Avatar
reiartur
e97aaffa4001ba5db86e7c6bfc4f97c4278415f487df1eb3b52edb4a2ebd765d
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin

A economia não é assim tão simples, não basta trocar uma moeda FIAT por outra. A moeda FIAT é uma fonte de financiamento do estado, em alguns países é a principal fonte de financiamento.

Ao perder a moeda, os governos serão obrigado a aumentar os impostos para compensar a perda gerada pelo fim da moeda. Não podemos ser ingénuos, os estados não vão reduzir as despesas, vão preferir aumentar os impostos.

Se houvesse a troca para o dólar, o povo teria que pagar a inflação do dólar e ainda teria de pagar impostos mais altos para financiar o seu governo.

Em suma, perde a moeda e começa a financiar 2 governos em vez de 1.

É exatamente isso.

Ao existir essa segurança extra, se houver algum problema, a culta será sempre da empresa que não implementou esse extra, e não da tecnologia.

A interessante manipulação da imprensa portuguesa.

A entrevista ao diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária, durou 58 minutos, em apenas 3 minutos (a partir do minuto 35) fala de criptoactivos. E na verdade nem criptoactivos são, são simples burlas de falsas corretoras.

Mas à Radio Renascença, só interessou destacar os criptoactivos, tanto do site, como na rádio ao longo do dia. O diretor também atacou a imprensa por compactuar com estes esquemas, ao aceitarem a publicidade, mas aqui a rádio ficou calada, não deu destaque. porque será?

https://www.youtube.com/watch?v=Ucbpe3uXKes

A vida por vezes é poética.

Em plena pandemia, nenhum político quis assumir a responsabilidade da coordenação, da logística e da vacinação a nível nacional, por isso motivo foi selecionado um militar, o Almirante Gouveia e Melo.

O Almirante foi o rosto nacional da logística da vacinação, tornou-se extremamente popular, a maioria da população respeita-o imenso.

Só que agora, o Almirante demontra algum interesse em ser candidato a Presidente da República. Só que ele é independente, não pertence a nenhum partido. Em Portugal, nos últimos 45 anos, nunca houve presidente independente.

O Almirante ainda não apresentou a sua candidatura, mas só a possibilidade de ser candidato, já está a colocar todos os partidos politcos em "pânico", porque existe uma forte possibilidade dos partidos políticos perderam o monopólio.

Agora estão todos os partidos a mobilizar-se, para evitar a sua candidatura, oferecendo mundo e fundo para ele não sair da marinha, para não ser candidato.

Os políticos criaram a personagem, agora a personagem vira-se contra eles. O feitiço virou-se contra o feiticeiro.

https://expresso.pt/politica/2024-11-28-gouveia-e-melo-quer-manter-se-livre-de-partidos-4b73d90a

Apesar de ter acontecido uma pequena correção nos últimos dias, o premium da MicroStrategy ainda está muito elevado.

O excesso de restrições ou regulamentações leva a este enviesamento no mercado. Como as empresas querem ter #bitcoin, mas como a regulamentação não autorizam, contornam a restrição por outras vias, a MicroStrategy é a predileta.

O meu grande receio é, se for necessário restituir capital aos investidores nos próximos anos, a MicroStrategy necessitará novo capital para rolar a dívida. Só que daqui 2 ou 3, possivelmente as empresas já poderão comprar directamente o bitcoin, já não necessitarão destes proxis que MicroStrategy disponibiliza.

Isto só será um problema se o preço do bitcoin não subir, por isso, é existe uma baixa probabilidade.

Depois da forte queda do real nos últimos dias, agora querem limitar a auto-custódia de stablecoins... isto não é um bom sinal para o Brasil.

São os primeiros sinais para políticas de controlo de capitais. Amigos brasileiros, se ainda têm bitcoin em exchanges, o melhor é colocar tudo em auto-custódia, antes que seja tarde demais.

As yields a 10 anos:

A Grécia está preste a ficar menor que a da França.

O EUA está a divergir das europeias, 4.25% para quem tem uma dívida de $36T, não será fácil nos próximos anos.

