Replying to ENSA arcaica

Qual o problema de chamar um unitário ou deísta de irmão? É por essas e outras coisas que os cristãos geralmente levam fama de esnobes e são odiados pelo mundo.

A humanidade é uma família em Deus segundo a carne, só você lê a genealogia de Lucas que remonta a origem divina de qualquer ser humano e você não acredita nisso?

Antes que você me chame de herege, não estou dizendo que haverá salvação universal. Creio como está escrito em Gálatas, os filhos espirituais é que herdam embora todos sejam filhos.

Pelo menos o contexto de familia carnal é certo. Para que considerar ou não alguém como um irmão em Cristo é algo muito mais complicado, para isso eu tenho que ter duas certezas: que eu e a pessoa passamos pelo novo nascimento, você pode até estar convicto do teu, mas existe uma forma objetiva de verificar que alguém passou por essa experiência? Para o reformado é ainda mais desafiador por conta do conceito de "graça evanescente" que afirma que nem todo mundo que parece um cristão genuíno é um de fato.

Se, por um lado não dá pra afirmar que alguém nasceu de novo, não dá para afirmar que alguém que está procurando servir a Deus com seu conhecimento limitado não nasceu. Por definição deístas nem se preocupam em buscar a experiência do novo nascimento porque julgam ser impossível ter um relacionamento com Deus, quanto mais ser considerado seu filho, mas como dizer que Deus não fez novas criaturas daqueles com os quais você não concorda com as doutrinas?

Eu não vejo problemas em acreditar que os reformados são criados em Deus, mas pelo que estou lendo submetendo que você acredita que nenhum adventista nasceu de novo. Você tem esse direito, mas aí eu te devolvo apergunta: qual de nós dois é o exclusivista aqui? É no mínimo irônico eu ser acusado pejorativamente de remanescente (exclusivista - os únicos que vão ser salvos) por alguém que nem acredita que eu seja filho de Deus. Soa até engraçado se não fosse incoerentemente trágico.

Qual o problema de chamar um unitário de irmão? Essa é uma pergunta séria?

Agora entendi o motivo de você suavizar o termo Seita. Se você chama de irmão quem nega a divindade de Cristo você está mais longe da Ortodoxia do que eu pensei.

E pior, está indo contra a Escritura já que o Senhor Jesus afirmou que os judeus que não acreditassem que ele era Deus morreriam e seriam condenados pelos seus pecados (João 8:24).

Sobre a questão de quem é de fato eleito, eu não sondo o seu coração, nem o de ninguém então eu não sei quem é de fato regenerado. Só Deus sabe. É por isso que devemos pregar o Evangelho a todos.

Evangelho esse que diz que Deus enviou seu proprio filho para salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

A crença na Trindade Divina e a da Divindade de Cristo já aparece no Credo Apostolico, logo é uma crença Ortodoxa. Então eu não considero cristão um unitário ou qualquer um que negue a Divindade do Senhor Jesus (Testemunhas de Jeová fazem, por serem Arianos).

Mas por qual motivo você pregaria o Evangelho a um Deísta, já que você já o considera um irmão? É por qual motivo você pregaria o Evangelho a um Deísta? E por necessidade lógica, a um Católico, Espírita, ou Muçulmano?

Se pra você todos são filhos de Deus mesmo que não saibam o que isso significa, eu entendo que você não tem muita noção de Teologia Bíblica.

Você claramente defendem a heresia do Universalismo, ainda por cima, tentou justificar essa heresia com um texto de Gálatas e depois negou que estava afirmando o Universalismo. Você também não deve ter muita noção do que seria uma contradição e como funcionam as leis da Lógica.

Na verdade eu tenho dificuldade de entender o que de fato você defende. Você não é claro em nada. Parece não ter convicção de nada.

Leia 1 João e perceba que o Apóstolo João repete várias vezes que não existe neutralidade, ou você é filho de Deus ou é filho do Diabo (1 João 3).

Uma coisa você é muito bom: Esconder o proselitismo adventista em relação às suas crenças sectarias.

Como afirmei antes, Adventistas falham em não separar Igreja Universal (ou invisível) de Igreja Local ou Visível (ou denominação).

Enquanto você não responder a esta objeção eu vou continuar chamando a IASD de Seita.

Você se rejeita a argumentar contra, eu não sei motivo. Mas me chamar de sectario ou exclusivista por ser Reformado não é um argumento.

Você está fugindo da questão desde o começo.

Por isso, a única coisa que eu posso afirmar com certeza é que você é de fato um Adventista do Sétimo Dia.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Entendo seu ponto de vista.

Considere algumas coisas...

Deus é pai de Adão e nosso ascendente na escala biológica, o evangelista é claro nisso, mesmo que Moisés escreveu que Sete nasceu à imagem e semelhança de Adão e não mais de Deus como foi no caso de Adão mesmo, nada muda o fato de que Sete e até mesmo Abel e Caim eram filhos (ou netos) de Deus. Mas é comum chamarmos um ancestral longínquo de pai, as nomenclaturas "filhos de Israel, de Abraão, filho de Davi, filhos de Amon, entre outras eram usadas por muitas gerações por seus descendentes.

O universalismo da salvação se exclui pelo fato que não se herda o Reino meramente por descendência biológica, é preciso nascer de novo espiritualmente, o que equivaleria a aceitar e viver consoante sua real filiação. Note que um os escritos apostólicos também falam em alguns momentos sobre filhos bastardos, não negando que sejam filhos, mas porque não aceitaram. Esses não serão obrigados a viver com Deus em Seu reino. É escolha respeitada (bem arminiano isso).

Mas o conceito bíblico de adoção não contradiria isso? A adoção é uma metáfora também, considerando um contexto de quem vive alheio à uma família e é inserido nela por uma ação com efeito legal. O filho adotivo legalmente é como o legítimo.

Assim sendo, qualquer pessoa é filho de Deus biologicamente e aqui nem entro no mérito de quais doutrinas as pessoas crêem ou deixam de crer. A questão é se essas pessoas querem ser filhos espirituais pelo novo nascimento, muitos nem querem ser.

Filhos do diabo são pessoas com as convicções do diabo, que pensam e agem como ele agiria de forma sistemática, é pecar impenitentemente.

O conceito de igreja visível e invisível está presente na literatura assim como o conceito de Igreja de Deus ser mais abrangente que só a Igreja Adventista do Sétimo Dia, acho que você sabe disso. Não é porque um conhecido adventista declarou que a igreja adventista é a única que será salva que isso implica em como a organização adventista entende a questão pela Bíblia.

Dizer que a Igreja Adventista ensina a verdade não é sinônimo perfeito de dizer que somos donos da verdade afinal todos nós pecamos contra a verdade que conhecemos. A verdade é Deus e Sua Palavra, e referente a ela estamos na mesma posição que qualquer pessoa no mundo, ou aceitamos ou rejeitamos, com a consequência dessas escolhas (bem arminiano isso).

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZm29KQAKCRBY6yqXEQ+hxV8XAP9JYrdtXAe807cXDgSc8Uz46G5X

oRVuNZ0bWtxfMkYUyAD+JbH+Em1SK3H9n2+T1FUFCQkxnN47XJKbVYRi/ftd6AI=

=T78O

-----END PGP SIGNATURE-----