Avatar
reiartur
e97aaffa4001ba5db86e7c6bfc4f97c4278415f487df1eb3b52edb4a2ebd765d
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin

«Aumentar as capacidades de defesa da NATO(OTAN) significa ir além do objetivo de 3%, diz Rutte»

Alguns líderes europeus, são mais ambiciosos, querem ir além, 4 ou 5% do PIB.

Portugal apenas gasta 1.5% do PIB em defesa, onde vai buscar os outros 2 a 3%, que faltam?

Os outros países também estão com o mesmo problema em mãos.

Recentemente o Almirante Gouveia e Melo, um possivel candidato à presidência da República portuguesa, disse:

«Mas o que interessa também ter despesas sociais se não tivermos país? Ou se tivermos que obedecer a uma autoridade exterior, ainda por cima, ditatorial? Portanto, isto é um conjunto de pesos e contrapesos que temos que medir»

Ou seja, cortar no estado social para financiar a defesa.

Por outro lado, outro possível candidato à presidência, Marques Mendes, tem um opinião contrária:

«O comentador e conselheiro de Estado falou sobre o país e a chaga da pobreza, mas também sobre o plano internacional e os desafios que se colocam em matéria de investimento na Defesa, excluindo, ainda assim, que essa aposta seja feita à custa do Estado Social.»

Gouveia e Melo é pragmático e Marques Mendes, é populista e é velha raposa da política, sabe bem com são os bastidores. Os políticos não vão fazer cortes, porque é impopular e isso resulta em perda de eleições.

Se o aumento do "investimento" na defesa é inevitável e ao mesmo tempo, não haverá cortes nas despesas dos estados, só nos resta um caminho, a impressão de dinheiro.

https://pt.euronews.com/my-europe/2025/01/13/aumentar-as-capacidades-de-defesa-da-nato-significa-ir-alem-do-objetivo-de-3-diz-rutte

Se isto, se confirmar, o ambiente para aqueles lados vai aquecer.

https://x.com/StratcomCentre/status/1879198318418665933

Discurso dos anos 80:

https://video.nostr.build/145f76fd95294c1deb6e202a93713ff3335c83bd7c229b3606fd4fcaed312cc2.mp4

Hoje em dia, faltam políticos que digam a verdade, falta pluralidade de opiniões.

Tanto da esquerda, como da direita, ninguém quer orçamentos equilíbrios, só querem aumentar os gastos.

O aumento dos gastos, consequentemente resulta em: aumento impostos ou desvalorização da moeda (inflação) ou ambas.

https://x.com/SamPancher/status/1878787696753283339

«Zuckerberg põe fim à verificação de factos no Facebook em nome da “liberdade de expressão”

Programa com especialistas em

desinformação vai terminar. Meta vai lançar um sistema de notas deixadas pelos utilizadores, copiando o X. Publicações sobre política serão mais recomendadas.»

Os políticos e os wokes estão com medo com as novas políticas do Facebook, mas o verdadeira preocupação, não é a proliferação das fakenews, é que vão perder o poder de censurar a verdade.

É impossível censurar só o "falso", a partir do momento que a censura existe, o "verdadeiro" também será censurar. Porque na maioria das situações, quem define o que é verdadeiro ou falso, é quem tem o dedo no botão da censura.

Nunca existirá liberdade de expressão e liberdade de pensamento, enquanto existir censurar.

https://www.publico.pt/2025/01/07/tecnologia/noticia/zuckerberg-poe-fim-verificacao-factos-facebook-nome-liberdade-expressao-2117896

Uma dúvida de um português, que está longe do Brasil:

Depois de tantos anos com o Pix em funcionamento, com uma adoção muito elevada, será que ainda existe papel-moeda suficiente em circulação?

Se uma percentagem elevada da população deixar de utilizar o Pix, vai faltar papel-moeda e o banco central não vai imprimir mais, para obrigar a utilização dos serviços digitais.

