Marcos do Val afirma que medidas do STF ‘impedem o pleno exercício do seu mandato’
Medidas judiciais impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), como o uso de tornozeleira eletrônica e o bloqueio de bens, geraram reação do parlamentar nesta segunda-feira, 4. Segundo ele, tais restrições comprometem suas funções legislativas.
Essas decisões partiram do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (https://portal.stf.jus.br/
sem autorização prévia da Justiça. Ao retornar ao Brasil, o senador foi escoltado do aeroporto de Brasília até a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, onde recebeu o dispositivo eletrônico.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Reação oficial e defesa do senador Marcos do Valhttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#reacao-oficial-e-defesa-do-senador
Em nota oficial, o Marcos do Val afirmou que “o uso de tornozeleira eletrônica e bloqueio dos seus bens impedem o pleno exercício do seu mandato”.
"A defesa do parlamentar acompanha o caso de perto e adotará as medidas jurídicas cabíveis para garantir o pleno respeito aos direitos e garantias constitucionais assegurados a qualquer cidadão, em especial a um senador em pleno exercício do mandato", diz a nota. "O senador reitera sua confiança nas instituições democráticas e no devido processo legal, e reafirma seu compromisso com a verdade, com a transparência e com a sua missão parlamentar representando o povo capixaba."
https://www.youtube.com/watch?v=28qKQPLybeM
O episódio teve início quando, no fim de julho, Do Val viajou com a família aos Estados Unidos, mesmo depois da decisão do STF que havia determinado a retenção de seus passaportes. O parlamentar, no entanto, manteve o passaporte diplomático, que não foi apreendido. Ao desembarcar, agentes da Polícia Federal o abordaram para cumprimento das medidas.
Investigação e medidas restritivashttps://wainews-homolog.streamlit.app/~/+/#investigacao-e-medidas-restritivas
O senador é investigado pelo Supremo sob acusação de integrar grupo que teria promovido ações de intimidação contra policiais federais que atuam em investigações sobre uma suposta trama golpista. Em agosto de 2024, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de R$ 50 milhões de suas contas e o confisco de seus passaportes.
Na ocasião, a Polícia Federal realizou buscas em endereços ligados a Do Val, porém seu gabinete em Brasília não foi alvo de vistoria, local onde estaria guardado o passaporte diplomático.
https://www.youtube.com/watch?v=J2NjJpa2Tps
Segundo a assessoria do parlamentar, “o passaporte diplomático encontra-se plenamente válido até 31 de julho de 2027, sem qualquer restrição. Em 22 de julho de 2025, a Embaixada dos Estados Unidos da América, em Brasília, renovou o visto oficial (B1/B2) do Senador, com validade até 16 de julho de 2035, o que atesta o pleno reconhecimento internacional de sua legitimidade e regularidade diplomática”.
Leia também: "https://revistaoeste.com/revista/edicao-280/moraes-na-lista-dos-ditadores/
", reportagem de Artur Piva publicada na Edição 280 da Revista Oeste
.
Quem lacra não lucra: CEO da Jaguar renuncia depois de fracasso na reformulação ‘woke’ da marca
O CEO da Jaguar, Adrian Mardell, renunciará ao cargo depois do desastre na tentativa de reformular a marca de carros de luxo em direção mais "woke".

Propaganda 'woke' da Jaguar | Foto: YouTube Jaguar
A marca de automóveis britânica de luxo tentou se reinventar no ano passado com uma propaganda em pleno estilo "lacrador" e um novo logotipo, sob o slogan “Copy Nothing” (Copiar nada, na tradução em português).
A propaganda apresentava modelos https://revistaoeste.com/tag/lgbt/
em trajes exagerados e coloridos, incluindo um homem usando um vestido longo e saia, junto com outros slogans como "crie exuberantemente", "viva intensamente", "delete o ordinário" e "quebre moldes".
Nos 30 segundos da propaganda, não apareceu nenhum carro.
https://www.youtube.com/watch?v=rLtFIrqhfng&pp=0gcJCfwAo7VqN5tD
Até Elon Musk chegou a provocar: "Vocês ainda fabricam carros?"
O vídeo viralizou nas redes sociais, chegando a quase 50 milhões de visualizações em 24 horas e centenas de milhares de comentários. Quase todos negativos.
Saiba mais: https://revistaoeste.com/mundo/jaguar-vai-produzir-apenas-veiculos-eletricos-a-partir-de-2025/
Em termos comerciais, a operação foi um fracasso.
Em abril as vendas no mercado europeu caíram 97,5% na comparação com o mesmo mês de 2024, seguida por uma queda de 93,6% em maio. Nos primeiros cinco meses do ano foi registrada uma queda geral de 77,8% em comparação com ano passado.

Um resultado tão devastador que levou o CEO Adrian Mardell a pedir para sair após três décadas na empresa e 36 meses no comando.
Mardell ganhou prêmio LGBTQ+
Mardell é um forte apoiador da comunidade LGBTQ+. O executivo chegou a participar da parada do Orgulho de Birmingham e enfatizou a importância de criar "espaços seguros" para a comunidade LGBTQ+ na Jaguar.
Mardell foi nomeado para a categoria "Aliados Empresariais" no British LGBT Awards e reconhecido como "Aliado Empresarial do Ano" pelos seus esforços em promover a inclusão.
Ele tem usado sua posição como CEO para defender os direitos da comunidade LGBTQ+ em eventos internos da Jaguar e em mensagens para toda a empresa, destacando a importância de um "ambiente de trabalho inclusivo".
O post https://revistaoeste.com/mundo/ceo-jaguar-renuncia-fracasso-marca/
.
https://revistaoeste.com/mundo/ceo-jaguar-renuncia-fracasso-marca/
Malafaia critica ausência de Tarcísio e diz que Bolsonaro é ‘insubstituível’
O discurso do pastor Silas Malafaia neste domingo, 3, durante a manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, começou de uma maneira diferente. Depois de uma introdução rápida, ele pediu um minuto de silêncio para a multidão.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Era uma maneira de homenagear o ex-presidente Jair Bolsonaro, impedido de sair de Brasília, e,a "centenas de brasileiros na cadeia, idosos, trabalhadores, mães de família, brasileiros exilados, porque não podem falar aqui."
https://www.youtube.com/watch?v=uyvHkyjcLCE
Depois do pedido do pastor ter sido plenamente atendido, o alvoroço dos manifestantes voltou a ressoar com força, impulsionado pelas palavras de Malafaia. O pastor aproveitou o apoio para acusar a imprensa brasileira, por esta, segundo ele, tachar Eduardo Bolsonaro como traidor.
Eduardo denunciou para o governo norte-americano o que considera uma perseguição do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) ao seu pai, Bolsonaro, e aliados, nas investigações sobre suposta tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.
Para demonstrar sua indignação, Malafaia citou vários episódios em que representantes da esquerda, recentemente, foram a instâncias internacionais para denunciar a Justiça brasileira. Para o pastor, as situações têm a mesma configuração.
Entre as passagens lembradas, Malafaia, que disse ter "boa memória", mencionou a queixa de Lula apresentada em 2016 ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, acusando o então juiz Sérgio Moro e os procuradores de estarem usando o poder para a injustiça.
Malafaia também disse que, em 2017, o advogado de Lula, hoje ministro do STF, Cristiano Zanin, na Europa, "arregaçou com a Justiça brasileira dizendo que ela perseguia Lula."
Ele citou, ainda, queixas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), feitas em 2018, no mesmo sentido. Ele ressaltou que havia uma diferença: no caso destas denúncias, afirmou Malafaia, elas estavam se direcionando a um "juiz de primeira instância".
Malafaia quis dizer, com isso, que o julgamento poderia ser seguido de recursos, algo diferente do que ocorre agora, com o ministro Alexandre de Moraes, em suas ações contra Bolsonaro e aliados, sendo da última instância.
"Quando é a esquerda que ataca as instituições, é liberdade de expressão. Quando é a direita que se posiciona, é golpe, é traição, é ameaça à democracia. Isso é hipocrisia escancarada."
O pastor também questionou a tese de que a direita deveria se unir em torno de outros nomes em substituição a Bolsonaro, a quem considera "insubstituível." E criticou a ausência do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na manifestação deste domingo.
“A ausência? Tem que perguntar para ele", afirmou Malafaia. "Ele não foi fazer nenhuma cirurgia, ele foi fazer um exame. Por que ele fez? Tem que perguntar para ele, não é para mim, não. Ele foi internado às pressas? Ele foi internado por algum motivo.”
Oeste realiza cobertura especial
A manifestação na Avenida Paulista, que teve discurso de Valdemar Costa Neto, contou, desde às 13h30, com cobertura especial da Revista Oeste. O veículo realizou a transmissão por meio de seu canal no YouTube.
A cobertura de Oeste teve apresentação de Paula Leal, âncora do programa Oeste Sem Filtro. Ela teve ao seu lado os comentaristas Adalberto Piotto, Ana Paula Henkel, Carlo Cauti e Marina Helena.
A transmissão foi dedicada especialmente a J. R. Guzzo, colunista e conselheiro editorial de Oeste. Aos 82 anos, o jornalista não resistiu a um infarto e morreu neste sábado, 2. O corpo dele foi sepultado na manhã deste domingo, no Cemitério Congonhas, zona sul da capital paulista.
Leia também: "https://revistaoeste.com/revista/edicao-280/moraes-na-lista-dos-ditadores/
", reportagem de Artur Piva publicada na Edição 280 da Revista Oeste
.
Deputado do PT vai a evento de Marcinho VP, ex-chefe do Comando Vermelho
O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) participou neste sábado, 2, de um evento que divulgava o novo livro de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, preso desde 1996 e considerado ex-líder do Comando Vermelho (CV), segundo informou o portal Metrópoles.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
A atividade ocorreu ao lado da https://paraty.com.br/flip/
, organizada pela editora Kotter e pela ABL Cárcere, entidade simbólica onde VP ocupa a cadeira nº 1. O ex-desembargador Siro Darlan comandou uma roda de conversa sobre a obra na Praça da Matriz, relata o portal.
https://www.youtube.com/watch?v=7jRS-0QEIk4
Renato Freitas foi procurado pelo Metrópoles, mas ainda não deu retorno. O espaço segue aberto, segundo o portal.
O livro, chamado A Cor da Lei, é um romance que acompanha um personagem chamado Eduardo. Ele tenta se reintegrar à sociedade mesmo carregando o peso do histórico criminal da família. É o quarto livro de VP, que nega atualmente qualquer ligação com a facção.
Foto do deputado do PT foi publicada em perfil ligado a Marcinho VP
A foto do deputado segurando o livro foi publicada no Instagram em um perfil administrado por terceiros em nome de Marcinho VP, que reúne mais de 130 mil seguidores. A imagem não foi divulgada pelas redes sociais oficiais do parlamentar.
O lançamento do livro aconteceu no Complexo do Alemão, comunidade controlada historicamente https://revistaoeste.com/tag/comando-vermelho/
, no dia 12 de julho.
Marcinho VP já lançou outros três títulos: Marcinho VP: Verdades e Posições – O Direito Penal do Inimigo (2017), Preso de Guerra (2022) e Execução Penal Banal Comentada (2023), este último feito em conjunto com advogados.
.
Valdemar Costa Neto é direto e pede: ‘Volta, Bolsonaro’
Ao discursar na Avenida Paulista neste domingo, 3, o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, registrou, mais uma vez, o interesse de ver o retorno de um de seus aliados retornar à Presidência da República. "Volta, Bolsonaro", afirmou, de forma repetitiva, direcionando-se à multidão que marcou presença no ato desta tarde. O povo presente entoou a mesma frase.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Valdemar fez questão de elogiar outros aliados da política partidária. Um exemplo foi o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ). Para o dirigente, o parlamentar tem "feito muito" pela sigla e pelo país.
O presidente nacional do PL também elogiou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que é do MDB. "Ricardo Nunes nunca abandonou Bolsonaro."

