúnia, difamação, injúria, incitação ao crime e prática de discriminação ou preconceito. O relatório da PF especifica que Allan teria integrado organização criminosa "com o objetivo de auferir vantagem econômica oriunda da monetização e de doações”.

O documento destaca ainda a atuação de Allan como uma “figura central” no esquema, ao citar a relevância da monetização de suas redes sociais. “Trata-se de um negócio lucrativo", diz trecho do inquérito 4828, instaurado a pedido da Procuradoria-Geral da República.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-229/os-exilados-politicos-do-8-de-janeiro/

, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 229 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/politica/allan-dos-santos-tem-dados-removidos-de-sistema-da-interpol/

.

https://revistaoeste.com/politica/allan-dos-santos-tem-dados-removidos-de-sistema-da-interpol/

Procurados pela Interpol, 2 brasileiros são presos depois de serem deportados dos EUA

Dois brasileiros deportados dos Estados Unidos foram presos ao aterrissarem no Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira, 21. Os homens vieram em um voo com 94 passageiros.

Os dois deportados eram procurados pela Interpol e tinham mandados de prisão nos Estados do Paraná e Minas Gerais. Segundo a Polícia Federal (PF), um dos presos responde por roubo e o outro é suspeito de atuar como "coiote", facilitando a imigração ilegal.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil

em Oeste

"Nós tivemos hoje, nesse voo, dois brasileiros que estavam na lista da Interpol, que é um mandado internacional de prisão", afirmou o policial federal Simões de Oliveira Franco, em coletiva no Aeroporto de Fortaleza. "Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil, nós já tínhamos previamente os dados, e eles foram conduzidos até a nossa viatura para cumprimento desse mandado de prisão."

Os detidos chegaram antes dos outros passageiros e não estavam algemados. Depois de exames no Instituto Médico Legal, os dois brasileiros presos serão levados ao sistema penitenciário estadual. A Justiça definirá em qual estado cumprirão suas penas.

Esse foi o terceiro voo de deportados que ocorre desde a posse do segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump. Fortaleza foi escolhida para evitar que os brasileiros sobrevoassem o território nacional algemados, uma preocupação humanitária das autoridades.

Acolhimento e apoio aos deportados

Entre os deportados, estavam nove crianças e dois idosos. Segundo Socorro França, Secretária de Direitos Humanos do Ceará, os brasileiros chegaram emocionalmente abalados e foram recebidos com apoio psicológico, social, kits de higiene e alimentação, proporcionando um acolhimento digno.

O embarque nos EUA foi acompanhado por um diplomata brasileiro, garantindo que os procedimentos fossem adequados. O avião partiu de Alexandria, na Luisiana, às uma hora do horário de Brasília, e chegou a Fortaleza às dez horas e cinquenta minutos.

Reintegração e assistência adicional

Depois da chegada, um avião da Força Aérea Brasileira foi disponibilizado para aqueles que desejassem seguir para Belo Horizonte. Essa alternativa foi especialmente para quem não podia arcar com os custos de um voo comercial.

Socorro França destacou a importância de acolher os deportados, garantindo que sintam que voltaram ao seu país, recebendo apoio necessário para reintegração. "Nós temos aqui kit de alimentação, kit de higiene, a saúde está aqui a postos", enfatizou a secretária.

A iniciativa teve como objetivo não apenas cumprir obrigações legais, mas também prestar assistência humanitária aos brasileiros repatriados em condições de fragilidade emocional.

O post https://revistaoeste.com/brasil/procurados-pela-interpol-2-brasileiros-sao-presos-depois-de-serem-deportados-dos-eua/

.

https://revistaoeste.com/brasil/procurados-pela-interpol-2-brasileiros-sao-presos-depois-de-serem-deportados-dos-eua/

Hamas liberta mais 3 reféns e devolve corpo de Shiri Bibas

O Hamas libertou mais três reféns israelenses na manhã deste sábado, 22. Horas antes, outros dois também foram soltos pelo grupo terrorista. Este é o maior número de prisioneiros libertados de uma só vez desde a assinatura do cessar-fogo, que começou em janeiro.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo

em Oeste

Isso ocorre dois dias depois de o Hamas devolver os corpos de quatro reféns israelenses, um dos quais deveria ser Shiri Bibas, de 32 anos. Exames forenses mostraram que esses restos mortais eram, na verdade, de uma mulher desconhecida. Na sexta-feira, 21, o Hamas devolveu um segundo corpo, que as autoridades israelenses confirmaram ser de Bibas.

