Replying to Avatar Otavio

Sobre 'Existirem muitos adventistas equivocados em suas crenças que são um desfavor para a causa, como também existirem críticos da sua fé que distorcem os ensinos e costumes atacando doutrinas, ritos e medidas administrativas sem entender, com ponto de vista limitado', Isso também acontece em relação ao Calvinismo. E é cada bizarrice!! Mas eu ignoro. Pessoas afirmam qualquer coisa por aí e é fácil identificar quando alguém está atacando a Teologia Reformada só para aparecer ou quando alguém está fazendo teologia e argumentando contra o Calvinismo.

Também é importante identificar quem está afirmando A ou B. Se é um ateu, progressista, arminiano, católico ou até outro calvinista falando asneira.

Em todo caso, cristãos genuínos sempre irão defender Doutrinas Bíblicas, Doutrinas essas que passam no crivo da Ortodoxia. Se você desconsiderar isso vai acabar chamando um Unitário ou Deísta de irmão. Daí fica complicado entender o conceito de Evangelismo para um Adventista. E como um Adventista vê cristãos de outras Tradições/Denominações.

E essa recusa em expor esses conceitos podem gerar distorções e mal entendidos. Então, ao invés de dizer "Você não estudou as Doutrinas Adventistas como deveria" você poderia expor essas Doutrinas.

Ficar afirmando que as pessoas distorcem as Doutrinas Adventistas, ou que existem Adventistas despreparados, não explica o motivo de não haver Teólogos Adventistas expondo essas Doutrinas de forma clara e pública.

Você mesmo não fez questão de explicar e também não disse diretamente que eu expus de forma equivocada essas Doutrinas. Apenas disse que acredita que elas são bíblicas. E isso até Mormons e Testemunhas de Jeová dizem.

O que eu quero dizer é o seguinte: Se você crê de verdade no que está no Nisto Cremos sobre a Igreja Remanescente, a implicação lógica dessa crença é a de que somente quem faz parte da IASD é verdadeiramente cristão. E essa crença tem semelhanças com o Romanismo.

Talvez seja por isso que há um esforço de muitos Adventistas para convencer membros de Igrejas que adotam o Domingo como Dia do Senhor para saírem dessas igrejas e migrarem para a IASD. Tem vídeo no YouTube sobre isso. Infelizmente você não irá admitir esse proselitismo velado, mas isso já é esperado.

Qual o problema de chamar um unitário ou deísta de irmão? É por essas e outras coisas que os cristãos geralmente levam fama de esnobes e são odiados pelo mundo.

A humanidade é uma família em Deus segundo a carne, só você lê a genealogia de Lucas que remonta a origem divina de qualquer ser humano e você não acredita nisso?

Antes que você me chame de herege, não estou dizendo que haverá salvação universal. Creio como está escrito em Gálatas, os filhos espirituais é que herdam embora todos sejam filhos.

Pelo menos o contexto de familia carnal é certo. Para que considerar ou não alguém como um irmão em Cristo é algo muito mais complicado, para isso eu tenho que ter duas certezas: que eu e a pessoa passamos pelo novo nascimento, você pode até estar convicto do teu, mas existe uma forma objetiva de verificar que alguém passou por essa experiência? Para o reformado é ainda mais desafiador por conta do conceito de "graça evanescente" que afirma que nem todo mundo que parece um cristão genuíno é um de fato.

Se, por um lado não dá pra afirmar que alguém nasceu de novo, não dá para afirmar que alguém que está procurando servir a Deus com seu conhecimento limitado não nasceu. Por definição deístas nem se preocupam em buscar a experiência do novo nascimento porque julgam ser impossível ter um relacionamento com Deus, quanto mais ser considerado seu filho, mas como dizer que Deus não fez novas criaturas daqueles com os quais você não concorda com as doutrinas?