é um bom incentivo para a adoção do bitcoin. 😀

A paridade entre EUR e USD está cada vez mais próxima.

Replying to Avatar Alex Bit

Sim, os ETFs bagunçam um pouco a análise. A situação é similar aos endereços de exchanges, que fazem a custódia para milhares de clientes. Não há como saber por quanto tempo eles mantiveram as coins.

No caso do nostr:nprofile1qyt8wumn8ghj7etyv4hzumn0wd68ytnvv9hxgtcppemhxue69uhkummn9ekx7mp0qyw8wumn8ghj7mn0wd68yttsw43zuum9d45hxmmv9ejx2a30qywhwumn8ghj7mn0wd68ytnzd96xxmmfdejhytnnda3kjctv9uq3kamnwvaz7tmwdaehgu3wdaexzmn8v4cxjmrv9ejx2a30qyghwumn8ghj7mn0wd68ytnhd9hx2tcprpmhxue69uhhyetvv9ujucm4wfex2mn59en8j6f0qy2hwumn8ghj7un9d3shjtnyv9kh2uewd9hj7qgewaehxw309aex2mrp0yh8xmn0wf6zuum0vd5kzmp0qqsr7tx4dqexjzuusuw30wgr88y4pnj4ufe08du244mjgcdgpvsch5gch7d9k , para STH<1m é o saldo de BTCs de todos os UTXOs que tem menos de um mês de vida. Se o UTXO foi criado e não movimentado há mais do que um mês, o saldo dele já sai dessa conta e vai para a próxima categoria.

Não existe filtro para excluir ETFs ou exchanges. Até tentei fazer isso criando um banco de dados de endereços "famosos", usando o Rich List do Bitinfocharts, por exemplo, mas desisti. Esse é um jogo de gato e rato que não acaba nunca. Exchange e ETFs estão criando novos endereços e movimentando seus fundos diariamente, é um trabalho de investigação colossal.

O Sani Exp do twitter tenta fazer isso, ele é expert em identificar a titularidade de endereços, e mesmo ele não consegue identificar 100% dos endereços.

Sim, é verdade, isso é um jogo do gato e do rato.

É uma pena os gestoras de ETFs não disponibilizar os dados mais detalhados dos movimentos dos seus mercados, para podermos analisar como no on-chain. Esses dados são valiosos, eles querem a sua exclusividade, para proveitos próprios.

nostr:nprofile1qqsfmve553juc0mpqlkcglhvp0rvsd08dwjsvf05cxgqe09em7qgmygpr9mhxue69uhhyetvv9ujuumwdae8gtnnda3kjctv9uzmt9sj tenho uma dúvida, o Supply of Coins são dados referentes a todos utxos, ou existe algum filtro para não contabilizar uxtos de exchanges ou efts?

Esta recente queda do STH<1m, pode estar relacionado com os fortes outflows dos Efts nos últimos dias.

No caso do Fidelity FBTC, eles utilizaram nos outflows, utxos com 3 a 5 dias. Mas as datas do uxtos podem não corresponder com a real data da compra dos etfs pelos clientes. Podem ser clientes que compraram os etfs às vários meses, venderam ontem, eles são LTH, mas no gráfico ficam como STH.

Os Efts estão a enviesar os dados on-chain.

https://bitcoinisdata.com/supply/

«Pela primeira vez em uma década o Banco Central Europeu (BCE) não está a comprar obrigações do Tesouro dos países da área do euro. Esta situação marca o fim de uma era na política monetária europeia que teve início com as medidas não convencionais implementadas por Mario Draghi durante a crise da dívida soberana europeia.»

Agora falta saber, quanto tempo vão resistir, sem o QE?

https://eco.sapo.pt/2025/01/08/pela-primeira-vez-em-10-anos-o-bce-nao-esta-a-comprar-obrigacoes-dos-paises-da-zona-euro/

Pierre Poilievre, político pró-criptomoedas e chefe do Partido Conservador do Canadá, lidera as probabilidades do Polymarket sobre quem substituirá Justin Trudeau como primeiro-ministro depois que Trudeau anunciou sua renúncia na segunda-feira.