Tal Shoham, 40 anos, sequestrado no Kibutz Be'eri, e Avera Mengistu, 39 anos, foram libertados na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, https://revistaoeste.com/mundo/hamas-liberta-mais-2-refens-outros-4-ainda-devem-ser-entregues/

. Sob uma leve garoa e ao som de "Allah é Grande", militantes mascarados do Hamas conduziram os reféns um por um até um palco, onde Shoham fez um breve discurso.

Os reféns Eliya Cohen, de 27 anos, Omer Shem Tov, 22 anos, e Omer Wenkert, 23 anos, foram libertados algumas horas depois em uma cerimônia separada no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza.

After 505 days, Omer Shem Tov, Eliya Cohen and Omer Wenkert are finally home 💛 https://t.co/HhwHbaVDNO

— Israel Defense Forces (@IDF) https://twitter.com/IDF/status/1893266655649714191?ref_src=twsrc%5Etfw

Eles também foram levados a um palco, escoltados por militantes mascarados do Hamas. Eles acenaram para a multidão e fizeram sinais de positivo, enquanto Shem Tov beijou a testa de dois dos militantes ao seu lado. O sexto refém, Hisham Al-Sayed, 36 anos, deverá ser libertado na Cidade de Gaza, sem cerimônia.

Al-Sayed, um https://www.egiptoexclusivo.com/pt-br/blog/beduinos-no-egipto-onde-estao-e-como-conhecer-a-sua-cultura/

cidadão de Israel, e Mengistu, um israelense de origem etíope, estavam em cativeiro há cerca de uma década depois de terem migrado sozinhos para Gaza, em momentos diferentes.

Os outros quatro reféns foram capturados no ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023. Cohen, Shem Tov e Wenkert estavam no festival de música Nova quando o ataque começou. Shoham estava com sua família, a maioria dos quais também foram sequestrados e levados para Gaza, mas libertados em um acordo anterior.

Hamas e Israel negociam reféns

Em troca dos reféns libertados hoje, além dos corpos de quatro reféns devolvidos no começo da semana, as autoridades palestinas esperam que Israel liberte mais de 600 prisioneiros e detidos.

Entre os que devem ser soltos estão prisioneiros que cumprem penas de prisão perpétua por ataques fatais contra israelenses, mas também muitos – como mulheres e menores de idade – que estavam detidos sob prisão administrativa, sem acusações formais ou julgamento.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-186/o-brasil-nao-esta-longe-da-fronteira-da-faixa-de-gaza/

, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 186 da Revista Oeste

Mais de 400 são palestinos detidos em Gaza durante a guerra e serão libertados na cidade de Rafah, no sul. No total, esta é a maior libertação de palestinos de uma só vez durante este conflito.

Esta é a oitava troca de reféns por prisioneiros dentro do cessar-fogo entre Israel e Hamas, que já dura mais de um mês. O Hamas também concordou em devolver mais quatro corpos de reféns na próxima semana. Israel afirma que esses acordos foram alcançados por meio de mediadores durante negociações recentes no Cairo, capital do Egito.

O post https://revistaoeste.com/mundo/hamas-liberta-mais-3-refens-e-devolve-corpo-de-shiri-bibas/

.

https://revistaoeste.com/mundo/hamas-liberta-mais-3-refens-e-devolve-corpo-de-shiri-bibas/

Papa Francisco deve ficar internado mais uma semana

O papa Francisco permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14, devido a uma pneumonia bilateral. De acordo com seus médicos, ele deve continuar hospitalizado por pelo menos mais uma semana.