Eu não vejo problemas em acreditar que os reformados são criados em Deus, mas pelo que estou lendo submetendo que você acredita que nenhum adventista nasceu de novo. Você tem esse direito, mas aí eu te devolvo apergunta: qual de nós dois é o exclusivista aqui? É no mínimo irônico eu ser acusado pejorativamente de remanescente (exclusivista - os únicos que vão ser salvos) por alguém que nem acredita que eu seja filho de Deus. Soa até engraçado se não fosse incoerentemente trágico.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Qual o problema de chamar um unitário de irmão? Essa é uma pergunta séria?

Agora entendi o motivo de você suavizar o termo Seita. Se você chama de irmão quem nega a divindade de Cristo você está mais longe da Ortodoxia do que eu pensei.

E pior, está indo contra a Escritura já que o Senhor Jesus afirmou que os judeus que não acreditassem que ele era Deus morreriam e seriam condenados pelos seus pecados (João 8:24).

Sobre a questão de quem é de fato eleito, eu não sondo o seu coração, nem o de ninguém então eu não sei quem é de fato regenerado. Só Deus sabe. É por isso que devemos pregar o Evangelho a todos.

Evangelho esse que diz que Deus enviou seu proprio filho para salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

A crença na Trindade Divina e a da Divindade de Cristo já aparece no Credo Apostolico, logo é uma crença Ortodoxa. Então eu não considero cristão um unitário ou qualquer um que negue a Divindade do Senhor Jesus (Testemunhas de Jeová fazem, por serem Arianos).

Mas por qual motivo você pregaria o Evangelho a um Deísta, já que você já o considera um irmão? É por qual motivo você pregaria o Evangelho a um Deísta? E por necessidade lógica, a um Católico, Espírita, ou Muçulmano?

Se pra você todos são filhos de Deus mesmo que não saibam o que isso significa, eu entendo que você não tem muita noção de Teologia Bíblica.

Você claramente defendem a heresia do Universalismo, ainda por cima, tentou justificar essa heresia com um texto de Gálatas e depois negou que estava afirmando o Universalismo. Você também não deve ter muita noção do que seria uma contradição e como funcionam as leis da Lógica.

Na verdade eu tenho dificuldade de entender o que de fato você defende. Você não é claro em nada. Parece não ter convicção de nada.

Leia 1 João e perceba que o Apóstolo João repete várias vezes que não existe neutralidade, ou você é filho de Deus ou é filho do Diabo (1 João 3).

Uma coisa você é muito bom: Esconder o proselitismo adventista em relação às suas crenças sectarias.

Como afirmei antes, Adventistas falham em não separar Igreja Universal (ou invisível) de Igreja Local ou Visível (ou denominação).

Enquanto você não responder a esta objeção eu vou continuar chamando a IASD de Seita.

Você se rejeita a argumentar contra, eu não sei motivo. Mas me chamar de sectario ou exclusivista por ser Reformado não é um argumento.

Você está fugindo da questão desde o começo.

Por isso, a única coisa que eu posso afirmar com certeza é que você é de fato um Adventista do Sétimo Dia.

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Entendo seu ponto de vista.

Considere algumas coisas...

Deus é pai de Adão e nosso ascendente na escala biológica, o evangelista é claro nisso, mesmo que Moisés escreveu que Sete nasceu à imagem e semelhança de Adão e não mais de Deus como foi no caso de Adão mesmo, nada muda o fato de que Sete e até mesmo Abel e Caim eram filhos (ou netos) de Deus. Mas é comum chamarmos um ancestral longínquo de pai, as nomenclaturas "filhos de Israel, de Abraão, filho de Davi, filhos de Amon, entre outras eram usadas por muitas gerações por seus descendentes.

O universalismo da salvação se exclui pelo fato que não se herda o Reino meramente por descendência biológica, é preciso nascer de novo espiritualmente, o que equivaleria a aceitar e viver consoante sua real filiação. Note que um os escritos apostólicos também falam em alguns momentos sobre filhos bastardos, não negando que sejam filhos, mas porque não aceitaram. Esses não serão obrigados a viver com Deus em Seu reino. É escolha respeitada (bem arminiano isso).