Em todo, começam a surgir os políticos pró-bitcoin, o bitcoin está a tornar-se cada vez mais mainstream, excepto em Portugal.

Que eu saiba, não existe um único político pró-bitcoin em Portugal, pelo menos, não o dizem publicamente.

Até em haters, temos poucos, apenas a Ana Gomes e Mariana Mortágua.

Certamente existirá políticos pró-bitcoin, mas porque o é que têm tanto receio de falar do assunto, publicamente.

Entretanto na Forbes:

«Nations States Turn To Bitcoin As A Strategic Reserve Asset

In 2025, bitcoin is no longer just a niche investment but a geopolitical asset. Governments and central banks around the world, from Washington to Zurich, are engaged in discussions about its role in national reserves. Bitcoin is emerging as a challenger to traditional reserve assets like gold and the U.S. dollar, with the potential to reshape the global monetary order.»

https://www.forbes.com/sites/digital-assets/2025/01/03/nations-states-turn-to-bitcoin-as-a-strategic-reserve-asset/

«A Comissão Europeia (CE) insistiu hoje que Musk tem direito à liberdade de expressão, mas avisou que irá analisar qualquer risco para a democracia face às próximas eleições na Alemanha ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais da UE.

"Existem certos limites, especialmente quando uma plataforma é utilizada ou abusada neste contexto", sublinhou o porta-voz da comunidade, Thomas Regnier.»

Já os nossos antepassados dizem:

Quem semeia ventos, colhe tempestades.

Os burocratas europeu criam burocracias com intuito de impedir a surgimento de empresas, sobretudo nas nova tecnologias. As startups são obrigadas a deslocalizarem-se para outras jurisdições, outras acabam por morrer.

Assim a Europa ficou para trás, ficou e fica dependente de terceiros. Esses terceiros, são donos das empresas e fazem delas o que lhe vai na real gana.

Hoje fala-se das redes sociais, daqui a meia dúzia de anos, o assunto será AI.

https://www.jn.pt/1723278278/lideres-europeus-alertam-que-musk-e-um-perigo-para-a-democracia/

Ana Cavalieri: “Em Portugal não existem números para comprovar ou negar qualquer ligação entre imigração e estado social ou criminalidade”

Esta frase define exatamente aquilo que eu penso sobre o assuntos das "Sensações" que assolou nos últimos meses em Portugal.

Estas "sensações" só existem porque não são divulgados dados concretos, não existem transparência, a verdade é escondida, qualquer que seja ela. O grande problema é não saber qual é a verdade.

Quando o governo dá ordem para esconder a verdade, não é bom sinal.

Não sei qual é o lado que tem mais razão, se a esquerda ou a direita, mas uma coisa é certa, a única perdedora é a verdade.

Estamos a viver num mundo de incerteza, onde se desconfia de tudo e de todos, a transparência é a única solução para tranquilizar as populações.

Só bloquear não funciona, porque é muito fácil criar perfis novos.

Imagina um bot a fazer comentários nos teus posts ou enviar-te dm, centenas ou milhares por minuto, todos de npub diferentes. Tinhas que bloquear, um a um, manualmente, era inviável. é impossível humanos manualmente bloquearem bots.

Aqui os bloqueios têm que realizados pelos relays.

Neste caso específico, eu acho que as intenções não são malignas, pode ser apenas um dev a testar o sistema.

Só nestes 3, eles recebeu 41 sats.

Como muito utilizadores não reparam que é bot, acabam por fazer o following, isto compromete o WoT e os filtros de segurança dos clients.

Hoje pode ser uma brincadeira/teste mas no futuro, alguém pode fazer algo mais crítico.