Avatar
𝑻𝒉𝒆 𝑫𝒂𝒓𝒌 𝑴𝒆𝒕𝒆𝒐𝒓 𝑭𝒓𝒐𝒎 𝑨𝒏𝒅𝒓𝒐𝒎𝒆𝒅𝒂³🌌☄️
f4fab6b656dc33511d23bf89024dcb17662db2056fb58a0e91a574e84c505510
✧・゚: * 𝓛𝓸𝓻𝓮𝓷𝓪 ✦ 12 anos *:・.*✧ ♡ ⋆˚˖° 로레나 • 2013.02.15*・. ݁₊☆ .*・。゚φ 1.6180339887498948 * ݁☆・* ‧₊˚ Todos são macacos, menos eu .˖᯽ ݁˖ ʜᴏʟᴅᴇʀ · ꜱᴇᴛ/2023 │ ɴᴏꜱᴛʀ · ʜᴀʟᴠɪɴɢ 2024 ᴘᴇʀꜰɪʟ ꜱᴇᴄᴜɴᴅáʀɪᴏ: nostr:npub1s4cq2jh5f9az4afmcyphw0xn79d7wy9lhegmpcfuqtvkmakj96uqwsttqz Lista de Brasileiros pra seguir: nostr:naddr1qqxx6vmyda68yamxvfuxwcspzamhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzv9hxgtczyr604d4k2mwrx5gaywlcjqjdevtkvtdjq4hmtzswjxjhf6zv2p23qqcyqqqf3vg8pxrj7 Chat público para brasileiros ou lusófonos no geral: 🇧🇷BRASIL/LUSÓFONOS🇵🇹🇦🇴🇲🇿🇨🇻 nostr:nevent1qqstfwcw27ske2lcq0pkcptwx9qdx0phvmzqhtglqy748250ldk9ktspzamhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzv9hxgtczyr604d4k2mwrx5gaywlcjqjdevtkvtdjq4hmtzswjxjhf6zv2p23qqcyqqqqq2q2u3d8p

Mecânicos de avião falam "Motor", mas jornalistas falam "Turbina". Falantes usam gestos, mas os surdos entendem.

A mensagem interessa mais do que a palavra.

O termo “anarquismo” vem do grego ἀναρχος (anarkhos), significando “sem governantes”. An (Sem), e Arkhê (Magistratura, Soberano, Reino...)

E mesmo que fosse um significado diferente, o que importa é a comunicação, a ideia e o contexto, não a origem. Fascismo é o melhor exemplo disso.

Sobre consentimento, a ética libertária defende que todos os indivíduos não podem iniciar agressão contra outros pacíficos.

Crianças muito novas ou pessoas com deficiência mental podem precisar de representantes e suporte, mas isso não legitima a violência ou agressão.

Replying to Avatar ish4k

ainda não li rothbard e prometi não discutir sobre o assunto antes de ler, mas ficam algumas dúvidas desde já aos amigos ancap:

1. eu mesmo já abandonei a dicotomia esquerda barra direita faz tempo, mas por quase toda minha vida me identifiquei como esquerda pois: anarquista. a razão lógica é que a anarquia foi um movimento bem anterior à dicotomia em si, logo: desta independente. de todo modo, a dicotomia nasceu na revolução francesa da maneira mais simples e besta possível: girondinos sentados à direita, jacobinos sentados à esquerda. jacobinos eram formados por anarquistas (não, nem existia socialismo nessa época), baixa burguesia e camponeses, e defendiam a queda do estado monarca. radicais extremistas, a globo dizia. girondinos, por sua vez, eram teoricamente liberais da alta burguesia e defendiam a manutenção do estado monarca (embora locke, pai do liberalismo, cem antes antes, defendesse a mínima interferência do estado na vida dos indivíduos, atuando apenas na mediação de conflitos e na defesa do direito à propriedade.) socialistas só foram aparecer dali a meio século e basicamente só foram defender o estado já com marx -- marx que se arrependeu disso e reviu suas ideias antes de morrer. a prática estado barra partido no socialismo só veio, após a frustração de paris, nos idos de 1910, ou seja, tem pouco mais de cem anos. conquanto anarquistas e libertários (expressão criada por um socialista, diga-se, joseph déjacque, em 1857, em carta ao mutualista pierre joseph proudhon -- talvez daí o fetiche de agoristas? não sei, outra dúvida) seguiram na peleja desde então, era uma peleja basicamente contra... a direita que, de fato, de girondinos, seguiram de mãos dadas ao estado e às corporações até se transmutarem no neoliberalismo dos monopólios privados e estatais de pinochet em diante (inclusive, o temer -- e o povo todo de davos). cenário no qual até entendo o surgimento de mises e rothbard, mas... não seria mais fácil (em especial, pra quem tanto se diz incomodado com novilínguas) ter resgatado o liberalismo de locke em vez de ficar criando confusão semântica entre anarquismo vs capitalismo, agorismo vs mutualismo etc e, principalmente, confusão em uma conversa com alguém da esquerda libertária em vez de somar? nunca li rothbard, mas já li bastante coisa do olavo de carvalho, pré-2005, em particular os textos dele sobre leibniz e spinoza pro meu projeto de mestrado. um dos livros dele que mais me marcou (e geral em brasília, segundo gilmar mendes) foi a tradução da dialética erística de schopenhauer ou: como vencer um debate sem ter razão. li quando tinha 20 anos e aprendi que é fácil chamar o temer de socialista pra impactar a multidão. mas ninguém (de direita ou de esquerda, desde que com um mínimo de instrução) vai te respeitar, e com razão. pois você estará recaindo em erística. tio olavo tá vendo. portanto, reitero: pra que inventar moda? pra dividir ainda mais e assim ficar mais fácil de ser conquistado?