Mas o conceito bíblico de adoção não contradiria isso? A adoção é uma metáfora também, considerando um contexto de quem vive alheio à uma família e é inserido nela por uma ação com efeito legal. O filho adotivo legalmente é como o legítimo.

Assim sendo, qualquer pessoa é filho de Deus biologicamente e aqui nem entro no mérito de quais doutrinas as pessoas crêem ou deixam de crer. A questão é se essas pessoas querem ser filhos espirituais pelo novo nascimento, muitos nem querem ser.

Filhos do diabo são pessoas com as convicções do diabo, que pensam e agem como ele agiria de forma sistemática, é pecar impenitentemente.

O conceito de igreja visível e invisível está presente na literatura assim como o conceito de Igreja de Deus ser mais abrangente que só a Igreja Adventista do Sétimo Dia, acho que você sabe disso. Não é porque um conhecido adventista declarou que a igreja adventista é a única que será salva que isso implica em como a organização adventista entende a questão pela Bíblia.

Dizer que a Igreja Adventista ensina a verdade não é sinônimo perfeito de dizer que somos donos da verdade afinal todos nós pecamos contra a verdade que conhecemos. A verdade é Deus e Sua Palavra, e referente a ela estamos na mesma posição que qualquer pessoa no mundo, ou aceitamos ou rejeitamos, com a consequência dessas escolhas (bem arminiano isso).

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZm29KQAKCRBY6yqXEQ+hxV8XAP9JYrdtXAe807cXDgSc8Uz46G5X

oRVuNZ0bWtxfMkYUyAD+JbH+Em1SK3H9n2+T1FUFCQkxnN47XJKbVYRi/ftd6AI=

=T78O

-----END PGP SIGNATURE-----

Agora vou expandir o argumento.

Você não aceita a definição de Seita dentro da Ortodoxia Protestante. Por que?

Por exemplo a Confissão Belga em seu artigo 27 diz:

"Cremos e confessamos uma só igreja católica ou universal. Ela é uma santa congregação e assembléia dos verdadeiros crentes em Cristo, que esperam toda a sua salvação de Jesus Cristo, lavados pelo sangue dEle, santificados e selados pelo Espírito Santo. Esta igreja existe desde o princípio do mundo e existirá até o fim."

Ou seja, a CB deixa claro que a Igreja verdadeira é a Igreja Universal (ou Invisível). Agora o que significa "O Remanescente" na Declaração de Fé da IASD? Você não explica.

O Remanescente e sua Missão:

"A igreja universal se compõe de todos os que verdadeiramente creem em Cristo; mas, nos últimos dias, um tempo de ampla apostasia, um remanescente tem sido chamado para guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus."

Isso significa o que? Que a Igreja verdadeira no futuro irá guardar o Sábado? Você nunca explica.

Outra objeção que Adventistas não respondem é sobre Ellen White e o Sola Scriptura. Não não explicam o que significa "Sola Scriptura" para um Adventista e não apresentam o conceito Protestante de Sola Scriptura.

Por exemplo, a CFW Artigo. Cap. VI diz:

"Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela."

Alguém que não é Adventista consegue ver claramente ou deduzir logicamente das Escrituras que "O Dom de Profecia é uma característica da igreja remanescente e que foi manifestado no ministério de Ellen G. White" como afirma a declaração de Fé deles?

Responda, defenda sua tradição.

Ainda sobre Ellen White, diz a declaração de Fé deles:

"Seus escritos falam com autoridade profética e proveem consolo, orientação, instrução e correção para a igreja."

Quer dizer que os Escritos de Ellen White servem de consolo, orientação, instrução e correção para a Igreja praticamente da mesma forma que Paulo descreve A Escritura em 2 Tm 3:16? Você pode explicar se é isso mesmo?

"Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência."

Ok então, o adventista sabe que a Bíblia é o Padrão porque os escritos de Ellen White tornam claro?????? Você não definiu Sola Scriptura então não tem como saber o grau de autoridade dos escritos de Ellen White comparado à Autoridade das Escrituras.

https://www.adventistas.org/pt/institucional/crencas/

Vou te dar mais uma chance. Se você não responder, encerro por aqui. Estou sem tempo para perder com sofistas.