A mobilização na Paulista começou às 14h | Foto: Uiliam Grizafis/Revista Oeste
Valdemar elogia o povo
Por fim, Valdemar elogiou o povo. Nesse sentido, admitiu não esperar que tanta gente fosse às ruas neste domingo. No caso, fez referência não apenas ao ato na Avenida Paulista, mas aos mais de 30 locais, espalhados por todas regiões do Brasil, que receberam manifestações em defesa do impeachment do presidente da República, https://revistaoeste.com/tag/luiz-inacio-lula-da-silva/
.
Oeste realiza cobertura especial
A manifestação na Avenida Paulista, que teve discurso de Valdemar Costa Neto, contou, desde às 13h30, com cobertura especial da Revista Oeste. O veículo realizou a transmissão por meio de seu canal no YouTube.
A cobertura de Oeste teve apresentação de Paula Leal, âncora do programa Oeste Sem Filtro. Ela teve ao seu lado os comentaristas Adalberto Piotto, Ana Paula Henkel, Carlo Cauti e Marina Helena.
https://www.youtube.com/watch?v=uyvHkyjcLCE
A transmissão foi dedicada especialmente a J. R. Guzzo, colunista e conselheiro editorial de Oeste. Aos 82 anos, o jornalista não resistiu a um infarto e morreu neste sábado, 2. https://revistaoeste.com/imprensa/corpo-de-j-r-guzzo-e-enterrado-no-cemiterio-congonhas-em-sao-paulo/
, no Cemitério Congonhas, zona sul da capital paulista.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-280/moraes-na-lista-dos-ditadores/
, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 280 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/valdemar-costa-neto-e-direto-e-pede-volta-bolsonaro/
.
https://revistaoeste.com/politica/valdemar-costa-neto-e-direto-e-pede-volta-bolsonaro/
A manifestação deste domingo é um recado ao consórcio Lula-STF
https://revistaoeste.com/politica/oeste-acompanha-as-manifestacoes-deste-domingo-assista/
. Um Brasil que recusa o silêncio imposto por um sistema que, cada vez mais, criminaliza a dissidência, normaliza a censura e absolve os poderosos corruptos. Foi esse país que tomou as ruas de norte a sul, com bandeiras nas mãos, camisas verde-amarelas no peito e um grito na garganta: “Fora, Lula e Moraes”.
Em dezenas de cidades grandes e pequenas, https://revistaoeste.com/politica/brasilia-anistia-stf-nao-e-dono-do-brasil-e-foralula-as-mensagens-no-protesto/
.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
A figura do ministro Alexandre de Moraes foi, mais uma vez, central nos protestos. Não por acaso. O magistrado se tornou símbolo de um Judiciário hipertrofiado, que acumula poderes, ignora garantias constitucionais, prende sem julgamento, cassa mandatos e intimida adversários sob a bandeira da “defesa da democracia”. Nunca se falou tanto em democracia enquanto se prendem jornalistas, silenciam parlamentares e derrubam perfis em redes sociais.
Entre as pautas do protesto também estava a anistia aos presos do 8 de janeiro. Goste-se ou não dos atos ocorridos naquele dia, é fato que centenas de brasileiros foram punidos com penas desproporcionais, sem o devido processo legal, em julgamentos coletivos e políticos. A defesa da anistia é a defesa da proporcionalidade, da justiça e da Constituição.
Oeste acompanhou a manifestação in loco, com transmissão ao vivo, entrevistas e reportagens exclusivas. Em nenhum dos atos houve registros de violência ou confronto. Ao contrário: o tom foi de firmeza, mas também de civilidade. O Brasil resiste. Pacificamente.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DM50erkIJTS/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O post https://revistaoeste.com/politica/a-manifestacao-deste-domingo-e-um-recado-ao-consorcio-lula-stf/
.
https://revistaoeste.com/politica/a-manifestacao-deste-domingo-e-um-recado-ao-consorcio-lula-stf/
Fórmula 1: Lando Norris vence na Hungria e Gabriel Bortoleto faz sua melhor corrida
O inglês Lando Norris conquistou neste domingo, 3, a vitória no Grande Prêmio da Hungria, garantindo à McLaren seu 200º triunfo na Fórmula 1. O britânico resistiu à pressão do australiano Oscar Piastri, também da McLaren, líder da temporada com 284 pontos, nas voltas finais.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/tag/formula-1/
em Oeste
O também britânico George Russell, da Mercedes, completou o pódio depois de ultrapassar o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, no fim da prova.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/p/DM5ZH-nqwxl/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, também teve um desempenho de destaque. Ele terminou em sexto lugar, seu melhor resultado na principal categoria do automobilismo e o mais expressivo de um piloto do Brasil desde Felipe Massa, no Bahrein, em 2017.
Bortoleto largou da sétima posição, passou o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, logo na primeira volta e manteve consistência com apenas uma parada nos boxes. Agora com oito pontos, ele está na 17ª colocação no campeonato.
A corrida começou com movimentações intensas. Norris, que largou em terceiro, tentou atacar Leclerc e Piastri logo na curva inicial, mas foi bloqueado e acabou caindo para quinto, sendo superado por Russell e Fernando Alonso.
Favoritos ao título da Fórmula 1
O momento decisivo veio depois de Norris realizar seu pit stop na volta 31. A McLaren fez a troca mais rápida da temporada, com 1s9, e colocou pneus duros para uma estratégia de apenas uma parada.
O plano funcionou: com os rivais voltando para os boxes nas voltas seguintes, o britânico assumiu a liderança e manteve a posição até a bandeirada, mesmo com a aproximação intensa de Piastri nas voltas finais.
A próxima corrida do campeonato será em 31 de agosto, no circuito de Zandvoort, na Holanda. Ainda faltam dez corridas para o término da temporada.
Piastri lidera o campeonato e é considerado um dos favoritos ao título mundial. Seria, assim como para Norris, o seu primeiro.
Dos cinco primeiros colocados, o holandês https://revistaoeste.com/brasil/verstappen-vai-a-casamento-nelsinho-piquet-sp/
, da Red Bull, terceiro, é o único que já foi campeão mundial. Ele conquistou o título em quatro ocasiões: 2021, 2022, 2023 e 2024. George Russell ocupa a quarta colocação e Leclerc, a quinta.
.
Na Avenida Paulista, manifestantes mandam recado a Lula: ‘Seu lugar é na prisão’
Durante o protesto realizado neste domingo, 3, na Avenida Paulista, manifestantes entoaram contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. https://revistaoeste.com/politica/oeste-acompanha-as-manifestacoes-deste-domingo-assista/
.
“Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, gritaram os manifestantes, que também clamaram pela anistia aos presos do 8 de janeiro.
Vídeo: população manda recado a Lula
https://twitter.com/revistaoeste/status/1952071304733147240
https://revistaoeste.com/politica/povo-do-interior-paulista-marca-posicao-contra-lula-e-moraes/
. O clima é de indignação generalizada com os rumos do país e com o que muitos chamaram de ditadura do Judiciário. Vários cartazes exibiam críticas diretas ao STF, com pedidos de responsabilização dos ministros da Corte.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
A mobilização na Paulista começou às 14h e teve a presença de lideranças políticas, religiosos, influenciadores conservadores e parlamentares de oposição. Durante os discursos, os oradores reforçaram a necessidade de reação popular contra a censura.
Protesto se espalha pelo país
O ato em São Paulo é parte de uma mobilização nacional que levou milhares às ruas em capitais como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Curitiba, além de cidades do interior. Na capital federal, a manifestação começou às 10h, em frente ao Banco Central, e também foi marcada por críticas ao governo, pedidos de anistia aos presos políticos e slogans contra Lula e Moraes.
https://www.youtube.com/watch?v=uyvHkyjcLCE
.
Na manifestação em Belém, Michelle Bolsonaro exalta reação popular: ‘Venceremos’
Durante as manifestações que tomaram conta do país neste domingo, 3, https://revistaoeste.com/politica/michelle-bolsonaro-vai-a-ato-contra-lula-e-moraes-em-belem/
. Em visita a Belém, Michelle afirmou ter presenciado “toda a emoção e vibração positiva do povo do Norte” e celebrou a data como simbólica: “Hoje é o dia em que se comemora o fim da censura no Brasil!”.
A declaração de Michelle ocorre no contexto da mobilização nacional que levou milhares de pessoas às ruas de dezenas de cidades brasileiras, de todas as regiões. Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes ergueram bandeiras do Brasil e cartazes com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
“Aqui, e em todas as cidades brasileiras, nasce, hoje, a reação a todas as injustiças praticadas pelo atual governo — o governo do sistema”, disse Michelle. “Reaja, Brasil! Deus está conosco! Venceremos!”
A ex-primeira-dama, que vem ganhando projeção nacional como possível candidata em 2026, reforçou o tom simbólico de sua fala ao relacionar a cidade de Belém com o nascimento de Jesus Cristo. “Belém tem o mesmo nome da cidade em que Jesus, a nossa Esperança e Salvação, nasceu!”, disse, ao evocar o caráter religioso que marca sua base de apoio.
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Foto: Divulgação/Bruno Koressawa
Mobilização nacional
As manifestações deste domingo ocorreram simultaneamente em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Recife e Curitiba, além de dezenas de cidades do interior. O ato na Avenida Paulista teve início às 14h e contou com cobertura especial de Oeste, com transmissão ao vivo e participação de colunistas e comentaristas.
“Que as manifestações de hoje reacendam o vigor brasileiro para recuperarmos nossa liberdade e acabar com o avanço da censura no Brasil!”, concluiu Michelle Bolsonaro.
https://www.youtube.com/watch?v=uyvHkyjcLCE
.
Povo do interior paulista marca posição contra Lula e Moraes
A série de manifestações contra o presidente da República, https://revistaoeste.com/tag/luiz-inacio-lula-da-silva/
, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem penetração no interior paulista. Neste domingo, 3, atos ocorrem em ao menos cinco municípios interioranos do Estado de São Paulo.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Uma das cidades do interior paulista que contou com o povo na rua foi Jundiaí. Foto divulgada por meio do X mostra que as pessoas vestiram verde e amarelo para pedirem o impeachment do petista e do magistrado.
https://twitter.com/PauloLucindo1/status/1951998099473170438
Em São José do Rio Preto, a manifestação está programada para as 15h, na Praça Dom José Marcondes. Antes disso, a cidade do oeste paulista contou com um "buzinaço".
https://twitter.com/HomsiAntonio/status/1952036148747895238
Já em Sorocaba, a manifestação contra Lula e Moraes ocorreu no Campolim, às 10h. Assim como em São José do Rio Preto, motoristas sorocabanos promoveram um "buzinaço" em meio aos manifestantes, que erguiam bandeiras do Brasil.
https://twitter.com/sevlade/status/1952036955950375306
Protestos no interior paulista: Bauru e São José dos Campos
As manifestações deste domingo também tiveram vez em outras regiões do interior paulista. Em São José dos Campos, maior cidade do Vale do Paraíba, o povo foi às ruas. Na cidade, uma faixa alertava: "Nossa liberdade está em risco".
"O STF condenou uma nação inteira para salvar um ladrão", dizia a mensagem exposta em faixa erguida por manifestantes que participaram do ato em São José dos Campos.
https://twitter.com/DaneBR/status/1952024062760288295
https://twitter.com/Henrique19_76/status/1952030678754701654
Em São José dos Campos, a concentração ocorreu no Parque Vicente Aranha, às 10h.
https://twitter.com/RitaCas32459720/status/1952004591530246394
Em Bauru, o ato aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Copaíba, às 10h. Por lá, o povo também saiu às ruas para defender o impeachment de Lula e Moraes, https://x.com/SilvioCarlos/status/1952037536253018377/photo/1
e defender as liberdades individuais, sobretudo a de expressão.
https://twitter.com/SilvioCarlos/status/1952037536253018377
https://twitter.com/SilvioCarlos/status/1952033218997449037
Leia também: https://revistaoeste.com/edicoes-anteriores/
, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 280 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/povo-do-interior-paulista-marca-posicao-contra-lula-e-moraes/
.
https://revistaoeste.com/politica/povo-do-interior-paulista-marca-posicao-contra-lula-e-moraes/
Goiânia recebe manifestação por impeachment de Lula e Moraes
A Praça Tamandaré, em https://revistaoeste.com/tag/goiania/
, virou palco de um protesto neste domingo, 3, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato integra uma mobilização que abrange mais de 60 cidades brasileiras.
Os manifestantes defendem o impeachment de Moraes e de Lula. Eles denunciam abusos do Judiciário, indicam censura em decisões recentes do STF e reagem às medidas impostas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A convocação tem apoio de políticos conservadores e de movimentos populares que pedem o restabelecimento de liberdades constitucionais. Em vários Estados, os organizadores destacam a pauta da liberdade de expressão e o respeito ao Estado de Direito.
As manifestações ocorrem dias depois de os Estados Unidos imporem sanções Moraes. A https://www.whitehouse.gov/
barrou sua entrada no país e congelou ativos sob jurisdição norte-americana.
Como resultado, o gesto de Washington D.C. reacendeu críticas da oposição ao magistrado brasileiro. Entre os alvos da mobilização, estão as medidas cautelares aplicadas contra Bolsonaro, como a imposição de tornozeleira eletrônica e restrições de deslocamento.
🚨URGENTE
GOIÂNIA nunca teve uma manifestação desse tamanho. HISTÓRICO 🇧🇷🔥
REAJA BRASIL BRASIL NA RUA https://t.co/SYZwFUBmHS
— Pedro Pôncio Ex MST (@pedroponciobr) https://twitter.com/pedroponciobr/status/1952029683656077446?ref_src=twsrc%5Etfw
Parlamentares reforçam presença em manifestação em Goiás
O deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO), um dos nomes mais próximos do ex-presidente, deve marcar presença na Praça Tamandaré. A expectativa dos organizadores é reunir milhares de pessoas no evento.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/michelle-bolsonaro-vai-a-ato-contra-lula-e-moraes-em-belem/
Os protestos ocorrem nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O post https://revistaoeste.com/politica/goiania-recebe-manifestacao-por-impeachment-de-lula-e-moraes/
.
https://revistaoeste.com/politica/goiania-recebe-manifestacao-por-impeachment-de-lula-e-moraes/
Michelle Bolsonaro vai a ato contra Lula e Moraes em Belém
A ex-primeira-dama https://revistaoeste.com/tag/michelle-bolsonaro/
), e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém (PA).
O ato ocorre no centro da capital paraense. Neste sábado, 2, a ex-primeira-dama participou do encontro PL Mulher, que ocorreu em Marabá (https://revistaoeste.com/tag/para/
).
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a decisão de participar da manifestação em Belém ocorreu porque já há representantes na Avenida Paulista, em São Paulo.
Belém do Pará https://twitter.com/hashtag/ForaLulaForaMoraes?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw
— Michel (@mic8a) https://twitter.com/mic8a/status/1951993210852561008?ref_src=twsrc%5Etfw
Além disso, a participação de Michelle no ato que ocorre em Belém “é uma forma de a ex-primeira-dama demonstrar carinho ao povo do Norte do país”.
O motivo das manifestações em Belém e em outras cidades do país
Moraes é um dos alvos do protesto. A mobilização ocorre em resposta às sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro brasileiro. Impulsionados pelo tarifaço e pela imposição da Lei Magnitsky, os manifestantes pedem o fim dos abusos da Suprema Corte.
Na capital fluminense, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou a oposição para se reunir na Praia de Copacabana. “O que estamos atravessando hoje no Brasil estará nos livros de história amanhã”, afirmou. “Perdemos nossa liberdade aos poucos, normalizando perseguições e fingindo que está tudo normal no país.”
Os protestos ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O post https://revistaoeste.com/politica/michelle-bolsonaro-vai-a-ato-contra-lula-e-moraes-em-belem/
.
https://revistaoeste.com/politica/michelle-bolsonaro-vai-a-ato-contra-lula-e-moraes-em-belem/
STF amplia pedido à Itália e inclui caso de arma em extradição de Zambelli
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo brasileiro acrescente um novo episódio ao pedido de extradição da https://revistaoeste.com/tag/carla-zambelli/
, presa atualmente na Itália. O acréscimo solicitado envolve o processo em que a parlamentar é acusada de perseguição armada em São Paulo, na véspera das eleições de 2022.
Zambelli está detida desde terça-feira 29, em um presídio na região de Roma. Depois da audiência de custódia realizada na sexta-feira 1º, a Justiça italiana decidiu mantê-la encarcerada enquanto o caso de extradição segue em tramitação.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O episódio citado ocorreu no Bairro Jardins, na capital paulista, quando a deputada sacou uma arma de fogo e perseguiu um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. A Procuradoria-Geral da República denunciou Zambelli ao STF por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.
Como resultado, a Corte formou maioria para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes mencionados. O julgamento está suspenso desde março, depois de o ministro Nunes Marques apresentar um pedido de vista. O STF deve retomar o caso em 15 de agosto.
A defesa da deputada ainda tenta impedir a extradição. O advogado responsável afirmou que adotará todas as medidas cabíveis para mantê-la em território italiano.
https://www.youtube.com/watch?v=-y63OxaB_SI
STF também menciona invasão ao CNJ
O pedido de extradição enviado pela Justiça brasileira à Itália menciona inicialmente outra condenação: 10 anos de prisão por invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça.
Além disso, a detenção de Zambelli em solo europeu motivou o ministro Alexandre de Moraes a determinar que a https://www.gov.br/agu/pt-br
acompanhe o processo de extradição de forma ativa.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/zambelli-continuara-detida-em-roma-enquanto-corre-o-processo-de-extradicao-para-o-brasil/
O órgão já formalizou o pedido junto às autoridades italianas. Com a decisão de Gilmar Mendes, o Brasil reforça a solicitação ao incluir também o processo de perseguição armada.
O post https://revistaoeste.com/politica/stf-inclui-caso-de-arma-em-extradicao-de-zambelli/
.
https://revistaoeste.com/politica/stf-inclui-caso-de-arma-em-extradicao-de-zambelli/
Fusão cria primeira ferrovia que ligará os EUA de leste a oeste
A Union Pacific (UP) firmou nesta semana um acordo para adquirir sua concorrente Norfolk Southern (NS) em uma operação de US$ 85 bilhões. O negócio, que ainda precisa de aprovação da Surface Transportation Board (STB), resultará na maior empresa ferroviária do país e na primeira com rotas diretas entre as costas leste e oeste dos Estados Unidos (EUA). A nova companhia terá valor estimado em US$ 250 bilhões.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
em Oeste
O plano será apresentado ao órgão regulador dentro de seis meses. Se autorizado, o grupo formado superará a atual líder BNSF, controlada pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, desde 2009. Juntas, UP e NS somam mais de 80 mil quilômetros de trilhos em 43 Estados.
https://www.youtube.com/watch?v=pkgrQ0aTXFY
A preocupação é que, por envolver duas das cinco maiores operadoras ferroviárias do país, tal fusão pode levar a uma concentração significativa no setor. Esse será um dos pontos analisados pela STB no processo de avaliação regulatória.
Se aprovada, a operação criará uma malha ferroviária nacional unificada, conectando diretamente o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, algo inédito até hoje no setor ferroviário privado dos EUA.
“Faz falta uma rede transcontinental nos EUA”, disse o CEO https://www.up.com/
, Jim Vena, em teleconferência. Segundo ele, a ausência desse tipo de integração “limita as capacidades das empresas e das cadeias de suprimento”.
Embora existam rotas transcontinentais operadas por diferentes empresas, ainda não há uma única operadora que execute todo o trajeto em suas próprias linhas contínuas.
A UP adquirirá a NS em uma transação de ações e dinheiro que avalia a NS em US$ 320 por ação, um prêmio de 25%. A nova empresa, conforme informa a revista Trains, terá um valor empresarial de mais de US$ 250 bilhões.
A fusão criaria US$ 2,75 bilhões em sinergias anuais dentro de três anos, por meio de uma combinação de US$ 1,75 bilhão em crescimento de receita e US$ 1 bilhão em economia de custos, de acordo com a direção das empresas.
“As ferrovias têm sido parte integrante da construção https://revistaoeste.com/tag/eua/
desde a Revolução Industrial, e esta transação é o próximo passo para o avanço do setor”, prosseguiu Vena. “Imagine transportar aço de Pittsburgh, Pensilvânia, para Colton, Califórnia, e pasta de tomate de Heron, Califórnia, para Fremont, Ohio, sem interrupções."
Ele ainda ressaltou que a iniciativa trará benefícios aos transportes de produtos.
"Madeira do noroeste Pacífico, plásticos da costa do Golfo, cobre do Arizona e Utah e carbonato de sódio do Wyoming", destacou o dirigente. "Neste momento, dezenas de milhares de ferroviários estão transportando quase tudo o que usamos. Você escolhe, e em algum momento, a ferrovia transportou.”
Extensão da nova ferrovia dos EUA
A ferrovia terá 52.215 milhas (84.034 quilômetros) de extensão, com trilhos passando por 43 estados, da costa leste à costa oeste, e atendendo cerca de 100 portos.
O objetivo é oferecer um serviço de frete mais rápido e abrangente aos transportadores dos EUA. Com isso, deverão ser eliminados atrasos em conexões, novas rotas serão abertas, o que deve reduzir distância e tempo de trânsito nos principais corredores ferroviários.
Leia mais: https://revistaoeste.com/economia/tarifas-de-50-dos-eua-ao-brasil-cenario-e-algumas-implicacoes/
O frete, com a fusão, será transferido para o transporte ferroviário, para diminuir o congestionamento e o desgaste das rodovias financiadas pelos contribuintes, segundo as empresas.
“A NS, assim como a UP, é uma ferrovia essencial para a economia dos EUA, com um histórico de 200 anos de atendimento a clientes em 22 estados da metade leste do país”, afirmou Mark George, CEO da NS, em um comunicado.
Pela proposta, os acionistas da NS receberão uma ação da UP mais US$ 88,82 em dinheiro por papel, o que representa um prêmio de 11% sobre o preço de fechamento da ação na última segunda-feira 28.
O post https://revistaoeste.com/economia/fusao-cria-primeira-ferrovia-que-ligara-os-eua-de-leste-a-oeste/
.
https://revistaoeste.com/economia/fusao-cria-primeira-ferrovia-que-ligara-os-eua-de-leste-a-oeste/
Avião da Voepass que caiu há 1 ano teve falha omitida horas antes de decolar, revela testemunha
Em 8 de agosto de 2024, um dia antes de cair em Vinhedo (SP), a aeronave ATR 72-500 da Voepass apresentou falha no sistema de degelo. Segundo relatos de um ex-funcionário da equipe de manutenção da companhia aérea, obtidos com exclusividade pelo portal g1, o piloto que utilizou a aeronave na véspera do desastre reportou o problema, mas não o registrou no diário de bordo. A omissão permitiu que a aeronave fosse liberada para voar novamente. https://revistaoeste.com/brasil/video-aviao-de-passageiros-cai-em-vinhedo-no-interior-de-sp/
.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De acordo com o ex-funcionário, o comandante do voo anterior ao acidente, que pousou em Ribeirão Preto (SP) por volta da 1h da madrugada, relatou dificuldades com o sistema de proteção contra formação de gelo — fundamental em condições climáticas severas. A aeronave, no entanto, decolou novamente pouco depois das 5h sem nenhuma verificação técnica mais profunda.
“O sistema de degelo desarmava sozinho", afirmou a testemunha ao g1. "O piloto informou isso, mas, como não houve anotação no livro, a manutenção não foi acionada. Essa era a cultura da empresa.”
Avião seguiu funcionando
O documento em que se deveria registrar qualquer falha mecânica é o TLB (Technical Log Book), obrigatório segundo a legislação brasileira e internacional. Ainda assim, segundo o relato, a chefia do hangar desconsiderou o alerta verbal por não estar formalizado. A aeronave, identificada como PS-VPB, seguiu com o cronograma de voos: decolou para Guarulhos, depois para Cascavel (PR) e, ao retornar a São Paulo, caiu em Vinhedo. As 62 pessoas a bordo morreram.
A Polícia Federal (PF) já incluiu esse relato na apuração do caso. A Agência Nacional de Aviação Civil (https://www.gov.br/anac/pt-br
) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também investigam a conduta da empresa e o histórico de manutenção do avião.

Avião da Voepass caiu em um condomínio residencial em Vinhedo (SP) | Foto: Reprodução/Rede Globo
Sistema de degelo foi acionado, mas pode não ter funcionado
Conforme o Instituto Nacional de Criminalística (INC), o botão de degelo foi acionado três vezes durante o voo fatal. A caixa-preta gravou conversas entre os pilotos sobre a presença de gelo nas asas. Para os peritos, é forte a possibilidade de que o sistema não tenha operado corretamente.
“O avião estava em altitude crítica, em ambiente com formação severa de gelo", explicou ao g1 Carlos Eduardo Palhares Machado, diretor do INC. "O acionamento do sistema não surtiu efeito. Isso pode ter sido determinante para a queda.”
Especialistas em aviação reforçam que falhas no sistema de degelo afetam diretamente a sustentação da aeronave. Em condições adversas, como no dia do acidente, a formação de gelo pode alterar a aerodinâmica e causar perda de controle.
https://twitter.com/revistaoeste/status/1821956836431401364
Manutenções adiadas
Ainda de acordo com a testemunha, havia uma pressão constante para manter os aviões em operação, mesmo diante de falhas. Ele relata que a diretoria evitava que aeronaves ficassem paradas, o que levava a práticas como adiar reparos e adotar soluções temporárias.
“A regra era clara: se não estivesse no livro, não era defeito", afirmou. "A ordem era manter o avião voando, mesmo com o risco.”
https://www.revistaoeste.com/brasil/ex-funcionarios-da-voepass-denunciam-negligencia-na-companhia/
. Parte dos mecânicos foi deslocada para cuidar de outro avião, o que comprometeu a avaliação da PS-VPB. Segundo ele, a mesma aeronave já havia sido motivo de apreensão entre tripulantes, por causa de falhas recorrentes em despressurização e até um episódio de “tail strike”, quando a cauda toca o solo durante pouso ou decolagem.
https://twitter.com/revistaoeste/status/1821963254723231912
Em busca de responsáveis
A Polícia Federal apura se houve crime na condução da manutenção e se a omissão contribuiu para a tragédia. O delegado Edson Geraldo de Souza, que lidera a investigação, disse ao g1 que o objetivo é identificar os responsáveis pela falha e entender os fatores humanos que levaram ao acidente.
“Sabemos o que causou a queda do ponto de vista técnico", afirmou o delegado. "Agora, buscamos entender quem teve responsabilidade na cadeia de decisões que levou a isso.”
O relatório preliminar do Cenipa já indicava falhas no sistema de degelo como possível causa. A frase “bastante gelo”, dita pelo copiloto instantes antes da queda, está registrada na caixa-preta e reforça essa hipótese.

