Eu não saberia referenciar, eu leio muitas coisas que não lembro de onde vieram kkk

Mas eu consigo definir bem o que a coisa é e se tiverem a paciência acham a fonte, se for o caso de ter...

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eita! Você lê e esquece? 😶

Sim. Eu sou quase uma enciclopédia humana e sei de várias coisas de diversas áreas kkk

Mas nunca fui bom em decorar nomes, datas e fontes...

Mas, de qualquer forma, a fonte não é o que em geral valida um argumento, é o argumento que precisa ser validado em si mesmo. Ela é só uma extensão para pesquisa.

Bom, então tá, né. 😶

A maioria das opiniões são baseadas em afirmações sobre como as coisas estão erradas ou deveriam ser, e para isso ela não precisaria recorrer a uma fonte, só precisam ser comprovadas racionalmente ou por experimentação, por exemplo:

- Racionalmente: "Isto é uma frase."

(por lógica, a frase se autoafirma, se comprovando por si mesma. Isso se chama axioma da identidade)

- Experimentalmente: "Limões costumam ter gosto amargo"

(parte-se do consenso de que limões são amargos, pois as pessoas em geral já provaram um e não precisam ler um livro para saber disso)

Já dizer que um evento ocorreu, que X pessoa disse Y ou que há registro sobre algo, aí sim a fonte pode ser colocada para passar mais CREDIBILIDADE, e ainda assim não é necessariamente verdade, pois a fonte de comunicação ou até a própria fonte original pode ser falsa (com o autor confundindo ou mentindo sobre o que aconteceu).

Observe que em nenhum desses casos a fonte não necessariamente comprova a verdade. É mais um rigor técnico para certas áreas, senão um meme de internet.

Que confusão! Você começou lamentando o dificuldade das pessoas em abstraírem informações de textos longos. Eu, para ilustrar, apenas assinalei a **aparente** falta de hábito com livros (exemplo de texto longo) das pessoas daqui, pois raramente alguém os cita ou os referencia.

Não entendi a razão de você passar a falar de fontes, argumentos, axiomas etc e não sei mais o quê. 😶

Apenas quis demarcar melhor o que eu disse antes, pois me pareceu que você não tinha entendido onde eu queria chegar. E aproveitei e expliquei para quem quisesse entender, por isso frequentemente reposto as minhas respostas 🙂👍

É por isto que a gente cataloga as fontes, senão se perde no meio e fica igual ao Chicó: "Não sei, só sei que foi assim".

Uma pessoa dificilmente vai usar fontes em conversas informais, mesmo quem faz isso costumeiramente no seu campo de atuação, até porque na maioria dos casos não é necessário.

Fontes são usadas em livros, artigos, revistas, trabalhos acadêmicos e etc, pois são meios que demandam ou obrigam maior rigor técnico...

Fora que haver fonte não valida por si só um argumento, como muitos crêem.