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Você só está perguntando agora, irmão.

De forma breve:

IGREJA VISÍVEL E REMANESCENTE

A palavra remanescente é muito usada na Bíblia, mas vou citar só Apocalipse 12:17, é uma profecia para o tempo do fim na interpretação historicista que fazemos da Bíblia.

Esse remanescente restou do quê? Da perseguição de 1260 anos que sofreu. Essa profecia está falando dos fieis a Cristo no meio da apostasia geral, isso inclui obviamente a igreja reformada, ela também é considerada biblicamente parte desse remanescente. Estamos falando de remanescentes que tem a fé de Jesus. Ao longo dos séculos alguns cristãos não estavam dispostos a aceitar luz da Bíblia apegando-se a fé dos líderes antigos, não a fé de Jesus. Uma citação é atribuída a Lutero e onde ele diria que Deus iria continuar revelando mais coisas em Sua Palavra, mas muitos escolheram a fé dos reformados assim como a igreja romana escolheu a fé nos pais da igreja.

Podemos dizer que um dia os reformados tiveram a fé de Jesus pura, toda a fé de Jesus que Ele tinha derramado sobre Seus filhos aqui na terra, mas aquela porção de fé não era definitiva e total, e em algum momento as pessoas disseram: Basta! E Deus procurou outras pessoas para continuar derramando Seu dom de fé.

Quem sou eu pra julgar a fé de todos os cristãos, eu mesmo que sou tardio em crer como os discípulos da estrada de Emaús! A questão é que, especialmente depois de 1844, muitos sinceros irmãos escolheram deliberadamente limitar a atuação de Deus em sua fé pessoal.

Deus abriu o livro de Daniel e Apocalipse para o entendimento de todos, mas nem todos estavam preparados para olhar para o que estava acontecendo no Céu, a mensagem do Santuário e o do Juízo e a Lei de Deus.

Deus mostrou claramente que o movimento do grande desapontamento é profético e levantado por Ele para ser instrumento para disseminar a fé de Jesus ao mundo incrédulo e aos cristãos também.

Deus fez questão de deixar claro que a Sua Igreja é muito maior do que o que se resume nos membros do adventismo, aqui temos o conceito da igreja invisível.

SÁBADO E O MUNDO CRISTÃO

O mundo é chamado a adorar a Deus e obedecer seus mandamentos, o que inclui o sábado da criação (porque Deus criou) e do livramento (porque Deus libertou).

A questão é que um dia será exigido a observância do domingo por autoridades seculares em associação com religiosos, o contraste entre o poder humano exercito para forçar a consciência e a liberdade do mandamento graciosamente dado por Deus será visto e os todos que obedecerem essa legislação humana não poderão dizer que não sabiam, estão sendo servos de homem, aquele mesmo homem que João se refere, a quem pertence um certo número.

Hoje ninguém tem a marca e o número desse homem, mas todos que a receberem vão receber sabendo que é uma marca humana em contraposição ao sinal, selo e marca de Deus que recebem os que tem o Espírito Santo, pois a Lei é espiritual e a carne não pode satisfazer seus requisitos, só o Espirito.

ELLEN WHITE E SOLA SCRIPTURA

É engraçado, se você pesquisar na internet verá centenas de artigos sobre sola scriptura no contexto de Ellen White. Eu recomendo que veja os artigos e vídeos do pastor Alberto Timm, responsável pelo Centro White na América Latina.

Depois da sugestão, vou responder essa questão da forma mais simples que talvez você até se admire com a resposta.

A Bíblia fala que o dom de profecia era comum no primeiro século, e o último escritor da Bíblia disse claramente para testar os espíritos, se procedem de Deus, porque realmente havia profecias de Deus. Então fica a simples conclusão, quando Deus enviava profecias que não entrava no cânon elas, apesar de não serem parte integrante da Bíblia, eram respeitadas por toda a comunidade de crentes.

A única questão a ser respondida primeiro seria se o espírito que fala é ou não proveniente de Deus, porque segundo a Bíblia, o dom de profecia se estende até o fim dos tempos.