Bombeiros trabalham para conter o fogo | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Voepass e Anac se manifestam
A Voepass não comentou os pontos específicos levantados pelo ex-funcionário, mas reafirmou que sempre priorizou a segurança e que, em mais de 30 anos de atuação, nunca havia registrado um acidente. Em nota, declarou que prestou apoio integral às famílias das vítimas, colaborou com as investigações e segue comprometida com os processos de apuração e indenização.
A Anac, por sua vez, confirmou que acompanha o caso desde o dia do acidente e que a aeronave estava com a documentação válida para voo. A agência informou que denúncias sobre manutenção são analisadas por meio de auditorias presenciais e remotas, e que sanções serão aplicadas se forem comprovadas infrações.
.
Trump vê em saída de diretora chance de indicar aliado no Banco Central dos EUA
O presidente Donald Trump afirmou que a saída de Adriana Kugler do Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos (EUA), está relacionada a divergências sobre a política de juros. A economista, indicada por Joe Biden em 2023, deixará o cargo em 8 de agosto, antes do término oficial de seu mandato, previsto para janeiro de 2026.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
em Oeste
“Eu entendo que foi pelo fato de ela discordar de alguém do partido dela... ela discordou do 'Tarde Demais' sobre a taxa de juros”, disse Trump a repórteres, usando o apelido que costuma empregar ao se referir a Jerome Powell, presidente do Fed.
https://www.youtube.com/watch?v=stewuLrdptg
Na sequência, reforçou sua posição em publicação no Truth Social: “‘Tarde Demais’ Powell deveria renunciar, assim como Adriana Kugler, indicada por Biden, renunciou. Ela sabia que ele estava fazendo a coisa errada em relação às taxas de juros. Ele também deveria renunciar!”.
O Fed, segundo a CNN, não informou o motivo da decisão de Kugler. Em comunicado oficial, ela se limitou a dizer: “Foi uma honra única servir ao Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal. Sinto-me especialmente honrada por ter servido durante um momento crucial para cumprir nossa dupla missão de reduzir os preços e manter um mercado de trabalho forte e resiliente.”
Kugler não participou da reunião mais recente do Fed, quando os dirigentes mantiveram a taxa de juros inalterada pela quinta vez consecutiva. Sua saída altera a composição do conselho em um momento de divisão interna sobre os próximos passos da política monetária.
Ao contrário de Trump, Kugler era contra a queda dos juros nos EUA neste momento. Na última reunião https://revistaoeste.com/tag/federal-reserve/
, em julho, eles foram mantidos na faixa de 4,25% a 4,50%.
A abertura da vaga pode influenciar diretamente o perfil das decisões futuras da instituição. O novo nome, caso aprovado pelo Senado, passará a integrar o núcleo de formulação da política econômica do país e poderá até ser considerado para a presidência do Fed no futuro.
Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o governo já está em busca de um substituto para Jerome Powell. Entre os nomes cotados estão o próprio Bessent; Kevin Warsh, ex-membro do Fed; Christopher Waller, atual integrante do conselho; e Kevin Hassett, ex-chefe do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.
Trump e o presidente do Banco Central
O cargo de presidente do Fed envolve três funções formais: membro do conselho, chefe do Conselho de Governadores e presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que define a taxa básica de juros. A presidência do FOMC é eleita internamente entre os membros do comitê.
Mesmo com o fim de seu mandato como presidente em 2028, Powell, mesmo em oposição à política de Trump, pode continuar integrando o conselho. A legislação norte-americana, no entanto, não deixa claro se o https://www.whitehouse.gov/administration/donald-j-trump/
tem autoridade para substituí-lo por outro membro da instituição.
Leia mais: https://revistaoeste.com/economia/tarifas-de-50-dos-eua-ao-brasil-cenario-e-algumas-implicacoes/
Durante entrevista depois da mais recente decisão sobre os juros, Powell foi questionado sobre a permanência no conselho depois do término de seu mandato como presidente, mas não respondeu. Seu silêncio mantém indefinida a continuidade no comando da principal autoridade monetária dos EUA.
.
Em Belém, hotel troca nome para ‘COP30’ e multiplica diária por 80
A proximidade da COP30 em https://prefeitura.belem.pa.gov.br/
provocou forte aumento nos valores de hospedagem. Alguns hotéis locais reajustam as tarifas em níveis recordes.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
O antigo "Hotel Nota 10", que em abril de 2023 cobrava R$ 70 por noite, mudou de nome para "Hotel COP30" e agora anuncia diárias de R$ 5,6 mil para o período do evento, segundo anúncios no Booking.
Assim, uma estadia de oito dias chega a R$ 45 mil para um hóspede, valor 81 vezes superior ao praticado pouco mais de dois anos atrás.
O estabelecimento, situado na Travessa 1º de Março, bairro Campina, fica a cerca de seis quilômetros do Centro de Convenções da Amazônia, local das principais reuniões da conferência.
O hotel informou ao jornal O Globo que a troca de nome foi motivada pela venda e reforma do prédio, sem detalhar datas. Além disso, afirmou que os novos preços acompanham a tendência do mercado durante grandes eventos.
"O valor é até muito abaixo da média do que está sendo cobrado”, afirmou a administração do hotel, ao jornal. “Por que nós, como responsáveis por um hotel de 17 quartos, não podemos alugar por uma diária de R$ 5 mil, e os grandes hotéis podem cobrar valores altos?"
Ameaça de mudança de sede da COP30
O hotel ainda comunicou ao Globo que nenhuma reserva para o período da COP30 havia sido confirmada até o momento e esclareceu que todas as solicitações estão sendo avaliadas. "Colocamos a oferta no Booking, mas ainda não aceitamos nenhuma das reservas porque estamos analisando tudo."
O aumento expressivo das diárias provocou reação internacional. Na terça-feira 29, a https://revistaoeste.com/tag/onu/
convocou uma reunião de emergência para discutir a situação da hotelaria em Belém, depois de queixas sobre os altos valores das acomodações.
https://www.youtube.com/watch?v=FDKXQpIhykk
André Corrêa do Lago, presidente da COP30, confirmou na quinta-feira 31, que representantes de diversos países sugeriram a mudança da sede do evento em razão da preocupação com os preços.
Na sexta-feira 1º, contudo, Corrêa do Lago descartou a possibilidade de transferir a COP30 para outra cidade. Ele reforçou que, apesar dos apelos, não há plano alternativo.
Resposta do setor hoteleiro
O setor hoteleiro local se manifestou diante das críticas. Eduardo Boullosa, presidente do sindicato dos hoteleiros em Belém, afirmou ao Globo que foram firmados acordos para tarifas reduzidas voltadas a delegações de países em desenvolvimento.
Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-256/a-cop30-e-sua-vila-da-insensatez/
, reportagem de Fabio Boueri publicada na Edição 256 da Revista Oeste
"Estão querendo tirar a todo custo a COP30 de Belém, o que não é a primeira vez”, disse Boullosa. “Estamos todos de mãos dadas com o mesmo objetivo. A presidência do evento quer acabar com o Brasil.”
O post https://revistaoeste.com/politica/em-belem-hotel-troca-nome-para-cop30-e-multiplica-diaria-por-80/
.
https://revistaoeste.com/politica/em-belem-hotel-troca-nome-para-cop30-e-multiplica-diaria-por-80/
Luciana Gimenez é processada por não pagar condomínio de luxo
A apresentadora Luciana Gimenez foi acusada de não pagar o condomínio Parque Cidade Jardim, em https://prefeitura.sp.gov.br/
— um dos mais valorizados do país. O processo foi registrado em 25 de julho e não inclui Marcelo de Carvalho, ex-marido da apresentadora, que reside atualmente no imóvel.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/cultura/
em Oeste
Segundo informações do site Metrópoles, Luciana teria interrompido os pagamentos de forma consciente. A apresentadora teria justificado a medida em razão de uma infiltração no apartamento. Ela alega que a origem do problema é estrutural e cabe ao condomínio resolvê-lo.
Em resposta, o Parque Cidade Jardim apresentou um laudo técnico que, segundo a administração, comprova não ser o responsável pela infiltração. A apresentadora, no entanto, questiona a validade e o conteúdo do documento apresentado no processo.
A briga entre Luciana Gimenez e o condomínio Parque Cidade Jardim
No começo de julho, Luciana notificou oficialmente a intenção de suspender os pagamentos das taxas condominiais e de contas de consumo, tanto gerais quanto individuais, até que o reparo fosse executado pelo condomínio.

