Meu problema com outras tokens é que, no fim, tudo é uma espécie de falcatrua, bro… sorry a quem gosta disso, mas a real é essa — não tem como ficar passando pano.
Todo mundo sonha em poder criar dinheiro. E todos esses projetos, no fundo, se baseiam nesse sonho. Se não fosse assim, usariam o Bitcoin como moeda do projeto deles. Mas por que insistem em criar o próprio dinheiro? Pra ter controle. Porque não existe nada mais lucrativo do que criar dinheiro do nada e tentar empurrar nos outros a ideia de que isso tem valor.
Eles acabam fazendo qualquer coisa pra dar uma falsa ilusão de valor — nem que seja por um curtíssimo espaço de tempo —, que é justamente quando desovam na cabeça da galera o que criaram e armazenaram antes que os outros pudessem fazê-lo. E assim a história se repete.
Então, eu até aceito o USDT/C, porque não tem jeito: a volatilidade do BTC atrapalha os negócios. E o USDT/C tem capilaridade global e efeito de rede — isso tem valor, não é simples de conseguir. Mas, de resto, pra mim, todos os tokens são, em última instância, um golpe. E o criador deles, no fundo, sabe disso.
E não, não são como ações de uma empresa, pq ação não é usada como dinheiro. Se fosse como ações e fossem negociados em bitcoin, até vá… mas não é isso, pq isso não daria dinheiro aos criadores. O que dá grana é empurrarem aquilo que criaram de graça por valor alto… e os projetos na maioria das vezes são financeiramente inviáveis, são só um disfarce para tentar dar credibilidade para o token.
Essa é minha opinião. Não to aqui pra ofender ninguém mas é o que penso em relação a tudo que não é bitcoin.
E ainda por cima eles tiram energia do único ativo que pode vencer os governos, que é o bitcoin. Então tem mais essa ainda.