Hoje, pedi a opinião de um evangélico assíduo sobre a Reforma e a divisão da cristandade. Os argumentos anticatólicos apresentados refletem um desconhecimento histórico. Falou-se sobre a "Idade das Trevas", o "genocídio inquisitorial" e a "proibição de invenções", temas que, após uma pesquisa histórica séria, não se sustentam. Em vez de contra-argumentar, preferi apenas concordar.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Um argumento que usam é o de ídolos, os santos seriam ídolos nesse argumento

Eu mesmo nunca vi uma celebração voltada à adoração de algum santo em igreja alguma que eu frequentei.

É o mesmo nível de quem diz que católicos adoram imagens de gesso ou que o vaticano cultua um obelisco pagão no centro da praça de São Pedro, sendo que as próprias inscrições em latim ao redor do obelisco conta por que o colocaram lá.

Tecnicamente, se alguém fala que existem católicos que adoram imagens, vc não pode dizer que ele está errado.

Seu argumento deve ser na linha de que quem faz isso está errado. Não é?

Existem católicos que adoram imagens, assim como existem católicos que adoram mamom, moloch e outros deuses. Não deveriam fazer isto.

Exatamente.. pessoalmente nunca conheci nenhum adorador convicto de mamom ou moloch, mas o que ainda se vê com imagens e santos é absurdo.

Quanto mais para o interior, pior fica.

E é inexplicável pq não se populariza o combate à isso.

A sutileza do mal está bem aí. Não precisa nem que pessoa tenha convicção de estar errando. Basta cair no erro.

Os santos são nossos amigos. São homens semelhantes a nós, porém atingiram alto grau de amor ou tiveram vidas heróicas por Cristo.

Acredito que todos cristãos concordam que a oração tem poder. Se a tua fé e oração por outro irmão tem poder, por que não teria poder a intercessão de um santo, membro da igreja triunfante, que atingiu a abundancia de amor ainda neste mundo?

Pessoal diz que católico não lê a bíblia. Além de não ler a bíblia, não conhece sua própria doutrina, pois é carente de estudos. Como explicar para a beata humilde do interior os conceitos de igreja militante e igreja triunfante? Ou o significado da comunhão dos santos? Ou conceitos como dulia, hiperdulia e latria?

Fora o sincretismo com espiritismo, umbanda e outras crenças dissidentes...

Agora, quanto aos adoradores de moloch, basta ver as católicas pelo direito de decidir, que eu acredito nem serem católicas de verdade, sendo mais um grupo infiltrado para esmorecer a igreja. Elas advogam abertamente pelo sacrifício a Moloch.

E aos adoradores de mamon, não vou citar nomes para não me arriscar a cometer grave injustiça, mas acompanhe alguns membros midiáticos da Igreja que geram audiência mais com autoajuda e frases de efeito do que com a doutrina e a pregação do evangelho.

Exato!

Quando eu entrei em crise teológica por causa das minhas aulas com o professor Olavo, eu mergulhei na história da igreja católica. Minha suspensão de toda certeza e a minha determinação de saber a verdade sobre isso teve como efeito a solidificação das minhas convicções de que jamais poderia ser católico, e que minha fé é a mesma fé bíblica de 2000 anos atrás. Despojar das minhas certezas me fizeram rejeitar o catolicismo pelas razões corretas e solidificaram minhas convicções sem que eu tenha que torná-los meus inimigos. Na verdade eu creio que muitos católicos eu posso chamar de irmão, apesar deles veementemente afirmarem que eu queimarei no fogo do inferno por eu jamais concordar que a igreja católica represente uma seita cristã biblicamente mais correta que minha a minha denominação.

Mano, se algum católico te disser que vc vai para o inferno porque não está em comunhão na mesma Igreja que a dele, pode chamá-lo de herege.