Interesse desafio:

Mas o melhor são os comentários, muitos preferiam 1 milhão. Não sei se é porque não sabem fazer as contas ou se é a teoria de marshmallow.

Esta sociedade tem uma alta preferência temporal, não resitem ao imediato.

Ontem circulou este gráfico, que demonstrava que os detentores de curto prazo venderam em pânico 54,6 mil BTC nas últimas 24 horas.

Só que segundo o Sani, isto pode ser um falso positivo, segundo a sua tese, isto pode ter acontecido devido à compras do Saylor.

Isto é um bom ponto de reflexão, com a entrada dos institucionais, de grandes players, de grandes custodiantes os dados on-chain podem gerar falsos positivos.

Não falando deste caso concreto, vamos a um exemplo: Imaginemos que a BlackRock tem outflows no seu ETF, pega num UTXO e envia para a Coinbase para liquidação. Só que esse UTXO era dos dias anteriores, mas os clientes da BlackRock venderam ETFs adquiridos em Março. Os dados fica com uma venda de STH, mas realidade eram LTH, também é considerados uma venda em prejuízo, quando na realidade foi uma venda altamente lucrativa, é um falso positivo.

Agora é necessário muito cuidado ao analizar os dados on-chain, estes gigantes custodiante, como não registam as transações on-chain, podem enviesar este tipo de estatísticas.

https://x.com/SaniExp/status/1861479801070199212

Algumas conclusões do Relatório de Estabilidade Financeira realizado pelo Banco de Portugal:

«o crédito à habitação representou 53,8% do rendimento disponível das famílias em Portugal»

É curioso, segundo o BP os custos com habitação representam ~54% do rendimento disponível dos portugueses mas depois para calcular o IPC só representa ~9%. 🤡

Assim é fácil chegar ao 2% de inflação!

O preço mediano ao m2 das casas subiu entre 5% e 6.6%. As rendas subiram ~11%, mas a inflação está nos 2%...

«Entre 2013 e 2022, licenciaram-se, em Portugal, 17 fogos por cada mil habitantes»

Somos os 4° pior da Europa, não admira estarmos com uma enorme crise no imobiliário.

«31% do parque habitacional português não tem ocupação permanente, sendo que 19% são habitações secundárias e 12% são habitações desocupadas.»

Querem moeda inflacionária, depois as pessoas protegem o seu património em outros ativos...

«No primeiro semestre de 2024, os compradores de imobiliário residencial não residentes representaram 6% do número de transações e 10% do montante.

O valor médio de aquisição de uma habitação de um comprador não residente (345 mil euros) manteve-se superior ao valor médio dos residentes (198 mil euros)»

Porque será que os jovens não conseguem comprar casa, constituir familia e ter filhos!?!?

«No primeiro semestre de 2024, os novos empréstimos à habitação (excluindo transferências) representaram 35% do montante de transações de habitação»

Num país onde a maioria da população e sobretudo os jovens não vive, apenas sobrevive. 65% da casas são pagas a pronto, são um produto financeiro, como uma proteção contra a inflação.

«O crescente interesse dos estrangeiros no mercado imobiliário português tem tido um natural impacto nos preços e na disponibilidade de habitação, especialmente nas grandes cidades e zonas turísticas. Os dados mais recentes do Banco de Portugal mostram que, este ano, os estrangeiros já investiram 2.550 milhões de euros no mercado imobiliário nacional, sendo que 39% deste montante foi investido entre julho e setembro.»

Somos um país para turistas e baixos impostos só para os estrangeiros.

https://www.bportugal.pt/publicacao/relatorio-de-estabilidade-financeira-novembro-2024

Existem muitos poucos btc/utxos comprados/movimentados quando o preço estava entre os $76864 e os $87104. É algo novo, nunca antes acontecido.

https://charts.bgeometrics.com/distribution_realized_price.html

O Saylor comprou os btc através de OTC, não provocou qualquer alteração nas reservas das exchanges.

Quem vendeu para a Saylor a ~$98k, pode agora fazer um bom lucro, comprando agora o btc a ~$92k.