No pedido à Justiça, o condomínio solicita que Luciana Gimenez seja obrigada a quitar cerca de R$ 71 mil, além de eventuais valores que venham a vencer | Foto: Reprodução/Instagram
No pedido à https://revistaoeste.com/tag/justica/
, o condomínio solicita que a apresentadora seja obrigada a quitar cerca de R$ 71 mil, além de eventuais valores que venham a vencer. O Parque Cidade Jardim afirma não desejar mais audiências de conciliação.
O post https://revistaoeste.com/cultura/luciana-gimenez-e-processada-por-nao-pagar-condominio-de-luxo/
.
https://revistaoeste.com/cultura/luciana-gimenez-e-processada-por-nao-pagar-condominio-de-luxo/
Cármen Lúcia sai em defesa de Moraes: ‘Seu papel na história sempre será lembrado’
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra https://revistaoeste.com/tag/carmen-lucia/
, aproveitou a cerimônia de reabertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral nesta sexta-feira, 1º de agosto, para elogiar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Cármen Lúcia não mencionou diretamente as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a Moraes. Em contrapartida, enalteceu a condução do ministro durante a presidência do TSE, em 2022.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
“Seu papel na história será sempre lembrado, especialmente pela firme atuação em um momento de extrema dificuldade”, disse a magistrada. “Atuou e continua atuando como ministro do Supremo Tribunal Federal, com os rigores da lei, em garantia dos direitos de todos os brasileiros.”
A manifestação ocorreu horas depois que outros ministros do STF também saíram em defesa de Moraes. Os EUA incluíram o magistrado nesta semana na lista de sanções da Lei Magnitsky, direcionada a violadores de direitos humanos.
Segundo o Departamento de Estado dos EUA, as restrições afetam todos os bens ou interesses localizados nos EUA. Além disso, proíbem transações financeiras com cidadãos norte-americanos.
https://www.youtube.com/watch?v=y0we6zx2P-E
Moraes cita “milicianos” e rejeita possibilidade de recuo diante das sanções
Durante a mesma sessão, Moraes reagiu e chamou de “organização criminosa miliciana” os brasileiros que, segundo ele, supostamente influenciaram https://www.whitehouse.gov/
a aplicar as sanções.
“Acham que estão lidando com pessoas da laia deles, acham que estão lidando também com milicianos, mas não estão”, ponderou Moraes. “Estão lidando com ministros da Suprema Corte.”
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/stf-recorre-a-rodrigo-maia-para-evitar-restricoes-a-moraes/
O ministro também rejeitou qualquer possibilidade de recuo diante das medidas externas. “Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando como vem fazendo, tanto no Plenário quanto na Primeira Turma”.
O post https://revistaoeste.com/politica/ministra-carmen-lucia-reage-e-sai-em-defesa-de-moraes/
.
https://revistaoeste.com/politica/ministra-carmen-lucia-reage-e-sai-em-defesa-de-moraes/
Artistas, políticos e jornalistas prestam homenagem a J. R. Guzzo: ‘Um gigante do jornalismo brasileiro’
Artistas, políticos e jornalistas prestaram homenagens a José Roberto Guzzo, https://revistaoeste.com/imprensa/morre-jose-roberto-guzzo-o-maior-jornalista-do-brasil-10-7-1943-2-8-2025/
. Em destaque, a independência intelectual e o compromisso com a verdade que marcaram a carreira do conselheiro editorial e principal colunista da Revista Oeste.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, classificou Guzzo como “uma referência intelectual que nunca se calou diante do poder” e afirmou que o jornalista marcou época “por sua coragem, lucidez e compromisso inegociável com a liberdade de expressão”.
https://twitter.com/tarcisiogdf/status/1951637980096946676
O ex-deputado federal Deltan Dallagnol lembrou o papel de Guzzo na defesa da Lava Jato e de valores como a liberdade, a moralidade e o respeito à Constituição. “Um gigante do jornalismo brasileiro”, resumiu o ex-parlamentar.
https://twitter.com/deltanmd/status/1951648297539564024
Fernando Holiday destacou a importância do jornalista à frente da revista Veja, onde foi diretor de redação entre 1976 e 1991, e lembrou sua atuação na fundação da Revista Oeste, em 2020.
https://twitter.com/FernandoHoliday/status/1951596978107830382
“Perdi minha maior referência para escrever”, escreveu Silvio Navarro, colega de Guzzo em Oeste. “O Brasil perdeu hoje um dos maiores jornalistas da história. Perdi um amigo querido.”
https://twitter.com/silvionavarro/status/1951640038518685733
O jornalista Caio Blinder disse que Guzzo foi “fundamental” em sua formação. Já Xico Graziano, comentarista político e ex-colega no Estado de S. Paulo, descreveu Guzzo como um profissional “verdadeiro, ativo, que nunca cedeu ao poder”.
https://twitter.com/caioblinder/status/1951636626544693608
https://twitter.com/xicograziano/status/1951608401223352596
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro lembrou de Guzzo como um defensor da liberdade. "Que perda", escreveu, na plataforma X. "Exemplo de combatente, corajoso diante dos tiranos. Que Deus conforte os familiares e o receba em sua eterna bondade."
https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1951600769225928921
O senador Rogério Marinho afirmou que Guzzo foi “uma das vozes mais lúcidas e corajosas do jornalismo nacional” e que defendeu a liberdade “com clareza e integridade”. A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina disse que o país perdeu “uma mente brilhante que fará falta no debate de ideias”.
https://twitter.com/rogeriosmarinho/status/1951671024019485030
https://twitter.com/TerezaCrisMS/status/1951672124558487741
A Liderança da Oposição na Câmara divulgou uma nota de pesar assinada pelo deputado federal Luciano Zucco. “Sua trajetória foi marcada pela coragem de falar a verdade, pela independência intelectual e pela lucidez em tempos em que nosso país enfrenta um verdadeiro regime de exceção”, afirma o texto.
Outros parlamentares também se manifestaram. O deputado estadual gaúcho Rodrigo Lorenzoni definiu Guzzo como “inteligente, corajoso e independente”.
https://twitter.com/rdlorenzoni/status/1951646554386829445
Já o deputado Otoni de Paula lamentou a perda de “uma voz lúcida, brilhante e destemida”.
https://twitter.com/OtoniDepFederal/status/1951646647680729310
Por sua vez, o deputado federal Nikolas Ferreira destacou a qualidade dos textos de Guzzo, que considerava “de leitura quase obrigatória”.
https://twitter.com/nikolas_dm/status/1951626275723878717
O senador Plínio Valério afirmou que Guzzo “foi um bravo combatente contra os falsos democratas que colocaram o Brasil na sua mais grave crise diplomática”. E completou: “Que seus alertas sobre o buraco que nos enfiaram continuem acordando os verdadeiros defensores da Pátria.”
https://twitter.com/PlinioValerio45/status/1951628283004547479
Personalidades da cultura e das redes sociais também se manifestaram. Roger Rocha Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor, classificou Guzzo como “o maior jornalista do Brasil”.
https://twitter.com/roxmo/status/1951627225746272273
O escritor Ubiratan Jorge Iorio lamentou a morte de um “símbolo do jornalismo verdadeiro e do amor ao idioma”.
https://twitter.com/biraiorio/status/1951651374266999111
Colegas que conviveram com Guzzo nas redações relembraram sua generosidade e talento. “Tinha um grande senso de humor, sem falar da lógica e da qualidade de seus textos”, escreveu o jornalista Dagomir Marquezi.
https://twitter.com/DagomirMarquezi/status/1951668129127649718
Alexandre Garcia, que dividiu com Guzzo o palco do Encontro de Gigantes em dezembro de 2024, publicou: “Letras em funeral. Guzzo turbinou a Veja, inspirou a Oeste, valorizou o Estadão e a Gazeta do Povo. Permanece em nós como inspiração”.
https://twitter.com/alexandregarcia/status/1951655051602039295
“Você não, Guzzo”, lamentou o jornalista Claudio Dantas. “Não agora.”
https://twitter.com/claudio_dantas_/status/1951616419130417234
O economista e ex-ministro Adolfo Sachsida também prestou homenagem: “Morreu o jornalista da liberdade. Que sua luz ilumine as próximas gerações. Um craque, um guerreiro. Um Jornalista com ‘J’ maiúsculo: honesto, preparado, competente e destemido. Lutou contra a injustiça e não se calou na nossa hora mais escura. Que Deus o abençoe. Descanse em paz, guerreiro. Obrigado por toda a luta em prol de um Brasil livre”.
https://twitter.com/ASachsida/status/1951594341291491722
A vereadora paulistana Janaina Paschoal também se manifestou. "Minhas condolências aos familiares, amigos e leitores de Guzzo, um dos mais corajosos jornalistas de todos os tempos", escreveu, no X.
https://twitter.com/JanainaDoBrasil/status/1951597853987524775
O senador Carlos Portinho lamentou a morte de J. R. Guzzo. "Jornalista brilhante, voz firme e lúcida no debate público brasileiro", disse o parlamentar. "Seu legado é marcado pela coragem, pela clareza de pensamento e pelo compromisso com a verdade."
https://twitter.com/carlosfportinho/status/1951683993654415508
Aos 82 anos, Guzzo seguia em plena atividade. Nesta sexta-feira, 1º,https://revistaoeste.com/revista/edicao-280/monumento-a-cegueira/
. O artigo está disponível ao público.
https://revistaoeste.com/imprensa/corpo-de-j-r-guzzo-vai-ser-velado-neste-sabado-em-sao-paulo/
. O sepultamento está marcado para domingo, 3, às 10h30.
.
Renda extra: conheça a ferramenta automatizada que pode gerar até R$ 450 por dia, em média
Analista de investimentos Paulo Wesley lança ferramenta que pode gerar lucro com uma única operação diária no mini dólar
Investir na Bolsa de Valores pode parecer fácil à primeira vista — até você tentar de verdade. O mercado futuro, especialmente o de mini dólar, exige habilidade, disciplina e, principalmente, dedicação. É necessário tempo para estudar, analisar gráficos e reagir às mudanças do mercado em tempo real.
Para quem busca uma fonte de renda extra, mas não tem como se dedicar totalmente ao mercado, a Opt.me, unidade de tecnologia de investimentos da Empiricus, em parceria com o analista e trader Paulo Wesley, lançou o Dólar One Shot. Trata-se de uma ferramenta automatizada que replica a estratégia do analista e busca gerar uma média de até R$ 450 por dia.
https://lp.opt.me/dos01l-oneshot/?xpromo=XE-MELH-RO-DOS01-AUDRO-20250802-PUBED-X-LEBRD7RB084
Entenda o funcionamento do Dólar One Shot
Enquanto a maioria dos traders passa o dia buscando pequenos ganhos em operações rápidas, o Dólar One Shot segue outra filosofia: um único trade por dia, sempre na abertura do mercado, quando os principais movimentos acontecem.
Esse é o conceito que inspira o slogan da estratégia: Um tiro. Um alvo. Uma meta de lucro.
Com entradas cuidadosamente analisadas e um alvo de até 45 pontos por operação — o equivalente a R$ 450 por contrato —, o novo copy trade do https://lp.opt.me/dos01l-oneshot/?xpromo=XE-MELH-RO-DOS01-AUDRO-20250802-PUBED-X-LEBRD7RB084
busca capturar os grandes movimentos do mini dólar. Isso, claro, sem cair nas armadilhas do excesso de operações, custos elevados e erros por impulsividade.
Veja o passo a passo
O Dólar One Shot funciona assim:
Todos os dias úteis, o analista Paulo Wesley (CNPI-T) avalia o mercado e identifica a melhor entrada do dia.
Essa ordem é replicada automaticamente na conta do investidor, sem que ele precise executar qualquer comando.
As operações seguem uma gestão rígida de risco, com stop definido e metas claras.
Em dias de mercado instável ou eventos imprevisíveis (como divulgação de dados econômicos ou rolagem de contratos), a estratégia não opera — justamente para preservar o capital do investidor.
Ou seja: você não precisa operar, não precisa entender de gráfico, nem acompanhar o mercado em tempo real. O sistema faz tudo para você, com a chancela de Paulo Wesley e da Opt.me.
https://lp.opt.me/dos01l-oneshot/?xpromo=XE-MELH-RO-DOS01-AUDRO-20250802-PUBED-X-LEBRD7RB084
Os resultados já foram comprovados
Entre abril e junho de 2025, a estratégia de Paulo Wesley apresentou:
Média de 73% de acerto;
289,5 pontos acumulados no trimestre — o equivalente a R$ 2.895 por contrato no período.
Esses resultados são comprovados, registrados em conta real e divulgados diariamente em um grupo exclusivo no Telegram — sem filtros ou promessas exageradas.
Mas atenção: o investimento em renda variável, principalmente quando se trata de day trade, envolve riscos.
Dias positivos e negativos fazem parte do jogo e, embora os resultados passados sejam consistentes, eles não garantem retornos futuros. Por isso, a estratégia adota um gerenciamento sério e prioriza a transparência total — e o investidor também deve investir com parcimônia.
Dólar One Shot é ideal para quem quer investir com estratégia e facilidade
Para quem já tentou operar e cansou de resultados frustrantes;
Para quem não tem tempo ou paciência para acompanhar o mercado;
Para quem quer uma fonte de renda adicional, com uma abordagem automatizada e profissional.
Seja você iniciante ou já com experiência em mercado, o Dólar One Shot foi criado para quem busca consistência — e entende que uma boa estratégia é feita de gestão de risco, disciplina e resultados sustentáveis.
https://lp.opt.me/dos01l-oneshot/?xpromo=XE-MELH-RO-DOS01-AUDRO-20250802-PUBED-X-LEBRD7RB084
Veja como testar na prática
O Dólar One Shot é mais do que uma simples estratégia automatizada. Ele une a experiência de Paulo Wesley com a tecnologia da Opt.me, braço de automação e copy trade da casa.
Paulo Wesley, criador da ferramenta, é o responsável por analisar o mercado diariamente e acionar as operações. Não é robô e nem setup pronto — é análise real, feita por quem vive o mercado.
Quer entender como esse copy trade funciona?
A Opt.me vai promover um encontro on-line e gratuito, onde o próprio Paulo explicará, em detalhes, como funciona o Dólar One Shot, além de apresentar os seus resultados e tirar as principais dúvidas.
Se você busca uma maneira inteligente, automatizada e transparente de operar na Bolsa de Valores — sem precisar se tornar um trader — e buscar renda extra, o Dólar One Shot pode ser exatamente o que você procurava.
Garanta sua vaga agora mesmo e conheça o Dólar One Shot na prática:
https://lp.opt.me/dos01l-oneshot/?xpromo=XE-MELH-RO-DOS01-AUDRO-20250802-PUBED-X-LEBRD7RB084
.
Pelo Código de Hamurabi, a lei era dura para todos
O Código de Hamurabi, um dos primeiros conjuntos de leis escritas da história, criado no século XVIII a.C. pelo rei da Babilônia, teve papel fundamental na organização das regras sociais e jurídicas da Mesopotâmia. Inspirado no princípio da Lei de Talião, influenciou vários futuros códigos.
A Lei de Talião — “olho por olho, dente por dente” — citada em diversas passagens bíblicas, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, não nasceu para fomentar um ciclo sangrento e interminável de vingança. A intenção era garantir uma punição proporcional ao crime, e nada além disso. Se fosse o caso da primeira alternativa, o mundo acabaria cego, como alertou Gandhi. E desdentado, acrescente-se.
Penas excessivas
O princípio da proporcionalidade segue sendo uma das bases do conceito de Justiça. Não se usa um canhão para matar uma mosca. Penas de oito anos de prisão para o humorista https://revistaoeste.com/brasil/leo-lins-o-humorista-dos-processos-e-dos-teatros-lotados/
– “Perdeu mané” – soam excessivas, não só para o público leigo, mas para muitos juristas, mesmo entre os pares do tribunal.
Débora supostamente cometeu também os crimes de “tentativa de golpe de Estado” e “associação criminosa armada”. No caso mais concreto do batom, “dano qualificado contra o patrimônio público” e “deterioração de patrimônio tombado”. Um batom não causa exatamente dano qualificado, tampouco deterioração, pois é feito para lábios femininos, bem mais delicados e sensíveis do que uma estátua.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/codigo-hamurabi.htm
tratava desde roubo a relações entre casais, passando pela prática da medicina, obras de engenharia, heranças e assuntos variados relacionados à vida em sociedade.
“Se alguém em um processo se apresenta como testemunha de acusação e não prova o que disse, se o processo importa perda de vida, ele deverá ser morto.”
“Se alguém se apresenta como testemunha por grão e dinheiro deverá suportar a pena cominada no processo.”
Código de Hamurabi exigia cautela
Embora, a despeito de sua intenção inicial, o Código previsse penas que poderiam ser consideradas excessivas, não eram apenas os réus que precisavam pensar bem antes de cometer o delito. Os juízes também tinham de ponderar bastante ao dar um veredito.
“Se um juiz proferir uma decisão, e a redigir por escrito, e depois se constatar que o processo está errado, e esse juiz for reconhecido como causa do erro, ele deverá pagar doze vezes a pena estabelecida no processo, será retirado de sua cadeira de juiz e não voltará a exercer tal função.”
No caso de uma pena de 14 anos, por exemplo, se mais tarde se comprovasse que a decisão do juiz foi errada, ele poderia ser condenado a 168 anos de prisão, além de perder para sempre a condição de juiz.
A punição do excesso valia para ambos os lados.
O post https://revistaoeste.com/historia/pelo-codigo-de-hamurabi-a-lei-era-dura-para-todos/
.
https://revistaoeste.com/historia/pelo-codigo-de-hamurabi-a-lei-era-dura-para-todos/
Argentina amplia poder militar com a ajuda dos EUA ante a ameaça do avanço chinês
Enquanto o Brasil enfrenta um processo contínuo de https://revistaoeste.com/politica/evasao-crescente-no-exercito-atinge-oficiais-e-chama-a-atencao-de-pesquisadores/
e dificuldades orçamentárias, a Argentina ensaia uma retomada de suas capacidades militares com o apoio estratégico dos Estados Unidos. Em um gesto concreto de reforço à cooperação bilateral, Washington autorizou a transferência de duas aeronaves Beechcraft King Air 360ER para a Marinha argentina. De última geração tecnológica, os equipamentos servem principalmente para missões de patrulha marítima.
A entrega ocorre no âmbito do programa Seção 333 do Departamento de Defesa dos EUA. Ela marca um avanço no reposicionamento militar da Argentina no Atlântico Sul. Os veículos fortalecem a capacidade de proteção aérea sobre a Zona Econômica Exclusiva (ZEE). Da mesma forma, consolida a presença do país em áreas estratégicas, como o entorno das Ilhas Malvinas, ponto sensível na geopolítica regional.
Aviões funcionam como armas de repressão à pesca ilegal
O programa Seção 333 tem sido uma das principais ferramentas de Washington para reforçar sua influência na América do Sul. As aeronaves entregues à Argentina contam com sensores eletro-ópticos, radares de abertura sintética e sistemas de comunicação de longo alcance. Assim, funcionam como armas centrais na repressão à pesca ilegal, no combate ao tráfico marítimo e na proteção ambiental.
https://www.youtube.com/watch?v=ntdBpxhycHA
Conforme o Departamento de Defesa dos EUA, a cooperação com Buenos Aires visa modernizar a aviação naval argentina, bem como garantir a estabilidade regional em meio ao avanço de potências como China e Rússia sobre aliados tradicionais dos norte-americanos.
https://twitter.com/SA_Defensa/status/1830731933162123496
O movimento argentino contrasta diretamente com o cenário brasileiro, onde as Forças Armadas enfrentam perdas de pessoal, atrasos em projetos estratégicos e incertezas quanto à modernização de sua frota aérea e naval. A ausência de investimentos robustos e o distanciamento político em relação aos Estados Unidos vêm reduzindo o https://revistaoeste.com/politica/comandantes-das-forcas-armadas-acumulam-aumentos-salariais-de-ate-13-em-2025/
— justamente no momento em que Washington fortalece sua presença junto a outros parceiros.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-279/apagao-nas-forcas-armadas/
Além dos King Air 360ER, a Argentina incorporou recentemente quatro aeronaves P-3C/N Orion de longo alcance, adquiridas da Noruega com suporte técnico dos EUA. A primeira delas, em operação desde setembro de 2024, foi seguida por uma segunda unidade atualmente em processo de modernização nos Estados Unidos. Ambas serão integradas ao Esquadrão de Vigilância Marítima da Aviação Naval.
Os investimentos recentes refletem uma tentativa concreta de recompor as capacidades navais e aéreas da Argentina, severamente comprometidas após a crise econômica dos anos 2000. Modelos de última geração começam a substituir os antigos Beechcraft B200 M “Cormoran”, ampliando dessa forma o alcance e a eficiência das missões de vigilância marítima.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
na Oeste
.
EUA bloqueiam vistos de líderes da OLP e da Autoridade Palestina
O governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou, nesta quinta-feira, 31, sanções à Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e à Autoridade Palestina (AP) como resposta à política conhecida como pay-to-slay, que remunera famílias de terroristas envolvidos em ataques contra israelenses.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
As restrições incluem o bloqueio de vistos para dirigentes dessas entidades entrarem em território norte-americano. O Departamento de Estado justificou a medida com base em duas legislações norte-americanas: o Ato de Cumprimento dos Compromissos da OLP de 1989 e o Ato dos Compromissos pela Paz no Oriente Médio de 2002.
De acordo com comunicado oficial, “Está em nossos interesses de segurança nacional impor consequências e responsabilizar a OLP e a AP por não cumprirem seus compromissos e por minar as perspectivas de paz.”
O governo do presidente Donald Trump acusa a liderança palestina de atuar em tribunais e instituições internacionais com o objetivo de minar o processo de paz e romper compromissos estabelecidos em resoluções da ONU.
“A OLP e a Autoridade Palestina estão promovendo iniciativas contrárias às resoluções 242 e 338 do Conselho de Segurança, internacionalizando o conflito com Israel por meio de ações em tribunais como o TPI e a CIJ”, afirmou o Departamento de Estado.
As resoluções mencionadas, aprovadas depois dos conflitos de 1967 e 1973 (Guerra dos Seis Dias e Guerra do Yom Kipur), pedem cessação das hostilidades e retirada de tropas israelenses dos territórios ocupados.
Em relação ao chamado "fundo dos mártires", administrado pela https://revistaoeste.com/tag/palestina/
, há a suspeita de que esta ação incentiva o terror. O fundo oferece apoio financeiro às famílias de palestinos mortos, feridos ou presos depois de participarem de ações violentas contra Israel.
No início do governo Trump, sanções anteriormente aplicadas a colonos israelenses acusados de violência por autoridades norte-americanas foram revogadas.
Contexto da decisão dos EUA contra Autoridade Palestina e OLP
A decisão dos EUA ocorre em meio ao aumento da pressão internacional a favor do reconhecimento de um Estado Palestino. Recentemente, França, Reino Unido e Canadá deram sinais de apoio à causa palestina. Em resposta, o ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, celebrou a medida norte-americana:
“Diante de muitos países com uma bússola moral defeituosa, que repetidamente escolhem ficar do lado do mal, estão os EUA sob a liderança do presidente Trump, escolhendo liderar com justiça e moralidade.”
Segundo Smotrich, “A Autoridade Palestina paga salários às famílias de terroristas, promove o terrorismo, trava uma guerra política contra o Estado de Israel no cenário global e incita através do seu sistema educacional.”
Para ele, “em vez de condenar isso, certos países escolhem recompensar o terror e promover o estabelecimento de um estado que representaria uma ameaça a Israel.” O ministro conclui: “As sanções americanas contra altos funcionários da AP são um passo justo e moral.”
Leia mais:https://revistaoeste.com/mundo/netanyahu-diz-que-israel-nao-desistira-ate-vitoria-completa-em-gaza/
O congressista Brian Mast (R-Flórida), que preside a Comissão de Relações Exteriores da https://www.house.gov
, também aprovou a decisão. “Você não pode dar auxílio e conforto aos terroristas que matam americanos e israelenses e esperar ser recebido de braços abertos em solo americano,” declarou.
Enquanto isso, na diplomacia internacional, 20 países e organizações, incluindo Brasil, França, Canadá, União Europeia e Liga Árabe, assinaram esta semana a chamada Declaração de Nova York, que propõe que futuros partidos políticos palestinos respeitem a plataforma política da OLP.
O post https://revistaoeste.com/mundo/eua-bloqueiam-vistos-de-lideres-da-olp-e-autoridade-palestina/
.
https://revistaoeste.com/mundo/eua-bloqueiam-vistos-de-lideres-da-olp-e-autoridade-palestina/
Um mal ainda pior que o greening para os produtores de laranja
O greening, principal doença que afeta laranjais em todo o mundo, dizimou pomares na Flórida em 2005. A propagação da praga fez com que a área plantada fosse reduzida em 38%. Com uma queda de 74% na produtividade, uma empresa norte-americana com mais de um século de existência fechou as portas.
https://www.youtube.com/watch?v=n50Fu9ZxZ00
O que ocorreu na Flórida corre o risco de se repetir no Brasil. O Paraná chegou a decretar estado de emergência para conter a doença.
Em 2025, com o anúncio de Donald Trump de taxar em 50% os produtos brasileiros, o prejuízo para os produtores de laranja pode ser tão grande quanto — ou até mais severo — que o causado pelo greening.
Em A Força do Agro desta terça-feira, 29, o espectador vai rever a reportagem que mostra a preocupação dos produtores de laranja e os cuidados adotados para controlar a principal doença que ameaça os pomares.
Além da laranja
Com uma crescente necessidade de práticas mais sustentáveis, o https://revistaoeste.com/agronegocio/
busca inovar constantemente para aprimorar a produtividade e minimizar impactos ambientais.
Em A Força do Agro são apresentados os principais tópicos que fazem o agro ser tão especial.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta e tem o papel de conectar o campo à cidade, mas de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do AgroDe segunda a sexta-feiraÀs 19h50min, depois do Oeste Sem Filtro, também na playlist exclusiva no YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=Smr9xzn4eRQ&list=PLa6ZAwmKhIlqJYXIUyYOFp8KbECOJe395
O post https://revistaoeste.com/agronegocio/um-mal-ainda-pior-que-o-greening-para-os-produtores-de-laranja/
.
https://revistaoeste.com/agronegocio/um-mal-ainda-pior-que-o-greening-para-os-produtores-de-laranja/
Juíza impede governo Trump de bloquear recursos para clínicas de aborto
Uma decisão judicial proferida nesta segunda-feira, 28, por uma juíza federal em Massachusetts impediu o governo do presidente Donald Trump de bloquear o repasse de verbas do Medicaid à organização de aborto Planned Parenthood.
A medida, incluída em uma lei orçamentária aprovada pelo Congresso no começo de julho, previa a interrupção do financiamento a determinadas entidades sem fins lucrativos que realizam abortos e afetava diretamente a maior rede de clínicas do tipo no país.
Embora o texto da legislação não mencionasse explicitamente a Planned Parenthood, a redação da norma mostrava que a organização era o alvo principal. A lei estabelecia que entidades sem fins lucrativos que oferecem serviços de aborto deixariam de ser elegíveis para receber repasses do Medicaid.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
A organização reagiu prontamente ao dispositivo aprovado pelo Congresso e entrou com uma ação judicial no mesmo dia. A juíza Indira Talwani acolheu o pedido e considerou a medida inconstitucional.
Em sua sentença, Talwani afirmou que a lei representava “punição legislativa” e feria os direitos garantidos pela Primeira Emenda à https://www.plannedparenthood.org/
. Segundo a magistrada, além de atingir diretamente a entidade, a legislação colocava em risco outros serviços de saúde oferecidos pelas clínicas.
Planned Parenthood é conhecida nacionalmente como provedora de serviços relacionados ao aborto, mas também realiza outros tipos de atendimento médico, como exames de câncer, métodos contraceptivos e testes e tratamentos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Impacto sobre o acesso ao aborto e outros atendimentos
Michelle Velasquez, representante da Planned Parenthood em Wisconsin, Estado que abriga 21 unidades da organização, destacou a importância da decisão em entrevista à emissora norte-americana NPR.
“Essa decisão atual significa que pessoas que têm consultas ou estão vindo nesta semana para testagem e tratamento de ISTs, ou para obter novos https://revistaoeste.com/brasil/anticoncepcionais-afetam-o-olfato-das-mulheres-pesquisa-tenta-descobrir/
ou fazer uma triagem de câncer — e que são cobertas pelo Medicaid — não têm mais dúvidas se poderemos fornecer esse atendimento”, declarou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, na Cúpula Vencendo a Corrida da IA, em Washington DC, EUA - 23/7/2025 | Foto: Kent Nishimura/Reuters
A proposta legislativa previa impacto imediato e direto: segundo estimativas da própria Planned Parenthood, a medida poderia levar ao fechamento de até metade de suas clínicas em todo o país. No momento, cerca de 200 centros de saúde da organização em 24 Estados estão sob risco, caso a legislação volte a avançar.
A reação veio por uma nota do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. “Discordamos fortemente da decisão do tribunal", declarou. "Os Estados não devem ser forçados a financiar organizações que escolheram a militância política em vez do cuidado com os pacientes."
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-242/a-america-sempre-reage/
, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste
.
Lindbergh volta a pressionar Câmara pela cassação de Carla Zambelli
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na https://www.camara.leg.br
, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que protocolou um requerimento na Comissão de Constituição e Justiça pedindo o encaminhamento imediato do processo de cassação da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) à Mesa Diretora para a declaração da perda de mandato.
De acordo com a defesa de Zambelli, https://revistaoeste.com/politica/zambelli-se-entregou-a-justica-de-forma-pacifica-afirma-advogado
nesta terça-feira, 29, em busca de melhores condições pessoais e médicas, uma vez que sofre de fibromialgia e doença cardíaca.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Zambelli a dez anos de prisão por suposto envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"Já tínhamos o entendimento e deduzido o pedido, em conformidade com o acórdão condenatório, no sentido de que o trânsito em julgado impõe a suspensão imediata de seus direitos políticos", disse Lindbergh em publicação nas redes sociais. "Não há espaço para tergiversações: não existe previsão legal para o exercício remoto, clandestino ou fictício do mandato por quem está condenada, presa e em processo de extradição."
O Ministério da Justiça espera a extradição de Zambelli para o Brasil. Isso porque há um mandado de prisão expedido pelo STF.
"A permanência de Zambelli no cargo representa um escárnio ao Estado de Direito e um atentado à moralidade pública", completou Lindberg.
https://twitter.com/lindberghfarias/status/1950305285303623808
Lindbergh já havia pedido a cassação imediata de Zambelli
O líder do PT na Câmara pressiona pela cassação imediata do mandato de Zambelli desde antes da decisão do STF. No início de junho, logo depois de a Suprema Corte manter a condenação da deputada, Lindbergh reforçou o pedido de cassação.
Na ocasião, Lindbergh disse que Zambelli passou a ser "foragida" depois de deixar o país.
"A decisão do STF e a minha nova manifestação à Mesa da Casa Baixa confirmam que não há mais espaço para manobras ou postergações por parte de Zambelli", disse o líder do PT na época. "A responsabilidade da Câmara é dar imediato cumprimento à Constituição."
.
Ministro de Israel recusa cessar-fogo enquanto Hamas governar Gaza
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, classificou os apelos mundiais por um cessar-fogo na https://revistaoeste.com/tag/faixa-de-gaza/
estiver no comando do território.
Saar afirmou que encerrar as operações militares sem a remoção do grupo terrorista representaria “uma tragédia tanto para israelenses quanto para palestinos”. Ele questionou o sentido dos atuais pedidos por cessar-fogo.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
“Quando pedem para encerrar esta guerra, o que isso significa realmente? Encerrar a guerra enquanto o Hamas continua no poder em Gaza?”, questionou Gideon Saar durante a coletiva.
O líder da diplomacia israelense também rejeitou a possibilidade de reconhecimento imediato de um Estado palestino. “Estabelecer um Estado palestino hoje é estabelecer um Estado do Hamas, um Estado jihadista. Isso não vai acontecer.” Saar reforçou: “Isso não vai acontecer, não importa quanta pressão seja feita sobre Israel”.
⚡️"Israel will not become the Czechoslovakia of the 21st century. We will not sacrifice our very existence for the sake of peace", — Israeli Foreign Minister Gideon Saar on France's decision to recognize Palestine.
"We understand that in many countries in Europe the Muslim… https://t.co/57twCFCa9g
— BLYSKAVKA (@blyskavka_ua) https://twitter.com/blyskavka_ua/status/1950166267433771359?ref_src=twsrc%5Etfw
Pressão sobre Israel cresce diante de informações sobre fome em Gaza
No mesmo dia, um relatório da Classificação Integrada de Segurança Alimentar (IPC), elaborado com apoio da https://brasil.un.org/pt-br
, alertou sobre a escalada da crise alimentar em Gaza. O documento apontou que “os limiares de fome foram atingidos […] na maior parte da Faixa de Gaza”.
Segundo a publicação, “uma em cada 3 pessoas passa vários dias sem comer absolutamente nada”. A fome em Gaza, diz o texto, já alcançou “ponto alarmante e letal”.
O conflito em Gaza, que já dura 22 meses, intensificou-se com bloqueios mais rígidos desde março, o que agravou o quadro humanitário. A ONU e outras entidades criticaram o isolamento imposto por Israel e advertiram sobre o risco do uso da fome como instrumento de guerra.
" alt="Ministro de Israel rejeita cessar-fogo em Gaza enquanto Hamas governar território"/>Gideon Saar foi nomeado ministro das Relações Exteriores em novembro de 2024, quando Israel Katz deixou a pasta para assumir o Ministério da Defesa | Foto: Reprodução/X
O relatório da IPC afirma que, entre abril e meados de julho, mais de 20 mil crianças receberam atendimento por desnutrição aguda, sendo mais de 3 mil em estado grave, e pelo menos 16 mortes de menores de cinco anos foram notificadas desde 17 de julho.
Sobre a entrega de mantimentos, o relatório destacou que os lançamentos aéreos, permitidos recentemente por Israel, “não serão suficientes para reverter a catástrofe humanitária”. De acordo com a IPC, essa alternativa é mais cara, menos eficiente e apresenta riscos maiores em comparação aos envios terrestres.
O consórcio responsável pelo relatório fez um apelo urgente por medidas imediatas para encerrar o conflito e garantir acesso humanitário irrestrito. O documento enfatiza que “não agir agora implicará em mortes em massa em grande parte da Faixa de Gaza”.
O post https://revistaoeste.com/mundo/ministro-de-israel-recusa-cessar-fogo-enquanto-hamas-governar-gaza/
.
https://revistaoeste.com/mundo/ministro-de-israel-recusa-cessar-fogo-enquanto-hamas-governar-gaza/
EUA compram mais da metade das exportações de centenas de cidades do Brasil
Na balança comercial, as exportações vão de um país para outro. No detalhe, os números têm impacto direto na vida dos municípios que faturam com o mercado externo — e, no Brasil, 340 deles dependem dos Estados Unidos para obter ao menos metade da receita com exportações, conforme mostram os registros dos embarques de 2024.
+ Conheça https://revistaoeste.com/tag/curiosamente/
e descubra o que esconderam de você
Os negócios desses municípios com o exterior vão das commodities, como aço e carne, a itens complexos — como os aviões da Embraer, no interior de São Paulo. Na lista, há lugares de norte a sul do Brasil.
Onde estão esses municípios?
Apenas quatro Estados ficam fora da lista de cidades em que os EUA são os maiores clientes no mercado externo. Nenhum dos quatro ganhou fama por riqueza ou integração econômica.
O subdesenvolvimento é regra em todos os quatro, e o isolamento é a característica mais comum da absoluta maioria — como são os casos de Acre, Amapá e Roraima, os três Estados menos integrados do país. No caso do território roraimense, em razão da floresta densa e da falta de estrutura, boa parte da eletricidade local vem da Venezuela.
Fora do trio do Norte, o quarteto é completado por Alagoas. É a terra de figuras políticas polêmicas, como o ex-presidente Fernando Collor de Mello, hoje preso, e Renan Calheiros — sobre os quais pairam variados escândalos de corrupção.
Além disso, Alagoas está entre os Estados que menos faturam com exportações no Brasil. Na Região Nordeste, por exemplo, ganha nesse quesito apenas de Sergipe, o menor tanto em população quanto em território e economia nessa parte do país.
No restante do Brasil, todos os Estados têm lugares cuja maior parte do faturamento com o mercado externo acontece com os EUA. Em proporção, a pior situação é a do Espírito Santo — onde 26% dos municípios estão nessa exata situação.
https://admin.revistaoeste.com/wp-admin/edit.php
.
Confederação Nacional da Indústria alerta para impacto do ‘tarifaço’: ‘Que prevaleça o bom senso’
Depois de várias tentativas de diálogo e solicitações formais, a https://cni.portaldaindustria.com.br/pt/
às exportações brasileiras, o chamado "tarifaço".
A entidade destacou que já pleiteou tanto a revogação do chamado "tarifaço" quanto uma extensão de 90 dias do prazo para sua entrada em vigor, além de pedir que a investigação conduzida pelo governo americano siga os trâmites adequados.
Segundo a CNI, a elevação das tarifas de 10% para 50% não encontra respaldo em argumentos econômicos ou comerciais.
Defesa dos interesses nacionais
A entidade argumenta que tal medida pode ter sido influenciada por fatores políticos ou ideológicos, o que, segundo afirma, seria inadequado para as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos e prejudicial para ambas as sociedades.
Para a Confederação, é fundamental que o https://revistaoeste.com/brasil/
concentre esforços na defesa de seus interesses legítimos e busque benefícios concretos para a população, evitando que questões geopolíticas interfiram nas negociações.
Outros países já conseguiram contornar o "tarifaço", lembra CNI