Sergio Alfieri e Luigi Carbone, médicos responsáveis pelo líder da Igreja Católica, informaram que, embora https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-02/papa-responde-terapia-mas-ainda-nao-esta-fora-de-perigo-coletiva.html

, que sua condição não está completamente estabilizada, mas que apresenta melhora.

"Se a pergunta é 'ele está fora de perigo?': não. Se depois vocês nos perguntam se neste momento ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é não", respondeu Alfieri. " Agora ele passou 20 minutos, foi do seu quarto até a capela para rezar. Porém, a situação realisticamente é esta: ele é o Papa, mas também é um homem."

Francisco, de 88 anos, não utiliza ventilação mecânica, mas enfrenta dificuldades respiratórias que limitam sua mobilidade.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Durante entrevista coletiva na sexta-feira 21, Alfieri destacou que, apesar das limitações, o Papa continua a trabalhar e a interagir com os visitantes. Em uma demonstração de seu espírito bem-humorado, quando um médico o cumprimentou com "olá, Santo Padre", ele respondeu "olá, santo filho".

A equipe médica alertou sobre o risco de sepse, uma grave condição inflamatória que pode ocorrer caso a infecção atinja a corrente sanguínea. Embora esse risco ainda não tenha se materializado, o tratamento farmacológico permanece em curso.

Boletim médico deste sábado, 22 de fevereiro

O papa Francisco passou https://www.revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-volta-a-ter-noite-tranquila-informa-vaticano/

, conforme o novo boletim de saúde divulgado pela Santa Sé neste sábado, 22. No entanto, ao contrário dos dois dias anteriores, não foi informado se ele se levantou do leito ou se tomou café da manhã.

O pontífice está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14, devido a uma pneumonia nos dois pulmões.

Hospital Gemelli, em Roma, onde o papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro | Foto: Reprodução

Além disso, o Vaticano anunciou que o papa não presidirá a oração do Angelus neste domingo, 23 — a primeira vez em duas semanas consecutivas que ele se ausenta desse evento tradicional. A oração será publicada, em vez de ser lida por um substituto, conforme informou a Santa Sé.

Histórico de saúde do papa gera preocupaçãohttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#f1fd46bd

O diagnóstico de pneumonia bilateral reacendeu preocupações devido ao histórico de saúde do Papa, que inclui a remoção do lobo pulmonar direito quando jovem. No entanto, testes recentes indicaram uma leve melhora nos indicadores de inflamação, o que trouxe algum alívio à equipe médica.

Em 19, Francisco recebeu a visita de colaboradores próximos e da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no hospital.

O post https://revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-deve-ficar-internado-mais-uma-semana/

.

https://revistaoeste.com/mundo/papa-francisco-deve-ficar-internado-mais-uma-semana/

A mando de Moraes, Anatel notifica provedores a bloquear Rumble

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autarquia sob o controle do governo Lula, começou a notificar mais de 21 mil provedores e operadoras de internet no Brasil para que bloqueiem a plataforma de vídeos Rumble.

A medida cumpre uma https://revistaoeste.com/politica/moraes-determina-bloqueio-do-rumble-no-brasil/

, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes mandou bloquear a Rumble porque a plataforma não indicou um representante legal no Brasil.

A Anatel informou que, embora a suspensão da plataforma não seja imediata, está monitorando o cumprimento da decisão judicial pelas empresas de telecomunicações e enviará relatórios periódicos ao STF.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica

em Oeste

Moraes estabeleceu um prazo de 24 horas para que a Anatel apresente à Corte as providências adotadas para concretizar a suspensão da plataforma.

Anatel vai enviar notificação a 21 mil provedores e operadoras de internet no Brasil | Foto: Reprodução/gov.br

O caso é semelhante ao da derrubada do Twitter/X, em agosto de 2024. A rede social de Elon Musk se recusou a cumprir ordens de Moraes, alegando que eram ilegais, já que a remoção de perfis inteiros se configura como censura prévia, o que é vedado pela Constituição do Brasil.

