Vai no perfil do #[5] e acompanha os comentários ontem. Algumas pessoas entraram em shadownban por questões técnicas segundo ele, massss as explicações não agradaram a todos, então, como eu fiz pub pra Amethyst e Damus (até por uma questão de simplicidade), me sinto na obrigação moral de apontar para essa alternativa que parece mais adequada aos nossos valores.
Discussion
Tem uma versão do Amethyst sem os filtros (que são open source, qualquer um pode verificar) feita pelo nostr:npub1t0nyg64g5vwprva52wlcmt7fkdr07v5dr7s35raq9g0xgc0k4xcsedjgqv.
Mas ninguém está vendo nenhuma diferença pq os filtros na verdade só são acionados em casos bem extremos e normalmente corretamente. Grande parte dos relays já filtram/censoram diretamente por lá, então o Amethyst nem precisa fazer muito para conter bad actors.
Isto correu mal, né? A comunidade nostr é bem atenta a qualquer filtragem como se vê nos protocolos fechados. Diria ainda mais atenta do que a comunidade mastodon, que básicamente funciona como pequenos reinos.
Por aqui a intenção é liberdade sem amarras.
Exato. Mas não conheço essa mastodon. É interessante?
Mastodon é um pouco mais centralizada. É o nostr, mas com a sua conta sendo propriedade de cada relay.
Obrigada Vitor, mas se tb é centralizado, ainda que via relay, creio que o Nostr é mais vantagem.
Mesmo assim vou guardar esse nome, porque me parece ser mais fácil de manter um certo nível de liberdade com relays do que redes centralizadas.
Tanto relays, quanto mastodon servers são propriedade privada de terceiros. A sua liberdade termina nos termos de uso destes terceiros que operam dentro das leis de cada jurisdição.
Se vc não paga pelo acesso ao relay ou servidor e tem um contrato de uso bem claro com o provedor do serviço, vc está apenas sendo um produto como um WhatsApp da vida.
Mas no Nostr é bem mais fácil colocar o seu próprio relay do que no Mastodon. Tem sempre opções. Só não espere que elas sejam baratas (em termos de tempo e dinheiro).
Vc (e qualquer um na web) pode verificar o código dos clientes open source. Já com relays terceirizados e clientes sem código aberto, é quase impossível de verificar se não estão interferindo nos dados. Por isso, um termo de uso é importante.
Entendi. Então vou ficar só por aqui mesmo e no Twitter, enquanto for possível postar o que quero lá.
Postar no Twitter vc sempre pode. Se alguém vai ver as suas mensagens ninguém sabe.
Não é bem assim.
Já tive 3 contas banidas.
Destas recuperei 1.
Quais são os relays open source mais usados? E quais são os mais eficientes em termos de custo de operação?
People tem falado bem do strfry: https://github.com/hoytech/strfry
Mas não sei, eu não rodo relays para evitar criar uma estrutura que incentiva centralização na Amethyst.
Obrigado mesmo assim.
Vejo muita gente metendo o pau em você hoje em dia. Mesmo que eu concorde com alguns pontos da galera, gostaria de te agradecer pelo esforço!
Não é pq seu projeto é open source que você é escravo da vontade de ninguém. Só de abrir seu código você facilita muita gente a criar forks que eventualmente serão até melhor que o seu.
Parabéns!
Sim. Com mastodon os seus textos ficam reféns dentro de um servidor. Se o dono decidir banir você ou desligar o servidor então você perde tudo o que escreveu.
Nostr tem a beleza que você pode enviar os seus textos para diferentes servidores. Se algum servidor for à vida, restam os outros ou você até pode guardar os seus textos no seu computador.
O dono de um servidor pode recusar dar acesso a você, porém existem centenas de servidores. Portanto você pode continuar a escrever e quem segue você continua a ler sem impedimentos de maior. Essa é a beleza da verdadeira liberdade.
Genial 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu que sugeri o fork. Em tempos de paz os filtros são menos relevantes. Em tempos de guerra contra bad actors como foi em fevereiro, são absolutamente necessários.
Genteeee
Olha aí!
E todo aquele "deixa pra lá" que ouvi após descobrirem a quem o dono do Amethyst está ligado...
Tá bão
Quem me garante que não está tudo engatilhado?
Olha, não temos paz!