Donald Trump, presidente dos EUA, com uma ordem executiva relacionada à inteligência artificial, durante cúpula em Washington, D.C. (23/7/2025) | Foto: Reuters/Kent Nishimura
O organismo ressalta que exemplos de outros países mostram que é possível avançar acordos de forma técnica, sem deixar que posições políticas extremadas prejudiquem o diálogo.
Ao final, a CNI defende que a manutenção de relações internacionais equilibradas é uma das principais conquistas brasileiras.
"O equilíbrio e o bom senso sempre prevalecem", afirmou a instituição, reforçando a necessidade de manter postura clara e pragmática diante dos desafios impostos pelo cenário internacional.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
em Oeste
.
Sem agenda com governo Trump, senadores fazem reunião sozinhos no hotel
Cinco dos oito senadores brasileiros designados para tentar reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos do Brasil reuniram-se neste sábado, 26, em um hotel, sem interlocutores norte-americanos. A comitiva, enviada com a missão de buscar negociações, começou os trabalhos com uma “reunião preparatória” entre seus próprios integrantes.
Estavam presentes no encontro os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A assessoria de Trad declarou que “a missão busca reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos EUA em meio ao avanço de barreiras tarifárias unilaterais que impactam setores estratégicos da economia brasileira”.
Enquanto os congressistas se organizavam internamente, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um acordo comercial com a União Europeia. Segundo o mandatário, as tarifas para o bloco europeu serão fixadas em 15%, em troca de investimentos de US$ 600 bilhões, dos quais US$ 150 bilhões serão destinados ao setor de energia.
Senadores ainda sem interlocução oficial nos EUA
A delegação brasileira, por sua vez, ainda não possui reuniões confirmadas com integrantes do alto escalão do governo Trump. De acordo com a assessoria de Trad, o primeiro dia útil da missão, marcado para segunda-feira, 28, inclui um café da manhã com diplomatas brasileiros, um encontro com empresários do setor privado norte-americano e outras reuniões fechadas.
A embaixadora https://cebri.org/br/especialista/982/maria-luiza-ribeiro-viotti
será responsável por acompanhar os senadores, embora não detenha acesso de alto nível ao atual governo norte-americano. Segundo informações, será ela quem ciceroneará a comitiva durante toda a estadia. A agenda completa dos três dias ainda não foi divulgada.
Ver essa foto no Instagram
https://www.instagram.com/reel/DMnXKoQMfVY/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
A missão deve permanecer em Washington até quarta-feira, 30, antevéspera da entrada em vigor das tarifas. Os outros três senadores da comitiva — https://revistaoeste.com/politica/a-vaidade-tomou-conta-do-stf-diz-o-senador-carlos-viana/
(Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) — chegaram à capital norte-americana neste domingo, 27, e se uniram ao grupo.
A missão foi criticada publicamente pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que afirmou que os senadores “não falam em nome do Presidente Jair Bolsonaro” e classificou a iniciativa como “fadada ao fracasso”. "Buscar interlocução sem que o país tenha feito sequer o gesto mínimo de retomar suas liberdades fundamentais (…) é vazio de legitimidade."
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-255/a-anistia-inevitavel/
, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
.
Lula prepara 6 novos programas sociais, de olho em 2026
Com as eleições presidenciais de 2026 no horizonte, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara pelo menos seis novos programas sociais. Os projetos visam alcançar a classe média, trabalhadores de aplicativos e famílias de baixa renda.
Lula tem como prioridade a aprovação da isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil e redução da alíquota para quem recebe entre R$ 5.001 e R$ 7.350. O Congresso deve votar a proposta até setembro, o que permitiria que o texto entrasse em vigor em 2026.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O impacto fiscal dessas mudanças pode chegar a R$ 31,3 bilhões em 2026, segundo estimativas apresentadas pelo relator, Arthur Lira (PP-AL). Antes, a https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
projetava uma renúncia de R$ 25,8 bilhões com as alterações no IR.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, e Lula em assinatura do Projeto de Lei que prevê Isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas que recebem até R$ 5 mil por mês, em Brasília, DF (18/3/2025) | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Entre as iniciativas em planejamento estão linhas de crédito subsidiadas para reformas residenciais e aquisição de motos elétricas por entregadores. Lula também mencionou elevar o teto do https://revistaoeste.com/tag/minha-casa-minha-vida/
acima dos atuais R$ 12 mil, para atingir a classe média.
O petista tem reiterado que distribuir recursos de forma ampla estimula a economia e reduz desigualdades, retórica que sustentou ao longo do terceiro mandato. A performance econômica é vista como fator crucial para a aprovação do governo nas urnas.
Apesar de já ter criticado ações semelhantes de seu antecessor, como ressaltou o ministro Fernando Haddad, Lula articula benefícios para setores específicos antes do próximo pleito. Haddad afirmou que Jair Bolsonaro fez uma “bagunça” no orçamento de 2022 ao gastar US$ 60 bilhões em benefícios.

Ministro da Economia, Fernando Haddad | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Governo Lula faz cortes de beneficiários do Bolsa Família
O governo Bolsonaro criou auxílios para caminhoneiros, taxistas e ampliou o Auxílio Brasil e vale-gás, o que totalizou R$ 27 bilhões em gastos antes das eleições. Agora, o https://revistaoeste.com/tag/ministerio-de-minas-e-energia/
planeja anunciar o programa Gás para Todos em 5 de agosto, para ampliar o acesso ao gás de cozinha.
A expectativa é que o novo programa alcance 16,6 milhões de famílias, três vezes mais que o público atual do Auxílio Gás, que atende 5,4 milhões de lares atualmente. A medida será apresentada via Medida Provisória.
O Bolsa Família, principal programa social do governo, passa por uma revisão rigorosa em 2025. Entre junho e julho, 855 mil famílias foram excluídas. Trata-se do maior corte mensal da história do benefício.
O Ministério do Desenvolvimento Social atribui a saída em massa ao aumento de renda dos beneficiados. O ministro Wellington Dias (PT-PI) afirmou ao portal Poder360 que cerca de dois milhões devem ingressar no programa, mas o número de cortes atingiu o menor patamar em três anos. Dias garantiu que reduções futuras serão menores.
O post https://revistaoeste.com/politica/lula-prepara-6-novos-programas-sociais-de-olho-em-2026/
.
https://revistaoeste.com/politica/lula-prepara-6-novos-programas-sociais-de-olho-em-2026/
Avião de pequeno porte faz pouso de emergência no interior de SP
Um avião de pequeno porte realizou um pouso de emergência na manhã deste sábado, 26, em um descampado na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. A aeronave, modelo Cessna 150L, fabricada em 1971, pertence à empresa Avisiom Publicidade Aérea, sediada em Bragança Paulista (SP). A aeronave possuía situação de aeronavegabilidade normal.
O incidente ocorreu por volta das 11h, quando o piloto identificou uma falha no motor durante um voo local destinado à divulgação de propaganda aérea. A aeronave havia decolado de um aeródromo particular conhecido como Vale Dourado, na região de Bragança Paulista, e deveria retornar ao ponto de origem.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil
em Oeste
Segundo a Rede Voa, concessionária responsável pelo Aeroporto de Jundiaí, a torre de controle recebeu um chamado de emergência do piloto. O profissional solicitou autorização para pousar no aeroporto, mas não conseguiu atingir a pista e realizou o pouso forçado em uma área descampada, a cerca de cinco quilômetros da cabeceira da pista.
De acordo com a concessionária, a aeronave "acabou de cabeça para baixo" depois do pouso. Imagens divulgadas mostram o monomotor tombado com a parte dianteira avariada. O piloto era o único ocupante do avião e não sofreu ferimentos. Ele foi resgatado do local pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Cenipa se pronuncia sobre pouso de avião em SP
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira, confirmou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram acionados.
Em nota, o órgão explicou que "são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/investigacoes
".
Ainda segundo o Cenipa, "a conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".
https://twitter.com/i/status/1949143468422414648
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do aeroporto e da concessionária responsável pela rodovia foram mobilizadas depois do incidente. O Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico (Salvaero), também vinculado à Força Aérea, foi informado.
Este não é o primeiro caso de pouso de emergência registrado na região de https://revistaoeste.com/brasil/aviao-particular-faz-pouso-de-emergencia-em-jundiai-na-zona-norte-de-sp/
. No último dia 9 de julho, um jatinho com pneu furado realizou um pouso no aeroporto local com o auxílio do Corpo de Bombeiros e do Samu.
Em maio, outra aeronave de pequeno porte, que apresentava problemas no sensor do trem de pouso, também pousou no mesmo aeroporto depois de sobrevoar por cerca de 40 minutos a região. Na ocasião, a aeronave transportava, entre outros passageiros, a apresentadora Lívia Andrade.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-234/avioes-movidos-a-mostarda/
, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 234 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/aviao-de-pequeno-porte-faz-pouso-de-emergencia-no-interior-de-sp/
.
https://revistaoeste.com/brasil/aviao-de-pequeno-porte-faz-pouso-de-emergencia-no-interior-de-sp/
Embate sobre o IOF: governo, Congresso e a sombra da inflação
A recente investida do governo para aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por meio de decreto e a subsequente invalidação dessa medida pelo Congresso Nacional acendeu um intenso debate jurídico e político no Brasil. A questão transcende a mera disputa orçamentária, levantando sérias preocupações sobre a separação de Poderes, a interpretação constitucional e o impacto direto na vida do cidadão comum.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O Congresso, ao rejeitar o aumento, posicionou-se como guardião da prerrogativa legislativa, argumentando que a alteração de tributos é de sua competência exclusiva. Essa postura reflete a visão de que a tributação é um tema sensível, com amplas repercussões econômicas e sociais, e que, portanto, exige debate e deliberação do Poder que representa diretamente o povo. No entanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) não hesitou em levar a questão ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a declaração de constitucionalidade do decreto presidencial.
O ministro Alexandre de Moraes, depois de realizar uma audiência de conciliação, https://revistaoeste.com/politica/iof-moraes-mantem-decreto-do-iof-do-governo-lula/
. A suspensão determinada pelo Congresso foi mantida apenas no trecho que trata da incidência do IOF sobre as chamadas operações de “risco sacado”. Segundo o ministro, não houve desvio de finalidade no aumento das alíquotas pelo governo federal.
Essa disputa, no entanto, oculta um ponto crucial e recorrente: a ineficiência governamental na gestão das contas públicas. A busca por aumento de impostos, como o IOF, é vista por muitos como uma tentativa de cobrir um rombo orçamentário que deveria ser solucionado com um controle e administração mais eficazes dos gastos públicos. Aumentar tributos, especialmente em um cenário econômico desafiador, é uma medida que, inevitavelmente, recai sobre a população.
Afinal, qualquer tributação sobre empresas tem um efeito cascata que culmina no consumidor final. As empresas dependem do lucro para sobreviver, remunerar acionistas e realizar investimentos que garantam sua competitividade. Um aumento de custos, como o IOF, será repassado para os preços de produtos e serviços, impactando diretamente o poder de compra dos cidadãos e alimentando a inflação.