A decisão de Moraes

O ministro acusou a Rumble de "conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais", além de tentar criar um ambiente de impunidade nas redes sociais brasileiras. Moraes também respondeu às críticas feitas pelo CEO da Rumble, https://x.com/chrispavlovski

, às suas decisões.

Moraes afirmou que "o abuso no exercício da liberdade de expressão para a prática de condutas ilícitas, como pretende o CEO da Rumble Inc., Chris Pavlovski, sempre permitirá responsabilização cível e criminal pelo conteúdo difundido".

Ele ressaltou que o princípio do dano ou da liberdade deve ser aplicado para evitar o abuso das redes sociais.

Moraes é processado pela Rumble nos EUA

A decisão de Moraes ocorre exatamente na semana em que a Rumble, junto com Trump Media & Technology Group, ligada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, https://revistaoeste.com/politica/trump-e-rumble-processam-moraes-por-censura-e-violacao-de-direitos-nos-eua/

.

No processo, a plataforma e a empresa de Trump querem uma decisão para evitar que ordens judiciais de outros países, consideradas ilegais, tenham validade para empresas norte-americanas.

Os advogados da Rumble e da TMTG afirmam que as frequentes decisões de Moraes, para retirar do ar perfis em plataformas americanas, ferem a soberania dos EUA. O processo tramita em um tribunal federal na Flórida, onde é a sede da Rumble.

O post https://revistaoeste.com/politica/a-mando-de-moraes-anatel-notifica-provedores-a-bloquear-rumble/

.

https://revistaoeste.com/politica/a-mando-de-moraes-anatel-notifica-provedores-a-bloquear-rumble/

Ameaça de Moraes para forçar Cid a falar pode invalidar delação

A conduta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao afirmar ao tenente-coronel https://revistaoeste.com/tag/mauro-cid/

que ele poderia ir para a prisão e que sua família poderia ser alvo de investigação caso ele não falasse a verdade, pode derrubar a delação.

Sob pressão, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro alterou sua versão mais de uma vez. Ele relatou situações que, posteriormente, entraram na denúncia apresentada pela https://www.mpf.mp.br/pgr

contra o ex-presidente e outros 33 acusados.

Leia mais: https://revistaoeste.com/no-ponto/durante-audiencia-na-qual-moraes-ameacou-prender-mauro-cid-ministro-falou-em-efeitos-contra-a-familia-do-militar/

Em 21 de novembro de 2024, Cid compareceu a uma audiência no STF para prestar depoimento. À época, um pedido da Polícia Federal e um parecer da PGR eram favoráveis à prisão. O motivo era de que ele teria descumprido os termos do acordo de colaboração premiada de 2023.

Na ocasião, Moraes fez um longo preâmbulo, alertando sobre a possibilidade de prisão, revogação do acordo e continuidade das investigações contra seus parentes caso ele não falasse a verdade. Ao final, manteve-se a delação de Cid e retirou-se o pedido de prisão.

https://youtu.be/ryeAsqXXEZc?si=qWkDTqYWZf9r2gpQ

O advogado Celso Vilardi, que representa Bolsonaro, afirmou que pedirá a anulação da delação de Cid. Ele sustenta que a audiência de novembro não deveria ter ocorrido, pois o Ministério Público já havia solicitado o cancelamento do acordo.

“O juiz pode dizer ao colaborador que ele será preso e sua família perderá imunidade se não falar a verdade?”, questionou em entrevista à GloboNews. Ele não deixou claro, porém, se usaria a coação para reforçar o pedido de anulação.

Juristas divergem sobre ameaça de Moraes

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o coordenador do grupo de advogados Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, afirmou que a fala do ministro é um alerta comum em colaborações premiadas.

“Esses alertas são protocolares, acontecem em todas as audiências", disse ao jornal. "Embora eu seja crítico a alguns métodos de Moraes, estão sendo injustos ao distorcer a realidade para criar uma narrativa.”