2. dúvida número dois: anarquia significa "sem líder". se não há líder, não há autoridade. se não há autoridade, não há hierarquia. se não há hierarquia: como faz no capitalismo, que necessariamente pressupõe tudo isso? um chefe, um dono, um corporativista. todos no topo da cadeia hierárquica, todos figuras de liderança, de autoridade. aqui, sempre bom lembrar: mercado existe desde que o mundo é mundo, não se confunde com capitalismo nem liberalismo. e de novo: livre mercado é um conceito anarquista bem anterior ao capitalismo e ao liberalismo.

e é isso. modos. obrigado.

#asknostr

Vou responder em 3 partes.

1 - Esquerda e Direita:

Nõa Ipmorta as pavalras, se vcoe etendemu tduo, é ioss qeu ipmorta.

No contexto atual, a esquerda quer mais estado; direita, menos. Anarquistas originais (Anarcocomunistas) e anarcocapitalistas são "Libertários" e querem zero Estado, não apenas menos. Então sim, é limitante.

As palavras importam menos que a comunicação e o contexto. No fim, a mensagem é o que interessa.

2 - Liberalismo Clássico:

Liberalismo clássico é minarquista - Estado mínimo, não ausência total. Misturar isso com anarquismo (sem Estado) ou capitalismo (livre mercado sem interferência de Estado) não faz sentido.

Liberalismo é um nível de estatismo, e anarquismo é zero, não importa o lado.

3 - Anarquismo e Hierarquia:

Anarquismo não é sobre liderança, é sobre consentimento, e governos estatais desrespeitam, então são imorais. Liderança voluntária (chefe, condomínio, governo privado...) é aceitável.

Se você consentiu, é válido.

Se o sistema vira pra mim e diz, "não importa se tu passe 10, 15, 20 anos ou pra sempre sem votar, alguém sempre terá que assumir"

Então significa que no fim das contas o voto das pessoas não tem peso ou relevancia alguma

"Ah, mas votar é a possibilidade que voce tem de colocar uma pessoa com mais afinidade ideologica que a sua lá"

Então isso configura uma aposta, uma aposta muito desbalanceada, inclusive, porque eu ajudo o cara a ganhar no risco de que só depois que ele estiver lá dentro ele vai fazer alguma coisa de acordo com a nossa afinidade ideologica, mas se nao fizer também, não pega nada pra ele, ele não apostou nada de volta, ele nao tem compromisso de cumprir ao pe da letra o que ele prometeu, e eu vou ter que aceitar o que eles fazem do mesmo jeito

Então vamos fazer assim, já que a gente tem que aceitar de todo jeito o que o sistema faz, para de votar e tira seu cavalinho da chuva, porque você tem que entender que as coisas melhoram não por vontade politica, as coisas melhoram porque tem que melhorar mesmo, foi o caso da hiperinflação dos anos 80 e 90, das "privatizações" e da tirada da dilma, se o fernando henrique nao tivesse criado uma moeda menos pior, se nao tivesse "privatizado" e eles la nao tivessem tirado ela, qualquer outro teria vindo e feito tudo isso de boa, sinto muito lhe informar mas é verdade. Não é por causa de vontade politica, quando as coisas tem que mudar elas vão mudar de qualquer jeito, e qualquer coisa fora disso é da vontade deles, a gente não tem opinião relevante dentro disso, vai ficar alimentando uma palhaçada dessa até quando?

Excelente texto. Uma pena que a maioria estatistas que ler isso nunca vai aceitar.

Mas, reforça, e quem sabe, convence alguns libertários que acreditam em soluções políticas

O fato é que a Suíça tem um grande histórico de asilo à perseguidos políticos, e essa empresa KPMG é extremamente descentralizada e independente.

Então, achar e pegar ele nessa situação seria bem difícil (Se for esse o caso). E mesmo pegando, não vão receber 1 centavo dos Bitcoins.

Não sei em que momento da história ocorreu essa distorção na palavra "Progressismo"/"Progressista". Deveria ser alguém que apoia o avanço, a evolução, o progresso, e outros significados sinônimos.