Alguns disseram isso, mas os rad trad no geral me colocam no inferno. E engraçado, eu jamais, jamais, em hipótese alguma tento demover um católico verdadeiro da sua fé. Terminantemente já disse isso na minha igreja. Católicos convictos são cristãos, e não é nossa função pescar em aquário dos outros. O Brasil é um gigantesco celeiro pagão que necessita de Jesus Cristo. Não é na Igreja Católica que precisamos testificar, mas nos terreiros de macumba. E como disse Olavo. Trocar de Religião é que nem mudar de planeta. Por isso mesmo eu não troquei, e nem quero que ninguém troque. Falo de religião cristã verdadeira. Já do paganismo eu sempre espero que se arrependam e voltem pra Deus.

Tenho conhecidos na FSSPX e conheço alguns rad trads. E tem muito poser. A beatinha que acorda 4h da manhã para rezar novena e que nunca ouviu falar de Denzinger Schonmetzer tem muito mais fé que essa turma.

O que impede este país de cair no buraco de vez é a novena da vó beata e a oração no monte da tia evangélica.

Acho difícil algum evangélico ou católico que tenha estudado direitinho suas doutrinas e seus teólogos mudar de igreja.

Mas no Brzão, cheio de católicos de IBGE e evangélicos por conveniência, pode haver uma dança das cadeiras.

Vc se torna evangélico quando assimila o princípio das 5 solas. E torna-se católico (ortodoxo, copta ou assírio) quando assimila a sucessão apostólica.

São visões e tradições diferentes de expressar a fé, mas o núcleo é o mesmo: Cristo e seu evangelho.

Ou melhor, se alguém fizer este tipo de afirmação contra ti, faça como o Olavo: chame de burro e mande-o estudar a doutrina da sua própria Igreja. O Catecismo da Igreja Católica expressa que os protestantes estão ordenados ordenados no povo de Deus e em uma comunhão imperfeita com a Igreja Católica.

QUEM PERTENCE À IGREJA CATÓLICA?

836. «Todos os homens são chamados [...] à unidade católica do povo de Deus; de vários modos a ela pertencem, ou para ela estão ordenados, tanto os fiéis católicos como os outros que também acreditam em Cristo e, finalmente, todos os homens sem excepção, que a graça de Deus chama à salvação» (326):

838. «Com aqueles que, tendo sido baptizados, têm o belo nome de cristãos, embora não professem integralmente a fé ou não guardem a unidade de comunhão com o sucessor de Pedro, a Igreja sabe-se unida por múltiplas razões» (328). «Aqueles que crêem em Cristo e receberam validamente o Baptismo encontram-se numa certa comunhão, embora imperfeita, com a Igreja Católica» (329). Quanto às Igrejas Ortodoxas, esta comunhão é tão profunda «que bem pouco lhes falta para atingir a plenitude, que permita uma celebração comum da Eucaristia do Senhor» (330).

Isso é um trecho da onde?

É um trecho do catecismo. O Catecismo é um livro que abrange os pontos principais da doutrina e da fé da Igreja Católica.

Comigo está sendo o oposto. Quanto mais me aprofundo na Fé Católica, mais convicto eu fico de que é o caminho certo.

Agora, católicos que dizem que vc vai pro inferno desconhecem a própria fé.

O Catolicismo se baseia na tradição, sendo um argumento tautológico frente às demais seitas. Está certo porque sempre esteve, sempre foi assim. O problema é que o católico não percebe que seu argumento lhe transformaria num judeu revolucionário que rompeu com a tradição. O judeu, que parte do mesmo pressuposto, também é fruto de uma revolução religiosa mais antiga que lhe transformou num povo monoteísta. E a verdade? Essa é esquecida entre retóricas superficiais.

A presença do Messias no cristianismo diferencia a ruptura cristã com o judaísmo de qualquer cisão moderna dentro da cristandade.

Não foi uma "cisão", mas uma realização que reinterpretou a tradição à luz do cumprimento messiânico.

Vivia isso até decidir me calar. Não tenho mais paciência.

...Um reino dividido contr si mesmo não é um reino...Deus não existe, bebê.

Sinto muito