Replying to Avatar CitizenPedro

Grande insight de facto.

Ainda hoje em dia o pessoal acha que é normal o preço das casas subir.

E vai continuar a achar durante muitos anos. Esse capital vai demorar a perceber.

Ainda assim parece-me claro que chegámos aos máximos históricos do preço das casas, e agora o capital vai fluir lentamente para o Bitcoin. O trabalho de pessoas incrível de pessoas como nostr:npub1v5k43t905yz6lpr4crlgq2d99e7ahsehk27eex9mz7s3rhzvmesqum8rd9 (isto é absolutamente genial) e nostr:npub13wl6gy2kp02zafh6vr8jfh58mzxxeza7as5mmx325xyq9x4z9rxqgpnp8z vai ajudando o pessoal a entender e a encontrar a estratégia para a transição sustentável de capital.

Porque essa é a beleza desta transição. Ninguém tem que perder.

Porque até agora ou acabava em guerra ou acabava com muito choro, agora as coisas podem ser um pouco menos dolorosas. A única coisa que muitos dos Portugueses que compraram casas caríssimas em preços máximos podem fazer é comprar Bitcoin lentamente e aproveitar da fuga do capital de outros sítios para o Bitcoin, de modo a cubrir as perdas que são inevitáveis.

Ou seja, 20 anos de inflação, sufocamento por inflação e transição económica. É isto ou quebra dramática, ou guerra.

A inflação é "mágica", cria uma ilusão nas pessoas, leva-as a acreditar que as casas e acções estão sempre a valorizar, mas na realidade não é isso que acontece, o único que ganha é o estado.

Provavelmente vamos passar por um longo período de inflação, porque é a única via para os estados não colapsarem.

E quanto maior for a inflação, menos acessíveis serão as casas. Os ricos e as classes médias de Portugal vão comprar casas como uma proteção contra a inflação, enviesando por completo o mercado. Ficando inacessível aos mais pobres ou aos jovens. As casas não podem continuar a ser activo financeiro, uma reserva de valor, tem que voltar aos seu "propósito" original, um local para as pessoas morar.

É essencial uma moeda não inflacionaria, uma reserva de valor, onde as pessoas guardem as suas poupanças, sem enviesar outros mercados.

Só o Bitcoin poderá resolver isto, mas vai demorar muitos anos, mas as pessoas vão compreender.

É claro que a perda de poder de compra é muito superior aos dados oficiais do IPC, no mínimo o dobro.

É curioso, comigo aconteceu algo similar, mas comigo estava relacionado com as casas, fazia-me muita confusão, ver as pessoas a conseguir vender as casas por valores mais altos, que ao valor de compra. Como era possível, uma casa usada e com alguns desgaste valer mais, de quando era nova.

Por quê as casas eram as únicas excepções, todos os restantes objectos usados ou em 2 mão eram mais baratos do que novos.

Lembro-me perfeitamente perguntar ao meu pai e ele não sabia responder, na altura ainda não existia internet, o conhecimento não era muito acessivel.

Só alguns anos mais tarde é que eu percebi que isto era a inflação.

Foi esta dúvida/curiosidade que despertou este interesse, por assuntos economicos e que me trouxe para o bitcoin.

Declarações de hoje de Mário Centeno, governador do Banco Central de Portugal e também membro do conselho de governadores do BCE.

«A inflação convergiu, está tão perto dos 2% como consegue estar. Estamos nos 2%, estatisticamente não há diferença entre 2,2% e 1,8%. Estamos lá. As taxas de juro tem de normalizar, que significa fazer regressá-las a território neutral»

«Onde fica o território neutral? À volta dos 2%, talvez um pouco abaixo dos 2%»

Desde quando, perder 2% de poder de compra ao ano é um terreno neutral... a meu ver só existe um terreno neural: os 0%

https://eco.sapo.pt/2024/11/25/bce-deve-cortar-taxas-para-territorio-neutral-nos-2-ou-um-pouco-abaixo-defende-centeno/

Que diferença absurda entre este ciclo e os anteriores.