Moraes decidiu a favor do aumento do IOF: 'Aumentar impostos sem um plano claro de controle de despesas não é uma solução sustentável, mas sim uma transferência da ineficiência administrativa para o bolso do contribuinte' | Foto: Antonio Augusto/STF
A tentativa de responsabilizar o https://revistaoeste.com/tag/congresso-nacional/
por impedir uma suposta justiça tributária é desonesta com o país e com a realidade econômica. A proposta de aumento do IOF atinge diretamente o crédito — especialmente o crédito consignado, que tem peso significativo entre os mais pobres. O impacto é recessivo: afeta consumo, investimentos e, consequentemente, a arrecadação. Ou seja, além de impopular, era tecnicamente ineficaz.
https://www.youtube.com/watch?v=iOtre5WKbX0
É fundamental que o debate se volte para a responsabilidade fiscal do governo. Aumentar impostos sem um plano claro de controle de despesas não é uma solução sustentável, mas sim uma transferência da ineficiência administrativa para o bolso do contribuinte. O verdadeiro desafio está em buscar a sustentabilidade fiscal através da austeridade e da gestão eficiente dos recursos públicos, e não em penalizar a população com mais encargos.
Eduardo Berbigier é advogado tributarista, especialista em Agronegócio, membro dos Comitês Jurídico e Tributário da Sociedade Rural Brasileira e CEO do Berbigier Sociedade de Advogados.
O post https://revistaoeste.com/economia/embate-sobre-o-iof-governo-congresso-e-a-sombra-da-inflacao/
.
https://revistaoeste.com/economia/embate-sobre-o-iof-governo-congresso-e-a-sombra-da-inflacao/
Ex-deputado Paulo Melo é alvo de operação contra esquema de jogos ilegais
O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do https://revistaoeste.com/tag/rio-de-janeiro/
(Alerj) Paulo Melo (MDB) foi alvo de uma operação deflagrada nesta sexta-feira, 25. A ação focava em um suposto esquema de jogos ilegais envolvendo máquinas caça-níqueis em Saquarema, na Região dos Lagos.
(MP-RJ), por meio do Gaeco e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, fez buscas em seis endereços ligados aos suspeitos. As investigações apontam que o grupo utilizava estabelecimentos comerciais, especialmente bares, para instalar máquinas caça-níqueis e promover jogos de azar.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O objetivo das diligências era coletar dispositivos eletrônicos e documentos que possam comprovar a prática ilegal e lavagem de dinheiro, segundo a apuração do jornal O Dia. Durante a ação, uma quantia significativa em reais e dólares foi apreendida. O MP-RJ informou que os valores obtidos com a exploração dos jogos eram movimentados nesses estabelecimentos e tinham sua origem disfarçada por meio de lavagem de dinheiro.
Sede histórica da Alerj | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Vara de Organização Criminosa da Capital fez a expedição dos mandados de busca e apreensão. Além de Paulo Melo, um empresário do ramo de bares também está sob investigação.
Paulo Melo afirmou não ter qualquer envolvimento com o esquema. Em nota, o ex-parlamentar acrescentou que a operação teria origem em denúncias feitas por adversários políticos e destacou que o dinheiro apreendido em sua casa possui origem declarada no Imposto de Renda.
O ex-presidente da https://revistaoeste.com/tag/alerj/
já havia sido detido em 2020, depois de apurações sobre fraudes em contratos de terceirização de mão de obra, que envolviam o pagamento de propina a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, deputados estaduais e outros agentes públicos.
Lista de VAGABUNDOS que recebem salário, com dinheiro público, via https://twitter.com/alerj?ref_src=twsrc%5Etfw
O https://twitter.com/MDB_Nacional?ref_src=twsrc%5Etfw
— Alex Amaral 🇧🇷 (@amaralalexandro) https://twitter.com/amaralalexandro/status/1093134911849021440?ref_src=twsrc%5Etfw
Leia a nota completa enviada pela assessoria de Paulo Melo
"Hoje eu fui surpreendido com o Ministério Público, com uma autorização judicial, para fazer uma busca e apreensão na minha casa. Na hora, sinceramente, nem sabia do que se tratava. Mais tarde, vendo os noticiários, tomei conhecimento de que se tratava de um processo de caça-níquel.
Tenho mais de 35 anos de vida pública, nunca tive qualquer contato, jamais tive qualquer aproximação com qualquer pessoa que trabalha e que explora essa área. Esse processo se dá em virtude de denúncias vinculadas na internet por adversários meus.
Agora, tomando conhecimento de todo ocorrido, pude observar que dentre as pessoas que tiveram outras buscas, um foi candidato a vereador do lado do meu maior adversário político de Saquarema, e que usou toda a estrutura a favor de sua campanha.
É lamentável que tentem me ligar a quem tem responsabilidade e que não é do meu grupo político.
É lamentável que o Ministério Público, sem apurar nada, se preste a esse papel.
Confio plenamente na lisura do Ministério Público e estou a disposição da justiça para qualquer tipo de esclarecimento. Fico com a certeza de que nada será provado. É impossível qualquer tipo de prova, já que não existe qualquer ligação.
Esclareço ainda que o dinheiro recolhido em minha residência tem o devido lastro e como deveria ser, foi declarado no Imposto de Renda."
.
Café em pó sobe quase 90% e lidera inflação dos produtos de inverno
O preço do café em pó acumula alta de 89,6% em 12 meses e lidera a https://revistaoeste.com/tag/inflacao/
, com base no Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M).
Segundo o estudo, a variação de preços da chamada "cesta de inverno" foi de 2,82% em 12 meses, abaixo da inflação geral registrada pelo IPC-M no mesmo período, de 4,31%. Apesar disso, alguns itens pressionaram o bolso do consumidor.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/economia/
em Oeste
Diferentemente de invernos anteriores, produtos ligados a lazer e turismo registraram quedas expressivas. O preço das passagens aéreas caiu 32,35%, enquanto o grupo de entretenimento e turismo recuou 14,47%. Entre os vestuários, agasalho infantil teve queda de 6,15% e calça infantil, de 3,01%.
Além do café, medicamentos e bebidas quentes também encarecem
O chocolate em pó subiu 17,92% no acumulado de 12 meses. No grupo das bebidas quentes, a alta geral foi de 26,20%, puxada principalmente pelo café. Já entre os medicamentos, os preços dos antigripais e antitussígenos subiram 5,88%, e os antialérgicos e broncodilatadores, 4,46%.

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), considerando produtos consumidos no inverno | Foto: Divulgação/ FGV-Ibre
“O café em pó teve alta significativa e se destaca negativamente", afirmou Matheus Dias, economista do FGV Ibre. "Já itens tradicionalmente inflacionários nesta época, como vestuário e calçados, estão entre as principais quedas, especialmente os infantis.”

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), considerando produtos consumidos no inverno | Foto: Divulgação/ FGV-Ibre
Ele destaca ainda que o aumento no preço do café está ligado ao mercado internacional da commodity. “Embora o café tenha puxado os preços da cesta para cima, a inflação geral dos produtos de inverno ficou em 2,54%, ainda inferior à média geral", conclui. "É um cenário melhor para o consumidor em relação a 2022, quando a inflação de inverno chegou a quase 26%”.

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), considerando produtos consumidos no inverno | Foto: Divulgação/ FGV-Ibre
.
Hamas rejeita ajuda humanitária controlada por Israel e EUA
Estados Unidos (EUA) e Israel suspenderam, nesta quinta-feira, 24, no Catar, as negociações para um cessar-fogo em Gaza, depois de classificar a última proposta do Hamas como “egoísta” e sem boa fé.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
Fontes israelenses afirmam que a retirada foi uma manobra estratégica para pressionar o grupo terrorista a aceitar um acordo já negociado, aprovado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sob forte incentivo do presidente Donald Trump.
https://www.youtube.com/watch?v=c4NRRZywolM
Um elemento crucial foi a permanência em cena da recém-criada Fundação Humanitária de Gaza (GHF). Apoiada pelos EUA e Israel para assumir a distribuição de ajuda, a GHF opera desde maio na região, independentemente da https://revistaoeste.com/tag/onu/
.
Considerada pelo Hamas uma entidade parcial, ela opera o sistema tradicional no território. Essa transferência de controle contraria os interesses do grupo extremista, que dependia da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina e Oriente Próximo (UNRWA) como intermediária.
Apesar de garantir que não se trata de um colapso nas negociações, um oficial israelense, segundo a mídia local, afirmou que o governo só retornará às negociações quando um acordo for viável.
Para que isso ocorra, são necessários acertos em pontos básicos de discórdia. O primeiro é negociar a neutralização total da GHF ou abrir espaço para a ONU ou organizações não governamentais (ONGs) participarem de modo independente.
Feito isso, se abrirá caminho para garantir liberação total da ajuda, sem restrições táticas ou condicionais. Depois será necessário alinhar cronogramas e localizações de distribuição com mediadores reconhecidos e institucionais.
A questão estratégica também é fundamental. Neste item, está inserido o grau de desocupação das https://www.idf.il/en/
na Faixa de Gaza, além de prazos para o cessar-fogo e da quantidade de reféns a serem trocados por prisioneiros palestinos.
Pretexto do Hamas
A GHF implementou quatro grandes centros de distribuição no sul e centro de Gaza, com pontos “seguros” protegidos por militares americanos e monitorados por tropas israelenses, conforme informou o Financial Times.
A ONU e diversas ONGs, como Médicos sem Fronteiras e Oxfam, acusaram a fundação de violar os princípios de neutralidade e por transformar ajuda em instrumento militarizado.
Leia mais: https://revistaoeste.com/mundo/israel-inicia-venda-de-sistema-iiron-dome-i-para-a-europa/
Durante a distribuição, ocorreram centenas de mortes e milhares de feridos próximo aos locais da GHF, devido a disparos atribuídos a israelenses ou a tumultos, ressalta o The Guardian.
Para o Hamas, a presença da GHF o faz perder o controle sobre a população, pelo fato de a entidade realizar uma distribuição condicionada e fora do alcance de seus canais tradicionais.
Além disso, o uso da GHF reforça a imagem do Hamas como antagonista que prejudica o povo ao se opor ao novo modelo. E se torna uma ferramenta que pode comprovar que o grupo usa a própria população como escudo humano.
Para Israel e os EUA a rejeição do Hamas à GHF é um pretexto para os terroristas prolongarem a guerra mesmo diante de uma solução viável.
Nesta negociação, o controle da ajuda reforça o discurso israelense de que o Hamas é o responsável pela crise de fome, enquanto o Hamas, grupo terrorista que deu início ao conflito, por realizar os ataques brutais de 7 de outubro, acusa Israel de usar o desespero como arma para forçar rendição.
O post https://revistaoeste.com/mundo/hamas-rejeita-ajuda-humanitaria-controlada-por-israel-e-eua/
.
https://revistaoeste.com/mundo/hamas-rejeita-ajuda-humanitaria-controlada-por-israel-e-eua/
Oposição denuncia ‘onda de repressão’ na Venezuela com mais de 20 presos em 72 horas
A líder da oposição na https://revistaoeste.com/tag/venezuela
, María Corina Machado, disse que, nas últimas 72 horas, o regime de Nicolás Maduro prendeu mais de 20 opositores. Ela descreveu a situação como uma “brutal onda de repressão” depois de eventos recentes envolvendo presos políticos e deportações.
"A Justiça internacional TEM A OBRIGAÇÃO de responsabilizar os perpetradores", escreveu Corina Machado em uma publicação no X, nesta terça-feira, 22.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo
em Oeste
Segundo o comunicado divulgado pela líder da oposição, a polícia do regime venezuelano prendeu opositores e fiscais eleitorais que atuaram na eleição presidencial de 28 de julho de 2024. A https://www.instagram.com/unidadvenezuela
considerou a reeleição de Maduro “fraudulenta”.
A escalada repressiva coincidiu com a libertação de dez cidadãos dos Estados Unidos e de um grupo de presos políticos, logo depois do envio de 252 migrantes da Venezuela para El Salvador.
https://twitter.com/MariaCorinaYA/status/1947691306261876814
Oposição acusa Maduro de usar estratégia chamada de “porta giratória”
Corina Machado e sua equipe acusam Nicolás Maduro de praticar a chamada “política da porta giratória”, soltando alguns detidos enquanto mantém outros atrás das grades, e afirmam que “a repressão não cessa, só se redistribui”.
Para a líder da oposição, as prisões continuam sendo uma “ferramenta de negociação política, em meio a uma diplomacia de reféns e punições seletivas”.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-278/soberania-para-roubar
, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 278 da Revista Oeste
Em apelo à comunidade internacional, Corina Machado pediu medidas mais duras contra o regime venezuelano, ressaltando que “mais de 900 pessoas seguem presas e desaparecidas por razões políticas”.
Ela também cobrou que entidades de direitos humanos “intensifiquem suas ações para que o regime sinta o alto custo da repressão” e destacou a importância de “usar todos os instrumentos disponíveis contra um aparato repressivo que persegue, sequestra, desaparece e tortura sem hesitação”.
Divergências nos números e reações à liberação de presos
A oposição também contesta as informações divulgadas pelo regime venezuelano, afirmando que, embora autoridades tenham anunciado 80 liberações, somente uma mulher teria sido efetivamente solta até agora, sem registro de menores entre os beneficiados.
Já a ONG Foro Penal contabilizou 57 presos políticos liberados, sendo 48 venezuelanos e nove cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos.
A liberação em massa de presos políticos, confirmada pelo regime, na sexta-feira 18, resultou de um acordo com Estados Unidos e El Salvador.
Em contrapartida, 252 migrantes deportados dos Estados Unidos foram transferidos para um presídio de segurança máxima em El Salvador, enquanto dez norte-americanos e outros detidos venezuelanos ganharam liberdade.
A sequência de solturas e novas prisões reforçou denúncias feitas por opositores ao chavismo sobre a persistência de ações repressivas no país.
Até o momento, as autoridades venezuelanas não se manifestaram sobre as acusações apresentadas pela oposição.
.
Chamada de ‘João’, Erika Hilton processa Eduardo Bolsonaro
A deputada federal https://revistaoeste.com/tag/erika-hilton/
depois de o parlamentar chamá-la de “João” em postagem no X.
+ Leia também notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
A manifestação de Eduardo ocorreu depois de Érika pedir o bloqueio de bens do parlamentar. Segundo a deputada do Psol, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o responsável pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, https://www.donaldjtrump.com/
, sobre as exportações brasileiras.

Governo tenta reagir à articulação internacional contra Moraes; Lindbergh mira Eduardo Bolsonaro | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
“Estou pedindo à Justiça o bloqueio de bens, doações, contas bancárias e perfis em redes sociais de Eduardo Bolsonaro, assim como a condenação pelo crime de lesa-pátria”, escreveu Érika no X, em 10 de julho.
A resposta de Eduardo Bolsonaro
Três dias depois, Eduardo Bolsonaro usou a mesma rede social para respondê-la. “Não sabia que ‘João’ havia pedido o bloqueio dos meus bens”, escreveu. “‘João’, óh, futebol sábado! Não vai faltar.”
https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1944419436649447552
No pedido, Erika Hilton solicita que Eduardo pague R$ 20 mil por danos morais, retire a postagem considerada ofensiva e seja proibido de realizar manifestações semelhantes no futuro. O processo também pede que outras publicações com teor transfóbico sejam removidas das redes sociais.
O post https://revistaoeste.com/politica/chamada-de-joao-erika-hilton-processa-eduardo-bolsonaro/
.
https://revistaoeste.com/politica/chamada-de-joao-erika-hilton-processa-eduardo-bolsonaro/
O dia em que um Boeing 747 virou planador sobre o Índico e evitou uma grande tragédia
Na noite de 24 de junho de 1982, o voo 009 da British Airways se tornou protagonista de um dos episódios mais impressionantes da história da aviação comercial. Durante o trajeto entre Kuala Lumpur e Perth, o https://revistaoeste.com/economia/reduto-da-embraer-volta-a-receber-cargueiro-gigante-da-concorrente-boeing/
747-200 perdeu, de forma simultânea, os quatro motores enquanto sobrevoava o oceano Índico, próximo à Indonésia.
O comandante Eric Moody, então com 41 anos, fez um anúncio que entraria para a história: “Estamos com um pequeno problema. Todos os quatro motores pararam de funcionar”. Com 263 pessoas a bordo, o avião transformou-se em um planador a mais de 11 km de altitude.
Boeing, uma fumaça estranha e brilhos nas asas
https://revistaoeste.com/mundo/capitao-vira-foco-de-investigacao-sobre-queda-de-voo-da-air-india/
com odor sulfuroso na cabine. Em seguida, os quatro motores pararam um a um, enquanto a aeronave exibia brilhos nas asas e na fuselagem. Primeiramente, os pilotos imaginaram ser o chamado “Fogo de Santelmo”, um fenômeno atmosférico raro.
Sem propulsão e com falhas em instrumentos críticos, o avião começou a perder altitude rapidamente. A tripulação considerou um pouso de emergência no mar, enquanto tentava ligar novamente os motores. A 3.800 metros de altitude, os motores começaram a funcionar novamente, um depois do outro. Assim, o avião conseguiu sobrevoar uma cordilheira que separava a aeronave do aeroporto de Jacarta, que seria o destino alternativo.
Cinzas invisíveis e mudanças na aviação
Apesar de um novo susto, principalmente em razão do retorno do brilho nas asas e a falha de um dos motores, o 747 pousou com segurança na pista 26 do aeroporto Halim, na capital da Indonésia. Nenhum dos ocupantes se feriu. A causa do incidente só se esclareceu depois de a Rolls-Royce inspecionar os seus motores. Constatou-se que cinzas vulcânicas do Monte Galunggung haviam penetrado nas turbinas, formando bloqueios que interromperam o fluxo de ar. Com a descida e o resfriamento, esses bloqueios se desfizeram.
O episódio levou à revisão dos protocolos de segurança na aviação. Hoje, serviços de meteorologia monitoram continuamente as cinzas vulcânicas e orientam o desvio de rotas quando há risco. O caso do voo 009 se tornou referência mundial em profissionalismo e preparo técnico em situações extremas.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/mundo/
na Oeste
.
EUA cancelam vistos de ministros do STF com lei que mira autocracias
O Departamento de Estado dos EUA utilizou um dispositivo legal comumente usado contra autocracias para cancelar o visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de seus aliados.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
O anúncio sobre o cancelamento dos documentos ocorreu na última sexta-feira, 18, pelo secretário de Estado do governo de Donald Trump, Marco Rubio, por meio de publicação no X. A justificativa para a medida foi a acusação de que a Suprema Corte brasileira "censura e persegue" o ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde a processos por suposta tentativa de golpe de Estado e de ataque à soberania nacional.
Contra os brasileiros, o governo dos EUA utilizou a seção 212(a)(3)(C) da Lei de Imigração e Nacionalidade (Immigration and Nationality Act, originalmente), que trata de impactos adversos à política externa. Anteriormente, o país já empregou o dispositivo para negar entrada a empresários da Nicarágua, militares russos e integrantes do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.
The media said Trump was all bark and no bite when it came to defending free speech and democracy in Brazil, but now he's imposed a travel ban on the Supreme Court Justices persecuting its former president, Jair Bolsonaro. This comes hours after police raided his home. Exclusive https://t.co/Cswcpshv5N
— Michael Shellenberger (@shellenberger) https://twitter.com/shellenberger/status/1946345980741517531?ref_src=twsrc%5Etfw
Essa prerrogativa cabe ao secretário de Estado, que pode, segundo a legislação, barrar o visto de estrangeiros, caso avalie potenciais consequências negativas para a política externa norte-americana. O governo Trump argumenta que decisões do STF afetam a liberdade de expressão e impactam big techs, em razão de ordens de remoção de conteúdo digital.
Consequências práticas da medida dos EUA