O Prerrogativas, composto por advogados amigos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerava ilegais e abusivos os métodos da Lava Jato, operação que investigou o maior esquema de corrupção do país. Naquela ocasião, em que nada semelhante à ameaça de Moraes a Cid ocorreu, os advogados amigos do PT fizeram intensa campanha contra a Lava Jato.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/

em Oeste

Já o professor de direito penal da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Rogério Taffarello, disse que Moraes cometeu um “excesso verbal”. Ele diz à Folha que, apesar disso, não houve constrangimento ilegal. “É desejável que juízes sejam contidos nesses alertas, mas essa postura tem sido admitida no sistema judiciário brasileiro.”

Aliados de Bolsonaro falam em coação

Parlamentares aliados de Bolsonaro classificaram a conduta de Moraes como tortura e coação. “Mauro Cid mudou de versão no momento em que Moraes o ameaçou de prisão", alegou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). "Isso é tortura.”

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) também configurou a ameaça como tortura.

https://twitter.com/marcelvanhattem/status/1892624717355307279

O líder da oposição na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), declarou que não se tratava de uma delação premiada e, sim, de "coação premiada”.

O post https://revistaoeste.com/politica/ameaca-de-moraes-para-forcar-cid-a-falar-pode-invalidar-delacao/

.

https://revistaoeste.com/politica/ameaca-de-moraes-para-forcar-cid-a-falar-pode-invalidar-delacao/

Tarcísio fecha acordo com agência da ONU para realizar parceria público-privada da Fundação Casa

https://revistaoeste.com/tag/governo-do-estado-de-sao-paulo/

.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

A administração estadual contratou a agência para realizar um diagnóstico técnico da Fundação Casa, bem como propor soluções de gerenciamento. O governo vai desembolsar R$ 21,6 milhões pelo serviço. De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimento (SPI), o contrato com a Unops segue até agosto de 2027, com possibilidade de prorrogação.

Segundo Bernardo Bahia, gerente de projetos da Unops Brasil, o diagnóstico vai apontar falhas e possíveis soluções. "Obviamente, vamos estar sempre testando a hipótese de PPP como possível solução", observou. "O Estado de São Paulo, com essas sugestões de melhoria em mãos, passa por um processo de tomada de decisão para entender quais caminhos seguir.”

https://www.youtube.com/watch?v=8xIYgEpmlrw

Em suma, o escritório vai operar em três fases progressivas. Primeiro, a agência vai analisar a eficiência dos gastos da fundação, com foco em infraestrutura, quantidade de colaboradores e metodologias socioeducativas.

Em seguida, a Unops vai avaliar a viabilidade inicial dos formatos de administração, especificar os custos das iniciativas e conduzir análises preliminares para o processo de concessão. Por fim, na terceira fase, explica Bernardo, “avançaremos nos estudos PPPs, com as modelagens detalhadas de infraestrutura, custos, parte jurídica, documentos licitatórios”.

Fundação Casa é o 3º lugar em folha de pagamento do Estado

Para se ter ideia, a Fundação Casa representa o terceiro maior custo para os cofres do governo estadual. Na folha de pagamentos de São Paulo, fica atrás apenas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em 2024, as despesas com quadro de funcionários e encargos totalizaram R$ 1,3 bilhão.

O governo de Tarcísio manifesta preocupação com os altos gastos e a subutilização de espaços na entidade. Atualmente, a Fundação Casa atende 4,3 mil adolescentes em 96 unidades no Estado e conta com 8 mil servidores ativos. Em 2023, a administração paulista incluiu a fundação na lista de futuros projetos do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

Leia também: https://revistaoeste.com/politica/via-decreto-tarcisio-vai-exigir-transparencia-de-ongs-que-recebem-emendas/

O post https://revistaoeste.com/brasil/tarcisio-fecha-acordo-com-agencia-da-onu-para-realizar-parceria-publico-privada-da-fundacao-casa/

.

https://revistaoeste.com/brasil/tarcisio-fecha-acordo-com-agencia-da-onu-para-realizar-parceria-publico-privada-da-fundacao-casa/

Assista ao Jornal da Oeste de 21/2/2025

O Jornal da Oeste integra a grade de programação audiovisual da Revista Oeste e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h45. O programa conta com a apresentação de Geisiane Freitas e traz entrevistas exclusivas.

