Por mais que o Nostr traga vários benefícios, seus desafios de usabilidade provavelmente evitarão que "a massa" consiga chegar aqui. E assim como na vida real, falar só para quem já concorda com você causa embotamento das ideias!

A única chance desse sistema emplacar como método de comunicação e formação de cultura é conseguir trazer usuários de perfil contrário ao da grande maioria dos que hoje estão por aqui. Será possível? Eu acho que não.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Mas não é tão difícil, se for para ficar no básico.

Hei, mudando de assunto, vou construir uma casa sobrevivencialista.

Então a polarização é inevitável. Pois não somos (ou não seremos) bem-vindos nas redes centralizadas.

Mas concordo com você. Um estatista não vê vantagem numa rede incensurável, então pra quê ele entraria aqui?

É possível sim, basta conseguirmos abstrair a tecnologia ao ponto deles não perceberem que se trata do Nostr.

O segredo então está no cadastro dentro do protocolo e a integração entre mobile e desktop. Se tais passos forem mais intuitivos para “não nerds”, há chance.

#Nostr é um protocolo aberto qualquer um pode construir uma solução sempre vai estar em constante mudança, basta querer para melhorar o quê você achar ruim.

Bem difícil de entender, até agr não entendi direito kkkk

Existe a possibilidade até de ter clientes Nostr que usem cadastro com email e senha da forma tradicional. Nostr é um protocolo aberto e as possibilidades são infinitas.

seria legal

Concordo. A centralização de um banco de dados com email e senha para recuperar a chave privada, ao meu ver, não seria problema. Por mais que fosse bloqueado, a pessoa teria que usar VPN só pra recuperar a chave, depois não mais.

E logo logo dão um jeito de descentralizar isso também. Não acho que seria tão difícil

Estamos aqui, e desistir é a certeza de que está perdido, o processo muitas vezes pode ser dolorido, mas não existe derrota para aqueles que se recusam a desistir!

Acho que depende como enxergar o nostr. Se for somente para fim monetizante ele sai da função.

Olha, Júlio. Eu acho que a vinda de pessoas como vc ajuda muito. As pessoas gostam de seguir perfis influentes e irão se esforçar para acompanhar sua personalidade favorita. A semente da liberdade é regada a cada dia.

Eu discordo de vc. O Nostr apresenta um estranhamento inicial sim, mas se vc começar a "fuçar" aqui logo adquiri costume com a plataforma. O Nostr só precisa de uma melhor divulgação em outras mídias e logo logo cairá no gosto não só dos ancaps, conservadores e bitcoiners, mas também dos socialistas de iPhone, feminazis, farialimers e até mesmo dos tiozões do whatsapp como eu e vc. Tudo é questão de tempo e uma melhor divulgação de suas vantagens.

cocordo, foi exatamente assim comigo, vim conhecer o Nostr agora de janeiro pra fevereiro de 2024, e quando fui criar minha conta pensei como diabos funciona isso? tô fazendo certo ou errado? aí em 1 semana eu já estava acostumado com o Nostr, e só saio daqui quando morrer 👍

Quais foram os desafios de usabilidade que você encontrou?

Eu achei super simples, download na AppStore, cadastro tão/mais fácil que qualquer outro aplicativo.

Aperta alguns “ok’s” e já tem um “perfil - npub” e “senha - nsec” ..

A diferença é que você não escolhe a senha, tem que guardar a nsec.

Agora esperar que quem defende regulamentação das redes use uma rede descentralizada, aí já fica complicado 😂

A minha maior dificuldade foi acessar minha conta no PC por meio de outro client, no caso o Snort. Tive de entrar em relays e entender o sistema das chaves e certificação nip05.

Além disso, vejo que o Snort é MUITO mais lento que o Damus.

Entendi…

Realmente, essa questão de ter “aplicativos - clientes” diferentes para acessar “servidores - relays” diferentes, realmente é uma barreira …

Até onde vi, há esforços dos devs para melhorar isso, acredito que cada vez ficará mais imperceptível. O protocolo está avançando, os aplicativos melhorando e pessoas agregadoras entrando ou postando com mais frequência…

É início ainda, o mais curioso na minha opinião é entender como isso aqui funcionará sem os algoritmos de engajamento/priorização das big techs…

Creio que serão necessários, mas de forma que os próprios usuários possam classificar o que é prioritário para eles...