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A medida, dirigida a pessoas e não a governos, dificilmente resultará em notificação formal ao Itamaraty. O Departamento de Estado dos EUA pode ou não divulgar os nomes dos sancionados, mas essa prática não é comum. Os afetados podem receber a comunicação previamente ou descobrir a restrição apenas ao tentar entrar no país.
https://www.youtube.com/watch?v=omKTqEzhMdg
Entre os possíveis ministros atingidos, estão, em ordem alfabética: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Apenas André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux não estariam na lista.
Também há a possibilidade de inclusão de outras autoridades, como o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o delegado da PF Fábio Schor; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sem confirmação oficial.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-277/o-brasil-na-mira/
, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 277 da Revista Oeste
Há, ainda, rumores sobre possíveis consequências para familiares de ministros que residem ou trabalham nos EUA, como o filho de Roberto Barroso, Bernardo Barroso, que atua em Miami. No entanto, não há confirmação do Departamento de Estado sobre eventuais deportações ou cancelamentos de vistos desses parentes próximos.
Leia mais: https://revistaoeste.com/revista/edicao-278/o-malabarismo-juridico-da-pgr/
, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 278 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/eua-cancelam-vistos-de-ministros-do-stf-com-lei-que-mira-autocracias/
.
https://revistaoeste.com/mundo/eua-cancelam-vistos-de-ministros-do-stf-com-lei-que-mira-autocracias/
Gleisi Hoffmann reage a revogação de vistos e acusa Bolsonaro de conspiração
A ministra de Relações Institucionais do governo Lula, https://revistaoeste.com/politica/gleisi-hoffmann-apaga-video-com-propaganda-do-emprestimo-do-lula/
, classificou como uma “afronta ao Poder Judiciário brasileiro e à soberania nacional”. Ela se refere principalmente à suposta decisão dos Estados Unidos de revogar os vistos de entrada de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida atinge https://revistaoeste.com/mundo/urgente-eua-cancelam-visto-de-alexandre-de-moraes/
. Da mesma forma, se estenderia aos seus aliados na Corte. Seriam os casos de Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Incluiria, ainda, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes. O Planalto interpreta assim a medida dos EUA como uma retaliação direta às ações da Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Gleisi fala em “retaliação mesquinha”
Em nota nas redes sociais, Gleisi acusou sobretudo Bolsonaro e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de liderarem uma “conspiração” contra o Brasil. “Essa retaliação agressiva e mesquinha a uma decisão do Tribunal expõe o nível degradante da conspiração contra o nosso país”.
Segundo ela, o episódio representa um "vexame internacional" dos aliados de Bolsonaro na tentativa de “escapar da Justiça e da punição pelos crimes que cometeram”. Gleisi afirmou que, mesmo diante de pressões e ameaças, o STF permanece firme no cumprimento da Constituição.
https://twitter.com/gleisi/status/1946375255620305034
“A Suprema Corte do Brasil se engrandece nesse momento, cumprindo o devido processo legal, defendendo a Constituição e o Direito, sem jamais ter se dobrado a sanções e ameaças de quem quer que seja”, afirmou. A ministra concluiu seu posicionamento dizendo que “o Brasil está com a Justiça, não com os traidores. O Brasil é do povo brasileiro!”. O governo brasileiro ainda não confirmou se pretende adotar medidas diplomáticas em resposta à decisão de Washington.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
na Oeste
.
Ao determinar operação contra Bolsonaro, Moraes culpa Eduardo por ‘tarifaço’ de Trump
Ao determinar, na manhã desta sexta-feira, 18, a https://revistaoeste.com/politica/jair-bolsonaro-e-alvo-da-pf-em-mandados-de-busca-e-apreensao/
. De acordo com o magistrado, o deputado federal licenciado foi responsável por fazer a "intermediação" com o presidente norte-americano, Donald Trump.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
No despacho direcionado à PF, o ministro do STF garante que Eduardo "afirmou, publicamente, em suas redes sociais que sua intermediação com o governo estrangeiro resultou no anúncio" tarifário, previsto para entrar em vigor a partir de 1º de agosto. Ainda segundo Moraes, o parlamentar divulgou "carta em conjunto" com o jornalista Paulo Figueiredo. O juiz chama o comunicador, que conta com cidadania norte-americana, de "réu e foragido da Justiça brasileira".
Citado na decisão que autorizou a operação contra o seu pai, Eduardo, que está nos EUA, usou as redes sociais para criticar o ministro. De acordo com o parlamentar, Moraes https://revistaoeste.com/politica/eduardo-reage-as-restricoes-contra-bolsonaro-moraes-dobrou-a-aposta/
ao determinar que o ex-presidente passe a usar tornozeleira eletrônica, além de ter de cumprir outras medidas cautelares.
"Ele [Bolsonaro] não pode se aproximar de embaixadas", afirmou o deputado, em postagem no X. "Ele não pode falar com outras pessoas sob investigação." Além disso, o parlamentar informou, em texto originalmente em inglês e com direito a marcar o perfil de Trump na rede social, que ele e o irmão Carlos, vereador pelo PL do Rio de Janeiro, são investigados pelo STF.
https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1946183030546035059
, a PF se limitou a afirmar que cumpriu dois mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira. O nome de Bolsonaro não foi mencionado pela corporação.
Moraes autoriza operação depois de apoio de Trump a Bolsonaro

Trump e Bolsonaro posam para fotografia, em Mar a Lago, Flórida, EUA — 7/3/2020 | Foto: Alan Santos/PR
Moraes autorizou a operação da PF contra Jair Bolsonaro um dia depois do ex-presidente brasileiro ganhar, mais uma vez, o apoio público de Trump. Em carta, o político norte-americano afirmou que o https://revistaoeste.com/politica/trump-envia-carta-a-bolsonaro-sistema-injusto-se-voltou-contra-voce/
se voltou contra o seu aliado no Brasil.
"Compartilho do seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — oriundos do governo atual", afirmou o presidente dos EUA, na carta em apoio a Bolsonaro. "É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura."
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-278/o-malabarismo-juridico-da-pgr/
, reportagem publicada na Edição 278 da Revista Oeste
.
Brasil Paralelo se pronuncia sobre censura de documentário
A produtora https://revistaoeste.com/tag/brasil-paralelo/
.
Em nota à imprensa, a empresa afirmou que ainda não foi intimada oficialmente nem teve acesso ao processo, o que, segundo a companhia, impede o exercício do direito de defesa e levanta dúvidas sobre a fundamentação jurídica da medida.
"Ao tomar notícia pela imprensa, obviamente repudiamos com veemência a censura imposta ao documentário da série Investigação Paralela", escreveu a produtora. "Trata-se de um ato grave, que fere frontalmente a liberdade de imprensa e o direito constitucional à livre expressão do pensamento. Estamos diante da censura prévia de um conteúdo jornalístico, algo inaceitável em qualquer democracia séria."
Censura prévia de produção sobre Maria da Penha é "ato grave", diz Brasil Paralelo
A suspensão do episódio, determinada pela Justiça, foi classificada como um “ato grave” e uma violação direta à liberdade de imprensa e à livre expressão do pensamento. A Brasil Paralelo sustenta que o conteúdo tem caráter jornalístico e se enquadra no gênero true crime, formato já consagrado em outras produções nacionais e internacionais.
A empresa cita como exemplo as séries sobre os casos de Daniella Perez (HBO), Elize Matsunaga (Netflix) e Evandro Ramos Caetano (Globoplay), todas com ampla repercussão e que também incluíram entrevistas com réus ou condenados. Segundo a Brasil Paralelo, a abordagem plural é legítima, legal e atende ao interesse público por diferentes versões dos fatos.
No caso do episódio censurado, a produtora afirma que entrevistou o ex-marido de Maria da Penha, condenado pela tentativa de homicídio, nos mesmos moldes em que ele já havia se manifestado em livro próprio e reportagens anteriores. A entrevista, segundo a nota, foi contextualizada com os relatos da própria Maria da Penha e conduzida com transparência e rigor jornalístico.
A Brasil Paralelo defendeu que censurar o documentário é, na prática, censurar o debate e impedir o acesso da sociedade a múltiplas perspectivas sobre um caso de grande relevância social.
"Por fim, é constrangedor termos que reafirmar o óbvio - algo que o próprio documentário já deixa claro: a obra não faz apologia ao crime, não ataca vítimas, leis, e tampouco endossa qualquer forma de violência", acrescenta a nota. "A Brasil Paralelo repudia a violência contra a mulher e qualquer um que a pratique. Sugerir o contrário é uma distorção mal-intencionada, desinformativa e de serviço ideológico."
A decisão contra a produtora

Maria da Penha, que deu nome à lei contra a violência doméstica | Foto: Divulgação/Gov.BR
Uma decisão judicial da 9ª Vara Criminal de Fortaleza ordenou a suspensão do documentário A Investigação Paralela: o Caso de Maria da Penha, produzido pela empresa Brasil Paralelo, por um período de 90 dias.
A produção foi retirada do ar depois de acusações do https://mpce.mp.br/
, que associou o conteúdo a uma suposta campanha coordenada de ataques virtuais contra Maria da Penha Maia Fernandes, ícone da luta contra a violência doméstica no Brasil.
A decisão foi tomada no contexto da Operação Echo Chamber, deflagrada para apurar supostos crimes de calúnia, cyberstalking e disseminação de desinformação. O MPCE sustenta que o material do documentário apresenta “acusações infundadas de fraude processual” e alega que a empresa utilizou documentos falsos para sustentar suas teses.
Segundo o órgão, o conteúdo promovido pela Brasil Paralelo tenta “gerar dúvida sobre a veracidade dos fatos e sobre a legitimidade do julgamento ocorrido”, apesar de haver, segundo o Ministério Público, comprovação judicial e pericial consolidada sobre o caso.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/imprensa/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/imprensa/brasil-paralelo-se-pronuncia-sobre-censura-de-documentario/
.
https://revistaoeste.com/imprensa/brasil-paralelo-se-pronuncia-sobre-censura-de-documentario/
Lula se aproxima da Rússia, e Embraer perde contrato bilionário para Airbus
foi preterida em um contrato bilionário anunciado oficialmente nesta quarta-feira, 16. O negócio envolveria a LOT Polish Airlines, principal companhia aérea da Polônia. A empresa optou por adquirir 40 jatos A220 da europeia Airbus. A transação admite ainda a possibilidade de ampliação para até 84 unidades.
Avaliado em US$ 2,7 bilhões, o negócio foi formalizado em junho, durante a Paris Air Show, um dos maiores eventos da aviação mundial. A escolha, aliás, ganhou até cerimônia oficial com direito principalmente à presença de autoridades políticas da Polônia e da França, além do Canadá, onde a Airbus monta os modelos A220. Na oportunidade, representantes dos três governos discursaram em companhia de executivos da fabricante de aeronaves, evidenciando assim o vínculo diplomático
Embraer vê influência política e diz que LOT perde com a decisão
A decisão marca uma mudança estratégica da LOT. Isso porque historicamente a companhia operava com aeronaves da Boeing e da fabricante brasileira. Conforme nota da companhia aérea polonesa, os jatos da Embraer serão gradualmente aposentados.
, atribuindo a perda do contrato ao cenário geopolítico atual. “Entendemos que estamos vivendo em um momento excepcional em que a geopolítica desempenha um papel importante”. A empresa acrescentou que a manutenção da frota atual poderia gerar uma economia de “milhões de euros” à LOT.
Lula em Moscou teve influência na decisão
Especialistas também apontaram fatores externos à qualidade técnica das aeronaves. “A concorrência tornou-se muito mais política do que até mesmo um pedido normal de aeronave civil”, avaliou Nick Cunningham, analista da Agency Partners. Segundo ele, França e Polônia têm buscado reaproximação diplomática depois de desentendimentos recentes. Assim, a Airbus, que é europeia, leva vantagem.
https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1939444754040992035
Outro elemento contrário ao sucesso da Embraer seria a visita do presidente Lula da Silva à Rússia, onde participou das celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A aproximação com o regime de Vladimir Putin foi mal recebida pela Polônia, país que adota posição firme contra a invasão da Ucrânia.
https://www.youtube.com/watch?v=vkdf3Z_MFAM
A possível repercussão diplomática da visita do petista contribuiu para reforçar a percepção de que a escolha da LOT sofreu influência política. Em entrevista à imprensa internacional, o CEO da empresa polonesa, Michal Fijol, desviou o assunto. “Não foi um processo fácil. Recebemos duas ofertas muito competitivas. Mas estou satisfeito porque a Airbus nos queria mais”.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
na Oeste
.
Advogados de Filipe Martins denunciam Moraes à OAB
Os advogados Jeffrey Chiquini e Ricardo Fernandes protocolaram denúncia formal junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em que relatam violações a prerrogativas profissionais durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF). O episódio ocorreu nesta quarta-feira, 16, durante instrução da Ação Penal nº 2693, que tem Filipe Martins como um dos réus.
Os defensores relatam dois episódios centrais como caracterizadores de cerceamento: a negativa do relator, ministro Alexandre de Moraes, em intimar testemunhas indicadas pela defesa, e a cassação da palavra de Chiquini durante a sessão.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
No documento, os advogados afirmam que o ministro “esvaziou a garantia de acesso à prova e transformou a produção probatória da defesa em uma obrigação unilateral desprovida de amparo institucional”, ao determinar que as testemunhas deveriam comparecer independentemente de intimação judicial.
A denúncia também relata que Moraes teria silenciado o microfone do advogado de defesa e, na sequência, proferido a expressão: “Cassei sua palavra”. Para os subscritores, o episódio configura violação do https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8906.htm
, que assegura o direito de uso da palavra ao advogado em qualquer juízo ou tribunal, bem como da Constituição Federal.
Providências requeridas à OAB incluem ação no CNJ
No pedido, os advogados solicitam à OAB a adoção de diversas providências. Entre elas estão a requisição da íntegra audiovisual da audiência, a apuração da atuação do ministro relator pelo Conselho Nacional de Justiça (https://revistaoeste.com/politica/cnj-amplia-numero-de-juizes-auxiliares-e-paga-r-34-milhoes-em-beneficios-extras/
) e a emissão de nota pública de repúdio, com eventual representação junto ao Congresso Nacional.
Para os signatários, o episódio não se limita a um caso isolado. “O que hoje se faz a um, amanhã se naturalizará contra todos”, afirma o texto. A petição ainda alerta para o risco de que, sem reação institucional, “a defesa seja rebaixada a um papel meramente decorativo no processo penal”.

Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução/Redes sociais
Em suas considerações finais, os advogados concluem que “permitir que a voz de um advogado seja calada por um magistrado, sem reação enérgica da instituição, é autorizar que o medo substitua a coragem, e que a arbitrariedade se imponha sobre a legalidade”.
A OAB ainda não se manifestou publicamente sobre o conteúdo da denúncia. No entanto, a entidade confirmou seu recebimento e a encaminhou para apreciação do diretor de prerrogativas da seccional do Paraná, Geovanei Leal Bandeira.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-233/nada-me-ocorre-sobre-alexandre-de-moraes/
, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 233 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/politica/advogados-de-filipe-martins-denunciam-moraes-a-oab/
.
https://revistaoeste.com/politica/advogados-de-filipe-martins-denunciam-moraes-a-oab/
Líder do PL critica manutenção do aumento do IOF pelo STF
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), criticou a decisão do ministro https://revistaoeste.com/tag/alexandre-de-moraes/
. Em discurso no plenário nesta quarta-feira, 16, o parlamentar declarou que a manutenção do decreto do governo Lula, que elevou o imposto, desmoraliza o Legislativo.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica
em Oeste
Sóstenes Cavalcante argumentou que a decisão é “mais uma prova” de uma “associação do Executivo e o Judiciário”. Ele solicitou uma resposta firme do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), diante da decisão de Moraes.
"É triste o dia. O Congresso de cócoras para outro poder. Isto não é a democracia que eu acredito e nem a Constituição que nós juramos defender”, afirmou Sóstenes, segundo a apuração do portal Poder360.

Moraes apela ao artigo 2º da Constituição, que trata da independência e harmonia entre os Poderes | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
O deputado destacou que Moraes ignorou a posição dos parlamentares eleitos ao validar o decreto que aumentou o IOF. Sóstenes qualificou o governo Lula como um “governo da suprema esquerda” e classificou o atual momento como uma “democracia relativa, que não respeita mais o Congresso”.
Moraes decidiu manter aumento do IOF
A decisão do ministro Moraes foi publicada na quarta-feira 16, um dia depois de fracassar a tentativa de conciliação entre o governo federal e o https://www.congressonacional.leg.br/
. O STF optou por manter o decreto, com exceção apenas da cobrança sobre risco sacado.
Moraes rejeitou os argumentos do Legislativo e declarou que “não restou comprovado qualquer desvio de finalidade na alteração das alíquotas”. O Congresso havia alegado que o governo federal adotou o aumento do imposto com “nítido propósito arrecadatório, e não extrafiscal”, o que caracterizaria desvio de finalidade e violaria os limites dos decretos presidenciais.
O post https://revistaoeste.com/politica/lider-do-pl-critica-decisao-do-stf-que-mantem-aumento-do-iof/
.
https://revistaoeste.com/politica/lider-do-pl-critica-decisao-do-stf-que-mantem-aumento-do-iof/
Advogados reiteram no STF pedido para depoimento de Fabio Shor, que está de férias
Nesta quinta-feira, 17, as defesas de Filipe Martins e Marcelo Câmara reiteraram o pedido para o https://portal.stf.jus.br/
viabilizar o depoimento do delegado da Polícia Federal (PF) Fabio Shor. Ele é o responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no núcleo 1 da suposta trama golpista.
Shor é considerado testemunha-chave pelos advogados Ricardo Scheiffer Fernandes, que defende o ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, e Eduardo Kuntz, responsável pelo caso do coronel Câmara.
O agente da PF, contudo, está de férias, e deve voltar apenas na semana que vem. O prazo das audiências termina na segunda-feira 21. Shor não informou o dia do retorno. Nos autos, Shor foi indicado como testemunha ainda em fevereiro deste ano.
Durante audiência no STF, que ocorreu hoje, Kuntz observou que agentes públicos têm de ir a sessões do tipo. O próprio Kuntz observou que está de férias, mas comparecer à oitiva. O advogado citou o artigo 455 do Código de Processo Civil, que trata da intimação de testemunhas, e o qual estabelece que a parte que arrolou a testemunha é responsável por informá-la sobre o dia, hora e local da audiência, dispensando a intimação judicial. No entanto, há situações específicas em que a intimação judicial é necessária, como quando a intimação pela parte é frustrada ou quando a testemunha é servidor público ou militar.
Fabio Shor no STF