https://www.youtube.com/watch?v=5cZDgfbaImw

Acompanhe os destaques do Jornal da Oeste

+ https://www.youtube.com/watch?v=oMa6hRaNwYg&list=PLa6ZAwmKhIlqJiRbDjmayjAESFpr65Fb-

e veja todas as edições do Jornal da Oeste

O post https://revistaoeste.com/videos/jornal-da-oeste/assista-ao-jornal-da-oeste-de-21-2-2025/

.

https://revistaoeste.com/videos/jornal-da-oeste/assista-ao-jornal-da-oeste-de-21-2-2025/

Advogado pede semiaberto harmonizado para Silveira

Nesta sexta-feira, 21, o advogado Michael Robert, que atua na defesa de Daniel Silveira ao lado de Paulo Faria, Sebastião Coelho e Paola Silva, pediu regime semiaberto harmonizado para o ex-deputado.

Resumidamente, esse benefício permite ao preso ir para casa, com medidas restritivas, e sair para trabalhar. Normalmente, é concedido aos detentos que estejam mais próximos de progredir para o regime aberto. https://revistaoeste.com/no-ponto/defesa-de-daniel-silveira-fala-em-quadro-de-instabilidade-emocional-e-contrata-psiquiatra-renomado/

"O trabalho contínuo referido e a inexistência de faltas disciplinares são provas do mérito do comportamento do requerente, que ao se engajar nas oportunidades oferecidas no ambiente prisional, assimila positivamente os propósitos reeducativos do sistema", observou a defesa. "Relembra-se ainda que a Lei 7.210, de 11 de julho de 1984/ art. 126/ § 8 destaca que a remição do tempo de pena será declarada pelo juiz da execução penal após o devido processo legal, onde também serão ouvidos o Ministério Público e a defesa."

Dessa forma, Robert requereu ao ministro Alexandre de Moraes, do https://portal.stf.jus.br/

, que autorize a saída antecipada de Silveira e permita ao ex-deputado trabalhar, estudar e pernoitar em sua residência, em Petrópolis (RJ).

Daniel Silveira é assunto em reunião com Pedro Vaca

Pedro Vaca, relator da Organização dos Estados Americanos (OEA) | Foto: Reprodução/Redes socais

Na quarta-feira 19, Pedro Vaca, relator para a liberdade de expressão da https://www.oas.org/pt/CIDH/Default.asp

recebeu um grupo de advogados, em Washington, D.C.

Compareceram ao encontro Faria; Ricardo Vasconcellos, que cuida do processo do jornalista Oswaldo Eustáquio; e Carolina Siebra e Ezequiel Silveira, da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav).

Durante a reunião com Vaca, os membros da Asfav revisaram denúncias de violações de direitos humanos de presos na manifestação de 2023 e falaram sobre o cerceamento à liberdade de expressão no Brasil, além de entregarem novos relatórios a respeito de abusos da Justiça aos manifestantes.

Já Faria deu mais detalhes do caso de Silveira. "Reforçamos o que expusemos https://revistaoeste.com/imprensa/oeste-se-reune-com-representante-da-oea/

porém, com mais detalhes", contou Faria a Oeste.

Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-257/a-farsa-do-golpe/

, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste

O post https://revistaoeste.com/no-ponto/advogado-pede-semiaberto-harmonizado-para-daniel-silveira/

.

https://revistaoeste.com/no-ponto/advogado-pede-semiaberto-harmonizado-para-daniel-silveira/

Globonews culpa Quaresma por alta dos preços dos ovos, mas período começa só em março

Para a Globonews, uma das principais causas que explicam a alta dos preços dos ovos é a Quaresma. Entretanto, a o período de quarenta dias antes da Páscoa só começará na quarta-feira de cinzas, dia 5 de março.

