Replying to Avatar elnardosa

Embora goste mais de mono, porque ouço mais por fones, eu entendo, pois, o estéreo bem tocado é legal. Já ouviu as músicas 8d em fones de ouvido? Muito massa, parece que dá voltas na cabeça. Mas tirando isso, eu seixo meu celular em mono porque algumas músicas estéreo me irritam.

Eu também não gosto de bluetooh, excepcionalmente habilitei uns dias para testar o Bitchat, depois parei. Não tem vantagem nenhuma, gasta mais bateria, reduz a qualidade do som, e te deixa mais vulnerável a invasões.

Eu cheguei a passar horas baixando no 4Shared, nos links do MediaFire, no extinto Megaupload, que se tornou Mega.nz. Antes também tinha mais tempo para isso. Felizmente a velocidade das conexões hoje são bem superiores e, com um tempo consideravelmente menor é possível conseguir muita coisa.

Sempre gostei dos menores formatos que não deixassem o som estranho. Eu convertia as músicas de 256 kbps em 128 kbps. Às vezes conseguia umas boas músicas em 96 kbps. Eu não usaria FLAC a menos que tivesse um aparelho bem superior aos que tenho, talvez, tanto pra tocar quanto para armazenar. O FLAC é mais de dez vezes maior que um 128 kbps.

Minha mãe gostava de Amado Batista. Ele é um dos caras mais prestigiados no nordeste. Se eu gostar de três músicas é muito: tem uma que minha mãe cantava pra minha irmã, aquela da "Princesa, a musa do meu pensamento..."

Djavan cantando pop é meio estranho na maioria das vezes (com exceções), mas suas origens de cantar voz e violão, eu gosto.

Como 8d se a saída dos fones é stereo 2 canais

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Numa simulação de som dimensional o audio passa por processador digital de som que adiciona ecos, atrasos e mudanças sutis nas frequências dos sons emitidos por cada um dos canais. Tudo isto engana seus ouvidos e faz teu cérebro pensar que o som está vindo de várias direções, simulando um som espacial/posicional 3D. Não existe nada superior ao 3D. Acredito que 8D, 12D e 24D seja apenas marketing para dizer que a sensação de espacialidade do som é maior ou menor, dependendo da técnica, codec ou dsp utilizado.

https://www.youtube.com/watch?v=j5QMA2Q9bP4

Entendi o conceito e imagino que isso reduz a qualidade do áudio pra passar essa sensação de espacialidade. Alguém que entende aqui pra dizer?

Acredito que para gravações de estúdio o ideal é fazer uma mixagem limpa como mono ou estéreo. Não é necessário reduzir a qualidade do som para produzir o efeito espacial, porém é necessário mudar a mixagem de vozes e instrumentos, o que pode tornar a música estranha de se ouvir, dependendo da intensidade do efeito pretendido.

Pelo que sei, nos anos 1990 alguns álbuns como os da Madonna, Michael Jackson e até Pink Floyd usaram essas técnicas de som posicional/espacial, porém elas dependem de alto falantes e ouvinte posicionados em forma de triângulo equilátero, com os alto falantes na altura da cabeça, para que a simulação tenha um efeito convincente e agradável.

Então acabaram deixando de lado essas técnicas, pois o resultado não valia a pena na maioria dos cenários.

Nos games e filmes, acabaram criando sistemas reais com 5.1 e 7.1 canais de som verdadeiros.

No fim o que importa é a qualidade do equipamento mesmo. Pode ter mídia em wav que a JBL falsificada de praia não vai reproduzir com fidelidade.