Estátua da deusa Têmis, em frente à sede do STF | Foto: Shutterstock
Os apelos das defesas começaram depois de Shor não ter comparecido à audiência de Martins, nesta semana.
Os advogados pretendem interpelar trechos de depoimentos feitos pela PF e conduzidos por Shor.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-277/gabinete-do-odio/
, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 277 da Revista Oeste
.
Genial/Quaest: 58% dos entrevistados rejeitam reeleição de Lula em 2026
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 17, mostra que 58% dos entrevistados são contrários à reeleição de https://revistaoeste.com/tag/luiz-inacio-lula-da-silva/
em 2026. Em contrapartida, outros 38% desejam que ele dispute o próximo pleito. Já 4% não souberam ou preferiram não opinar sobre o tema.
Em relação à pesquisa anterior, de maio, a rejeição ao petista recuou oito pontos percentuais, enquanto o apoio à sua candidatura avançou seis pontos.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/politica/
em Oeste
Segundo o levantamento, a maioria dos brasileiros rejeita a candidatura de Lula e Jair Bolsonaro à Presidência da República no próximo ano.
A situação de Bolsonaro é ainda mais delicada. O ex-presidente está inelegível até 2030, depois de condenações no https://revistaoeste.com/tag/tribunal-superior-eleitoral-tse/
.
Apesar disso, 62% defendem que ele abandone a ideia de disputar o Planalto e apoie outro nome. Apenas 28% desejam vê-lo novamente como candidato, e 10% não responderam.
https://www.youtube.com/watch?v=ALC9qOTu1SM
Houve uma leve oscilação desde o último levantamento: caiu três pontos o grupo contrário à candidatura de Bolsonaro, enquanto os favoráveis subiram dois pontos.
Ao todo, a pesquisa entrevistou 2.004 pessoas, presencialmente, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Rejeição se mantém apesar de Lula liderar cenários
Mesmo diante da rejeição majoritária, Lula aparece à frente de todos os candidatos em simulações de primeiro turno. No cenário principal da pesquisa Genial/Quaest, o petista registra 32% das intenções de voto. Bolsonaro vem logo atrás, com 26%.
Na sequência, surgem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Ratinho Júnior (PSD), com 6%; Ronaldo Caiado (União), com 3%; e Romeu Zema (Novo), com 2%. Indecisos somam 9%, e brancos, nulos ou aqueles que dizem não votar totalizam 14%.
No cenário com Michelle Bolsonaro no lugar do marido, Lula mantém a liderança com 30%, enquanto a ex-primeira-dama atinge 19%. Os demais candidatos aparecem em posições semelhantes ao cenário anterior, com leve variação.
Petista enfrenta empate técnico com Tarcísio em eventual segundo turno
Apesar da liderança no primeiro turno, Lula encontra forte resistência no embate direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No cenário de segundo turno testado pela Genial/Quaest, os dois aparecem tecnicamente empatados: 41% para Lula e 37% para Tarcísio. Os indecisos somam 7%, e os que votariam branco, nulo ou não votariam são 15%.
https://www.youtube.com/watch?v=3tJMHsxSZew
O resultado evidencia que o favoritismo de Lula no primeiro turno pode não se confirmar numa disputa direta, especialmente contra um nome com forte apelo pela direita e base consolidada em São Paulo.
Medo divide o eleitorado entre Lula e Bolsonaro
A pesquisa também revelou uma divisão no que diz respeito ao medo político. Para 44% dos brasileiros, a maior preocupação é o retorno de Bolsonaro ao poder.
Por outro lado, 41% dizem temer mais uma continuidade de Lula na Presidência. Pela margem de erro, há empate técnico.
+ Leia também: https://revistaoeste.com/politica/ala-ligada-a-lula-consolida-dominio-e-passa-a-comandar-o-pt-em-15-estados/
Outros 7% afirmaram ter o mesmo receio em relação a ambos, índice que se manteve estável desde maio. Os que não temem nenhum dos dois são 3%, e 5% não souberam ou não responderam.
O post https://revistaoeste.com/politica/genial-quaest-58-rejeitam-reeleicao-de-lula-em-2026/
.
https://revistaoeste.com/politica/genial-quaest-58-rejeitam-reeleicao-de-lula-em-2026/
Ciclone impulsiona frente fria pelo Sul nesta quarta-feira, 16
O tempo firme que predomina no Sul do Brasil será interrompido nesta quarta-feira, 16, pela chegada de uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical sobre o sul da América do Sul, como informa o site https://www.tempo.com/
.
O sistema avança a partir da Argentina e Uruguai e alcança o oeste e o sul do Rio Grande do Sul ainda pela manhã. A partir desse ponto, são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, além de rajadas de vento que podem atingir 90 km/h em áreas do centro-sul gaúcho.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil
em Oeste
Ao longo do dia, a frente fria se desloca sobre o Estado e amplia a nebulosidade e as chances de precipitação, especialmente no Oeste, Campanha, Sul e região Central do Rio Grande do Sul. Porto Alegre terá tempo mais fechado, com possibilidade de chuva fraca à noite. Santa Catarina e Paraná permanecem com tempo firme e variação de nuvens, sem previsão de chuvas.
A atuação do ciclone também impulsionará uma massa de ar frio que deve ganhar força a partir da quinta-feira, 17, e promover quedas acentuadas de temperatura em grande parte do centro-sul do país.
Os modelos meteorológicos mostram mínimas abaixo de 5°C nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e máximas que não superam 17°C em áreas do Paraná. A cidade de São Joaquim (SC) pode registrar mínima de 3°C.
Ciclone avança pelo Sul e traz chuvas intensas e rajadas de vento
No Centro-Oeste, o tempo segue estável e seco nesta quarta-feira. Campo Grande apresenta mínima de 17°C e máxima de 29°C. Em Cuiabá, os termômetros podem atingir os 34°C durante a tarde, com umidade relativa do ar abaixo de 30%, o que configura estado de atenção segundo a Organização Mundial da Saúde.
No norte do Mato Grosso, em Sinop, a temperatura também alcança os 34°C, sem previsão de chuvas. A mudança no tempo será mais perceptível a partir da quinta-feira, com a entrada da massa de ar frio vinda do Sul.
No Sudeste, o tempo permanece firme em quase todo o território nesta quarta-feira, com temperaturas amenas nas primeiras horas do dia e aquecimento progressivo à tarde. Em Belo Horizonte, a mínima registrada será de 10°C, com máxima de 23°C. Vitória terá mínima de 19°C e máxima de 24°C, com possibilidade de chuvas fracas po causa da maior umidade trazida pelos ventos do mar.
Em São Paulo, o dia começa com céu aberto e mínima de 10°C, mas a máxima chega aos 23°C. A partir do fim da tarde, o avanço da frente fria pode aumentar a nebulosidade no leste paulista, inclusive a capital, sem expectativa de chuva. No Rio de Janeiro, a previsão sugere temperaturas entre 17°C e 25°C, com variação de nuvens e possibilidade de chuviscos isolados.
No Nordeste, a faixa leste continua com alta nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas, especialmente em Salvador, Maceió, Recife e Natal. Em Salvador, as temperaturas oscilam entre 22°C e 25°C, com céu nublado e chuvas intermitentes. Em Maceió e Recife, o padrão é semelhante, com mínimas em torno de 22°C e máximas de 25°C.
Já o interior da região registra tempo firme e temperaturas mais elevadas. Barreiras, no oeste da Bahia, terá sol predominante e máxima de 32°C. A umidade relativa do ar permanece baixa no interior, especialmente no sertão nordestino.
A Região Norte apresenta padrão típico da estação, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva localizadas, especialmente nas faixas norte do Amazonas, Pará e em Roraima. Em Boa Vista e São Gabriel da Cachoeira, há previsão de chuva ao longo do dia, com máximas de 29°C e mínimas de 22°C.
Manaus deve registrar sol entre nuvens, com máxima de 32°C. Em Santarém, no oeste do Pará, o tempo também se mantém seco, com máxima de 32°C. Em contraste, Belém terá pancadas de chuva com máxima de 32°C e mínima de 25°C. Palmas continua sob forte calor, com previsão de máxima de 34°C e ausência de precipitações.

Nebulosidade e chuva prevista para a noite de quarta-feira, 16 | Imagem: Meteored
A imagem de satélite evidencia a entrada do ar frio no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o mapa mostra temperaturas mais baixas em comparação com o restante do território nacional, efeito do ciclone que atinge o Estado. Já o centro e o norte do Brasil seguem sob domínio de temperaturas elevadas, com áreas em vermelho intenso que representam máximas superiores a 34°C.
O mapa de umidade relativa do ar mostra baixos índices no interior do país, sobretudo entre o Centro-Oeste e o Nordeste, com destaque para áreas do Mato Grosso, Goiás e oeste da Bahia. A condição é propícia para desconforto respiratório e requer cuidados com hidratação e exposição solar prolongada.
A quarta-feira, 16, marca o começo de uma mudança nas condições meteorológicas no Brasil, provocada pela chegada de uma https://revistaoeste.com/brasil/frente-fria-e-ciclone-provocam-chuvas-no-sul-nesta-terca-feira-15/
associada a um ciclone extratropical. O fenômeno trará chuvas e ventos fortes principalmente para o Rio Grande do Sul, com impacto secundário no Sudeste e Centro-Oeste por causa da entrada de uma massa de ar frio.
No Norte e Nordeste, o padrão climático segue com instabilidades localizadas e predomínio de calor. A população do Sul deve permanecer atenta aos alertas de vento e chuva intensa ao longo dos próximos dias.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-182/o-pais-da-chuva/
, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/ciclone-impulsiona-frente-fria-pelo-sul-nesta-quarta-feira-16/
.
https://revistaoeste.com/brasil/ciclone-impulsiona-frente-fria-pelo-sul-nesta-quarta-feira-16/
Justiça anula cobrança de quase R$ 300 milhões contra o Corinthians
A cobrança de R$ 298,3 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) imposta ao https://www.corinthians.com.br/
, conforme decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública, publicada na quinta-feira 10.
O montante corresponde a impostos que o município buscava receber referentes ao período de 2015 a 2018.
No entendimento judicial, receitas provenientes de patrocínio, direitos de transmissão e publicidade estática não configuram prestação de serviços, argumento que foi aceito com base na defesa apresentada pela equipe jurídica do clube. Por isso, a cobrança municipal foi considerada inconstitucional.
Sentença ainda não é definitiva

A sede do Tribunal de Justiça de São Paulo | Foto: Divulgação/TJSP
O processo envolveu o Corinthians como autor contra a Prefeitura de São Paulo, questionando a natureza tributária de receitas entre 2015 e 2018.
O valor envolvido tem impacto relevante nas contas do clube, cuja dívida total ultrapassa R$ 2 bilhões, segundo o balanço financeiro mais recente.
No entanto, a sentença que beneficia o Corinthians ainda não é definitiva. O relator Marco Antonio Botto Muscari apontou que o caso vai passar por reexame obrigatório. A 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidirá se mantém ou reverte a decisão inicial.
Corinthians é o clube mais endividado do Brasil
Segundo um levantamento da Sports Value, divulgado em maio, a dívida do clube paulista chega a R$ 1,2 bilhão quando não se considera o valor referente à Neo Química Arena. Na lista total, o valor consolidado alcança R$ 1,9 bilhão.
A relação dos clubes mais endividados inclui Atlético Mineiro, com R$ 1,4 bilhão; Cruzeiro, com R$ 981,1 milhões; Vasco da Gama, com R$ 928,5 milhões; e São Paulo, com R$ 852,9 milhões.
Segundo a diretoria do Corinthians, dois fatores principais explicam o crescimento da dívida: cerca de R$ 400 milhões foram gerados pela atual gestão de Augusto Melo, enquanto outros R$ 300 milhões decorrem de juros acumulados a partir de compromissos anteriores.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/justica-anula-cobranca-de-quase-r-300-milhoes-contra-o-corinthians/
.
https://revistaoeste.com/brasil/justica-anula-cobranca-de-quase-r-300-milhoes-contra-o-corinthians/
Previsão do tempo: Norte terá temporais; Sul se prepara para frio intenso e geadas
A semana entre 14 e 21 de julho será marcada por extremos climáticos no Brasil. Segundo a previsão do tempo do https://portal.inmet.gov.br/
do país deve registrar temporais em áreas de Roraima, noroeste do Amazonas e litoral norte do Pará, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm.

Previsão de chuva acumulada de 14 a 21 de julho | Foto: Divulgação/ Inmet
Ao mesmo tempo, o https://revistaoeste.com/tag/regiao-sul/
e parte do Sudeste enfrentarão queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geadas em regiões de maior altitude.
As instabilidades devem se concentrar especialmente na chamada “Cabeça do Cachorro”, no Amazonas, e em áreas costeiras de Roraima. Em contraste, não há previsão de chuva para Acre, Rondônia, sul do Amazonas e Tocantins, regiões que devem registrar baixa umidade do ar, com índices abaixo de 30% a partir do dia 18. O mesmo cenário de tempo seco e ar seco se estende ao interior do Nordeste, ao Centro-Oeste e ao Sudeste.
Massa de ar polar derruba temperaturas, mostra previsão do tempo
No Sul do país, uma massa de ar frio deve avançar ao longo da semana, derrubando as temperaturas principalmente entre os dias 19 e 20. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná podem registrar mínimas abaixo de 6°C, com geadas previstas nas áreas serranas.
Em municípios como Vacaria (RS) e Lages (SC), as mínimas já caíram para - 0,7°C e 2,1°C, respectivamente, nos últimos dias.
+ Leia mais notícias de https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
As baixas temperaturas também devem atingir o centro-sul de Minas Gerais e São Paulo, onde os termômetros podem marcar menos de 10°C. Cidades do sudoeste da Bahia e sul do Tocantins também terão mínimas abaixo dos 12°C, como Correntina (BA), com 10,7°C, e Mateiros (TO), com 11,7°C.
Enquanto isso, as temperaturas máximas seguem elevadas no centro-sul da Região Norte, norte do Centro-Oeste e oeste do Nordeste. No sudeste do Amazonas, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, os termômetros devem passar dos 36°C, especialmente no dia 20. Já no leste do Nordeste, litoral do Sudeste e Centro-Oeste, as máximas não devem superar os 30°C.

Previsão de temperatura máxima para o dia 20 de julho de 2025 às 15h | Foto: Divulgação/ Inmet
A previsão também indica pouca chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Rio Grande do Sul deve receber até 30 mm em áreas do oeste e do litoral sul. Santa Catarina e Paraná devem registrar até 10 mm. No Sudeste, são esperados acumulados abaixo de 3 mm, limitados ao sul do Espírito Santo e à faixa litorânea do Rio de Janeiro.

Previsão de temperatura mínima para o dia (a) 19 e (b) 20 de julho de 2025 às 6h | Foto: Divulgação/ Inmet
.
Ataques contra mim nas redes tinham o desejo de fazer com que mudássemos a nossa postura legalista, diz Baptista Júnior
Ex-comandante da https://www.fab.mil.br/index.php
o brigadeiro Baptista Júnior disse, nesta terça-feira, 15, que foi vítima de supostos ataques nas redes sociais.
Baptista Júnior respondeu à pergunta da defesa de um réu do núcleo 4 se havia sido alvo de "pressão" no fim de 2022 e no começo de 2023. O período marca o anúncio da vitória de Lula em outubro, pelo Tribunal Superior Eleitoral, e a posse do petista meses depois. https://revistaoeste.com/politica/stf-volta-a-ouvir-testemunhas-sobre-suposto-plano-de-golpe-nesta-segunda-feira/
Nesse ínterim, manifestantes organizaram acampamentos ao redor do país para protestar contra o governo eleito. Posteriormente, o 8 de janeiro ocorreu.
"A sociedade está bastante doente com o radicalismo", disse. "Sem dúvidas, os ataques direcionados a mim tinham, em grande parte, o desejo de fazer com que mudássemos a nossa postura legalista. As tentativas serão sempre infrutíferas."
Quem é Baptista Júnior

O presidente Jair Bolsonaro e os comandantes das Forças Armadas, durante uma solenidade em Brasília | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Natural de Fortaleza, no Ceará, Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira em 3 de março de 1975.
Ele alcançou o posto de tenente-brigadeiro em 31 de março 2018.
O ex-comandante é filho do tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, que também foi comandante da hierarquia no período de 1999 a 2003.
O militar iniciou sua carreira na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e atuou como primeiro comandante do 2º/6º Grupo de Aviação.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-277/o-brasil-na-mira/
, artigo publicado na Edição 277 da Revista Oeste
.
Milei celebra inflação de 1,6% em junho, a menor desde 2020
O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou nesta segunda-feira, 14, a divulgação oficial da inflação de junho no país, que ficou em 1,6%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos. A marca representa o menor índice mensal desde o começo de seu mandato e foi saudada por ele com entusiasmo nas redes sociais.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/mundo/
em Oeste
Em publicação feita em sua conta oficial na plataforma X, Milei exaltou afirmou que a baixa na inflação é “festejada pelos argentinos de bem e chorada por toda a mandrilândia”, termo usado pelo presidente para se referir a seus opositores. A mensagem foi endereçada ao ministro da Economia, Luis Caputo.
Caputo destacou que a chamada inflação núcleo — indicador que exclui variações pontuais e sazonais — ficou em 1,7% no mês. De acordo com ele, este é o menor valor desde maio de 2020. “Se for excluído o efeito particular sobre o IPC nos https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/13845-estudo-evidencia-o-impacto-devastador-da-pandemia-para-micro-e-pequenas-empresas
, trata-se do menor registro desde janeiro de 2018”, afirmou.
Milei associa resultado à política econômica do governo
Ainda segundo o ministro, a variação de preços dos bens foi de 0,8%, a menor desde o começo da série histórica atual, que começou em janeiro de 2017. No segmento de https://revistaoeste.com/politica/projeto-proibe-prefeitura-de-sp-de-comprar-alimentos-do-mst/
e bebidas não alcoólicas, a variação foi de apenas 0,6% no mês, o que representa menos da metade da média registrada pelo índice geral de preços ao consumidor.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, a inflação no setor de alimentos e bebidas foi de 32,3% e ficou 7,1 pontos porcentuais abaixo da inflação geral, que atingiu 39,4% no acumulado de 12 meses.

O presidente da Argentina, Javier Milei | Foto: Casa Rosada - Divulgação
Trata-se da menor variação interanual desde janeiro de 2021. O país acumula, segundo os dados oficiais, 14 meses consecutivos de desaceleração na comparação com os mesmos meses do ano anterior.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-217/uma-ilha-de-liberdade-na-america-latina/
, reportagem de Amanda Sampaio e Carlo Cauti publicada na Edição 217 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/mundo/milei-celebra-inflacao-de-16-em-junho-a-menor-desde-2020/
.
https://revistaoeste.com/mundo/milei-celebra-inflacao-de-16-em-junho-a-menor-desde-2020/
O ‘azar de rebaixado’ já bate à porta do Timão
Você, leitor, certamente já ouviu essa: "Jogou mal, mas venceu com a famosa sorte de campeão". Pois então, na gélida noite deste domingo, 13, na Neo Química Arena, na zona leste da https://revistaoeste.com/tag/cidade-de-sao-paulo/
, o Corinthians conheceu o lado mais ingrato da moeda: o azar típico de quem flerta com o rebaixamento.
Olhe que o time, apesar dos pesares, não fez feio diante do bom https://www.redbullbragantino.com.br/
. Entrou ligado, mostrou disposição, criou chances reais de gol e empolgou a Fiel em alguns bons momentos.
Mas vocês sabem como é esse tal de futebol, não é mesmo? Logo no primeiro tempo, Cacá cometeu um pênalti infantil. Entendo toda a reclamação, mas, para mim, o zagueiro foi imprudente e assumiu o risco.
+ Leia mais notícias do https://revistaoeste.com/brasil/
em Oeste
Não se levanta a perna daquela forma dentro da área, minha gente. Para compensar, o próprio zagueiro buscou redenção — e até conseguiu. Foi dele o gol que deu ao Corinthians um fio de esperança, um sopro de alívio em meio a tanto sufoco.
https://www.youtube.com/watch?v=2ob5f2NHswc
O golpe final do Red Bull Bragantino contra o Corinthians
Mas aí veio o golpe final. No apagar das luzes, quando tudo levava a crer que o empate seria o placar final, surgiu Thiago Borbas para selar o destino da noite. Gol do Braga. E derrota do Timão diante de sua gente.
https://www.youtube.com/watch?v=otC36LDFVTw
É o tipo de roteiro que insiste em assombrar os times em crise. Convenhamos, torcedor: como confiar em dias melhores quando a temporada recomeça assim?
O Corinthians, hoje, vive perigosamente. Não tem gordura para queimar, não tem margem para erros. E o Z4 — como diria o outro — é logo ali.
Enquanto isso, o azar, que adora perseguir quem não se ajuda, parece cada vez mais à vontade no Parque São Jorge.
Leia também: https://revistaoeste.com/revista/edicao-270/gol-de-juiz/
, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 270 da Revista Oeste
O post https://revistaoeste.com/brasil/o-azar-de-rebaixado-ja-bate-a-porta-do-corinthians/
.
https://revistaoeste.com/brasil/o-azar-de-rebaixado-ja-bate-a-porta-do-corinthians/
Faroeste à Brasileira: assista ao programa de 14/7/2025
O programa Faroeste à Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, com apresentação de Tiago Pavinatto. Os comentários são de Ana Paula Rocha, Luís Artur Nogueira e Marcelo Suano. Convidados do dia: Capitão Telhada e Bianca Pagliarin.
https://www.youtube.com/watch?v=_9Ef-5PT_OI
Acompanhe os destaques desta edição do Faroeste à Brasileira
https://revistaoeste.com/politica/lula-faz-piada-com-tarifaco-e-promete-levar-jabuticaba-para-trump/
Gleisi diz que Bolsonaro mente ao comparar recurso do PT em 2018 à tentativa de golpe
Editorial do Estadão: Com "gabinete do ódio do bem", lulopetismo orquestra a produção de desinformação para atacar o Congresso
https://revistaoeste.com/no-ponto/governo-lula-reserva-r-75-milhoes-para-o-7-de-setembro-2/
Sob Lula, pagamento de Bolsa Família a estrangeiros cresceu 159%
https://revistaoeste.com/politica/governo-lula-nao-atinge-meta-de-alfabetizacao-infantil/
+ https://www.youtube.com/watch?v=GXcLsFl-Vl0&list=PLa6ZAwmKhIlploBxeQKb1PsUMD03j1tCx
e veja todas as edições do Faroeste à Brasileira
.