E de forma independente para cada aplicação cliente, inclusive. Ou seja, com modelos de algoritmos diferentes para cada usuário escolher.

Pois querendo ou não o feed fica muito disperso e um acaba não encontrando o post do outro, exceto os mais ativos e mais destacados em toda a plataforma.

Haverão clientes Nostr que irão usar algoritmos de engajamento. É só uma questão de tempo.

Use primal.net

Experimenta o nostter.app no PC.

E use a extensão da Alby para conectar.

O snort é péssimo.

Keep an eye on #primal

A massa vai pro buraco... E quem quer correr atrás dela...

NOSTR é basicamente semelhante ào Bitcoin; é para todos mas não é para qualquer um. Como diz o Amoedo: maioria das pessoas só vão vir pro Bitcoin pela dor anal”, penso o mesmo em relação ao NOSTR,principalmente no Brazilzilzil,um país fudido,zoado onde a prioridade das pessoas está em churrasco,cerveja,futebol,novela e putaria,esses vão sofrer muito mais,e ainda assim se lhes for oferecido uma saída com jeitinho,sem esforço ou sacrifícios,com certeza eles vão continuar escolhendo a merda da escravidão.

Eu prefiro usar o nostter no PC.. depois tenta experimentar , nostter.app, no mobile uso Primal

Faço a mesma coisa.

Talvez você goste do Gossip. Client para desktop.

https://github.com/mikedilger/gossip

Discordo !, kkkkkk , Eu sou "massa" e estou aqui, um socialista, feminista, esquerdista, paraquedista e seu seguidor youtube ! adoro seus vídeos ! 🤣, no começo me senti acuado aqui, porque é um antro da extrema direita 🤣, mas foda-se, liberdade é liberdade ué, tem espaço pra todos, estou absorvendo o que acho útil e interessante e abstraindo as merdas e boa ! Como alguns comentaram o fato de ter bons influenciadores aqui é um incentivo pro protocolo, pra chamar atenção e trazer mais usuários.

#nostr

Estou curioso... O que te atraiu no Nostr?

Apenas o interesse pelo Bitcoin, talvez?

Olá! Sim ! sou um entusiasta do Bitcoin há alguns anos e já tive a oportunidade de rodar meu próprio node no Umbrel e explorar a Lightning Network em testes. O que me atraiu ao Nostr foi a proposta de uma rede social descentralizada e sem algoritmos, abrindo caminho para a monetização direta de criadores de conteúdo.

Plataformas como YouTube e Facebook realizaram um trabalho admirável ao dar visibilidade e oportunidades a muitos talentos que jamais seriam descobertos sem elas. No entanto, com o crescimento dos algoritmos e manipulação, o retorno e a visibilidade para criadores vem diminuindo gradativamente, desestimulando a produção de conteúdo.

Meu objetivo com o #Nostr é participar ativamente da comunidade, incentivar seu crescimento e como desenvolvedor, estudar e

tentar contribuir com o desenvolvimento de aplicações para o protocolo. Acredito que a descentralização é o futuro da internet e o Nostr tem potencial para revolucionar a forma como criamos e consumimos conteúdo online.

Concordo 100%, Leandro.

Fico feliz que pense assim, inclusive. Dificilmente vejo pessoas com pensamentos políticos mais a esquerda buscarem entender sobre esses assuntos.

Dito isso. Sinta-se a vontade para convidar pessoas mais próximas a você para cá também. Eu tenho as minha visões particulares, mas não desejo ver pessoas prejudicadas pela falta de alternativas, como você mesmo pontuou.

Um dos pontos centrais que gosto de trazer é justamente a voluntariedade e o consenso nas relações entre as pessoas 😁👍

Prepare-se, se no X que tem uma rede extensa de moderadores já é aquela zona, imagine quando se popularizar aqui... Vai parecer os Chans da DW, só aviso caso vc seja sensível a ataques da rede pq sou do meio.

Um comunista só pode ser entusiasta do Bitcoin só se ou ele não entende nada de comunismo, ou nada de Bitcoin. Desculpe a sinceridade.

Sim, o propósito do Satoshi Nakamoto era muito mais voltado ao libertarianismo de Rothbard, isso está representado na tecnologia e nas falas dele...