Paulo é profeta? Deus falou por ele? Cremos que sim, mas isso não é tão óbvio para um judeu que vai tê-lo por falso profeta e rejeitar seus escritos.

Deus impressionou Ellen White a escrever o que chamamos de "Série Conflito", que narra os acontecimentos bíblicos de Gênesis ao Apocalipse com referências aos versículos. Deve ser nesse sentido que ela afirma ser uma luz menor que leve as pessoas a estudar a Bíblia.

Ela não era comentarista bíblica, teóloga, não temos uma teologia Whiteana, como existe a Calvinista, Agostiniana, Wesleyana, etc, acho que eles não sofrem tanta perseguição porque não foram profetas, até onde eu sei.

A existência de profetas não destrói o princípio de sola scriptura, isso é uma falácia.

ELLEN WHITE E A PERCEPÇÃO BÍBLICA

É possível deduzir que Ellen White era profetisa biblicamente?

O próprio Deus deixou registrados algumas características de um profeta verdadeiro:

O que ele falar deve acontecer, ele deve falar coerentemente de acordo com as Escrituras, o profeta fica sem respiração quando está em visão sem danos cerebrais mesmo depois de horas sem fôlego. O profeta também deve ter bons frutos na vida.

Se estudar sua história e seus escritos você será capaz de tirar suas próprias conclusões.

RAZÃO DAS PROFECIAS

Em 1 Co 14 Paulo fala que a profecia promove instrução. Vamos ver exemplos de profecias no Antigo Testamento? Débora fez uma profecia para animar Baraque a enfrentar Sisera, o profeta Natã fez uma profecia sobre as consequências dos pecados de Davi para repreendê-lo.

Se a profecia é uma mensagem de Deus, é claro que ela vai ter uma função para fortalecer a espiritualidade das pessoas, advertir, etc. Exatamente como faz a Bíblia.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZm3RZgAKCRBY6yqXEQ+hxSuZAP0QEkE4/SzxymQSoJB23dRy/AtQ

24iZO4u2BbDcfWxWEwD/cDUJaKs8tKFwUi2JTb/LeXy/0YjLzTXxSJ3MGJwzkgg=

=fhh9

-----END PGP SIGNATURE-----

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Você leu? nostr:npub19hvj2zeg7ck8cj2p2az5y0gplllhgzzdu0khu5fhnpfmum5jspeqqcdjej

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZm62NwAKCRBY6yqXEQ+hxQ5TAPwPqY1njWCI1IPS3T2rcgMZKLFy

+QY5G13amIJ8z6LQKwEAwrNv5q32lPtdrfC9DJqIdJGKmCFoyApN62Bi1DFwjgI=

=syKk

-----END PGP SIGNATURE-----

-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----

Hash: SHA256

Somos livres, irmão. Qualquer de nós dois podemos parar com a conversa quando quisermos.

Eu pensei que você soubesse que essa conversa é informal. Você falando de sofismas, parece que espera que eu responda em nível acadêmico em documento com todas as regrinhas ABNT, para dar um atmosfera intelectual.

Só estava tentando te fazer enxergar que reformados também são pouco ortodoxos e bem diferente da maioria dos cristãos do mundo, tem doutrinas distintivas/impopulares e não tem moral pra falar de outros cristãos. Mas você está com dificuldades de perceber isso e eu não vou te forçar, de ironias e incoerências o mundo anda cheio mesmo.

Obrigado pelo papo.

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----

iI0EARYIADUuHExlb25hcmRvIEFtYXVyaSBBbHZlcyBDcnV6IDxsYWFjYnJAcHJv

dG9uLm1lPgUCZm4JAgAKCRBY6yqXEQ+hxdZTAP9beLdYyRP/AV5ZJAgmq+hP0erb

iKKO66tfWeifXsDh+QD/WXdKVbIXQgO8wcVurbA8vMiAV74wqx9/Fuo/Vv/G7Qk=

=xz7/

-----END PGP SIGNATURE-----