Globonews culpa Quaresma por alta dos preços dos ovos, mas período começa só em março | Fonte: dilvulgação

"Há três fatores que têm afetando mais o preço dos ovos. O preço do milho, usando como ração, que subiu 30% no último ano. A questão climática, pois está muito quente e isso afeta tambem a produção de ovos. E também a Quaresma, chegando agora após a quarta-feira de cinzas, muita gente fica por quarenta dias até a Semana Santa sem comer carne e acaba optanodo por mais ovos para poter cumprir a cota de proteína na alimentação. Então acaba tendo uma demanda maior e o preço também sobe", declarou o repórter durante a Edição das 18h da última quinta-feira, 20.

https://twitter.com/globonews/status/1892706200451756436?s=48&t=Dn4B1m_qIKfx6vcLgegjAA

Desde o começo do ano o preço dos ovos brancos aumentou 69%, com a caixa com 30 dúzias saltando de R$ 134 para R$ 227.

Saiba mais: https://revistaoeste.com/politica/ovos-carimbados-novo-quer-revogar-portaria-do-governo/

No caso dos ovos vermelhos, a alta foi de 61%, passando de R$ 156 em janeiro para R$ 252 um mês depois.

Saiba mais: https://revistaoeste.com/imprensa/com-preco-de-carnes-e-ovos-em-alta-jornal-publica-reportagem-sobre-beneficios-de-comer-grilos/

Segundo os dadosd do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse é o maior valor dos últimos 22 meses.

Lula disse que preço dos ovos 'é um absurdo'

A alta dos preços dos ovos está provocando consequências políticas. Tanto que o presidente https://revistaoeste.com/tag/luiz-inacio-lula-da-silva/

admitiu que "o ovo está caro".

Saiba mais: https://revistaoeste.com/politica/lula-critica-alta-dos-precos-dos-ovos-absurdo/

"Quando me disseram que está R$ 40 a caixa com 30 ovos, é um absurdo. Vamos ter que fazer reunião com atacadistas para discutir como é que a gente pode trazer isso para baixo", declarou o presidente durante uma entrevista.

O post https://revistaoeste.com/economia/globonews-quaresma-alta-precos-ovos/

.

https://revistaoeste.com/economia/globonews-quaresma-alta-precos-ovos/

Conselho diz que escolas devem decidir sobre como armazenar celulares

O https://www.gov.br/mec/pt-br/cne

aprovou nesta quinta-feira, 20, um conjunto de diretrizes sobre a restrição do uso de celulares em escolas brasileiras. A decisão foi tomada pelo relator Israel Batista e busca adaptar as instituições de ensino à realidade digital.

+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/

em Oeste

O parecer concede às escolas autonomia para definir a melhor forma de armazenar os aparelhos dos estudantes.

Entre as alternativas sugeridas, estão: permitir que os alunos fiquem com seus dispositivos, mantê-los em uma caixa sob supervisão do professor durante as aulas ou guardá-los em armários na entrada da instituição.

Leia também: https://revistaoeste.com/brasil/volta-as-aulas-o-que-muda-com-a-proibicao-de-celulares-em-escolas/

Batista também destacou a importância da autonomia escolar e defendeu que cada instituição deve adotar a estratégia mais adequada à sua realidade.

https://www.youtube.com/watch?v=wBF8nEV1K34

Documento propões que escolas cheguem a consenso com familiares sobre armazenamento de celulares

O relatório também recomenda que as escolas elaborem suas regras de restrição ao uso de celulares em conjunto com professores, alunos e famílias. Assim, espera-se que normas bem definidas e penalidades para eventuais descumprimentos.

Leia também: https://revistaoeste.com/tecnologia/saiba-como-funciona-o-sistema-que-emitiu-alerta-de-terremoto/

O documento do CNE enfatiza que a escolha do método de armazenamento dos dispositivos deve levar em conta as particularidades de cada escola, incluindo a infraestrutura do local e a cultura organizacional.

Leia também: https://revistaoeste.com/projetos-especiais-oeste/robozinho-com-potencial-de-gerar-mais-de-r-600-por-dia-em-media-volta-em-formato-para-celular/

O post https://revistaoeste.com/brasil/conselho-diz-que-escolas-devem-decidir-como-guardar-celulares/

.

https://revistaoeste.com/brasil/conselho-diz-que-escolas-devem-decidir-como-guardar-celulares/