Mas muitas tecnologias que usamos hoje, desde as mais basilares, até mais recentes, foram criadas por pessoas com as mais variadas posições políticas. O próprio Linus Torvalds, por exemplo, criador no Linux, era comunista e isso nada impediu que a criação dele trouxesse bons frutos para todos.

Mas uma coisa é fato. Enquanto o Nostr for tão nichado para ancaps, libertários, direitistas e programadores, pessoas de fora dessas bolhas e que até poderiam aprender com elas ou ensinar, terão forte resistência em entrar e colaborar.

Nada impede de pessoas de participarem de coisas que não entendem. Alguns com o tempo aprendem. O Bitcoin pode tira-lo do lado negro da força. O protocolo em si é apolítico e ganha com a participação de todos. Mas a realidade é q ele é a nossa maior ferramenta contra o coletivismo/comunismo. Que todos sejam bem vindo ao Bitcoin.

A complexa teia do social libertário e a tecnologia em constante evolução

A questão é complexa, mas me considero um adepto do social libertário. Acredito que a tecnologia deve ser acessível a todos, e estamos à beira de uma nova revolução industrial. A inteligência artificial já substitui diversos trabalhos, e os nossos podem estar entre os próximos.

Contratos inteligentes e leis privadas surgem como alternativas, e Elon Musk, o atual herói da tecnologia, recentemente propôs a discussão de um salário mínimo global para lidar com o impacto da IA no mercado de trabalho.

Acredito que tentar enquadrar tecnologias inovadoras em filosofias políticas tradicionais não faz sentido. O Bitcoin, por exemplo, só funciona porque a comunidade estabelece seu roteiro e atualizações. Nasceu, portanto, como um projeto intrinsecamente comunitário.

Pode ser uma viagem utópica minha ou pura ignorância mas é o que eu penso.

Entendo. Mas alguém sempre vai ter q pagar a conta. Como diria Bastiat em a Lei: "Fraternidade forçada destrói a liberdade". Vc precisa ler muito mesmo "A Revolta de Atlas" de Ayn Rand. Hall Finey vivia com ele debaixo do braço e Nick Szabo tb é grande fã. O que é revolucionário no Bitcoin é fato de permitir vc não precisar confiar em terceiros, principalmente o estado. A motivação do Nost é ser resistente a censura do estado. Se acredita q o estado e a abundância vai viabilizar uma renda universal investir tempo em Bitcoin e Nostr é perda de tempo.

Esquerdistas defendendo liberdade contra outra. Vc é extrema direita TB. Kkkk

A massa pode não chegar aqui, mas talvez não pelos "desafios de usabilidade"

Muita gente concorda com as restrições de outras plataformas, quer e almeja estar "regido" por um ente central. A maior parte das pessoas prefere "sensação de segurança" ao inves de "liberdade e auto determinação".

Ainda assim, pode ser que os abusos de poder sejam tão grandes que acabem por impor, não à totalidade, mas a boa parte da massa, o uso dessas ferramentas.

O VPN, todavia, virá antes, na tentativa de manter o uso do X etc. O custo e a lentidão pode fazer o pessoal vir pro NOSTR.

Todavia, mesmo que a rede fique apenas para convertidos, ainda pode servir como o melhor HUB para fazer uma WOT. Não precisa dar certo em 2 meses, pode ser aos poucos.

Mandou o papo reto, mas é aquela máxima, a maioria dos seres humanos são escravos pela sua própria natureza, independente do que vc fale para elas as mesmas não irão mudar e ainda te chamarão de louco. Só o criador mesmo para tirar a escamas do olhos delas para que elas possam encontrar a vdd, o que podemos fazer é pregar o evangelho, orar por elas e dar o bom exemplo com a nossa vida, elas encontrando a vdd absoluta q é Jesus Cristo, se torna possível a mudança.

Também acho difícil!

Ainda é novo, a usabilidade tem muito pra melhorar, e está melhorando. Uma questão de tempo e… talvez, de necessidade. Bem vindo Júlio

Boa, Julião!!! Bem-vindo ao NOSTR!

Pelo contrário, é fácil.

Na pior das hipóteses servirá como um repositório "seguro" pra conteúdo e comunicação.

Se o X cair, vai ter um up legal.

Meu nobre, entenda que esse protocolo está no seu início ainda e também não acredito que todas as pessoas da massa estarão aquí, tem muita gente por exemplo que nem usa o X ou TikTok, etc... O ponto importante é que quem não entender a importância do NOSTR irá realmente se ferrar. Quem não tiver a intensão e disponibilidade de entender e aprender, realmente isso não é pra essa pessoa. E você se engana que não tem diversidade de ideias, existem sim, só não se misturam muito por enquanto.

É só indicar pro tio bolsonarista que gosta de fantasiar golpe militar.

E pra prima vegana e alternativa que odeia empresas que financiam o aquecimento global.

Alguém podia fazer um cavalo de Tróia criando contas de usuários mainstream do x e repostar seus conteúdos aqui.

Essa é uma ótima ideia nostr:npub1qahmtyz5pr385kqmvxqf0a4004cx6ncvnj2829rvjf0rs5ujanhs2ssgvv

Não creio, NOSTR é uma arma muito efetiva, um meio, não um fim por si próprio, terá maior adoção pois está desassociado do fator ideologia/corrente(diferente do estado e associados que predomina uma corrente única) e é útil para quem quer que o use, seja ele um comuna anticorporativista, um libertário pró descentralização, golpistas reacionários ou revolucionários, seja ele religioso ou ateu, seja ele um doador voluntário ou um criminoso visando massacres, ele é um recurso de comunicação, portanto útil independentemente de quem o use. O único detalhe é que a necessidade da Direita por uma rede anônima é maior, por causa da esquerda estar no poder moderador da mídia.

Eu acho que é possível e vou te explicar porque:

1 - Vc acabou de dar um peido aqui e já está tirando conclusões. Isso não é sábio e vc tá ligado.

2 - Eu estou longe de pensar como todo mundo aqui. Nem quero saber quem são essas pessoas, só as idéias importam, e discordo sem problema da maioria, mantendo o interesse pelo jeito que cada um pensa.

3 - Vc não vai ter problema com isso. Não consegue concordar nem com seus parceiros de trabalho. Rapidinho essa terra encantada que vc acha que é isso vai virar abóbora e vc pode ficar felizinho.

4 - Seu conteúdo aqui não é seu, não vai ter strike e nada que vc possa fazer. Não é legal estar de mãos atadas contra que tá cagando pra sua "propriedade intelectual"

Então faz um favor, vai raspar dois gravetos no cu e acender uma fogueira pro caralho.

Bem vindo!

nostr:nevent1qqsysj7dnaw0e6c9cs4r6qg2tht8p93gp738483te7taycqx8fa2l9spz3mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfdupzp4eku22y09hg8ff8jzxpke78qqyadlj8xd8s9mk5degpgja9my4vqvzqqqqqqypg9ya9

1 - q pessimismo é esse irmão ? vc é um homem ou um rato?

2 - ao invés de simplesmente reclamar, q tal propor soluções?

3 - ajude a propagar a ferramenta usando tua

4 - o protocolo recem surgiu, os clients são novos, estão sendo aprimorados e desenvolvidos aos poucos, sem o poder das BigTechs. É tudo mato ainda.

5 - "a única chance desse sistema emplacar ..." q papinho é esse? nós estamos numa guerra civilizacional de 5a. geração. É oq tem pra hj bicho. Vc quer perfeição onde o inimigo quer literalmente te matar e pra isso está censurando a torto e direito. Numa guerra a primeira coisa q morre é a verdade. Nostr é uma das poucas ferramentas que temos pra propagar a verdade.

6 - por favor seja mais estóico e analise melhor o cenário que temos hj. Essa treta twitter x STF não te serve como alerta??

Acorda cara!

Nossa, quanta sensibilidade! Rs.

Meu caro, apontar as deficiências de um sistema não é condená-lo ou se abster de construí-lo.

Estou aqui para tentar ajudar, mas em primeira análise, vejo que é um desafio bem grande.

Não sabia que o Nostr é um time de futebol para ser defendido de forma tão desnecessariamente intensa.

Mas, tudo certo! Eu continuo aprendendo (ou acordando) aqui, e você continua revoltz aí! 🤓

Tudo no começo que não exista inicialmente interesse financeiro é assim mesmo. Eu desconfiaria se algo já nascesse perfeito, com marketing, clientes perfeitos e etc, isso seria Big Tech e nós possivelmente seríamos o produto.

Existem desafios, mas se estamos aqui é porque estamos dispostos a ajudar e vencer esses obstáculos iniciais.

Reclama com o dono. 😂

É, o pessoal precisa entender que Nostr é um protocolo, assim como o Bitcoin. Sendo algo descentralizado, naturalmente é mais bagunçado e etc.

Bitcoin foi o mesmo papo no começo. Tudo feio, pessoal não entendia direito, era nichado e etc. Com o tempo as coisas vão se ajeitando, as pessoas entendendo o valor da ideia, as empresas construindo soluções em cima e etc.

Cara, lembrando, nesta altura do campeonato para o BTC, vc tinha que comprar Linden Dollars para comprar. Hoje já temos uma plataforma monetizada peer-to-peer. Isso existe fora do Nostr. E sem trizimo para bigtech. Eu sei que é um saco gerar e anotar nsec e npub, mas isso vai mudar em breve. Já estou aqui há um ano e alguma coisa. Só estou aqui.

Engraçado isso vir de um sobrevivencialista.

O Nostr está pras demais redes sociais como viver offgrid está pra vida urbana.

É bonito? Não. É confortável? Não. É cheiroso e fofinho? Não.

É prático? Não.

Mas tanto viver offgrid no mato quanto usar o Nostr, temos LIBERDADE!

E aquelas pessoas (massa) que não estejam dispostas a abrir mão do conforto e praticidade, que continuem aprisionadas na cidade/bigtech então, debaixo da opressão da censura e do controle.

Entendo e concordo perfeitamente com seu ponto, mas como “professor” que sou, estou aqui apenas para compartilhar conhecimento.

Precisamos ir onde as ovelhas desgarradas estão para ajudá-las.

Rezar a missa para crente é bastante limitante.

Já tentamos conversar sobre isso com o "main" dev do nostrnests (salas de "voice chat"), sem sucesso: o cara muda tudo, da noite pro dia, com uma interface alienígena, "somente para desenvolvedores", por assim dizer.

Se eu precisei ir ao CornyChat (outras salas de "voice chat") pra obter instruções sobre como acessar o nostrnests...pra que, então, eu usaria o nostrnests...qual a lógica?😆😂😂😂

Usabilidade...enquanto um "caramujo com QI abaixo de 85" (odeio isso de QI...só serve pra meme) não conseguir criar conta e acessar os vários apps disponíveis, isso aqui vai continuar um deserto...

O poderia é aumentar o número de relays e tbm implementação de código mas ágeis pra a gente conseguir melhorar e expandir a quantidade de pessoas

Ma sempre pôde mexer nos relays, remover, trocar e adicionar quantos quiser...

Voce nao precisa ficar navegando entre clients, usa um e ta bom. Chame sua audiencia para o client que voce mais gostar e aproveitem

Não precisamos de gente com idéias opostas às nossas aqui. Essa gente tóxica não vai trazer nada de positivo pra cá, pelo contrário. Libertários precisam se disassociar dessa gente o máximo possível

Talvez seja possivel, mas levará tempo para acontecer

Uma coisa que não estou gostando nada nada nesse momento de testes iniciais é a diferença entre os clientes.

Instalei 4 diferentes, e esse mesmo post seu aparece COMPLETAMENTE diferente em cada um deles. Algumas respostas variam completamente de cliente pra cliente.

Sei que é causado pela descentralização, alguns comentários estão em um relay, outros em outros etc, mas a experiência fica péssima assim.

E nem estou falando dos clientes bugados não, pq isso vai melhorar com o tempo

Realmente, concordo sim com tudo que você disse... acredito que devemos propagar todo esse conhecimento e sensibilizar o maior número de pessoas possível. Porém, é aquela velha história da caverna de platão... Infelzimente não da pra salvar quem não quer ser salvo, se você entrar na água pra salvar alguém que quer se afogar você vai acabar se afogando junto... Devemos fazer nossa parte, mas infelizmente não da pra salvar todo mundo :(

Eu acho que sou o único que não vê o Nostr com o viés de um YouTuba. Sinceramente, espero que nunca emplaque, pois odeio profundamente essa ideia de que pessoas ordinárias se tornem hiper populares. Este tipo de situação nunca ocorreu no mundo. Um algoritmo com poder de alçar Zés ninguém ao estrelato deveria ser considerado ultra perigoso por qualquer pessoa sensata.

nostr:note1fp9um86uln4st3p285qs5hwkwztzsraz020zhnuh6fsqvwn647tqcgw5q2